Provavelmente já precisou de guardar mapas completos do GoogleMaps. De facto, o O Google Maps é um dos serviços mais úteis da internet. Se tem de ir para algum lado e não sabe como lá chegar, basta procurá-lo no site para saber exactamente onde é e quais direcções deve tomar para encontrar ao local desejado.

Foto de Element5 Digital no Pexels
Nestes casos, se não tem um dispositivo móvel, o que costuma fazer? A grande maioria das pessoas anotam as ruas por onde tem de passar num pedaço de papel ou pura e simplesmente imprimem a página inteira, o que dá uma visão bastante limitada do trajecto.
Saiba que existe uma maneira mais prática e simples de registar a forma de chegar ao destino desejado através do serviço de localização do Google. Com o Google Maps Saver, pode ter o mapa sempre à mão.
Como guardar Mapas offline
Pode parecer um exagero, mas o Google Maps Saver é uma espécie de serviço do Google em versão offline. Como assim? Simples, ele procura o local desejado e cria um ficheiro de imagem, que pode ser visualizado em qualquer altura, mesmo sem ligação à a internet.
Isto torna-se bastante prático, já que não é preciso estar com o trabalho de anotar todo o percurso ou imprimir uma grande quantidade de conteúdo inútil, basta apenas o mapa para que se consiga localizar. Com o Google Maps Saver “fotografa” o mapa, seja na visualização padrão do site, ou nos modos “Satélite” e “Híbrido”.
Além disso, também pode configurar a resolução do mapa e alterar o tamanho para o tamanho que melhor lhe convier. Assim pode facilmente salvar a imagem e imprimi-la num pequeno pedaço de papel ou utilizar a figura do Google Maps em grande escala. O próprio programa já possui algumas medidas prontas, mas pode inserir qualquer medida.
![]()
Outra vantagem do Google Maps Saver são as extensões. Apesar de possuir apenas cinco tipos de ficheiros (JPEG, PNG, BMP e TARGA), pode determinar a qualidade do mapa em algumas das extensões. No caso da JPEG e PNG, é possível salvá-las em alta, média e baixa qualidade.
Mapa: Gigante jpeg
Como descarregar mapas do Google Maps
A aplicação possui uma irritante marca d’água, que fica sobre a imagem que se guarda e pode atrapalhar a visualização do mapa, principalmente sobre as localidades centrais. Para removê-la, basta clicar no botão “About” (Sobre), no canto superior esquerdo e seleccionar a opção “I Agree” (Eu concordo) para concluir o registro de utilização e fazer com que esse pequeno incomodo desapareça.
O Google Maps Saver é uma boa ferramenta para quem precisa chegar a algum lugar, não faz ideia de onde fica e quer ter um mapa à mão para não se perder ou simplesmente quer salvar uma imagem do Google Maps.
Possui uma interface simples, que permite ao utilizador guardar a imagem com as configurações desejadas, alterando a resolução, o formato ou a aparência do mapa.
Contudo, a visualização por vezes torna-se lenta e as localidades demoram a aparecer, principalmente quando o zoom é maior. Além disso, buscas mais específicas, como algumas ruas e até mesmo cidades, não são precisas e apresentam um resultado menos rigoroso.
Download: Google Maps Saver
Também já precisa de descarregar mapas do Google Maps?
De facto é uma coisas que por vezes precisamos de fazer e que, na nossa modesta opinião devia fazer parte do Google Maps. Ou seja, sempre que quisesse-mos descarregar algum mapa para depois o conseguir-mos utilizar offline, tínhamos um botão de Download que podia-mos utilizar. Mesmo que fosse necessário cumprir com alguns requisitos ou algum tipo de validação para comprovar-mos que não somos um script automático que está a tentar descarregar todo o Google maps.


