Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

Aplicação grátis pesquisar mais rápido que o Windows Explorer

Provavelmente já precisou de pesquisar alguma coisa no seu computador e achou que o processo deveria ser mais rápido. Mas porque será que as pesquisas com o Windows Explorer do nosso computador são tão lentas?

Mesmo depois de todos estes anos de atualizações e novas versões do sistema operativo da Microsoft? Já para não falar que muitas vezes procurar no windows não funciona. Tentamos procurar ficheiros windows ou pesquisar por imagens e não nos devolve nada.

 

Como funciona o Explorador do Windows

 

woman using desktop computer Photo by Patrick Amoy on Unsplash

Nunca deve ter que procurar um ficheiro perdido nas versões modernas do Windows – basta fazer uma pesquisa rápida. nem precisa esperar que um cachorro de desenho encontre seus ficheiros, como no Windows XP.

O indexador de pesquisa do Windows está constantemente em execução em segundo plano para possibilitar buscas locais rápidas. Isso permite o tipo de recursos avançados de pesquisa que usa no Google ou no Bing, mas para seus ficheiros locais.

 

Como controlar o sistema de Indexação

Por padrão, o indexador de pesquisa do Windows observa tudo na sua pasta de utilizador – isso é C: \ Users \ NAME. Ele lê todos esses ficheiros, criando um índice de seus nomes, conteúdos e outros metadados. Sempre que eles mudam, ele percebe e atualiza o seu índice. O índice permite que encontre rapidamente um ficheiro com base nos dados do índice.

Por exemplo, se quiser encontrar ficheiros que contenham a palavra “beluga”, pode realizar uma pesquisa por “beluga” e obterá uma resposta muito rápida à medida que o Windows procurar a palavra em seu índice de pesquisa. Se o Windows não usasse um índice, teria que se sentar e esperar que o Windows abrisse todos os ficheiros do seu disco rígido, olhasse para ver se o ficheiro continha a palavra “beluga” e seguiu em frente.

A maioria das pessoas não deveria ter que modificar esse comportamento de indexação. No entanto, se armazenar seus ficheiros importantes em outras pastas – talvez armazene seus dados importantes em uma partição ou unidade separada, como em D: \ Data – convém adicionar essas pastas ao seu índice.

Também pode escolher quais tipos de ficheiros deseja indexar, forçar o Windows a reconstruir o índice completamente, pausar o processo de indexação para não utilizar recursos do sistema ou movê-lo para outro local para economizar espaço na unidade do sistema.

Para abrir a janela Opções de Indexação, toque na tecla do Windows no teclado, digite “index” e clique no atalho Opções de Indexação que aparece. Use o botão Modificar para controlar as pastas que o Windows indexa ou o botão Avançado para controlar outras opções. Para evitar que o Windows seja totalmente indexado, clique no botão Modificar e desmarque todos os locais incluídos. T

Também pode desativar o indexador de pesquisa totalmente na janela Programas e Recursos.

 

Aplicação grátis pesquisar mais rápido que o Windows Explorer

Procurar por ficheiros no Windows

pode pesquisar ficheiros diretamente do menu Iniciar no Windows 7 ou da tela Iniciar no Windows 8. Basta pressionar a tecla Windows e realizar uma pesquisa. Se quisesse encontrar ficheiros relacionados ao Windows, poderia fazer uma pesquisa por “Windows”. O Windows mostraria ficheiros denominados Windows ou que contenham a palavra Windows.

A partir daqui, pode simplesmente clicar em um ficheiro para abri-lo. No Windows 7, os ficheiros são misturados com outros tipos de resultados de pesquisa.

 

Aplicação grátis pesquisar mais rápido que o Windows Explorer

 

No Windows 8 ou 8.1, pode optar por pesquisar apenas por ficheiros. Se deseja realizar uma pesquisa sem sair da área de trabalho no Windows 8.1, pressione a tecla Windows + S para abrir uma barra lateral de pesquisa.

 

windows-8.1-files-search

 

Também pode iniciar pesquisas diretamente no Windows Explorer – que é o Gerenciador de ficheiros no Windows 8. Basta utilizar a caixa de pesquisa no canto superior direito da janela. O Windows pesquisará o local para o qual navegou. Por exemplo, se estiver procurando por um ficheiro relacionado ao Windows e souber que ele está em algum lugar na sua biblioteca Documentos, abra a biblioteca Documentos e procure pelo Windows.

 

pesquisa-de-em-windows-explorer

Utilizar um sistema de pesquisa avançada

No Windows 7, perceberá que pode adicionar “filtros de pesquisa” à caixa de pesquisa, permitindo pesquisar por tamanho, data de modificação, tipo de ficheiro, autores e outros metadados.

 

windows-7-add-search-filters

 

No Windows 8, essas opções estão disponíveis na guia Ferramentas de pesquisa na faixa de opções. Esses filtros permitem restringir seus resultados de pesquisa.

 

windows-8-search-tools-file-explorer

 

Se é um geek, pode utilizar a Sintaxe de Consulta Avançada do Windows para realizar pesquisas avançadas de qualquer lugar, incluindo o menu Iniciar ou a tela inicial. Quer procurar por “janelas”, mas só traz documentos que não mencionam a Microsoft? Procure por “windows -microsoft”.

Quer procurar por todas as imagens de pinguins no seu computador, sejam eles PNGs, JPEGs ou qualquer outro tipo de ficheiro de imagem? Procure por “pinguim tipo: foto”.

Já consultamos os operadores de pesquisa avançada do Windows, por isso confira nosso guia detalhado para obter mais informações. A sintaxe de consulta avançada oferece acesso a opções que não estão disponíveis na interface gráfica.

 

Sintaxe de consulta avançada do windows

Criar e guardar pesquisas

O Windows permite que faça pesquisas e salve-as como um ficheiro. Em seguida, pode executar a pesquisa rapidamente clicando duas vezes no ficheiro. O ficheiro funciona quase como uma pasta virtual que contém os ficheiros especificados.

Por exemplo, digamos que queira criar uma pesquisa salva que mostre todos os novos ficheiros criados em suas pastas indexadas na última semana. poderia realizar uma pesquisa por “data criada: esta semana” e, em seguida, clicar no botão Salvar pesquisa na barra de ferramentas ou na faixa de opções. teria uma nova pasta virtual que poderia verificar rapidamente para ver seus ficheiros recentes.

 

Usando-a-salvo-search-in-windows-7

 

Uma das melhores coisas sobre a pesquisa do Windows é que ela está disponível inteiramente no teclado. Basta pressionar a tecla Windows, começar a digitar o nome do ficheiro ou programa que deseja abrir e pressionar Enter para abri-lo rapidamente.

O Windows 8 tornou isso muito mais desagradável com sua pesquisa não unificada, mas a pesquisa unificada está finalmente retornando com o Windows 8.1 .

Como procurar ficheiros no seu computador como se estivesse a pesquisar no Google?

Parece que acabou de chegar a solução para estes problemas. Everything é uma aplicação gratuita de pesquisa do Windows que apresentas os resultados instantaneamente.

Varias pessoas já testaram com sucesso esta nova ferramente Everything e chegaram à conclusão que de facto não é apenas mais fácil mas sobretudo muito mais rápida.

 

Aplicação grátis pesquisar mais rápido que o Windows Explorer 1

 

Depois da ferramenta Everything indexar as nossas unidades de dados, o que sinceramente não demora muito, os resultados são obtidos com a mesma rapidez que nós conseguimos digitar.

 

Funciona mesmo que tenhamos 4 TB de informação armazenada nos nossos discos rigidos.

Como a pesquisa interna do Windows é tão lenta como é possivel que esta aplicação gratuita seja praticamente  instantânea? Tentamos perguntar a Cortana da Microsoft mas curiosamente, ou não, ela não nos ajudou.

 

Aplicação grátis pesquisar mais rápido que o Windows Explorer 2

 

Pois, talvez nunca saibamos o porquês desta diferença abismal na velocidade de pesquisa destas duas tecnologias. Mas uma coisa é certa provavelmente deveria  descarregar já o Everything se é que ainda não o fez. A ferramenta está disponível tanto na versão para instalação com na versão portátil que não precisa de ser instalada. Por isso pode usá-lo praticamente em qualquer computador que tenha o Microsoft Windows.

 

Já tentou resolver este problema informático?

Teste a ferramenta Everything e deixe uma mensagem sobre a sua experiência.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

ARTIGOS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

NOTIFICAR-ME
Notificar-me sobre
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.