Atualmente, a importância e o tipo de utilização que pode ter a inteligência artificial nos negócios são umas das principais preocupações das grandes organizações.
Na verdade, a tecnologia da Inteligência Artificial é uma mais-valia tanto para as grandes empresas como para as pequenas, porque as ajuda a crescer como decisões mais inteligente e transformações importantes em termos de gestão.
Tudo isto é muito bonito, mas afinal de contas como é que na realidade a IA pode afetar o mundo dos negócios? Como é que a IA o consegue ajudar a fazer crescer o seu negócio? Será que a inteligência artificial consegue melhorar o meu site de venda de produtos informáticos ou de venda de tickets para o Palácio da Pena?
Neste artigo vamos responder a estas e a outras questões que nos surgem todos os dias dos responsáveis das organizações com quem trabalhamos no Informatico.pt.
Qual a importância da inteligência Artificial nos negócios?
Basicamente, a Inteligência Artificial é a capacidade que os computadores têm de conseguirem executar tarefas que normalmente as pessoas realizam manualmente. Por exemplo, a capacidade de tomar decisões, a capacidade de se comunicar com os utilizadores, etc.
Por outras palavras, a IA tenta com que as máquinas pensem e ajam como os seres humanos em alguns casos até melhor.
No entanto, na maioria dos casos, a IA não substitui as pessoas. Em vez disso, melhora as capacidades humanas e transforma radicalmente a forma como trabalhamos.
A IA funciona recorrendo a ferramentas de software desenvolvidas para funcionarem como uma inteligência artificial capaz de pensar e tomar decisões como os seres humanos.
O que é um programa de Inteligência Artificial?
Um programa de Inteligência Artificial é um software que utiliza tecnologia AI e algoritmos especiais para automatizar diferentes tarefas.
As empresas conseguem poupar tempo e esforço automatizando os seus processos de negócios e permitindo que os seus funcionários trabalhem de uma forma mais eficiente e produtiva.
De facto, já existe uma variedade de ferramentas de IA que podem ser utilizadas nos negócios de forma a tornar os processos muito mais simples e eficazes. Por exemplo, já existe software que recomenda produtos aos utilizadores de uma loja de e-commerce, chatbots, software que automatiza a criação de marketing de conteúdo, ferramentas que preveem vendas, etc.
Ou seja, a inteligência Artificial é uma ferramenta que não só ajuda as empresas a pouparem dinheiro como melhora a experiência dos seus clientes. Quer eles esteja numa loja física a comprar um produto ou online a comprar um bilhete para um Cruzeiro pelos canais de Amsterdã.
No Informatico.pt não temos qualquer dúvida de que num futuro muito próximo a IA é uma tecnologia que irá transformar todos os negócios, todas as empresas, todo o tipo de organizações, em todo o tipo de setores.
Segundo a alliedmarketresearch.com, espera-se que o tamanho do mercado global da inteligência artificial atinja os 170 mil milhões já no ano 2025.
Isso significa que todo o tipo de negócio, que esteja orientado para o futuro, precisa de se aliar a esta tecnologia da IA e de ter uma estratégia em que possa tirar partido da mesma.
Basicamente porque a estratégia de IA da sua organização ajudará a mesma a conseguir atingir as metas de negócios, criando fortes vantagens competitivas.
Temos de reconhecer que a IA tem muitos benefícios e aplicações nos negócios. Por exemplo, potencia o atendimento ao cliente, garante a defesa da segurança cibernética, realiza análise de dados, reduz custos de energia, prevê vendas, ajuda as empresas a ficarem mais concentradas nos seus clientes, etc.
Talvez por causa disso é que, segundo a Forbes, cerca de 40% dos departamentos de marketing e de vendas estão cada vez mais a dar prioridade a esta tecnologia da IA e da aprendizagem das máquinas em detrimento de outras tecnologias.
Vamos ver a seguir algumas maneiras pelas quais a IA pode tornar-se numa vantagem competitiva para a sua marca e aumentar a sua eficiência impulsionando o crescimento da receita. Mas primeiro precisamos de saber como funciona esta tecnologia.
Como funciona a Inteligência Artificial?
Os sistemas de IA funcionam combinando grandes conjuntos de dados com algoritmos de processamento inteligentes e iterativos de forma a que eles consigam aprender com os padrões e os recursos dos dados que estão a analisar.
Cada vez que um sistema de IA executa um processamento de dados, testa e mede o seu próprio desempenho e vai acrescentando conhecimento aquilo que, entretanto já aprendeu.
Como a IA nunca precisa de fazer uma pausa, pode executar centenas, milhares ou até milhões de tarefas com extrema rapidez, aprendendo muito em muito pouco tempo e tornando-se assim extremamente eficaz em tudo o que for treinada para executar.
Mas o truque para entender como a IA realmente funciona é perceber que ela não é apenas um único programa ou aplicação de computador, mas sim uma forma digital de aprender e pensar ou até mesmo uma ciência.
O objetivo da ciência da IA é construir um sistema de computador capaz de modelar o comportamento humano para poder utilizar os mesmos processos de pensamento que os seres humanos de forma a conseguir resolver os problemas mais complexos.
Para conseguirem atingir esse objetivo, os sistemas de IA utilizam toda uma série de técnicas e processos, bem como uma vasta gama de diferentes tecnologias.
Temos de conhecer essas técnicas e tecnologias para podermos começar realmente a entender o que é a IA e assim descobrirmos o que realmente é capaz de fazer para ajudar os negócios a crescer.
Como a inteligência Artificial ajuda os negócios?
Muitas empresas adotam a tecnologia da inteligência artificial (IA) para tentarem reduzir os seus custos operacionais, aumentar a sua eficiência e a sua receita e melhorar a experiência dos seus clientes.
Para conseguirem todos estes benefícios, as empresas devem procurar utilizar nos seus processos, produtos e serviços, todo tipo de tecnologias inteligentes, incluindo aprendizagem de máquina, processamento de linguagem natural e muito mais. Ou seja, mesmo as empresas que ainda estão a iniciar o seu processo de adesão à IA conseguem obter grandes recompensas a todos os níveis.
Mostramos-lhe a seguir algumas das coisas em que a IA pode ajudar a sua organização a crescer, não só em termos de eficiência como também em termos monetários.
1. Aumente a receita com recomendações de produtos
A IA é bastante utilizada em sistemas de recomendação de produtos que sugerem produtos ou informações aos utilizadores baseando-se em métodos especiais de análise de dados.
Certamente, se é um comprador online, irá ver todos os dias muitas recomendações de novos produtos enquanto navega pela internet.
Quer seja num site de comércio eletrónico, quer sejam anúncios ou e-mails, as recomendações de produtos procuram facilitar as nossas decisões de compra, ajudando-nos a encontrar os produtos que correspondam às nossas necessidades.
Este tipo de recomendação podem basear-se em muitos fatores, como o histórico de compras de um cliente ou o comportamento dos utilizadores semelhantes.
Quais as vantagens dos sistemas de recomendação com IA?
O exemplo mais popular de um sistema de recomendação de produtos é o da Amazon que nos recomenda os produtos das categorias que estamos a consultar. O objetivo da Amazon é colocar-nos à frente produtos nos quais provavelmente iremos clicar e comprar.
Na verdade, a Amazon integrou um sistema de recomendação baseado em IA em quase todas as etapas do processo de compra. A Amazon está muito focada na análise de grandes quantidades de dados (big data) e na tomada de decisões com base em resultados obtidos desses mesmos dados.
Exemplos de programas de recomendação com IA:
2. Utilize Chatbots para melhorar o atendimento ao cliente
Um chatbot é um programa informático que consegue imitar uma conversa humana ou um chat com os utilizadores dos sites, aplicações móveis, telefones, etc. Na realidade é um assistente digital que utiliza um sistema de inteligência artificial para se conseguir comunicar com as pessoas.
Cada vez mais as pessoas querem ser atendidas rapidamente, de forma simples e personalizada a qualquer hora e em qualquer lugar. Os sistemas de chatbots conseguem fornecer esse serviço às empresas sem grande esforço tecnológico ou financeiro.
Basicamente, podemos considerar um Chatbot com um novo canal de marketing que consegue oferecer uma experiência genuinamente pessoal entre as marcas ou fornecedores e os seus utilizadores.
No Informatico.pt consideramos que os chatbots estão a mudar o mundo dos negócios e do marketing. Reconhecemos que são uma das tendências mais promissoras em termos de interface do utilizador e experiência do cliente.
Quais as vantagens dos chatbots com IA?
São enumeras as vantagens que as empresas conseguem com a utilização de sistemas de chatbot que recorrem à tecnologia da inteligência artificial.
Permitem, por exemplo, uma maior personalização da tecnologia, uma maior agilidade no atendimento, a possibilidade de ter mais dados sobre os seus clientes, aumentar a geração de leads, uma disponibilidade 24 horas por dia e a diminuição do tráfego no SAC.
Alguns dos chatbots mais famosos são Pop Geo, National Geographic Chatbot, SnapTravel, Wall Street Journal Chatbot, Whole Foods’ Facebook Messenger Bot, BabyCentre UK Bot, Hottel Marriot’s ChatBotler, Cheapflights Chat e muitos outros.
Exemplos de programas de chatbot com IA:
3. Crie a melhor estratégia de marketing de conteúdo
Cada vez mais, a cada segundo que passa aumenta o número inimaginável de consumidores que anda à procura online por produtos e serviços. Por isso é importante para as empresas conseguirem posicionar os seus negócios de forma a que os utilizadores os encontrem no meio da enorme concorrência que existe online.
Para isso existe uma ferramenta que se chama marketing de conteúdo e que atualmente é extremamente poderosa e valiosa para qualquer tipo de organização com presença online.
Basicamente, o marketing de conteúdo é uma técnica de marketing que consegue atrair, envolver e encantar os clientes, fornecendo-lhes conteúdo valioso para tomarem as suas decisões.
Podemos encontrar marketing de conteúdo em muitos tipos de formas, como blogs, publicações em redes sociais, podcasts, vídeos, infográficos, whitepapers, estudos de caso, eBooks, manuais de instruções, webinars, email marketing, etc.
De facto, o papel da Inteligência Artificial no marketing de conteúdo está a crescer exponencialmente. A inteligência artificial utiliza algoritmos para analisar os seus dados existentes e criar as melhores estratégias para comercializar conteúdo.
Por exemplo, se a análise mostrar que um tipo de conteúdo é mais popular do que outro, a IA pode escolher a solução certa para si. Ou seja, a IA irá ajudar a decidir sobre o que escrever, quais as palavras-chave que deve utilizar, com que frequência publicar, etc.
Por outras palavras, a IA pode ajudá-lo a criar conteúdo de alta qualidade e alta relevância. Desde descobrir palavras-chave até planear e criar um ótimo conteúdo, distribuir e otimizar publicações de blog e agendar as partilhas sociais, há muito trabalho que a IA pode fazer por melhorar os seus negócios e o marketing da sua empresa.
Quais as vantagens do marketing de conteúdo com IA?
A principal vantagem da inteligência artificial no Marketing de conteúdo é que permite automatizar a criação de conteúdo, otimizar as campanhas de marketing e personalizar a experiência do utilizador. Além disso, ela também pode ser utilizada para monitorizar o comportamento do utilizador e entender melhor qual é o seu tipo de perfil e o que ele quer realmente ver.
Recomendamos as todos os gestores e empresários que se mantenham atentos à forma como a inteligência artificial está a transformar o marketing de conteúdo e como pode ser utilizada para conseguirem melhorar os seus resultados.
Muitas empresas levam as suas campanhas de marketing a um nível superior, fornecendo publicações para blogs com excelente qualidade, mensagens de redes sociais impactantes e vigorosas, vídeos envolventes, webinars emocionantes, etc. Tudo isso recorrendo à ajuda desta nova tecnologia de Inteligência Artificial.
Exemplos de programas de marketing de conteúdo com IA:
4. Análise os sentimentos e as emoções dos clientes
O processo de análise dos sentimentos dos clientes é automatizado pela Inteligência Artificial de forma a conseguir monitorizar e analisar as emoções e as opiniões das pessoas em diferentes contextos. Podem ser conversas em blogs, redes sociais, comentários de produtos ou serviços, etc.
Utilizando um sistema de análise de sentimentos, as empresas detetam as opiniões que são expressas pelos seus clientes e medem o seu feedback que recolhem de milhões de páginas da web, avaliações e fóruns.
Graças a análise de sentimentos com recurso à inteligência Artificial, as empresas conseguem analisar grandes quantidades de dados, perceber como se sentem os seus clientes e ajustar os dados que publicam para darem reposta às reais necessidades, intenções e preferências dos seus clientes.
Quais as vantagens da análise de sentimentos com IA?
A análise de sentimentos permite-nos dar prioridade aos clientes e responder-lhes nas plataformas que eles preferem. Por exemplo, resolver imediatamente as suas dúvidas, faz com que os clientes se sintam que estão a ser ouvidos, o que por si só, ajuda a empresa a construir uma base de clientes fiéis.
A análise de sentimentos pode ser uma ferramenta eficiente para evitar desastres com origem em problemas de relações-públicas ou a gerir crises de redes sociais que normalmente mancham a reputação da sua marca. Por exemplo, é uma ferramenta que permite às empresas dar uma resposta proativa a declarações prejudiciais ou a críticas negativas de clientes e assim proteger a imagem da marca.
Basicamente, uma análise de sentimento permite aos agentes de suporte ao cliente encontrarem e controlarem facilmente as mensagens anteriores dos clientes de forma a entenderem os problemas que estão a enfrentar, ajudando-os a resolver as dúvidas dos seus clientes com mais rapidez e eficiência.
Por exemplo, o TripAdvisor aplica a análise de sentimento para aproveitar ao máximo a enorme quantidade de dados que possui na sua plataforma. É um sistema que permite extrair os pontos mais importantes relacionados com o feedback do cliente.
Com este tipo de sistemas, o TripAdvisor consegue perceber exatamente o que o seu público-alvo sente, detetar tendências emergentes, encontrar oportunidades ocultas e descobrir o que pode ser melhorado. Isso contribui para a melhoria ainda maior do serviço, fornecendo aos seus clientes o que eles realmente precisam.
Exemplos de programas de análise de sentimento com IA:
5. Utilize a poderosa Inteligência Competitiva
Graças à IA, é mais fácil do que nunca utilizar a chamada inteligência competitiva, pesquisa e análise.
Basicamente, a inteligência competitiva é o processo de recolha e análise de informações tanto sobre os seus concorrentes atuais como os potenciais concorrentes, indústrias e diferentes ambientes de negócio.
Na prática, como este tipo de sistema consegue acompanhar tudo o que os seus concorrentes fazem com os seus produtos, pessoas e promoções.
O principal objetivo da utilização deste tipo de ferramentas é conseguir descobrir o que realmente está a funcionar para as outras empresas no seu setor para depois poder tomar decisões mais informadas e consequentemente mais assertivas.
Ao aproveitar a inteligência artificial nestes sistemas de inteligência competitiva, poderá espionar, rastrear e entender sem esforço o que os seus concorrentes estão a fazer e o que os torna bem-sucedidos nos seus negócios.
Quais as vantagens da inteligência competitiva com IA?
As empresas líderes do mercado mundial utilizam a inteligência competitiva como uma estratégia de crescimento de negócios, percebendo rapidamente quais são os benefícios dos sucessos ou fracassos das outras empresas concorrentes.
Por exemplo, o Google está cuidadosamente atento a todos os erros que vão surgindo na interface do utilizador do Yahoo. A Uber, por outro lado, explorou o entusiasmo do público pela Lyft. A Apple redefiniu o mercado dos telemóveis que era uma categoria em que a Motorola era pioneira.
É por isso muito importante as empresas e organizações possuírem sistemas de inteligência competitiva que consigam acompanhar o desenvolvimento dos outros concorrentes. Com a ajuda da inteligência artificial estes sistemas tornaram-se cada vez mais eficientes e úteis para as organizações que pretende aumentar o seu desenvolvimento competitivo.
Exemplos de programas de inteligência competitiva com IA:
6. Preveja as vendas para expandir os seus negócios
A previsão de vendas é o processo de prever e estimar as vendas futuras que nas empresas se tornou um fator vital para conseguirem definir o crescimento dos seus negócios a longo prazo.
As previsões de vendas permitem-nos identificar possíveis problemas enquanto ainda estamos a tempo de os conseguirmos evitar.
Por exemplo, se perceber que os seus lucros estão 28% abaixo do seu rendimento médio, com estas ferramentas poderá descobrir qual é o motivo desse problema. Talvez o seu concorrente esteja a realizar uma campanha de descontos que seja muito atraente e que lhe esteja a roubar as vendas.
Por isso, se conseguir fazer previsões de vendas que sejam precisas e que lhe consigam dar uma probabilidade de compra dos seus clientes, irá prever o seu desempenho a curto e longo prazo e assim alocar os recursos necessários para isso acontecer.
Basicamente, o software baseado em IA analisa os dados de sistemas CRM, histórico de compras e dados sobre negócios anteriores. Analisa os dados relacionados com e-mails, reuniões, telefonemas e, em seguida, realiza a mineração de texto para descobrir como se relacionam com os resultados das suas vendas.
Depois de analisar como cada elemento de dados se relaciona com o desempenho das vendas, o software de IA avalia o próximo movimento de um determinado cliente, para lhe conseguir oferecer uma previsão precisa daquilo que irá acontecer.
Quais as vantagens da previsão de vendas com IA?
Uma das principais vantagens da utilização da IA para a previsão de vendas é que ela pode melhorar a sua precisão e qualidade porque utiliza mais fontes de dados, modelos mais sofisticados e atualizações mais dinâmicas. A IA pode integrar dados de várias fontes, como CRM, ERP, redes sociais, análise da web e dados de mercado externo, para criar uma visão holística e abrangente das vendas.
A IA também pode aplicar modelos complexos e personalizados, como redes neuronais, regressão e classificação, para conseguir tratar diferentes fatores, como sazonalidade, mix de produtos, segmentos de clientes e ciclos de vendas.
Aliás, a IA também pode atualizar as previsões em tempo real, com base nos dados e feedback mais recentes, para refletir as mudanças nas condições do mercado e no comportamento do cliente.
Um exemplo de um software eficaz de previsão de vendas foi aquele que ajudou a empresa JusCollege a gerir o seu enorme volume de contactos que fluíam através do seu pipeline de vendas. O resultado foi um aumento nas vendas de 1 milhão para 20 milhões em apenas dois anos.
Exemplos de programas de previsão de vendas com IA:
7. Otimize o preço dos seus produtos e serviços
De facto, o preço é um dos fatores chave que faz com que os clientes comprem os produtos e serviços de uma determinada empresa em detrimento de outra.
Alguns estudos da Deloitte mostraram que o preço é um fator crítico na decisão dos clientes. Na verdade, até podemos viver na era do valor, mas o preço continua a ser o rei .
No entanto, existem muitos fatores que influenciam os preços e que podem ser o seu histórico, a reputação da marca, a concorrência, a qualidade, a altura do ano, os custos operacionais, a procura, etc.
O software de Inteligência Artificial pode ter em conta todos estes fatores para conseguir determinar os seus preços ideais. Além disso, a inteligência Artificial também pode ajudar as empresas a tomarem as melhores decisões relacionadas com o preço de cada produto, em cada momento e através de cada tipo de canal de venda.
Na verdade, um preço ótimo é aquele que não só consegue atrair mais clientes como também permite obter mais lucro.
Como o software de IA consegue analisar uma grande quantidade de dados, passa por cenários infinitos de possíveis preços e por isso consegue sugerir um preço mais relevante para ter sucesso junto dos seus clientes, aumentando assim as suas vendas.
Quais as vantagens da otimização de preços com IA?
A otimização de preços com suporte na IA está a revolucionar a maneira como as empresas abordam as suas estratégias de preços. Ao aumentar a precisão e a velocidade dos ajustes de preços, aprimorar a segmentação e a personalização do cliente e a melhorar a eficiência e a economia de custos, as empresas podem aumentar o seu potencial.
Os sistemas baseada em IA podem ajudar as empresas a obterem esses benefícios analisando os dados dos seus clientes, padrões de procura e outros fatores relevantes para identificarem as estratégias de preços ideais.
Por isso, é importante considerar a implementação destes sistemas nos seus negócios para se conseguir manter competitivo e assim maximizar os seus lucros. Deve aproveitar os benefícios da otimização de preços com recursos à IA de forma a aproveitar todo o potencial do seu negócio.
Podemos tomar como exemplo a empresa Lyft e a Uber que no mundo da partilha de viagens existe principalmente graças a esta tecnologia de Inteligência Artificial. Basicamente porque o preço e o trajeto de cada viagem são definidos pela IA.
Marcas de moda como a Zara ou Michael Kors não utilizam apenas a IA para definirem os seus preços, elas basicamente dependem dessa tecnologia para conseguirem sobreviver. Além disso, a Amazon e o Walmart também utilizam tecnologias cognitivas de otimização de preços, incluindo tecnologia de IA, há muitos anos para conseguirem o sucesso que têm atualmente.
Exemplos de programas para otimização de preços com IA:
8. Torne a Cibersegurança mais inteligente
Atualmente, muitas empresas de cartão de crédito, utilizam a IA para conseguirem ajudar as instituições financeiras a evitarem biliões de dólares em fraudes.
No entanto, a segurança cibernética não é importante apenas para as empresas financeiras, também é fundamental para muitos setores, incluindo comercio, produtos de consumo, automóvel, serviços públicos e telecomunicações.
De facto, à medida que os negócios digitais crescem, o risco de ataques cibernéticos aumenta exponencialmente. Ou seja, existem muitos tipos de ameaças que uma empresa pode enfrentar, como roubo de identidade, fugas de informação, ataques de ransomware, etc.
No entanto, felizmente, o software de IA consegue lidar com a segurança cibernética de várias maneiras. Pode ajudar as empresas com a gestão de vulnerabilidades, deteção de phishing, segurança de rede, análise comportamental, controlo de prevenção, etc.
Quais as vantagens da segurança cibernética com IA?
A inteligência artificial está a surgir rapidamente como uma inovação altamente prioritária para se conseguir melhorar o desempenho dos técnicos de segurança de TI.
Com o aumento da quantidade e sofisticação dos ataques informáticos tornou-se difícil conseguir proteger eficazmente as infraestruturas empresariais. No entanto, a IA fornece uma análise genuinamente eficaz que consegue identificar as ameaças. Esse tipo de informação pode ser utilizada por especialistas de segurança para conseguirem limitar os riscos e atualizarem os seus sistemas de segurança.
Ou seja, a IA pode ajudar a descobrir os riscos, direcionar a resposta a incidentes e identificar os ataques de malware antes que eles entrem nos sistemas das organizações. Resumindo, a IA efetivamente impulsionará a segurança cibernética e ajudará a organização a praticar uma postura de segurança mais poderosa.
Um dos mais exemplos e mais notáveis da utilização da inteligência artificial na cibersegurança é o do Google que construiu e mantém uma cultura de cibersegurança extremamente forte.
Basicamente, o Google Gmail utiliza algumas técnicas de IA e aprendizagem de máquina para filtrar e proteger as mensagens de e-mail dos seus utilizadores.
Ou seja, mesmo com milhões de pessoas a utilizarem diariamente o Gmail do Google, a IA consegue detetar logins não autorizados e controlar a segurança de vários aspetos do comportamento durante a sessão de um utilizador.
Exemplos de programas de cibersegurança com IA:
9. Crie experiências agradáveis na loja
Apesar da crescente procura dos utilizadores por compras online, as lojas físicas ainda detêm a maioria das vendas.
A inteligência artificial consegue transformar totalmente a experiência tradicional que os utilizadores têm normalmente numa loja física e levá-los ao próximo nível com uma personalização que os encanta e os faz comprar mais num determinado site.
Podem ser coisas como o acesso instantâneo ao suporte ao cliente a qualquer hora do dia ou da noite, o sistema de checkout rápido, o suporte ao produto ou as recomendações personalizadas. Todos estes fatores podem ser geridos pela IA e ajudam os clientes a tomar decisões mais inteligentes. Basicamente, são algumas das maneiras pelas quais a IA consegue melhorar a experiência do cliente na loja online.
De facto, as aplicações atuais e o tipo de potencial da IA no comércio eletrónico são muito diferentes, interessantes e promissoras.
Ao utilizar a IA na sua loja online irá poder descobrir quando o seu cliente o visitou pela última vez e controlar os produtos que ele comprou no passado. Ao utilizar esses dados, a IA pode sugerir novos produtos adequados e oferecer recompensas personalizadas, como descontos, pontos de fidelização, etc.
Atualmente, existem equipamentos que utilizam a IA, como câmaras de vigilância ativadas para voz que conseguem interpretar as pistas faciais dos seus clientes. Ao capturar as emoções e reações dos clientes ajuda a fornecer produtos ou suporte apropriados.
Quais as vantagens de melhorar a experiência na loja com IA?
A gestão das lojas e de toda a sua logística com recursos à IA pode ajudar as empresas a preverem e a reagirem melhor às mudanças na procura, quantidade de stock disponível, condições ambientais, recursos do fornecedor e até mesmo as necessidades do cliente. Basicamente, isso garante melhor produtividade, entrega pontual de produtos e serviços e aumento de receita.
De acordo com alguns estudos recentes, a utilização da IA na cadeia de fornecimento das lojas consegue poupar às empresas milhões de euros com despesas operacionais.
A utilização da IA nos sistemas relacionados com a experiência do utilizador melhoram sem dúvida a precisão nas previsões das empresas relativamente à procura de produtos e serviços.
Também conseguem reduzir os custos operacionais e os custos relacionados com o stoke, fornecendo tempos de resposta mais rápidos aos seus clientes.
Ou seja, ao preverem com maior precisão a procura de produtos e serviços, as empresas conseguem melhorar a sua gestão interna. Podem, por exemplo, planear eficazmente a sua produção interna porque já consideram as várias restrições e assim otimizam melhor as suas cadeias de produção.
Tudo isso resultará numa redução significativa dos custos relacionados com transporte, melhorará o desempenho das entregas e minimizará diversos riscos relacionados, por exemplo, com a quebra de stocks.
Um dos exemplos destas empresas é a Lowes que tem um robô chamado LoweBot responsável por ajudar os clientes a orientarem-se dentro da sua loja. Basicamente, o LoweBot faz perguntas simples aos clientes que andam na loja para tentar descobrir o que eles precisam. Depois fornece instruções para eles conseguirem chegar aos produtos partilhando o seu conhecimento com os clientes.
Outro exemplo dum sistema que melhora a experiência do cliente é a Sephora. Numa loja Sephora, pode encontrar o tom de maquilhagem que mais combina consigo sem nunca precisar de experimentar essa mesma maquilhagem no seu rosto. O sistema Color IQ analisa o rosto de cada cliente e fornece varias recomendações personalizadas para escolher acertadamente uma base ou uma maquilhagem adequada ao formato da sua cara.
Exemplos de programas que melhoram a experiência na loja com IA:
10. Poupe tempo e reduza os custos
Um estudo da conceituada Forbes descobriu que a inteligência Artificial conseguiria poupar através da automação, cerca de 4,7 milhões de Euros por ano a uma empresa média que fizesse parte da Fortune 500.
De facto, a tecnologia da inteligência artificial permite que as empresas automatizem uma variedade de processos, libertem os seus funcionários de tarefas repetitivas, o que as ajuda a melhorar a sua produtividade.
Ou seja, ao automatizar as tarefas repetitivas, a IA pode ajudar as empresas a aumentarem a sua produção, reduzindo o tempo e o custo necessário para fabricar os produtos ou prestar os serviços.
A IA pode melhorar a velocidade das operações das empresas e dos seus negócios, diminuindo as tarefas mundanas de forma a que os seus funcionários consigam concentrar-se em atividades mais importantes.
No Informatico.pt consideramos que as pessoas são o ativo mais valioso de cada empresa ou organização. A IA consegue poupar o tempo desses ativos automatizando algumas das suas tarefas menos importantes e demoradas.
Quais as vantagens da redução de custos com IA?
Um dos melhores exemplos das vantagens da redução de custos com recurso à inteligência artificial é o Botkeeper. Basicamente é um sistema de IA assistido por humanos que ajuda as empresas a gerirem as tarefas contabilísticas mais rotineiras, como pagamento de contas, relatórios financeiros, etc.
Trata-se de sistema inteligente de suporte à contabilidade que ajuda de forma automatizada as empresas e os seus funcionários a tornarem-se mais produtivos.
Só para ter uma noção daquilo que estamos a falar, este sistema contabilístico, até o momento, já automatizou mais de 1.700.000 horas de serviços de contabilidade prestados aos mais de 1.000 clientes.
Outro bom exemplo de sistema de automatização inteligente que conseguem poupar é a conhecida Netflix que, segundo aquilo que veio a público, em 2017 conseguiu poupar cerca de 1 bilião de euros utilizando sistema de aprendizagem de máquina.
Exemplos de programas para redução de custos com IA:
Considerações Finais
De facto, a inteligência artificial deixou de ser uma tecnologia apenas utilizada pelos gigantes globais e empresas líderes do mercado global. Atualmente a IA é recomendada para todos os tipos de negócios que queiram estar orientados para o futuro e que visam crescer e ficar à frente da concorrência.
Neste artigo mostramos algumas formas como poderá utilizar a IA, algumas delas dependem sobretudo do que a sua empresa está a tentar alcançar.
De qualquer maneira, acredite que a inteligência artificial consegue mudar a maneira como administra ou gere os seus negócios, porque permite tomar melhores decisões e com mais rapidez.
No Informatico.pt consideramos que o cenário da IA irá a muito curto prazo redefinir a forma como as empresas competem entre si e por isso, para aquelas que têm uma visão de futuro, esta será uma altura em que terão uma grande oportunidade.