Como solucionar o problema do Windows não reconhecer todos os núcleos e tornar o seu processador lento. Muitas das vezes chega-se a esta conclusão porque o Computador não trabalha com a velocidade normal. Então se é um processador lento o que fazer?
É frustrante saber que, o seu processador de diversos núcleos, dum momento para o outro, começou a trabalhar com menos núcleos. Uma das repercussões inevitáveis dum processador lento ou cpu lento é que o seu Computador também fica lento. Mesmo a executar as suas tarefas mais simples e que antigamente não demoravam muito tempo.
Photo by Dibbendu Koley on Unsplash
O que deve fazer para corrigir o problema?
De facto, é possível que o o seu processador passe a trabalhar a metade da a sua frequência total. Já que, infelizmente é um problema que se está a tornar muito mais comum… De tal forma que neste artigo, vamos explicar as causas deste problema, e claro, a suas soluções possiveis. Chegam ao Informatico.pt muito mais pedidos de ajuda com as seguintes questões:
- O meu processador está a funcionar a metade da a sua capacidade!
- O meu processador tinha x núcleos, e neste momento está a funcionar com menos.
Porque estão os processadores a ficar mais lentos?
Por incrível que pareça, isto está a acontecer muito, é necessário fazer uma simples investigação no Google. Alguns processadores, independentes da marca e modelo, estão a deixar de funcionar na a sua máxima capacidade. O principal responsável por isto em cerca de 90% dos casos é o próprio Windows.
Mesmo com as opções de energia em alto desempenho e configurado para trabalhar com 100% do processador. Há quem faça diversas tentativas frustradas para solucionar o problema de lentidão do processador. Como por exemplo formatar e instalar novos drivers do hardware para repor a capacidade do processador perdida.
O que fazer antes de começar a solucionar
O o seu processador lento está a funcionar com uma frequência menor do que a esperada… O o seu sistema operativo Windows não está a reconhecer todos os núcleos do o seu processador lento… Já que bem, antes de executar as soluções abaixo, tenha certeza do seguinte:
- o o seu processador está a funcionar com uma frequência incorrecta ou,
- não está a reconhecer todos os núcleos correctamente.
Como testar o desempenho do processador lento
Antes de começar deve testar sempre o desempenho e o funcionamento do o seu processador lento. Para tal é necessário apenas descarregar o programa CPU-Z, instala-lo e executa-lo.
Encontrou divergências nos dados sobre o processador recolhidos atraves do programa? A frequência real indicada no programa está diferente da frequência indicada pelo produtora? Pode acontecer por exemplo que a frequência correcta seja 2.13 GHz e ele esteja a funcionar simplesmente a 1596.4 MHz. Verifique também se o processador de facto está ou não a reconhecer correctamente todos os seus núcleos.
Quais as soluções para solucionar o problema do processador lento
Portanto o que pode fazer para solucionar o problema da lentidão do processador? Apresentamos a seguir duas soluções possíveis, dependendo do o seu problema em concreto:
Solução 1 – Alterar o Desempenho
- No botão iniciar e na barra de investigações digite: “Opções de Energia” e clique em ENTER.
- Depois, nas opções que surgem, escolha a que diz “Alto Desempenho“.
- Se não aparecer esta opção, clique em “Mostrar planos adicionais” para aparecer.
Solução 2 – Desinstalar Processador
- No botão iniciar e na barra de investigações digite “DEVMGMT.MSC“.
- Irá abrir a janela do gestor de dispositivos.
- Escolha o separador “Processadores“, e com o botão direito, clique em “Desinstalar“.
- Quando pedir para reiniciar, clique em “Não”.
- Continue a desinstalar todos os núcleos que existirem nesse separador.
- Quando terminar dos desinstalar todos, reinicie o Windows.
- Ao arrancar o Windows irá reinstalar os drivers do o seu processador.
- Se eventualmente pedir para reiniciar novamente, reinicie.
Pronto, se tudo correr bem, depois de arrancar o Computador o processador já estará a funcionar correctamente. Para tal é necessário testar novamente a a sua velocidade com o programa CPU-Z. Conforme se neste momento já está a funcionar na velocidade correta com o numero de núcleos correctos.
Não decidiu o que devo fazer?
Entretanto utilizou as duas soluções anteriores mas o problema do processador lento mantém-se. Ainda assim faça por favor o seguinte:
Pare e pense…
- Quando é que o processador começou a ficar lento?
- Será que foi depois de atualizar o Windows?
- Ou será que foi depois de instalar algum driver?
Se não conseguiu chegar a qualquer conclusão porque não sabe ou já não se lembra, logo tente o seguinte:
Solução Final…
- Reinstalar os seus drivers de componente Chipset do o seu Computador.
- Reinicie o Computador e entre na BIOS, clicando repetidamente nas teclas “DEL” ou “F2”.
- Saiba se na BIOS é possível desactivar ou diminuir a capacidade do o seu processador.
- Saiba se o o seu processador não está com algum tipo de overclock.
- Procure uma opção para carregar as opções otimizadas da a sua BIOS (“Load Optimized Defaults”)
- Guarde as alterações da BIOS e volte a arrancar com o Windows.
É muito provável que o problema de lentidão do o seu processador já esteja resolvido depois disto. Para ter a certeza certifique-se novamente a utilizar o programa.
Caso contrário considere fazer uma cópia de proteção e é provável que formatar o Windows do o seu Computador.
Algo mais grave pode ter acontecido ao processador
Apesar disso, depois de todas estas soluções, o problema do o seu processador mantém-se. Portanto, é provável que o o seu processador esteja mesmo danificado ou com um ou mais núcleos queimados. Sim, de facto é possível que os núcleos queimem sem queimar todo o processador. Esse problema é causado sobretudo por altas temperaturas ou excesso de energia (picos de corrente).
Photo by Andy Holmes on Unsplash
Resumindo:
Portanto, apesar de o fazer por a sua conta e perigo, recomendamos que teste todas as soluções descritas neste artigo. É provável que comece pela ordem que as descrevemos mas, é provável que só consiga solucionar o problema com a solução final. Em muitos casos só alterando mesmo as opções da BIOS, o que não é recomendado aos menos experientes. Por isso, se não tem experiência suficiente para fazer estas soluções, contacte-nos aqui.