Informatico.pt-Assistencia-a-Distancia

Assistência

À Distância

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Disponíveis

Termos e Condições

Regras de utilização

Por favor, leia atentamente este documento. As presentes condições estão em vigor para todos os Clientes desde o dia 21 de abril de 2021. Tentamos manter os nossos termos e condições gerais de contratação e utilização o mais claros possível, e dar-lhe todas as informações necessárias sobre as transações online na nossa loja para que consiga compreender facilmente todo o processo, desde o pedido de encomenda, entrega/levantamento até a uma possível devolução ser for o caso. É muito importante para nós que a sua experiência de compras online corresponda às suas expectativas, por isso, agradecemos que utilize alguns minutos e continue a ler. Não se esqueça que necessita aceitar os nossos termos e condições gerais de contratação e utilização de cada vez que fizer uma compra – eles podem mudar, por isso, verifique a data no topo da página.


OBJETO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO

O site www.Informatico.pt é propriedade de Maria Adelaide de Queirós Alves e Almeida, empresária em nome individual, com sede na Rua Aquilino Ribeiro, Bloco 7, Loja 1, 5100-111 Lamego, e com o numero de contribuinte 214 618 838.

Os presentes termos e condições gerais de contratação e utilização, aplicam-se aos visitantes do site www.Informatico.pt e a quaisquer transações de natureza comercial realizadas através da loja online do Informatico.pt.

Não deve utilizar o website para fins ilegais, ou proibidos. Não pode utilizar o website de forma a que o possa desativar, danificar ou interferir no seu funcionamento.

Todo o conteúdo presente no website incluindo texto, código, gráficos, logos, imagens, vídeos ou software, são propriedade da empresa ou dos seus parceiros.

Não pode copiar, publicar, partilhar, modificar, transferir, ou de qualquer forma utilizar os conteúdos do Informatico.pt sem a sua autorização. A utilização do website não lhe dá o direito de fazer qualquer utilização ilegal ou não permitida do seu conteúdo.


CONDIÇÕES DE SEGURANÇA

O Informatico.pt preza-se por respeitar os dados pessoais de todos os utilizadores do seu site e compromete-se a proteger todas as informações pessoais que cada utilizador decidir aí colocar. Poderão existir áreas do site que podem ser acedidas sem recurso à disponibilização de qualquer informação pessoal por parte do utilizador. 

No entanto, quando se torne necessária a recolha de dados para o fornecimento/disponibilização de produtos/serviços, ou caso o utilizador decida fornecer os seus dados pessoais, a recolha e utilização destes obedecerá os critérios da legislação aplicável à proteção de dados pessoais – Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados – de forma a que seja assegurada a confidencialidade e segurança dos dados pessoais fornecidos. 

O Informatico.pt reserva-se o direito de, sem necessidade de aviso prévio, alterar e atualizar os procedimentos de segurança, sempre no pleno respeito pelos direitos dos titulares dos dados e norteada pelo princípio da responsabilidade previsto no RGPD. Apesar dos procedimentos de segurança supramencionados, existem riscos de utilização da Internet, sobre os quais o Informatico.pt não tem qualquer controlo e que exigem dos titulares dos dados uma atenção e cuidado permanentes.


POLÍTICAS DE PRIVACIDADE

A nossa política de privacidade encontra-se disponível noutra página. A nossa política de privacidade explica-lhe como utilizamos os seus dados pessoais. Ao utilizar o nosso website reconhece que tem conhecimento e aceitas as nossas políticas de privacidade e da forma como processamos os seus dados.


TRATAMENTO DOS DADOS

O Informatico.pt é a entidade responsável pela recolha e tratamento de dados pessoais. Os dados pessoais colocados pelos utilizadores estarão sujeitos a tratamento automatizado e constarão na(s) base(s) de dados do Informatico.pt. Terão acesso aos dados pessoais, o Informatico.pt, enquanto responsável pelo tratamento, bem como os seus subcontratantes, estes últimos apenas nessa qualidade e nos limites devidamente contratualizados. Os subcontratantes apenas terão acesso aos dados pessoais estritamente necessários à prossecução das finalidades pretendidas. Os dados pessoais fornecidos ao Informatico.pt serão utilizados exclusivamente para a gestão de clientes, incluindo a definição de perfis, e para efeitos de marketing e publicidade. As operações de tratamento de dados têm as seguintes bases de licitude:

  • Execução de um contrato: venda de produtos, serviços de reparações e serviços de entregas; ou
  • Consentimento do titular dos dados: ficha de cliente, definição de perfis e transmissão de dados a terceiros; ou
  • Obrigação legal: faturação.

No caso em que o tratamento de dados se baseie no consentimento do titular dos dados pode este, a qualquer momento, retirar o consentimento já prestado, sem que tal retirada se repercuta na legalidade do tratamento até então levado a cabo. Pode o Titular dos Dados, a todo o tempo, requerer ao Encarregado de Proteção de Dados o exercício dos direitos legalmente previstos, ainda que nos termos do RGPD e da demais legislação de proteção de dados pessoais aplicável, a saber:

  • direito de acesso;
  • direito de retificação;
  • direito ao apagamento;
  • direito à limitação do tratamento;
  • direito de se opor ao tratamento;
  • direito à portabilidade dos dados;
  • direito de apresentar queixa junto da CNPD.

CONTA DE UTILIZADOR

Quando utiliza o nosso website, fica responsável por assegurar a confidencialidade da sua conta, senha e outros dados. Não poderá divulgar os dados da sua conta a terceiros. Nós não nos responsabilizamos por acessos não autorizados que resultem de negligencia por parte do utilizador (dono da conta). O Informatico.pt está no direito de terminar o serviço, ou cancelar a sua conta e remover os seus dados, caso partilhe a sua conta com alguém.


SERVIÇOS DE TERCEIROS

O website poderá incluir links para outros websites, aplicações ou plataformas. Não controlamos os websites de terceiros, e não seremos responsáveis pelos conteúdos e outro tipo de materiais incluídos nesses websites. Apenas os tornamos disponíveis para os poder consultar, mantendo todos os nossos serviços e funcionalidades no nosso website.


PRODUTOS E PREÇOS

Todos os preços são de venda ao público, em euros e incluem IVA à taxa legal em vigor, sendo ainda exclusivos da loja online. Por favor, note que podem existir diferentes preços na nossa loja “física” (incluindo preços, taxas de serviços, disponibilidade, tempo de entrega e políticas de devolução), por favor consulte-os na nossa loja. 

O Informatico.pt reserva-se o direito de, a qualquer momento substituir ou modificar os produtos disponíveis, os respetivos preços e as condições apresentadas, salvaguardando as encomendas já efetuadas. Os artigos em promoção, são limitados a um número máximo de (1) unidade por cliente e apenas para clientes finais.

 O Informatico.pt faz todos os esforços para que a informação apresentada esteja isenta de erros tipográficos (nas descrições, características, valores e/ou imagens/fotografias dos produtos) e, sempre que estes ocorram e sejam detetados, procederá à sua correção, de imediato. 

Na falta de disponibilidade do(s) produto(s), o Informatico.pt compromete-se a informar o utilizador e a reembolsá-lo dos montantes que eventualmente tenha pago no prazo máximo de 30 (trinta) dias a contar da data do conhecimento dessa indisponibilidade.


CONDIÇÕES COMERCIAIS

Pode consultar a seguir as condições gerais da relação comercial entre o informatico.pt e os seus clientes particulares e empresariais. Documentamos a seguir os regulamentos comerciais entre o Informatico.pt e os clientes dos seus produtos e serviços. A realização de uma encomenda ou aceitação de um serviço por parte do eventual Cliente implica a aceitação dos seguintes Termos e Condições:


Clientes Empresariais

Por razões de celeridade e eficiência, o apoio é sempre iniciado por via telefónica, email ou chat e, sempre que necessário, com a utilização de acesso à distância (acesso remoto) aos equipamentos informáticos do cliente. Para as tarefas abrangidas nos presentes serviços o cliente desde já aprova o acesso remoto ao seu equipamento conforme as necessidades de apoio preventivo e resolutivo.

 Sempre que o apoio remoto se verifique insuficiente, será agendada uma intervenção local ou uma recolha e/ou entrega de equipamento. É prerrogativa da Informatico.pt a escolha do meio de intervenção, desde que proceda às diligências necessárias para repor o estado de normal funcionamento do parque tecnológico abrangido pelos serviços Informatico.pt. 

A prestação Informatico.pt está estruturada em âmbitos de atuação tecnológica e indexada ao parque contratualizado, podendo a ação interventiva ao parque tecnológico do cliente ser total ou estar limitada aos equipamentos e serviços escolhidos. O Informatico.pt não intervém ou assume responsabilidade sobre equipamentos ou serviços excluídos do âmbito de atuação contratado, assim como problemas dentro de âmbito que sejam consequência direta ou indiretamente desta exclusão. 

O modelo de apoio Informatico.pt baseia a sua sustentabilidade na prevenção dos problemas, sendo que pressupõe que o ambiente tecnológico abrangido se encontra em boas condições de funcionamento e com mecanismos que garantem a estabilidade continuada dos sistemas. Aspetos que limitem ou comprometam estas premissas, nomeadamente identificados no levantamento técnico inicial (site-survey), podem ser objeto de análise orçamental, ficando a sua regularização, assim como a inclusão dos equipamentos ou serviços afetados no contrato, dependentes da respetiva adjudicação. 

O Informatico.pt obriga-se à prestação de resultados e não apenas disponibilização de meios, para que carece de permissões de gestão dos equipamentos abrangidos no sentido de tomar todas as ações necessárias para segurar os objetivos inerentes à sua posição. Carece também da observância do cliente às premissas de boas práticas e transformações que se considerem necessárias pelo Informatico.pt, abrangidas ou não no âmbito contratado, no sentido de garantir tais objetivos. 

A não observância de tais medidas traduz-se na automática exclusão dos equipamentos ou serviços afetados dos âmbitos de prestação contratados. O serviço Informatico.pt para Empresas confere ao cliente o direito a ilimitados serviços resolutivos, desde que dentro do âmbito dos equipamentos e serviços contratados, tendo o Informatico.pt de suportar todos os custos inerentes às intervenções remotas e locais.

 Esta garantia sobre o bom funcionamento do parque do cliente pressupõe a anuência do Informatico.pt sobre a sua estruturação tecnológica e condições de funcionamento, desde que estejam salvaguardadas as necessidades de utilização definidas pelo cliente.

 A alteração destas necessidades, mudanças de estrutura, alterações aos equipamentos existentes ou rede estruturada, adição de novos equipamentos, instalação de novas aplicações ou versões ou outras alterações que estejam direta ou indiretamente relacionadas com o presente âmbito de atuação, consideram-se excluídas do âmbito de prestação estando sujeitas a análise orçamental e objeto de adenda ao contrato. 

Deverão por isso ser sempre efetuadas em sinergia com a Informatico.pt, não se podendo considerar inclusos ao contrato serviços que advenham de ações efetuadas sem a sua gestão. Serão também excluídos serviços que resultem de reiterada deficiente utilização ou falha em cumprir as premissas de boa utilização transmitidas pelos serviços Informatico.pt. Sempre que o uso dos equipamentos, programas ou outros aspetos violem as leis em vigor, o Informatico.pt irá recusar a prestação do serviço de apoio. O cliente declara-se exclusiva e unilateralmente responsável pela legalidade, conteúdo, uso, origem e legitimidade da informação presente nos seus equipamentos. 

A intervenção Informatico.pt, seja remota ou local, envolve um risco de perda de dados e/ou equipamento no seu decurso, não se responsabilizando por essa perda exceto em instâncias de negligência técnica. Software ou hardware adicionais ou alternativos serão objetos de análise orçamental, cuja adjudicação poderá ser condição necessária para que possa ser dado seguimento à resolução de problemas que disso dependam. 

O cliente é sempre informado de custos extra relativos a eventuais serviços ou produtos não incluídos no âmbito contratado, sendo sempre a sua execução avaliada em termos de viabilidade técnica, orçamentada e comunicada previamente ao cliente ficando condicionada pela aceitação prévia dos custos extra. Exceto se pedido em contrário, o cliente desde já aceita receber todas as faturas em formato eletrónico, desde que devidamente certificadas. 

Consente também a recolha e tratamento informático dos seus dados, autorizando que o prestador insira estes dados numa base apropriada, sendo que estes se destinam a gestão de clientes e serviços, bem como ações de promoção de serviços que oferece. Os direitos estatutários como consumidor não são afetados por estes termos.


Clientes Particulares

Os serviços do Informatico.pt conferem apoio na resolução de problemas técnicos de equipamentos informáticos residenciais ou empresariais. Este apoio pode ser prestado de duas formas: à distância, 24 horas por dia, 7 dias por semana ou, no domicilio do cliente, mediante agendamento prévio. Estão previstas as necessárias intervenções remotas ou locais no sentido de resolver eventuais problemas e manter o bom funcionamento dos equipamentos. 

Ficam excluídas resoluções de problemas com origem em deficiente utilização ou por falhas em cumprir as premissas de boa utilização transmitidas pelos serviços do Informatico.pt. O serviço Informatico.pt compreende um apoio de foro técnico, sendo que se pressupõe que o cliente tem formação mínima para usar corretamente o equipamento informático estando este em boas condições. É de inteira responsabilidade do cliente os passos efetuados na ausência do técnico Informatico.pt. 

Estão excluídos serviços de intervenção direta no hardware, seja do equipamento ou de periféricos externos mesmo que ligados aos equipamentos contratados, incluindo equipamento de rede, impressoras, cabelagem e equipamento multimédia. Estão também excluídos serviços de backup e restauro de ficheiros, assim como a recuperação de ficheiros corrompidos. A Informatico.pt reserva-se o direito de optar pela não prestação de serviços quando se verifique um uso abusivo ou algum tipo de ilegitimidade, sobre alguma forma ou feitio. O serviço Informatico.pt não participará em atos ilícitos de pirataria de software. 

Só será efetuado o serviço se o software instalado for original e o cliente possui os respetivos selos de originalidade. Para as tarefas abrangidas nos presentes serviços o cliente desde já aprova o acesso remoto ao seu equipamento no âmbito de cada apoio à distância. Neste âmbito de apoio, o cliente responsabiliza-se inteiramente pela intervenção à distância no seu equipamento, exceto em casos de negligência técnica. 

Perante a necessidade de cada intervenção, o Informatico.pt poderá optar pelo meio de resolução da sua preferência, desde que se comprometa a dar seguimento aos meios necessários para resolver o problema, sendo que a tentativa de resolução à distância irá sempre preceder aos demais serviços. É prerrogativa do Informatico.pt optar pela recolha e entrega de equipamento antes ou durante uma intervenção ao domicílio. 

A resolução pode envolver software, hardware adicional ou alternativo, não estando o seu custo incluído no presente serviço. A não-aceitação orçamental de uma dada resolução confere à Informatico.pt o direito de não lhe dar seguimento. O Apoio Técnico Informatico.pt obriga-se ao fornecimento de meios e não resultados, pelo que exclui qualquer responsabilidade pela eventual não resolução de problemas por motivos alheios à sua prestação. As intervenções ao domicílio e recolhas e entregas obedecem a um tempo de resposta até 72h úteis após o respetivo agendamento. 

Os Serviços domiciliares previstos neste acordo funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Perante uma intervenção ao domicílio o cliente compromete-se a ter os produtos e condições necessárias para a prestação do técnico, incluindo a fonte de instalação do software necessário. O cliente declara-se exclusivamente responsável pela legalidade, conteúdo, uso, origem e legitimidade da informação presente no seu equipamento, sendo inteiramente responsável por a salvaguardar previamente à intervenção dos serviços Informatico.pt.

 A intervenção Informatico.pt, seja remota ou local, envolve um risco de perda de dados e/ou equipamento no seu decurso, não se responsabilizando por essa perda exceto em instâncias de negligência técnica. Os direitos estatutários como consumidor não serão afetados por estes termos. Para as tarefas abrangidas no presente serviço de apoio remoto o cliente desde já aprova o acesso remoto ao seu equipamento por um operador Informatico.pt, sendo que este serviço só será possível se a estrutura informática do cliente reunir as condições técnicas suficientes para essa prestação. 

Considerando que o cliente pode fazer o acompanhamento dos passos efetuados localmente, podendo não dar continuidade à intervenção remota em qualquer instante, o cliente responsabiliza-se por todas as tarefas efetuadas durante a intervenção remota no seu equipamento, exceto em casos de negligência técnica do operador. 

O Informatico.pt não se responsabiliza por problemas gerados ou evidenciados durante a intervenção remota, se estes advêm direta ou indiretamente de problemas de hardware ou software já existentes. Cada intervenção remota Informatico.pt está limitada à resolução de apenas um problema técnico. No entanto, se o Informatico.pt o entender, podem ser resolvidos outros problemas na mesma intervenção.


CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

O Informatico.pt, na sua loja online dispõe de várias opções de pagamento da sua encomenda: 


Paypal

O Cliente terá de colocar/informar todos os dados pedidos. Se a informação sobre a transação dada pela plataforma de pagamento for de não aceitação do pagamento, a encomenda será cancelada e o Cliente será informado deste facto. (O cancelamento do pagamento é alheio ao Informatico.pt). 


Cartão de crédito (Visa e MasterCard)

O Cliente terá de colocar/informar todos os dados pedidos. Se a informação sobre a transação dada pela plataforma de pagamento for de não aceitação do pagamento, a encomenda será cancelada e o Cliente será informado deste facto. (O cancelamento do pagamento é alheio ao Informatico.pt).


MBNet

O Cliente terá de colocar/informar todos os dados pedidos. Se a informação sobre a transação dada pela plataforma de pagamento for de não aceitação do pagamento, a encomenda será cancelada e o Cliente será informado deste facto. (O cancelamento do pagamento é alheio ao Informatico.pt). 


Multibanco

Dispõe de 24 horas após ter efetuado a encomenda para proceder ao pagamento numa caixa ATM (multibanco) ou no home banking, utilizando os dados fornecido na confirmação da sua encomenda (entidade/referência/valor) e enviados para o e-mail de registo. Estes dados também ficam gravados na conta cliente em “encomendas”. Caso após o 2º dia o respetivo pagamento não for efetuado a encomenda será cancelada. 


Transferência bancária

Dispõe de 24 horas após ter efetuado a encomenda para proceder ao pagamento numa caixa ATM (multibanco) ou no home banking, utilizando os dados fornecido na confirmação da sua encomenda (IBAN/BIC/SWIFT e valor) e enviados para o e-mail de registo. Estes dados também ficam gravados na conta cliente em “encomendas”. Caso após o 5º dia o respetivo pagamento não for efetuado a encomenda será cancelada.

  • PT – Maria Adelaide de Queirós Alves e Almeida
  • Banco: Millennium BCP – Banco Comercial Português
  • Balcão: Lamego
  • NIB: 0033 0000 45472531643 05
  • IBAN: PT50 0033 0000 4547 2531 6430 5
  • BIC/SWIFT: BCOMPTPL

Vales / talões / cupões

Os vales, talões ou cupões de desconto obtidos na loja física do Informatico.pt são válidos na loja online e os vales obtidos na loja online são válidos na loja física do Informatico.pt. Códigos promocionais – Os códigos promocionais obtidos na loja online são válidos apenas na loja online (não são válidos na loja física do Informatico.pt).


CONDIÇÕES DE GARANTIA

nº DL 67/2003 de 8 de abril, com alterações introduzidas pelo DL 84/2008, de 21 de maio. Todos os equipamentos estão abrangidos por uma garantia de conformidade de 2 anos, com a exceção de consumíveis, componentes e acessórios, que terão a garantia referida pelos respetivos fabricantes. Para beneficiar dessa garantia, o Cliente deverá conservar a fatura como prova de compra.


Produto com defeito ou avaria

Poderá dirigir-se à nossa loja em Lamego com a fatura do artigo, para a situação ser avaliada. ou Poderá comunicar o mesmo por email ou carta postal ao Informatico.pt, informando o número da sua encomenda e a descrição do mau funcionamento. Os custos com a devolução ou recolha de artigos dentro do período da Garantia, serão suportados pelo Informatico.pt. Após a receção do artigo nas instalações do Informatico.pt faremos a verificação técnica e, em caso de comprovarmos qualquer falta de conformidade, o artigo será entregue na assistência técnica da marca para a falta de conformidade ser reparada, ou substituído. Se a verificação técnica detetar sinais de mau uso, e/ou qualquer problema que possa ter causado o mau funcionamento do artigo (por ex: queda, humidade, etc.) será contactado para nos indicar se pretende que procedemos à reparação do equipamento remetendo o mesmo para a assistência técnica da marca.


Garantia de Reparação e Peças

O serviço de reparação efetuado no nosso laboratório ou no domicílio têm a garantia de 90 dias (3 meses) a contar da data da entrega do equipamento ou da sua conclusão. Com exceção de avarias causadas por líquidos em componentes eletrónicos em que os serviços de reparação não têm qualquer tipo de garantia. A garantia só é válida para o mesmo tipo de avaria reportado e que deu origem à reparação anterior. A garantia de reparação não é válida nos seguintes casos;

  1. o sintoma de avaria não seja igual ao manifestado na reparação anterior;
  2. o equipamento tiver, entretanto, sofrido intervenção técnica de outro técnico ou pessoal não autorizado;
  3. a integridade física interna ou externa do equipamento estiver adulterada por causa exterior ao mesmo.

As peças usadas na reparação têm garantia aplicável de acordo com a lei em vigor, que no caso dos componentes novos é de 2 anos, salvo indicação contrária. As peças que não foram instaladas no nosso laboratório não têm qualquer garantia.


ENCOMENDAS DE PRODUTOS

 

Pedidos de encomenda

O utilizador poderá efetuar a sua encomenda online, em www.Informatico.pt. As encomendas na loja online do Informatico.pt podem ser feitas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Enquanto navegar na loja, poderá adicionar ao carrinho de compras, carregando no botão “ADICIONAR”. Quando terminar a seleção dos produtos, poderá selecionar a opção “Seguir para a encomenda”, para efetuar a compra. No campo “local de entrega” poderá optar pelo levantamento na nossa loja em Lamego ou com entrega numa morada que indicar. Com levantamento na loja em Lamego, ficará limitado ao stock existente na loja. 

Após ter introduzido os seus dados pessoais, ser-lhe-á pedido que os confirme e que confirme igualmente a intenção de efetuar a encomenda. Feita a confirmação, a encomenda será enviada para a loja online do Informatico.pt. A sua encomenda não será aceite e o contrato não se encontra concluído enquanto não receber, por e-mail, a confirmação da aceitação da encomenda pelo Informatico.pt. Tendo sido aceite a sua encomenda, ser-lhe-á comunicada a referência que lhe permitirá acompanhar a entrega dos produtos. Só serão aceites encomendas cujas entregas sejam efetuadas em Portugal Continental, nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.


Prazos de Entrega

Só serão aceites encomendas cujas entregas sejam efetuadas em Portugal Continental, nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Não são aceites encomendas para entrega em apartados. As encomendas de pequeno porte (até 0,5 kg) serão normalmente entregues por estafeta (CTT Expresso) entre as 24 horas e as 48 horas nos dias úteis, ou por transitários para encomendas de grande porte (mais de 0,5 Kg), no período da manhã entre as 8 horas e as 14 horas e período da tarde entre as 14 horas e as 20 horas, de segunda a sábado. 

Para encomendas com pagamento por Transferência Bancária, Cartão de Crédito, Multibanco, MBnet o prazo de expedição será, em princípio, de até 48 horas e aos dias úteis, a partir da data de receção e confirmação do pagamento da encomenda pelo Informatico.pt, salvo rutura de stock, em que será proposto um prazo de expedição alternativo. A entrega será feita mediante assinatura do recibo de receção, por qualquer pessoa que se encontre na morada indicada e que fica, a partir desse momento, responsável pela entrega ao Cliente. 

Caso não se encontre ninguém na morada indicada, a encomenda ficará na estação dos CTT da área da morada durante 3 dias úteis, após o que será devolvida ao Infrormatico.pt, para encomendas em que o meio de expedição sejam os CTT Expresso. Para as restantes, os artigos regressarão no dia seguinte ao Informatico.pt. Para as encomendas que retornem ao Informatico.pt, será calendarizada nova entrega, sendo esta custeada pelo Cliente. O pagamento poderá ser feito no momento da confirmação da encomenda através de Paypal, Multibanco, MBNet, Cartão de crédito – VISA/MasterCard (sujeito a confirmação) e Transferência Bancária.


Cancelar Encomenda

Se efetuou uma encomenda no nosso site e esta ainda não foi expedida, pode solicitar a alteração de artigos, morada ou pedir o cancelamento. Para isso deve enviar um email para geral@informatico.pt ou telefonar para 966 174 225. Não é possível, salvo acordo em contrário, o cancelamento de encomendas de produtos ou serviços nos seguintes casos:

  1. a) Prestação de serviços cuja execução tenha tido início, com o acordo do consumidor.
  2. b) Fornecimento de bens ou de prestação de serviços cujo preço dependa de flutuações de taxas do mercado financeiro que o fornecedor não possa controlar.
  3. c) Fornecimento de bens confecionados de acordo com as especificações do consumidor ou manifestamente personalizados ou que, pela sua natureza, não possam ser reenviados ou sejam suscetíveis de se deteriorarem ou perecerem rapidamente.
  4. d) Nos casos em que tenha sido expressamente acordado com entre comprador e vendedor a renuncia deste direito dentro de uma prazo de fornecimento acordado.

Danos durante o transporte

Artigos de pequeno porte (até 0,5 Kg), normalmente entregues por estafeta (CTT Expresso): No ato da entrega, verifique o estado da embalagem. Se esta apresentar alguma anomalia (caixa danificada, molhada, rasgada, …), deverá RECUSAR a encomenda (neste caso, sem a abrir). Se decidir aceitar a encomenda, deve solicitar a folha de entregas ao estafeta e colocar o que verifica visualmente na embalagem e em acréscimo escrever também “reservas no ato de entrega, sujeito a conferência”. 

Artigos de grande porte (> 0,5 Kg), normalmente entregues por transitários: Solicite SEMPRE o desembalamento do(s) artigo(s). Verifique se o(s) artigo(s) possui algum dano estético exterior e/ou interior visível. Caso tenha, NÃO o(s) aceite. Verifique se o(s) artigo(s) possui todas as peças ou componentes. Caso não tenha, NÃO o(s) aceite. Se o artigo não estiver em perfeitas condições deve recusar o artigo no ato da entrega.


Levantamento na Loja física

No ato do levantamento verifique o estado da embalagem. Se esta apresentar alguma anomalia (caixa danificada, molhada, rasgada,…), deverá recusar a encomenda (neste caso, sem a abrir). Solicite SEMPRE o desembalamento do(s) artigo(s): caso se trate de uma TV/LED solicite que liguem o mesmo. Se o artigo não estiver em perfeitas condições, deve recusar o mesmo no ato do levantamento.


RESOLUÇÃO DO CONTRATO

O Cliente possui, nos termos da lei aplicáveis, o direito de resolução contratual (sem pagamento de indemnização e sem necessidade de indicar o motivo), que deverá ser exercido por escrito, através do formulário de livre resolução (disponível na área cliente em www.Informatico.pt), e-mail, carta ou telefone ao Informatico.pt, no prazo de 14 dias a contar da data de receção da encomenda (artigo 10º, nº 1 do DL 24/2014 de 14 fevereiro). 

Os artigos terão de ser devolvidos no prazo de 14 dias após a comunicação da decisão de resolução do contrato e acompanhados da fatura original (artigo 13º, nº 1 do DL 24/2014 de 14 fevereiro). Os custos de transporte dos artigos devolvidos serão suportados pelo Cliente, exceto quando estes não puderem, pela sua natureza ou dimensão, ser devolvidos por correio. (artigo 13º, nº 2 do DL 24/2014 de 14 fevereiro). Caso deseje proceder à troca ou devolução de artigos, poderá dirigir-se à nossa loja em Lamego, ou contactar o Informatico.pt, que lhe fornecerá todas as informações sobre o processo de troca/devolução. Em caso algum envie os artigos sem contacto prévio pois os mesmos não serão rececionados.


Devolução, trocas e reembolsos

Restituição dos artigos e seus acessórios em bom estado, com embalagem original completa e acompanhados das respetivas faturas; CDs, DVDs e Software em embalagem plástica original selado e com selo IGAC intacto; Eletrodomésticos de utilização pessoal (máquinas de barbear, depiladoras, escovas de dentes…), em embalagem original selada, salvo falta de conformidade; Artigos alimentares (café, pastilha de café, cápsulas de café …), em embalagem original selada. (artigo 13º, nº 3 do DL 24/2014 de 14 fevereiro), (artigo 14º, nº 2 do DL 24/2014 de 14 fevereiro) e (artigo 17º, nº 1 do DL 24/2014 de 14 fevereiro). 

O Informatico.pt não aceita a devolução ou troca destes artigos depois de usados. Após contacto com o Informatico.pt e lhe serem dadas as indicações de devolução, poderá enviar-nos o artigo devidamente acondicionado, com embalagem original para a seguinte morada:

  • Informatico.pt – Maria Adelaide de Queirós Alves e Almeida
  • Rua Aquilino Ribeiro, Bloco 7, Loja 1
  • 5100-111 Lamego

Todos os artigos serão verificados à chegada ao nosso serviço e só serão aceites para troca ou devolução aqueles que respeitarem as condições de devolução. Se optar pela devolução do valor informamos: O reembolso é efetuado pelo mesmo meio em que foi efetuado o pagamento. 

No caso de pagamento por Multibanco ou Transferência Bancária solicitamos que nos faculte um IBAN (número internacional de conta bancária), poderá fazê-lo na sua área de cliente, para podermos fazer a devolução de uma forma mais rápida. Na eventualidade de ter recebido artigos danificados ou com problemas técnicos, o Informatico.pt agendará a recolha dos mesmos no local que nos indicar, na mesma zona de expedição da encomenda original, sem quaisquer encargos para o Cliente. 

A devolução só será efetuada após a verificação técnica do estado do produto, dentro do prazo máximo de 14 dias a contar da data de receção da comunicação de livre resolução. O Informatico.pt reserva-se o direito de não aceitar artigos que não cumpram estas condições.


SERVIÇO ASSISTÊNCIA À DISTÂNCIA

O serviço de assistência à distância do Informatico.pt, permite estabelecer uma ligação à distância para prestação de serviços informáticos, dispensando a deslocação do informático à sua residência ou às suas instalações. Ao utilizar este serviço, o cliente confirma que leu com atenção e que aceita todas as condições de utilização desta página.


Condições Gerais

Em situações pontuais, o Informatico.pt , reserva-se ao direito de não efetuar as reparações sem a concordância escrita do cliente. O tempo máximo da assistência à distância não poderá exceder os 60 minutos, findos os quais, passar-se-á a uma assistência local com a concordância do Cliente e sujeita às condições gerais de assistência técnica para serviços.


Preços e Pagamentos

O serviço de assistência à distância só será faturado caso o problema identificado obtiver resolução à distância. Caso contrário, e com a necessidade de intervenção posterior no local, será apenas faturada essa intervenção. O valor mínimo de cobrança para assistências à distância é estabelecido tendo em conta: 

  • Clientes com contrato ativo (*) – sem custo, incluído nas condições do contrato;
  • Cliente sem contrato – a assistência à distância é taxada em períodos de 15 minutos. 

As faturas referentes a assistências à distância vencem imediatamente após a sua emissão. O não cumprimento do estabelecido na alínea anterior, compromete a execução de futuras assistências. As presentes Condições de Aceitação vigoram para as assistências à distância.


Garantias

A desconfigurarão das definições ou parâmetros do equipamento e as alterações provocadas por vírus informático não são consideradas ao abrigo da Garantia. O Informatico.pt, assegura o tratamento dos dados dos seus clientes de acordo com os requisitos legais para a proteção de dados pessoais.


Responsabilidades

O Informatico.pt não será responsável, em caso algum, por lucros cessantes e danos emergentes, diretos ou indiretos, devido à paragem por avaria dos equipamentos em manutenção à distância, sendo o limite máximo da sua responsabilidade, nos casos em que esta lhe seja imputada, o valor do próprio equipamento. O Informatico.pt não se responsabiliza pela eventual perda de dados, parcial ou total, relativa a todo o material e/ou equipamento sob intervenção à distância, ou colocado à sua responsabilidade sob quaisquer outras razões e seja para que efeitos. 

É pois, da inteira e exclusiva responsabilidade do cliente a realização de cópias de segurança (backups) antes da realização da intervenção à distância efetuada pelo Informatico.pt, presumindo o informatico.pt que, aquando do acesso à distância do seu técnico ao equipamento, tais cópias de segurança foram previamente realizadas. A responsabilidade do Informatico.pt, vai até ao limite da reposição do material (hardware) eventualmente danificado e da reinstalação dos programas originais licenciados pelo cliente, excluindo sempre qualquer reposição dos dados pertencentes aos clientes ou a software não licenciado.


Processo de Assistência

Só depois de recebermos o seu “Código de Identificação” e a sua “Senha de Autorização” é que a ligação será estabelecida. Nesse momento, o nosso informático terá controlo sobre o rato e teclado do seu computador. Irá visualizar todas as ações efetuadas pelo Informático tal como se estivesse a trabalhar normalmente no seu computador. Depois da sessão terminar, a ligação só será possível outra vez com uma nova autorização da sua parte. Uma vez que o técnico irá ver o seu ecrã recomendamos que não tenha aberto nenhum ficheiro ou aplicação com informação sensível ou confidencial.


RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Estamos empenhados em resolver quaisquer reclamações sobre a forma como recolhemos ou usamos os seus dados pessoais. Se gostaria de fazer uma reclamação sobre estes Termos ou nossas práticas em relação aos seus dados pessoais, entre em contato connosco em: geral@informatico.pt. Responderemos à sua reclamação assim que pudermos e, em qualquer caso, dentro de 30 dias. Esperamos resolver qualquer reclamação que seja levada ao nosso conhecimento, no entanto, se achar que a sua reclamação não foi adequadamente resolvida, reserva-se no direito de entrar em contato com a autoridade supervisora de proteção de dados local.

Nos termos do Regulamento (UE) n. º 524/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de Maio de 2013, pode recorrer à plataforma ODR – RLL em português. Pode consultar a lista dos RAL (entidade de resolução alternativa de litígios) no seguinte link.


DISPOSIÇÕES FINAIS

O Informatico.pt poderá enviar ao Cliente informações sobre novos produtos, promoções ou outras de interesse para os Clientes da Loja Online. Para quaisquer comentários ou dúvidas, por favor contacte-nos através do número 966 174 225 (Segunda a Sábado: das 10h às 20h) ou por email através do nosso formulário de contactos.

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