Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD

Com o preço do AutoCAD a variar entre os cerca de 400€ e mais de 4.000€, utilizar este programa extremamente popular, pode tornar-se muito caro sobretudo para os principiantes. No entanto, sem este tipo de software é praticamente impossível conseguirmos criar objetos 3D. Por isso, se é um estudante ou um técnico com pouco dinheiro para investir, mostramos-lhe neste artigo alguns programas que o podem ajudar a aprender ou a criar de mais básico. Ou seja, é uma lista com as principais alternativas gratuitas ao AutoCAD.

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 1

 

De facto, os métodos de desenho tradicionais não produzem os desenhos precisos de que precisamos, por isso, é necessário mudar o trabalho para um software CAD que seja rápido e moderno. Se não o fizer, iram surgir falhas no seu processo de design que lhe podem causar perdas quer de tempo, quer de dinheiro.

Nos últimos anos, o mundo dos desenhos 2D e sobretudo 3D tem passado por uma transformação significativa, impulsionada em grande parte pelo avanço da tecnologia. Surgiram milhares de soluções de software, ferramentas de trabalho e de lazer como as casas de apostas online que se tornaram cada vez mais populares, proporcionando aos seus utilizadores uma experiência conveniente e acessível diretamente a partir dos seus equipamentos móveis ou computadores. Neste artigo, exploraremos algumas das principais ferramentas de desenho técnico vetorial gratuitas e do papel fundamental que essa tecnologia desempenha no sucesso dos profissionais dessa área.

Quer esteja no ramo de criação de novos produtos ou no ramo dos projetos de edifícios, o CAD pode ajudá-lo a garantir o seu sucesso. Sobretudo, quando vir os seus projetos a serem concretizados, irá perceber as enormes vantagens em utilizar desenhos criados com ferramentas digitais em CAD.

Reconhecemos que projetar um produto ou um edifício não é uma tarefa muito fácil, porque durante esses processo terá de considerar uma infinidade de coisas. No entanto, com o desenho suportado pelo design CAD, irá executar essas etapas rapidamente e sem comprometer o sucesso do seu projeto.

De facto, já existem no mercado muitos programas de CAD para desenho auxiliado por computador. Esses programas 3D podem realmente ajudar-nos no nosso trabalho diário com várias funcionalidades. As vantagens da utilização deste tipo de ferramentas são inúmeras, desde a visualização, simulação até mesmo impressão em 3D. No entanto, utilizar um software de modelação em 3D pode ser muito caro e pode não querer gastar uma fortuna para utilizar a tecnologia 3D.

Neste artigo do nosso blog, damos-lhe as melhores dicas para poder escolher o melhor software CAD gratuito! Basicamente, fizemos uma seleção de todas as ferramentas que nos pareceram melhores para o ajudar a fazer uma escolha acertada.

 

O que são programas CAD?

CAD é basicamente o processo de desenho assistido por computador (Computer Aided Design) que envolve normalmente engenheiros de desenvolvimento de produtos, designers e outros tipos de profissionais. Durante muitos anos, os desenhos em 2D foram o principal serviço oferecido pelos designers de CAD.

No entanto, à medida que o mundo se move em direção a experiências tridimensionais, os projetos de CAD 3D estão a começar a ganhar força e as empresas descobriram muitas potenciais vantagens na utilização de objetos CAD 3D em vez de projetos 2D. De qualquer maneira, ambos têm um lugar importante no mundo do desenho CAD.

Outra tendência que notamos e que nos parece que está a mudar o paradigma da utilização deste tipo de ferramentas é a sua passagem do programa instalado no computador para soluções baseadas em nuvem. Apesar de as soluções de CAD instaladas localmente ainda serem as que dominam o mercado das ferramentas de CAD, existem organizações em todo o mundo que já começaram a migrar as suas ferramentas para a nuvem.

De facto, o número de empresas que procura por soluções CAD baseadas em nuvem é cada vez maior e parece-nos que essa tendência está a aumentar de dia para dia. Atualmente, existem soluções CAD locais e baseadas na nuvem que são utilizadas por uma ampla variedade de setores, incluindo a construção e a indústria automóvel.

Esta tecnologia de computador é utilizada não só para projetar um produto mas também para documentar o processo que envolve o projeto. É sem dúvida uma das ferramentas mais utilizadas em design e engenharia que ajuda os profissionais a concluírem com eficácia muitas das suas tarefas mais importantes relacionadas com o design.

É utilizada para a criação no computador de modelos de projetos 2D e 3D e ajuda a tornar mais eficiente uma variedade de tarefas executadas pelos profissionais da área.

Na verdade, diferentes pessoas definem os sistemas CAD de forma diferente, mas todos concordam numa coisa, nos projetos auxiliados por computador estas ferramentas reduzem o tempo necessário para a sua conclusão com sucesso. Na engenharia, o CAD é complementado pelos outras ferramentas de computador como o CAM, que é um processo que utiliza os dados do projeto para controlar, por exemplo, as máquinas automatizadas.

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 2

 

Que diferentes tipos de Software CAD existem?

Apesar de existirem muitos tipos de programas de desenho CAD, as duas formas mais utilizadas deste tipo de software são CAD 2D e 3D.

A modelação 2D é uma das principais funções das ferramentas CAD.O desenho bidimensional básico, ou mais conhecido como desenho 2D, normalmente serve como base para concluir uma tarefa mais complexa. Algumas das tarefas associadas a esta forma de desenho CAD incluem dimensionamento, rotação, construção de pontos e criação de curvas.

Com uma ferramenta de desenho 3D conseguira levar os seus projetos 2D para um nível superior. Normalmente, esta forma de modelação CAD é utilizada para criar sólidos, como edifícios, pontes e peças de máquinas. Além disso, pode ser utilizada para aumentar ou diminuir o volume de formas geométricas, como esferas ou cilindros.

Mas se quiser continuar a apresentar documentos de desenho tradicionais, pode facilmente converter os modelos 3D para desenhos 2D. Como eles renderizam modelos que se assemelham com mais precisão aos objetos da vida real, os serviços de desenho 3D são uma abordagem mais realista para o desenho do que os desenhos 2D.

Apesar de ambas as tecnologias terem um lugar importante no mundo do desenho CAD, o CAD 3D envolve um processo muito mais abrangente do que o CAD 2D. Com a modelação 3D, os designers de produto podem criar e analisar mecanismos, testar os pontos fortes e fracos de determinado projeto de produto e verificarem a forma do mesmo num computador, antes que esse produto ou objeto se torne real.

Os desenhos 3D podem ajudar a indústria civil, mecânica e arquitetónica a melhorar muito a qualidade dos seus projetos. Alguns dos principais benefícios da utilização de desenho assistido por computador e design 3D incluem a automação, simplicidade de design e análise interativa.

Além disso, os métodos de projeto 2D são propensos a alguns erros humanos, mas com os serviços de desenhos em 3D, esses erros podem ser completamente evitados.

 

Quais as vantagens de utilizar software CAD?

Indiscutivelmente, a maior vantagem na utilização de soluções CAD é a sua capacidade para a criação rápida de designs profissionais. Os desenhos criados em papel são suscetíveis a muitos erros e encontrar esses erros na teia de linhas também pode tornar-se num processo tedioso e difícil.

Mesmo que consiga descobrir o erro, para o corrigir terá de voltar a desenhar todo o projeto novamente do zero o que desperdiçaria o seu precioso tempo.

Se optar pelo desenho CAD, poderá criar designs profissionais numa fração de tempo que faria manualmente. Além disso, o CAD permitirá que altere rapidamente qualquer parte do projeto, alterando automaticamente todas as áreas subsequentes que exigiriam uma alteração conforme a primeira alteração. Isso resultará sem dúvida numa enorme poupança de tempo e trabalho e aumentará a sua produtividade.

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 3

 

Quais os benefícios do desenho e design 3D?

Normalmente, a maioria das pessoas e organizações preferem as ferramentas de CAD 3D ao invés das que possuem apenas funcionalidades CAD 2D basicamente porque as ajudam a conseguirem realizar mais. Apesar de os programas CAD 2D e 3D terem as suas próprias vantagens existem alguns benefícios da utilização das ferramentas CAD 3D em detrimento das 2D.

Com o desenho CAD 3D, pode utilizar vários tipos de programas de projeto, incluindo Solidworks 3D Modeling, Auto CAD Drafting e Pro-engineer. Estes tipos de programas são conhecidos por terem os seus pontos fracos e fortes, por isso será tudo uma questão de conseguir adequar a melhor ferramenta aquilo que pretende criar.

Além disso, o desenho CAD 3D oferece dados de design que podem ser utilizados na criação de impressões 3D ou protótipos rápidos. Esses protótipos são úteis para avaliação de design, verificação de folgas na estética, funcionalidade, movimentos completos e capacidade de montagem.

A partilha dos dados CAD 3D pode ativar processos de engenharia e fabricação simultânea com vários intervenientes. Além disso, com o CAD 3D, obtém um conjunto mais robusto de ferramentas e métodos para conseguir modificar os seus projetos. Finalmente, a Modelação 3D suporta todas as hipóteses de downstream, que permitem que todas as alterações sejam refletidas com rapidez e precisão.

De facto estes programas podem ser um grande trunfo para qualquer organização, porque realmente lhes oferecem novas possibilidades, melhorando o seu trabalho independentemente do seu setor de atividade. Graças ao software CAD, conseguirá trabalhar no design do seu produto, fazer simulações e obter visualizações 3D impressionantemente precisas. Acreditamos que as aplicações CAD são quase infinitas.

 

Como escolher o melhor software CAD gratuito?

De facto, existem muitas soluções de software CAD diferentes para escolher. Alguns delas são gratuitas, no entanto, não é recomendável escolher uma ferramenta CAD apenas com base no preço. Sugerimos sempre que a escolha tenha como base as seguintes características:

 

  • Produz um design capaz e eficiente.
  • Garante a compatibilidade com clientes e fornecedores.
  • Inclui ferramentas de desenho que atendem aos seus padrões.
  • Garante confiabilidade e estabilidade.
  • Possui aplicações integradas que ajudam a sua empresa.
  • É fácil de aprender.
  • É atualizada com frequência e acompanha as novas tendências.
  • Atende plenamente às suas necessidades.

 

Como existem muitos programas CAD disponíveis no mercado compreendemos que possa estar um pouco perdido. Mas para fazer a melhor escolha possível, poderá fazer-se 2 perguntas.

 

Qual é a sua experiência?

Na verdade, consegue encontrar programas para todos os níveis de experiência. Quer seja um utilizador principiante, intermediário ou avançado. É uma pergunta importante porque alguns dos programas podem ser realmente difíceis de utilizar, porque vêm com muitos recursos diferentes e interfaces por vezes complexas e pouco intuitivas. Mesmo quando se trata de software CAD gratuito, pode encontrar programas realmente complexos e muito técnicos. O seu nível de experiência será por isso o primeiro critério que deve ter em conta ao escolher o seu programa 3D!

Neste artigo tentamos fazer uma seleção dos programas 3D classificando-os pelo nível de experiência necessário para os conseguir utilizar, ou seja, programas para principiantes ou para utilizadores mais avançados e experientes.

 

Que recursos realmente precisa?

Se existe software para todos os tipos de experiência, também existe software para todos os tipos de organizações. Desde o setor médico à arquitetura e moda, agora pode encontrar software dedicado para todos estes tipos de setores de atividade. Basicamente, cada um desses setores tem os seus próprios programas específicos. Na maioria das vezes, estes programas direcionados para um setor específico não são gratuitos. No entanto, consegue-se encontrar software gratuito para modelação 3D com todos os recursos específicos necessários para a maioria dos projetos 3D.

Além disso, existem muitos outros parâmetros que podem e devem ser considerados, por exemplo, o facto de precisar de um software de modelação direta ou paramétrica. Uma ferramenta de modulação paramétrica permite aos seus utilizadores facilmente modificarem um projeto e navegarem pelo histórico do seu modelo.

Outra coisa que deve considerar é se prefere utilizar um software instalado no computador ou baseado na nuvem. O armazenamento na nuvem pode ser uma escolha perfeita se precisar de melhorar a gestão dos seus dados e evitar lidar com pacotes CAD complexos.

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 4

 

Por que não utilizar software CAD pirata?

Como habitualmente, além das opções gratuitas de software CAD, existem também várias versões piratas de programas CAD profissionais que se encontram na dark web. No entanto, no Informatico.pt recomendamos sempre a compra de licenças aos fabricantes oficiais ou, em alternativa, quando isso não é possível, a utilização de opções alternativas gratuitas, preferencialmente de código aberto.

Aliás, como pode ver neste artigo, existem atualmente muitas opções por, onde escolher, fora todas as que não mencionamos.

Lembre-se que além de ser ilegal também não é seguro utilizar software pirata, sobretudo nesta altura com todos os problemas de segurança que diariamente surgem nas notícias.

Acredite que não há “almoços grátis” e que muitos sites que oferecem software pirata introduzem malware, adware e vírus nos seus pacotes para download. Ou seja, o mais certo é estar a descarregar algumas coisas muito perigosas que vêm juntamente com o software pirata.

Além disso, muitos desses sites piratas são bastante incompletos e têm muitos pop-ups e redirecionamentos, o que também pode fazer com que seja instalado adware no seu computador. Para acrescentar a tudo isso ainda está o facto de se optar por utilizar software pirateado, não terá a possibilidade de receber atualizações. Quer sejam elas relacionadas com correções de falhas de segurança, quer sejam novas funcionalidades acrescentadas pelo desenvolvedor.

Por isso, se precisa de uma ferramenta de software CAD que seja melhor que as gratuitas que indicamos neste artigo apenas para uma utilização pontual única, recomendamos procurar uma ferramenta que ofereça uma avaliação gratuita.

Resumindo, mais vale prevenir que remediar e este caso não é exceção. Pode até pensar que conseguiu poupar algum dinheiro por optar por uma versão não licenciada, mas acabará por chegar a conclusão que foi uma má decisão.

O tempo que perdeu a encontrar a versão pirata, os riscos a que expôs a sua organização e os problemas que pode ter com a justiça não compensam aquilo que julgou estar a poupar. Se puder compre licenças oficiais se não puder, utilize ferramentas gratuitas.

 

Que programas grátis alternativos existem ao Autocad?

Na verdade, terá muitos critérios a considerar na hora de escolher um programa para desenho CAD que seja ideal para si para a sua organização e para o trabalho que pretende realizar. Por isso é que decidimos ajudá-lo a fazer uma escolha acertada criando uma seleção com os melhores programas CAD gratuitos disponíveis atualmente no mercado.

 

1 – FreeCAD

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 5

 

Este programa é de utilização gratuita conforme a sua licença Lesser General Public License (LGPL). Também é de código aberto, tornando-o num programa de software que está na vanguarda do desenvolvimento e da tecnologia. O FreeCAD é a melhor ferramenta para engenheiros que sejam autónomos e que precisem de criar novos produtos ou arquiteturas. Infelizmente, o programa não foi concebido para trabalhar com animação ou formas orgânicas. Por isso, se estiver à procura de um programa para o ajudar a entrar na indústria dos filmes ou jogos, terá de escolher um diferente. A melhor característica desta ferramenta é que ela pode ser facilmente ser modificada e expandida utilizando a linguagem de programação Python.

Na verdade, os seus utilizadores adoram-no porque é muito fácil de aprender, e os principiantes normalmente conseguem criar modelos 3D com apenas algumas horas de utilização do programa. Os utilizadores também gostam do FreeCAD porque está repleto de recursos, apesar de ser um programa gratuito, oferece aos freelancers a opção de poderem fazer modelação 3D com quase todos os recursos que normalmente têm as soluções pagas. É uma excelente ferramenta tanto para os principiantes, como amadores ou até mesmo os profissionais mais interessados ​​em criarem desenhos 3D e 2D dos seus produtos ou arquiteturas.

Na verdade, encontramos relativamente poucas desvantagens na utilização desta ferramenta, sendo as principais reclamações dos utilizadores relacionadas com a dificuldade em criar texturas e um serviço de suporte um pouco lento. Sim, o suporte ao cliente é, obviamente mais lento que numa solução paga. Isso é compreensível porque se trata de um programa gratuito e normalmente quem ajuda são outros utilizadores que o fazem quando têm tempo, ou seja, não são funcionários dedicados que estão a ser pagos para executarem esse tipo de serviço. Por outro lado, a questão da textura é uma coisa que deve ter em consideração se precisar disso para os seus os trabalhos em 2D ou objetos em 3D.

 

Site: Freecadweb.org

 

2 – SolveSpace

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 6

 

Este programa simples e de código aberto, pode ser utilizado para design assistido por computador em 2D e 3D. O SolveSpace vem com muitos recursos úteis para quem trabalha com CAD e pode lidar com extorsões e revoluções. Além disso, tem a capacidade de exportação, pode adicionar buracos aos seus designs, especificar o tamanho dos furos, certificar-se de que esteão nivelados entre si nas peças que estão suficientemente afastados. São recursos fundamentais sobretudo para quem utiliza impressoras 3D para construir peças que precisam de ser montadas além de serem funcionalidades úteis para qualquer software.

SolveSpace é um programa relativamente simples, sendo essa sua simplicidade uma das suas principais características, mas também uma pequena desvantagem. A interface parece muito antiquada e pode tornar-se desanimadora para todos aqueles que estão habituados a designs mais avançados. Isso pode ser uma desvantagem se normalmente utilizar softwares mais completos, mas também pode ser uma vantagem se tiver um computador mais antigo. SolveSpace é muito leve e não exige muito do seu computador para funcionar normalmente. De facto, isso pode ser importante para as pessoas que precisam de o utilizar em computadores portáteis ou desktops mais antigos e com menos recursos em termos de desempenho.

O SolveSpace também não possui alguns dos recursos úteis que muitos designers de CAD 3D esperam e que passam, por exemplo, pela capacidade de chanfrar e arredondar. Normalmente são utilizados ​​para fins estéticos; portanto, se não precisar deles para o seu produto ou construção, este pode ser um bom programa para si. Resumindo, o SolveSpace é um programa muito simples que pode o ajudar por que é fácil de utilizar e pode ser utilizado em equipamentos velhos e lentos além de ser grátis.

 

Site: Solvespace.com

 

3 – LibreCAD

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 7

 

O LibreCAD é mais um software CAD gratuito que pode ser descarregado e instalado nos sistemas operativos Windows, Linux e Apple. De facto, é um recurso que por si só já o diferencia de outros softwares, que tendem a ser limitados a um ou no máximo a dois tipos diferentes de sistemas operativos. Apesar deste não conseguir fazer projetos 3D como muitos dos outros softwares CAD deste artigo, ele pode ajudar a criar esboços 2D com um nível profissional sem ter que pagar nenhum cêntimo.

Os trabalhos realizados com o LibreCAD pode podem ser guardados em vários tipos de ficheiros, o que é essencial para conseguir partilhar os seus documentos com os membros da sua equipa ou os seus clientes. Pode abrir ficheiros no formato DXF e guardá-los como SVG, JPG, PNG e PDF, entre outros tipos de ficheiros. O LibreCAD possui algumas ferramentas que o tornam útil para projetos 2D, incluindo ferramentas básicas como linhas e círculos, bem como a capacidade de criar camadas para fazer correções simples ao seu modelo. O LibreCAD também é de código aberto, tornando-o altamente adaptável às necessidades individuais ou de qualquer tipo de organização.

Finalmente, o LibreCAD é um programa leve que ocupa muito pouco espaço no seu computador. Como carrega muito rápido isso faz com que seja um programa que funciona muito bem, mesmo em computadores mais antigos. Este programa foi concebido especificamente para profissionais de design, e alguns tipos de indústrias e possui uma rica comunidade que se esforça por o melhorar com suplementos, recursos extras e vários idiomas. Ou seja, conseguirá a ajuda da comunidade em vários idiomas, tornando-o num dos melhores programas de CAD 2D atualmente disponíveis no mercado.

 

Site: Librecad

 

4 – SketchUp

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 8

 

SketchUp é um programa do Google desenvolvido com o objetivo de ajudar os seus utilizadores com os processos de modelação 3D. O SketchUp Free é um programa que possui muitos recursos. Ao contrário dos outros programas, este software funciona no nosso navegador, o que significa que não precisará de descarregar nenhum programa e instalar no seu computador para o poder começar a utilizar. Isso também significa que está disponível para qualquer tipo de sistema operativo, o que se torna numa enorme vantagem para quem utiliza um sistema operativo menos comum. Também é único porque não precisa de ser atualizado, ou seja, ao abrir o programa no seu navegador, utiliza automaticamente a sua última versão com os recursos mais recentes.

Se nunca utilizou um programa 3D, o SketchUp pode ajudá-lo a começar o seu trabalho porque inclui uma comunidade online que estará disponível para responder às suas perguntas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, existe uma série de tutoriais em vídeo que nos ajudam a perceber como é que o SketchUp realmente funciona. Isso é especialmente útil para profissionais principiantes que normalmente não sabem como se utilizam este tipo de ferramentas de desenho assistido por computador. Com o SketchUp Free pode trabalhar com desenhos 2D e 3D sendo uma ferramenta extremamente flexível. Por exemplo, as paletas podem ser retiradas e inseridas em diferentes arranjos, para que as ferramentas que mais utiliza estejam sempre disponíveis à frente das outras, menos utilizadas.

Além disso, também permite fazer mais coisas que muitos dos outros programas gratuitos. Ou seja, pode criar animações, efeitos de iluminação e até texturas. De facto, o SketchUp Free é uma excelente ferramenta para modelação 2D e 3D, especialmente para aqueles que trabalham com animação, pois poucos programas gratuitos conseguem criar texturas ou animações que o SketchUp Free faz sem grandes problemas.

 

Site: Sketchup.com

 

5 – 3D Slash

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 9

 

Este programa foi criado especificamente para ser utilizado com impressoras 3D e não para engenheiros mais habituados a um conjunto de ferramentas típicas fornecidas normalmente por outro programas CAD. No entanto, para aqueles que acham que os programas CAD são bastante confusos, o 3D Slash é muito divertido. A sua criação foi inicialmente inspirada no jogo Minecraft e na altura o seu criador percebeu que as crianças que jogam Minecraft produzem modelos 3D de forma rápida e fácil. Aliás, ele descobriu que alguns desses modelos eram, de fato, muito avançados.

Basicamente o criador desta ferramenta inspirou-se na facilidade com que as crianças podiam modelar em 3D e desenvolveu este programa de modelação 3D com base nos mesmos princípios. Para criar um modelo, utiliza as mesmas formas de cubo que são utilizadas no jogo para conseguir criar e manipular objetos 3D. Ou seja, a aplicação possui ferramentas como martelos, espátulas e cinzeis que mudam a forma, removem ou adicionam os cubos dos objectos 3D. Essas ferramentas são naturalmente intuitivas e podem ser utilizadas facilmente para começar a criar modelos com algum grau de habilidade bastando apenas um pouco de experimentação.

Se decidir optar por esta aplicação para criar objetos numa impressão 3D, irá perceber imediatamente como ele consegue tornar esses trabalhos muito fáceis de executar. Ou seja, os blocos são muito simples de se conseguirem entender e utilizar em projetos de impressão 3D. Irá conseguir criar os seus primeiros modelos imprimíveis, de forma rápida e fácil através da utilização de blocos.

Aliás, este programa simples é tão fácil de entender que é normalmente utilizado em escolas para ajudar os professores a ensinarem as crianças a modelação de objetos reais em 3D. Por isso, se está curioso sobre a modelação 3D e precisa de começar com um programa para principiantes, o 3D slash é a oportunidade perfeita para começar a explorar o mundo da impressão 3D.

 

Site: 3Dslash.net

 

6 – NanoCAD

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 10

 

A empresa russa NanoSoft desenvolveu o NanoCAD como sendo um programa gratuito que pode descarregar gratuitamente sem nenhum problema. Basicamente ganham dinheiro vendendo os suplementos adicionais que normalmente não são necessários para se conseguir utilizar normalmente a ferramenta. Ao descarregar o programa pela primeira vez, recebe uma versão de demonstração, que terá uma marca d’água da NanoSoft sempre que criar um projeto. Para conseguir obter uma versão profissional gratuita que pode utilizar para tudo o que precisar, deve registar o produto com o seu nome e um endereço de e-mail válido. Ao fazê-lo irá receber da NanoSoft uma versão completa gratuitamente.

O NanoCAD vem com uma variedade de recursos impressionantes que o tornam num excelente software CAD. São funcionalidades como a seleção rápida e a integração com outro software CAD muito úteis para que as ideias de produtos possam ser facilmente editadas numa ampla seleção de ferramentas de edição. A versão mais atualizada do software inclui suporte Direct X, útil para quem utiliza software CAD para jogos de vídeo, além de ser uma funcionalidade prática para a maioria dos desenvolvedores. O NanoCAD foi cuidadosamente projetado e neste momento é de facto uma ótima alternativa gratuita ao AutoCAD. Reconhecemos que esta pode ser a nossa principal recomendação para quem precisa de uma boa ferramenta semelhante ao Autocad.

 

Site: Nanocad.com

 

 

 

Este programa leva a modelação 3D a um nível totalmente diferente das que conhecemos habitualmente sobretudo devido a todos os seus recursos exclusivos. Na verdade, foi projetado para utilizadores avançados, e por isso os mais principiantes no CAD podem sentir dificuldades e ter uma curva de aprendizagem maior. Apesar de poder demorar um pouco mais para conseguir aprender a utilizar este programa, ele possui um sistema de modelação 3D superior à maioria de soluções existentes. Ele não apenas consegue lidar com todas as características fundamentais da modelação 3D, como também possui recursos como efeitos de líquidos e reutilização de objetos na renderização que ajudam a poupar tempo.

O programa Houdini utiliza um procedimento semelhante à modelação paramétrica que nos ajuda a criar construções novas e fantásticas com um ritmo muito razoável. Esse método exclusivo torna o Houdini numa das ferramentas favoritas para a indústria de jogos porque é capaz de gerar rapidamente cenários de tirar o fôlego com um nível de qualidade consistente de renderização. Além disso, este programa funciona nos sistemas operativos Mac, Linux e Windows, ideal para qualquer tipo de necessidades. Apesar de o Houdini ser mais indicado para a modelação 3D, também pode perfeitamente ser utilizado para a criação e edição de desenhos 2D.

Apesar de versão gratuita não ser muito limitada em ferramentas ou outros recursos, há muitos problemas que pode encontrar se não utilizar a versão paga. Por exemplo, a resolução na versão gratuita só vai até 1280×720, não pode importar projetos, e qualquer coisa que criar com este programa terá um uma pequena marca com o logótipo Houdini. A maioria dessas coisas não é grave, mas se considera que podem ser um problema para si, então é melhor ponderar a utilização de outro programa desta lista.

 

Site:

 

8 – Archimedes

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 11

 

Se utiliza programas CAD para desenvolver jogos ou criar novos produtos, não há limite para a quantidade de software especificamente desenvolvido para esse tipo de trabalhos. Mas se for um arquiteto deverá optar pela ferramenta Archimedes que é um programa CAD de código aberto concebido especificamente por profissionais relacionados com a arquitetura. Fundada em 2005 por uma equipa no Brasil, passou por várias atualizações antes de os criadores deste programa acabarem por desaparecer. Apesar de nos parecer que ultimamente já não há atualizações para o programa, e o seu site principal está praticamente extinto, ainda se consegue obter o programa Archimedes original a partir de outros sites, o que ainda é extremamente útil.

De facto, este software CAD voltado para a arquitetura possui todos os recursos necessários para projetos geométricos, além de recursos mais avançados, como corte e medição. O programa também guarda automaticamente e regularmente os nossos trabalhos o que é útil porque deixa de correr o risco de perder muito do seu trabalho caso aconteça uma falha. O programa Archimedes está disponível tanto em inglês, como português e italiano o que o torna num software multilíngua além de ser uma solução totalmente gratuita. Basicamente, o Archimedes tornou-se órfão em 2007, por isso, pode não funcionar nos computadores mais recentes, mas como é gratuito pode ser muito útil sobretudo para os arquitetos principiantes. De qualquer maneira vale sempre a pena experimentar este programa.

 

Site: Archimedes.com

 

9 – BRL-CAD

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 12

 

Se procura um programa que tenha resistido ao teste do tempo e que provavelmente não se torna num órfão como aconteceu com o Archimedes, experimente o BRL-CAD. De facto é um dos programas que ainda está em funcionamento e que é dos mais antigos do mundo. Na verdade, tem mais de um milhão de linhas de código e mantém-se em processo de desenvolvimento desde 1979. Talvez não saiba, mas, o BRL-CAD é utilizado pelos militares dos EUA para desenvolverem novas armas e tornou-se numa ferramenta de modelação 3D extremamente completa com mais de 400 funcionalidade.

De facto, o programa tem todos os recursos normais que provavelmente espera ter num bom programa de modelação 3D. Ou seja, conseguirá criar linhas, caixas, círculos e outros objetos geométricos. Além disso, também pode combinar esses objetos geométricos entre si e possui ferramentas para iluminação e criação de sombras.

O BRL-CAD está constantemente a ser atualizado em todo o mundo, com designers de CAD que limpam o código e encontram novas maneiras de melhorar o programa. É extremamente versátil, com pessoas que utilizam o programa em todas as áreas do desenho técnico, desde crianças que tentam aprender a utilizar o design CAD até à visualização médica ou planeamento de doses de radiação.

Sim, este programa pode adaptar-se a praticamente tudo, tornando-se num dos programas mais úteis e completos no mercado. Segue a filosofia Unix, onde praticamente todas as ferramentas são autónomas com o seu recurso exclusivo e vinculadas a outras ferramentas para criar um programa.

Isso torna o BRL-CAD não apenas num programa único, mas num amplo espectro de ferramentas, bibliotecas informativas e utilitários, que trabalham em conjunto para criar designs. O BRL-CAD pode ser esmagador para quem começa a trabalhar com ele, mas é uma ferramenta valiosa e gratuita para todos os profissionais que já têm alguma experiência.

 

Site: Brlcad.org

 

10 – OpenSCAD

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 13

 

O OpenSCAD é outro programa gratuito para a criação de objetos 3D voltado para utilizadores muito avançados porque não podem interagir diretamente com a utilização do rato do computador. Ou seja, os utilizadores têm de interagir com o programa utilizando comandos porque OpenSCAD utiliza scripts para definir e inserir objetos geométricos. Na verdade, o programa concentra-se mais na criação de objetos e não tanto em torná-los bonitos tornando-o numa escolha pouco popular para quem quer criar jogos ou animações. Ou seja, é uma ferramenta mais indicada para pessoas interessadas em desenvolver peças de máquinas ou outros objetos que não precisam de uma aparência tão refinada.

O OpenSCAD está disponível para os sistemas operativos Linux, Mac e Windows, tornando-o numa ferramenta útil para quase todos os programadores que tenham o conhecimento suficiente para trabalhar com desenhos 3D. Basicamente, se não pode pagar os preços altíssimos do AutoCAD ou de outros programas premium, esta alternativa gratuita é uma excelente escolha para os utilizadores com pouco dinheiro para investir em ferramentas. Cada ferramenta é mais indicada para um determinado tipo de utilizadores e por isso responde melhor às suas necessidades específicas. Reconhecemos que irá perder algum tempo a escolher qual é o programa que melhor se adapta às suas necessidades. Mas a boa noticias é que pode experimentar quantos programas quiser sem problemas porque todos são gratuitos.

 

Site: Openscad.org

 

11 – QCAD

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 14

 

Tal como o LibreCAD, também o QCAD é um software gratuito de código aberto que pode ser utilizado para modelação bidimensional. Por isso, se anda à procura de uma alternativa gratuita ao AutoCAD, que seja apenas para fazer modelação 2D, deve considerar a utilização desta ferramenta.

No Informatico.pt, uma das coisas que mais gostamos no QCAD é a sua facilidade de utilização que advém da sua simplicidade. Reconhecemos que a sua interface não parece ser a mais moderna e sofisticada, mas acredite que é incrivelmente intuitiva e fácil de perceber, mesmo para quem nunca tenha utilizado ferramentas de desenho CAD.

Possui alguns recursos impressionantes que pode aproveitar ao utilizar o QCAD e que incluem, por exemplo, a sua capacidade de impressão à escala, imprimir em várias páginas e a criação de grupos com blocos. Além disso, possui cerca de 35 fontes CAD com até 4.800 peças CAD na sua biblioteca, e outros recursos interessantes.

O QCAD está disponível para equipamentos com sistemas operativos Windows, Mac e Linux. Pode aceder à página de download para descarregar a versão gratuita do QCAD que, por padrão, vem com uma avaliação gratuita da versão Profissional. Basicamente, pode utilizar a versão gratuita para trabalhar com a ferramenta usufruindo de todos os recursos da versão Profissional durante 15 minutos de cada vez. Ou seja, pode utilizar a versão Profissional gratuitamente quantas vezes quiser, mas apenas durante 15 minutos. Por isso, se conseguir concluir o seu trabalho em 15 minutos, não terá problemas e poderá reiniciar a versão Professional a cada 15 minutos.

No entanto, se assim o entender, pode descarregar apenas a versão gratuita sem ter de utilizar o tempo de avaliação gratuita da versão Profissional. Lembre-se, que o QCAD não é apenas um software gratuito, mas também é de código aberto, o que significa que o seu código-fonte é público e está disponível para todos os desenvolvedores que queiram consultar, adaptar ou melhorar.

De facto, a versão Profissional do QCAD é incrivelmente barata e custa apenas 33€ por cada licença e inclui atualizações gratuitas durante um ano. De qualquer maneira recomendamos que aceder ao site da loja on-line do QCAD para saber mais informações e os preços atualizadas.

 

Site: Qcad

 

12 – CADLogic

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 15

 

O Draft It é um pacote de software CAD gratuito criado e distribuído pela Cadlogic. Como é uma ferramenta gratuita que pode utilizar para sempre, torna-se numa ótima alternativa ao AutoCAD, porque também permite criar modelos CAD utilizando ferramentas profissionais e guardar e imprimir os seus trabalhos. Existem vários recursos que poderá utilizar com esta ferramenta como, por exemplo, as suas ferramentas de desenho, criar linhas, círculos, arcos e muito mais ferramentas de dimensão e edição dinâmica.

Vale a pena salientar que apesar de o Draft It poder ser utilizado gratuitamente para sempre, também possui umas versões premium que poderá subscrever para poder utilizar alguns recursos adicionais. Por exemplo, a versão Plus, que custa apenas cerca de 20€, possui ferramentas de desenho adicionais, como a construção de ajustes, poli linhas, polígono, e muito mais.

Além disso, a versão Plus permite-nos criar e guardar símbolos para depois inserirmos noutros desenhos aproveitando a ferramenta de gestão de camadas. A versão Pro, que custa cerca de 99€, dá-nos acesso a uma biblioteca de símbolos com centenas de objetos prontos para serem inseridos em desenhos.

A versão Pro também oferece mais ferramentas de dimensão e permite-nos utilizar ficheiros DWG e DXF do AutoCAD o que é muito útil para quem trabalha com os formatos standard. Finalmente, a versão Architectural, que custa cerca de 200€, oferece recursos como, por exemplo, centenas de símbolos arquitetónicos e um sistema de visualização de modelos 3D.

Mas a melhor qualidades desta ferramenta é que, se quiser, pode manter a versão gratuita para sempre sem nunca ter de pagar nada. Mas se mesmo assim precisar de atualizar o Draft It para uma versão paga, irá concluir que é muito mais barato que o AutoCAD.

No entanto, infelizmente o Draft It não é um software que esteja disponível para todas as plataformas e sistema operativos como acontece com muitas das outras alternativas do AutoCAD mencionadas nesta lista. Ou seja, o Draft It é compatível apenas com os computadores com o sistema operativo Windows que sejam de 32 ou 64 bits.

Para poder utilizar esta ferramenta basta aceder à página de download para descarregar a versão gratuita do Draft It e escolher a versão de 32 bits ou de 64 bits conforme o seu sistema operativo. Ao descarregar a versão gratuita, também estará a fazer o download das versões de avaliação do Draft It Plus, Pro e Architect. Essas três outras versões podem ser utilizadas durante 15 dias e depois desse período de teste pode continuar a utilizar a versão gratuita do Draft It sem quaisquer limitações.

 

Site: CadLogic

 

13 – LeoCAD

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 16

 

O LeoCAD é uma alternativa bastante interessante ao AutoCAD porque é uma ferramenta completamente gratuita e está disponível para equipamentos com sistema operativo Windows, Mac e Linux.

Com o LeoCAD conseguirá criar modelos virtuais utilizando peças LEGO que faz dele uma solução única e interessante que poderá tornar-se numa ótima alternativa ao AutoCAD.

O software LeoCAD é compatível com as ferramentas LDraw e também recorre à biblioteca LDraw, que possui mais de 10.000 peças que pode adicionar aos seus modelos e designs. Também poderá utilizar ficheiros no formato LDR e MPD.

Vale a pena salientar que esta solução não é apenas gratuita, mas também de código aberto e por isso, todos podem contribuir com uma correção de um bug ou a criação de uma nova funcionalidade.

Claro que o LeoCAD não tem nada a ver com a empresa LEGO porque ela não está envolvida com este projeto de forma alguma. No entanto, se é um fã da LEGO e gosta de criar modelos 3D com a ajuda de ferramentas de projetos assistidas por computador, considere utilizar o LeoCAD. Afinal de contas é uma solução gratuita que não precisa de nenhum tipo de investimento e que o pode ajudar na criação dos seus projectos 3D.

 

Site: LeoCAD

 

14 – ConnectCAD

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 17

 

Infelizmente o Vectorworks não é um programa gratuito para todas as pessoas, apenas os estudantes, professores e formadores é que o podem utilizar sem terem de pagar. Ou seja, se é um estudante ou um professor, basta visitar o Portal Académico do Vectorworks para conseguir obter uma licença académica gratuita.

Ou seja, se andar à procura de uma alternativa ao AutoCAD para ser utilizada por toda a sua turma ou escola, poderá utilizar uma versão gratuita, acedendo à página educacional desta ferramenta.

Basicamente trata-se de uma ferramenta completa de design, que pode ser utilizada para criar esboços e modelação de desenhos 3D. Apesar de não ser possível utilizá-la diretamente, pode importar ficheiros criados com o AutoCAD. No entanto, precisa de ter um plugin chamado ConnectCAD que lhe permite ter um ambiente hibrido de modelação 2D e 3D que permite importar e exportar ficheiros DXF e DWG.

Para consegui saber mais sobre o tipo de licença desta ferramenta e as suas principais funcionalidades aceda por favor à página do ConnectCAD.

 

Site: ConnectCAD

 

15 – TinkerCAD

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 18

 

Imagine que está na casa de um amigo e que alguém lhe pede para projetar um modelo 3D simples. O computador do seu amigo não tem instalado nenhum programa CAD, mas tem uma boa ligação à Internet. Nesses casos, tem uma solução simples chamada Tinkercad é que é uma ferramenta online que pode utilizar para projetos digitais 3D. Mas o melhor deste sistema online é que além de não requerer nenhuma experiência anterior e é de utilização completamente gratuita.

Reconhecemos que este programa não possui tantos recursos quanto as outras soluções de software CAD. No entanto, se precisar de uma plataforma simples para desenhar pequenos modelos, especialmente para impressão 3D, o Tinkercard é a melhor solução que existe. Além disso, o Tinkercard faz parte da família da Autodesk, por isso terá todos os tipos de integração e suporte aos formatos de ficheiros que normalmente utiliza no Autocad.

O que mais admiramos no Tinkercad é que ele estimula os jovens a aprenderem a criar desenhos CAD. Apesar de parecer que não tem uma interface atraente para o público mais jovem, a ferramenta possui ações de formação bastante divertidas. De facto, existe muita coisa que pode aprender com esta ferramenta como design 3D, design eletrónico, blocos de código e muito mais. Pode não acreditar, mas existem até tutoriais online sobre como criar modelos do jogo Minecraft.

Na verdade, consegue encontrar uma galeria online onde os outros utilizadores colocam os seus projetos para partilharem com a comunidade. Alguns dos outros recursos do Tinkercad são a integração com serviços de impressão 3D, suporte para HTML5 e uma poderosa biblioteca de geometria. O Tinkercad é uma ótima plataforma online para começar a aprender CAD e é uma excelente ferramenta para quem precisa de criar impressões 3D. Mas o melhor de tudo é que é um serviço online, que não precisa de instalar nada no seu computador e que não lhe irá custar um cêntimo.

 

Site: Tinkercad

 

16 – Solid Edge

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 19

 

O Solid Edge da Siemens é um software CAD para desenhos 2D e 3D, que foi desenvolvido sobretudo para engenheiros mecânicos. Apesar de ser uma ferramenta premium e que o pacote completo pode custar até 480€ por mês, tem uma versão gratuita chamada Solid Edge Community Edition que não tem de pagar para poder utilizar. Basicamente é uma edição que se destina tanto aos fabricantes como aos amadores e que traz recursos como o desenho automatizado, a criação de vistas explodida, a animação, a renderização avançada e a simulação.

Ao contrário do Fusion 360, que vamos mostrar a seguir nesta lista e que não permite o armazenamento local, o Solid Edge Community Edition é instalado no computador do utilizador. Em termos de facilidade de utilização, podemos classificar o Solid Edge com estando num nível moderado, porque precisa de ter experiência com software CAD ou conhecer as complexidades da modelação 3D para conseguir obter o rendimento máximo das suas ferramentas.

A interface “Command Finder” do Solid Edge facilita o trabalho sobretudo aos utilizadores principiantes que pode projetar peças, montagens e chapas metálicas utilizando o software sem grandes problemas e dificuldades. Existem basicamente duas limitações principais na versão gratuita deste software CAD. Se a recomprarmos com a versão premium, não conseguimos abrir ficheiros criados na versão gratuita da comunidade na versão licenciada do software e os desenhos 2D têm marca d’água.

 

Site: Solid Edge

 

17 – Fusão 360

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 20

 

Talvez não saiba, mas, o Fusion 360 é um software CAD desenvolvido pela Autodesk, disponível gratuitamente para criar design assistido por computador acessível a estudantes, profissionais ou amadores. Aliás, é talvez a melhor aplicação que existe para estudante porque promove a utilização dos conceitos básicos, tornando-a numa excelente ferramenta de aprendizagem. Com esta ferramenta pode por em prática os seus conhecimentos básicos sobre design, modelação 3D, simulação, design generativo e muito mais.

Mas a melhor coisa do Fusion 360 é que com esta solução pode concretizar tudo o que quiser num único lugar. Poderá criar projetos 3D, renderizar estruturas mecânicas complicadas, projetar caminhos de ferramentas personalizados, executar simulações, colaborar na nuvem com colegas e parceiro e muito mais.

Além disso, se no futuro o seu projeto crescer poderá migrá-lo para um software Autocad sem grandes problemas. Também pode unificar elementos de design de diferentes projetos, criar um protótipo e até construir novos projetos numa única plataforma.

Acreditamos que este é o melhor programa gratuito desenvolvido pela Autodesk. Resumindo, o Fusion 360 é um dos melhores softwares CAD gratuitos, principalmente se é um iniciante nesta are, será uma das ferramentas que deve começar por utilizar.

 

Site: Fusion 360

 

18 – OnShape

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 21

 

O Onshape é mais um software CAD moderno conhecido pelo seu excelente repositório de design e montagens. Ao contrário de outros programas de software que têm de se instalar nos computadores, o Onshape é uma plataforma de design baseada na nuvem e que pode utilizar em qualquer lugar. Pode criar modelos sólidos e de superfície complexos recorrendo apenas a um navegador sem o medo de perder o progresso do seu projeto.

Como o Onshape é uma plataforma baseada na web, todas as suas ações são guardadas automaticamente na plataforma protegendo sempre os seus dados se alguma coisa acontecer com o seu equipamento. Nestes trabalhos em que se utilizam sistemas auxiliados por computador, a perda do progresso do projeto é uma grande preocupação sobretudo à medida que ele vai crescendo com o tempo. Fora isso, o Onshape possui três ferramentas principais de design que pode utilizar em peças, montagens e desenhos.

Ou seja, consegue criar montagens altamente estruturadas e detalhadas a partir da sua base de dados exclusiva para o design de arquitetura. Além disso, para os seus desenhos 2D e 3D pode importar facilmente os ficheiros DWG, DW ou DXF do conhecido Autocad da Autodesk.

Com todas estas funcionalidades provavelmente esta a pensar que o Onshape é um software premium bastante caro e que não deveria estar nesta lista de ferramentas gratuitas. Então saiba que está enganado porque o software está disponível para estudantes, professores e amadores sem qualquer custo. Basicamente, é um software baseado na nuvem capaz de nos ajudar com trabalhos 2D e 3D e que possui todas as ferramentas modernas necessárias. Na verdade, o Onshape é um dos melhores softwares CAD gratuitos que existem atualmente no mercado para podermos utilizar sem custos.

 

Site: Onshape

 

19 – Cedro

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 22

 

O Cedreo é uma das melhores soluções para designers de interiores e exteriores, arquitetos e remodeladores.

Esta ferramenta pode ser utilizada gratuitamente para um único projeto e o seu plano pessoal com mais recursos custará cerca de 50€ por projeto e o plano Pro custará 40€ por mês, mas tem a opção de ter projetos ilimitados. Também existe um plano empresarial custa que custa mensalmente cerca de 70€ por cada utilizador.

Com esta plataforma conseguimos criar projetos em 2D e 3D instantaneamente porque ela oferece mais de 70.000 produtos e materiais que podemos utilizar conforme precisarmos. Também podemos gerar renderização foto realista dos nossos espaços internos e externos.

Podemos personalizar os nossos designs utilizando a sua enorme biblioteca, por exemplo, podemos escolher entre uma tonelada de modelos de design para as paredes. Além disso, também tem a opção de importar a sua planta existente para a poder personalizar.

As suas principais características são a visualização 3D instantânea, biblioteca maciça de produtos e materiais, pacotes de produtos agrupados para uma decoração doméstica mais rápida, geração de renderizações foto realistas, renderização de plantas 3D isométricas.

Mas como não há bela sem senão, também esta plataforma tem algumas coisas que não gostamos como a sua personalização que por vezes falha e a sua estrutura de preços das versões pagas sem um pouco cara se precisarmos de fazer o upgrade da versão gratuita.

 

Site: Cedro

 

20 – BricsCAD

 

20 ferramentas alternativas grátis ao programa AutoCAD 23

 

O BricsCAD é outro software conhecido que também consideramos como sendo uma ótima alternativa ao AutoCAD. Os utilizadores do sistema operativo Linux conseguirão obter o máximo desta ferramenta porque podem criar desenhos e modelação 2D e 3D. É um software gratuito para os seus utilizadores mas também possui três pacotes pagos que oferecem alguns recursos avançados.

Além disso, o BricsCAD também possui uma versão clássica que permite apenas a criação e edição de desenhos em 2D.

Basicamente, com esta ferramenta os utilizadores terão uma extensa biblioteca e recursos que podem ser utilizados, por exemplo, para a visualização de montagens mecânicas, renderização em HD e muito mais. A interface do utilizador do BricsCAD é bastante fácil de usar e por isso os principiantes normalmente não têm dificuldades em trabalhar com a ferramenta, mesmo com muito pouca experiencia em desenho CAD.

 

Site: BricsCAD

YouTube video

Considerações Finais

Como pode constatar neste artigo, existem muitos programas CAD de código aberto e gratuitos no mercado e que são boas alternativas ao AutoCAD. Reconhecemos que a maioria dos engenheiros podem ter dificuldade na adaptação a estes softwares sobretudo depois de utilizarem as versões pagar do Autocad. No entanto, os benefícios que irão conseguir obter a longo prazo é definitivamente indiscutível e faz com que a mudança valha a pena.

Este artigo será útil se andar à procura de ajuda para conseguir encontrar um software de design CAD que consiga satisfazer as suas necessidades e que, ao mesmo tempo, seja perfeito para o seu orçamento. A nossa lista de 20 alternativas gratuitas do AutoCAD permite-lhe descobrir, explorar e experimentar vários programas CAD que são gratuitos ou muito acessíveis. Se for um estudante, um freelancer ou um profissional do setor pode precisar de uma opção mais acessível aquela que tem atualmente e nesse caso estas alternativas podem ajudá-lo com isso.

Mas isso não é tudo, o Informatico.pt está aqui para o ajudar a dar respostas às suas reais necessidades. A nossa equipa de Informáticos altamente qualificados e experientes está pronta para trabalhar consigo, não importa o tamanho da sua organização. Indique-nos as necessidades do seu projeto, e iremos enviar-lhe um orçamento grátis com uma solução em AutoCAD ideal para aquilo que pretende fazer.

Se tiver sugestões para ferramentas semelhantes de programas CAD de código aberto que não estejam nesta lista, deixe-nos por favor um comentário que teremos todo o gosto em as acrescentar à nossa lista.

 

Picture of António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

ARTIGOS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

NOTIFICAR-ME
Notificar-me sobre
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.