Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

5 maiores inovações da Inteligência Artificial nos jogos

No mundo dos jogos, a inteligência artificial (Inteligência Artificial ) consegue criar jogos mais responsivos, adaptáveis ​​e desafiadores. Quer sejam os NPC (Non Playable Character) que são as personagens do jogo com quem podemos interagir, mas não podemos jogar, quer seja a pathfinding ou busca de caminhos, a Inteligência Artificial está a revolucionar a experiência dos jogos.

Além disso, existem algumas plataformas como o https://profilerr.net/pl/ que pode consultar para se atualizar sobre jogos, notícias, guias e tudo o que está relacionado com este mundo do entretenimento virtual.

Mas afinal de contas como funciona a Inteligência Artificial nos jogos? Por que é que a inteligência Artificial é importante nos jogos? Neste artigo tentaremos responder a estas e a outras questões relacionadas com a utilização da inteligência Artificial nos jogos.

 

Onde é utilizada a inteligência Artificial nos jogos?

A utilização da Inteligência Artificial nos jogos refere-se à criação de experiências dinâmicas e personalizadas através de personagens não-jogadores (NPCs) que se comportam de maneira criativa e inteligente. Esses NPCs são concebidos para imitarem os jogadores humanos e as suas ações são determinadas por algoritmos de Inteligência Artificial, fazendo com que respondam e se adaptem ao ambiente do jogo.

A quantidade de jogos que utilizam Inteligência Artificial têm crescido exponencialmente nos últimos tempos. Basta, por exemplo, olhar para a Cortana no jogo Halo. Sim, a Microsoft começou a chamar o seu assistente virtual em homenagem ao personagem desse jogo. Mas esse não é o único jogo que utiliza um sistema de inteligência artificial. Existem vários outros jogos como o Detroit: Becoming Human que funcionam em torno desta tecnologia de Inteligência Artificial e de entidades Androids.

Mas qual será a razão de cada vez mais os jogos utilizarem a Inteligência Artificial. Mostramos-lhe a seguir algumas das principais vantagens desta tecnologia na otimização da criação de novos jogos.

 

5 maiores inovações da Inteligência Artificial nos jogos 1

 

Quais as vantagens da Inteligência Artificial ​​nos jogos?

De facto, a Inteligência Artificial tem cada vez mais um papel importante no sucesso dos negócios e os jogos não são uma exceção. Mostramos-lhe a seguir as 8 principais vantagens da utilização da Inteligência Artificial no desenvolvimento de novos jogos:

 

1. Melhora a experiência do jogador

A IA é capaz de criar e desenvolver situacionais realistas de progressão nos jogos que adicionam emoção à jogabilidade. Com o aumento da complexidade nos jogos através da Inteligência Artificial, os desenvolvedores conseguem garantir que os jogadores ficam presos ao jogo por muito mais tempo. Com o aparecimento de diferentes equipamentos e sistemas de Inteligência Artificial, os jogadores esperam ter uma experiência imersiva cada vez mais realista e envolvente.

 

2. Torna a jogabilidade mais adaptável

Os algoritmos de Inteligência Artificial podem analisar o comportamento dos jogadores, padrões de aprendizagem, mecânica, velocidade do jogo, etc.

Com esse tipo de informação consegue garantir que os jogadores são constantemente desafiados e assim evita que eles sintam que o jogo se torna monótono. Ou seja, tudo é imprevisível e adaptável à medida que os jogadores vão progredindo no jogo.

Por exemplo, em Red Dead Redemption 2, o comportamento e a interação dos personagens não jogáveis NPCs depende de variáveis ​​como as manchas de sangue que o jogador traz na sua roupa ou o tipo de chapéu que está a utilizar. Como existe uma enorme matriz de possibilidades, todo o ambiente e atmosfera do jogo pode ser manipulada dinamicamente pelas suas decisões. Aliás, os NPCs podem até aprender com o nosso comportamento no jogo e adaptarem-se de acordo com as nossas táticas.

Tudo isto parecem pequenos pormenores, mas para quem joga são coisas que fazem toda a diferença. Basicamente a inteligência artificial consegue tornar as coisas mais próximas da realidade.

 

3. Permite cenários mais realistas

Normalmente, a inteligência Artificial é mais utilizada nos sistemas NPC, que são as personagens do jogo com quem não podemos jogar, apenas interagir. Basicamente, são as personagens do jogo que agem de forma inteligente como se fossem controladas por jogadores humanos. O comportamento dessas personagens é determinado por algoritmos de Inteligência Artificial, o que adiciona mais profundidade e complexidade ao jogo, tornando-o mais envolvente para os jogadores.

 

5 maiores inovações da Inteligência Artificial nos jogos 2

 

4. Facilita a criação de conteúdo

Os algoritmos de Inteligência Artificial conseguem gerar conteúdo de jogo, como níveis de dificuldade, missões, mapas, tarefas, etc. Isso reduz significativamente os custos e o tempo gasto com o desenvolvimento dos jogos. Além disso, a inteligência artificial consegue oferecer aos jogadores uma variação infinita de novas experiências.

No Informatico.pt consideramos que esta tecnologia veio revolucionar os sistemas informáticos e de telecomunicações. De tal forma que nos próximos anos assistiremos a autenticas revoluções em todos dos aspetos da nossa sociedade.

 

5. Torna os jogos mais justos e inteligentes

A Inteligência Artificial pode ser utilizada para equilibrar os jogos multi jogador porque consegue garantir uma experiência justa e agradável ​​para todos os jogadores. Os testes que utilizam a Inteligência Artificial podem simular centenas de cenários de jogo, descobrindo assim os bugs ocultos muitas vezes explorados por alguns jogadores e otimizar a mecânica do jogo de forma mais eficiente.

A utilização da Inteligência Artificial nos jogos consegue descobrir a habilidade e o estado emocional de cada jogador para depois adaptar o jogo de acordo com isso. Normalmente isso envolve o balanceamento dinâmico da dificuldade do jogo, ou seja, a dificuldade do jogo é ajustada em tempo real, dependendo da habilidade do jogador. Acredite que a Inteligência Artificial pode até descobrir qual é a próxima jogada ou intenção do jogador.

 

6. Facilita as futuras inovações

A Inteligência Artificial abre as possibilidades de futuras inovações nos jogos, como, por exemplo, a Realidade Avançada, onde os algoritmos podem aprimorar a adaptabilidade, a imersão e as interações nesse tipo de ambientes virtuais.

Basicamente, em vez de as empresas de desenvolvimento terem de contratar dezenas ou até milhares de profissionais para criarem ou desenvolverem uma nova ideia ou tecnologia de jogo, já não terão de o fazer. A inteligência artificial conseguirá com muito menos esforço e consumo de recursos os mesmos resultados e em algumas situações resultados superiores a uma equipa de desenvolvimento composta por humanos.

 

7. Permite a mineração de dados

A utilização da inteligência artificial nos jogos permite aos designers e empresas de criação de jogos executem a mineração de dados relacionados com o comportamento dos seus potenciais clientes ou jogadores. Como certamente compreendem, isso ajuda-os a perceberem como é que realmente as pessoas vão jogar o jogo que estão a desenvolver. Ou seja, descobrem muito rapidamente as partes do jogo que as pessoas mais gostam de jogar e aquilo que faz com que os utilizadores parem de jogar. É um tipo de informação extremamente importante porque permite aos criadores melhorem a jogabilidade ou identificarem as oportunidades de rentabilização dos seus jogos.

 

8. Facilita os testes e deteção de bugs

Os testes dos jogos recorrendo à Inteligência Artificial podem simular centenas de cenários de jogo e identificar a maioria dos bugs e falhas de forma a minimizar rapidamente e eficazmente os futuros problemas que possam surgir. Sobretudo se compararmos com os tradicionais testes que eram feitos manualmente por jogadores contratados ou não para esse efeito.

 

5 maiores inovações da Inteligência Artificial nos jogos 3

 

Que tipos de inteligência Artificial existem nos jogos?

Já mostramos algumas coisas onde a inteligência artificial consegue ajudar, não só os desenvolvedores de jogos, mas como sobretudo os jogadores a terem melhores experiencias virtuais. Mostramos a seguir uma lista com os tipos mais comuns de Inteligência Artificial utilizas na criação de novos jogos:

 

  1. Rule-based AI – Utiliza regras e condições predefinidas para determinar o comportamento do NPC.
  2. Finite State Machines – Modela os comportamentos dos NPC recorrendo a padrões predefinidos.
  3. Pathfinding AI – Determina o caminho ideal para que os NPCs possam navegar eficazmente pelo ambiente do jogo.
  4. Machine Learning AI – Adapta o comportamento e a tomada de decisão com base nas experiências anteriores, formação e exposição a dados.
  5. Behavior trees – Oferece flexibilidade e permite comportamentos complexos de Inteligência Artificial que podem adaptar-se às suas mudanças.
  6. Reinforcement learning – Analisa o feedback na forma de penalidades e recompensas com base nas ações do jogador e ajusta o seu comportamento para maximizar as recompensas.

Principais inovações da Inteligência Artificial ​​na indústria dos jogos

Se é um entusiasta de Inteligência Artificial tem de conhecer o papel e a importância que ela tem no desenvolvimento da nova indústria de jogos e aplicações de entretenimento. Mostramos-lhe a seguir um resumo das coisas relacionadas com o desenvolvimento de jogos em que a inteligência artificial é inovadora.

 

Inteligência Artificial e o desenvolvimento dos jogos

 

  1. Facilita a criação de conteúdo – pode gerar níveis de jogo diversificados e dinâmicos, missões, desafios, etc., proporcionando experiências únicas aos jogadores.
  2. Possibilidade de conteúdo infinito – melhora a capacidade de reprodução e prolonga a vida útil dos jogos.
  3. Eficiência e escalabilidade – cria ambientes maiores e mais complexos em menos tempo.
  4. Ambientes dinâmicos e adaptativos – pode evoluir o mundo do jogo, regenerá-lo e ajustá-lo conforme as interações e o comportamento do jogador.
  5. Exploração e descoberta sem limites – pode revelar em cada nível novas áreas de jogo, tesouros escondidos, encontros com novas personagens, etc. Permite a descoberta do mundo do jogo com uma maior profundidade.

 

Inteligência artificial e os NPCs dos jogos

 

  1. Comportamento avançado – os NPCs podem analisar o ambiente do jogo, interagir com os jogadores e tomar decisões complexas com base em objetivos, emoções e contexto.
  2. NPCs adaptativos – os NPCs podem evoluir o seu comportamento, estratégias e respostas ao longo do tempo.
  3. Experiências personalizadas – as missões personalizadas, as opções de diálogo e as recompensas no momento certo farão com que os jogadores fiquem imersos no jogo.
  4. Interações sociais dinâmicas – os NPCs podem mostrar emoções, criar relações e responder com base nas escolhas e ações do jogador.
  5. Simulação de mundo dinâmico – os NPCs podem envolver-se em atividades simuladas de forma dinâmica, como vendas, exploração, etc.
  6. NPCs colaborativos – funcionam como companheiros de equipa em cooperação connosco ou como os nossos adversários no modo multi jogador.

 

Inteligência Artificial e o balanceamento dos jogos

 

  1. Balanceamento automático – com base no desempenho do jogador, a Inteligência Artificial pode ajustar dinamicamente o comportamento do inimigo, os níveis de dificuldade e a mecânica do jogo.
  2. Orientado pelo jogador – a Inteligência Artificial pode aprender com o comportamento e as preferências do jogador para ajustar o balanceamento do jogo.
  3. Multi jogo justo e competitivo – os algoritmos criam combinações equilibradas em jogos com múltiplos jogadores.
  4. Iteração e teste rápidos – a Inteligência Artificial pode simular inúmeros cenários de teste para identificar os desequilíbrios, bugs, problemas de desempenho, etc.
  5. Melhoria Contínua – a Inteligência Artificial permite a otimização contínua do balanceamento do jogo através de atualizações e correções ao código do jogo.

 

5 maiores inovações da Inteligência Artificial nos jogos 4

 

Inteligência Artificial e a análise dos jogos

 

  1. Player Insights – tomar decisões com base nos dados recolhidos para melhorar o design do jogo e as estratégias de rentabilização.
  2. Jogabilidade adaptável – A Inteligência Artificial pode adaptar os níveis, o ritmo e os conteúdos mais difíceis.
  3. Operações e atualizações – os criadores de jogos podem analisar o desempenho do jogo, o feedback do jogador, os seus sentimentos, etc.
  4. Análise Preditiva – os desenvolvedores podem antecipar as necessidades dos jogadores e as taxas de rotatividade para otimizarem o conteúdo e os recursos do jogo.
  5. Deteção de Fraude e Segurança – analisa padrões de dados para detetar e prevenir atividades fraudulentas.

 

Inteligência Artificial e os design dos jogos

 

  1. Criação de processos – reduz o esforço manual necessário para a criação de conteúdo.
  2. Torna os NPCs inteligentes – melhore a narrativa, cria personagens memoráveis ​​e dá uma vida mais próxima da realidade ao mundo do jogo.
  3. Análise do comportamento – melhora o processo geral de design do jogo.
  4. Design mais proativo – cria mecânicas de jogo, desafios e conteúdo que se alinha com as expectativas do jogador.

A Inteligência Artificial consegue criar jogos?

Sim, a inteligência artificial consegue criar jogos. Aliás, é uma tecnologia que desempenha não só um papel importante no desenvolvimento de jogos como na forma como são ajustados às preferências dos jogadores. Normalmente a técnica mais utilizada para isso é a aprendizagem de máquina. Basicamente, pode fazer com que o sistema de Inteligência Artificial aprenda com os vários jogos que já existem, criando representações aproximadas dos jogos e, em seguida, recombinando o conhecimento dessas representações utilizando a sua expansão conceptual para criar novos jogos.

 

Quais são os jogos de Inteligência Artificial mais populares?

Já falamos soobre as vantagens que a inteligencia artificial trouxe à industria de desenvolvimento de jogos. Mostramos a seguir alguns exemplos dos melhores jogos que recorreram à Inteligência Artifical para terem mais sucesso:

 

  • AI Dungeon
  • Screeps
  • CodeCombat
  • Cognition Dino
  • Hello Neighbor
  • Black & White
  • S.T.A.L.K.E.R. Shadow Of Chernobyl
  • Forza Motorsport Series
  • Civilization Series
  • FIFA Series
  • XCOM2
  • Total War Series
  • Rainbow Six Siege
  • Stellaris
  • Middle-Earth
  • Rocket League
  • Fallout 4
  • Hitman Series
  • The SIMS Series
  • F.E.A.R.
  • First Cry Series
  • Dishonoured Series
  • Deus Ex Series
  • Watch Dogs Series
  • Meta Gear Solid Series
  • Alien & Alien: Isolation
  • Sniper Elite Series
  • The Last of Us Series
  • Ghost of Tsushima
  • Monster Hunter
  • Detroit
  • Red Dead Redemption 2
  • Half-Life
  • Bioshock Infinite
  • Grand Theft Auto 5
  • Halo: Combat Evolved
  • Minecraft
  • Darkforest
  • Tom Clancy’s Splinter Cell: Blacklist
  • AlphaGo Zero

5 maiores inovações da Inteligência Artificial nos jogos 5

 

Qual o futuro da Inteligência Artificial ​​na indústria de jogos?

Como já referimos nos capítulos anteriores, a inteligência artificial nem termos de design e desenvolvimento de jogos de vídeo evoluiu substancialmente. Aliás, todos os dados indicam que este crescimento se irá manter e muito provavelmente aumentar, até porque não há sinais de desaceleração. Vamos mostrar-lhe a seguir algumas das coisas que o futuro dos jogos nos reserva para os próximos anos.

 

1. Jogos baseados na nuvem

Os jogos na nuvem utilizam uma tecnologia de transmissão pela Internet, que substitui a necessidade de o utilizador ter de descarregar e instalar o jogo. Na verdade, é uma tecnologia que já está em desenvolvimento há anos, mas que por alguma razão neste momento ainda não é muito popular.

No entanto, a indústria dos jogos está a evoluir muito rapidamente e o aparecimento desta tecnologia de jogos na nuvem irá revolucionar a forma como jogamos. Além disso, esta tecnologia permite que os jogadores acedam e joguem uma grande variedade de jogos sem precisarem de os comprar, descarregar, instalar e atualizar.

Os jogos na nuvem estão a tornar-se cada vez mais sofisticados e atualmente oferecem aos seus jogadores uma experiência quase perfeita. Ou seja, a tecnologia está a ser adotada tanto pelos jogadores como pelos criadores de jogos, sobretudo por causa da sua comodidade, acessibilidade e experiência de jogo de alta qualidade.

 

2. Jogos baseados em Blockchain

De facto, os jogos baseados em blockchain ainda não são algo muito conhecido entre os jogadores. Basicamente, tanto os jogadores como os desenvolvedores têm de se juntar na plataforma de blockchain para conseguirem utilizar esse tipo de jogos. Precisam de, ao mesmo tempo, comprar e vender propriedades digitais para conseguirem fazer parte desse tipo de jogos.

Este tipo de jogos suportados pela Blockchain têm as suas informações encriptadas e armazenadas na sua rede, sem que seja necessário mais nenhum terceiro. Ou seja, apenas os jogadores é que têm acesso aos seus dados, o que preserva a sua privacidade.

Além disso, este tipo de jogos Blockchain também se tornaram populares porque são uma forma de se conseguir obter algum retorno em dinheiro. Isto porque, os jogadores podem negociar em criptomoedas os itens dos seus jogos. Também há a possibilidade de serem recompensados em criptomoedas, dependendo do jogo.

 

3. Jogos com reconhecimento de voz

Utilizar o reconhecimento de áudio nos jogos irá mudar a forma como percebemos os jogos. Com a implementação da tecnologia de reconhecimento de voz nos jogos, o utilizador pode controlar os gestos do personagem, monitorizar os resultados durante o jogo e até mesmo dispensar o comendo ou teclado do seu equipamento.

O reconhecimento da fala permite aos jogadores terem uma integração mais profunda com os seus sistemas e com os outros jogadores do mesmo nicho. É uma tendência que já é suportada por servidores criados especificamente para ligarem os jogadores através da voz, como já acontece, por exemplo, com o Discord.

 

4. Jogos de realidade virtual e aumentada

A evolução da realidade aumentada e da realidade virtual elevou os padrões dos jogos experimentais baseados nessas tecnologias. Fez com que se tornassem mais realistas e progressivos no que diz respeito ao entretenimento.

A realidade virtual é uma experiência extremamente imersiva em que pode desfrutar de uma simulação de algo real, mas em segurança. Utilizando uns fones de ouvido de realidade virtual ou uma aplicação, é possível entrar em simulações interativas entre jogadores que incentivam a exploração de ambientes virtuais.

No caso dos jogos de realidade virtual, o jogador pode controlar o espaço virtual, visualizando e interagindo com os objetos virtuais do jogo. Assim, a realidade virtual, normalmente, utiliza um ambiente 3D que é renderizado na versão mais próxima de uma simulação.

 

5. Jogos para equipamentos móveis

A massificação da utilização de equipamentos móveis é uma tendência emergente que facilita o acesso dos jogadores a um número ilimitado de jogos com a vantagem de não estarem presos a uma localização. As empresas de desenvolvimento de telemóveis e tablets têm se concentrado em criar equipamentos que sejam compatíveis com esse tipo de jogos e para isso utilizam componentes que permitem uma alta resolução e gráficos pesados.

Além disso, com a melhoria da rede 4G e a chegada do sistema 5G, os jogos para dispositivos móveis devem tornar-se, num futuro muito próximo, ainda mais atrativos.

 

YouTube video

 

Considerações Finais:

De facto, a Inteligência Artificial trouxe algumas mudanças importantes para o mundo dos jogos, e o seu papel está a crescer a um ritmo extremamente acelerado. Por isso, não será nada muito surpreendente ver a Inteligência Artificial a ser utilizada nos jogos num futuro muito próximo. Basicamente, porque é uma tecnologia que ajuda a criar experiências de jogo mais desafiadoras e envolventes.

Em resumo, a inteligência Artificial terá um papel importante no desenvolvimento de jogos digitais, permitindo a implementação de algoritmos complexos de jogabilidade, a geração ambientes aleatórios e a criação de personagens virtuais mais realistas e interativos. Com o avanço contínuo da IA, podemos esperar ver ainda mais inovações emocionan