Até hoje, os tablets jamais conseguiram atingir o nível do notoriedade dos smartphones e o facto de estes últimos terem um ecrã cada vez maior, só contribuiu para o declínio do mercado dos tablets, cada vez com menor expressão.
A limitação imposta pela dimensão do ecrã dos smartphones, acaba por ser colmatada, com o recurso a um monitor ou televisão. Para esse efeito, algumas marcas têm vindo a apostar em soluções proprietárias, mas até neste momento sem grande expressão.
Imagem de ArtificialOG por Pixabay
A Microsoft tem um Continuum, mas “não tem” telefones w a Samsung vai a fazer experiências com o Dex. A Huawei tem no EMUI Desktop a a sua solução para transformar o smartphone num equipamento de trabalho, mas a marca chinesa esteve a trabalhar numa outra solução, que traz o Windows 10 até ao ecrã dos seus topo de gama.
A solução baseada na nuvem, foi apresentada no CES Asia 2018 em Shanghai e para já, simplesmente está disponível em território Chinês, não havendo dados relativamente a uma possível chegada aos mercados ocidentais.
Como podemos utilizar o windows 10 no smatphone?
Para utilizar esta funcionalidade, o utilizador tem de ligar o smartphone à TV, através da porta USB-C. Ao correr a app, é efectuada uma ligação a um serviço na nuvem, que disponibiliza uma instalação dos Windows, como temos a correr localmente num vulgar computador.
De referir que de momento, esta funcionalidade simplesmente está disponível aos Huawei P20, Huawei Mate RS, Huawei Mate 10 e Huawei MediaPad M5.
É uma solução que poderá ser interessante, possibilitando a substituição dos PCs em muitos locais de trabalho, mas para tal terá de chegar a smartphones de gama média, com um menor custo de aquisição.
De facto, o Huawei Cloud PC é um serviço que requer uma aplicação especial fornecida pela Huawei App Store para Android. A aplicação permite-lhe visualizar a área de trabalho do Windows 10 no ecrã do seu smartphone ou num monitor externo ligado.
De acordo com um relatório hands-on, o serviço é baseado na plataforma FusionCloud Desktop da Huawei, originalmente desenvolvida para a empresa. O serviço da Huawei deve ser utilizado em “thin clients”, outra palavra para PCs com hardware extremamente baixo.
Esses thin clients acedem a um PC virtual em execução na nuvem que fornece o sistema operativo, a capacidade de processamento e grandes espaços de armazenamento não possíveis na máquina thin client.
Podemos utilizar os ficheiros do telemóvel no Windows 10?
O mais interessante é que o Huawei Desktop Protocol permite que o Windows 10, executado na nuvem, aceda às fotos e outros ficheiros armazenados no seu telefone.
Ou seja, pode por exemplo com um smartphone Mate 10 tirar uma foto e depois editar a imagem no Photoshop instalado no Windows 10 na nuvem. Aliás, pode instalar programas e aplicações na máquina virtual e até mesmo abrir grandes desenhos CAD, o que não consegue fazer num simples smartphone.
Infelizmente, por enquanto, devido a problemas de latência, o serviço só estará disponível na China, isto devido à localização dos servidores da Huawei. Se o Huawei Cloud PC se revelar popular, a empresa poderá adquirir servidores adicionais em toda a Europa para expandir o serviço para outros países. Mas dado o status atual da Huawei com o governo americano, o lançamento do serviço nos Estados Unidos pode não ser uma opção.
Ao mesmo tempo, a Microsoft empurrou uma versão móvel do Windows 10 para smartphones. Embora os telefones que ostentavam a plataforma fossem correndo, a Microsoft manteve o sonho vivo no seu programa Windows Insider.
Mas seu fim parecia inevitável e a plataforma finalmente chegou a sua conclusão em Janeiro, quando a Microsoft parou de fornecer versões preliminares.
Quanto custará o windows 10 no smartphone
O Android atualmente domina o mercado de smartphones fora da família iPhone da Apple, e a Microsoft até oferece seus melhores serviços em ambas as plataformas. O streaming do Windows 10 a partir da nuvem parece ser a melhor coisa a ter o Windows 10 Mobile instalado no seu dispositivo.
Mas o streaming do Windows 10 não será gratuito, já que a Microsoft normalmente cobra uma taxa de licenciamento por estação.
A lista atual de dispositivos compatíveis da Huawei para seu novo serviço inclui os smartphones P20 e P20 Pro, Mate 10 e Mate R5, juntamente com o tablet MediaPad M5.