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Descubra como ganhar dinheiro no TikTok – 4 dicas simples

Aprender a ganhar dinheiro no TikTok e transforme o seu hobby num trabalho a tempo inteiro. Descubra neste artigo as melhores estratégias para ganhar dinheiro com a aplicação do TikTok.

Talvez até já tenha um espírito empreendedor ou então já ouviu falar do sucesso de Addison Rae. De qualquer maneira se considera que está viciado na internet e na aplicação do TikTok talvez seja uma boa ideia aproveitar isso a seu favor e rentabilizar esse comportamento.

Como está a ler este artigo é muito provável que esteja numa destas situações, por isso seja bem-vindo. Vamos tentar mostrar-lhe com pode conseguir ganhar algum dinheiro no TikTok.

De facto, o TikTok é a 6ª plataforma de redes sociais mais utilizada em todo o mundo. Neste momento, conta com mais de 1 bilião de utilizadores ativos por todo o mundo, representando um enorme potencial em termos de mercado.

Muitas pessoas já descobriram como ganhar dinheiro no TikTok, e algumas consideram que passou a ser o seu trabalho a tempo inteiro. Descubra neste artigo algumas das melhores estratégias para ganhar dinheiro com esta aplicação.

 

GANHAR DINHEIRO TIKTOK

 

Posso ganhar dinheiro no TikTok?

A resposta é muitos simples, sim, pode ganhar dinheiro no TikTok.

No entanto, tal como pintar um quadro ou criar um blog na Internet, para conseguir ganhar dinheiro no TikTok, precisa de ter um pouco de criatividade. Apesar de a aplicação ter alguns métodos oficiais que pode utilizar para ganhar dinheiro. Ou seja, existem muitas outras maneiras de ganhar dinheiro na plataforma TikTok mesmo que não tenha muitos seguidores.

À semelhança das outras redes sociais, muitos utilizadores do TikTok já conseguiram sucesso financeiro com esta aplicação, através da criação de conteúdo. Apesar do TikTok parecer uma coisa muito nova, as estratégias que podemos utilizar para ganhar dinheiro são muito semelhantes a outras plataformas como o Instagram e o Youtube.

 

Quanto ganham os TikTokers?

Como existem muitas maneiras de ganhar dinheiro no TikTok, a forma como consegue gerir a plataforma irá determinar o valor dos seus ganhos.

De facto, as parcerias entre as marcas do TikTok podem render-lhe mais de 80 mil euros todos os meses. Isso mesmo, ouviu bem, se for um criador grande o suficiente, com bastantes seguidores e um histórico de sucesso na plataforma, pode conseguir comprar um carro apenas com o que ganha na publicação de um vídeo no TikTok.

Se utilizar o sistema “TikTok Creator Fund”, pode ganhar entre 2 e 4 cêntimos por cada 1.000 visualizações. Ou seja, pode contar facilmente com cerca de 20 a 40 euros se conseguir atingir um milhão de visualizações.

 

Quem ganha mais dinheiro no TikTok?

  • A rainha da dança Addison Rae Esterling supostamente ganha 5 milhões de euros todos os anos com a aplicação fazendo dela a pessoa mais bem paga do TikTok.
  • Em segundo lugar estão Charli e Dixie D’Amelio, que ganham 4 milhões e 2,9 milhões por ano, respetivamente.
  • @jiffpom, é um pequeno cão que se tornou o animal mais bem pago no TikTok, chegando a receber cerca de 12 mil euros por cada publicação no TikTok.
  • A influenciadora de fitness mais bem paga do TikTok é a Demi Bagby, que em 2020 faturou mais de 3 milhões de euros com apenas 50 publicações na rede social.
  • No mundo da comida, o famoso chefe Gordon Ramsay ganhou no ano passado cerca de 3,8 milhões de euros em publicações no TikTok.

 

Portanto, em termos de rendimento, um perfil de sucesso no TikTok pode ajuda-lo muito na sua vida. Mesmo que não tenha milhões de seguidores e biliões de “gostos” pode utilizar o TikTok para conseguir ganhar algum dinheiro.

 

4 maneiras de ganhar dinheiro no TikTok

 

1 – Crie parcerias com marcas de confiança

O conteúdo patrocinado no TikTok é definido como o conteúdo pelo qual recebemos um pagamento em troca. Aliás, é sempre esse o nosso objetivo, certo? Por exemplo, uma marca pode pagar-nos para fazermos um vídeo para o TikTok a falarmos sobre o cheiro das velas de soja que começou a comercializar. Ou então compensa-nos com uma experiência de paraquedismo gratuita em troca da nossa publicação no TikTok. Embora recomendemos aceitar apenas pagamentos em dinheiro também é possível sermos compensados com produtos ou serviços pelas publicações que podemos fazer nos nossos TikToks.

É verdade, por causa da projecção que tem tido o TikTok, as marcas estão cada vez mais interessadas em entrar nessas parcerias pagas com os principais influenciadores da plataforma. Um estudo recente sobre marketing descobriu que, em dezembro de 2019, 16% dos profissionais de marketing dos Estados Unidos da América consideram utilizar o TikTok para promoverem as suas campanhas de marketing utilizando influenciadores. No entanto, em março de 2021, esse número acabou por subir para 68%. Ou seja, nos ultimos tempos, o marketing com recurso a influenciadores, tem crescido exponencialmente na plataforma do TikTok.

 

plataformas de mídia social que os profissionais de marketing dos EUA estão usando para o marketing de influenciadores

Fonte: eMarketer

 

De acordo com o mesmo estudo da eMarketer, as empresas querem cada vez mais fazer parcerias com as pessoas que tenham seguidores que as conheçam e em que confiam. Sobretudo, neste contexto de pandemia do COVID-19 e dos últimos acontecimentos relacionados com a guerra da Ucrânia que o mundo tem vivido.

Por isso, recomendamos que tenha em atenção um posto importante quando pensar criar uma parceria com uma marca. Deve evitar criar parcerias com empresas cuja visão não se alinha com a sua. Isto porque, a maneira como se envolve com os seus seguidores, é exclusivamente sua. Lembre-se que o seu público pode não gostar das recomendações que começou a fazer nos seus vídeos e deixarem de o seguir.

Por isso, deixamos a seguir algumas dicas que pode utilizar quando decidir publicar conteúdo patrocinado no seu TikTok:

 

Ligue-se apenas a marcas e a organizações que realmente gosta

Se o seu TikTok é sobre a sua vida vegana e, de repente, começa a publicar conteúdo sobre o seu talho local favorito, é natural que os seus seguidores abandonem o seu perfil. Além de parecer confuso para quem o segue, também faz parecer que se deixou comprar por dinheiro e que já não é de confiança. Portanto, certifique-se de que o seu conteúdo patrocinado está sempre alinhado com o seu conteúdo regular.

 

Crie um “portefólio” da sua conta TikTok para apresentar às marcas

Um portefólio é como um trailer de um filme que mostra o que de melhor tem a sua plataforma TikTok para oferecer aos seus parceiros. Ou seja, exalta todas as coisas boas sobre si e dá às marcas boas razões para trabalhar consigo. Deve incluir as suas informações de contato, fotos e as conquistas mais notáveis. Basicamente, tem como objectivo fazer com que as marcas queiram ver o que acontece a seguir. Se quiser criar um panfleto sobre o seu TikTok para enviar às marcas, pode utilizar um site como o Templatelab que tem vários modelos gratuitos.

 

Crie algumas publicações não patrocinadas

Sim, as marcas vão querer ter a certeza que tem tudo o que é preciso para conseguir impulsionar as suas vendas. Por isso, se fizer algumas publicações não patrocinadas sobre o seu par de sapatos favorito fará com a marca de meias com quem quer trabalhar aceite fazer parceria consigo.

 

Seja transparente sempre que publica alguma coisa patrocinada

Como sabe, as pessoas não gostam de ser enganadas e as aplicações das redes sociais também não. Por isso, o Tiktok criou uma plataforma sobre conteúdo relacionado com marcas para garantir que os seus utilizadores sejam sempre transparentes em tudo aquilo que publicam. Assim, se estiver a criar conteúdo patrocinado é melhor marcar esse conteúdo como tal, ou então pode arriscar-se a que a plataforma o remova da rede social sem lhe dar nenhuma satisfação.

 

influenciadores tiktok

 

2 – Crie parcerias com influenciadores

Esta segunda dica é exatamente o inverso da primeira. Ou seja, se representa uma empresa e precisa de aumentar a sua presença no TikTok de forma a aumentar a sua visibilidade e as suas receitas, então deve entrar em contato com um influenciador cujo conteúdo esteja alinhado com a sua marca.

A representante de moda Wisdom Kaye fez recentemente uma parceria com a empresa de perfumes Maison Margiela no seu TikTok. A influenciadora social Tiffy Chen que faz publicações sobre comida fez recentemente uma parceria com a marca de farinha “Robin Hood”.

De acordo com um recente estudo da Tomoson, cada euro gasto em marketing com influenciadores sociais, rendeu em média cerca de 6,50 euros para o seu negócio. Aliás, mais de 13% das pessoas consultadas no estudo referiram que tiveram um retorno de cerca de 20 euros. Além disso, metade dos profissionais de marketing afirmou que os clientes que conseguiram conquistar através dos influenciadores tinham melhor qualidade que os clientes trazidos por outros canais, como email marketing ou pesquisas orgânicas.

Ou seja, os influenciadores são uma mais-valia para as empresas que querem expandir os seus negócios, mesmo os micro influenciadores!

Uma boa dica é utilizar o TikTok Creator Marketplace para conseguir encontrar o influenciador mais indicado para a sua marca ou negócio. Basicamente esta plataforma marketplace liga as marcas com os influenciadores. Sim, qualquer marca pode utilizar esta ferramenta, mas, segundo aquilo que sabemos, apenas está acessível aos influenciadores por convite.

Além disso, pode pesquisar por hashtags que se alinhem consigo e com a sua empresa (#dentista, #suporte, #cosmeticos) e analisar o conteúdo que existe no TikTok. Ou então, pode apenas ir explorando a aplicação fazendo “gosto” nos vídeos que gosta e ignorando ou clicando em “Não interessado” nos vídeos que não gostar. Passado algum tempo o algoritmo da aplicação irá mostrar-lhe apenas aquilo que gosta de ver. Sim, a aplicação é assustadoramente inteligente.

Demore o tempo que for preciso analisando a página do criador de conteúdo para, depois de criar uma parceria, não ter uma surpresa. Mantenha-se longe dos TikTokers polémicos porque muitas vezes tornam-se problemáticos.

 

3 – Publique os seus produtos e serviços no Tiktok

Se vende produtos ou presta serviços esta dica é o caminho mais óbvio para conseguir ganhar dinheiro. Basta publicar no TikTok vídeos que consigam mostrar as características dos seus produtos ou serviços, que os tornam únicos. Certifique-se de incluir sempre na sua biografia ou nos comentários um link para a sua loja ou os seus contactos.

Se não tem produtos nem serviços prontos para vender, pode sempre criar os seus próprios produtos personalizados, como o Tika the Iggy fez. O dono do cão, Thomas Shapiro, vende roupas da marca Tika online. Ou então fazer como as marcas de maquilhagem Fenty Beauty e Cocokind que também criaram a sua própria gama de produtos.

 

4 – Habilite-se aos fundos para criadores de conteúdo do TikTok

Este é mais um método que pode utilizar para ganhar dinheiro no TikTok. No entanto, é muito diferente dos que falamos anteriormente. Em 22 de julho de 2020, o TikTok criou um novo Fundo para pagar aos seus criadores de conteúdo. Prometeu disponibilizar cerca de 200 milhões de euros para encorajar todos aqueles que querem utilizar as suas vozes e a sua criatividade e assim estimular as suas carreiras na rede social.

Mas como todos sabemos, a internet é um mundo e, em apenas uma semana o valor desapareceu. Como teve muito sucesso a plataforma TikTok prometeu que até 2023 o fundo iria ser aumentado até cerca de 1 bilião de euros.

Mas afinal, como é que consegue habilitar-se a receber esse dinheiro? É muito simples, tem de cumprir com os requisitos a seguir e na aplicação ativar algumas opções para se poder inscrever:

  • Estar nos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha ou Itália;
  • Ter pelo menos 18 anos de idade;
  • Ter pelo menos 10.000 seguidores;
  • Ter pelo menos 100.000 visualizações nos últimos 30 dias;
  • Ter uma conta que esteja de acordo com as Diretrizes da comunidade TikTok e com os Termos do serviço

Além disso, para poder solicitar o Fundo para Criadores pela aplicação, tem de ter a versão do TikTok Pro. Infelizmente algumas das melhores coisas da vida não são gratuitas.

 

influenciadores tiktok

 

5 Dicas para um TikTok de sucesso

1 – Seja autêntico e fiel com os seguidores

Se podemos dar um conselho, é que seja sempre autêntico e fiel aos seus seguidores. Apesar de ser difícil compreender como é que a autenticidade pode ser importante, lembre-se que neste mundo global os utilizadores anseiam por conteúdo genuíno.

Num estudo publicado em 2019, cerca de 90% dos 1.590 adultos inquiridos ​​afirmaram que a autenticidade é um fator muito importante no mundo online. Aliás, mais de 50% das pessoas disseram que não acreditam na autenticidade do que é publicado por metade das marcas que conhece.

Por isso, se faz publicações sobre uma nova tendência de dança ou sobre sapos feitos em croché, é importante que se mantenha fiel a si mesmo. De facto, é a maneira mais segura de não só ganhar novos seguidores como manter os que já tem. Com algum engenho e alguma sorte vai ver que irá conseguir ganhar algum dinheiro com isso.

 

2 – Seja transparente em tudo o que publica

Sim, a transparência anda de mãos dadas com a autenticidade. Deve respeitar sempre as regras sobre a publicação de conteúdo patrocinado. Além disso, seja honesto com os seus seguidores e divulgue sempre que receber coisas grátis para fazer publicações. Lembre-se que neste mundo online mais tarde ou mais cedo tudo se sabe…

Respeite sempre as normas do TikTok acrescentando, por exemplo, a #Ad quando faz publicações patrocinadas por alguém, assim evita que a plataforma lhe apague o conteúdo por não seguir as suas regras.

 

3 – Peça opinião aos seus criadores favoritos

Se não sabe por onde começar, comece por pesquisar nas contas dos seus criadores favoritos. A probabilidade é que alguns deles já estejam a ganhar dinheiro com as suas publicações no TikTok. Por isso, analise o que eles têm feito, como os acordos com marcas, promoção, etc… Depois basta tentar colocar essas mesmas estratégias em prática.

 

4 – Seja regular na publicação de conteúdo

Não exagere no conteúdo patrocinado. Lembre-se que se cada um dos seus vídeos no TikToks tiver conteúdo patrocinado ou for criado para promover alguma, o mais certo é que os seus seguidores irão perder o interesse. Ou seja, deve jogar com calma e ir semeando para depois conseguir colher.

O especialista em maquilhagem Bretman Rock publica alguns vídeos da parceria com a Yves Saint Laurent mas também alguns vídeos engraçados, vídeos com as suas comidas favoritas. Mas claro, publica regularmente o conteúdo de maquilhagem e moda que foi o que lhe rendeu a maioria dos seguidores que tem atualmente.

 

5 – Mantenha-se ativo, nunca desista

Reconhecemos que ganhar dinheiro nesta rede social não é fácil. Se assim fosse, todos seríamos como a Addison Rae que já não precisa de fazer mais nada na vida além das publicações no TikTok. Aliás, ela própria brinca com isso e diz que existem algumas pessoas pensam que o TitTok não é um emprego real. O que é certo é que ela não passa de uma jovem de 20 anos que neste momento ganha 5 milhões de euros por ano.

Na vida, são poucas as coisas que se conseguem sem esforço. Por isso, se alguma marca ou algum influenciador o rejeitar continue a tentar. Lembre-se que o trabalho duro, mais tarde ou mais cedo, acaba por nos compensar.

 

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António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

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