Se chegou até aqui provavelmente apareceu-lhe uma mensagem irritante do Windows a dizer que não pode apagar os ficheiros ou a pasta porque está a ser utilizada.
De facto, alguns de nós já nos deparamos com algumas destas mensagens sem saber exatamente qual a sua origem e como conseguimos resolver o problema:
- Não é possível eliminar o ficheiro: acesso negado;
- Houve uma violação de partilha;
- O ficheiro de origem ou de destino pode estar a ser utilizado.
- O ficheiro está a ser utilizado por outro programa ou utilizador.
- Verifique se o disco não está cheio ou protegido contra escrita e se o ficheiro não está a ser utilizado neste momento.
Como desbloquear ficheiros em utilização
Unlocker é uma extensão para o Windows Explorer (gestor de ficheiros do Windows) que facilita algumas tarefas relacionadas com ficheiros e pastas bloqueados pelo computador.
Com esta pequena aplicação, será acrescentada uma nova opção ao menu de contexto do Windows (acedido quando se clica com o botão direito do rato). A opção nova chama-se “Unlocker” e ao clicar sobre ela é possível aceder a novas opções dos seus ficheiros e pastas.
Como desbloquear ficheiros com o Unlocker
Muitas vezes queremos apagar um ficheiro ou uma pasta, e ao tentar fazê-lo, surge uma mensagem a avisar que não é possível, porque está a ser usado por outra pessoa ou por algum programa aberto, mesmo depois de termos fechado todos os programas.
É para isso que serve o Unlocker, ele é capaz de apagar ficheiros bloqueados pela utilização de outros programas ou utilizador.
Isto significa que nunca mais será preciso reiniciar o computador ou mesmo aceder ao Gestor de Tarefas para encerrar os processos dos programas ainda em execução no seu computador.
Basta clicar com o botão direito do rato, seleccionar a opção “Unlocker” e depois escolher o que deseja fazer com aquele ficheiro em específico.
Pressionar “OK” e pronto, o ficheiro ou pasta será removido por completo (inclusive da Reciclagem) do seu Computador.
Como mover ou renomear ficheiros bloqueadas
Apesar do objectivo principal do programa ser a sua capacidade de excluir qualquer coisa, mesmo que bloqueada, também é capaz de realizar outras duas operações normalmente impossíveis de serem realizadas em ficheiros bloqueados: renomear e mover.
A mesma situação descrita anteriormente, para quando se deseja apagar um ficheiro, serve também para momentos em que é preciso alterar a sua localização ou o nome.
Então, ao invés da opção “Apagar”, selecionamos “Renomear” para mudar o nome de um ficheiro e “Mover” para escolher um novo local para o colocar.
Simplesmente isso. Alguns cliques e pouco tempo depois, teremos excluído definitivamente, alterado o nome ou o local de qualquer ficheiro e/ou pasta no nosso computador, mesmo que estejam bloqueados (independente do motivo).
Foto de Steve Johnson no Pexels
Cuidados a ter com o Unlocker
Apesar da grande funcionalidade do Unlocker, è necessário tomar algumas precauções quanto à sua utilização indiscriminada.
É importante ressaltar que um ficheiro apagado através deste aplicativo não pode ser recuperado da Reciclagem, porque o mesmo é apagado definitivamente, ou seja, não vai para a Reciclagem.
Para o recuperar, será necessário utilizar um software específico e mesmo assim não significa que o processo seja realizado com sucesso.
Além disso, devemos ficar atentos aos atalhos e outras aplicações que necessitem do caminho de um determinado ficheiro (como ficheiros de áudio e imagem em reprodutores e editores), pois ao alterarmos o nome ou então a localização de um determinado ficheiro, o seu endereço também é alterado, portanto devemos ficar atentos.
Atenção com o software indesejado
No processo de instalação deve ter-se também o cuidado de não instalar as opções “Atalho enviar para” e “eBay shortcuts”.
Links Úteis do Unlocker
Site do Fabricante
Download Unlocker Freeware