Temos recebido alguns pedidos de ajuda dos nossos clientes porque as suas impressoras HP já não funcionam com consumíveis que não sejam originais. A sua impressora HP também deixou de funcionar com consumíveis de reciclados ou de outras marcas?
Se sim, saiba que o problema não está a acontecer só consigo. Vários modelos da marca que deixaram de funcionar com consumíveis não originais desde o dia 13. Não há nenhum defeito nesses equipamentos. A HP reconheceu que o bloqueio é uma decisão tomada deliberadamente.
Photo by Ana Rivarola on Unsplash
Como deixaram de aceitar tinteiros compatíveis
O assunto só veio à tona porque a 123inkt.nl, empresa que distribui consumíveis de tintas alternativas na Holanda, passou a receber muitas queixas de clientes insatisfeitos com os produtos. Não demorou para a empresa notar um padrão: as reclamações começaram a surgir em 13 de Setembro; além disso, as queixas envolviam apenas impressoras HP.
Outro detalhe suspeito é a mensagem de erro que aparece nas impressoras. A 123inkt.nl decidiu então fazer testes com vários modelos. Nesse processo, os técnicos perceberam que o problema foi causado pelo firmware dos equipamentos. No passo seguinte, a empresa entrou em contacto com a HP da Holanda, que lhes disse não saber de nada.
Imagem de Magnascan por Pixabay
Entretanto os consumidores que contactaram o suporte da HP receberam como resposta que o problema estava nos consumíveis não originais que estavam a utilizar. Porém, com o número de queixas a crescer, não tardou para que a HP mudasse o discurso e reconhece-se que a falha estava a ser provocada por uma actualização de firmware das impressoras.
Ainda desconfiada, a 123inkt.nl continuou com as investigações e descobriu que os modelos afectados não tinham recebido recentemente nenhum update de firmware. Algumas das impressoras tinham sido actualizadas, mas em 22 de março deste ano com um firmware desenvolvido em 2015. Outras unidades, por não ficarem ligadas em rede, nunca tinham passado por nenhum processo de actualização. Mesmo assim, todas pararam de aceitar consumíveis alternativos no último do dia 13.
Perante isto, a 123inkt.nl concluiu que os firmwares antigos tinham sido programados para pararem de aceitar consumíveis de outras marcas a partir de 13 de setembro.
Modelos de impressoras HP que não funcionam
Deixamos a seguir uma lista com algumas das impressoras que até agora passaram a deixar de aceitar consumíveis que não fossem originais do fabricante HP:
HP Officejet Pro 6830
HP Officejet Pro 8610
HP Officejet Pro 8615
HP Officejet Pro 8620
HP Officejet Pro 8625
HP Officejet Pro 8630
HP Officejet Pro 8640
HP Officejet Pro 8660
HP Officejet Pro X451dn
HP Officejet Pro X451dw
HP Officejet Pro X476dn
HP Officejet Pro X476dw
HP Officejet Pro X551dw
HP Officejet Pro X576dw
Imagem de wolteeva por Pixabay
Porque deixaram de aceitar consumíveis compatíveis
Pressionada, a HP confirmou ao jornal holandês NOS que o firmware de vários modelos de impressoras foi atualizado para não aceitar consumíveis de terceiros a partir de uma data específica. A empresa justificou a decisão dizendo que a medida serve para proteger a inovação e a propriedade intelectual, além de reforçar a segurança de seus produtos.
Essa explicação não deixou toda gente calma e satisfeita. Tintas de impressoras são caras e, frequentemente, duram bem menos do que a gente considera razoável, o que explica a movimentação que o mercado de consumíveis alternativos tem.
Photo by Dario Seretin on Unsplash
Diante disso, é de se esperar que fabricantes de impressoras adoptem medidas para se resguardar, ainda que isso seja questionável. Nenhum bloqueio é proibido, mas é importante que o consumidor saiba desde o início das limitações ou, pelo menos, seja alertado com antecedência das mudanças.
Conclusões
Alterar as características do produto sem mais nem menos soa como uma forma de punir com prejuízo quem comprou consumíveis alternativos. Quem é que aceita trabalhar com uma empresa que age assim?
Para amenizar a polémica, a companhia explicou que as impressoras afectadas continuam a aceitar consumíveis recarregados, desde que estes sejam originais, ou seja, tenham o chip de segurança da HP.
Uma solução de curto prazo apontada pela 123inkt.nl é a instalação de firmwares desenvolvidos antes de 2015. O problema é que esse processo não é muito simples. Sem contar que pode dar bastante trabalho encontrar as versões antigas desses softwares.