Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

7 dicas para evitar avarias nos computadores portáteis

Se chegou a este artigo talvez o seu computador portátil também seja um “apendice” que leva consigo para todo o lado e por causa disso já teve alguns problemas com ele. Mostramos-lhe este artigo algumas dicas simples e muito úteis que pode seguir para evitar ou prevenir avarias e danos físicos com o seu computador portátil.

De facto, a tecnologia evoluiu significativamente nos últimos anos. Agora temos mais motivos para andarmos com os nossos computadores em diferentes situações das nossas vidas. Quer seja no escritório, na nossa casa, em salas de aula, hotéis, mercados, etc. No entanto, as diversas interações com esses equipamentos também os colocam em risco de danos físicos. Quanto mais contacto temos com os nossos computadores, mais expostos eles ficam. A exposição é ainda maior, se considerarmos os tempos que vivemos atualmente.

 

7 dicas para evitar avarias nos computadores portáteis 1

 

Porque aumentaram os danos físicos dos portáteis?

A realidade atual fez-nos adotar comportamentos que até agora eram menos comuns. Começamos a trabalhar a partir de casa, a utilizar computadores virtuais, participar em reuniões e ter formação à distância. Por exemplo, um estudo da “Bureau of Labor Statistics” revelou que antes da pandemia, apenas cerca de 7% dos funcionários trabalhavam regularmente em casa. No entanto, desde o início do COVID-19 que cerca de 62% dos funcionários passaram a trabalham a partir de casa.

Ou seja, agora há mais pessoas, funcionários, estudantes e empresários que utilizam mais tempo os seus computadores pessoais do que os computadores que utilizavam habitualmente em salas de aula ou nos seus escritórios físicos.

Sim, essa transição trouxe muitas coisas boas, mas também apareceram algumas coias más, associadas ao fato de cada vez mais utilizarmos os nossos computadores portáteis. Trabalhar em casa significa passar mais tempo com a sua família, incluindo crianças e animais de estimação. Também pode significar ter de trocar o seu horário de trabalho rígido por um horário mais flexível.

Na maioria dos casos, os nossos filhos começam a interessar-se pelo fato de passarmos tantas horas em frente ao computador e a falar com ele. Ou melhor ainda, os nossos amigos peludos de quatro patas, querem sempre acompanhar-nos naquilo que estamos a fazer na nossa secretária. Mas será que com estes novos comportamentos, os nossos computadores ficam mais expostos a danos e avarias? Sim, acredite que ficam!

 

Como se danificam fisicamente os portáteis?

Por natureza, os nossos equipamentos eletrónicos, são dispositivos frágeis, quer sejam computadores de secretária (fixos) ou computadores portáteis. Talvez até considere que os computadores de secretária são menos propensos a desastres, mais saiba que isso é mentira. De facto, os computadores de secretária também são vítimas de danos físicos.

Com a força certa, basta um empurrão do seu filho ou um puxão do seu animal de estimação para derrubar, partir ou até mesmo esmagar o seu computador. Já para não falar de derramamento de líquidos, incêndios ou inundações. Por isso, se os seus computadores de secretária estão expostos a este tipo de riscos, imagine os seus computadores portáteis. Sim, é verdade, normalmente os computadores portáteis correm mais riscos de sofrerem danos físicos.

 

7 dicas para evitar avarias nos computadores portáteis 2

 

Que danos físicos podem sofrer os portáteis?

Os danos físicos num computador podem ser nem sempre ser visíveis externamente, também podem ser danos em componentes internos. Os danos podem variar entre problemas puramente cosméticos até danos suficientemente graves para prejudicar o funcionamento do equipamento. Mostramos a seguir alguns desses tipos de danos para ficar com uma perspetiva mais clara daquilo que pode acontecer ao seu computador:

 

  • Monitor ou ecrã, manchado, partido ou riscado
  • Carcaça partida, manchada, empenada ou riscada
  • Corrosão por derrame de líquidos e alimentos
  • Dobradiças partidas ou soltas
  • Super aquecimento dos componentes internos
  • Botão liga/desliga avariado
  • Unidade de DVD dobrada ou presa
  • Cabos e portas de ligação danificados
  • Teclado e rato partidos ou avariados
  • Disco rígido com problemas mecânicos
  • Bateria inchada ou sem carga
  • Carregador avariado ou com fios e fichas danificados
  • Colunas de som danificadas ou com ruído
  • etc…

 

Aqui, no Informatico.pt já estamos bastante familiarizados com a maioria destes problemas e o que normalmente os causa porque os clientes reportam-nos isso quando nos deixam os equipamentos para reparação. Felizmente, são situações que, na maioria dos casos, podemos prevenir ou evitar com a adoção de alguns pequenos hábitos relativamente à utilização de equipamentos eletrónicos.

São pequenas coisas que nos ajudam a garantir que os computadores se mantenham em funcionamento por mais algum tempo. Mas, muitas vezes, por mais conscientes que sejamos e por mais cuidados e esforços que tenhamos, infelizmente os acidentes acontecem. Nenhum cuidado é suficientemente grande demais para evitar danos com um investimento tão significativo como o seu computador pessoal ou de trabalho.

Por isso é que é tão importante identificarmos e percebermos primeiro os tipos de danos físicos mais comuns aos quais os nossos computadores estão sujeitos. Só depois disso é que vale a pena discutirmos as medidas preventivas mais importantes que devem ser implementadas pelos utilizadores para conseguirem evitar ao máximo esses tipos de danos.

 

Porque se danificam fisicamente os portáteis?

Como já vimos e como é do conhecimento geral, os computadores portáteis são praticamente uma necessidade incontornável nos dias que correm. São ferramentas vitais tanto para se conseguir trabalhar remotamente como também para fins escolares e diversão como os jogos de computador. Mas, se são assim tão importantes para as nossas vidas quotidianas, porque é que os computadores fixos e portáteis avariam e se danificam tão facilmente?

A resposta pode parecer um pouco uma teoria de conspiração, mas a maioria das pessoas acredita que os computadores portáteis avariam com facilidade porque são construídos para durar pouco tempo. De certa forma, isto até faz algum sentido porque assim os fabricantes forçam os consumidores a comprarem equipamentos novos ou então a mandarem repara os avariados.

A verdade é que existem vários fatores que podem afetar a rapidez com que o nosso computador de secretária ou computador portátil se degrada. Alguns deles são fatores que conseguimos controlar, como a exposição ao calor e o tipo de manuseio. No entanto, existem outros fatores que é impossível de controlar como, por exemplo, o desgaste físico que os componentes do computador vão sofrendo ao longo do tempo.

Nos capítulos seguintes vamos falar um pouco sobre o tempo médio que normalmente duram os computadores portáteis. Depois falaremos sobre algumas das razões pelas quais o seu computador pode estar a danificar-se prematuramente e como o pode evitar.

 

7 dicas para evitar avarias nos computadores portáteis 3

 

Quanto tempo duram normalmente os portáteis?

A resposta é depende… Para tentarmos perceber porque avariam tão rapidamente os computadores, temos primeiro de descobrir para quanto tempo é que são construidos. Ou seja, quanto tempo é que os fabricantes de computadores estimam que um novo modelo de computador irá durar com uma utilização habitual de um tipo de perfil de utilizador.

Há vários tipos de utilizadores, domésticos, profissionais, gamming, etc. Normalmente os fabricantes criam modelos diferentes para cada um desses tipos de perfis de utilizador. Cada modelo de computador tem as características mais adequadas ao tipo de utilização que esse utilizador normalmente tem.

Por isso é que é tão subjetivo o tempo que normalmente dura um computador. Se o equipamento foi projetado para ser utilizado de uma determinada forma e depois é utilizado de forma diferente, pode durar mais ou menos tempo.

No entanto, pode dizer-se que um computador portátil dura normalmente 3 a 5 anos, embora esse tempo possa aumentar significativamente dependendo da forma como cuida do seu computador portátil. Ou seja, por exemplo, a forma como o protege quando o utiliza, ou quando o transporta e a regularidades que executa as tarefas de manutenção.

Apesar de os computadores normalmente durarem cerca de 3 a 5 anos, certamente que a maioria dos utilizadores quer prolongar a vida útil do seu portátil recorrendo a alguns cuidados regulares de manutenção. Claro, também pode optar por um computador de secretária (fixo) se quiser um equipamento que seja mais duradouro e menos portátil tanto para utilização doméstica como profissional.

 

Dicas para evitar as avarias físicas dos portáteis

No informático.pt temos bastante experiência em lidar com vários tipos de danos físicos em computadores. Alguns deles em computadores de secretária (fixos) mas a grande maioria das avarias é de facto com os computadores portáteis. Com tanto coisa que já vimos, conseguimos indicar a todos os nossos clientes e visitantes as melhores dicas para conseguirem proteger os seus valiosos equipamentos.

Na lista a seguir encontrará, não só, alguns dos problemas mais comuns dos computadores portáteis como também algumas das dicas mais simples que pode utilizar para conseguirá evitar ou minimizar esse tipo de problemas. Se seguir estas recomendações certamente que irá conseguir poupar algum dinheiro com reparações e aquisições desnecessárias de novos equipamentos:

 

1 – Abra e feche a tampa do portátil com cuidado

As dobradiças são das peças que mais se estragam nos computadores portáteis. Acontece sobretudo porque são componentes pequenos, frágeis e que, são utilizados ​​várias vezes ao dia. Apesar de não podermos evitar a utilização das dobradiças porque temos de abrir o computador portátil, há algumas coisas que podemos fazer para as protegermos de possíveis avarias. Mostramos-lhe a seguir como garantir que as dobradiças do seu computador portátil não se desgastem prematuramente:

 

  • Abra e feche a tampa do portátil com cuidado. Ao utilizar o seu computador portátil com mais cuidado, abrindo devagar a tampa, coloca menos pressão nas dobradiças, reduzindo efetivamente as hipóteses de danos prematuros.
  • Nunca abra e feche a tampa na parte lateral. A forma correta de abrir e fechar a tampa de um computador portátil é segurando na parte superior central da tampa. Ao segurar por uma das partes laterais vai esforçar desnecessariamente a dobradiça da parte oposta da tampa.
  • Limite a frequência com que abre e fecha a tampa. Abrir e fechar o seu computador portátil com menos frequência ajudará a que as suas dobradiças a durarem mais. Se vai precisar de continuar a utilizar o portátil não faz sentido fechar a tampa.
  • Substitua/Repare as dobradiças se ficarem rígidas. Se perceber que a tampa do seu computador portátil se tornou cada vez mais difícil de abrir e fichar, considere levá-lo a uma loja de informática para reparar ou substituir as dobradiças antes que se partam, aumentando o prejuízo. Na maioria das vezes basta soltar um pouco o parafuso o lubrificar as dobradiças para voltarem a funcionar corretamente.

 

O custo do serviço de reparação ou substituição de dobradiça pode variar significativamente, porque quanto menor for o dano, mais barato será a reparação. Por isso, no Informatico.pt recomendamos sempre os nossos clientes a manusearem com o máximo de cuidado as dobradiças dos seus computadores portáteis. Sobretudo em modelos de linha doméstica em que a qualidade de construção é inferior.

Apesar de a reparação das dobradiças fazer sentido em algumas marcas e alguns modelos de portáteis, noutros isso não é possível. Alguns modelos de portáteis é necessário mesmo fazer a substituição completa da dobradiça e às vezes da própria tampa e carcaça do computador.

Também não recomendado que tente fixar sozinho as dobradiças com cola ou outro tipo de material, porque o mais certo é que piore a situação e acabe por gastar mais dinheiro com a reparação. O correto será deixar esse trabalho de reparação entregue a profissionais experientes que já estão habituados s resolver esse tipo de problemas.

 

7 dicas para evitar avarias nos computadores portáteis 4

 

2 – Mantenha alimentos e líquidos longe do portátil

Há alturas em que nos apetece tomar um café, beber água ou o nosso refrigerante favorito enquanto trabalhamos no computador. Que tal um lanche rápido enquanto consultamos rapidamente os nossos emails? Embora pareçam tarefas inofensivas, são atitudes que colocam o nosso computador em risco de sofrer um acidente com um derrame de líquidos ou alimentos.

Muitas vezes, as migalhas do nosso lanche metem-se por de baixo do teclado do nosso portátil, causando problemas com nas ligações das teclas. Já para não falarmos no derramamento de líquidos que causa falhas elétricas que normalmente são impossíveis de reparar, só substituindo o componente ou até mesmo o computador.

Apesar de todos gostarmos de trabalhar enquanto saboreamos o nosso café ou a nossa coca cola, o mais prudente será tentar limitar o ato de comer ou beber alguma coisa quando estamos perto de um computador portátil. Lembre-se sempre que se deixar cair acidentalmente algo no seu computador portátil, ele pode destruir-se, desligar-se abruptamente e perder todo o seu trabalho em minutos.

Mas, e se nos acontecer a desgraça de entornarmos líquidos sobre o computador portátil? O que devemos fazer para mitigar ou resolver o problema? Mostramos-lhe a seguir algumas das coisas que pode fazer para evitar que os danos sejam maiores e que a reparação seja mais dispendiosa:

 

  • Desligue imediatamente o computador. Se houve um derrame de líquidos, por menor que tenha sido, independentemente do computador estar ou não ligado (hibernado), desligue-o pressionado o botão de ligar durante alguns segundos até notar que o sistema foi abaixo.
  • Retire todos os acessórios ligados ao portátil. Partindo do princípio que já que tirou o cabo de alimentação do carregador do portátil, desligue também todos os acessórios que tenha ligados. Podem ser o cabo USB do rato, o cabo HDMI de ligar o monitor, pen-drives, discos externos,etc.
  • Vire o computador ao contrário. Se os líquidos chegarem à placa principal, os danos serão muito graves ou talvez irreparáveis. O que deve fazer é virar imediatamente o portátil ao contrário, ou seja, de “patas para o ar”. Isto porque, do mal o menos, antes danifique o teclado que queime a placa principal do portátil. Mas não o vire com a tampa fechada senão irá danificar o monitor. Mantenha a tampa aberta e depois vire o computador ao contrário.
  • Remova a bateria do equipamento. Depois de ter desligado o portátil e retirado o cabo do carregador, tente retirar também a bateria. Se o líquido entrar em contacto com a placa principal, a energia da bateria pode provocar um curto-circuito. Em alguns modelos mais recentes só se consegue retirar a bateria abrindo o portátil.
  • Limpe com um pano seco tudo o que conseguir. Alguns liquido até podem nem ser assim tão condutores como, por exemplo, os iogurtes, mas com o tempo causam danos devido à sua viscosidade. O ideal é passar um pano absorvente que consiga retirar o líquido, se não tiver nenhum use um guardanapo ou um lenço de papel. Se tiver dificuldade em conseguir retirar o líquido por causa da sua viscosidade use um pouco de álcool embebido num pano.
  • Deixe secar o portátil pelo menos dois dias. Nunca caia na grande tentação de tentar ligar o portátil para ver se está a funcionar. Deixe-o sempre a secar pelo menos durante 2 dias num local seco e arejado para que todo o líquido possa evaporar. Lembre-se que externamente até lhe pode parecer estar seco, mas internamente pode ainda ter algum salpico de líquido em algum componente. Se o ligar irá certamente fazer com que ele se danifique.
  • Leve o portátil a uma loja de Informática. Pela experiência que temos no Informatico.pt com este tipo de acidentes, quase sempre os portáteis ficam com algum tipo de mazela. Pode notar-se logo ou então demorar alguns dias, meses ou anos. Isto porque ficam sempre vestígios dos líquidos, por mais que se tentem limpar. Esses resíduos, com o passar do tempo, vão corroendo os componentes que originam problemas. O ideal é sempre levar o seu portátil a uma loja de informática para que os técnicos abram o equipamento de limpem o máximo possível, mesmo que o portátil fique a funcionar perfeitamente após ter sofrido um derrame de líquidos.

 

De facto, nestes casos, os alimentos e a tecnologia não são muito compatíveis e não pense que tudo se deve aos acidentes com derrame de líquidos. Os alimentos sólidos também conseguem causar problemas, alguns deles irreparáveis, aos computadores portáteis.

Um exemplo disso são os alimentos mais crocantes que podem entupir com migalhas as aberturas da ventilação dos computadores portáteis. Ou seja, os pequenos restos dos alimentos são sugados para dentro do portátil através do sistema de refrigeração.

Se o sistema de refrigeração estiver entupido ou funcionar mal, o computador começa a aquecer muito e a ficar mais lento, chegando por vezes ao ponto de queimar os componentes internos como o processador ou o chip gráfico. O ideal será sempre manter o mais afastados possível os alimentos dos computadores portáteis.

 

7 dicas para evitar avarias nos computadores portáteis 5

 

3 – Tenha cuidado com quedas, pancadas e vibrações

Outro motivo pelo qual o seu computador portátil pode avariar é por causa das pancadas que leva ou então, porque o utilizar frequentemente em locais com muitas vibrações. O computador portátil pode deixar de arrancar porque o disco rígido mecânico avaria ou fica com alguns setores danificados. Mas, porque é que as pancadas e as vibrações fazem com que o disco avarie e o computador portátil deixe de funcionar?

Dependendo da idade e da marca do seu computador portátil, pode utilizar um disco rígido mecânico ou então já ter um disco mais recente SSD. Se o seu computador portátil ainda tiver um disco mecânico, é provável que avarie devido a pancadas e vibrações. Isto porque ainda tem componentes mecânicos móveis que são mais suscetíveis a movimentos bruscos.

Para evitar este tipo de avarias, deve manusear sempre o seu computador portátil com o máximo de cuidado numa zona sem vibrações e evitar deixá-lo cair ou sacudi-lo de alguma forma. Apesar de uma queda de um computador portátil poder causar problemas no disco rígido, também pode danificar outros componentes, como, por exemplo, o ecrã e o teclado.

Só porque pagou bastante dinheiro pelo seu computador portátil, isso não significa que ele é um tanque blindado pode manipular sem qualquer preocupação. Apesar da aparência robusta de alguns modelos de portáteis, não deixam de ser equipamentos bastante delicados que precisam de ser tratados com o máximo cuidado.

Além do próprio desgaste físico que vão sofrendo com o passar do tempo, a principal causa dos danos dos discos dos computadores portátil é o manuseio incorreto. Quer seja devido a pancadas ou quedas, quer seja por causa das vibrações ou do tratamento brusco que sofre durante a sua utilização.

Este tipo de comportamentos “mais agressivos” para os equipamentos não só podem fazer com que comece a funcionar mal como podem fazer com que para completamente de funcionar. Por isso, se quer prolongar a vida útil do seu computador portátil, recomendamos que o tente manusear com cuidado.

Além disso, também deve ter o cuidado de não deixar o seu portátil exposto a algum tipo de vibração, sobretudo enquanto está em funcionamento. Utilize-o e mantenha-o sempre em lugares minimamente seguros para evitar que seja danificado.

Além disso, se costuma viajar com o seu computador portátil, recomendamos que compre uma mala ou uma bolsa acolchoada para o proteger durante o transporte. Lembramos que mesmo desligado, os componentes internos do portátil podem danificar-se, como, por exemplo, o disco e o monitor. Por isso, vale a pena investir numa mala ou numa bolsa de qualidade que seja capaz de manter o seu equipamento seguro. Como já dizia alguém, mais vale a pena prevenir que remediar…

Outra dica útil é colocar na mala apenas o computador portátil sozinho, sem outros acessórios encostados. O que é recorrente é esses acessórios percecionarem o computador e provocarem danos estéticos ou mais profundos nos portáteis. Por exemplo, um carregador, colocado numa mala junto ao portátil e que, com o peso de coisas que se puseram por cima da mala, acaba por partir o ecrã ou danificar o teclado.

Também não deve colocar objetos em cima do seu computador portátil como livros, alto-falantes, vasos de plantas, pratos de comida, etc… Por pouco que pesem podem exercer uma pressão indevida na tampa e no ecrã do seu computador. O mais certo é isso originar uma mancha ou uma rachadela no seu ecrã, ou então o teclado deixar de funcionar, ou o leitor de CDs deixa de abrir.

Sim, são danos perfeitamente evitáveis que acontecem muitas vezes por distração ou então pura e simplesmente por falta de cuidado. Resumindo, a melhor maneira de prolongar a vida útil do seu computador portátil é garantir que ele é tratado com o máximo de cuidado.

De facto, um computador portátil é um produto durável, mas como tudo na vida, quanto mais estimado for mais tempo de vida irá ter. Deve ter cuidado, não só com a utilização que lhe dá enquanto trabalha nele, mas também com a forma como o transporta e como o guarda quando não o utiliza.

 

7 dicas para evitar avarias nos computadores portáteis 6

 

4 – Não dobre, prenda ou torça o fio do carregador

Muito utilizadores pensam que os cabos, em especial os de alimentação, se podem torcer e dobrar sempre que se querem meter na mochila ou na mala de transporte do portátil. No entanto, os cabos são normalmente mais delicados do que aquilo que imaginam.

As pontas das fichas do cabo que se ligam à porta de carregamento do portátil ou à tomada elétrica da parede, sem os cuidados adequados, estragam-se com alguma facilidade. Podem ficar soltas, desgastadas ou danificadas, tornando-se perigosas de utilizar com o seu equipamento.

Às vezes vão perdendo o contacto e funcionam apenas numa certa posição em que são encaixadas. O problema é que, quando contamos com o computador para trabalharmos fora do horário normal e o cabo de alimentação do carregador do portátil deixa de funcionar. É no mínimo uma situação frustrante por que há pouco que se consiga fazer se o computador não tem bateria nem se consegue carregar.

Uma boa ideia é tentar enrolar os fios em torno de alguma coisa que pode ser o próprio carregador. Isso normalmente ajuda a que os cabos não fiquem dobrados nem torcidos com tanta força. Certifique-se também que não o guarda junto de coisas com pontas afiadas ou bordas aguçadas que possam danificar o cabo.

Parecem pormenores insignificantes, mas os problemas relacionados com o carregador e os cabos de alimentação são uma das queixas mais comuns dos nossos clientes. Devem-se sobretudo a erros de manuseio e à gestão incorreta do armazenamento do cabo de carregamento do computador portátil.

Mas será assim tão importante um simples cabo de carregamento de um computador. Será que o seu mau funcionamento pode afetar de alguma forma o funcionamento e o desempenho do seu computador portátil? A resposta é muito simples: Sim…

Como o próprio nome indica, o cabo de carregamento é responsável por alimentar o computador portátil. Por isso, se esse cabo estiver danificado, o computador portátil não irá carregar conforme o esperado, resultando em problemas como o facto de a bateria se poder danificar.

Por isso, deixamos-lhe a seguir algumas dicas para evitar o manuseio incorreto dos seus cabos de carregamento:

 

  • Não mova o portátil quando ligado ao carregador. Evite ao máximo mover o seu computador portátil quando ele está ligado ao carregador. Isso vai, não só, fazer com que o cabo torça como também esforçar a ligação do carregador ao portátil e a ficha da parede. Muitos dos problemas de carregamento dos portáteis estão relacionados com falhas no conector interno de ligação ao carregador.
  • Não prenda o cabo do carregador a outros objetos. Se o local onde utiliza o seu computador portátil for muito apertado, não prenda o cabo a nenhum objeto. Se a tomada de energia elétrica estiver muito distante, não estique demasiado o cabo. Procure sempre que o cabo do carregador fique com folga suficiente para se for puxado o computador não ir de arrasto. Procure a tomada mais próxima e se for necessário utilize uma extensão elétrica.
  • Substitua o cabo do carregador quando notar algum problema. Se notou que alguma das fichas do cabo do carregador está com algum tipo de defeito, o melhor é reparar já ou então substituir antes que surjam outros problemas. Quando um cabo não consegue emitir a quantidade correta de energia para a bateria de um portátil, isso pode causar um super aquecimento e consequentemente danos graduais na bateria, reduzindo com isso a vida útil do seu equipamento.
  • Enrole o cabo sem dobrar e sem torcer. Sempre que precisar de guardar ou transportar o seu carregador, enrole sem dobrar nem torcer os cabos em algum objeto. Não deve ser nada com pontas os esquinas pontiagudas e até pode ser o próprio carregador. Tenha especial atenção com as extremidades do cabo porque normalmente são as mais frágeis.

 

Resumindo, apesar de parecer pouco importante, devemos ter sempre algum cuidado com a forma como tratamos os cabos dos nossos equipamento. Sobretudo porque podemos danificar não as suas pontas como os próprios conectores internos do nosso computador. Dependendo do modelo são reparações que podem custar algumas dezenas de euros ou em alguns casos devido à complexidade do equipamento chegar às centenas de euros.

 

7 dicas para evitar avarias nos computadores portáteis 7

 

5 – Mantenha o portátil limpo e o local onde o utiliza

Pode até parecer-lhe algo inusitado, especialmente se não tem nenhum animal de estimação, mas acredite que isto acontece. Por estarem excitados, os gatos e os cães de alguns dos nossos clientes, saltaram em cima dos seus computadores, partindo os ecrãs e arrancando teclas do teclado. Aliás, alguns com a emoção ou não, até urinaram em cima dos portáteis.

Mas, não são esses os maiores problemas dos computadores que vivem no mesmo espaço que os animais de estimação. O pelo ou cabelo, que muitas vezes são quase invisíveis, infiltram-se ou são sugados pelo sistema de refrigeração do seu computador. Isso faz com que surjam problemas de desempenho ou que o equipamento se danifique por super aquecimento dos seus componentes internos.

Nos tópicos anteriores já falamos sobre a importância mantermos a ventoinha a “respirar” normalmente. Mas, o que realmente queremos dizer com deixar a sua ventoinha respirar? Praticamente todos os computadores portáteis têm pequenos orifícios por baixo ou na parte lateral. É por essas entradas de ar que a ventoinha consegue sugar o ar fresco e expelir o ar quente para conseguir arrefecer os seus componentes internos.

Claro que o calor excessivo é prejudicial para os computadores portáteis. Portanto, qualquer coisa que possa impedir ou prejudicar o normal funcionamento da ventoinha é algo que se deve ter atenção porque se pode tornar perigoso. Não só é um risco para o equipamento como para o próprio utilizador porque pode provocar um incêndio.

Então quais são as melhoras formas de conseguir manter o sistema de refrigeração do nosso equipamento a funcionar normalmente? Mostramos-lhe a seguir algumas dicas simples que ajudam a adiar um serviço de manutenção do seu computador relacionado com o seu aquecimento:

 

  • Não utilize o portátil na cama ou numa superfície macia. Quando utiliza o seu computador portátil numa superfície macia está a força as ventoinhas a trabalharem mais para conseguirem refrescar os seus componentes internos. Isso acontece porque a superfície onde está o portátil é sugada pelos orifícios de entrada e isso impede a circulação correta do ar. Além disso, essas superfícies têm muitas vezes cotão, pelos, poeira e detritos que também são sugados para dentro do computador, entupindo o sistema de refrigeração.
  • Utilize o portátil numa superfície dura, plana e limpa. Procure sempre um local estável, limpo e que não tenha nenhuma toalha ou pano para utilizar o seu computador. É sem dúvida a melhor maneira de conseguir manter a ventoinha do seu portátil desbloqueada e protegida contra poeira e detritos.
  • Substitua a ventoinha se perceber que está com problemas. Como o tempo e o acumular de detritos, as ventoinhas vão perdendo a sua capacidade de refrigeração. Procure uma loja de informática e peça para limpar ou substituir a ventoinha e a pasta térmica do seu computador quando notar algum problema de aquecimento ou algum tipo de ruído estranho.

 

Sim, é um fato, a ventoinha dos computadores portáteis podem facilmente sugar pelos, cotão, migalhas e poeiras. É uma coisa que muitas vezes nem nos apercebemos, mas com o passar do tempo vamos notando o aumento do barulho do funcionamento da ventoinha ou o gradual aumento do aquecimento do computador.

O ideal é fazer uma manutenção regular do sistema de refrigeração do nosso computador. Dependendo do tipo de utilização, e do facto de termos ou não animais de estimação em casa sugerimos que de 2 em 2 anos leve o seu computador a uma loja de informática para realizar uma manutenção preventiva.

Recomendamos a substituição da ventoinha sempre que ela está com problemas. No entanto, há quem prefira mitigar o problema com a utilização de mesas de refrigeração que se colocam por baixo dos computadores portáteis, não para resolver o problema, mas para ajudar a arrefecer o que a ventoinha já não consegue.

O ideal é, independentemente de quão ocupado esteja, reservar sempre algum tempo para limpar o seu computador para evitar o acumular de poeira. Muitos de nós já estamos consciencializados que devemos manter os computadores portáteis limpos, mas ainda é comum encontramos utilizadores que negligenciam a limpeza física do seu equipamento.

Devemos não só limpar o ecrã, o teclado como também o ambiente onde estamos a utilizar os nossos equipamentos eletrónicos. Lembre-se que um computador portátil sujo e cheio de poeira pode super aquecer e facilmente avariar. Por isso, certifique-se de realizar regularmente uma limpeza física para reduzir o risco de avarias e também manter o seu computador livre de poeira e germes.

Também é importante ter as mãos limpas quando utilizamos o teclado e o rato do computador portátil. Se estiveram sujas pode danificar esses componentes com ricos e manchas. Limpar as mãos ajuda a preservar os revestimentos do teclado e do rato do seu portátil porque as pequenas partículas de sujidade podem arranhar a sua superfície. Ou seja, se mantiver as mãos limpas irá certamente reduzir o desgaste do seu computador.

Outro cuidado que também deve ter é certificar-se que quando o computador estiver desligado, o teclado não tem partículas ásperas ou pequenos objetos que possam danificar a ecrã do seu computador. Se fechar o computador portátil sem limpar essas partículas do teclado irá danificar o ecrã, nem que sejam pequenos micro-riscos.

Se precisar de limpar o seu computador mais profundamente, por exemplo no interior, recomendamos que peça ajuda ao seu profissional de informática.

 

7 dicas para evitar avarias nos computadores portáteis 8

 

6 – Proteja o portátil das diferenças de temperatura

Outra recomendação que pode prolongar a vida do seu computador portátil está relacionada com as diferenças de temperatura. Antes de ligar o portátil deve deixá-lo ambientar-se à temperatura do novo local para onde o levou. Também não deve expor o seu computador ao calor da luz solar. Estas mudanças rápidas de temperatura podem provocar condensação nos componentes que estão dentro do computador.

Sim, os equipamentos eletrónicos sofrem muito com temperaturas extremas. Sabia que os ecrãs de cristal líquido mais conhecidos como “LCDs” dos computadores portáteis podem realmente congelar? Os computadores foram criados para funcionarem dentro de uma gama de temperaturas considerada segura. Essas temperaturas andam normalmente entre os 10 e os 35 graus centígrados. Ou seja, são a temperatura ideal do ambiente externo onde o portátil funciona corretamente sem problemas de sub, nem super, aquecimento.

Nunca deixe um computador portátil ou outros equipamentos eletrónicos, mesmo que estejam numa mala bem acolchoada e isolada, na mala do seu carro, sobretudo se estiver num clima frio ou quente por longos períodos. O portátil pode congelar ou super aquecer de tal forma que pode perder todos os seus dados que tem guardados no disco.

Depois de trazer um computador portátil de um local muito frio ou muito quente, deve esperar um pouco para que ele se consiga “adaptar” à temperatura ambiente desse novo local, antes de o voltar a ligar. Só não precisa de ter este cuidado se tiver um portátil dos “resistentes” que já foram criados para funcionarem em condições climáticas extremas.

Nunca ligue um computador com ecrã LCD se suspeitar que está congelado nem tente utilizar fontes externas de calor para o aquecer ou descongelar. Deve deixar o seu computador portátil aquecer ou arrefecer sozinho até chegar à temperatura ambiente do local onde está, antes de o voltar a ligar.

Ou seja, não deve utilizar dispositivos como, por exemplo, aquecedores para tentar aumentar ou manter a temperatura de um portátil que quer utilizar num local em que as temperaturas estão abaixo do recomendado. O mesmo se aplica a um portátil que esteja muito quente e que quer arrefecer utilizando um dispositivo externo.

Os computadores não conseguem suportar variações de temperatura muito rápidas porque os seus componentes internos não foram construidos a pensar nisso. Se utilizarmos dispositivos para os arrefecer ou aquecer rapidamente podemos criar problemas já que eles não conseguem distribuir a temperatura corretamente. Ou seja, pode estar a aquecer ou a arrefecer os componentes erradas e danificar o equipamento.

Outra dica importante é nunca utiliza o portátil enquanto ele ainda estiver dentro de uma bolsa ou da mala. Certifique-se sempre que desliga completamente o computador quando o guarda na mala de transporte. Lembre-se que na mala ele não terá espaço suficiente para o ar conseguir circular livremente e irá acumular o calor de tal forma que pode avariar.

Sim, de facto, uma das melhores maneiras de conseguir matar completamente um computador portátil é deixar que ele super aqueça ao ponto de danificar irremediávelmente os seus componentes internos. São normalmente os componentes mais valiosos como o processador ou o chip gráfico que inviabilizam a sua reparação.

Como já vimos, também há danos provocados pelas temperaturas muito baixas, mas os mais comuns estão relacionados com as temperaturas altas. As pequenas ventoinhas dos portáteis servem para manter os computadores frescos, mas não são suficientes para evitarem o super aquecimento se os sobrecarregarmos.

Mostramos-lhe a seguir algumas dicas simples que deve seguir para evitar que o seu computador portátil aqueça demasiado e assim conseguir prolongar um pouco mais a sua vida útil:

 

  • Evite utilizar o portátil muito tempo sem interrupções. Se precisar de utilizar o seu computador portátil por horas a fio e perceber que ele começa a super aquecer, o melhor é desligá-lo durante algum tempo para que ele consiga arrefecer um pouco antes de o voltar a utilizar.
  • Não deixe o seu portátil em locais muito quentes. Deixar o seu computador exposto ao sol ou em zonas muito quentes como dentro de um carro é meio caminho andado para o desastre. Os carros são conhecidos por atingir temperaturas extremas. Muito calor irá afetar o funcionamento dos componentes internos do equipamento, aumentando efetivamente a probabilidade de surgirem avarias.
  • Não tape a ventoinha enquanto o portátil estiver ligado. Deve sempre evitar deixar o seu computador em superfícies de tecido onde a ventoinha terá dificuldade para circular o ar frio. Portanto, certifique-se sempre de que a sua ventoinha esteja livre para que o computador funcione de maneira ideal.

 

Muitas das vezes, estas variações de temperatura, com o passar do tempo, vão causando pequenos danos, que muitas vezes o utilizador nem se apercebe. Só dá conta quando as borrachas de proteção do portátil se começam a descolar, e os plásticos a ficar cada vez mais quebradiços.

Resumindo, permitir que o seu computador portátil congele ou super aqueça regularmente irá certamente reduzir significativamente a sua vida útil. O mais provável é que, por causa dessas diferenças de temperatura a que ele é sujeito, tenha que o levar mais vezes às lojas de informática para reparações que, com outro tipo de cuidados, seriam desnecessárias.

 

7 dicas para evitar avarias nos computadores portáteis 9

 

7 – Outra dicas úteis para proteger o portátil

Nos capítulos anteriores mostramos alguns dos problemas mais comuns que os computadores portáteis apresentam e os cuidados que devemos ter para evitarmos que surjam esses danos físicos. Neste capitulo, descrevemos alguns dos problemas menos comuns que por vezes nos aparecem na loja e que também pode evitar se seguir alguns dos conselhos que indicamos a seguir.

 

Ligue os periféricos e os acessórios com cuidado

Cada acessório ou periférico que utiliza tem uma ficha específica para o poder ligar a uma porta específica do seu computador portátil. Se não tiver o cuidado suficiente e tentar utilizar a porta errada, certamente que irá danificar o seu equipamento. Normalmente as reparações das portas de ligação dos computadores portáteis são caras porque envolvem a soldagem na placa principal, acarretando um risco acrescido.

Por isso, antes de ligar seja o que for ao seu computador portátil, certifique-se sempre que está a fazê-lo no local certo para evitar danificar tanto a ficha do acessório como aporta do computador. Se é a primeira vez que o está a fazer e não tiver certeza, consulte, por exemplo, o manual do acessório, do periférico ou do próprio computador.

 

Proteja o seu portátil da chuva

Infelizmente, cada vez mais o clima é imprevisível. Por isso, se viajar ao ar livre ou costumar andar de bicicleta com o seu computador portátil, durante a estação chuvosa, é importante protegê-lo de algum imprevisto relacionado com a chuva. Se o molhar, é muito provável que fique danificado e tenha de o reparar, quando isso é possível.

Para evitar esses problemas, basta utilizar, por exemplo, uma mochila para computador portátil que seja 100% impermeável. Mas, se não tiver uma mochila impermeável, então compre uma capa de proteção para a chuva. É um objeto que pode facilmente trazer sempre consigo porque pode ser amassados ​e guardado num local pequeno sem ocupar muito espaço.

Se for apanhado desprevenido pela chuva e não tiver uma mochila impermeável nem uma capa de proteção, que melhor que pode fazer é colocar imediatamente o seu computador dentro de um saco plástico grande o suficiente para o conseguir proteger da chuva. Certifique-se sempre que antes de guardar e transportar o seu computador ele está completamente desligado.

 

Mantenha o seu portátil atualizado

De facto, os vírus informáticos não conseguem, por si só, danificar fisicamente um computador portátil. No entanto, conseguem manipular alguns dos programas que controlam alguns dos componentes do seu computador. Podem, por exemplo, aumentar a utilização do processador e reduzir a velocidade da ventoinha de refrigeração. Com isso provocam um super aquecimento do portátil que a médio longo prazo pode acabar por danificar os seus componentes.

Por isso, se tem um computador com vários anos, é bom verificar se a proteção contra vírus está atualizada e se tudo funciona conforme o recomendado pelos especialistas. Garantir que o seu computador está totalmente protegido contra malware e vírus é uma ótima maneira de prolongar a sua vida útil e evitar falhas prematuras.

Se tiver dúvida, o melhor é contactar uma empresa de informática com técnicos informáticos especializados que o ajudem a escolher a melhor ferramenta para instalar no seu computador para não ser mais uma vítima dos ataques informáticos cada vez mais comuns nos dias que correm.

 

Evite riscos de segurança desnecessários

Por falar em riscos de segurança, existem outras formas de proteger o seu computador portáteis de danos físicos. São sobretudo dicas úteis nesta altura das nossas vidas em que cada vez mais o local de trabalho passou dos escritórios para as nossas próprias casas. Protegem-nos de riscos como o roubo, incêndio e inundações, responsáveis por danos nos computadores portáteis e que muitas vezes não valorizamos.

Por isso, se costuma andar com o seu computador, tranque sempre as portas e as janelas do seu carro e evite mostrar o seu portátil ao sair de casa ou do escritório. Tenha um extintor adequado junto de si ou das suas infraestruturas de TI para o caso de acontecer alguma desgraça. Não deixe o seu computador numa mala no chão porque pode haver uma inundação e os computadores não sabem nadar.

 

7 dicas para evitar avarias nos computadores portáteis 10

 

Perguntas frequentes

Apesar de termos tentado esclarecer a maioria das suas dúvidas nos capítulos anteriores respondemos a seguir a algumas das perguntas mais frequentes sobre danos físicos em computadores portáteis e a sua vida útil.

 

Como avariam a maioria dos portáteis?

A maioria dos computadores portáteis, avariam por causa de quedas e danos graves, como pisadelas, esmagadelas em portas de carros, etc. Por isso, deve tentar cuidar sempre do seu computador portátil, prestando atenção ao local onde o utiliza e como o transporta e guarda. Recomendamos que transporte o seu computador portátil sempre em malas e mochilas que sejam seguras e bem acolchoadas para conseguir uma proteção extra.

 

O carregador sempre ligado estraga a bateria do portátil?

Pode utilizar o seu computador portátil de forma intensiva por longos períodos de tempo mantendo mais ou menos saudável a sua bateria. Para isso, não deve deixar que a bateria do seu portátil descarregue completamente porque aumentará a probabilidade de ela ter problemas. Apesar das baterias mais recentes não ficarem viciadas como as mais antigas, o ideal será carregá-la como recomendam a maioria das marcas.

Ou seja, ligar o carregador quando o computador estiver com menos de 5% de bateria até que fique 100% carregada. Depois de estar carregada deve desligar o carregador até que volte a descarregar. Ou seja, fazer os ciclos de carregamento e descarregamento para manter as células da bateria saudáveis.

 

Um computador portátil pode sobreviver a uma queda?

Os computadores portáteis podem sobreviver a uma queda dependendo da altura que caem e da superfície onde batem. A maioria dos computadores portáteis estão preparados para aguentarem com pequenas quedas. No entanto, ajuda a prolongar a vida do seu computador se nunca o deixar cair. Isto porque, por mais robusto que ele seja, possui componentes delicados que exigem o máximo do nosso cuidado.

 

YouTube video

 

Conclusões

De facto, existem inúmeros fatores que podem fazer com que um computador portátil avarie e neste artigo tentamos descrever alguns deles. Também tentamos dar algumas dicas sobre o que pode fazer para garantir que o seu portátil dure o maior tempo possível.

Deve, por exemplo, manter o seu portátil fresco, ser cuidadoso ao manuseá-lo, tratar o cabo do carregador com cuidado, abrir e feche a tampa corretamente, assegurar-se que a ventoinha respira, e carregar e descarregar a bateria corretamente. Já para não falar no cuidado que deve ter com o seu transporte e armazenamento.

Infelizmente, os computadores portáteis não são construídos para durar para sempre, aliás, a grande maioria dura em média 5 anos. No entanto, se conseguir seguir estas pequenas dicas, irá prolongar a vida útil do seu computador portátil por mais alguns anos.

Sim, os computadores são objetos tecnológicos bastante frágeis, muito propensas a sofrerem danos devido à sua mobilidade. No entanto, se seguir todas as medidas preventivas deste artigo, as hipóteses disso acontecer são bastante baixas.

Mas se por alguma razão o azar bater-lhe à porta, não tente resolver o problema sozinho, a menos que seja um técnico. Traga-nos o seu computador. No informatico.pt temos técnicos especializados que certamente o irão ajudar a resolver o problema da melhor forma possível.

Não deixe que os problemas do seu computador portátil se arrastem porque normalmente quanto mais tempo passa, piores ficam as coisas. Sinta-se à vontade para entrar em contacto connosco hoje mesmo e contar-nos os problemas do seu computador. Ficamos felizes por conseguirmos ajudar a reparar os seus computadores pelo preço mais justo e no menor tempo possível.

 

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

ARTIGOS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

NOTIFICAR-ME
Notificar-me sobre
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.