Sabia que já é possível ver jogos futebol em realidade aumentada? Neste artigo mostramos como a tecnologia, nomeadamente a realidade aumentada por ser usada para ajudar a interligar o mundo virtual com a vida real. E se, em vez de verem um jogo de futebol no ecrã do televisor, pudessem ver os jogadores a correr em cima da mesa da sala?
Pode parecer ficção científica mas é a mais pura realidade (aumentada) graças a este projecto Soccer On Your Tabletop. Os sistemas de realidade aumentada têm ganho popularidade acrescida graças a sistemas como o ARKit e AR Core. Estes sistemas facilitam imenso a utilização desta tecnologia pelos developers, mesmo que não tenham grandes conhecimentos nesta área.
Photo by Jannes Glas on Unsplash
Mas o que é a realidade aumentada
A Realidade Aumentada ( AR ) é uma experiência interativa de um ambiente real. Na realidade aumentadas os objetos que existem no mundo real são “aumentados” por informações em perceptiva geradas pelo computador. Às vezes através de múltiplas modalidades sensoriais, incluindo visual , auditivo e olfativo. As informações sensoriais sobrepostas podem ser construtivas ou seja aditivas ao ambiente natural. Ou então podem ser destrutivas quando mascararam o ambiente natural. São perfeitamente entrelaçadas com o mundo físico de tal forma que são percebidas como um aspecto imersivo do ambiente real.
Qual a diferença entre realidade aumentada e realidade virtual
A realidade aumentada altera a percepção contínua de um ambiente do mundo real. Enquanto a realidade virtual substitui completamente o ambiente do mundo real do utilizador por um simulado.
Como funciona a realidade aumentada no Futebol
No caso deste Soccer On Your Tabletop o processo é um pouco complexo. Não se trata simplesmente de mostrar jogadores de futebol em realidade aumentada em cima duma mesa. Mas sim, garantir que os mesmos estão sincronizados perfeitamente com aquilo que se está a ver num vídeo duma emissão do jogo.
Mas qual é a dificuldade da Realidade aumentada no futebol?
A realidade aumentada no futebol implica que seja necessário encontrar cada jogador na imagem. Além disso é necessário estimar a a sua posição num espaço 3D, e também recriar a a sua própria pose. Depois disto tudo converte-los em modelos 3D idênticos aos que são usados nos jogos das consolas.
Funciona bem a realidade aumentada no futebol?
Embora por vezes se notem algumas lacunas, os resultados são surpreendentemente bons. Ainda mais quando se está a utilizar um vídeo com uma qualidade um pouco duvidosa. Por isso, deve funcionar muito melhor se aplicarmos isto a um sistema que tenha acesso a múltiplas câmaras num estádio. Por exemplo com a qualidade 4K, penso que seria possível replicar a totalidade dum jogo de futebol em directo em versão realidade aumentada. Fica a dica para o próximo Mundial…
Onde pode ser mais utilizada a realidade aumentada no futebol
Além de ser utilizada pelos adeptos e espectadores dos jogos de futebol a realidade aumentada pode ser útil em outras situações. Nomeadamente em programas de análise desportiva… De facto, esta tecnologia permite rever ao detalhe jogadas de futebol mais duvidosas. Os comentadores podem observar em 3D as varias perspectivas dos ângulos do lance do jogo e assim tirar melhores conclusões. Além disso é uma tecnologia que pode ser facilmente implementada em outros desportos.
Photo by Willian Justen de Vasconcellos on Unsplash
O que pensa dos Jogos futebol em realidade aumentada?
De facto, é uma tecnologia que foi desenvolvida para criar gráficos de elevada qualidade. Ou seja, a Realidade Aumentada aliada ou futebol melhora a transmissão de qualquer jogo. Isto porque consegue acrescentar outro tipo de Realidade (Aumentada) aos jogos em direto e assim cria uma experiência mais atrativa para os adeptos, patrocinadores e telespectadores em todo o mundo.
Será uma tecnologia que ajuda na verdade desportiva? Ou servirá apenas para criar mais confusão e deturpar a realidade desportiva? Deixe um comentário…