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Descubra 10 razões para otimizar o site para dispositivos móveis

O aparecimento da tecnologia móvel teve um papel vital na criação da era digital em que vivemos hoje. Atualmente, a maioria das pessoas tem acesso a smartphones. Desde a última década, esse número é cada vez maior. No cenário atual, um site bem pensado e bem projetado é essencial para empresas de todos os tamanhos.

Um site com velocidade adequada e design intuitivo, com uma experiência de utilizador de qualidade, mantém o público e os clientes no seu site e estimula-os para a busca de mais. Isso resulta numa maior geração de leads e credibilidade da sua organização e do seu site, além de aumentar o envolvimento com a sua marca, com o crescente número de utilizadores móveis, é importante que as empresas criem um site otimizado para telemóvel.

Uma experiência de utilizador de qualidade envolve mais quem visita o seu site através do seu smartphone. Continue a ler para descobrir mais motivos para tornar o seu site e o seu conteúdo mais adequados para dispositivos móveis.

web-design telemóveis

Photo by Fabian Wiktor from Pexels

 

O que é Web Design Responsivo?

O design responsivo da web é uma abordagem ao design da web que utiliza layouts, imagens e outro conteúdo multimédia flexível para garantir que um site se adapta bem a qualquer dispositivo. O site detetar o tamanho do ecrã do visitante e ajusta dinamicamente seu layout para oferecer a melhor experiência possível ao utilizador.

Por exemplo, uma seção de cinco colunas pode aparecer bem num grande monitor de secretária, mas como se encaixa num iPhone 8 com ecrã muito mais pequeno? O design responsivo da web garante que essas cinco colunas se partam ou se reorientem de maneira a atrair os utilizadores móveis também.

Pense no web design responsivo como uma forma de contextualização de entrada. Ou seja, ao responder ao comportamento, ambiente e plataforma do utilizador, consegue aumentar a probabilidade de agradar aos visitantes da web e incentivá-los a comprar no seu site.

 

Web design para computadores

Consiste em criar o design para um site em ecrã completo, depois trabalhar o detalhe e ocultar ou agrupar elementos para funcionar bem resoluções menores. Essa abordagem é dominante há muito tempo, mas pode limitar algumas das principais funcionalidades e usabilidade da versão móvel.

 

Web design para dispositivos móveis

Ganhou espaço na última década com o aumento da tecnologia móvel. Às vezes é chamado de design de conteúdo, o web design para dispositivos móveis envolve a estruturação cuidadosa do conteúdo do seu site para dispositivos móveis. Isto com o objetivo de ser o mais intuitivo e fácil de utilizar possível, além de colocar elementos visuais e narrativos adicionais para além dos que existem na versão para computador.

 

A necessidade de um design responsivo

 

silver iMac near iPhone on brown wooden table Photo by Domenico Loia on Unsplash

 

Nos últimos anos, a utilização de smartphones cresceu rapidamente. Em 2014, apenas 22% utilizavam o telemóvel para navegar na internet. Apenas 2/3 das pessoas possuíam um smartphone. Desde então, a implantação da Internet 4G e outras inovações mudaram completamente  maneira como as pessoas utilizavam os dispositivos móveis. Ao longo de 2014, as ligações 4G dispararam de 2,7 milhões para 23,6 milhões.

Até ao final de 2016, pela primeira vez a utilização da Internet móvel ultrapassou o computador. Ou seja, isso mostra que as pessoas começaram a utilizar mais os smartphones e tablets em vez dos computadores. Isso representa uma mudança dramática no comportamento das pessoas que agora utilizam os seus dispositivos móveis para fazerem compras on-line, realizar transações bancárias on-line e pesquisarem em redes sociais.

Por esses motivos, tornou-se extremamente importante investir em web design responsivo. Sim, a sua empresa precisa de um site que funcione bem em ecrãs de smartphones ou outros dispositivos móveis. Sobretudo porque existe cada vez mais uma grande quantidade de pessoas que precisam de consultar o seu site através do seu telemóvel ou tablet.

 

Porque é que um site otimizado para telemóvel é importante para a sua empresa?

Ter um site online não significa sempre que ele funciona bem nos smartphones e nos tablets. Embora possa exigir um pouco mais de esforço no design, descubra a seguir os principais motivos para criar um site otimizado para dispositivos móveis.

 

1 – Obrigatório para o Google

O Google dá prioridade aos sites compatíveis com dispositivos móveis relativamente aqueles que não têm esse tipo de otimização, colocando-os sempre à frente. Isto porque houve uma mudança no algoritmo que refinou a maneira como o Google mostra os resultados da pesquisa para telemóvel. Ou seja, os sites compatíveis com dispositivos móveis têm uma classificação melhor do que aqueles que não são otimizados para dispositivos móveis.

 

2 – Melhora a usabilidade

As pessoas em todo o mundo utilizam os seus smartphones para executarem tarefas diárias, desde a pesquisa de uma consulta simples até a reserva de um bilhete ou compra de um objeto. A razão disso é sobretudo a velocidade e conveniência. Atualmente, as pessoas querem ligar-se à Internet e obter rapidamente o que estão à procura.

 

assorted-color abstract painting Photo by Halacious on Unsplash

 

3 – Aumenta a confiança

Um site otimizado para dispositivos móveis ajuda a criar confiança entre os seus clientes e influenciadores do seu setor. Ou seja, um site otimizado para se utilizado num telemóvel melhora a experiência de quem o visita e ajuda-o a ser visto como um recurso confiável de informações, serviços e produtos.

 

4 – É uma prática recomendada

Um site otimizado para telemóvel tornou-se numa prática recomendada de qualidade. O design responsivo tornou a otimização móvel mais simples e disponível para todos, o que significa que os utilizadores esperam o mesmo tipo de experiência ao navegar nos seus smartphones. Além disso, os clientes não precisam de pesquisar no seu site digitando o endereço URL exato. Ou seja, eles podem realizar uma pesquisa simples para encontrar o que lhes pretende fornecer.

 

5 – Consegue atrair mais clientes

Quando os seus clientes acedem ao seu site e pesquisam por alguma coisa que quer vender, deve ter sempre o cuidado para que a experiência deles seja extraordinária.

Como muitas pessoas utilizam telemóveis para aceder a Internet, apenas um site compatível com dispositivos móveis é capaz de lhes oferecer esse tipo de experiência intuitiva. Os clientes satisfeitos farão novamente uma visita ao seu site e farão uma propaganda boca a boca. Considere sempre que os seus clientes insatisfeitos podem fazer o oposto.

 

6 – Ajude-se ajudando o Google

De acordo com os webmasters do Google, as empresas devem tentar sempre fazer o que o Google recomenda. Neste caso, tornar os sites sempre otimizados para utilização amigável no telemóvel. Segundo o Google, os dispositivos móveis são realmente vitais para que um site se torne visível. Isto porque hoje em dia, todas as outras pessoas possuem um telemóvel e preferem utiliza-lo para pesquisas em vez de abrirem os seus computadores pessoais.

site web telemóvel

Photo by bongkarn thanyakij from Pexels

7 – Melhora a aparência do seu site

O seu site ficará mais atraente e funcionará melhor em qualquer dispositivo, se o criar ou projetar com base num design responsivo. Evite correr riscos aleatórios quando se trata de otimização para dispositivos móveis. Um design responsivo permitirá que o seu site responda melhor ao dispositivo que a pessoa que o visita está a utilizar para que ela assim consiga encontrar mais rapidamente o que precisa.

 

8 – Aumenta e mantém a reputação

Habitualmente as pessoas lembram-se dos sites em que tiveram uma boa experiência, mas sobretudo dos que lhe causaram dores de cabeça. Por isso, construir uma boa reputação é importante, mas mantê-la é uma obrigação. A maioria das empresas não quer perder nenhuma oportunidade para fornecer a melhor experiência aos seus clientes e construir uma reputação positiva. Basicamente um site funciona como uma loja física, se for bem atendido vai voltar, se for mal atendido, não volta e diz aos seus amigos para não irem a essa loja.

 

9 – Torna a empresa moderna e relevante

Até pode oferecer aos seus clientes alguns serviços e produtos úteis e exclusivos no mercado. Mas, se a experiência móvel o utilizar o seu site não for boa, irá prejudicar os seus negócios e a relação que tem com os seus utilizadores. Ou seja, um site otimizado para telemóvel é moderno e legítimo, o que ajuda a atrair mais visitas para o site.

 

10 – Aumente a sua visibilidade

Uma das melhores coisas em ter um site otimizado para telemóvel é poder alcançar um público maior. Os sites responsivos simplificam a partilha on-line e, portanto, é mais provável que as suas visitas o publicitem nas suas redes sociais.

Além disso, a compatibilidade com dispositivos móveis é um ponto a favor muito importante na classificação do Google.

Isso significa que sites compatíveis com dispositivos móveis aparecem mais nos resultados de pesquisa. Ter um site responsivo é uma maneira gratuita de se classificar melhor nos motores de busca. Lembre-se que na maioria dos casos são eles que levam as pessoas a visitar o seu site. Por isso, porque não  aproveitar essa oportunidade? Quanto mais resultados de pesquisa orgânica, mais leads e conversões.

 

desenvolver website reponsivo telemóveis

Photo by picjumbo.com from Pexels

Como melhorar o meu site

O ideal é que, em apenas 5 segundos, após chegarem ao seu site, os utilizadores consigam determinar o que a sua empresa realmente faz. Além disso, é importante que os utilizadores possam navegar facilmente no site entre as suas páginas.

Já parou para pensar se o layout da página do seu site onde tem a tabela dos preços é fácil de entender? Não será por isso que tem uma taxa de rejeição e conversão muito alta?

Não consegue responder a estas perguntas com toda a certeza? Então se calhar é melhor pensar melhor como o seu site está realmente otimizado para conseguir tudo aquilo que pretende que são mais cliente e mais vendas.

No entanto, um site não tem sucesso apenas por causa de aspetos limitados como o design e o conteúdo. Também precisa que esse design que melhore a experiência do utilizador.

Ou seja, o seu site tem de comunicar claramente com seu público o que a sua Empresa faz, por que faz e para quem faz.

Mas então, o que precisamos de fazer para começar a melhorar o design e aumentar a visitas e a conversão do nosso site?

Para responder a isso, aqui ficam 8 dicas para conseguir garantir que está no caminho certo.

 

1 – Torne o site competitivo

Ter um site otimizado para dispositivos móveis não é uma prioridade para si? Então, tenha cuidado. Os seus principais concorrentes provavelmente já se certificaram de que o site deles é compatível com dispositivos móveis. Por isso, que empresa acha que um cliente vai escolher ao pesquisar com o seu telemóvel?

 

2 – Peça ajuda a um profissional

Se poder, considere contratar um profissional para criar um design compatível com dispositivos móveis para o seu site. Só assim é que consegue ter a certeza que o seu site ficará bem e será altamente responsivo. Atualmente, muitas empresas oferecem ótimos pacotes pagos mensalmente, para que não tenha de se preocupar com um grande custo inicial. Ao visitar o site WebTrends, pode descobrir mais sobre esses serviços.

 

3 – Facilite o contato com os clientes

Quanto mais fácil for o contato com os clientes, maior a probabilidade de eles lhe pedirem alguma coisa. Ter um site otimizado para telemóvel significa que seu endereço de e-mail e número de telefone são fáceis de encontrar e são clicáveis. Tudo o que os seus clientes precisam fazer é clicar e o telefone começará a tocar. De facto, isso não só é melhor para seus clientes como também para si, porque provavelmente fará uma venda.

 

4 – Promova as compras online

Todos concordam que fazer compras online é muito mais fácil do que ter de ir a uma loja. Um estudo recente diz que 80% dos consumidores utilizam habitualmente os seus smartphones para fazer compras online. Por isso, se o que vende, quer sejam produtos ou serviços, não são fáceis de ver num ecrã de um telemóvel ou tablet, então está certamente a perder uma grande oportunidade.

 

5 – Aumente as visitas com Redes Móveis

Milhares de pessoas em todo o mundo passam horas a consumir e a comprar conteúdo através das redes sociais. De facto, isso acontece em dispositivos móveis. Por isso, a partilha de links como Facebook, YouTube, Twitter no seu site aumentará ainda mais o tráfego e a visualização a partir dos dispositivos móveis. Se tem uma estratégia social e deseja aumentar a partilha social de conteúdo, seja responsivo.

web design móvel

Photo by Tranmautritam from Pexels

6 – Adapte-se aos telemóveis dos clientes

Precisa que o seu design do seu site tenha uma ótima aparência, independentemente do tamanho do dispositivo ou do ecrã? Então, o design responsivo da Internet é a solução que deve tomar.

Mas não pense apenas nos dias de hoje com smartphones e tablets, pense também no amanhã com objetos inteligentes, como novos dispositivos que entretanto surjam para navegar na Internet. O design e o desenvolvimento responsivos da web também devem ser pensados para funcionar nesses novos e futuros dispositivos.

 

7 – Facilite a gestão e aumente o ROI

Existem muitas organizações que têm dois sites. O site principal que é para computadores e uma versão móvel diferente. Essa era uma prática bastante comum antes do desenvolvimento responsivo se tornar o método preferido. Isso significava várias versões que tem de gerir e atualizar.

Com a adoção de um site responsivo, ele simplesmente adapta-se automaticamente  a cada dispositivo, fornecendo o layout e o conteúdo relevante que melhor atende às necessidades dos utilizadores. Isso significa que terá apenas um site para gerir e que só precisa de atualizar o conteúdo apenas uma vez, independentemente de quantas pessoas diferentes consomem o seu conteúdo.

O que interfere nos custos, tornando-os mais baixos. Como facilita a gestão do conteúdo do seu site, automaticamente aumenta o ROI.

 

8 – Melhore os Link de retorno

Entre outro benefícios associados a um design de site responsivo para dispositivos móveis, é o facto de melhorar os backlink, o que, por sua vez, resultará em mais visitas aos seu site todos os dias. Cada link de retorno que o seu site consegue para um único domínio, em vez de dois diferentes para aqueles que utilizam um site para computadores e outro para dispositivos móveis. De facto, essa é uma das melhores maneiras de aumentar o tráfego do seu site.

É essencial que o seu site tenha um design otimizado para dispositivos móveis, simplesmente porque não quer alienar as milhões de pessoas que navegam na web em seus smartphones, tablets e outros dispositivos móveis. Tornar o seu site o mais responsivo possível para utilizadores de dispositivos móveis ajudará a expandi-lo de maneira eficaz.

Conclusões

Os sites que não são compatíveis com dispositivos móveis podem em breve deixar de fornecer uma experiência intuitiva para o utilizador nesta era digital em ritmo acelerado. Com o passar do tempo, os sites otimizados para dispositivos móveis surgirão continuamente, destacando-se entre os que ainda não implementaram a estratégia otimizada para dispositivos móveis. Portanto, está na hora de trabalhar no seu site e fornecer aos utilizadores uma experiência mais atraente.

Parece um pormenor mas experimente otimizar o seu site para os dispositivos móveis e vai ver que daqui a algum tempo só nos tem a agradecer. Não perca o comboio e junte-se a milhões de empresas que já o fazem com sucesso em todo o mundo.

 

Se precisar da nossa ajuda estamos sempre ao seu dispor no informatico.pt

 

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

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