Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

Descubra 6 razões para utilizar o MiniTool Partition Wizard

Se também é um profissional da informática, talvez a partição do disco rígido seja uma das tarefas que mais executa no seu dia a dia. Apesar de existirem no mercado muitas ferramentas, a maioria delas são bastante complexas. Mas tudo isso mudou nos últimos anos, devido sobretudo ao aparecimento de cada vez mais ferramentas de gestão de discos com interfaces mais fáceis de utilizar e recursos mais completos.

Neste artigo vamos mostrar uma das melhores ferramentas que existe atualmente para poder gerir facilmente o seu disco rígido. Basicamente é um software de qualidade premium da empresa MiniTool e que se revelou num excelente assistente de partição de discos e não só. Ou seja, com a ajuda do MiniTool Partition Wizard, consegue editar as partições do seu disco rígido com a máxima facilidade, segurança e o mínimo de esforço.

Nos ultimos dias, testamos no informatico.pt, o assistente de partição do MiniTool em vários dos computadores. Será que o MiniTool Partition Wizard funcionou conforme o esperado? A interface do utilizador é fácil de perceber e de utilizar?

Para respondermos a estas e a outras questões semelhantes, vamos tentar descrever alguns dos recursos e do funcionamento do software com mais detalhe. No final do artigo, apresentamos o nosso veredito sobre esta ferramenta MiniTool Partition Wizard.

 

Descubra 6 razões para utilizar o MiniTool Partition Wizard 1

Fonte: https://www.partitionwizard.com/

 

O que é o MiniTool Partition Wizard

De facto, o MiniTool Partition Wizard é um dos programas para gestão de discos rígidos mais populares para o sistema operativo Windows. A comprova-lo está a sua classificação como uma das 10 principais aplicações para Windows atribuída pela conceituada empresa de avaliações CNET.

É uma ferramenta que se enquadra sobretudo na categoria de gestores de partições de disco e possui recursos avançados, mas com uma interface simples e intuitiva.

Além disso, o preço do MiniTool é acessível tendo em conta que a solução oferece recursos profissionais comparando-a com outros programas semelhantes.

O Partition Wizard tem duas opções, a versão gratuita e a versão profissional que custa 59 dólares. A versão gratuita tem tudo o que o utilizador comum precisa para gerir as partições do seu disco rígido. Com a versão gratuita consegue movimentar, redimensionar, estender, juntar, dividir, formatar, limpar e até mesmo reconstruir o MBR das partições do seu disco.

A ferramenta também traz outros assistentes muito úteis que pode utilizar, por exemplo, para copiar uma partição, converter a partição do sistema FAT32 para NTFS, converter um disco de dados num disco MBR/GPT e vice-versa. Além disso, também pode utilizar este programa para criar uma pen de arranque com o sistema Win-PE.

Com a versão Profissional consegue trabalhar com discos dinâmicos e converte-los, por exemplo, em discos básicos. Também consegue alterar as partições lógicas para partições primárias e alterar os IDs e os números de série dos discos. Pode converter discos que estão no formato MBR para o formato GPT e vice-versa. Com a versão profissional também pode recuperar ficheiros e partições perdidas ou eliminadas, ou então clonar os seus discos rígidos.

Mas, se achou muita coisa para uma única ferramenta, então recomendamos que compre a versão profissional, vai ver que não exageramos. Sobretudo se também for um profissional de TI. Certamente chegará à mesma conclusão que esta solução tem vários recursos muito úteis para que trabalha com TI e precisa de manipular discos e partições com alguma frequência.

 

Quanto custa o MiniTool Partition Wizard

O MiniTool Partition Wizard está disponível tanto para utilização domestica como para utilização profissional. Para os utilizadores comuns existe 2 versões, a gratuita e a profissional.

A edição gratuita permite-nos executar uma série de tarefas de particionamento, verificar o sistema de ficheiros e converter partições no formato FAT para o formato NTFS. Mas, se precisa de recursos mais avançados, como converter discos dinâmicos em básicos, copiar discos e criar dispositivos de arranque, então terá de optar pelas versões profissionais “Pro” da ferramenta.

 

Descubra 6 razões para utilizar o MiniTool Partition Wizard 2

Fonte: https://www.partitionwizard.com/

 

A versão “Pro” mais barata custa cerca de 59 dólares, a versão “Pro Platinum” está neste momento com uma promoção e custa cerca de 109 dólares. São assinaturas anuais e podemos instalar a aplicação num único computador. Com a versão “Pro Platinum” consegue recuperar partições e dados dos seus sistemas de armazenamento. A versão profissional mais completa é a “Pro Ultimate” que neste momento também está com uma promoção e custa cerca de 159 dólares. Além de ser a mais completa e incluir recursos de todas as outras versões, é uma licença vitalícia que pode instala em até 3 computadores.

Descubra 6 razões para utilizar o MiniTool Partition Wizard 3

Descubra 6 razões para utilizar o MiniTool Partition Wizard 4

Fonte: https://www.partitionwizard.com/

 

Para os profissionais a ferramenta disponibiliza 2 tipos de licenças a versão “Server” e a versão “Enterprise”. Os planos de servidor são adequados para instalar em apenas um equipamento e custam desde 159 a 259 dolares, dependendo das funcionalidades que pretende e do tipo de renovação, anual ou para toda a vida.

Na versão “Enterprise” também existem 2 planos que diferem muito pouco em termos de funcionalidades. A versão “Standard” custa cerca de 499 dólares e tem uma renovação anual. A versão “Technician” é ideal para ser utilizada pelos técnicos de informática, custa cerca de 699 dólares e tem renovações gratuitas por tempo ilimitado.

Ou seja, paga uma vez e pode utilizar para o resto da vida. Além disso, é uma licença que pode ser utilizada em 299 computadores ou servidores. Enquanto que, as outras versões destes planos só podem ser utilizadas em 99 máquinas que estejam na mesma empresa.

 

Quais as alternativas ao MiniTool Partition Wizard

De facto existe uma concorrência bastante saudável no setor das ferramentas partição e clonagem de discos. Concorrentes ao MiniTool Partition Wizard existem sobretudo duas ferramentas concorrentes que nos parecem mais relevantes para esta comparação.

O Acronis Disk Director (ADD) é uma ferramenta semelhante que vem com um conjunto de recursos e possui duas versões a doméstica e a empresarial. Infelizmente não possui uma versão gratuita, apesar de existir uma versão d demonstração que pode ser utilizada por tempo ilimitado, mas apenas em discos até 10 GB. A versão doméstica custa cerca de 99 dólares e a versão comercial custa cerca de 80 dólares o que faz com que seja uma alternativa mais barata. No entanto não têm planos vitalícios o que faz com que a médio longo prazo seja uma solução mais cara.

A outra solução alternativa é a Paragon Drive Copy Professional que também tem duas versões a doméstica para utilizadores comuns e a Empresarial para utilizadores profissionais. O plano para os utilizadores domésticos custa cerca de 80 dólares, e o programa pode ser instalado em 3 equipamentos. Enquanto no plano para utilizadores profissionais temos 4 tipos de opções em que os preços variam entre os 80 dólares para um único equipamento e os 99 dólares para vários equipamentos.

 

Como utilizar o MiniTool Partition Wizard

Para poder trabalhar com o MiniTool Partition Wizard, primeiro tem de o descarregar da internet e depois instala-lo no seu computador. Se optou pela versão Profissional, deve inserir o código da sua licença, que recebeu no momento da compra por email, no campo apropriado para o efeito. Só depois isso é que irá concluir a ativação do produto e assim começar a trabalhar com a versão completa, com todas as funcionalidades de que precisa.

Ao abrir pela primeira vez o programa irá deparar-se com a interface do Partition Wizard que foi concebida para melhorar a experiência do utilizador. Nesta versão mais recente, os desenvolvedores da aplicação, trocaram o antigo preto fosco por um azul-marinho mais agradável.

 

Descubra 6 razões para utilizar o MiniTool Partition Wizard 5

 

O layout da aplicação é composto por uma lista de tarefas à esquerda e por um painel com as unidades dos discos e as partições do sistema à direita. Ou seja, basta escolher o disco ou a partição da direita para depois poder aplicar uma ação da lista de tarefas à esquerda. Existem outros recursos interessantes como Data Recovery, Disk Benchmark e Space Analyzer no painel de navegação que está na parte superior da aplicação.

 

1 – Mover ou Redimensionar

Para conseguir mover ou redimensionar uma partição, deve primeiro escolher a partição ativa que pretende editar no painel do MiniTool Partition Wizard. Em seguida, deve escolher a opção com o nome “Mover/Redimensionar partição” no painel de navegação do lado esquerdo da aplicação.

 

Descubra 6 razões para utilizar o MiniTool Partition Wizard 6

 

Se selecionar essa opção, irá aparecer-lhe uma nova caixa de diálogo conforme a imagem anterior. A barra em azul representa o tamanho total da partição, enquanto que a zona a branco representa o espaço que não está atribuído a nenhuma partição. Movimente as setas laterais para ajustar o espaço com que a partição deve ficar e depois clique em OK. Irá voltar à interface anterior, para confirmar a ação deve clicar no botão Aplicar o que fará com que a aplicação execute as alterações que fez à sua partição.

 

Descubra 6 razões para utilizar o MiniTool Partition Wizard 7

 

Por exemplo, para diminuir o tamanho da partição, basta puxar a seta da direita para o lado esquerdo conforme representado na imagem anterior. Para aumentar a partição, é o processo inverso. Ou seja, deve puxar a seta direita para o lado direito até à posição desejada para que mais espaço do disco seja alocado para essa partição. Mas, se assim entender, pode sempre digitar manualmente o valor do tamanho em Mb, Gb ou Tb que pretende para a sua partição.

 

2 – Estender partições

A opção para Estender uma partição serve sobretudo para preencher o espaço livre ou não atribuído a qualquer outra partição do seu disco. Lembre-se que para conseguir Mover ou Redimensionar uma partição tem de ter espaço livre próximo dessa mesma partição.

Com esta opção conseguimos estender a partição de forma a aumentar o seu espaço livre e consequentemente melhorar o desempenho do computador. Basta escolher a partição que precisa de ser estendida e no painel lateral esquerdo clicar na opção Estender partição para que o processo seja iniciado.

 

Descubra 6 razões para utilizar o MiniTool Partition Wizard 8

 

Depois, da lista suspensa que vai aparecer, escolha uma partição ou espaço não alocado para conseguir aproveitar o espaço livre. Em seguida, arraste a seta deslizante para a esquerda ou para a direita para escolher o espaço livre que irá ocupar.

 

Descubra 6 razões para utilizar o MiniTool Partition Wizard 9

 

Finalmente, clique no botão OK para executar a operação.

 

3 – Recuperar de dados

Sim, o MiniTool Partition Wizard também consegue recuperar dados. Para o conseguir fazer pode utilizar dois métodos diferentes que pode encontrar no separador superior do painel principal da aplicação. Se utilizar o Partition Recovery Wizard irá recuperar completamente as partições e os dados perdidos.

 

Descubra 6 razões para utilizar o MiniTool Partition Wizard 10

 

Se utilizar o Data Recovery irá recuperar apenas os dados perdidos, danificados, apagados ou inacessíveis. O melhor é que, com esta opção, também pode recuperar dados de cartões de memória, CDs, DVDs e outros dispositivos com dados corrompidos ou danificados.

 

4 – Clonar discos

O processo de clonagem de discos já não é novidade para a maioria dos técnicos de informática. É uma ferramenta muito útil que nos ajuda a copiar completamente todas as partições e todos os dados de um disco para outro.

 

Descubra 6 razões para utilizar o MiniTool Partition Wizard 11

 

Ao clonar um disco para o outro terá 100% de certeza que os dados do primeiro disco foram copiados para o segundo. Além disso, pode perfeitamente utilizar o segundo disco para arrancar o sistema operativo porque irá funcionar tal como funcionava o primeiro. Basicamente, no processo de clonagem o sistema cria uma imagem do disco de origem no disco de destino, ou seja, é uma cópia exata.

 

5 – Testar desempenho

O benchmarking é uma das maneiras mais simples e populares de testar o desempenho dos discos. Trata-se de um processo que serve sobretudo para medir as velocidades de transferência dos discos. É um processo realizado em diferentes cenários de acesso ao disco, em que os resultados em MBps representam a velocidade de escrita e de leitura de um disco rígido.

 

Descubra 6 razões para utilizar o MiniTool Partition Wizard 12

 

A solução MiniTool foi concebida para medir o desempenho do armazenamento dos discos rígidos utilizando para o efeito vários tamanhos de transferência e comprimentos de teste. Com isso determina as reais velocidades de leitura e de escrita, sequenciais e aleatórias de um determinado disco rígido.

O programa dispõe de algumas opções que os utilizadores podem selecionar para personalizarem os testes de desempenho que fazem aos seus discos rígidos. Desde testes por tamanho de ficheiros (1 KB a 2 GB) até testes por tipo de leitura e escrita, sequencial ou aleatória. Esta ferramenta permite medir o desempenho de forma não destrutiva de unidades formatadas apresentando resultados com gráficos claros e intuitivos.

Além disso, com este recurso de benchmarking, pode testar controladores RAID, controladores de armazenamento, discos rígidos e unidades SSD de qualquer marca ou modelo que exista no mercado.

 

6 – Analisar o espaço

Finalmente, vamos falar do sistema de Space Analyzer que é mais uma das diversas ferramentas que o MiniTool Partition Wizard traz na versão profissional. Esta funcionalidade permite aos utilizadores terem uma visão geral da utilização do espaço do seu disco rígido.

Parece-lhe ser alguma coisa menos importante? Fique a saber que está errado, sobretudo quando não tem espaço livre disponível e não faz ideia do que esta a encher o o seu disco.

Ou seja, é uma ferramenta de extrema importância quando precisamos de limpar o nosso disco. Também pode ser útil quando o disco rígido está cheio e não conseguimos converter a partição do formato FAT para NTFS. Isso acontece sobretudo quando o ficheiro é muito grande e aparece um erro relacionado com o sistema de ficheiros de destino.

 

Descubra 6 razões para utilizar o MiniTool Partition Wizard 13

 

Com o Space Analyzer do MiniTool consegue analisar o disco rígido e os seus ficheiros para perceber rapidamente quais são aqueles que ocupam mais espaço. Além disso, consegue navegar pelos ficheiros e aplicações e eliminar aqueles que considera desnecessários.

Esta ferramenta de análise de espaço suporta todos os tipos de discos rígidos, quer sejam os novos SSD e M2, ou então os tradicionais discos mecânicos. Também pode ser utilizada com outros dispositivos amovíveis como cartões de memória e pens USB.

 

Avaliação geral sobre o MiniTool Partition Wizard

Neste momento, há milhões de pessoas em todo o mundo que já utilizam este programa. Sobretudo porque é uma ferramenta que tanto pode ser utilizada para fins domésticos por utilizadores comuns como para fins mais profissionais como técnicos especialistas em equipamentos como servidores.

De facto, há alguns sites que também forneçam os mesmos serviços que o MiniTool Partition Wizard. No entento, na nossa opinião, nenhum deles consegue ser tão simples de utilizar como o da MiniTool. O resultado disso é que o MiniTool Partition Wizard além de ser utilizado globalmente é dos mais conceituados nos sites de avaliação e teste de ferramentas desta categoria.

A juntar a tudo isso, o MiniTool Partition Wizard tem um sistema de suporte técnico sempre pronto para atender os clientes. Pode utilizar este sistema de suporte a qualquer hora porque está sempre disponível online por e-mail. Também pode utilizar os vários números publicados no site do fabricante, apesar de serem apenas para consultas sobre questões comerciais.

No site também pode encontrar alguns tutoriais sobre a utilização da ferramenta e alguns links na parte inferior da página de suporte que pode utilizar sempre que considerar necessário. Existem outros links no menu na sessão Recursos que também podem ser muito úteis.

 

YouTube video

Conclusões sobre o MiniTool Partition Wizard

O MiniTool Partition Wizard é um conjunto completo de ferramentas muito útil tanto para o utilizador comum como para os técnicos para executarem tarefas relacionadas com discos rígidos. A interface gráfica é muito simples e intuitiva que permite uma utilização fácil e rápida da ferramenta.

A empresa disponibiliza documentação suficiente para ser consultada sempre que surgirem dúvidas sobre a utilização da ferramenta. O MiniTool Partition Wizard está disponível a um preço bastante acessível tanto a versão para os utilizadores comuns como a versão profissional.

De facto, é uma ferramenta bastante intuitiva em que o utilizador não precisa de trabalhar com os comandos do DOS. Os módulos disponíveis no assistente de partições permitem-nos realizar facilmente as tarefas sem perder muito tempo com configurações complicadas. No entanto, temos de ter sempre muito cuidado porque certas ações irão limpar completamente o nosso disco rígido.

No informatico.pt utilizamos esta ferramenta com alguma regularidade. Só podemos mesmo recomendar a todos os utilizadores este assistente de partição da MiniTool porque é das melhores ferramentas para gerir o disco rígido de forma eficaz e a um preço bastante acessível.

Além disso, o MiniTool Partition Wizard é um dos melhores programas de clonagem de discos disponíveis atualmente no mercado para o sistema operativo da Microsoft. Se, por exemplo, precisar de trocar o disco por um maior ou mais rápido (ex: SSD) basta fazer um clone do disco antigo com esta ferramenta. Já não precisa de perder horas a reinstalar o sistema operativo e os programas que costuma utilizar.

 

Tabela de conteúdo

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

ARTIGOS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Silveira

Muito bom artigo. Já sou seguidor algum tempor e recomendo este blog aos meus amigos e familiares. Continuem assim.

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

×