Informatico.pt-Assistencia-a-Distancia

Satisfação

Garantida

Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

Carrinho

Compras

Minha Conta

Entrar | Registar

Descubra 13 segredos para poupar dinheiro nas compras online

O comércio eletrónico português acelerou consideravelmente devido à pandemia do coronavírus. Muitas pessoas que nunca compraram pela internet viram-se obrigadas a experimentar esta nova forma de adquirir produtos sem sair de casa e correr riscos. Boa parte gostou das facilidades e comodidades de fazer compras online e querem continuar a utilizar os serviços que, entretanto descobrirem online.

No entanto, os preços de produtos na internet podem variar muito. Por isso, é fundamental criar uma estratégia antes de começar a comprar. Assim, para o ajudar nesta aventura do comércio virtual, preparamos uma série de dicas que ajudarão a poupar dinheiro sempre que queira fazer compras online.

 

Descubra 13 segredos para poupar dinheiro nas compras online 1

Foto de Anna Shvets no Pexels

 

1 – Pesquisar e ter paciência são 2 fatores muito importantes

Assim como no comércio físico tradicional, nunca deve comprar nada na primeira loja que lhe aparece. O ideal é fazer uma pesquisa em diferentes sites da internet antes de confirmar a sua compra no primeiro que encontrou.

Recomendamos também que não utilize apenas os motores de busca tradicionais. Isto porque eles estão configurados para lhe mostrar em primeiro lugar os resultados das maiores lojas online. Por exemplo, procure também nas redes sociais. Têm muitos pequenos comerciantes que conseguem oferecer os mesmos produtos a preços inferiores às grandes lojas.

Procure também por sites onde possa consultar o histórico da evolução dos preços dos produtos. Isto porque, infelizmente é muito comum encontrarmos as chamadas “promoções falsas”. Os sites anunciam os seus produtos e oferecem descontos muito tentadores. Mas, na verdade, o valor do produto está mais alto do que o valor médio praticado atualmente no mercado.

Durante a sua pesquisa, tente perceber também se a procura pelo produto que precisa de comprar está ou não muito alta. Por exemplo, durante a pandemia, em pouco tempo, houve uma grande procura por computadores, webcams e impressoras.

Nessa altura, esperar que o preço possa baixar pode não ser uma boa ideia, porque corre o risco de não conseguir encontrar o produto ou o preço aumente exponencialmente. Deve por isso manter-se atento a estas variações de procura e oferta do mercado.

Num artigo escrito para o portal Guia55, a engenheira de softwares Paula Testoni deu uma ótima dica para entender a tendência da evolução dos produtos relacionada com a plataforma Google Trends. Com essa ferramenta gratuita consegue perceber se as pesquisas por aquele produto que precisa de comprar, estão em alta ou em baixa. Basicamente, dá para descobrir se o preço vai ou não subir nas próximas semanas.

Outro aspeto importante da pesquisa é fazer uma pequena análise aos preços dos mesmos produtos, mas usados. Dependendo das circunstâncias, pode valer muito mais a pena comprar um produto semi-novo ou recondicionado. Por isso, é fundamental acompanhar os valores nas plataformas de compra e venda online de produtos usados.

Principalmente quando o produto que quer comprar é caro, procure pelo menos durante uma semana pelos melhores preços e acompanhe as alterações. Assim, conseguirá notar se a tendência do preço é de queda ou de subida, decidindo se o melhor pagar já o preço atual ou então esperar mais alguns dias.

Em algumas plataformas e lojas online, é possível criar notificações que o alertam quando o preço do produto é atualizado. Utilize essa funcionalidade para não perder nenhuma oportunidade de poupança sempre que um determinado produto baixa de preço.

 

2 – Mantenha-se atento aos sites que agrupam promoções

Descubra 13 segredos para poupar dinheiro nas compras online 2

Foto de Negative Space no Pexels

 

De facto, existem vários sites e grupos nas redes sociais especializados em promoções e descontos. Tente acompanhar o maior número possível de páginas com esse perfil. Dessa forma, sempre que algum produto aparecer com um grande desconto, saberá rapidamente e poderá aproveitar a promoção.

Mas, tenha muito cuidado e não compre tudo só porque está em promoção, lembre-se que as lojas têm sempre uma razão para o fazerem. Ou, porque há pouca procura por esse produto, ou, porque vai sair brevemente um modelo superior ou, porque o próprio produto tem algum problema de qualidade.

Reconhecemos que muitas das promoções da internet são muito tentadoras. Mas não compre tudo o que vir pela frente apenas porque os preços estão bons.

Mantenha sempre uma lista de desejos e prioridades e, caso algum item apareça nas páginas de desconto, aproveite.

 

3 – Nunca compre nada sem procurar antes por cupões de desconto

Muitos sites de comércio eletrónico oferecem cupões de desconto como forma de fidelizar os seus clientes. Também é muito comum oferecerem-nos cupões de desconto quando tentamos fazer a nossa primeira compra numa loja virtual online.

Por isso, mais uma vez, não conclua a sua compra sem antes procurar saber se tem direito a algum tipo de cupão de desconto por ser a primeira vez que compra ou ser um cliente frequente.

Se encontrar um site confiável que oferece descontos a novos clientes, analise o preço do produto naquela página e faça as contas considerando o cupão. Muitas vezes, vale a pena criar uma nova conta para conseguir ter acesso ao cupão de desconto que oferecem a novos clientes.

Resumindo, se conseguir aproveitar estas oportunidades de desconto em compras que alguns sites oferecem, conseguirá poupar algum dinheiro nas suas compras online.

 

4 – Utilize programas de Cashback (Devolução de Dinheiro)

O sistema de incentivo “cashback” chegou discretamente ao mundo das compras online e no início enfrentou alguma desconfiança por parte dos consumidores. No entanto, em pouco tempo, tornou-se numa febre online, transformando-se por vezes num fator decisivo para quem costuma fazer compras online.

O funcionamento do sistema é muito simples e resume-se basicamente ao facto de nos ser devolvido algum dinheiro quando compramos algum produto pela internet numa loja aderente.

Esse dinheiro pode ser devolvido de vários formas. Através de um site que é um intermediário diretamente para a nossa conta bancária ou cartão de crédito. Os valores podem parecer pequenos, normalmente menos de 5%, mas na realidade fazem uma grande diferença para todos os que querem poupar, principalmente nos produtos mais caros.

Se procurar um pouco vai ver que existem várias formas de utilizar o sistema cashback. Pode por exemplo utilizar um site de compras online que tenha aderido a esta funcionalidade. Ou então criar uma conta num banco que tenha este tipo de sistema de devolução dinheiro das compras que faz. Além disso, também existem os cartões de crédito que devolvem automaticamente parte do valor das suas compras.

Mas nem todas estas plataformas de cashback funcionam exatamente da mesma maneira. Há as que depositam o montante acumulado na sua conta bancária, e outras que permitem a troca do valor por cartões-presente noutras lojas e aplicações.

 

5 – Nunca se esqueça de calcular os portes

Existem lojas virtuais que baixam o preço dos produtos, mas cobram portes de envio muito altos. Ao mesmo tempo, há aquelas em que o produto está muito mais caro, mas os portes são a cargo da loja, ou seja, gratuitos para o consumidor. Por isso, é muito importante perceber quais serão os custos dos portes antes de concluir alguma compra pela internet.

De facto, é um processo que tem de fazer manualmente, site a site, já que as páginas que ajudam a comparar os preços raramente permitem o cálculo dos portes agregados ao valor final.

As coisas pioram ainda mais nas compras feitas no estrangeiro, em que os portes são muito mais caros. Nesse caso, sugerimos que sempre que possível, tente encontrar um amigo ou familiar que também precise de comprar alguma coisa nessa mesma loja. Assim podem mandar vir os produtos e dividir os custos de envio da encomenda entre os dois.

 

6 – Utilize a “Navegação Anónima” do seu Browser

Descubra 13 segredos para poupar dinheiro nas compras online 3

Foto de Nataliya Vaitkevich no Pexels

 

O “truque” em utilizar as janelas de navegação anónima é muito conhecido por todos os que costumam comprar online bilhetes de avião para fazerem viagens mais em conta. Mas, dependendo do tipo de produto que pretende comprar, pode também funcionar noutros segmentos do mercado online.

O funcionamento deste truque é muito simples. Tudo o que fazemos na internet é recolhido e utilizado para nos enviarem anúncios, principalmente através das redes sociais. Ou seja, as empresas sabem exatamente o que pretendemos comprar e qual é o exato momento em que nos devem bombardear com publicidade sobre esse produto.

Com isso, os preços dos produtos podem variar e seguir a tendência da oferta e procura, porque como sabem o que precisamos, os sites presumem que naquele momento estamos dispostos a pagar mais pelo produto.

Por isso, deve procurar sempre por produtos online utilizando uma janela anónima do seu navegador porque assim as lojas não terão em consideração os dados recolhidos sobre as suas pesquisas anteriores. Ou seja, assim os produtos irão aparecer-lhe sempre com o preço “verdadeiro”.

De facto, com as grandes lojas de e-commerce, isso não irá funcionar, porque normalmente os preços são padronizados. No entanto, não custa nada tentar esta estratégia antes de finalizar a compra e até pode ter alguma surpresa.

 

7 – Lembre-se sempre que o muito barato pode sair caro

Como compreende é importante conhecer bem a loja online onde se quer fazer uma compra. Mas também é importante conhecer a marca e os produtos que quer comprar. As grandes lojas online têm normalmente comentários reais dos seus clientes nas paginas de venda dos seus produtos.

Perder algum tempo a ler estes comentários é a melhor maneira de conhecer a experiência que outros utilizadores tiveram ao comprar o mesmo produto que anda à procura.

Pela experiência que temos, na maioria dos casos, vale a pena pagar um pouco mais caro pelos produtos de melhor qualidade, porque irá poupar a longo prazo.

Por outro lado, se percebe muito pouco sobre o produto que precisa de comprar, então recomendamos que procure por sites de avaliação de produtos. Atualmente existem vários sites do género que reúnem informações sobre os mais variados itens para o ajudar a fazer a melhor escolha.

Além disso, procurar vídeos com comentários de clientes também ajuda muito. Assim, não terá nenhuma deceção na hora em que a sua compra chegar.

 

8 – Tenha sempre em atenção os métodos de pagamento

Sabia que os métodos de pagamento, que os sites de vendas online oferecem, têm diferentes taxas de transação? Sim, as lojas online recebem mais ou menos comissões de acordo com o método de pagamento que escolhemos no ato da compra. É por isso que muitas vezes põem por defeito o método de pagamento que mais lhe convêm para assim conseguirem aumentar os seus lucros.

Para incentivarem os seus clientes a utilizarem determinado método de pagamento, as lojas online oferecem-lhes descontos para pagarem da forma que lhe é mais vantajosa. Por isso, fique sempre atento a essas condições de pagamento antes de finalizar a sua compra, porque pode poupar mais se escolher a maneira certa de o fazer.

Certamente, o ideal é evitar as compras em prestações. Nesta forma de pagamento, as lojas acabam por receber menos dinheiro e por isso cobram preços mais altos.

De facto, é mais difícil juntar o dinheiro para comprar e pronto, mas vale a pena fazer este esforço. Além disso, evita criar dívidas que depois podem ser difíceis de serem pagas.

 

9 – Utilize extensões no navegador que podem ajudar

Sim, de facto, existem várias extensões que pode instalar no seu navegador e que o podem ajudar a fazer compras online. Muitas dessas extensões estão relacionadas com algumas das dicas que enumeramos neste artigo. Por exemplo, as extensões que nos avisam se o site em que tentamos fazer uma compra tem o sistema de cashback ou algum cupão de desconto.

No entanto, é importante alertar para o facto de ao utilizar essas extensões pode estar a comprometer a sua privacidade quando faz as suas pesquisas. Mas fique descansado porque a maioria delas não comprometem a segurança dos seus dados mais sensíveis. Por isso, se estiver disposto a pagar esse preço, conseguirá com as extensões que existem encontrar diferentes maneiras de poupar de forma automática.

Mas, antes de instalar qualquer extensão, preste muita atenção ao histórico e aos comentários dos utilizadores. Além disso, pesquise algum tempo sobre a aplicação para ter a certeza que é de confiança e que a pode utilizar em segurança.

 

10 – Pondere a utilização um serviço de dropshipping de encomendas

Descubra 13 segredos para poupar dinheiro nas compras online 4

Foto de Liza Summer no Pexels

 

Se é daqueles utilizadores que faz muitas compras online principalmente no estrangeiro, e nomeadamente nos Estados Unidos, a utilização de um serviço de encaminhamento de encomendas “dropshipping” pode significar uma economia gigantesca.

Basicamente, o sistema de encaminhamento de encomendas, funciona da seguinte forma. Quando faz uma encomenda, em vez de escolher o envio diretamente para Portugal, cria uma conta num site que lhe dá uma morada do país de origem do produto. Assim, faz a compra no site estrangeiro que envia a sua encomenda para uma empresa local que depois o reenviará para Portugal.

Essas empresas têm muitos métodos de envio que são mais económicos que os das lojas online. Basicamente, conseguem fazer-lhe chegar o seu produto de forma a poupar dinheiro nos portes.

Além disso, se é habitual fazer compras em países estrangeiros, este método de “dropshipping” ainda se torna mais vantajoso. Isto porque, pode realizar várias compras e deixá-las no armazém da empresa de “dropshipping”. Depois, quando já tiver uma quantidade razoável basta solicitar o envio para Portugal. Em vez de pagar diversos portes, pagará um único valor e receberá todos os itens de uma só vez na sua casa.

 

11 – Confirme se a loja online tem alguma aplicação móvel

Cada vez mais as grandes lojas de e-commerce apostam em aplicações próprias, já que essa é uma ótima maneira de fidelizar os seus clientes através das notificações no telemóvel.

Por este motivo, muitas lojas virtuais oferecem promoções exclusivas para os utilizadores das suas aplicações móveis. O produto pode ter um preço no site e outro bastante mais baixo na aplicação.

Além disso, ao disponibilizarem uma aplicação móvel aos seus clientes estão também a fomentar a própria marca e a aumentar a sua confiança. Isto porque os sistemas móveis, além de andarem sempre connosco também são muito exigentes em termos de segurança.

 

12 – Experimente várias aplicações para comprar comida

Como já deve ter reparado, a competição entre as aplicações que oferecem serviços de entrega de comida, está cada vez mais renhida. Afinal, nesta fase em que nos encontramos, este é um dos segmentos mais lucrativos da internet.

Por isso, recomendamos que tenha todas as aplicações do género instaladas no seu telemóvel, porque oferecem diariamente promoções específicas que pode aproveitar para poupar quando quer encomendar comida.

Dessa forma, antes de pedir a sua refeição, pode abrir uma a uma e descobrir qual delas está com as melhores condições nesse momento.

Ligue as notificações no seu telemóvel para conseguir manter-se atualizado sobre as promoções que as lojas fazem. Reconhecemos que por vezes as mensagens e as notificações das aplicações se tornam chatas, mas lembre-se que podem contribuir bastante para a sua poupança do dia a dia.

 

13 – Nunca confie nos sites e ponha em perigo a sua segurança

Ser vítima de uma fraude numa compra pela internet invalida todas as dicas anteriores, porque o prejuízo que temos é muito grande. Por isso, analisar a segurança e a confiabilidade do site onde pensamos fazer uma compra, também é uma forma de conseguir poupar.

De facto, já falamos aqui no nosso blog sobre as melhores formas de se manter seguro ao comprar pela internet.

Uma das formas mais fáceis de perceber se estamos seguros é pesquisar sobre o perfil da empresa. Se esse site já cometeu alguma fraude, certamente os consumidores enganados encontrarão formas de o partilhar com os outros na internet. Por isso, se fizer uma pesquisa rápida é capaz de conseguir perceber se a empresa é confiável.

No entanto, se não encontrar nenhuma informação, é melhor desconfiar. Por um lado, pode ser apenas uma loja nova, sem um grande histórico. Por outro, pode ser uma página falsa recém-criada para ser utilizada numa fraude.

No momento em que vamos pagar também temos de ter muito cuidado. Certifique-se que o site utiliza uma plataforma intermediária de confiança que respeita todos os protocolos de segurança.

Evite fazer grandes compras no seu telemóvel, já que estes equipamentos são mais vulneráveis a problemas de segurança. Se o produto for muito caro, recomendamos que utilize o seu computador, pelo menos na hora de pagar.

Descubra 13 segredos para poupar dinheiro nas compras online 5

Foto de Nataliya Vaitkevich no Pexels

Conclusões:

Os consumidores mais do que nunca recorreram às compras online devido à pandemia de saúde COVID-19. Desde eletrodomésticos a computadores portáteis e alimentos, são produtos e mercadorias que muitos compradores teriam ido a uma loja para comprar. Agora, há uma grande procura online por esse tipo de produtos nas lojas virtuais.

Mas essa rápida aceleração da tendência de compras online também traz alguns desafios. Por um lado, a falta do contacto direto com o vendedor dificulta a negociação do desconto que normalmente fazemos.

Por isso, criamos este artigo para aqueles compradores preocupados com o orçamento ou que ainda são muito novatos nisto das compras online. Serão muito úteis para fazerem compras seguras ao melhor preço conforme fariam se fossem a uma loja tradicional.

Se além destas dicas ainda tem mais algumas que queira partilhar com todos os leitores do www.informatico.pt deixe um comentário.

 

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

.

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Conteúdo:

24 Horas

Disponíveis

Satisfação

Garantida

Assistência

À Distância

Formulário de Contato

Agendar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

×