Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

Descubra 4 ferramentas de design gráfico online grátis

Se anda à procura de soluções para design gráfico, existem diversas ferramentas online que o podem ajudar. Não interessa se é um aprendiz de design gráfico ou se já tem bastante experiência nessa área. As ferramentas digitais que lhe mostramos a seguir, vão com certeza ajudá-lo a aumentar as suas competências e a otimizar o seu trabalho. Irá dar um salto qualitativo na qualidade dos seus trabalhos o que fará certamente bastante diferença.

Tal como nós no Informatico.pt é daqueles que tem sempre os seus dias ocupados e preenchidos com tarefas? Infelizmente, o ritmo e o estilo de vida moderno assim o obrigado. Por isso, torna-se importante para quem trabalha como designer gráfico ter soluções que o ajudem a facilitar e a otimizar as suas tarefas e recursos.

Sobretudo porque, além de todo o trabalho técnico, existe ainda a questão da criatividade, a busca pelas imagens certas e muito mais. De facto, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o designer gráfico exige bastante trabalho prévio e não se limita apenas a fazer uns riscos ou uns bonecos.

 

ferramentas design gráfico online grátis

 

No entanto, temos que ser honestos. A utilização de ferramentas digitais pode ser um obstáculo para o processo de criação dos designers e provocar mais entraves do que soluções. Por isso é importante começar por adotar uma postura séria, sensata e responsável.

É muito natural que os designers se sintam um pouco apreensivos com este tipo de ferramentas. Basicamente, pensam que são ferramentas pouco indicadas para profissionais. Sim, em parte têm razão. Algumas destas plataformas online oferecem funcionalidades muito simples com modelos pouco personalizáveis e estilos bastante repetitivos.

No entanto, seriamos injustos se ignorássemos por completo algumas excelentes plataformas de design gráfico que existem online. Sim, na verdade, algumas são consideradas autenticas pérolas escondidas na internet. Afinal de contas, todos sabemos que a world wide web é um mundo, onde é possível encontrar tudo o que precisa. Aqui no Informatico.pt costumamos dizer que se não conseguimos encontrar na Internet é porque procuramos de forma errada.

Assim, neste artigo iremos mostrar algumas ferramentas digitais de design gráfico que são simplesmente espetaculares e que talvez ainda não conheça. Tentamos descrever o melhor que conseguimos as melhores ferramentas que conhecemos para que não lhe falte nada no seu trabalho!

 

A ascensão do design gráfico

Com a transição do analógico para o digital, também o design gráfico digital ganhou terreno em relação ao design tradicional. Essa transição aconteceu de forma natural, à medida que os computadores e a internet vieram alterar significativamente a forma como vivemos, como comunicamos e até como trabalhamos.

Tudo começou em meados dos anos 80, quando os softwares começaram a permitir produzir e trabalhar imagens de forma automática. Com o aperfeiçoamento da tecnologia, também as ferramentas digitais de design gráfico passaram a permitir novas funcionalidades. Nos anos 90 eram utilizadas sobretudo para corrigir pormenores, criar fundos e gerar texturas.

No entanto, as limitações no design gráfico digital são cada vez menores. E não é por acaso que, hoje em dia, quase tudo é produzido com base nessas ferramentas. Estamos a falar, por exemplo, de jornais, livros, revistas… De facto, é todo um novo mundo de criação digital que retira imenso potencial da tecnologia que existe atualmente. No design tradicional o mais comum era combinar texto e imagens, enquanto agora com o design digital, o céu é o limite.

A internet foi apenas mais um passo nessa escalada evolutiva. Com o advento dos dispositivos móveis e a democratização das redes sem fios, passámos a estar ligados quase permanentemente, conseguindo mais independência e mobilidade. Os smartphones tornaram-se uma extensão do nosso próprio corpo e atualmente, quase que não sabemos viver sem eles.

Entretanto, a desmaterialização dos suportes físicos representou mais uma conquista fundamental nesta área. Os serviços de streaming, as plataformas de armazenamento na “Cloud” ou as ferramentas digitais de design gráfico são um avanço brutal na transição do analógico para o digital. São ferramentas que abrem novas janelas de oportunidade e democratizam o design gráfico para a maioria dos utilizadores.

 

Vantagens das ferramentas digitais no design gráfico

 

ferramentas design gráfico online grátis

 

São inúmeros os benefícios que os designers gráficos conseguem ao utilizarem ferramentas online no seu trabalho diário. De facto, estas ferramentas permitem otimizar recursos, ganhando tempo e eficiência. Ou seja, os designers que sabem encontrar a ferramenta certa para a ocasião ideal, não precisam de trabalhar mais, apenas de o fazer melhor.

Mas as vantagens são mais óbvias do que isso. Por exemplo, a possibilidade de concentrar todas as ferramentas num único lugar. Ao serem totalmente online, consegue melhorar a sua organização e poupar espaço no seu computador para outros programas mais exigentes. Além disso, a maioria destas ferramentas são plataformas extremamente acessíveis e gratuitas. Normalmente não precisa de fazer nenhum tipo de registo, o que as torna mais simples, fáceis e rápidas de utilizar.

Basicamente, ajudam-nos a poupar recursos e, claro, dinheiro. Nunca a máxima “tempo é dinheiro” fez tão sentido como agora. Estas ferramentas extremamente úteis, estão ao alcance de um par de cliques e pode utilizá-las sem restrições e sem a necessidade de subscrições. Tudo isto de uma forma personalizada, de acordo com os seus objetivos e reais necessidades.

 

Ferramentas digitais online para designers gráficos

Sim, é possível encontrar online diversas opções de ferramentas digitais que nos ajudam com as tarefas de design gráfico do dia a dia. Especialmente quando falamos na construção de websites onde existem opções para todas as necessidades, gostos e feitios.

Ou seja, se pensa construir um site, irá encontrar facilmente uma plataforma online para o conseguir fazer. Se procura um servidor para alojar o seu site ou a sua página, também o encontrará facilmente online. Aliás, existem vários serviços gratuitos de alojamento online, que pode utilizar para publicar o seu site na internet. Ou seja, se precisa de uma ferramenta digital de design gráfico, o mais provável é que esteja disponível online para poder utilizar sem ter de descarregar instalar e configurar..

Posto isto, aqui fica a nossa lista com algumas sugestões de ferramentas digitais, que o podem ajudar com o seu trabalho de design. Analisámos, comparámos e avaliámos dezenas de opções online para lhe apresentar apenas aquelas que consideramos as melhores, mais eficientes e poderosas da atualidade.

 

1 – Infogram

ferramentas design gráfico online grátis

 

Por experiência própria sabemos que criar infográficos manualmente, além de ser muito trabalhoso, pode também ser muito aborrecido. Isso deve-se ao facto de ser um trabalho que, na maioria dos casos, não está tanto relacionado com a criatividade, mas sim com a capacidade da organização eficiente da informação recolhida.

É por isso que os infográficos são o tipo de trabalho que muitos designers gostariam de automatizar. Não admira que muitos designers optem por delegar essa tarefa a outros profissionais. Mas tudo isso pode mudar com uma ferramenta muito simples chamada Infogram que consegue encontrar online de forma totalmente gratuita.

 

Vantagens do Infogram?

  • É uma das plataformas de criação de infográficos mais populares atualmente no mercado;
  • Utiliza muitos modelos desenvolvidos por profissionais criativos;
  • Possui um editor extremamente intuitivo, com muitas opções de edição personalizadas.

Esta ferramenta irá não só otimizar todo o processo como também facilitar-lhe o trabalho de criação de infográficos, poupando-lhe muito tempo e trabalho.De facto, o Infogram é uma ótima ferramenta para construir relatórios de aparência elegante, one pagers, infográficos etc. Também é uma solução muito boa para quem quer criar gráficos ou diagramas detalhados e bonitos. Basta arrastar e soltar e clicar para alterar os valores.

 

2 – SocialSizes

ferramentas design gráfico online grátis

 

Como sabemos, atualmente grande parte do trabalho de um designer gráfico passa por criar imagens para as redes sociais, ou então por criar anúncios direcionados aos publico alvos das empresas. De facto são trabalhos que fazem parte das estratégias que as empresas utilizam para aumentarem a projeção dos seus produtos e serviços.

Isto deve-se ao facto de as redes sociais se terem tornado omnipresentes nas nossas vidas e de influenciarem cada vez mais a forma como comunicamos, trabalhamos e até consumimos. Ou seja, as empresas descobriram o seu imenso potencial e utilizam-nas com o marketing digital para criarem estratégias de forma a conseguirem o alcançar o seu sucesso comercial.

Por isso, se é esta a sua situação, então, existe uma boa ferramenta online que deve utilizar que se chama SocialSizes. É simplesmente uma solução fantástica que nos permite otimizar os tamanhos do nosso conteúdo de forma a ficar corretamente ajustado ao formato de todas as redes sociais.

Ou seja, os designers gráficos conseguem ajustar as dimensões das imagens que querem utilizar com os diferentes tipos de publicações ou banners, para ficarem de acordo com as reais necessidades de cada rede social. Sim, cada rede social tem os seus próprios requisitos relativamente ao conteúdo multimédia que contêm. Por isso, é importante que os criadores tenham isso em consideração sempre que criam imagens e vídeos para publicarem numa determinada rede social.

 

Vantagens do SocialSizes?

  • Ajustar as dimensões de qualquer imagem para se adequar a dezenas de redes sociais;
  • Verificar se os nossos recursos visuais são compatíveis com os requisitos de uma determinada rede social;
  • Descarregar modelos personalizados para redes sociais específicas, compatíveis com Photoshop, Figma, Sketch e muitos outros.

 

3 – Unsplash

ferramentas design gráfico online grátis

 

Se é um designer gráfico, certamente que no decorrer da sua jornada profissional, irá precisar de utilizar dezenas de diferentes tipos de imagens. Para isso, é normal que tenha de recorrer aos inúmeros bancos de imagens disponíveis por toda a Internet. Mas infelizmente nenhuma dessas plataformas consegue ser 100% perfeita. Deve ser algo com que qualquer designer gráfico se deve conformar.

No entanto, o Unsplash é, na nossa humilde opinião, a plataforma online que melhor se aproxima dessa excelência. A sua enorme coleção de fotografias é bastante criativa e caracteriza-se sobretudo pela sua boa qualidade. É um banco de fotografias muito eclético com muita variedade e que não se torna excessivamente genérico.

Assim, para quem trabalha com a criação de conteúdo, sites e blogues, esta é sem dúvida uma ferramenta essencial que deve ter sempre à mão. Aliás, já é utilizada há vários anos por milhares de designers nos quatro cantos do mundo.

 

Vantagens do Unsplash?

  • Utilizar imagens gratuitamente: Não precisa de se preocupar com os direitos de autor;
  • Grandes fotógrafos: é uma plataforma que atrai muitos artistas criativos com diferente habilidades e uma visão realmente incrível;
  • Pesquisa flexível: os resultados das pesquisas são relevantes o que não acontece em algumas plataformas semelhantes.

 

4 – Pixlr

ferramentas design gráfico online grátis

 

Neste momento, não tem instalado o Photoshop no seu computador? Ficou sem bateria no portátil e precisa mesmo de alterar uma fotografia digitalmente? Não há problema nenhum! Em alternativa ao Photoshop, pode utilizar já gratuitamente uma ferramenta chamada Pixlr.

Sim, parece incrível, mas é possível a qualquer designer gráfico trabalhar e sobreviver sem o Photoshop. Tudo isso graças a esta pequena, simples, mas extremamente poderosa ferramenta digital chamada Pixlr que pode ser utilizada em qualquer browser sem ter de ser descarregada e instalada previamente.

Basicamente, é um editor de imagem muito simples e intuitivo, com recursos básicos para pode cortar, recortar, aplicar filtros, redimensionar, adicionar camadas, guardar em diferentes formatos, entre outros.

O que significa que, em poucos minutos, qualquer designer gráfico ou até mesmo alguém que nunca tenha utilizado este tipo de ferramentas, consegue utilizar o Pixir sem problemas. Mas o melhor de tudo é que é uma ferramenta totalmente grátis que dispensa qualquer tipo de pagamento de subscrição, muitas vezes insuportável pela maioria dos designers que iniciam a sua carreira.

 

Vantagens do Pixlr?

  • É uma alternativa gratuita viável ao Adobe Photoshop;
  • Plataforma muito intuitiva facilmente compreendida por profissionais ou utilizadores sem conhecimentos técnicos de edição gráfica;
  • Sem necessidade de download, instalação, configuração e atualização. Evita a utilização dos recursos do nosso equipamento.

 

YouTube video

 

Conclusão

Reconhecemos que alguns designers gráficos continuam a evitar a todo o custo a utilização de ferramentas online. Afinal de contas, continuam a existir profissionais que desconfiam destas ferramentas digitais. Pensam que a maioria delas não têm a qualidade suficiente para aquilo que pretendem fazer. Dizem que na maioria dos casos, atrapalham mais do que aquilo que ajudam.

No entanto, isso não é 100% verdade. De facto, existem algumas soluções que podem tornar o dia a dia de um designer gráfico muito mais prático e otimizado. O truque nunca foi conseguir trabalhar mais, mas sim trabalhar melhor. Lembre-se que os engenheiros que desenvolvem estas ferramentas digitais têm sempre isso em conta. Aliás, os grandes empresários da atualidade, como Elon Musk ou Steve Jobs, passam a vida a tentarem ensinar-nos essa filosofia de trabalho.

 

Neste artigo, mostramos-lhe 4 das melhores ferramentas de design gráfico online que provavelmente ainda não conhecia. Mas não tem que se envergonhar disso, afinal de contas estamos sempre a aprender e como já dizia o meu avô, ninguém nasce ensinado.

É para isso que aqui estamos e que lhe preparámos este pequeno guia prático. Tentamos que não lhe falte nada, sobretudo quando sabemos que existem estas autenticas pérolas na Internet. São ferramentas gratuitas capazes de melhorar o seu trabalho, tornando-o mais produtivo e, consequentemente, mais eficiente.

 

ferramentas design gráfico online grátis

 

Mas, se ficou com algumas dúvidas, se deve ou não utilizar as ferramentas que sugerimos neste artigo, só tem uma coisa a fazer que é testá-las. No entanto, à semelhança de tudo o que fazemos na nossa vida, lembre-se de adotar uma postura séria, sensata e responsável.

Só assim é que conseguirá decidir se deve ou não utilizá-las na sua rotina de trabalho. Mas quase que apostamos que depois de as começar a utilizar não vai querer outra coisa.

Temos quase a certeza que não se vai arrepender e que as vai começar a utilizar no seu trabalho do dia a dia. Afinal de contas, existem atualmente milhares de designers gráficos em todo o mundo, que já recorrem a estas ferramentas. É impossível que esteja todos enganados.

 

Tabela de conteúdo

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

ARTIGOS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

×