Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

7 melhores ferramentas para diagnosticar hardware do computador

O Windows tem muitos recursos avançados e úteis para otimizar o desempenho do seu computador. No entanto, pode aparecer-lhe um problema e não conseguir descobrir a sua origem. Uma das principais razões para que os computadores tenham problemas estão relacionadas com falhas de hardware. Muitas vezes, se não conseguirmos descobrir rapidamente a origem do problema, podemos deixar danificar o nosso computador.

Sim, pode sempre contratar um informático qualificado para conseguir identificar e solucionar o problema do seu computador. Mas, antes de contratar um informático, pode facilmente tentar descobrir qual é o problema do seu computador. Para isso basta utilizar ferramentas gratuitas de diagnóstico de hardware. São uma boa forma de tentar poupar algum tempo e dinheiro.

Para tentar ajudar, selecionamos algumas das melhores ferramentas de diagnóstico de hardware para o seu sistema operativo Windows. Com elas poderá detetar o problema do seu computador e corrigi-lo imediatamente. Ou seja, se tiver detetado um problema com algum componente do seu computador, talvez seja boa ideia tentar estas ferramentas de diagnóstico de hardware antes de levar o computador a uma loja de informática.

Com isso despistará outros problemas e conseguirá poupar algum tempo ao informático e com isso o serviço de reparação ficará mais barato. Acredite que ficará espantado com o desempenho destas ferramentas de diagnóstico de hardware. Mesmo assim, se com estas ferramentas conseguir descobrir o problema, recomendamos que não o tente resolver sozinho, a menos que seja um técnico de informática qualificado para tal.

 

7 melhores ferramentas para diagnosticar hardware do computador 1

 

Qual a melhor ferramenta de diagnóstico de hardware

Escolher uma boa ferramenta de diagnóstico de hardware não é uma tarefa fácil porque tem de ser capaz de nos fornecer informações detalhadas e precisas sobre o hardware. Ao instalar uma ferramenta de diagnóstico de hardware, deve garantir que ela possui funcionalidades úteis de “benchmark” e que consegue controlar consistentemente todos os aspetos do hardware.

Só assim é que irá conseguir resolver qualquer problema identificado através da análise feita por essa ferramenta de diagnóstico de hardware. Portanto, escolher uma boa ferramenta de diagnóstico de hardware faz toda a diferença quando precisamos de identificar e corrigir uma ampla gama de problemas que prejudicam o desempenho do nosso computador. Neste artigo tentamos compilar as 5 melhores ferramentas de diagnóstico de hardware. São as que nos garantem a fiabilidade e a usabilidade necessária para conseguirmos identificar e resolver os problemas mais comuns relacionados com o hardware do computador.

 

1 – CrystalDiskInfo

Precisa de saber qual é a condição da unidade de disco rígido ou SSD? Para isso pode utilizar o CrystalDiskInfo que é uma excelente ferramenta de análise de hardware. Com ela consegue analisar completamente o seu disco rígido, Pen-Drive, cartão SD ou SSD em busca de problemas e não só.

Este programa consegue descobrir qual o estado real do hardware e mostrar-nos outras informações mais detalhadas. São dados relacionados com a integridade do disco, a taxa de erro, o tempo de atividade, o tempo de rotação e a temperatura. De facto é um software de verificação de hardware perfeito se tiver bons conhecimentos de informática.

Mas, o melhor deste software, é que não utiliza muitos recursos do nosso computador. ou seja, não interfere em nada no desempenho do nosso computador. Portanto, se suspeita de um problema relacionado com o seu sistema de armazenamento, este programa pode ser a primeira escolha para o diagnóstico do seu hardware.

 

CrystalDiskInfo _ Ferramentas de diagnóstico de hardware para PC

 

Características:

  • possui uma interface direta que indica o desempenho do sistema, a integridade e a temperatura da unidade.
  • utiliza tecnologia de monitorização, análise e relatórios capazes de oferecerem informações sobre o desempenho, o tempo de rotação, o número de ciclos de início/fim, o desempenho das pesquisas, o número de rotações e os ciclos de energia da unidade.
  • ajuda a encontrar erro na unidade, com dados como, por exemplo, a taxa de erros de leitura e a taxa de erros de pesquisa.
  • fornece uma configuração totalmente personalizada para poder ativar ou desativar a gestão do sistema “Acústico Automático” (AAM) e a “Gestão Avançado de Energia” (APM).
  • envia automaticamente e-mails de aviso ou emite alertas sonoros quando encontra qualquer tipo de mau funcionamento na sua unidade.

 

Vantagens: a utilização do CrystalDiskInfo é muito simples, mas apesar disso, conseguem-se obter informações muito precisas e detalhadas sobre o estado real da unidade.

 

Desvantagens: Os utilizadores têm de ter um bom conhecimento sobre hardware para conseguirem analisar e perceber todos os dados que a aplicação lhes fornece.

 

Preço: Gratuito – Download

 

2 – Processor Diagnostic Tool – Intel

Se o seu computador tem um processador Intel, então deve instalar esta ferramenta de diagnóstico de hardware que foi desenvolvida oficialmente pela Intel. Pode ser instalada no seu computador com Windows e chama-se Intel Processor Diagnostic Tool. Esta é mais uma ferramenta muito fácil de utilizar e muito útil para conseguir analisar vários parâmetros relacionados com o desempenho (benchmarks) do seu computador.

Basicamente, com esta ferramenta consegue avaliar o estado de funcionamento do seu processador Intel. É uma excelente ferramenta de diagnóstico para Windows que pode utilizar para verificar ou identificação a marca do seu processador. Além disso, consegue obter informações detalhadas sobre a frequência do processador, o seu estado de funcionamento e a sua temperatura.

Com este programa também consegue informações detalhadas sobre as unidades de memória RAM e as portas USB. É de facto uma ferramenta de diagnóstico muito versátil que pode ser utilizada não só para diagnosticar o processador Intel como também para obter outras informações do hardware.

À semelhança do programa anterior, esta ferramenta também é muito leve, portanto, não sobrecarrega o desempenho do nosso computador. É uma solução rápida quando precisamos de testar o desempenho do nosso processador e descobrir algum tipo de anomalia.

Ferramenta de diagnóstico do processador Intel

 

Características:

  • Fornece informações detalhadas sobre a velocidade do processador, temperatura, tempo de varredura e tamanho da memória.
  • Permite-nos verificar e analisar os recursos do processador.
  • Podemos realizar e analisar vários testes de stresse ao nosso processador.
  • Recebemos mensagens de alerta sobre qualquer tipo de alterações nos parâmetros do Intel PDT relacionados com a configuração padrão.
  • Podemos exportar as informações do teste de diagnóstico no formato TXT que podemos imprimir ou converter para HTML para conseguirmos comparar com outro benchmark.

 

Vantagens: o programa Intel Processor Diagnostic Tool é uma ferramenta simples que pode utilizar para descobrir informações detalhadas sobre o seu sistema realizando, por exemplo, testes de desempenho (benchmark).

 

Desvantagens: Com este software, se o seu hardware for antigo, não consegue obter resultados reais e fiáveis.

 

Preço: Gratuito – Download

 

3 – HWiNFO

HWiNFO é uma das ferramentas de análise de hardware mais completas que existem e que consegue fornecer informações detalhadas sobre o nosso computador. É um software que não só verifica como também testa a capacidade e o desempenho (benchmarks) do hardware e software do nosso computador.

De facto, é um programa que está sempre atualizado com as mais recentes tecnologias e padrões, o que faz com que seja ideal para obter informações precisas sobre o nosso computador.

Além disso, podemos personalizar as configurações deste software utilizando uma variedade de opções. Uma das coisas que no informatico.pt mais gostamos no HWiNFO é que tem uma versão portátil. Ou seja, não precisamos de o instalar no computador para conseguirmos tirar todo o proveito desta excelente ferramenta de diagnóstico de hardware.

 

HWiNFO _ Ferramentas de diagnóstico de hardware para PC com Windows

 

Características:

  • com uma interface de utilizador responsiva podemos obter dados detalhados e precisos sobre o CPU, a GPU, a unidades de armazenamento, a placa-mãe, a memória RAM, a bateria e muito mais.
  • com relatórios de inventário de hardware e verificação do estado e da integridade de vários componentes de hardware.
  • controla em tempo real os parâmetros do sistema e do hardware e deteta qualquer problema relacionado com desempenho e super aquecimento.
  • mostra um relatório com uma representação gráfica da hierarquia e do desempenho do hardware. O relatório pode ser personalizado com tabelas, gráficos e ícones.
  • pode exportar o relatório ou registo de utilização (logs) para vários formatos, como XML, CSV, HTML.
  • pode definir parâmetro de alerta para ser avisado sempre que há alterações aquilo que definiu como normal.
  • pode aumentar as funcionalidades do software adicionando suplementos de terceiros.

 

Vantagens: É uma solução de diagnóstico muito abrangente com vários utilitários para obtermos informação sobre o sistema e também pode ser utilizada para monitorização de hardware através de sensores.

 

Desvantagens: Apesar ter informações sobre o sistema e de conseguir monitorizar o hardware, não conseguimos obter essas informações em simultaneo. Para isso, temos de fechar o programa e voltar a abri-lo.

 

Preço: Gratuito – Download

 

4 – CPU-Z

CPU-Z é outra ferramenta para diagnóstico muito eficaz que pode utilizar num computador com sistema operativo Windows para descobrir problemas de hardware. Consegue-se obter informações detalhadas sobre a versão atual do nosso sistema operativo. O objetivo principal deste software é monitorizar o sistema interno do nosso computador.

Com esta ferramenta conseguimos recolher informações sobre o CPU, as caches, a placa-mãe, a memória, SPD, e a gráfica. Com isso, podemos acompanhar facilmente o desempenho do nosso computador e reduzir o risco de termos problemas relacionados com anomalias no hardware.

O software é atualizado regularmente pelo desenvolvedor para ser compatível com a maioria dos processadores e chips que existem atualmente no mercado. Portanto, este software garante-nos que os seus dados são bastante fiáveis e precisos. O que é muito importante quando se precisa de diagnosticar e resolver um problema de hardware.

 

CPU-Z

 

Características:

  • é um software muito leve com apenas 2 MB, que podemos executar em qualquer tipo de computador sem sobrecarregarmos o sistema e comprometermos o desempenho.
  • permite informações em tempo real como a memória RAM disponível e a velocidade do barramento.
  • mostra a capacidade do processador do computador, a velocidade do núcleo e a frequência do relógio.
  • mostra o fabricante e o modelo exato da sua placa-mãe para poder encontrar os drivers corretos e mais recentes.
  • avisa quando detetar qualquer mau funcionamento no hardware do seu computador.

 

Vantagens: vem com um excelente painel muito fácil de utilizar, onde podemos navegar facilmente por todos os separadores para obtermos as informações relacionadas com o nosso hardware.

 

Desvantagens: Mostra-nos apenas dados brutos. Se for um utilizador de computador principiante, não irá conseguir analisar corretamente os dados.

 

Preço: Gratuito – Download

 

5 – System Explorer

O System Explorer é uma ferramenta premiada que inclui uma variedade de funcionalidades úteis para analisarmos não só os componentes como também o software do seu computador. Verifica regularmente a base de dados dos ficheiros para verificar possíveis problemas e inconsistências. Consegue analisar os detalhes relacionados com processos, módulos, desempenho, rede, serviços, drivers e muito mais.

Além disso, podemos personalizar o separador para nos mostrar aquilo que precisamos de ter mais à mão. Além disso, podemos verificar a segurança dos processos que estão atualmente em execução utilizando para isso uma base de dados de segurança online.

De facto, o System Explorer é uma boa solução que deve considerar utilizar se estiver a procurar de uma ferramenta de diagnóstico de hardware para manter o seu sistema a funcionar normalmente ou então para tentar identificar algum tipo de anomalia.

 

Explorador do Sistema

 

Características:

  • consegue monitorizar facilmente as atividades dos processos que estão em execução.
  • permite descobrir informações detalhadas sobre processos, unidades, Windows, ligações à Internet e segurança.
  • pode aceder rapidamente a base de dados de ficheiros para detetar qualquer ameaça indesejada.
  • mostra gráficos para representar a utilização dos recursos do sistema.
  • pode criar instantâneos das atividades do processo e guardá-las num ficheiro para as comparar à ‘posteriori’.

 

Vantagens: fornece informações detalhadas sobre a carga do processador e a utilização da memória RAM.

 

Desvantagens: nenhuma documentação de ajuda para nos orientar sobre como podemos personalizar as configurações e analisar os dados.

 

Preço: Gratuito – Download

 

6 – Speccy

Speccy é uma ferramenta gratuita com informações do sistema da empresa Piriform. Com um design simples, utilização portátil e uma lista detalhada dos componentes de hardware e software é talvez a melhor ferramenta disponível para conseguir informações do sistema. Provavelmente a empresa Piriform soa-lhe um pouco familiar. Já deve ter ouvido falar de outros programas gratuitos desta empresa como, por exemplo, o CCleaner, o Defraggler e o Recuva.

O Speccy, tal como as restantes ferramentas de informações do sistema, mostra-nos os dados que recolhe sobre os componentes do nosso computador. São dados relacionados com o processador CPU, a memória RAM, a rede, a placa-mãe, a placa gráfica, os dispositivos de áudio, o sistema operativ, os periféricos, as unidades óticas e os discos rígidos.

Esta ferramenta da Piriform funciona em sistemas de 32 e 64 bits desde o Windows XP até ao mais recente Windows 11. O facto de ter uma versão portátil torna o Speccy ideal para trazer connosco numa Pen-Drive. No informatico.pt é utilizado para rapidamente identificar, diagnosticar e resolver problemas de hardware dos computadores dos nossos clientes. Sem dúvida, este é o programa que recomendamos para quem precisa de dar uma vista de olhos rápida às informações do seu computador, porque não é muito simples de utilizar.

 

7 melhores ferramentas para diagnosticar hardware do computador 2

 

Características:

  • O número de núcleos e threads do processador CPU bem como o seu nome, pacote, especificação, modelo, versão, velocidade da ventoinha, barramento e cache.
  • Número total de slots de memória RAM na placa-mãe, canais, frequência, latência, atraso, ciclos, taxa de comando, utilização atual, bem como a memória física e virtual total e disponível.
  • Configurações de rede como servidores DNS, placa de rede, endereço IP, velocidade da rede, nome do computador, máscara, área de trabalho remota, servidor gateway, Wi-Fi, DHCP, partilhas e ligações TCP ativas.
  • Informação sobre a placa-mãe, modelo, chipset & southbridge, vendedor, número de série, BIOS, slots PCI disponíveis, barramento PCI e as tensões atuais.
  • Informações sobre o monitor, resolução, largura, altura, frequência e profundidade de cor. Informações sobre a placa de vídeo, fabricante, modelo, ID, clock, revisão, matriz, lançamento, temperatura, barramento, memória, GPU, driver, ruído e BIOS
  • Informação sobre os sistemas de áudio, como nome, placa de som, dispositivos de gravação e tipo de configuração do alto-falante.
  • Informações do sistema operativo, como versão do Windows, data da instalação, número de série, tipo de computador (portátil ou fixo), centro de segurança e informações do software antivírus. Também mostra informação sobre configurações de segurança, política de grupo, Windows Update, versão do Framework/PowerShell, serviços e processos em execução, tarefas ativas, variáveis ​​de ambiente, última inicialização, tempo de atividade e uma lista com as pastas do sistema.
  • Informações sobre periféricos com o nome do dispositivo, tipo (portátil, rato, etc.), fornecedor, driver, data e número de série.
  • Informações sobre unidades óticas, com o tipo (CD ou DVD), nome, recursos (gravação, amovível, etc.), letra da unidade, número da porta, etc.
  • Informação de armazenamento que incluem o disco rígido, forma, marca, número de cabeçotes/cilindros/pistas/setores, número de série, tamanho do LBA, tempo de inicialização, recursos (como SMART, AAM, NCQ), máxima velocidade, capacidade, tipo de RAID e detalhes SMART como temperatura atual, tempo de rotação, taxa de erro de leitura, horas de inicialização, taxa de erro de pesquisa e muito mais.

 

Vantagens:

  • Download e instalação rápidos.
  • Mostra informações muito detalhadas para uma ampla variedade de componentes.
  • Inclui uma página de resumo.
  • Pode publicar resultados na internet e obter um link público que podemos partilhar.
  • Os resultados podem ser copiados, impressos ou guardados.
  • Pode ser descarregado como um programa portátil.

 

Desvantagens:

  • Não é possível criar um relatório apenas das secções que queremos.
  • Infelizmente é atualizado com pouca frequência.

 

Preço: Gratuito – Download

 

7 – AIDA64

Esta é mais uma ferramenta de diagnóstico de hardware e benchmarking que nos dá um relatório completo sobre o desempenho do nosso computador. Pode dar-nos uma imagem completa e detalhada do hardware e software do nosso sistema, além de servir como uma ferramenta para testes. Possui alguns recursos exclusivos que nos podem ajudar a avaliar o desempenho dos componentes do nosso sistema, como processador, memória RAM ou discos locais.

Muitos recursos, como overclocking, diagnóstico de hardware, monitorização de sensores e muitos outros, fazem do Aida uma das ferramentas mais completas do mercado. Estes recursos oferecem-nos uma descrição ótima do estado geral do hardware do nosso computador.

A ferramenta Aida64 pode ser descarregada e testada gratuitamente durante 30 dias. O processo de instalação é rápido e tranquilo e não possui outros programas integrados nem nenhum requisito especial para funcionar no seu computador. Pode ser executado nas versões de 32 bits e 64 bits no sistema operativo Windows e a instalação só ocupa cerca de 20Mb de espaço em disco.

 

7 melhores ferramentas para diagnosticar hardware do computador 3

 

Características:

  • Aida 64 possui uma interface intuitiva e fácil de utilizar porque foi concebida para utilizadores principiantes com funcionalidades extremamente clara e concisas.
  • A navegação no Aida64 é muito fácil porque possui separadores no painel esquerdo e os ícones das principais ferramentas no painel direito.
  • Oferece muitas categorias com informação sobre o sistema e inúmeras ferramentas com descrições precisas sobre os componentes do sistema, sejam eles hardware ou software.
  • Com uma interface de aparência futurista e elegante, o Aida 64 facilita a utilização daqueles que gostam de ter programas com um aspeto elegante no seu computador.
  • Uma ferramenta confiável e flexível oferece aos seus utilizadores a possibilidade de terem acesso às informações de hardware e software do sistema, bem como testarem a sua estabilidade através de mecanismos de benchmark.
  • O recurso Report Wizard é útil porque os relatórios podem ser criados e as informações importantes sobre um determinado componente podem ser partilhadas.

 

Vantagens:

  • As vantagens do Aida 64 são muito claras logo que se começa a utilizar porque é um poderoso software repleto de muitos recursos úteis.
  • Conseguimos comparar os componentes como o processador CPU, memória RAM e drives do disco.
  • Podemos analisar a largura de banda e a latência da memória RAM e fazer benchmarks ao processador CPU utilizando instruções SSE, MMX e 3DNow.
  • Conseguimos obter detalhes importantes como temperaturas, voltagens, velocidades da ventoinha, consumo de energia e outros 150 sensores.
  • Alerta o utilizador se sistema se tornar instável ou se tiver um determinado problema, como super aquecimento ou falha da ventoinha de refrigeração.
  • Os diagnósticos de hardware são muito precisos e com detalhe sobre o tipo de processador, placa de vídeo, memória RAM, sistema operativo, armazenamento, etc.
  • Possui uma lista com os processos e programas iniciados, bem como os ficheiros DLL, as licenças de software e muito mais.
  • Pode ser executado na barra de tarefas e pode comparar instantaneamente os seus discos ou realizar um teste de estabilidade ao sistema, clicando apenas com o botão direito do rato no ícone da barra de tarefas e selecionando a opção “Ferramentas”.

 

Desvantagens:

  • A principal desvantagem é que é uma ferramenta paga com uma versão gratuita de testes apenas para 30 dias.
  • O Aida 64 é confiável, estável e funciona como esperado, no entanto, existem picos de fps reportados por alguns utilizadores durante a sua utilização em jogos.
  • Como tem um número gigantesco de recursos, não é uma ferramenta muito rápida durante as operações de digitalização e diagnóstico, o que não tem justificação porque é uma ferramenta paga.

 

Preço: Gratuito por 30 dias – Download

 

Como escolher uma ferramenta de diagnóstico de hardware

Existem outras ferramentas de diagnóstico de hardware, mas não as incluímos neste artigo porque as suas funcionalidades são inferiores às que listamos acima. Das que descrevemos podemos sugerir a utilização de uma em particular que é a Speccy, mas na realidade tudo depende do que pretende analisar em concreto.

Como certamente reparou, apesar de terem funcionalidades semelhantes, nenhuma das ferramentas é igual e uma acaba por ser melhor para identificar e analisar um determinado componente em relação a outra. Por isso, torna-se difícil conseguir sugerir uma ferramenta em detrimento de outra porque tudo depende do que precisa analisar e diagnosticar.

Também sugerimos que não instale outro tipo de ferramentas que não as listadas neste artigo porque pode ser perigoso. Existem hackers que se infiltram nos nossos computadores através de “malware” e “bloatware” disfarçado de ferramentas de diagnóstico de hardware. Portanto, deve decidir com muito cuidado que software instala ou não no seu computador. A maneira mais segura de escolher o software é descarregá-lo apenas das fontes oficiais.

Não queremos dizer com isto que não possam existir atualmente ou no futuro ferramentas melhores que as que listamos neste artigo. Neste momento são as ferramentas que conhecemos e que nos parecem melhores para o diagnóstico do hardware e em alguns casos do software do seu computador. Se conhecer outras, por favor queira deixar um comentário a seguir.

Neste artigo tivemos o cuidado de colocar os links para a fonte oficial do download das ferramentas de diagnóstico. Ou seja, pode utilizar todos os programas neste gratuitamente e em segurança.

 

YouTube video

 

Conclusões finais

A saúde do nosso computador é uma questão extremamente importante para todos os utilizadores. Enquanto procura uma solução de problemas para reparar o seu computador, pode tentar resolver isso sozinho utilizando as ferramentas de diagnóstico de software e hardware listadas neste artigo.

Pode até conseguir evitar ter de contratar um especialista em Informática e conseguir resolver sozinho os problemas do seu computador. Para isso, existem muitas ferramentas de diagnóstico de hardware para os computadores com Windows, mas tenha cuidado porque algumas delas não são funcionais nem seguras.

Portanto, recomendamos que escolha qualquer ferramenta de diagnóstico de hardware da nossa lista porque o ajudam a conseguir manter o seu computador protegido contra qualquer perda de dados. Provavelmente o seu computador tem muitas informações confidenciais, e uma boa ferramenta de diagnóstico poderá protegê-lo de ameaças, tornando-se também num mecanismo de segurança preventiva.

Se considera que este artigo foi útil, partilhe-o por favor com os seus amigos e familiares. Assim, também eles podem identificar possíveis problemas de hardware e resolvê-los rapidamente sem a necessidade de pedirem ajuda a um informático.

 

Tabela de conteúdo

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

ARTIGOS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
eUPGhidMRtbuq

ViTqRcZbzCYQ

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

×