Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

10 inovações tecnológicas que vão alterar o nosso futuro

De facto, sentimo-nos tontos ao pensar no quanto mudou a nossa vida nos últimos 100 anos. Todos temos opiniões diferentes sobre os conceitos ou inovações que moldaram o mundo moderno. Será que foi o aparecimento da lâmpada, dos voos civis, do computador portátil, do automóvel ou então do telemóvel? Ao pensamos nisso, a questão que nos surge é quais serão as descobertas mais significativas se tentarmos imaginar o futuro daqui a 100 anos?

Tentaremos neste artigo fazer uma pequena reflexão sobre essa questão. Aparentemente, vivemos numa espécie de estágio de alguma coisa grande que acontecerá no futuro. Atualmente existem muitas tecnologias inovadoras que se estão a desenvolver e prevê-se uma erupção para os próximos anos.

 

10 inovações tecnológicas que vão alterar o nosso futuro 1

 

Embora não consigamos prever o futuro, temos várias tecnologias que nos podem ajudar a prever como viveremos daqui a alguns anos. No informatico.pt a área que nos suscita maior interesse é a da inovação tecnológica. Pensamos que é importante saber quando a tecnologia atingirá um ponto de viragem ou então quais serão as tecnologias capazes de transformar completamente a nossa sociedade no futuro.

Como forma de tentar fazer uma previsão futura, criamos este artigo focando-nos nestas questões. Mostraremos uma lista das próximas tecnologias disruptivas que irão imergir no sector tecnológico e alastrar durante aos próximos 13 anos, até ao ano de 2030.

Provavelmente está convencido de que, por exemplo, os smartphones já não podem evoluir mais do aquilo que já evoluíram nos últimos anos. Contudo, de acordo com esta lista, dentro de dez anos, surgirá uma nova tecnologia chamado spintrónica, que combina a eletrónica com o magnetismo. Isso irá mudar completamente como lidamos com esse tipo de objetos que trazemos sempre connosco.

Um exemplo disso seria um tipo especial de bateria com células eletroquímicas que não sujassem o ambiente e não piorassem os niveis de dióxido de carbono (CO2). Seriam capazes de gerar eletricidade resolvendo em simultaneamente os problemas de escassez de recursos energéticos e o problema com a poluição do planeta. No setor automóvel, perguntámo-nos se os carros do futuro serão eletricos ou híbridos, além do que acontecerá com os motores a diesel e com os combustíveis poluentes.

Será que a ficção científica se tornará real ou não? Médicos que Introduzem pequenos robôs no interior do nosso corpo humano para curarem feridas e doenças, parece ser uma coisa cada vez menos ficção científica e algo mais iminente. Além disso, é muito provável que no futuro possam ser desenvolvidos novos antibióticos ou poderosos antivirais.

Também é provável que, no futuro, o vestuário seja inteligente e altere a cor, a forma e o calor conforme as nossas necessidades e preferências. Mas é importante saber se os estilistas, vendedores e consumidores irão perferir os modelos mais convencionais ou o vestuário mais inovador.

 

Porque devemos tentar prever o futuro?

Devemos tentar prever o futuro porque podemos essas ideias valem milhares de milhões de euros e nas quais centenas de investidores e laboratórios por todo o mundo, estão atualmente a trabalhar. Aparentemente, parece ser um jogo, um passatempo especulativo para brincar com os amigos. Uma ideia de sucesso sobre uma tecnologia futura que seja decisiva é algo que todos anceia conseguir.

Um dos objetivos deste blog é publicar artigos sobre tecnologia e inovação. Mostramos-lhe a seguir uma lista com as tecnologias que no Informatico.pt consideramos que, nos próximos anos, irão transformar a nossa forma de viver.

 

1 – Transporte não tripulado

 

10 inovações tecnológicas que vão alterar o nosso futuro 2

 

Acreditamos firmemente que o transporte autónomo será o maior avanço tecnológico revolucionário da história da humanidade. O Elon Musk afirmou que devemos considerar primeiro os carros e só depois os camiões como sendo os últimos tipos de veículos a alcançar a autonomia total. De facto, ainda vai demorar algum tempo até nos conseguirmos adaptar a esse ambiente complexo e imprevisível.

Aliàs, em outras áreas, tais como os foguetões não tripulados, vamos conseguir avanços ainda mais significativos. Atualmente, os foguetões não tripulados conseguem entregar sozinhos mantimentos à estação espacial e aos satélites em órbita. Num futuro proximo, os submarinos serão seguidos por navios autónomos que irão conseguir transferir sozinhos carga entre eles. As aeronaves serão cada vez mais autónomas e controladas automaticamente.

Mas, no futuro iremos sem dúvida utilizar transportes terrestres totalmente autónomos. Para isso ser possivel, tanto as nossas casas, aeroportos, ruas e as próprias cidades, terão de evoluir em conformidade. Lembramos que quando mudámos de cavalos para carros, muito mais coisas também tiveram de mudar.

 

2 – Inteligência artificial

Não podemos classificá-la como uma tecnologia emergente porque já existe a algum tempo. No entanto, a inteligência artificial é sem dúvida uma tecnologia “jovem” que precisa de ser considerada sempre que se penss na evolução do ser humano. Na verdade, não fazemos ideia do que esta tecnologia nos trará e há previsões futuristas que são mais optimistas e outras que nos alertam para os nossos piores receios.

Uma vez que a Inteligência Artificial IA servirá progressivamente como base para a aprendizagem informática, estará presente em praticamente todas as outras tecnologias em desenvolvimento. Computadores mais rápidos com mais capacidades de aceder a maiores quantidades de dados irão melhorar praticamente todos os aspetos das nossas vidas, incluindo os negócios, a saúde, o entretenimento e a segurança nacional.

 

3 – Transformação energética

 

10 inovações tecnológicas que vão alterar o nosso futuro 3

 

No futuro, à semelhança do que acontece atualmente com a condução sob o efeito do álcool, as pegadas de carbono serão totalmente puniveis. A população terá provavelmente percebido que deve enfrentar os riscos que ameaçam o seu modo de vida atual e futuro. A análise à escala global das pegadas de carbono tornar-se-á uma prática padrão em resultado da consciência recentemente gerada, o que exercerá pressão sobre as políticas governamentais para exigir uma mudança significativa. Por conseguinte, trabalharemos para adotar rapidamente tecnologia inovadora, de modo a eliminar as emissões de todo o tipo de compostos poluentes.

Dessa forma, veremos uma mudança radical na forma como a energia é produzida, juntamente com um crescimento do sector dedicado à gestão das emissões de carbono e, eventualmente, à sua eliminação. Por causa desses fatores, Steve Oldham, CEO da Carbon Engineering, afirmam que será desencadeada uma onda de inovação semelhante à revolução industrial e digital que ocorerem no passado.

 

4 – Computação quântica

 

10 inovações tecnológicas que vão alterar o nosso futuro 4

 

Segundo Thomas Monz, CEO da Alpine Quantum Technologies, no futuro irão aparecer os primeiros dispositivos quânticos capazes de abordar e resolver facilmente questões do mundo real.

Estas novas tecnologias serão muito úteis por exemplo na simulação de reações químicas complexas úteis não só para podermos criar novos procedimentos médicos como desenvolver novos medicamentos. Além disso, poderemos também criar materiais com as propriedades que não existem atualmente, tais como catalisadores de automóveis melhorados de forma a conseguirmos combater as alterações climáticas através da redução das emissões.

Com a computação quantica podemos vencer a abordagem de desenvolvimento atua baseada no método antigo de tentativa e erro. Utilizando por exemplo computadores quânticos e cálculos de química quântica. É evidente que estes processos repetitivos são incrivelmente caros e produzem muito desperdício.

 

5 – Sistemas de limpeza CO2

As ameaças de uma alteração climática catastrófica colocam uma enorme pressão sobre as pessoas e as organizações, encorajando o desenvolvimento de tecnologias que possuam emissões negativas e removem o dióxido de carbono da atmosfera. Com a ajuda da população, que fará todos os esforços para diminuir a sua influência sobre o ambiente, os processos de diminuição de grandes quantidades de CO2 poderão manter o aquecimento global a 1,5 °. As técnicas de gestão e eliminação do dióxido de carbono serão mais acessíveis, em resultado da atenção acrescida.

 

6 – Bitcoin e blockchain

Atualmente, a tecnologia da blockchain já faz parte da infraestrutura que suporta praticamente todas as transações que envolvem a transferência de bens ou informações. É muito dificil conseguir pensar numa indústria que não será afetada por esta tecnologia. A blockchain irá funcionar em segundo plano sobretudo quando uma organização depender de contratos, transações financeiras, informação de identificação pessoal, ou gestão de ativos.

Naturalmente, a moeda virtual Bitcoin é uma das principais utilizações do sistema blockchain. De facto, no futuro iremos utilizar esta tecnologia diariamente como por exemplo nos cartões de crédito. Prevê-se que todos os tipos de moedas nacionais, além da Bitcoin, irão acabar por desaparecer como por exemplo a Ethereum, a Dogecoin e a Shiba). A indústria das criptomoedas já vale mais de 2 triliões de euros e está a crescer a olhos vistos, apesar dos governos só muito recentemente começarem a considerar uma forma de a conseguirem regular.

No futuro, todos teremos uma carteira digital que irá conter muitos tipos de moedas e que nos trará várias vantagens nos que diz respeito sobretudo às formas de utilização. Vai acabar sem duvida a utilização do papel das notas e do metal das moedas. Ninguém irá utilizar notas e moedas fisicas nas transações do futuro, acabará por ser tudo digital…

 

7 – Mundos metaversos

 

10 inovações tecnológicas que vão alterar o nosso futuro 5

 

Sim, podemos considerar esta tecnologia como um dos avanços mais excitantes da atualidade e que começou por ser reivindicada por Zuckerberg. Estamos certos de que o metaverso irá substituir a Internet num futuro próximo. Uma Internet com uma infraestrutura muito potente capaz de alojar não só websites como também uma realidade virtual que pode ser vivida pelos seus utilizadores. Neste momento existem apenas um pequeno conjunto de serviços online que utilizam este tipo de tecnologia como os mundos de realidade virtual, os jogos online, as casas de apostas virtuais como a bonus 22Bet entre outras.

Os mundos Metaversos como os que vimos nos filmes “The Matrix” ou “Ready Player One” acabarão mais trade ou mais cedo por existir de uma forma mais ou menos desenvolvida. No futuro, é previsivel que consigamos viajar virtualmente no mundo metaverso. Vamos poder viajar para a Gronelândia ou então sentir as emoções de um safari africano com os sons, as paisagens juntamente com os nossos amigos e companheiros de viagem. O mais certo é subscrever-mos este tipo de serviços numa agência de viagens virtual para podermos fazer viajens em mundos e cenários metaverso.

 

8 – Organismos robóticos

Apesar seu nome, esta tecnologia não é tão assustadora como parece. Quando ouvimos a expressão “robôs biológicos”, normalmente pensamos em humanos clonados ou algo semelhante. No entanto, devemos ter em consideração que um “robô” não passa de uma máquina controlada por um humano e que é programada para realizar tarefas que lhe definimos.

Basicamente, no futuro a “embalagem” destes robôs irá alterar-se significativamente. Acabarão por ser construidos em tecido orgânico em vez plastico, ferro, eletrónica e cabos. Como organismos pequenos e programáveis, os primeiros robôs nanorobots já estão atualmente a ser testados. Torná-los mais pequenos será a primeira fase de um processo vital que envolverá a medicina de forma a que possas ser utilizados no nosso corpo.

Os nanorobots também poderão ser utilizados para eliminar os resíduos radioativos de locais inseguros. Pensando nisso, quem sabe o que poderão fazer ou para onde poderão ir no futuro. O que sabemos é que eles terão um impacto significativo nas nossas vidas no futuro.