Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

SimulIDE – 8 coisas sobre um dos melhores simuladores de circuitos

Se chegou a este artigo provavelmente anda à procura dos melhores simuladores de circuitos de eletrónica. Vamos mostrar-lhe a seguir as características e o funcionamento básico de um simulador de circuitos que consideramos interessante tanto para fins profissionais como académicos.

 

O que são simuladores de circuitos

 

Os softwares de simulação de circuitos possuem algoritmos que conseguem prever o comportamento dos componentes eletrónicos com base nos dados de entrada. Algumas dessas ferramentas utilizam visualização 2D ou até mesmo 3D para mostrar o comportamento dos circuitos e dos componentes.

Os programas de simulação de circuitos eletrónicos são utilizados para testar circuitos virtualmente antes de os construir fisicamente. Mas há quem veja este tipo de ferramentas como um tipo de jogo. Enquanto o principal propósito dos jogos como o 22Bet é entreter os jogadores, os softwares de simulação de circuitos eletrônicos também podem ser utilizados para fins educacionais e de entretenimento, permitindo que os utilizadores experimentem e aprendam sobre eletrónica de forma interativa.

Resumindo: os softwares de simulação de circuitos são programas de computador que permitem aos engenheiros e projetistas de eletrónica modelar, analisar e testar circuitos eletrónicos de forma virtual. Servem para replicar o comportamento de componentes eletrónicos num ambiente digital, permitindo a análise do seu desempenho e comportamento antes da implementação física.

 

O que é o simulador SimulIDE

 

SimulIDE é um simulador simples de circuitos eletrónicos em tempo real, destinado tanto a amadores ou a estudantes para aprenderem e experimentarem circuitos eletrónicos simples e micro controladores, suportados por sistemas PIC, AVR e Arduino.

De facto, não podemos dizer que seja um simulador extremamente preciso para a análise de circuitos. No entanto, é muito rápido, simples e fácil de utilizar, o que significa que pode ser utilizado em modelos eletrónicos simples, mas não precisam ser muito precisos porque, também, não tem muitos recursos.

A simplicidade e a facilidade de utilização são as principais características deste simulador.

Pode criar, simular e interagir com os seus circuitos em minutos, basta arrastar os componentes da lista, e depois soltá-los no circuito, ligá-los e no fim carregar no botão liga / desliga para ver como funciona.

O SimulIDE também vem com um editor de código e um sistema de depuração para GcBasic, Arduino, PIC asm e AVR asm. Na verdade, este simulador ainda está nas primeiras fases de desenvolvimento. Possui funcionalidades básicas, mas já é possível escrever, compilar e depurar códigos básicos com pontos de interrupção, monitorizar registos e variáveis ​​globais.

É uma ferramenta de código aberto com um tipo de licença GPLv3 e pode encontrar o código-fonte nesta página: https://launchpad.net/simulide

Com este simulador podemos utilizar componentes analógicos e digitais. Conseguimos trabalhar com microcontroladores, criar subcircuitos, ou então utilizar um osciloscópio virtual.

 

1 – Descarregar a Aplicação

 

O processo de descarregamento da aplicação é muito simples bastando aceder ao site do desenvolvedor www.simulide.com e clicar no botão “Download” da barra superior da página principal.

 

melhores simuladores circuitos

 

Irá aparecer-lhe uma página com links para poder descarregar a aplicação. Só tem de escolher a que corresponde com o sistema operativo do seu computador. No nosso caso escolhemos a opção do Windows 64.

 

melhores simuladores circuitos

 

Na página seguinte deve defina um valor que queira pagar pela aplicação. Se entender que não deve pagar nada basta colocar o valor 0 e clicar no botão azul “Eu quero isto!”

Apesar de ser uma ferramenta 100% gratuita, se poder ajudar, não custa contribuir com algum tipo de valor para ajudar os desenvolvedores a continuarem a investir no projeto.

 

melhores simuladores circuitos

 

Na janela seguinte irá aparecer um formulário para preencher com o seu endereço de email. Na verdade, o e-mail não é obrigatório, mas se inserir o seu e-mail, irá receber notificações quando as novas versões ou revisões foram lançadas e estiverem disponíveis.

Depois de inserir o seu email (ou não) só tem de clicar no botão cinzento “Obter”.

 

melhores simuladores circuitos

 

Poderá aparecer-lhe uma janela popup para preencher um código captcha. Depois de o fazer será descarregado para o seu computador um ficheiro comprimido com os tudo o que precisa para utilizar o programa.

 

melhores simuladores circuitos

 

Para utilizar o programa basta descomprimir o ficheiro descarregado (.zip ou .tar.gz) para uma pasta no seu computador e executar o ficheiro “simulide.exe”.

Pode copiar esta pasta para qualquer local que desejar, mantendo a estrutura interna como está. Não mova ou exclua ficheiros a menos que saiba o que está a fazer.

Se estiver a utilizar a versão Windows ou Linux AppIe, não precisará instalar mais nada. Nas versões Windows todas essas dependências estão incluídas, por isso não precisa de instalar nada.

No Ubuntu ou outros derivados do Debian pode instalar todas as dependências com este comando:

 

“sudo apt-get install libqt5core5a libqt5gui5 libqt5xml5 libqt5svg5 libqt5widgets5 libqt5concurrent5 libqt5multimedia5 libqt5multimedia5-plugins libqt5serialport5 libqt5script5 libelf1”

 

Para outras versões do Linux precisa instalar estas dependências:

  • Qt5 Core
  • Qt5 Gui
  • Qt5 Xml
  • Qt5 svg
  • Qt5 Widgets
  • Qt5 Concurrent
  • Qt5 Multimedia
  • Qt5 Multimedia Plugins
  • Qt5 Serialport
  • Qt5 Script
  • libelf

O executável está na pasta “bin”, basta clicar duas vezes nele ou executar a partir de um terminal se ver algumas mensagens sobre a execução do SimulIDE. Mensagens úteis.

 

2 – Interface da Aplicação

 

A interface gráfica do utilizador está dividida em 3 partes principais e pode redimensioná-las para ocupar todo o espaço ou fazê-las desaparecer.

 

melhores simuladores circuitos

 

Painel esquerdo

 

Este painel contém separadores com os componentes e o explorador de ficheiros.

 

Componentes

 

Esta é a lista de componentes disponíveis para adicionar ao circuito. Está organizada por categorias e subcategorias que podem ser expandidas e recolhidas clicando na pequena seta à esquerda do nome da categoria.

O estado Expandido/Recolhido é guardado e restaurado, portanto, terá a mesma aparência na próxima sessão. Além disso, também é possível ocultar categorias ou componentes únicos da lista.

Dessa forma pode criar uma Lista de Componentes mais simples, o que é útil se utilizar apenas alguns deles, por exemplo, pode criar uma lista apenas para Circuitos Lógicos.

Para fazer isso, clique com o botão direito em qualquer parte da lista e selecione “Gerir Componentes”. Aparecerá um widget onde poderá escolher quais as categorias e componentes que quer que fiquem visíveis.

Essas configurações são guardadas automaticamente, para que da próxima vez que abrir o SimulIDE ele terá sempre a mesma aparência.

 

Explorador ficheiros

 

Este separador mostra-nos o sistema de ficheiros no formato de uma árvore. Pode navegar pelas pastas em expansão ou recolhimento e abrir ficheiros no circuito ou no editor.

No topo há uma zona com os “favoritos” onde aparecem algumas pastas predefinidas:

 

  • FileSystem: mostra a raiz do seu sistema, e todos os seus discos internos e externos.
  • Home: mostra a sua pasta de utilizador.
  • Exemplos: são exemplos que já vêm incluídos no SimulIDE.

 

Logo a seguir, encontrará uma caixa com o caminho atual do navegador de ficheiros. Pode-se introduzir um caminho nesta caixa para aceder ao conteúdo que precisar.

Também pode clicar com o botão direito para aceder ao menu de contexto e adicionar aos favoritos ou então abrir o ficheiro no editor de ficheiros.

 

Painel central

 

Neste painel central irá encontrar uma janela onde irão aparecer os elementos e os instrumentos do circuito como o plotter, osciloscópios, monitores de portas serial, etc…

Basicamente, nessa área amarela “Circuit Canvas” que está no painel central é onde podemos criar e simular os nossos circuitos.

 

Criar Circuitos

 

Componentes:

 

Arraste os componentes do Painel Esquerdo -> Separador Componentes e solte-os no Circuit Canvas.

Clique com o botão esquerdo nos componentes para os conseguir mover de um lado para o outro.

Clique com o botão direito por cima de um componente para lhe aparecer um menu de contexto com as propriedades que pode editar do componente.

 

Fios:

 

Clique com o botão esquerdo nos pinos dos componentes ou em outros fios para iniciar e fechar os fios.

Para apagar um fio basta arrastar o rato com o botão esquerdo pressionado por cima do fico para o selecionar e depois clicar na tecla “Delete” do seu teclado.

Se quiser mover o fio utilize o botão do meio do seu rato para clicar no fio e movê-lo para onde quiser.

 

O circuito:

 

Utilize o botão do meio do rato em qualquer parte vazia do circuito para o conseguir mover de um lado para o outro.

Se utilizar a roda “wheel” do seu rato irá conseguir aumentar e diminuir o circuito de tamanho.

Clique com o botão direito do rato em qualquer parte vazia do circuito para mostrar o menu de contexto do Circuito.

Na parte superior da aplicação encontrará um botão liga / desliga que pode utilizar para iniciar/parar a simulação.

 

Menu de Contexto

 

No menu de contexto do Circuito pode encontrar algumas ações úteis:

 

  • Colar: cola objetos copiados anteriormente.
  • Desfazer: desfaz a última alteração.
  • Refazer: refaz a última alteração desfeita.
  • Importar: permite escolher um ficheiro “.simu” para importar para o circuito atual.
  • Guardar: permite guardar o ficheiro atual como uma imagem (jpg, png, bmp ou svg).
  • Criar Subcircuito: Cria um ficheiro de subcircuito utilizado para componentes como IC74.
  • Lista de materiais: Cria um ficheiro de texto com a lista de materiais do circuito atual.

 

Propriedades

 

Podemos editar algumas propriedades relacionadas com a aparência e comportamento do circuito.

Para isso basta clicar com o botão direito do rato em qualquer parte vazia do circuito para abrir um separador com as “Propriedades” ou então clicar na roda dentada que aparece na parte superior da aplicação.

 

melhores simuladores circuitos

 

Algumas das propriedades que podemos editar são a ativação ou desativação da grade e da animação do circuito. Ou seja, pode mostrar ou ocultar a grade e isso pode melhorar um pouco a velocidade da simulação.

Também pode colorir os fios do circuito, o que é muito útil nos digitais porque o fio irá aparecer a vermelho para estado elevado (1) e a azul para estado baixo (0).

No entanto, animar o circuito pode diminuir a velocidade da simulação, mas sobre isso falaremos mais adiante neste artigo.

 

Painel direito

 

Neste painel mais à direita encontra um editor de texto com funcionalidades básicas de codificação e depuração.

Descrevemos neste artigo mais adiante, tudo o que precisa de saber sobre o m