Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

Inteligência artificial para criar conteúdo em português

Todos queremos fazer mais e melhor, e muitas empresas estão a automatizar alguns dos seus processos para conseguirem alcançar a máxima eficiência. Atualmente a automação e a inteligência artificial estão presentes em quase todas as situações das nossas vidas. Desde fazer um pedido na máquina automática do McDonald’s até utilizar a caixa automática do supermercado, a automação está por toda parte. Como já se esperava a criação de conteúdo também se juntou à tendência e agora existem no mercado várias ferramentas que com a ajuda da inteligência artificial automatizam ao processo de criação e edição de conteúdo.

Os profissionais de marketing estão cada vez mais atentos ao desenvolvimento destas novas tecnologias. Aliás, de acordo com um estudo recente realizado em 2022 pela Capterra, cerca de 33% dos profissionais de marketing ​​utilizam a inteligência artificial para gerarem conteúdo. Basicamente porque criar conteúdo com geradores de conteúdo que recorrem à IA é mais rápido e barato do que contratar autores para fazerem o mesmo trabalho. Mas será que os melhores escritores e criadores de conteúdo vão ficar sem emprego? A resposta pode ser difícil, mas parece-nos que ainda não chegou esse momento.

De facto, as mais recentes ferramentas de criação de conteúdo com recursos a IA são muito poderosas, mas ainda não conseguem substituir os especialistas seres humanos. Na verdade, acreditamos que os sistemas que geram conteúdo recorrendo à tecnologia da IA não irão substituir os humanos, podem é torná-los mais eficientes quando se trata de criar conteúdo de alta qualidade.

 

Inteligência artificial para criar conteúdo em português 1

 

1 – Como funciona a criação de conteúdo de IA?

Normalmente para conseguir utilizar um sistema de criação de conteúdo com recuso à IA basta inserir algumas palavras sobre o assunto que queremos obter um texto. Depois, o sistema gerador utiliza essas palavras para pesquisar a Internet, reunir as informações que considera relevantes e recorrendo ao processamento de uma linguagem natural fornecer-nos um conteúdo automaticamente em apenas alguns segundos.

Basicamente, os geradores de conteúdo de IA funcionam criando texto através de métodos de processamento de linguagem natural (NLP) e geração de linguagem natural (NLG). Essa forma de geração de conteúdo é a ideal para as organizações, por exemplo, para a personalização de materiais e a descrição personalizada dos produtos.

Os algoritmos que criam conteúdo baseado em NLG são normalmente treinados previamente de forma não supervisionada. Ou seja, existe um modelo que aprende e captura inúmeras informações valiosas de um conjunto de dados enorme. O treino com grandes quantidades de dados permite que o modelo gere dinamicamente representações vetoriais mais precisas e probabilidades de palavras, frases, sentenças e parágrafos com informações contextuais.

O conteúdo gerado por inteligência Artificial não pode ser subjetivo, por melhor que seja o sistema de treino de ML utilizando muitos dados estruturados. A escrita humana reflete a nossa riqueza de conhecimento e tem um aspeto expressivo que uma máquina não consegue igualar.

Apenas um especialista em conteúdo humano consegue lidar com essas áreas cinzentas. Portanto, desenvolver uma ferramenta de IA que possa substituir completamente uma pessoa enquanto combina autores humanos ainda irá demorar algum tempo.

 

2 – A geração de conteúdo por IA substituirá os humanos?

Se é um autor de conteúdo, pode ficar descansado por esta nova tecnologia não tirará os humanos do mercado. Apesar da IA conseguir criar conteúdo em segundos, não irá substituir nenhum dos autores humanos. Basicamente porque o conteúdo ainda não pode ser publicado para os leitores sem a prévia verificação e o aperfeiçoamento de um ser humano.

A IA já é capaz de fazer muita coisa, mas ainda não consegue competir com a criatividade, sabedoria e experiência de um escritor profissional. Se estiver a utilizar a IA para gerar conteúdo para o marketing da sua organização, o seu principal objetivo será provavelmente converter visitantes em clientes. De facto, isso é um trabalho importante demais para ser deixado entregue à automação. Sobretudo porque as nuances das palavras são por vezes muito importantes, assim como saber intimamente a que o seu público alvo quer ouvir. A IA é uma ferramenta poderosa, mas funciona melhor em conjunto com um ser humano que já seja experiente nesse assunto.

 

Inteligência artificial para criar conteúdo em português 2

 

3 – Vantagens da criação de conteúdo por IA?

Existem muitas razões pelas quais as ferramentas de criação de conteúdo por IA podem ajudar as empresas e os profissionais que se dedicam à publicação de textos online. Se está numa dessas situações então fique a conhecer algumas das vantagens que pode obter em utilizar este tipo de sistemas no seu trabalho.

 

Aumenta a capacidade:

Autores, escritores, agências de publicidade e pequenas empresas que procuram aumentar e melhorar a sua capacidade de criação de conteúdo podem utilizar a IA para, por exemplo, criarem mais rascunhos em muito menos tempo. Com esta tecnologia, os profissionais podem investir o seu tempo apenas na parte mais valiosa da criação, que é o aperfeiçoamento e a edição do conteúdo, ou seja, conseguem entregar mais conteúdo pronto em muito menos tempo.

 

Gera novas ideias:

Se é um autor saberá certamente que não há nada mais intimidador do que uma página em branco. Ou então, se tem uma ideia geral do assunto sobre o qual quer escrever, mas precisa de encontrar um novo ângulo ou uma maneira inovadora de contar a história, os sistemas de geração de conteúdo por IA podem ajudá-lo fornecendo-lhe conteúdo útil para desenvolver novas ideias e brainstorming.

 

Melhora a escrita:

Tem um pedaço de texto que ainda está a metade e sente-se preso porque não sabe como o deve continuar nem para onde deve seguir para o conseguir acabar? Saiba que as ferramentas de geração de conteúdo que recorrem à inteligência artificial o conseguem ajudar com isso. Basta para isso inserir o texto que já tem num desses sistemas para que ele o preencha com o texto que falta e corrija alguns dos seus pontos fracos.

 

Evita contratações:

Se a sua empresa está a crescer e está a precisar de criar cada vez mais conteúdo de marketing, mas não quer contratar mais funcionários, certamente que este tipo de ferramentas o irão ajudar. Basta subscrever um destes serviços de geração de conteúdo por IA e a sua equipa de marketing atual irá certamente aumentar a sua produtividade de tal forma que irá conseguir dimensionar o seu negócio tendo um custo consideravelmente menor do que se contratasse um profissional.

 

Facilita a pesquisa:

Certamente que concorda que ter de escrever um artigo abrangente, um white paper ou paper de investigação é um processo que exige dezenas ou até centenas de horas de pesquisa. A IA pode reduzir significativamente esse tempo de pesquisa porque consegue procurar na internet todo o tipo de conteúdo sobre um determinado assunto em apenas alguns segundos. Depois cabe-lhe a si apenas decidir quais são as pesquisas que são relevantes e confiáveis para o trabalho que está a desenvolver.

 

Aumenta a rapidez:

Sobretudo as empresas mais recentes precisam de por online os seus sites o mais rápido possível para que eles possam ser indexados pelo Google e assim conseguirem atrair os seus novos clientes o mais rapidamente possível. A geração de conteúdo recorrendo à IA consegue criar um site completo em segundos permitindo que as pequenas empresas consigam que os seus novos sites fiquem a funcionar num curtíssimo espaço de tempo. Claro que devem aperfeiçoar o que foi gerado pela IA recorrendo à ajuda de um profissional, mas é sem dúvida um processo muito mais fácil do que ter de criar tudo de raiz.

 

Poupa dinheiro:

Como é do conhecimento geral, os autores mais experientes de alta qualidade, normalmente são muito bem pagos e recebem bastante bem pelo seu trabalho. Se tem uma pequena empresa ou então um orçamento muito limitado, recomendamos que utilize um gerador de conteúdo com recurso à IA porque só assim conseguirá poupar dinheiro com a criação do seu conteúdo. Pode ter de fazer um pequeno investimento se optar por uma ferramenta profissional, mas acredite que o irá recuperar rapidamente quando começar a criar cada vez mais conteúdo para o seu site sem ter de recorrer a um profissional.

 

Inteligência artificial para criar conteúdo em português 3

 

4 – Desvantagens da geração de conteúdo de IA

Infelizmente, nenhum sistema informático ou programa de computador consegue ser 100% perfeito. As ferramentas que existem atualmente para gerar conteúdo recorrendo à IA já percorram um longo caminho e conseguem ajudar as empresas a criar conteúdo rapidamente, mas ainda tem alguns bugs e problemas para resolver que descrevemos a seguir.

 

Possível plágio:

De facto o plágio é um problema que se pode encontrar em algumas das ferramentas de criação de conteúdo automático com recurso à inteligência artificial. Isso acontece sobretudo porque os geradores de conteúdo de IA extraem pedaços de texto que copiam da Internet, portanto, há a probabilidade de se detetar plágio nesse conteúdo. Para contornar isso, recomendamos sempre que teste o conteúdo que obter de um gerador de IA com sistemas de deteção de plágio para evitar problemas com direitos de autor.

 

Traduções desajeitadas:

Qualquer software é tão bom quanto as pessoas que o desenvolveram. Utilizar a IA para desenvolver conteúdo num idioma diferente do idioma nativo dos engenheiros pode ser um problema. Basicamente porque o mais provável é que eles não consigam entender as peculiaridades, do dialeto e das frases de um idioma ou de uma cultura diferente. Por isso mesmo é que importante pedir a um ser humano que tenha a linguagem como nativa para rever a cópia gerada pela IA antes de a publicar.

 

5 – Melhor ferramenta para gerar conteúdo em português

Quer seja um escritor português ou apenas um entusiastas da escrita provavelmente já procurou por uma ferramenta que fosse capaz de criar conteúdo em português de qualidade. De facto, existem atualmente várias soluções no mercado que pode utilizar.

De entre as ferramentas que já testamos o Cognio.net pareceu-nos ser a mais indicada para o idioma português de Portugal. Com este sistema é possível criar artigos, histórias, ensaios e muito mais, porque ele recorre a ajuda da inteligência artificial. A plataforma utiliza algoritmos sofisticados para gerar conteúdo de qualidade e com uma rapidez impressionante.

 

https://cognio.net

 

Sabemos o quanto é difícil conseguir escrever por conta própria, seja por falta de inspiração, tempo ou até mesmo insegurança com as suas capacidades de escrita. É por isso que no Informatico.pt consideramos que o Cognio é a solução perfeita. Sobretudo para aqueles que precisam de criar conteúdo de qualidade sem o stress e com a pressão de ter que escrever por conta própria.

Com esta plataforma, consegue ter acesso a uma variedade de tópicos de diferentes áreas que incluem não só a tecnologia, como também viagens, moda, desporto e muito mais. A inteligência artificial deste sistema está sempre a ser atualizada com as tendências mais recentes e as notícias mais importantes de tal forma que consegue garantir que o conteúdo gerado esta sempre atualizado e é o mais relevante possível.

Com este serviço conseguirá poupar tempo para poder concentrar-se noutras tarefas mais importantes, na certeza que irá obter conteúdo de qualidade e bastante relevante para o seu site ou rede social. Ou seja, não deve perder mais tempo a escrever por conta própria porque este sistema de inteligência artificial o irá ajudar a criar conteúdo incrível.

Mostramos-lhe a seguir algumas das coisas que consegue fazer com esta ferramenta poderosíssima. Poder criar conteúdo automaticamente para artigos para publicar em blogs, ou para escrita geral, publicidade e marketing, websites, redes sociais, comercio eletrónico e muito mais. Mas o melhor de tudo é que consegue isso tudo em português.

 

Artigos e Blogs

 

  • Ideias para blogs: Ideias de artigo/blog que pode utilizar para gerar mais tráfego, leads, e vendas para o seu negócio.
  • Blog Intros: Introdução de artigos/blogs aliciantes que chamam a atenção da audiência.
  • Títulos de Blogs: Ninguém quer ler títulos aborrecidos, gere títulos cativantes para blogues com esta ferramenta.
  • Secção do Blog: Escreva alguns parágrafos sobre um subtítulo do seu artigo.
  • Conclusão do blogue: Criar uma conclusão poderosa que fará o leitor tomar ações.
  • Escritor de Artigos: Criar um artigo totalmente completo de alta qualidade a partir de um título e esboço de texto.
  • Reescrever Artigo: Copie um artigo, cole-o no cognio, e com apenas um clique terá um artigo totalmente diferente para ler.
  • Esboços de artigos: Artigos detalhados que o ajudam a escrever melhor o conteúdo numa base consistente.
  • Pontos de Conversa: Escreva pontos curtos, simples e informativos para os subtítulos do seu artigo
  • Escritor de Parágrafos: Parágrafos perfeitamente estruturados que são fáceis de ler e repletos com palavras persuasivas.
  • Reescrever Conteúdo: Reescreva o seu conteúdo com uma voz e estilo diferentes para apelar a diferentes leitores.

 

Escrita Geral

 

  • Extensor de texto: Estender frases curtas em frases mais descritivas e interessantes.
  • Encurtar Conteúdo: Encurte o seu conteúdo com uma voz e estilo diferentes para apelar a diferentes leitores.
  • Quora Answers: Respostas a perguntas da Quora que o posicionarão como uma autoridade.
  • Resumir para um aluno de 2º ano: Traduz texto difícil em conceitos mais simples.
  • Histórias: Histórias envolventes e persuasivas que irão captar a atenção e o interesse do seu leitor.
  • Respostas por pontos: Pontos precisos e informativos que fornecem respostas rápidas e valiosas às perguntas dos seus leitores.
  • Definição: Uma definição para uma palavra, frase, ou acrónimo que é frequentemente utilizada pelos seus leitores alvo.
  • Respostas: Respostas instantâneas e de qualidade a quaisquer perguntas ou preocupações que o seu público possa ter.
  • Perguntas: Uma ferramenta para criar perguntas e sondagens envolventes que aumentem a participação e o envolvimento do público.
  • Passivo para Voz Activa: Solução fácil e rápida para converter as suas sentenças de voz passiva em sentenças de voz activa.
  • Prós e Contras: Lista dos principais benefícios versus os problemas e preocupações mais comuns.
  • Re-escrever com palavras-chave: Reescreva o seu conteúdo existente para incluir mais palavras-chave e aumentar as classificações do seu motor de busca.
  • Emails: E-mails com aspeto profissional que o ajudam a angariar clientes e leads.
  • Emails V2: Envio de correio eletrónico personalizado para os seus potenciais alvos que obtêm melhores resultados.
  • Assuntos para os seus e-mail’s: Poderosos assuntos e linhas temáticas de correio eletrónico que aumentam as taxas de abertura.
  • Gerador de Nomes para Startups: Gere nomes criativos e cativantes para a sua Startup em segundos.
  • Biografia da Empresa: Biografia curta e por pontos da empresa que o ajudará a ligar-se ao seu público-alvo.
  • Missão da Empresa: Uma declaração clara e concisa dos objetivos e propósitos da sua empresa.
  • Visão da empresa: Uma visão que atrai as pessoas certas, clientes e empregados.

 

Publicidade e Marketing

 

  • Anúncios no Facebook: Anúncios do Facebook que fazem com que as suas campanhas se destaquem verdadeiramente.
  • Título dos Anúncios do Facebook: Escreva títulos cativantes e convincentes para fazer sobressair os seus Anúncios do Facebook.
  • Títulos de anúncios Google: Criar anúncios com títulos únicos e apelativos que seduzem as pessoas a clicar no seu anúncio e a comprar no seu site.
  • Descrições dos anúncios Google: A descrição do anúncio favorece um melhor desempenho e converte os visitantes em clientes.
  • Manchetes de anúncios no LinkedIn: Manchetes de anúncios de atenção, indução de cliques, e alta conversão para o Linkedin.
  • Descrições dos anúncios no LinkedIn: Descrições profissionais e apelativas de anúncios que farão brilhar o seu produto.
  • App e Notificações SMS: Mensagens de notificação para as suas aplicações, websites e dispositivos móveis que mantêm os utilizadores a voltar para mais.

 

Websites

 

  • SEO Meta Tags (Blog Post): Um conjunto de meta-títulos e meta-descrições otimizadas que irão aumentar a sua classificação de pesquisa para o seu blogue.
  • SEO Meta Tags (Homepage): Um conjunto de meta título otimizado e meta descrição de etiquetas que irão aumentar a sua classificação de pesquisa para a sua página inicial.
  • Meta-rótulos SEO (Página de Produto): Um conjunto de meta título otimizado e meta descrição de etiquetas que irão aumentar a sua classificação de pesquisa para a sua página de produto.

 

Redes Sociais

 

  • Social Media Post (Pessoal): Escreva um post de comunicação social para si próprio para ser publicado em qualquer plataforma.
  • Posts para a Comunicação Social (Empresas): Escreva um post para o seu negócio ser publicado em qualquer plataforma de comunicação social.
  • Legendas do Instagram: Legendas que transformam as suas imagens em posts no Instagram e chamam a atenção.
  • Instagram Hashtags: Tendências e hashtags altamente relevantes para o ajudar a obter mais seguidores e envolvimento.
  • Twitter Tweets: Gerar tweets usando IA, que são relevantes e que seguem as tendências.
  • Títulos no YouTube: Títulos cativantes que atraem mais opiniões e aumentam o número de ações.
  • Descrições no YouTube: Descrições do YouTube cativantes e persuasivas que ajudam os seus vídeos a subir na classificação.
  • Descrições do YouTube: Descrições de Vídeo que são uma brisa a criar e a envolver.
  • LinkedIn Posts: Posts inspiradores no LinkedIn que o ajudarão a construir confiança e autoridade na sua indústria.
  • Roteiros de Vídeo TikTok: Roteiros de vídeo que estão prontos para filmar e o tornarão viral.

 

Comercio Eletrónico

 

  • Gerador de nomes de produto: Criar nomes de produtos criativos a partir de exemplos de palavras.
  • Descrições de produtos: Descrições autênticas de produtos que irão compelir, inspirar e influenciar.
  • Titulo produto Amazon: