Informatico.pt-Assistencia-a-Distancia

Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

Descobre 15 dicas para ter mais seguidores no Instagram

As redes sociais são cada vez mais importantes tanto para as relações pessoais como para as relações profissionais. Atualmente, o Instagram, tornou-se numa das melhores ferramentas online para promoção e divulgação de negócios. Mas, para conseguir usufruir de todas as oportunidades que esta plataforma oferece, é preciso ter um bom perfil, com muitos seguidores.

De facto, há algumas formas duvidosas de conseguir esse sucesso, como por exemplo comprar seguidores, o que certamente irá no futuro acabar com a sua reputação. O ideal é seguir algumas estratégias para conseguir um crescimento que seja natural e não forçado.

Porém, é algo que demora algum tempo e exige muito trabalho e paciência, mas os resultados são ótimos. Descubra a seguir algumas das nossas principais dicas para conseguir aumentar o alcance da sua página do Instagram:

 

Conseguir mais seguidores Instagram

Fonte: Unsplash

1 – Criar sempre conteúdo relevante

A dica mais importante para conseguir um crescimento do seu perfil do Instagram é focar-se na qualidade do seu conteúdo. Há muito tempo que o Instagram deixou de ser uma rede social apenas para fotos. Por isso, além de imagens de boa qualidade, deve também apostar em bons textos para as legendas.

Para conseguir aumentar a relevância do conteúdo, é fundamental conhecer o seu público, porque assim saberá quais são as suas principais necessidades. No caso de uma conta empresarial, não utilize a rede apenas para divulgar produtos e promoções. Afinal, quem partilha este tipo de coisas?

Aí está a chave da questão. Cada publicação que fizer deve ser planeada a pensar no potencial de partilha. Quanto maior a qualidade e a relevância, mais pessoas irão colocar as suas publicações nos seus “stories” e as enviarão para os seus amigos. Por isso, o conteúdo das publicações continua a ser a principal maneira de conseguir um crescimento orgânico.

 

2 – Diversificar o formato das publicações

O Instagram conta com uma série de ferramentas que devem ser utilizadas em conjunto para se conseguirem obter os melhores resultados e assim mais seguidores. Não nos devemos focar apenas nas publicações do feed. Devemos utilizar também os stories, o Reels e o IGTV.

Não adianta publicar o mesmo conteúdo nos diferentes formatos. Devemos ter sempre em consideração que cada um desses formatos é focado num tipo de audiência. Por exemplo, os stories servem para publicações mais quotidianas, enquanto o feed servirá para conteúdos com maior potencial de partilha.

 

3 – Interagir com os seguidores

A partir do momento em que diversificar os seus conteúdos e criar stories no seu perfil, várias pessoas irão começar a interagir consigo de forma privada. Dê atenção a cada uma delas enquanto isso ainda é possível.

Se as respostas vierem de uma forma humanizada, irá promover uma maior interligação, e terá mais hipóteses de conseguir um fã ou seguidor que o irá continuar a acompanhar nas suas publicações futuras online.

 

Conseguir mais seguidores Instagram

Fonte: Freepik

4 – Melhorar a Apresentação

A sua apresentação no Instagram também faz muita diferença quando quer atrair mais seguidores. De facto, é importante realçar que não falamos de beleza, mas sim de estilo. Num artigo do site StyleSpring, a estilista Anna Liz Melo comentou a forma como as roupas e acessórios influenciam na rede social:

“Os assuntos relacionados com a moda estão entre as hashtags mais procuradas no Instagram. O vestuário também domina o aspeto comercial da plataforma. Por isso, mesmo que inconscientemente, todos os que estão na rede dão importância a este aspeto e navegam pela plataforma em busca de referências.”

Tendo isso em conta, devemos conseguir perceber as tendências do momento e utilizá-las a nosso favor, mesmo que de maneira discreta. Isso pode aumentar até mesmo a relevância dos nossos conteúdos, principalmente no caso de perfis pessoais. Mas, se não percebe nada de moda, existem várias aplicações que o podem ajudar.

 

5 – Ter uma boa Biografia

De facto, milhares de pessoas podem passar pelo seu perfil no Instagram. Algumas delas nem devem chegar a fazer scroll no seu feed para ver as suas publicações. Por isso, é fundamental ter uma Biografia precisa, que informe de uma maneira sucinta as principais razões da existência da sua página. Mais do que uma descrição pessoal ou profissional, a bio é um espaço que serve para tentar convencer os utilizadores a seguirem a sua página.

Por isso, deve dar sempre uma atenção especial a este fator que muitas vezes é ignorado por pessoas e empresas que utilizam a plataforma.

 

6 – Dar atenção aos Destaques

Assim como a bio, o separador de destaques do Instagram também funciona como um cartão de visita do seu perfil. Por isso, deve planear muito bem o conteúdo desta secção de acordo com as intenções da sua página.

Se pretende melhorar o seu perfil pessoal, então mantenha nos destaques os momentos mais relevantes do seu quotidiano que publicou nos seus stories.

Mas, se a sua intenção é ganhar seguidores para a sua marca, são inúmeras as vantagens desta ferramenta. Pode utilizá-la para responder a dúvidas frequentes e fixá-las no perfil, para apresentar os seus produtos e para explicitar os conceitos e os valores da sua empresa.

Seja qual for a escolha, o importante é utilizar os destaques como um local em que pode prestar um serviço aos seus clientes, o que irá certamente gerar ótimas impressões e facilitar a decisão aos utilizadores para o seguirem.

 

7 – Seguir perfis relevantes

Para conseguir mais seguidores no Instagram não adianta utilizar a rede apenas como um criador de conteúdo. Também deve portar-se como um utilizador e como um consumidor, consultando as publicações de outras pessoas e acompanhando todas as tendências do momento. Ou seja, para conseguir ficar atualizado com tudo o que de melhor é feito na plataforma, deve seguir outros perfis relevantes na sua área de interesse ou de negócio.

Além de ajudar a entender quais são as tendências que estão em alta, também ajuda a consolidar uma rede de criadores de conteúdo. Mas, não basta seguir e olhar passivamente as publicações das outras pessoas. É preciso interagir.

 

Conseguir mais seguidores Instagram

Fonte: Freepik

8 – Estabelecer parcerias

As parcerias estão entre as melhores formas de conseguir um rápido crescimento no Instagram. A partir do momento em que conseguir encontrar as pessoas mais relevantes no seu segmento e conseguir interagir com elas, pode começar a propor diferentes tipos de parcerias.

Podem ser a troca de partilhas de conteúdo, criação de publicações em conjunto, vídeos em direto coletivos, menções nos stories e nas publicações e até a disponibilização de produtos e serviços em troca de divulgação.

No entanto, essas parcerias não devem ser feitas tendo em conta apenas o número de seguidores do outro perfil. Mais uma vez é importante ressaltar que a relevância e o nível de interação do público são mais importantes do que o número de seguidores. Por isso, cada vez mais surgem micro-influenciadores, ou seja, pessoas que não possuem uma grande quantidade de fãs, mas que são extremamente pertinentes para aqueles que os seguem. Estabelecer parcerias com páginas que tenham essas características podem trazer-lhe mais confiança ao seu perfil.

 

9 – Fazer transmissões ao vivo

As transmissões em direto são a melhor forma de conseguir interação no Instagram. Normalmente, recebe muito mais comentários, isto porque, pode ligar-se com os seus seguidores em tempo real. Além disso, sempre que um perfil fica em direto, os seguidores recebem notificações no seu smartphone, aumentando assim a probabilidade de verem o seu conteúdo ou, pelo menos, lembrarem-se da sua existência.

Se já conseguiu estabelecer parcerias com outras pessoas no Instagram, a opção de fazer uma “live” partilhada pode ser muito útil para ambas as partes. Basicamente porque um perfil conseguirá divulgar o outro ao público que acompanha a sua transmissão em direto.

 

10 – Estimular os comentários

Um gosto no seu post é sempre bem-vindo, mas é um ato relativamente passivo e pode até ter sido feito sem querer. De facto, o que importa mesmo para aumentar a sua relevância, perante os algoritmos de recomendação, são os comentários. Mas, como sabe não é fácil estimular o seu público a comentar uma publicação. Basicamente, porque a maioria de nós, normalmente não tem nada para falar sobre a maioria dos posts.

Sabendo disso, um dos focos do seu planeamento deve ser a criação de estratégias que estimulem os comentários por parte dos seus seguidores. Em muitos perfis o autor consegue isso através de perguntas no fim da legenda. Mas, essa estratégia já é bastante conhecida.

O ideal é propor uma troca de experiências, estimular relatos pessoais ou convencer o seu público a marcar os seus amigos nos seus comentários. Claro que, tudo isso só irá acontecer que tiver criado conteúdo de qualidade que valha a pena comentar ou partilhar.

 

11 – Utilizar “Hashtags” certeiras

Muito utilizadores consideram que as hashtags são uma coisa ultrapassada, mas, na verdade, ainda são uma das principais maneiras de descobrir novos perfis do Instagram dentro das nossas áreas de interesse.

Por isso, antes de escolher as hashtags da sua publicação, pense como um utilizador que pesquisa conteúdos sobre o seu tema. O que será que iria escrever no formulário de pesquisa? Provavelmente o que está relacionado com o assunto que procura. Se utilizar os mesmos termos nas suas Hashtags, fará com que outras pessoas cheguem até si.

Deve ter em conta o comportamento do seu possível seguidor sempre que cria alguma coisa online. Lembre-se que deve dar importância às Hashtags e deixar de pensar que são apenas um amontoado de palavras postas no fim da sua legenda.

De facto, são um item fundamental para aumentar o alcance orgânico de qualquer publicação. Através delas, poderá até aprimorar o planeamento eficaz das suas futuras publicações.

Por exemplo: ao perceber que as publicações com uma determinada hashtag têm maior sucesso e atraem mais pessoas para o seu perfil, passa a dar prioridade a conteúdos sobre esse tema e a explorar as hashtags relacionadas.

 

Conseguir mais seguidores Instagram

Fonte: Freepik

12 – Descobrir o melhor horário

Um dos princípios básicos que guiam os profissionais das redes sociais é facto de fazerem publicação de conteúdos nos horários corretos. No entanto, a hora perfeita não está nos manuais e guias sobre o tema, isto porque depende muito do seu público.

Pela experiência que temos no Informatico.pt, o ideal é não nos guiarmos pelas dicas encontradas na internet e fazermos as nossas próprias experiências até descobrirmos qual é o horário ideal para fazer publicações no Instagram.

Mas, como deve fazer esses testes para descobrir qual é o horário ideal?

O mais correto é fazer várias publicações em diferentes formatos (Reels, IGTV, stories, feed) e em diferentes momentos do dia. Depois, faz um pequeno levantamento sobre o tipo de interação que conseguiu em cada uma delas. Não se guie apenas pelo número de gostos, mas sim pelo número de comentários e partilhas.

Desta forma, com o passar do tempo, irá descobrir naturalmente quais são os horários preferidos dos seus seguidores. Com esse conhecimento, basta seguir esse horário e considerá-lo uma regra quando faz publicações. Acredite que se cumprir com essas regras vai aumentar o crescimento do número de seguidores e o melhorar o alcance das suas publicações.

 

13 – Estimular a partilha

Criar maneiras de estimular as partilhas é ainda mais importante que incentivar a interação nos comentários. Afinal, quando alguém divide o seu conteúdo com outras pessoas, o seu perfil tem um alcance muito maior e mais hipóteses de angariar novos seguidores a partir da publicação.

Mas, é preciso ter muito cuidado. Muitos recorrem a maneiras pouco naturais de fazerem com que o seu público partilhe uma mensagem como os sorteios.

No entanto, os estudos indicam que este método é muito forçado. Lembre-se que na realidade estará a obrigar os seus seguidores a partilhar a publicação, o que pode causar uma má impressão e afastar o público.

Por isso, deve incentivar a partilha de uma forma natural e amigável. Aliás, pode ser até através daquelas tradicionais frases como “Gostou? Envie aos seus amigos”. Podem até parecer muito cliché, mas este tipo de mensagens realmente funcionam.

 

14 – Manter uma rotina de publicações

Nada adianta seguir todas as dicas acima e ter uma consistência baixíssima no número de publicações. Infelizmente, os algoritmos do Instagram tendem a valorizar quem produz mais conteúdo por isso, somos obrigados a manter uma rotina regular de publicações.

Além disso, quanto mais mensagens publicar, mais hipóteses tem de algum post “viralizar” e conseguir muitos seguidores.

Então, antes de começar a seguir as nossas dicas, reserve algum tempo para poder planear as suas ações na rede social. Caso contrário, poderá ter várias publicações numa semana e ficar sem nada para a outra.

Ao ser irregular, naquilo que publica nas redes sociais, pode fazer com que os seus seguidores se esqueçam de si. Deve manter uma relação continua e regular com o seu público para que este se torne fiel.

 

15 – Utilizar ferramentas de impulsionamento

Mesmo que não seja um método tão natural quanto os anteriores para ganhar seguidores, as ferramentas pagas de impulsionamento do Instagram podem ser muito válidas para os perfis comerciais. Afinal, existem muitas pessoas que ainda não conhecem a sua marca. Com este método, podem conhecê-la através de um anúncio visto no meio dos stories dos amigos.

Aqui também é preciso ter muito cuidado. Não adianta lançar uma campanha apenas por lançar. Todo o planeamento deve ser perfeito para conseguir atingir as pessoas que realmente tenham potencial para se transformarem em seguidores. Isso passa muito por conhecer o público que já tem.

Tenha muito cuidado com o tipo de conteúdo que põe num anúncio pago no Instagram. Muitos utilizadores tendem a não gostar de nada do que veem, já que os anúncios normalmente os deixam irritados.

Por isso, adote sempre um tom informativo e amigável, sem deixar explícito que tal mensagem se trata de um anúncio. Com a publicação certa, é possível estimular várias pessoas a clicarem no seu perfil e, a partir disso, poderão conhecer melhor o seu trabalho e assim familiarizarem-se mais com a sua marca.

Mas, se está à procura de seguidores para a sua conta pessoal, o impulsionamento pago de publicações não é visto com bons olhos, porque pode passar uma imagem de desespero para conseguir público a qualquer custo.

 

 

Conclusões:

As redes sociais, em geral, às vezes pode parecer uma batalha perdida. Mesmo quando tentamos criar conteúdo que chama a atenção, estimula as pessoas para a ação e tente fazer com que elas fiquem presas a nós para sempre.

Mas de facto, os resultados nem sempre são encorajadores, apesar de nós acreditarmos que nunca houve nada tão prolífico como o Instagram. Sim, é um lugar notável para as marcas e as promoções pessoais. Qualquer pessoa comum que consiga uma combinação certa entre estratégia e esforço pode ganhar muito nesta plataforma.

Mas como tudo na internet, não é uma tarefa fácil que exige muito trabalho e esforço, apesar de ser muito desafiador construir seguidores.

Sim, há muitos tutoriais na Internet e formas menos orgânicas de o conseguir. São técnicas que prometem conseguir melhores resultados em menos tempo mas, não são nada que seja recomendado por não ser muito duradouro.

Mas fique descansado porque existe uma forma correta de construir uma poderosa tribo de seguidores direcionados. Pode utilizar, por exemplo, as dicas deste artigo para conseguir atrair mais seguidores para o seu perfil.

São dicas de confiança porque geram seguidores leais. Isto porque ao oferecer conteúdo valioso e ao contribuir regularmente para a comunidade, os seus seguidores continuarão a envolver-se no meu conteúdo.

Além disso, irão espalhar a palavra pelos amigos, familiares e conhecidos fazendo com que o seu número de seguidores continue a crescer.

Acredite que este trabalho árduo vale a pena, e que, se seguir estas dicas, estará no caminho certo para se tornar num poderoso influenciador do Instagram.

 

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

.

ARTIGOS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

Leave a Reply

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
.

×