Por vezes somos questionados sobre como melhorar o arranque do Windows. Por isso analisamos 5 mitos de optimização do arranque do Windows.
Certamente já lhe aconteceu um PC, portatil ou tablet demorar uma eternidade para arrancar.
Se fizer uma rápida pesquisa no Google descobrirá centenas de artigos que dizem melhorar definitivamente o arranque de um computador lento.
A aceleração do tempo de arranque do PC não é uma ciência exacta.
Photo by Mimi Thian on Unsplash
Entretanto, há uma grande quantidade de informação falsa que corre pela Internet, podendo ser encontrados até conselhos relacionados com sistemas operativos absolutamente obsoletos como o Windows 98.
Nesta análise, tentamos desmistificar os conselhos mais comuns de optimização do arranque do Windows e demonstrar que a maioria desses conselhos não ajudam a diminuir o tempo de espera de forma eficaz.
Aliás, alguns deles podem até ser perigosos para o seu computador:
1. Eliminar tipos de letra melhora o arranque do computador
Photo by Brett Jordan on Unsplash
Algumas páginas na Internet afirmam que esta acção reduzirá o tempo de arranque, já que o Windows necessita carregar as fontes para a memória durante o início. Hoje em dia, um computador normal dispõe de mais de 280 fontes ocupando cerca de 500MB.
Carregar estas fontes no início equivale a dezenas de programas sendo carregados ao mesmo tempo durante a inicialização do sistema.
Eliminar fontes reduz mesmo o tempo de início? Fizemos o teste reduzindo o número de fontes ao mínimo permitido pelo sistema (40) e não foi demonstrada nenhuma diferença perceptível no tempo de arranque.
Veredicto final: Falso
2. Ajustes no BIOS para reduzir o tempo de arranque
Muitos sites também afirmam que ajustando o BIOS (software básico que está instalado no PC) é possível conseguir uma melhora significativa no tempo de início.
Por exemplo, definindo a prioridade de inicialização no disco rígido e desabilitando o arranque a partir da unidade de DVD, porta USB ou de rede.
Isto realmente esta correcto, há alguns ajustes do BIOS que ajudam a reduzir o tempo de inicialização, economizando alguns segundos. No entanto é uma tarefa que requer muito cuidado porque pode fazer com que o seu computador deixe de arrancar.
Veredicto final: Verdadeiro
3. Alterar o tempo de espera do menu de arranque
Se tem vários sistemas operativos (por exemplo, Windows 7 e Linux) instalados no seu computador, provavelmente surge-lhe no arranque um ecrã negro com instruções para seleccionar o sistema operativo que pretende.
O gestor de inicialização selecciona a entrada do sistema operativo padrão após 30 segundos. Há quem recomende reduzir este tempo de espera de 30 segundos para 3, 5 ou 10 segundos para melhorar o tempo de arranque.
Como considerar isto um truque de melhora de rendimento se é possível fazer ENTER e saltar o tempo de espera?
Neste caso, não se pode dizer que em realidade existe uma melhora de rendimento da inicialização do computador.
Veredicto final: Falso
4. Utilizar todos os núcleos da CPU no arranque dos computadores
Photo by Christian Wiediger on Unsplash
Centenas, senão milhares de utilizadores, afirmam que o Windows utiliza apenas um núcleo de processamento durante seu início e recomendam activar todos os núcleos para acelerar consideravelmente este processo.
Este ajuste na verdade não funciona, pois o fato do Windows limitar o número de núcleos da CPU durante o início foi desenvolvido por razões de segurança em caso de problemas, não para permitir habilitar mais núcleos.
De qualquer forma, o Windows utiliza todos os núcleos disponíveis logo após a primeira fase da inicialização. Ao realizar este truque, alguns utilizadores apenas conseguem que o computador avarie e apresente o ecrã azul da morte – “BAD_SYSTEM_CONFIG_INFO”.
Veredito final: Falso
5. Desativar algumas funções e programas do computador
Todos os computadores vêm com vários dispositivos integrados ou outros componentes que os utilizadores normalmente não necessitam, como por exemplo, o Bluetooth, um adaptador Ethernet, uma webcam, um controlador de Firewire, ou mesmo uma placa de som.
Embora não seja viável desligar todos estes dispositivos (ninguém precisa deles todos permanentemente), esta acção tem sim um efeito real no tempo de início.
Ao realizarmos o teste, conseguimos no nosso laboratório do www.informatico.pt poupar 4 segundos de arranque. Por isso, será que vale a pena todo este incomodo? Definitivamente, não.
Veredito final: Verdadeiro (com algumas potenciais desvantagens)
https://www.youtube.com/watch?v=AxzCMqA7nbM
Conclusões sobre mitos da optimização do arranque
Com esta “Caça aos Mitos”, tentamos mostrar estratégias eficazes e seguras, que realmente permitem acelerar o tempo de arranque do computador, fáceis de compreender, para os utilizadores do Windows, mesmo que tenham apenas conhecimentos básicos de informática.
Se há uma coisa que todos temem, é reiniciar o computador. Pode levar apenas um ou dois minutos, mas pode parecer uma eternidade.
Sim, de facto este é um tema bastante controverso, pois existem muitos mitos sobre ajustes que supostamente melhoram o arranque dos computadores.
Se tiver mais algum ajuste favoritos, partilhe-os connosco nos comentários, mas cuidado com os mitos e com a banha da cobra. Lembre-se sempre que há muitos ajustes por aí que fazem mais mal do que bem.