Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

Descubra os 5 melhores sites de encontros online

Os sites de encontros são uma forma de, virtualmente, se conhecerem pessoas novas e encontrar quiçá a sua alma gémea. Estão em crescimento há mais de uma década e vieram para ficar. Em muitíssimos casos são acompanhados de apps que se ligam às funcionalidades dos sites. Neste artigo vamos revelar alguns dos melhores sites de encontros que pode encontrar atualmente na internet.

Se há quinze ou vinte anos utilizavam-se salas de IRC e o velhinho ICQ, hoje em dia existem apps para telemóveis, sites e formas de encontrar a cara metade muito mais fáceis. Já não é preciso perguntar o famoso “oi, ddtc”, que na altura significava, “olá, de onde teclas”. Também já não é preciso pedir para enviar uma foto, porque esta informação já é visível nos perfis dos sites e apps. Os perfis têm a informação de onde são, o que fazem, o que gostam e até fotografias. Hoje em dia é tudo mais fácil. Antes de iniciarmos uma conversa já temos, no fundo, muita informação para iniciar uma conversa com um ou uma pessoa que não conhecemos.

 

smiling woman and man Photo by Crook & Marker on Unsplash

 

Razões para utilizar sites de encontros:

 

Com esta pandemia do COVID-19, temos também muito mais necessidade de falarmos com outras pessoas. O nosso isolamento decretado pelo Governo como um dever e não uma obrigação deve ser físico, mas nunca sentimental. Instalar este tipo de apps ou visitar este tipo de sites dá-nos acima de tudo vontade de nos ligarmos a outras pessoas e conhecermos pessoas novas.

Há, no entanto, outro tipo de cuidados que devemos ter caso o encontro passe do online para o físico, como vamos ver mais à frente.

Ao longo dos tempos as apps e sites de encontros adaptaram-se ao novo paradigma da sociedade e começaram a criar match em tempo real, quer seja por gostos ou por tipo de pessoas ou mesmo por amigos em comum. Existem cada vez mais algoritmos que permitem reconhecimento de características comuns como gostos, locais onde estamos, coisas que fazemos. Quando alguns sites e apps combinam o login com redes sociais como o Facebook temos ainda um outro “mundo” de dados que se podem sincronizar e ajudar a entender melhor o nosso comportamento, para fazermos aquele “match” em sites ou apps de encontros.

 

Porque surgiram os sites de encontros online:

 

Com a vida atarefada que a maioria das pessoas têm, mesmo antes desta propagação do vírus COVID-19 este tipo de apps e sites eram palco de um crescimento proporcional à sedentarização das pessoas. A dependência das redes sociais faz com que este tipo de conquista de relacionamentos seja cada vez mais popular. O sedentarismo permite-nos estarmos mais ligados ao online e manter cada vez mais ligações com este meio. E como não podia deixar de ser, a ambição de termos uma cara metade, ou a procura desta, torna-se algo quase que natural por força da nossa condição que muitas vezes é praticamente deslocações em trabalho e casa.

 

Como funcionam o sites de encontros:

 

Já o modelo de negócio deste tipo de sites e apps é semelhante entre todos. Oferecem funções limitadas e cobram por funções ilimitadas ou funções adicionais exclusivas para quem paga. Associados a descontos de Natal, dia dos namorados, ou outro evento, atraem com publicidade e ao mesmo tempo com limitações as pessoas a pagarem por um serviço extra. Embora a maioria das pessoas consiga utilizar as funcionalidades grátis, os serviços pagos são certamente atrativos e tem claras e inequívocas vantagens. Embora os players deste sector já estejam definidos, há sempre outros sites e apps que vêm sempre tentar ocupar um pouco do mercado. Estes vivem do “passa a palavra”, porque entrar num mercado com grandes nomes já estabelecidos é efetivamente difícil.

Existem ainda alguns cenários onde os sites e apps de encontros adicionam publicidade de empresas que pretendem que a sua marca seja visualizada neste tipo de sites.

As novas plataformas que possam surgir têm também uma dificuldade acrescida de terem que ser uma efetiva novidade dentro dos serviços oferecidos e não serem apenas “mais uma” app ou “mais um” site para encontros, o que faz com que tenham inevitavelmente que inovar.

Em 2020, todos os sites de encontros que vamos referir têm também apps móveis, ou seja, um complemento ao site porque o tráfego vindo de smartphones é cada vez maior. E, na nossa opinião, a tendência e o domínio do mercado em Portugal vão para as seguintes plataformas:

 

1 – Tinder

 

Tinder Corresponda. Converse. Encontre-se

 

O Tinder é uma plataforma para encontros através da aceitação ou recusa de perfis. Existem duas opções para cada perfil: aceitar ou recusar. O famoso “swipe left” e “swipe right”, significa que movendo para cada lado, há a opção de aceitar ou recusar contacto com determinado perfil. O contacto apenas acontece se ambos os perfis aceitarem ser contactados. Neste caso, dá-se o “match”.

Em seguida é possível falar através do chat para as pessoas se conhecerem.

Este site, com app móvel, é mais conhecido em Portugal para encontros ONS (em Inglês one night stand, ou em Português encontros de uma noite).

O modelo de negócio desta app é permitir dizermos que aceitamos conhecer um determinado perfil durante um determinado período e tempo e depois limitar os restantes prefis e pedir ao utilizador para esperar algumas horas. Caso queiram gostar de pessoas ilimitads ou ter funções adicionais, apenas é possível com um pagamento.

 

YouTube video

 

2 – Badoo

 

Conhece novas pessoas no Badoo, Faz novas amizades, conversa com amigos e diverte-te!

 

O Badoo é um dos sites mais antigos para encontros online. Tem a função semelhante ao Tinder de movendo uma imagem aceitas um pedido de contacto, mas tem outro modelo de negócio mais diversificado.

Neste caso, o site, que também tem app grátis para smartphones, permite enviar presentes a um custo adicional e também que a tua mensagem seja lida primeiro por um custo adicional.

O Badoo é decididamente o site mais antigo desta lista, foi criado em 2006 pelo russo Andrey Andree. Em termos de expansão mundial, o site está presente em todos os cantos do mundo, nomeadamente em 180 países e com maior incidência na América Latina, Espanha, Itália e França.

No site é também possível efetuar pesquisas de pessoas ou encontrar pessoas perto de nós.

 

3 – Skout

 

SKOUT sites encontros online

 

O Skout funciona de forma semelhante ao Tinder. Funciona, literalmente, pela localização. Isto é, as pessoas encontram-se também pela localização além do “swipe” habitual. A diferença é que esta app até há poucos anos era muito pouco conhecida em Portugal, tendo ganhado popularidade nos anos recentes.

Esta app também funciona no formato “freemium” como todas as outras, ou seja, é grátis, mas tens que pagar para teres todas as funções.

 

4 – OkCupid

 

Free Online Dating OkCupid

 

O OkCupid é um site ligeiramente diferente no que toca a encontros. Decide ter uma aproximação mais ousada e científica sobre o tipo de relação que queremos, e faz um match através de gostos e respostas a perguntas. Por exemplo, se a pergunta a “Queres ter um animal ou já tens” for “Sim” entre duas pessoas, então a chance e percentagem de compatibilidade aumentam.

No OkCupid enviar mensagens é grátis e de forma ilimitada. Apenas caso queiras ver quem gostou de ti, enviar likes ilimitados, remover publicidade ou outro tipo de informação é que vais precisar de pagar.

A forma científica deste site de fazer match faz com que seja único em termos do modo como liga as pessoas.

 

5 – Felizes.pt

 

felizes.pt

 

O Felizes.pt é um site de encontros português direcionado para românticos. Com mais de 500 mil membros, a sua média de idades destaca-se dos demais sites de encontros, situando-se acima dos 40 anos. Um site que privilegia os traços de personalidade face à simples avaliação de fotografias, tornando muito mais eficaz o processo de encontrar a pessoa certa para o tão procurado Felizes para sempre.

Os membros podem conversar entre si via chat, podem enviar presentes e até jogar ao Cupido, onde lhe serão apresentados perfis especificamente escolhidos de acordo com características e preferências da pessoa.

Fundado em 2014, o Felizes.pt tem vindo a cativar cada vez mais portugueses, de Norte a Sul do país, tornando-se numa plataforma em que conhecer pessoas e marcar encontros, é fácil, seguro e adaptado a qualquer idade adulta.

 

Agências Matrimoniais