A tecnologia nem sempre é perfeita e por vezes aparecem alguns problemas que conseguimos resolver sozinhos. De facto, os telemóveis podem ter falhas, que às vezes nos causam sérios transtornos. Por isso, decidimos fazer uma lista com as 20 principais soluções para os problemas mais comuns que pode ter com o seu telemóvel. É uma lista útil sobretudo para conseguir resolver sozinho os pequenos problemas sem perder a cabeça e o dinheiro.
Mas é claro, existem muitos problemas que são mais difíceis de resolver, especialmente se não é um especialista em tecnologia. Nesses casos, se não conseguir resolver sozinho, recomendamos que leve o seu telemóvel a um técnico especializado como o www.informatico.pt.
Aceite o nosso convite e descubra a seguir algumas coisas que talvez não saiba sobre o seu telemóvel.
20 Problemas e soluções comuns de telefones telemóveis
Photo by Johan Desaeyere on Unsplash
1. Telemóvel muito lento
Sim, o problema da lentidão é uma coisa que todos já tivemos com o telemóvel pelo menos uma vez. De facto, é o problema mais comum do telemóvel e pode estar associado a telefones mais antigos. No entanto, os equipamentos mais recentes também podem ter o mesmo problema. Quando a memória RAM começa a ficar cheia de aplicações e ficheiros que já não utiliza ou se quer precisa, o seu telemóvel começa a responder mais lentamente.
Solução
Limpe o seu telemóvel e feche ou desinstale as aplicações, ficheiros e depois limpe os dados da memória cache. Se instalou recentemente uma aplicação e o seu telemóvel não está a funcionar bem, desinstale-a e verifique se o seu telemóvel já funciona mais rápido. Se isso não ajudar, também pode tentar guardar as informações importantes no Google Drive, Dropbox ou no seu computador. Depois disso, pode restaurar o seu telemóvel com as configurações de fábrica.
Photo by Daniel Korpai on Unsplash
2. Bateria dura muito pouco
Outro problema muito comum, é quando o telemóvel deixa de ter bateria suficiente, mesmo quando o utiliza pouco tempo. Existem diferentes fatores que podem afetar a vida útil da bateria e deve tê-los em conta antes de trocar a bateria.
Solução
Primeiro, deve tentar diminuir o brilho do ecrã e desligar o GPS, o WiFi e o Bluetooth se não os estiver a utilizar. Além disso, também pode ativar o Modo de economia de bateria e verificar se a bateria dura mais tempo. Também deve verificar a utilização da bateria nas configurações do telefone e ver quais são as aplicações que consomem mais bateria. Depois, pode fechar ou desativar as que são mais gulosas em termos de bateria, isto se efetivamente não precisa delas.
Photo by Jonathan Kemper on Unsplash
3. Telemóvel aquece muito
Esse problema muito comum pode estar relacionado com o anterior. Às vezes, um telemóvel aquece mais que o normal por causa de problemas relacionados com a sua bateria. No entanto, o problema do aquecimento pode estar relacionado com o seu carregador e o local onde normalmente tem o telemóvel. Se for esse o caso, corrija já essas situações porque pode acabar por danificar seriamente a bateria e o ecrã do seu telemóvel.
Solução
Antes de fazer alguma coisa, tente primeiro as soluções anteriores. Assim consegue ter a certeza que o problema está realmente relacionado com a bateria. Se o telemóvel continuar a aquecer mais que o normal, então tente colocá-lo num local mais fresco, longe do calor do sol. Além disso, também pode perder algum tempo a “atualizar” o seu telemóvel antes de o começar a utilizar novamente.
Photo by Thought Catalog on Unsplash
4. Sem espaço de armazenamento
Talvez seja daqueles utilizadores que guarda muitas fotos, músicas, documentos e outros ficheiros. Mesmo que não precise deles, insiste em não os apagar. Às vezes, esses ficheiros são tão antigos que até se esquece que os tem guardados no telemóvel. Além disso, há muitas aplicações desnecessárias que ocupam um espaço de armazenamento importante que pode ser utilizado para outros recursos.
Solução
Este quarto problema pode estar relacionado com o primeiro que já mencionamos anteriormente. Quando ocupa o espaço de armazenamento do seu telemóvel ele tende a responder mais lentamente. Portanto, as soluções possíveis para esse problema são as mesmas. Ou seja, tente apagar os ficheiros e as aplicações que já não utiliza. Além disso, também pode apagar os registos das chamadas e mensagens de texto mais antigas. Com isso irá libertar mais espaço e melhorar o desempenho do seu telemóvel. Tente transferir os ficheiros que precisa de guardar para um serviço de cloud on-line. Ou então compre um cartão microSD para guardar esses dados mais valiosos num local seguro.
Photo by Sarah Kilian on Unsplash
5. Aplicações falham e bloqueiam
Este é mais um problema comum, embora seja mais irritante, não é tão difícil de resolver. Embora não fosse suposto acontecer, a verdade é que as aplicações às vezes têm desses problemas. São anomalias que podem estar relacionadas com erros da própria aplicação ou então do seu sistema operativo. Muitas vezes não é o sistema operativo mais adequado (antigo) para a versão das aplicações que tem instaladas. Ou seja, as aplicações estão constantemente a acrescentar novas funcionalidades e a melhorar alguns pormenores relacionados com o desempenho. O que acontece é que às vezes o telemóvel simplesmente não suporta a versão mais recente e essa aplicação começa a falhar constantemente.
Solução
A primeira coisa que deve tentar é reiniciar o seu telemóvel e começar a utilizar a aplicação novamente. Além disso também pode aceder ao Gestor de Aplicações e parar a aplicação que está com problemas. Aliás, às vezes a limpeza dos dados da memória cache dessa aplicação pode ser a solução. No entanto, se a aplicação depois disso continuar a fazer o mesmo, tente desinstalar a aplicação e instalá-la novamente. Mas como já falamos atrás, às vezes as aplicações tem muitos bugs que causam esses problemas.
Photo by Georg Arthur Pflueger on Unsplash
6. Telemóvel bloqueia
Sim, é uma coisa que acontece muito, especialmente em telemóveis ou equipamentos mais antigos sem espaço de armazenamento. O que as pessoas costumam fazer para poderem continuar a utilizar o telemóvel é reiniciar. Mas quando isso não funciona, quando possível, retiramos a bateria do telemóvel e tudo volta ao normal. No entanto, alguns telefones modernos não têm essa opção porque as suas baterias não podem ser removidas. Mas não se preocupe, descubra a seguir o que pode fazer e como o deve fazer.
Solução
Dependendo do seu telemóvel, aqui estão as etapas que deve seguir para o conseguir reiniciar:
- Apple (iOS8 ou superior)
- Clique uma vez no botão Aumentar Volume
- Clique uma vez no botão Diminuir volume
- Mantenha a tecla Liga/Desliga pressionada por 15 segundos.
- Apple (iOS7 ou inferior)
- Pressione a tecla Liga/Desliga + Diminuir volume ao mesmo tempo por 10 segundos ou até o logotipo da Apple aparecer.
- Samsung
- Pressione a tecla Liga/Desliga + Diminuir volume ao mesmo tempo por 15 segundos ou até o logotipo Samsung aparecer.
- Sony
- Pressione a tecla Liga/Desliga + Aumentar volume ao mesmo tempo por 10 segundos
- Quando o telefone vibrar, pressione a tecla Liga/Desliga normalmente para ligar o telemóvel.
- Nokia / HMD :
- Pressione a tecla Liga/Desliga + Aumentar volume ao mesmo tempo por 15 segundos ou até o logotipo do Android aparecer.
7. Não conseguir descarregar aplicações
Os utilizadores queixam-se muito desse problema, que às vezes consegue ser resolvido com apenas alguns passos. A origem do problema tem muitas vezes a ver com a memória cache que fica corrompida. De facto é um situação irritante mas que pode ser muito facilmente resolvida.
Solução
A solução para este problema passa por tentar limpar a memória cache das aplicações. Também deve limpar o histórico do Google Play e do Google Play Services. Lembre-se de reiniciar o seu telemóvel depois de fazer isso e tente fazer o download da aplicação novamente.
8. Cartão de dados MicroSD não funciona
Tem o telemóvel sem espaço de armazenamento e não quer perder os seus ficheiros? Como está muito ocupado para os mover para outro local, provavelmente pensa no antigo cartão microSD que comprou há alguns anos. Mas, eis que surge o problema… O seu equipamento não está a reconhecer o seu cartão de dados microSD.
Solução
Pois, o seu cartão microSD provavelmente tem erros e o seu telemóvel não é capaz de o reconhecer. Tente ligar esse cartão a um leitor de cartões num computador e formate-o pelo menos duas vezes. Desligue o seu telemóvel, volte a inserir o cartão de dados e ligue-o novamente. Vai ver que o problema fica resolvido e o telemóvel já consegue reconhecer o seu cartão de dados para copiar as suas coisas.
Photo by Bruno Gomiero on Unsplash
9. Telemóvel molhado ou caiu à água
Não se sinta mal se deixou cair o telemóvel e agora está molhado. Isso acontece muito e na maioria das vezes pode ser resolvido.
Solução
A primeira coisa que NÃO deve fazer é ligar o equipamento. De facto é a pior coisa que pode fazer depois de ter tido o azar de molhar o telemóvel. O que deve fazer é tirar a bateria e colocar o telemóvel numa tigela cheia de arroz. Isso vai ajudar a absorver alguma humidade. Depois, logo que possa, leve-o a uma loja que faça reparações de telemóveis como por exemplo o www.informatico.pt.
Photo by Steve Johnson on Unsplash
10. Ficha de carregamento danificada
Como tudo na vida, nada dura para sempre, e o seu telemóvel não é exceção. As fichas ou os conectores de carga ou de carregamento tendem a deteriorar-se com o passar do tempo. A utilização indevida ou a sujidade podem ser alguns fatores que aumentam essa deterioração. De facto, é um problema bastante comum que às vezes precisa de ser resolvido por um especialista. No entanto, pode tentar sempre fazer algumas coisas para ver se consegue que o telemóvel volte a funcionar novamente.
Solução
Assim, antes de levar o telemóvel à loja para reparação, tente limpar a porta ou ficha onde liga o carregador com uma escova de dentes nova e seca. Além disso também pode tentar limpar com um cotonete seco. Tente retirar da ficha a poeira e a sujidade que impedem que o telemóvel carregue corretamente. Se isso não funcionar, então leve o telemóvel a loja de assistência técnica mais próxima.
Claro que estes 10 problemas não são os únicos que os telemóveis têm. Mas, segundo as pesquisas da internet, são os mais comuns. No entanto, decidimos adicionar ainda mais 10 problemas. Para facilitar a leitura divididos esses problemas em 2 grupos. No primeiro grupo falamos de problemas do Android e no segundo grupo de problemas com equipamentos com iOS. Por isso de uma vista de olhos na listagem a seguir e talvez encontre a solução para um problema que está a ter como o seu telemóvel.
5 problemas comuns do Android
11. Erros aos descarregar aplicações do Google Play Store
Sim, é uma situação frequentemente com que se deparam alguns utilizadores do Android. Por vezes, as pessoas tendem a entrar em pânico. Ou seja, acham que não há nada que possam fazer e que já não vão poder descarregar mais nada a partir desse momento. Mas isso não é verdade, descontraia-se, temos 2 maneiras de corrigir isso.
Solução
A primeira solução, é a mais conhecida, e passa por limpar a cache do Google Play. Como pode fazer isso? Vá a Configurações – Aplicações – Abra a Google Play Store – clique em Limpar cache – Reinicie o seu telemóvel.
A segunda solução que pode utilizar para tentar resolver o problema é limpar o histórico da Google Play Store. Sim, é ainda mais simples de fazer que a primeira Solução. Primeiro, precisa de abrir o Google Play Store – Configurações – Escolha Limpar histórico.
12. Erros aos abrir o Google Play Store
Sabemos o quanto é chato tentar-mos procurar uma aplicação e o Google Play bloqueia sem mais nem menos. De facto, é uma coisa que acontece frequentemente e que normalmente está relacionada com a memória cache que está corrompida. Por isso é um problema que pode ser resolvido com as etapas que mencionamos anteriormente.
Solução
Embora alguns menus variem, a maioria dos Androids tem as mesmas opções. Então, basta aceder a Configurações – Aplicações – Abrir Google Play Store – Limpar cache e dados – Reiniciar o telemóvel. Com isso deve conseguir corrigir o erro ao abrir Google Play Store. Mas, se mesmo assim não funcionar, tente fazer o mesmo com o Google Play Services e o Google Services Framework. Se mesmo assim não funcionar, com base no erro que lhe aparece pode conseguir descobrir aqui qual a sua origem e como tentar resolver.
13. Problemas de ligação
Por vezes, as ligações por Bluetooth ou WiFi tornam-se um pouco difíceis. De facto, este é um dos problemas mais comuns nos equipamentos Android. No entanto, podem ser resolvidos se seguir algumas das etapas simples que pode ver a seguir.
Solução
Para tentar resolver problemas com ligações recomendamos que ative o modo avião pelo menos durante 1 minuto. Em seguida, tente ligar-se novamente. Ocasionalmente, pode desligar e ativar a ligação que está a falhar e depois tentar ligar-se novamente.
14. Falhas de sincronização
Por vezes, estamos a tentar sincronizar a conta com uma aplicação específica, mas aparece uma mensagem a dizer que é impossível fazê-lo. Infelizmente, às vezes, a aplicação não mostra qual é o problema. Isso faz com que não tenhamos a certeza do que devemos fazer. Por isso, quando lhe aparecem falhas de sincronização, há algumas coisas que pode fazer.
Solução
Primeiro que tudo, confirme por favor se está ligado à Internet. Além disso verifique se os serviços que está a tentar sincronizar (como o Google ou o Dropbox) também estão a funcionar. Outra coisa que deve fazer é verificar se a sua password está correcta e depois tentar novamente. Se isso funcionar, remova totalmente a sua conta do seu equipamento e adicione-a novamente.
15. Mensagens não enviadas
Às vezes acontece estar a enviar uma mensagem para alguém e aparece no ecrã “Mensagem não enviada, toque para tentar novamente”. tenta repetidamente enviar a mesma mensagem, mas ela mostra o mesmo alerta irritante.
Solução
A primeira coisa que deve fazer é garantir que está ligado a uma rede WiFi ou que a sua rede móvel está a funcionar normalmente. Em seguida, clique na mensagem que não foi enviada e selecione a opção reenviar. Isso deve ser suficiente, mas se o problema se mantiver, tente reiniciar o telemóvel ou descarregue outra aplicação de envio de mensagens.
5 problemas comuns do iOS
16. O botão Control Center não responde
De acordo com a Apple Toolbox, alguns utilizadores têm relatado alguns problemas com o botão de Centro de controlo ou o botão de Início. Eles dizem que o botão está constantemente a bloquear e deixa de responder.
Solução
É isso que está a acontecer consigo? Então vá a Configurações e, em seguida, aceda ao Centro de Controlo para personalizar e apagar a aplicação específica que não funciona. Pode fazer isso deslizando para a esquerda e tocando em Apagar. Depois disso, deve reiniciar o equipamento e, uma vez ligado novamente, pode personalizar os controlos novamente e adicionar a aplicação que removeu antes.
17. iPhone aquece muito
Muitos clientes da Apple reclamam que os seus equipamentos ficam extremamente quentes. Algumas pessoas queixam-se que o seu iPhone está inchado e abriu-se sozinho. Esse problema já foi explicado neste artigo, mas nos iPhones tende a ser um problema mais comum que nos outros telemóveis.
Solução
Se estiver a utilizar uma aplicação específica e o telefone começar a aquecer mais que o normal, deixe-o descansar um pouco. Aliás, pode desativar o serviço de localização indo a Configurações e depois Privacidade. Recomendamos que o faça porque o serviço de localização utiliza GPS, Bluetooth e redes locais móveis para determinar onde está. De facto ter a localização ativa pode significar muita atividade para o seu telefone. Se estiver a carregar o iPhone e ele começar a aquecer mais que o normal, desligue-o por alguns minutos até que arrefeça. Depois, pode voltar a ligá-lo novamente à corrente. Também pode ajudar se retirar o seu iphone da capa ou da bolsa onde o costuma trazer antes de o ligar ao carregador. Isso ajuda o seu telefone a libertar mais algum calor enquanto está a receber carga.
Photo by Brett Jordan on Unsplash
18. Problemas ao ligar-se ao WiFi
Os utilizadores queixam-se no fórum da Apple que perdem a ligação Wi-Fi e não conseguem ligar-se a uma rede local. O que é certo é que a rede WiFi funciona com outros equipamentos. Os utilizadores dos iphones garantem que têm problemas para encontrar uma ligação estável. Antes de tentar descobrir o possível erro no seu telemóvel, verifique se o router está perto de si. Além disso, também deve ter a certeza de que consegue captar a sua rede Wi-Fi para e confirme se realmente está ligado à rede correta.
Solução
Uma solução passa por tentar reiniciar o seu equipamento nomeadamente o telemóvel e o router desligando-o e ligando-o novamente. Se ainda assim não responder, pode aceder às configurações para restabelecer a sua rede. Ele restaurará a rede Wi-Fi e a senha com a VPN e o APN do seu telemóvel. Caso o problema persista, lembre-se de que pode restaurar a configuração de fábrica eliminando todo o conteúdo. Antes de fazer isso, faça um backup de todos os ficheiros importantes que possui no telemóvel. Lembre-se que tudo irá ser apagado se fizer o restauro do seu equipamento.
19. O ecrã não é brilhante o suficiente
Alguns utilizadores comentaram que têm notado que o ecrã parece escuro, embora o brilho esteja no nível mais alto. Mas se esse for o seu caso, fique a saber que não é o único que já se queixou disso. Portanto, mantenha a calma e leia o que precisa de fazer para tentar resolver o problema.
Solução
Assim, para conseguir resolver esse problema, vá a Configurações gerais, acessibilidade e depois clique em Adaptações de ecrã. Vai encontrar uma opção para poder adaptar a intensidade das cores até considerar que está bem para si.
20. Não consegue ligar-se à App Store
De facto, é comum termos problemas quando tentamos fazer o download de aplicações. Mas há também alguns utilizadores que além disso também têm problemas para conseguirem aceder a própria App Store. Aparecem-lhes mensagens de erro a informar que atualmente os seus equipamentos não podem ligar-se à App Store.
Solução
Uma possível solução é corrigir a data e a hora do seu equipamento. Para isso desative a opção de definir a data e a hora automaticamente. Ou seja, em vez disso, defina a data e a hora manualmente. Em seguida, vá à App Store e deixe-a abrir por cerca de 5 segundos, pelo menos. Depois, ative a data e a hora automatica novamente e feche a App Store e abra-a novamente.
Considerações Finais:
De facto, temos certeza de que há muito mais problemas relacionados com telemóveis dos que enumeramos neste artigo. Independentemente de serem telemóveis Android ou telemóveis com a tecnologia iOS. No entanto, abordamos os problemas que nos pareceram mais comuns. Sinceramente, esperamos que estas soluções funcionem e o consigam ajudar. Partilhe conosco se já teve alguns desses problemas e como os resolveu!