O e-procurement é a compra de bens e serviços através de plataformas eletrónicas, um sistema que hoje suporta boa parte das compras públicas nos diversos países da União Europeia.
A evolução do e-procurement e o exemplo de Portugal neste sector são assuntos em destaque num artigo de opinião elaborado pelo CEO da Gatewit, Pedro Vaz Paulo.
As plataformas electrónicas são sites onde os organismos públicos e privados podem encontrar empresas especializadas em todo o tipo de serviços.
Actualmente, o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (Ceger) tem certificadas oito empresas que prestam serviços de plataformas electrónicas. Mas não está apenas em causa a fase contratual.
A maior parte das plataformas já desmaterializa a fase posterior ao contrato – a factura electrónica. Segundo Luís Valadares Tavares, presidente da Associação Portuguesa dos Mercados Públicos (Apmep) a factura electrónica é também sinónimo de transparência.
“Há quem considere que nas empresas há facturas que circulam mais depressa que outras e no método tradicional é quase impossível comprovar isso, por via electrónica, é fácil.”
Photo by JESHOOTS.COM on Unsplash
Se dúvidas houvesse que Portugal é uma incubadora de excelência no que diz respeito à inovação em tecnologia, estas poderiam ser rapidamente desfeitas ao olhar para o panorama do sector do e-procurement e do software de soluções nacional.
Pode dizer-se que neste aspeto, Portugal está mesmo na vanguarda, se considerarmos a realidade europeia.
Tendo em conta as vantagens da utilização do e-procurement em termos da redução de custos nas organizações, públicas ou privadas, não é de estranhar que a Comissão Europeia (CE) faça da adoção do e-procurement por parte das entidades públicas uma das suas prioridades.
A Agenda Digital da UE preconiza que, até 2016, se atinjam poupanças de 20 por cento nos processos de contratação pública através de plataformas eletrónicas. Ora, em Portugal, o e-procurement já é norma, e as poupanças anuais atingidas ascendem aos 35 por cento.
Portugal é um exemplo em termos de E-Procurement
Neste contexto, existem já vários governos europeus a procurar as melhores soluções para responder às exigências da CE.
O país para onde olham é Portugal, tendo o nosso país já recebido inclusivamente uma delegação do governo polaco, estando outras nacionalidades na agenda. Esta é uma oportunidade do mercado que não pode ser desperdiçada.
Portugal está assim numa posição privilegiada de liderar e ser um agente com voz ativa neste processo europeu. A Gatewit, por seu lado, teve e continua a ter um importante papel neste processo.
Quer por ser a fornecedora da plataforma para a ANCP (Agência Nacional de Compras Públicas), hoje ESPAP, quer através do seu processo de internacionalização, tornando-se uma bandeira da excelência da tecnologia e recursos 100 por cento nacionais.
As entidades que prestam serviços de plataformas eletrónicas devem estar certificadas pelo Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER).
A certificação destas entidades permite o acesso à atividade de prestação de serviços de plataformas eletrónica, sendo concedida após apreciação de um documento de conformidade, elaborado por um auditor de segurança, que ateste a conformidade da plataformas eletrónica.
Consulte, a seguir uma lista com as entidades certificadas para prestar serviços de plataformas eletrónicas:
1 – Plataforma electrónica | ACINGOV
Academia de Informática Brava, Engenharia de Sistemas, Lda.
2 – Plataforma electrónica | ANOGOV
ano – Sistemas de Informática e Serviços, Lda.
3 – Plataforma electrónica | COMPRASGOV.FORUMB2B.COM
Central-E-Informação e Comércio Electrónico, S.A.
4 – Plataforma electrónica | PLATAFORMA DE COMPRAS PÚBLICAS
Construlink – Tecnologias de Informação, S.A.
5 – Plataforma electrónica | PLATAFORMA ELECTRÓNICA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA – COMPRASPT
Miroma – Serviços e Gestão de Participações, Lda.
6 – Plataforma electrónica | SAPHETYGOV
Saphety Level – Trusted Services, S.A.
7 – Plataforma electrónica | VORTALGOV VORTALHEALTH
Vortal, Comércio Electrónico Consultadoria e Multimédia, S.A.
8 – Plataforma electrónica | TRADEFORUM
PT PRIME TradeCom – Soluções Empresariais de Comércio Electrónico, S.A.
Conhece mais alguma que não faça parte da nossa lista de Plataformas ?