Sabia que se consegue descobrir através dos sintomas do seu computador se está infetado ou não com um vius ou outro software malicioso que lhe pode estar a roubar dados?
Às vezes, não conseguimos ter a certeza, mas muitas vezes os computadores dão dicas de que algo não está a funcionar como supostamente devia.
Verifique sempre o seu computador se detectar alguns dos sintomas abaixo para garantir que ele esteja seguro e sem risco de vírus.
Navegar na Internet pode ser muito perigoso, segundo alguns estudos de empresas de segurança, em média, no mundo 1 em cada 100 computador deve estar infectado com vírus.
Photo by Shivam Gandhi on Unsplash
De facto é um número significativo, tendo em conta o tamanho da rede mundial de computadores.
Neste sentido podemos tomar medidas de segurança para evitar contaminações com a instalação de programas antivírus e o cuidado quando acedemos a sites para descarregar ficheiros.
Mas quando um computador está infectado, apresenta sinais de contaminação? Sim existem indícios e vamos identificar os mais comuns neste artigo.
Como sei se o computador tem vírus
1 – Computador Lento
Além de outros problemas a performance de um computador pode ser afectada por vírus, já que estes na maioria dos casos executam tarefas que consomem muitos recursos e prejudicam o desempenho do computador .
Um computador mais lento não significa necessariamente que tem um vírus, mas se ocorrer uma mudança repentina na velocidade, pode valer a pena confirmar. Utilize um sistema de teste de velocidade para verificar a velocidade da Internet.
Use também o gestor de tarefas do computador para medir o seu desempenho e capacidade de processamento. Se parecer mais lento que o normal, faça uma verificação com o seu software antivírus.
2 – Mensagens de Aviso
Começam a aparecer com frequência janelas pop-ups a avisar que o computador está infectado e que a necessidade de descarregar um programa específico para proteger o computador .
Essas mensagens são de falsos antivírus que recomendam um programa cheio de spywares tem como objetivo roubar os seus dados pessoais.
Normalmente o seu computador sabe que algo está errado antes de si.
Um dos sintomas mais visíveis de um vírus de computador é o aparecimento repentino de mensagens pop-up a avisar sobre a falta de ficheiros do sistema operativo ou dos programas.
Procure saber mais sobre as mensagens que lhe aparecem colocando-as num motor de busca como o Google para descobrir se estão ou não relacionadas com algum vírus.
Também é comum ver anúncios enquanto se navega na Internet, mas se começar a vê-los quando não estiver a navegar na Internet, isso é um sinal que provavelmente tem um vírus.
Não clique nesses anúncios, mesmo que eles digam que são de software antivírus.
3 – Programas ou aplicações não iniciam
Ao executar um ficheiro ou programa ele demora a iniciar ou simplesmente não abre, significa claramente que há uma infecção de spyware que impede o funcionamento do software no modo normal.
Isto, salvo as exceções de programas que não são compatíveis com sistemas operacionais mais novos como o Windows 7 e precisão de permissão.
De facto, os vírus podem fazer todo tipo de coisa estranhas no seu computador.
Fique atento se o seu computador parar de responder aos seus cliques, decidir abrir os ficheiros por conta própria, ou agir como se uma tecla tivesse sido pressionada quando não o fez.
Isso pode ser um sintoma de que tem um vírus no computador. Lembre-se que nenhum computador consegue agir por si mesmo.
4 – Ficheiros que aparecem e desaparecem
Esse é um dos maiores problemas de um computador infectado, os ficheiros pessoais são apagados ou ocultados e em alguns casos movidos para outro local sem a autorização do utilizador.
Mantenha-se atento ao tamanho do seu disco rígido.
Um vírus pode instalar cópias de si mesmo ou ficheiros indesejados no seu computador. Os vírus também eliminam ficheiros inesperadamente.
Quando se apercebe de alguma coisa estranha que aparece ou que alguma coisa que desaparece, está na de executar uma verificação de vírus.
5 – Barras suspeitas nos navegadores
É normal alguns programas instalarem barras de ferramentas nos navegadores ou até mesmo os gigantes de busca como Google e Yahoo tem barras que auxiliam e muito os utilizadores.
Mas sempre desconfie, pois malwares instalam essas ferramentas para gravar todo histórico de navegação e utilizá-lo de forma prejudicial.
6 – Remetentes recebem emails que não enviou
Por vezes os vírus tentam espalhar-se por e-mail. Se notar que existem na sua caixa de e-mails mensagens que não enviou, provavelmente está com um vírus. Se receber um email de um amigo que pareça suspeito, ele pode ter um vírus.
Não clique em nenhum link nem abra anexos em emails questionáveis.
Conclusões
Lembre-se de que seu computador nem sempre mostra sintomas se estiver infectado.
Por isso, faça sempre pesquisas regulares do sistema e verificações de vírus para garantir que seu computador esteja limpo.
Além disso, pratique cuidados preventivos.
Nunca clique em links desconhecidos em e-mails ou anúncios pop-up para manter o seu computador protegido contra os ataques de vírus.
Como já dissemos todos esses perigos que afectam a segurança do nosso computador podem ser evitados.
Se quer ter a certeza que não esta infectado contacte-nos por aqui.