Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

Descubra 13 ferramentas parafrasear conteúdo e evitar plágio

O que é plágio?

Plágio é o ato de utilizar o trabalho de outra pessoa sem lhe dar o devido crédito. Isso pode incluir copiar e colar texto, ideias ou até mesmo frases inteiras como, por exemplo, o conteúdo de um artigo de um blog online.

Por outras palavras, plágio é o ato de utilizar as palavras ou ideias de outra pessoa como sendo suas, sem o consentimento e autorização do verdadeiro autor. É, no mínimo, um ato antiético porque rouba o trabalho de outra pessoa.

 

Descubra 13 ferramentas parafrasear conteúdo e evitar plágio 1

 

Na verdade, tanto no ambiente académico como noutros setores da sociedade, o plágio é um sério problema com sérias consequências, que vão desde a reprovação de uma cadeira, a expulsão de uma escola ou até mesmo do seu local de trabalho.

Além disso, se não escrever o seu próprio trabalho ou conteúdo, é provável que não consiga entender aquilo que copiou. Isso pode levar à confusão, o que irá acabar por, mais tarde ou mais cedo, pode trazer-lhe algum tipo de problema. Quer seja a reprovação numa cadeira da escola ou um processo sobre violação de direitos de autor.

Basicamente, nunca deve utilizar o trabalho de outras pessoas como sendo seu ou sem fazer a devida referenciaria ao seu verdadeiro autor. Isso tornar-se-a um incentivo para que o autor possa continuar a fazer o seu trabalho, evitando que se torne menos propenso a partilhar as suas ideias com outras pessoas.

 

Porque evitar o plágio?

O plágio também pode ser definido como a utilização de palavras de outra pessoa sem a sua devida autorização. O plágio pode ser intencional ou não intencional, o que não só é antiético como também ilegal. As consequências podem ir desde a reprovação por entregar um trabalho plagiado, uma multa por violação de direitos de autor ou até mesmo a prisão.

Por isso, são mais que muitas as razões pelas quais deve tentar evitar a todo o custo o plágio. Mostramos-lhe a seguir as principais razões porque deve sempre certificar-se que o conteúdo do seu trabalho não será marcado como plagio:

 

  1. Se utilizar o trabalho de outra pessoa como sendo seu, estará a roubar as suas ideias e pensamentos, cometendo um crime;
  2. Copiar conteúdo além de antiético é ilegal e provavelmente terá problemas ao fazer isso;
  3. Irá perder a credibilidade dos seus leitores, colegas e chefes se for descoberto a fazer isso;
  4. Prejudicará a sua carreira e a sua empresa porque será considerado um escritor desonesto e provavelmente nunca mais irão confiar em nada do que escreve ou publica.
  5. Se o seu professor descobrir que copiou o texto de outra pessoa sem fazer a devida referência ao autor, provavelmente irá prejudicar gravemente a sua nota por o plágio ser um comportamento antiético, desonesto e nada profissional.

 

Mostramos-lhe a seguir o que pode e deve fazer para conseguir evitar que o seu conteúdo seja marcado como plagiado de algum autor legitimo.

 

Descubra 13 ferramentas parafrasear conteúdo e evitar plágio 2

 

Como evitar o plágio?

Utilize sempre conteúdo 100% original, evitando o perigo e os constrangimentos do plágio. Isso ainda é mais importante se for um aluno e estiver a fazer um trabalho porque evitará não só a reprovação como também o constrangimento por que passará na frente do seu professor e da restante da turma.

Uma das coisas que pode fazer para tentar evitar o plágio é parafrasear manualmente o texto de um conteúdo já existente, mas isso não é uma tarefa muito fácil. Sobretudo porque terá de ler todo o texto original para conseguir reformular eficazmente cada uma das frases.

Além disso, fazer um brainstorming de ideias sobre o conteúdo para pensar em novas palavras ou frases pode consumir muito tempo e exigir muito esforço. Felizmente, existem atualmente ferramentas informáticas que pode facilitar muito essa tarefa.

São as chamadas ferramentas de parafrasear que se tornaram numa enorme ajuda para todas as pessoas que precisam de reescrever textos originais para conseguirem escapar das punições relacionadas com plágio.

De qualquer maneira, apesar de nem sempre ser possível, há algumas coisas que podemos fazer para evitar o plágio. Vamos mostrar-lhe a seguir algumas dessas coisas que lhe podem ser úteis mesmo utilizando as ferramentas para parafrasear conteúdo:

 

Pedir autorização: Sempre que possível, pergunte ao autor se ele permite a utilização do seu trabalho ou se pode parafrasear as suas ideias utilizando as suas próprias palavras. Se ele não der a sua permissão, não utilize o seu trabalho ou as suas ideias.

Conhecer os requisitos: Certifique-se previamente com o seu professor sobre que tipo de informação deve incluir nas citações dos seus trabalhos. Assim, antes de começar a escrever o conteúdo, evitará andar a procurar referências e citações que depois não serão necessárias.

Utilizar a paráfrase: Pode haver casos em encontrou um texto original, mas depois não consegue pensar fora da caixa para o reescrever com as suas próprias palavras. É aí que uma ferramenta de paráfrase lhe pode ser muito útil. Ou seja, com um clique pode utilizar o texto original para o converter para um texto único e bem escrito.

Verificar o plágio: Não importa o quão confiante está com a originalidade do seu artigo, nunca será de mais verificador o texto com um sistema anti plágio de confiança. Pode, por exemplo, utilizar o Turnitin ou o CopyScape premium para garantir a exclusividade do seu conteúdo.

Utilizar as próprias palavras: Utilizar as nossas próprias palavras é uma excelente maneira de conseguirmos evitar o perigo do plágio. Utilize as suas próprias ideias e incorpore os seus pensamentos na sua escrita. Chegará à conclusão que conseguirá uma vantagem adicional relativamente aos seus concorrentes. Lembre-se que aos conseguir criar uma obra-prima irá certamente atrair a atenção dos seus leitores.

 

O que é parafrasear?

De facto, as pessoas utilizam na sua vida quotidiana técnicas para parafrasear, mesmo sem terem consciência disso. Fazem-no sempre que relatam um evento ou conversa e não se conseguem lembrar exatamente do que foi dito contando, utilizando para isso as suas próprias palavras. Basicamente, parafrasear é consultar informação de uma determinada fonte e reescrevê-la nas suas próprias palavras. Normalmente, as paráfrases têm aproximadamente o mesmo tamanho da informação original, o que as distingue dos resumos, sendo normalmente menores que o original.

Esta técnica de parafrasear pode ser utilizada em várias situações, pode ser classificada em três diferentes tipos que descrevemos a seguir:

 

Parafrasear para esclarecer: A paráfrase é normalmente utilizada para esclarecer qualquer tipo de possíveis mal-entendidos que existam no texto original tanto no contexto de trabalho como na área académica.

Parafraseando para organizar: Esta técnica também pode ser utilizada para reorganizar as ideias do conteúdo original para fazerem mais sentido no contexto do onde o texto foi produzido.

Parafraseando para interpretar: Pode-se também utilizar a técnica de parafrasear para que o conteúdo original se aplique a uma gama mais ampla de ideias ou informações, ou então para restringir o seu escopo a um exemplo mais concreto.

 

Descubra 13 ferramentas parafrasear conteúdo e evitar plágio 3

 

Como parafrasear um texto?

Para parafrasear um texto deve apresentar ideias e informações com as suas próprias palavras e reconhecer a origem do conteúdo. Ao utilizar as suas próprias palavras, demonstrará a sua compreensão e a sua capacidade de transmitir essas informações. Na verdade, parafrasear é uma tarefa relativamente simples e algumas das suas principais etapas são as seguintes:

 

  • Garanta a compreensão completa do conteúdo original. Isso inclui o vocabulário e todas as informações essenciais do texto. Ou seja, o sucesso do processo de parafrasear depende sobretudo da compreensão completa do resultado final.
  • Reestruture as informações selecionadas recorrendo às suas próprias palavras. Ou seja, deve recriar completamente as frases e os parágrafos e não apenas alterar uma ou duas palavras do texto original.
  • Reveja o resultado final para garantir que as ideias do texto original ainda estejam intactas.
  • Cite a fonte para que os leitores saibam de onde vem a ideia original que apresenta no seu conteúdo parafraseado.

 

Melhores ferramentas para Parafrasear?

Depois de sabermos em que consiste a técnica de parafrasear e sem entrarmos em detalhes técnicos sobre o funcionamento das ferramentas que existem atualmente, mostramos a seguir algumas das mais conhecidas. Poderá utilizá-las para conseguir criar conteúdo original sem correr o risco de ser considerado plagio.

 

1 – Rephraser.co

Provavelmente, nunca ouviu falar desta ferramenta online. No entanto, o Rephraser é muito útil para conseguir parafrasear o seu texto de forma rápida e eficiente.

 

Descubra 13 ferramentas parafrasear conteúdo e evitar plágio 4

 

É uma ferramenta suportada por inteligência artificial capaz de reformular o texto como se isso fosse feito por um humano. Por essa razão é que se tornou uma ferramenta bastante produtiva para todos os criadores de conteúdo, como investigadores, profissionais de marketing e até mesmo estudantes.

A ferramenta utiliza o texto original para conseguir criar rapidamente diferentes versões desse mesmo conteúdo. No entanto, com a versão gratuita apenas pode parafrasear até quinhentas palavras de cada vez. Se precisar de reformular um texto maior, terá de o dividir em partes para o conseguir parafrasear completamente. Ou seja, se tiver um texto original com mil palavras, terá de o parafrasear em duas partes.

Como é uma ferramenta suportada pela inteligência artificial, conseguira criar conteúdo humano sem risco de ser marcado como plágio. Ou seja, os resultados gerados com esta ferramenta específica estarão sempre livres de qualquer tipo plágio.

O Rephraser.co suporta diferentes idiomas, incluindo inglês, francês, italiano, holandês, espanhol, turco, indonésio e português. Se não sabe inglês, escolha o seu idioma preferido e comece a parafrasear o seu texto imediatamente.

Para utilizar a ferramenta, basta copiar e colar o texto original para o campo de texto que aparece no lado esquerdo ou então fazer o upload de um ficheiro com o seu conteúdo clicando no botão “Upload”. Ou seja, pode escolher um ficheiro de texto do armazenamento do seu equipamento para depois reformular o texto.

Depois de parafrasear o texto, pode exportá-lo para diferentes tipos de formatos de ficheiros como, por exemplo, o MS Word ou PDFs. Ou seja, consegue escolher o formato desejado antes de exportar o resultado, o que pode ser importante quando precisa, por exemplo, de partilhar o ficheiro.

Com esta ferramenta pode parafrasear facilmente bocados ilimitados de texto sem nenhuma restrição. Pode continuar a reformular o texto sem se preocupar com a quantidade de créditos que ainda tem disponíveis para gastar.

A ferramenta é totalmente gratuita para utilização pessoal. Ou seja, não precisa de pagar nada para conseguir utilizar o serviço online. Nunca lhe será pedido para subscrever nenhum tipo de assinatura para conseguir parafrasear os seus textos.

O sistema possui uma funcionalidade que permite criar um resumo de um texto em segundos. Para isso, basta escolher a opção na barra de navegação superior, e depois adicionar o seu texto e clicar em “Resumir”. A ferramenta irá gerar um texto resumido de fácil compreensão que com menos palavras consegue apresentar as mesmas ideias que o texto original.

 

2 – Praphraser.io

Outra ferramenta de paráfrase que vale a pena utilizar para evitar o plágio é o praphraser.io. Ajudará a reduzir a probabilidade do seu conteúdo ser marcado como não original.

Traz vários recursos que no Informatico.pt consideramos úteis para todos os que precisam de parafrasear o seu texto. Ou seja, se quer reformular o seu conteúdo com um nível semelhante ao que obteria se fosse feito por um humano, o paraphraser.io será uma ótima solução para o ajudar.

 

Descubra 13 ferramentas parafrasear conteúdo e evitar plágio 5

 

Na verdade, o mecanismo de funcionamento desta ferramenta não é muito diferente da ferramenta anterior Rephraser.co. Na página principal também encontrará duas caixas de texto onde pode inserir o conteúdo que pretende parafrasear. Ou seja, só tem de adicionar o texto original no lado esquerdo e depois clicar em “Parafrasear agora”. Em poucos segundos irá aparecer do lado direito o conteúdo recém-gerado ou parafraseado que pode utilizar sem o risco de ser marcado como plagio.

Basicamente, o Paraphraser.io permite-nos gerar conteúdo parafraseado com poucas probabilidades de não ser considerado original. Isto porque o texto que reformulou utilizando esta ferramenta estará livre de problemas relacionados com plágio. De qualquer maneira, antes de publicar o texto, será sempre uma boa ideia verificar se, por alguma razão, não existe online mais nenhum texto semelhante que possa ser confundido com plágio. Para isso basta utilizar algumas das muitas ferramentas online para verificação de plágio.

Esta ferramenta, além de parafrasear o conteúdo, mantém a qualidade e o sentido das suas ideias. Consegue fazê-lo devido à inteligência artificial do seu sistema que nos garante resultados de boa qualidade e que podem ser utilizados tanto para publicações online como para trabalhos académicos ou profissionais.

De facto, uma das maiores preocupações dos utilizadores é que as ferramentas para parafrasear conteúdo por vezes alteram o sentido do texto. No entanto, não é o caso desta ferramenta Paraphraser.io que não adultera o contexto do conteúdo que pretendemos parafrasear.

Além disso, também é uma ferramenta gratuita muito útil sobretudo para quem não estiver disposto a gastar dinheiro para conseguir gerar conteúdo novo e exclusivo a partir de textos que já existem. Esta plataforma de paráfrase alimentada por um sistema de IA mantém o significado original do texto enquanto altera a estrutura das frases.

Pode utilizar esta solução para obter de cada vez até 500 palavras que foram geradas a partir de um texto original. No entanto, é possível aumentar o limite de palavras para 1.000 se optar pela versão profissional.

À semelhança das outras soluções do mercado, também a utilização desta ferramenta é bastante simples. Basta aos utilizadores digitarem o texto no campo apropriado, ou então copiarem e colarem. Também é possível fazer upload de qualquer ficheiro de texto ou doc ​​que tem no seu computador.

Finalmente, o Paraphraser, permite ao utilizador escolher entre 3 diferentes modos para parafrasear os seus textos. São eles o modo “fluente”, o modo “padrão” e o modo “criativo”. Para facilitar o nosso trabalho, o sistema também marca as palavras e as frases que alterou durante o processo de reescrita. Além do inglês, tem a possibilidade de utilizar outros idiomas como o espanhol, o russo, o alemão, o turco, o norueguês, o holandês, o chinês, o vietnamita e o indonésio.

 

3 – WordAI

Se não puder contratar um escritor para criar o seu conteúdo, utilize uma ferramenta de paráfrase para o ajudar a criar texto original. O WordAI é mais uma dessas ferramentas que incluímos na nossa lista e que pode utilizar com confiança nos seus trabalhos de criação e edição de texto para uso académico ou profissional.

À semelhança das soluções anteriores, também esta é suportada por um sistema de inteligência artificial que consegue reescrever o seu texto de forma personalizada. Podemos dizer que, além da inteligência Artificial, esta ferramenta também inclui uma tecnologia de Processamento de Linguagem Natural.

Com este sistema conseguirá maximizar o seu processo de criação de conteúdo porque ele é capaz de reestruturar completamente o texto original tornando-o único. Isso significa que pode utilizar o texto gerado pelo sistema sem qualquer problema de ser marcado como plágio.

 

Descubra 13 ferramentas parafrasear conteúdo e evitar plágio 6

 

Apesar de ser uma ferramenta muito rápida, infelizmente não é gratuita, o que pode ser um obstáculo para quem procura uma solução de paráfrase sem custos. No entanto, não deixa de ser um ótimo recurso para ajudar a criar conteúdo exclusivo a partir de um texto já existente. Ou seja, se já não tem ideias para conseguir escrever conteúdo original, pode utilizar o WordAI e vai ver que não se arrependerá.

Tal como as outras ferramentas de paráfrase que incluímos neste artigo, também esta ajuda a garantir que o seu conteúdo fica isento plágio. Os resultados obtidos depois de parafrasear os seus textos, passarão pelo CopyScape.

Além disso, esta ferramenta permite parafrasear texto em massa. Ou seja, pode fazer o upload de todos os seus textos de uma só vez que o sistema irá reescrevê-los todos sem ter de os inserir um a um. Por isso, se não quiser ter o trabalho de parafrasear os seus textos por partes, como nas outras ferramentas, esta pode ser o caminho certo a seguir.

Se precisar de gerar conteúdo de alta qualidade que o Google e os leitores gostem, o WordAi é uma excelente opção. Esta ferramenta, apesar de ser paga, utilizar tecnologia de inteligência artificial e modelos avançados de aprendizagem de máquina para conseguir reduzir o tempo de resposta e gerar conteúdo que não se consegue distinguir do que é criado por humanos.

Com este software robusto poderá parafrasear textos para vários objetivos, como reestruturação de frases, melhoria da clareza, divisão de frases, melhoria da qualidade e enriquecimento de texto. Basicamente, consegue gerar até 1.000 alternativas do texto a partir das quais pode escolher a que melhor lhe convier.

Além dos utilizadores, poderem visualizar e editar o conteúdo reescrito no formato “rich text” e HTML, também podem utilizar a sua API em qualquer tipo de trabalho com a maior facilidade e conforto.

 

4 – Paraphrasingtool.ai

Esta é outra ferramenta para evitar o plágio com muitos recursos interessantes que o podem ajudar a criar em pouco tempo texto impecável para utilizar nos seus trabalhos.

Para isso, só precisa de digitar o texto original numa caixa e depois clicar num botão “Parafrasear”. A ferramenta irá gerar automaticamente um novo texto e apresentá-lo numa caixa do lado direito. As palavras que aparecerem destacadas a vermelho podem ser alteradas pelo utilizador para melhorar o conteúdo.

Descubra 13 ferramentas parafrasear conteúdo e evitar plágio 7

 

Para isso, basta destacar qualquer palavra específica com um duplo clique duplo e irá aparecer uma lista com os possíveis sinónimos que pode escolher. Depois, só tem de escolher a palavra certa que lhe parece funcionar melhor no contexto daquilo que está a escrever.

Depois de fazer todas as alterações possíveis e o texto ficar conforme aquilo quilo que lhe parece melhor, só tem e copiar e utilizar no seu trabalho sem medo de ser considerado plagio do texto original.

Uma das vantagens de utilizar esta ferramenta é que ela tem incorporado um sistema de verificação de plágio que pode utilizar para garantir a exclusividade do seu conteúdo parafraseado. O processo é muito simples, basta digitar o texto e clicar em “Verificar plágio”.

No entanto, deve ter em conta que este sistema de avaliação de plágio não consegue ser tão eficaz como as ferramentas pagas mais populares como o Turnitin e o CopyScape.

Além deste sistema de verificação de plágio a ferramenta tem também um sistema de verificação de erros gramaticais que pode utilizar para analisar o resultado do seu texto parafraseado. Basta para isso escolher a opção “Grammar Checker” no menu de navegação que aparece à esquerda e irá aparecer uma nova página com o texto já adicionado. Depois só tem de clicar em “Verificar gramática” para que a ferramenta destaque as zonas do texto que eventualmente têm erros. Aliás, pode ser qualquer coisa, desde palavras com erros ortográficos até a utilização incorreta de apóstrofes.

Finalmente, para aqueles que precisam de resumir um texto esta ferramenta também tem um recurso que pode utilizar para o fazer. Para isso, só tem de escolher essa função no menu de navegação, adicionar o seu texto e depois clicar em “Resumir”. Com isso conseguirá resumir o seu texto facilmente sem ter de pagar nada.

 

5 – QuillBot

Quando se trata de falar das principais ferramentas de paráfrase para evitar o plágio, não podemos deixar de acrescentar a esta nossa lista o QuillBot. De facto, é uma ferramenta confiável que nos pode ajudar a criar, em segundos, conteúdo semelhante ao que seria criado por um humano.

 

Descubra 13 ferramentas parafrasear conteúdo e evitar plágio 8

 

Esta ferramenta vem com cinco estilos diferentes de escrita baseados em Inteligência Artificial. Mas o melhor de tudo é que o Quillbot é capaz de nos ajudar a gerar conteúdo muito claro e que, por vezes, consegue ser melhor que o texto original.

Além disso, com o Quillbot poderá executar um verificador gramatical para encontrar possíveis erros no texto parafraseado. Também pode fazer ajustes em tempo real antes de publicar o seu conteúdo online ou o enviar a alguém.

Se tem necessidade de compactar conteúdo podem utilizar o sistema de resumo de texto do Quillbot porque com ele consegue criar um pequeno sumário fácil de compreender.

Depois de parafrasear o texto utilizando esta ferramenta específica, pode utilizar o verificador de plágio que traz integrado para conseguir garantir a autenticidade do seu texto. Se detetar algumas frases como texto copiado, certifique-se de as reescrever para depois não ter problemas.

De facto, o QuillBot é uma ferramenta que pode ser utilizada para parafrasear textos online de forma a criar qualquer tipo de conteúdo. Com a versão gratuita consegue parafrasear até 125 palavras de cada vez. Se quiser parafrasear mais palavras simultaneamente, precisa de subscrever um plano de pagamentos premium.

Tanto pode colar o conteúdo a tratar, numa caixa de texto, como fazer o upload de um ficheiro arrastando-o ou selecionando-o no seu equipamento. Ao escolher entre as várias categorias de paráfrase, como padrão, simples, fluente, formal, criativo, expandir e encurtar, pode converter qualquer texto no seu formato preferido.

Além disso, o QuillBot consegue definir o nível de alterações que pretende fazer dependendo da precisão que precisa. Vem com um dicionário de sinónimos com inteligência artificial que permite selecionar manualmente qualquer sinónimo de uma palavra do texto parafraseado.

Além disso, os utilizadores podem optar por parafrasear citações e utilizar contrações durante o processo. Finalmente, o QuillBot oferece extensões para Google Chrome, Microsoft Word e Google Docs. Com isso garante que o podemos utilizar em todas as nossas principais plataformas de escrita online.

 

6 – Paraphrase-online

O Paraphrase-online é o ideal se estiver à procura de sistema parafraseador que tenha uma interface minimalista e que possa ser utilizado para as necessidades diárias. O melhor de tudo é que é uma ferramenta online gratuita e que pode utilizar em qualquer lugar.

 

Descubra 13 ferramentas parafrasear conteúdo e evitar plágio 9

 

Na sua interface web muito simples encontrará duas secções que os desenvolvedores chamaram “Texto antes” e “Texto depois”. Tudo o que precisa fazer é digitar ou colar o conteúdo no campo “Texto antes” para conseguir parafrasear até 1000 palavras de cada vez. Basta clicar no botão de “Paráfrase” que está entre as duas caixas, e a ferramenta gerará o conteúdo original no campo “Texto depois”.

Caso não esteja satisfeito com o texto que resultou da paráfrase, pode sempre clicar em qualquer palavra para editá-la por conta própria utilizando, por exemplo, um sinónimo ou mantendo o texto original.

 

7 – Paraphrasing-tool

O Paraphrasing Tool é um software que utiliza um algoritmo inteligente para conseguir apresentar um resultado mais adequado ao contexto do texto original. É a ferramenta ideal para todos os que procuram uma solução gratuita que seja útil tanto para necessidades profissionais como pessoais.

Ao parafrasear um texto, o sistema tem em consideração o contexto de cada palavra e frase do texto original. Ou seja, o resultado é um conteúdo exclusivo que será interpretado corretamente por quem o ler.

 

Descubra 13 ferramentas parafrasear conteúdo e evitar plágio 10

 

Os utilizadores podem trabalhar nesta plataforma bastando para isso digitar o texto original na interface web da ferramenta de Parafrases. Apesar de ter uma limitação de parafrasear 10.000 caracteres de uma só vez, pode utilizar esta ferramenta quantas vezes quiser. Além disso, também pode optar por incluir ou excluir palavras que estejam em maiúsculas. Pode copiar todo o texto parafraseado para a sua área de transferência com apenas um clique e depois colá-lo em qualquer outro local ou ficheiro.

 

8 – Spinnerchief

O Spinner Chief é outro software muito poderoso que pode utilizar para reformular o seu texto utilizando uma análise de linguagem natural e a tecnologia de IA. À semelhança da ferramenta anterior, também a versão gratuita desta ferramenta permite parafrasear 10.000 caracteres de cada vez.

No entanto, os seus vários planos de subscrição oferecem recursos adicionais, como tratar vários artigos em massa, correção gramatical, troca de parágrafos e frases e raspador de artigo.

 

Descubra 13 ferramentas parafrasear conteúdo e evitar plágio 11

 

A aplicação permite-nos tanto digitar como colar o texto original a parafrasear na sua interface online. Em caso de erro, o botão de exclusão é útil porque remove todo o texto original com apenas um clique. Os utilizadores têm a opção de escolher a intensidade de rotação do texto que pode ser leve, normal ou pesada.

Todo o texto obtido através da plataforma pode ser copiado com apenas um clique. Após a paráfrase inicial, pode tratar novamente o texto no modo de palavras para obter melhor conteúdo.

 

9 – SpinRewriter

O Spin Rewriter é uma ferramenta ideal para os executivos de SEO que precisam normalmente de uma grande quantidade de conteúdo que seja exclusivo e com uma qualidade semelhante à produzida por um humano. Esta ferramenta utiliza a tecnologia Emulated Natural Language (ENL) para gerar novo conteúdo que tem mais hipótese de ser bem classificado pelo Google.

 

Descubra 13 ferramentas parafrasear conteúdo e evitar plágio 12

 

Para utilizar esta ferramenta só precisa de adicionar o texto original e depois escolher o número artigos que pretende gerar até um limite de 1000 de cada vez. O Spin Rewriter também suporta a comparação do conteúdo original com o conteúdo obtido colocando-os lado a lado.

Outros recursos úteis desta ferramenta são a rotação de artigos em massa, suporte para todos os formatos populares de spintax, criação de parágrafos e integração de imagens online.

 

10 – Chimprewriter

O ChimpRewriter é um software capaz de reescrever artigos e que utiliza tecnologias de Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural (NLP) para o conseguir fazer em apenas alguns segundos.

 

Descubra 13 ferramentas parafrasear conteúdo e evitar plágio 13

 

Com esta ferramenta, os utilizadores podem gerar conteúdo complexo e original para qualquer tipo de setor. Além disso, ela suporta a reescrita de conteúdo em vários idiomas. Infelizmente não se trata de uma solução online e precisa de descarregar o software para ser executado no seu sistema.

 

11 – Paraphrasetool

O Paraphrase Tool é uma aplicação de software gratuita que pode utilizar para parafrasear textos na maioria dos idiomas mais utilizados. Com esta ferramenta consegue parafrasear até 1.000 caracteres de cada vez.

 

Descubra 13 ferramentas parafrasear conteúdo e evitar plágio 14

 

Pode utilizar a ferramenta para parafrasear gratuitamente conteúdo no modo padrão. Se quiser mais recursos, pode subscrever um plano premium para desfrutar de outros modos, como académico, criativo, claro, elaborado, simples, formal, coeso e enfático. Para se conseguir orientar, a Paraphrase Tool mostra-lhe a contagem de caracteres que ainda tem disponível para utilizar.

Como não suporta o upload direto de ficheiros do sistema local ou serviços de armazenamento online, precisa sempre de colar o texto ou digitá-lo manualmente na interface online para conseguir adicionar o seu conteúdo original que precisa de parafrasear. Depois de obter o texto parafraseado, só precisa de o selecionar e copiar para poder utilizar em qualquer outro lugar.

 

12 – SpinBot

SpinBot é outra ferramenta bastante popular que pode utilizar para parafrasear até 10.000 caracteres de cada vez. Com esta ferramenta pode escolher o comprimento preferido para o seu texto parafraseado. Ou seja, consegue tornar o seu texto mais curto ou mais longo ou então utilizar a configuração padrão para obter um comprimento aleatório.

 

Descubra 13 ferramentas parafrasear conteúdo e evitar plágio 15

 

Também é possível alterar as palavras em maiúsculas, ou inserir palavras num campo especial para que a ferramenta as ignore durante o processo de paráfrase. Após a conversão, o conteúdo reescrito pode ser copiado com um clique e movido para qualquer outro ficheiro ou documento.

O SpinBot não suporta a adição direta de ficheiros do seu computador ou de qualquer plataforma de armazenamento na nuvem . Portanto, precisa de copiar o texto necessário de sua fonte e depois colá-lo na interface online desta plataforma.

 

13 – PrepostSEO

O PrePost SEO oferece uma poderosa ferramenta gratuita para parafrasear e transformar rapidamente um texto complicado num texto mais lúcido para o leitor. Digite ou cole o texto na caixa do conteúdo original e a ferramenta irá parafraseá-lo com apenas um clique. Além disso, pode selecionar qualquer tipo de ficheiro ou documento (DOC, DOCX, TXT, PDF) do seu computador para parafrasear ou então fazer upload de ficheiros do Google Drive ou do Microsoft OneDrive.

Se quiser saltar algumas das secções do texto original, pode sempre separá-las com vírgulas. Esta solução oferece quatro tipos de paráfrase, a simples, a avançada, a fluente e a criativa. Para utilizar a última opção, deve ser titular de uma conta premium desta plataforma.

 

Descubra 13 ferramentas parafrasear conteúdo e evitar plágio 16

 

Depois de realizada a paráfrase do texto original, o resultado obtido irá conter palavras sublinhadas em amarelo. Se assim o entender, pode clicar duas vezes nessas palavras para escolher alguns sinónimos alternativos para essas palavras ou frases. Também pode descarregar o texto parafraseado num formato DOCX ou PDF clicando no botão “Download Report”.

Além do idioma inglês, esta plataforma oferece serviços de paráfrase de texto que estejam noutras linguagens como francês, alemão, indonésio, turco, espanhol, holandês, russo, árabe, chinês e português.

 

YouTube video

 

Conclusões:

Para se conseguir escrever conteúdo com qualidade precisa de ter criatividade e determinação. As ferramentas para parafrasear textos facilitam esse processo melhorando conteúdo para não ser marcado como plágio. Existem atualmente diferentes ferramentas ideais para várias tarefas, como criação de conteúdo para blogs e reformulação de frases para trabalhos académicos ou profissionais.

Como utilizador, e dependendo do tipo de tarefa que executa, deve escolher a solução de paráfrase mais adequada. Quando terminar de parafrasear, não se esqueça de verificar se há plágio no seu conteúdo utilizando ferramentas de verificação de plágio.

 

Tabela de conteúdo

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

ARTIGOS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

×