Se chegou até aqui, provavelmente precisa de descobrir o tráfego de um qualquer site, ou até mesmo do seu. Ao verificar o tráfego de um site irá perceber o seu desempenho e como se comporta em termos de visitas relativamente à concorrência. Neste artigo, vamos mostrar-lhe como poderá verificar o tráfego de qualquer site utilizando várias ferramentas que estão disponíveis online.
A internet tornou-se num sistema sedento de informação onde a otimização de conteúdo é cada vez mais importante para as empresas e os proprietários dos websites. Conhecer dados sobre o nosso site e o sites da concorrência sobre a quantidade de visitas e a sua origem é fundamental para se poder melhorar o trafego dos websites.
Além disso, a cada dia surgem novas ferramentas de reescrever de Inteligência Artificial que auxiliam, por exemplo, autores de conteúdo a reescrever o texto de seus artigos de forma natural e otimizada para os buscadores. Ou seja, são sistemas que analisam o texto e depois o reescrevem da forma mais legível possível. Eles conseguem isso aplicando algoritmos inteligentes que identificam e substituem palavras e frases por outras mais fáceis de entender. Além disso, eles também usam o Processamento de Linguagem Natural (NLP) para juntar, dividir e sinonimizar frases.
Mas voltando ao tema deste artigo, vamos mostrar-lhe a seguir as principais razões para conhecer os dados relacionados com o trafego do seu site e dos sites dos seus concorrentes e como isso pode ser importante para si e para a sua organização.
Porque deve saber o tráfego do seu site?
Ao verificar as estatísticas sobre o número de visitas do seu site, consegue perceber facilmente qual é o seu desempenho. Os dados relacionados com o tráfego do seu site irão mostrar-lhe, por exemplo, a origem do tráfego, como é que os seus visitantes se envolvem no site e quais as estratégias de marketing digital é que realmente estão a funcionar.
É útil, por exemplo, se precisa de conseguir mais subscrições da sua newsletter, mais vendas na sua loja on-line ou apenas mais tráfego em geral. Em todas essas situações é importante verificar regularmente os dados relacionados com o tráfego do seu site. Ou seja, se controlar o tráfego do seu site, saberá com alguma exatidão a posição real do seu site relativamente à concorrência e assim descobrir o que pode fazer para a melhorar.
Porque conhecer o tráfego de um site concorrente?
De facto, ao conseguir analisar as estatísticas do tráfego de um site concorrente pode descobrir muitas informações úteis, tal como:
- As páginas e os artigos que trazem levam tráfego aos seus concorrentes
- Em que palavras-chave é que os seus concorrentes estão a trabalhar
- Quais são os canais que estão a gerar mais tráfego para a concorrência
Na verdade, todas estas informações podem ser utilizadas para melhorar a sua estratégia de marketing de conteúdo, criação de links, processos de pesquisa de palavras-chave e muito mais. Ou seja, ao entender o que está a enviar mais tráfego para a sua concorrência, poderá segmentar essas mesmas palavras-chave e tópicos para gerar mais tráfego para o seu próprio site.
Melhores ferramentas para descobrir o tráfego dum site
Existem muitas ferramentas tanto gratuitas como pagas que podemos utilizar para descobrirmos o tráfego, ou o número de visitas de um site. No entanto, cada um tem as suas próprias características que os diferenciam uns dos outros.
A maioria dos especialistas utiliza várias ferramentas ao mesmo tempo, para assim conseguirem verificar as estimativas do tráfego dos seus sites ou dos seus concorrentes. No informatico.pt recomendamos os nossos clientes e leitores a experimentarem pelo menos duas ferramentas diferentes para poderem analisar as estatísticas do tráfego da web.
Basicamente, a utilizar várias ferramentas, conseguirá preencher as lacunas de cada uma e assim obter estatísticas de tráfego mais precisas relativamente a qualquer site. Normalmente, à medida que o seu site em WordPress e o seu orçamento crescem, irá poder investir em várias ferramentas para conseguir obter mais informações e assim dominar melhor o seu mercado.
Dito isso, propomos começar a descrever as melhores ferramentas que pode utilizar para conseguir verificar o tráfego do seu site ou de um concorrente.
1 – SEMRush
O SEMRush é uma ferramenta completa utilizada para analisar o tráfego de um site e para pesquisas sobre a concorrência. Na verdade, é a melhor ferramenta que pode utilizar para conseguir analisar e monitorizar o tráfego de qualquer tipo de site.
Já utilizamos esta ferramenta no Informatico.pt para fazermos pesquisas de palavras-chave e monitorizar as classificações e o posicionamento das mesmas, além de outras coisas. Basta inserir o endereço URL de um concorrente para conseguir obter uma análise detalhada do tráfego total do seu site.
Com esta ferramenta poderá consultar métricas importantes do site, como o volume de tráfego mensal ao longo do tempo, a distribuição do tráfego por país, as palavras-chave que geram mais tráfego e muito mais.
O separador de tráfego chamado “Traffic Analytics” mostra-nos o número de visitas únicas, o total geral de visitas, a duração média de casa visita, o número de visualizações de cada página e a taxa de rejeição que o site tem. Basicamente é um recurso que funciona como se estivéssemos a consultar a conta do Google Analytics do nosso concorrente.
Outro excelente recurso desta ferramenta é o chamado “Bulk Traffic Analysis” e que nos permite analisar os níveis de tráfego de vários concorrentes ao mesmo tempo.
O número de websites concorrentes que pode utilizar irá depender do plano que escolheu comprar, tendo como limite máximo 200 sites. Esta funcionalidade serve para termos uma visão geral do nosso nicho de mercado, ou seja, conhecer os sites que recebem mais tráfego e quais são as oportunidades que temos para conseguirmos obter mais tráfego e assim focaremo-nos naquilo que realmente interessa.
Além disso, nesta ferramenta também irá encontrar relatórios detalhados com análises sobre o tráfego dos sites que nos ajudam com informações interessantes. Um exemplo disso são os dados relacionados com os sites que estão a enviar mais tráfego, quais as páginas do site que são mais valiosas e quais os locais de origem que geram mais tráfego.
Pode aproveitar a opção de teste durante 14 dias ou então o plano gratuito mais limitado que tem apenas o acesso aos dados mais básicos dos sites. Se precisa de ter relatórios completos, terá obrigatoriamente de optar pode um plano premium que começa nos cerca de 120€ por mês e que lhe oferece o acesso total às fontes de tráfego, classificações, redes sociais e muito mais sobre os seus concorrentes.
2 – SimilarWeb
O SimilarWeb é outra ferramenta de verificação de tráfego para web sites, capaz de fornecer uma visão geral sobre o tráfego dos nossos concorrentes e os canais de origem mais valiosos. Não mostra apenas o tráfego relacionado com as pesquisas, mas também gera relatórios detalhados de toda a estratégia de tráfego de um determinado site.
Depois de inserir um site nesta ferramenta, irá obter um relatório detalhado sobre o tráfego geral, incluindo um nível de envolvimento dos seus visitantes relativamente ao dos seus concorrentes.
Ou seja, com esta ferramenta irá conseguir descobrir as métricas de envolvimento das visitas de um site tal como a taxa de rejeição, o número de páginas visualizadas por cada visita, a duração média da visita e as principais fontes de tráfego que esse website tem na realidade.
Além do tráfego relacionado com a pesquisa orgânica, também irá encontrar as palavras-chave pagas que trazem mais tráfego para o site, quais os canais das redes sociais que são mais valiosos e quais os sistemas que o site utiliza para monetizar.
Finalmente também consegue obter uma análise detalhada sobre o público de um determinado site como, por exemplo, em que tipo de outros sites eles também estão interessados, quais são os principais sites de referência e a lista dos sites que são considerados concorrentes para poder pesquisar mais sobre eles.
De facto, depois de utilizarmos esta ferramenta aqui no Informatico.pt chegamos à conclusão que a versão gratuita é bastante completa e fornece dados sobre o tráfego dos sites bastante úteis. Se precisar de ter relatórios mais detalhados, então terá mesmo de criar uma conta profissional que pode começar nos 160€ por mês ou então pedir um plano de preços personalizado às suas necessidades.
3 – Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google que nos permite analisar o tráfego do seu mecanismo de pesquisa. Esta ferramenta consegue dar-nos uma visão completa de como o nosso site é visto pelos motores de busca.
Basicamente, a ferramenta mostra-nos o número de impressões, cliques, taxa de cliques (CTR) e a posição média das nossas palavras-chave nos mecanismos de pesquisa.
Na verdade, isso ajuda-nos a perceber, relativamente às palavras-chave que estamos a trabalhar, o volume de pesquisas que elas realmente estão a gerar. Essas informações são essenciais para nos ajudar a melhorar o nosso tráfego. Por exemplo, se descobrir que o seu site está numa posição muito baixa, pode sempre otimizar as publicações do seu blog para tentar melhorá-lo de forma a que chegue às primeiras páginas dos resultados das pesquisas.
Além disso, com esta ferramenta da Google também poderá descobrir quais são as páginas que estão a ser indexadas, e se existe algum tipo de erro com essas mesmas páginas que prejudique o seu site. O melhor é que é tudo muito simples, basta que para isso adicione o seu site ao Google Search Console para começar a visualizar este tipo de dados sobre o seu site.
Por outro lado, se tiver um site desenvolvido em WordPress, a maneira mais fácil é ligar a sua conta do Google Search Console com o plugin “All in One SEO”. Também pode utilizar ferramentas alternativas como o MonsterInsights, para conseguir visualizar melhor as classificações das suas palavras-chave no ambiente de administração do seu WordPress com base nos dados gerados pelo Google Search Console.
4 – Ubersuggest
O Ubersuggest é uma ferramenta online com uma versão gratuita e uma versão premium desenvolvida pelo Neil Patel e que oferece uma quantidade enorme de dados úteis sobre o tráfego de um site.
É uma ferramenta muito simples de utilizar que tem uma interface simples, criada para utilizadores iniciantes. Por isso, se nunca fez pesquisas sobre palavras-chave ou análises de tráfego, esta ferramenta facilita bastante essas tarefas, tornando-as bastante simples.
Possui um recurso para analisar o tráfego que fornece resultados detalhados sobre o tráfego do seu concorrente ao longo do tempo, as palavras-chave que trazem mais tráfego e as páginas mais populares do site. Basicamente, tudo o que precisa de fazer é inserir na ferramenta o endereço URL do site que precisa analisar e clicar em “Pesquisar”.
A página com a “Visão geral do tráfego” mostra-nos o número total de palavras-chave orgânicas para as quais o site está a competir, o tráfego mensal orgânico, a autoridade do domínio e o número total de backlinks.
Depois, pode aprofundar a análise de cada secção do relatório de tráfego. Por exemplo, pode expandir os resultados das “Top Pages” para descobrir mais sobre os detalhes de cada página publicada no site e a quantidade estimada de tráfego que essa mesma pagina gera todos os meses.
Os resultados da ferramenta também mostram o número estimado de backlinks, juntamente com o número total de partilhas no Facebook e no Pinterest. Esses dados ajudam-nos a ter uma visão geral sobre o que podemos fazer para conseguirmos superar os resultados dessa página nas SERPs.
Recomendamos que comece por utilizar a versão gratuita da ferramenta porque terá acesso aos últimos 3 meses de dados relativos aos websites. Se precisar de mais informação, então terá de optar por um plano premium que começa nos cerca de 30€ por mês, fazendo dela uma das ferramentas mais baratas desta lista.
5 – Serpstat
A empresa que desenvolveu o Serpstat oferece uma ampla gama de diferentes tipos de ferramentas relacionadas como a otimização para pesquisas SEO. O que começou como uma simples ferramenta de pesquisa de palavras-chave transformou-se numa ferramenta completa para a análise de websites.
Apesar de ser uma ferramenta repleta de recursos, continua a ser muito fácil de utilizar. Na verdade, basta inserir o endereço URL na ferramenta para que ela gere um relatório detalhado de tráfego. Além disso, possui recursos para a verificação do tráfego das visitas do site e recursos de análise de backlink. Também é capaz de fazer uma auditoria ao site e tem algumas ferramentas de rastreamento e classificação.
Os recursos para a análise do tráfego fornecem-nos todos os tipos de dados que nos são úteis para conhecermos melhor o comportamento do site. Ou seja, tem recursos como a identificação das palavras-chave tanto orgânicas como pagas que estão a gerar mais tráfego, o número médio de visitas que o site recebe por mês e as páginas do site que normalmente recebem maior tráfego.
Com esta ferramenta também irá encontrar informações sobre as tendências que pode depois utilizar para prever o desempenho das suas classificações, do tráfego e das palavras-chave do site ao longo do tempo.
Com a versão gratuita desta ferramenta consegue ter acesso apenas a uma parte de todos os dados disponíveis para um determinado domínio de um site. Se precisar de consultar mais informação, então terá de subscrever um dos planos premium que começam nos 69€ por mês que permitem o acesso a todos os dados fornecidos pela ferramenta.
6 – Ahrefs
Reconhecemos que o Ahrefs é uma das ferramentas de SEO mais populares do mercado, e em que as marcas como a Netflix, a Uber e o Facebook confiam. Basicamente, é uma das melhores ferramentas para conseguir descobrir quanto tráfego é que a sua concorrência está a receber e por que é que estão numa posição melhor que a sua em termos de classificação dos motores de busca.
Na verdade, para conseguir uma boa qualidade nos seus resultados, a ferramenta Ahrefs monitoriza todos os dias mais de 6 Biliões de páginas espalhadas pela internet e possui mais de 200 milhões de sites no seu índice. De facto, são muitos dados, mas são importantes para nos ajudar a obter informação mais precisa e confiável. Ou seja, são úteis para conseguirmos superar os nossos concorrentes aumentando o volume de tráfego do nosso site.
Além disso, possui uma interface muito simples e amigável. Para conseguir utilizar a ferramenta basta inserir o endereço URL do site que pretende analisar no campo de pesquisa e a ferramenta irá extrair automaticamente todas as informações disponíveis sobre esse site em específico.
Com o relatório principal da pesquisa conseguirá ter uma visão geral de todo o tráfego orgânico que um determinado site recebe. Conseguirá descobrir qual a autoridade do seu domínio, quais os principais e concorrentes e muito mais informação que poderá utilizar para otimizar o seu site.
Com esta ferramenta também conseguir filtrar o relatório de forma a visualizar as estatísticas do tráfego ao longo do ano, nos últimos 30 dias ou desde sempre. Mesmo que exista uma quantidade enorme de dados, é muito fácil conseguir filtrá-los para depois encontrar as métricas do site que está a procurar.
No entanto, lembramos que os dados sobre o tráfego mostram-nos apenas a informação relacionada com a pesquisa orgânica e não a informação de outras fontes, como as redes sociais. Pode utilizar a ferramenta para testes durante 7 dias se pagar cerca de 7€, depois disso os planos pagos começam em 99€ por mês. Na nossa modesta opinião, tendo em conta a quantidade de dados a que temos acesso, é um valor que até é acessível.
7 – MonsterInsights
Se o que realmente precisa, é de analisar o seu próprio tráfego, a ferramenta que recomendamos a todos é utilizar o Google Analytics. No entanto, reconhecemos que a tarefa de configurar o Google Analytics de forma a conseguir analisar os seus próprios dados é muitas vezes um pouco complicada.
Por isso, recomendamos a utilização do plugin para Wordpress chamado MonsterInsights que neste momento, juntamente com o Google Analytics é utilizado em mais de 3 milhões de sites, incluindo a Microsoft, a Yelp, a PlayStation e muitos mais.
Basicamente, é uma ferramenta que nos permite configurar facilmente o Google Analytics no nosso WordPress de forma a conseguirmos consultar os dados relacionados com o tráfego do nosso site diretamente no painel do WordPress.
Ou seja, poderá descobrir informação sobre as suas publicações, as suas páginas, as páginas de destino, o volume de tráfego da página inicial e muito mais. Na verdade, isso ajuda-nos a percebermos o comportamento do utilizador e facilita-nos muito as tarefas necessárias para conseguirmos um crescimento do nosso site ou blog do WordPress.
Considerações finais
Na realidade, existem vários tipos de ferramentas online que podemos utilizar para conseguirmos verificar o tráfego do nosso site ou até mesmo o tráfego de um site nosso concorrente. Pode parecer uma coisa desonesta, mas ao consultar o tráfego do seu concorrente irá conseguir informações sobre o mercado e o que pode fazer para ganhar mais visitas e consequentemente mais tráfego.
Por outro lado, ao monitorizar o tráfego do seu próprio site irá conseguir perceber se o seu SEO, redes sociais e outras estratégias de geração de tráfego estão a funcionar ou não como inicialmente previa. Parece-nos que a melhor maneira de conseguir verificar o tráfego do seu próprio site é utilizando o MonsterInsights. Isto porque, com apenas alguns cliques, irá descobrir informação sobre o tráfego real do site diretamente no seu painel do WordPress.

Se pelo contrário quiser fazer uma pesquisa aprofundada sobre a sua concorrência e precisa de consultar o tráfego de um determinado site, então a ferramenta online SEMRush provavelmente é a melhor opção. Além de fornecer dados de tráfego precisos, é considerada pelos especialistas numa das melhores ferramentas de SEO que existem atualmente no mercado.
Esperamos que este artigo o ajude a descobrir como consegue analisar o tráfego tanto do seu site como de qualquer outro site que exista na internet. Se gostou deste artigo ou conhece mais alguma ferramenta de análise de tráfego deixe-nos por favor um comentário a seguir que termos todo o gosto em atualizar este artigo.