Informatico.pt-Assistencia-a-Distancia

Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

Descubra 13 dicas simples para aumentar a segurança online

A segurança virtual tornou-se numa das maiores preocupações da atualidade. Afinal, uma grande parte do que fazemos e guardamos digitalmente é online. Isso faz com que aumentem os riscos em casos de ataques informáticos. Com muitos portugueses ainda a trabalhar em regime de teletrabalho, manter a internet segura é ainda mais importante. Isto porque, os dados em questão não são apenas os nossos, mas sim os de toda a empresa.

Porém, tal como aumentaram os perigos, também as formas de proteção foram aprimoradas. Existem diversas aplicações capazes de manter a nossa vida virtual muito mais segura, nas mais diversas formas.

Basicamente, evitam que algumas empresas nos controlem, protegendo as nossas contas que utilizamos em websites e plataformas online. Isso faz com que os nossos dados de navegação sejam encriptados o que mantém os nossos equipamentos protegidos contra alguns vírus.

Neste artigo, selecionamos algumas das melhores aplicações que o podem ajudar a melhorar a segurança online. Servirão sobretudo para proteger o seu equipamento e os seus dados da maioria dos perigos que uma navegação insegura pela internet pode trazer.

 

Descubra 13 dicas simples para aumentar a segurança online 1

Fonte: Pixabay

 

Navegar com segurança

De facto, a maioria das pessoas, não se arriscam a utilizar novos navegadores de internet. Normalmente, utilizam os browsers (navegadores) que já vêm instalados nos sistemas operativos dos computadores e telemóveis. Porém, existem alternativas muito mais seguras do que os mais conhecidos e utilizados navegadores.

 

1 – Brave

O Brave é um navegador muito bom que já vem com um sistema de bloqueio de publicidade indesejada. Ou seja, navegará tranquilo pela internet sem ver nenhum anuncio irritante. Mas, o mais importante, relativamente à segurança, é que este browser consegue impedir que os sites recolham dados sobre a sua navegação sem o seu consentimento.

Aparentemente, este tipo de recolha de dados até parece ser inofensiva. No entanto, as empresas aproveitam-se disso para depois nos bombardearem com anúncios personalizados de acordo com os nossos gostos pessoais.

Além disso, também existe o perigo desses dados serem roubados, e irem parar a mãos de pessoas mal intencionadas que nos podem causar grandes estragos. Por isso, é melhor prevenir-se e certificar-se sempre que os sites a que acede não violam a sua privacidade recolhendo dados sem a sua autorização.

Outra funcionalidade muito interessante do Brave é que pode pagar-lhe pequenas quantidades de dinheiro se aceitar ver alguns anúncios publicitários. Pode valer a pena a longo prazo, sobretudo se for daqueles que tal como nós, que passa muito do seu tempo a navegar pela internet.

Este navegador está disponível tanto para telemóveis como para computadores.

Site: Brave

 

2 – Firefox Focus

O Mozilla Firefox é conhecido por ser um dos navegadores mais seguros relativamente a maioria dos seus concorrentes. A versão Focus, exclusiva para telemóveis, mantém tudo ainda mais protegido, já que tem um sistema que bloqueia automaticamente a recolha de dados de navegação.

Na prática, a experiência de navegação no Firefox Focus funciona mais ou menos como funcionam as janelas privadas que existem em alguns navegadores. Ou seja, nada do que fizer online será guardado no computador, a não ser que mantenha a janela aberta. Além disso, é um browser que nunca regista o seu histórico de navegação.

Site: Firefox

 

Descubra 13 dicas simples para aumentar a segurança online 2

Fonte: Pexels

 

Passwords Seguras

Um dos maiores riscos que corremos ao navegar na internet é que as nossas contas pessoais sejam invadidas por criminosos que depois a utilizam para fins ilícitos.

No entanto, existem varias soluções que pode adotar para manter as suas palavras-passe mais seguras de forma a evitar que sejam descobertas e utilizadas sem o seu consentimento.

 

3 – 2FAS Auth

O 2FAS Auth é uma aplicação de segurança que pode instalar no seu telemóvel. Basicamente, é um sistema de autenticação em dois fatores que permite o registo de chaves na maioria dos sites online.

Para isso basta entrar, por exemplo, na sua conta do Facebook, Instagram ou e-mail, e escolher a opção de autenticação com dois fatores.

Depois, a aplicação irá ligar-se automaticamente à sua conta para que, sempre que tentar fazer login, terá que digitar um código que irá aparecer na aplicação 2FAS Auth durante apenas 30 segundos.

É como se a sua Password estivesse a ser alterada constantemente. Isso consegue garantir-lhe que ninguém conseguirá aceder a nenhuma das suas contas, a não ser que tenha o seu telemóvel.

Site: 2FAS Auth

 

4 – Dashlane

A melhor coisa que podemos fazer para manter as nossas contas mais seguras é utilizar Passwords extremamente fortes.

Isso significa que devem conter de forma intercalada e aleatória, números, letras maiúsculas, minúsculas e símbolos.

Além disso, o ideal é nunca ter a mesma Password em mais do que um site. Isto porque, se tiver o azar de lhe roubarem a Password de um site vão conseguir aceder também aos outros sites que utilizam a mesma Password.

Mas, compreendemos perfeitamente que não é nada fácil para não dizer impossível decorar tantas Passwords aleatórias.

Por isso é que existe a ferramenta de segurança Dashlane que funciona basicamente como um gestor de Passwords que as guarda e sincroniza entre os seus computadores e telemóveis.

A aplicação é protegida por uma Password mestre que guarda com segurança todas as outras que vai gerando para os diferentes sites em que se regista.

Além disso, também pode ligar a aplicação diretamente aos sites que mais utiliza o que lhe permite autenticar-se de forma rápida e simples.

Site: Dashlane

 

5 – Bitwarden

Os serviços do Bitwarden são muito parecidos com os do Dashlane, já que a principal função da aplicação é gerir as suas Passwords numa única plataforma.

Uma das características desta ferramenta é ser capaz de gerar Passwords seguras utilizando caracteres aleatórios.

Além disso, e à semelhança da ferramenta anterior, também tem recursos de sincronização que lhe garantem que as suas Passwords estarão sempre disponíveis nos seus equipamentos.

Site: Bitwarden

 

Descubra 13 dicas simples para aumentar a segurança online 3

Fonte: Pexels

 

Redes Privadas Virtuais – VPN

Infelizmente, a utilização de uma VPN (Virtual Private Network) é um pouco mais complicada do que apenas instalar uma aplicação. Mas as vantagens de utilizar uma rede privada virtual compensam o esforço. De facto, é uma das formas mais confiáveis de conseguirmos manter a nossa segurança enquanto navegamos pelo mundo da internet.

Basicamente, se utilizar uma VPN todos os seus dados passarão a ser encriptados e o seu IP será oculto de tal forma que ninguém conseguirá obter essa informação enquanto navega. Isso evita por exemplo que seja vítima de ataques de piratas informáticos, programas de espionagem, keyloggers e qualquer outro software malicioso criado para roubar as suas informações.

Por isso, se estiver em regime de teletrabalho, a utilização de uma VPN é praticamente obrigatória. Um estudo realizado pelo site Mago da Tecnologia analisou a quantidade de pesquisas por serviços VPNs durante os últimos anos. Nesse estudo descobriu que o maior das pesquisar por sistemas VPN aconteceu em março de 2020, justamente no início da pandemia, quando o teletrabalho se tornou mais comum. Resumidamente as pesquisas cresceram 177% no espaço de um mês.

Mas, como o serviço prestado por estas aplicações é muito complexo, grande parte delas é paga. Por isso, listamos os 10 melhores serviços de VPN da atualidade para o ajudar a escolher a solução que melhor se adequa aquilo que precisa. Veja a seguir alguns desses serviços mais relevantes:

 

6 – NordVPN

O NordVPN tem um sistema de encriptação muito avançado, o que nos garante ainda mais segurança quando navegamos pela internet.

Pode utilizar este serviço em todos os seus equipamentos desde computadores, telemóveis, routers e Smart TVs. Isso garante-lhe que não haverão falhas de segurança para que os criminosos invadam a sua rede.

Site: NordVPN

 

7 – ExpressVPN

A ExpressVPN é uma empresa de segurança que conta com mais de 3000 servidores espalhados por 94 países de todo o mundo. Os seus serviços VPN irão proporcionar-lhe não só uma ligação à internet mais segura, como também uma ligação mais rápida.

Este provedor é perfeito para proteger a sua privacidade e as suas informações online. ExpressVPN é fácil de utilizar e permite-lhe aceder a serviços de stream sem limitações e navegar pela internet sem que olhos bisbilhoteiros invadam a sua privacidade.

Apesar de ser um sistema VPN um pouco mais caro, definitivamente vale o dinheiro.

Site: ExpressVPN

 

Descubra 13 dicas simples para aumentar a segurança online 4

Fonte: Pixabay

 

Programas Antivírus

Sabia que o que fazemos online também pode afetar o nosso equipamento, mesmo quando não estamos ligados à internet?

Por isso, mesmo quando temos todos os cuidados ao navegar na Internet, é muito importante também termos sempre uma boa aplicação antivírus instalada nos nossos equipamentos.

Com isso, ficamos mais protegidos evitando potenciais ameaças ao roubo ou à violação dos nossos dados pessoais.

 

8 – Kaspersky

O Kaspersky é um dos antivírus mais bem classificados no mercado. Possui algumas versões mais simples e gratuitas tanto para computadores, como para telemóveis.

É uma solução de segurança que consegue manter a própria base de dados atualizada de forma a lidar com as novas ameaças que surgem todos os dias.

A empresa também divulga informações sobre os novos ataques que vão surgindo. Realiza investigações constantes sobre segurança virtual, sendo uma ótima fonte de informação sobre o tema.

Além de fazer as verificações contra os malwares, o Kaspersky também tem ótimas funcionalidades para os telemóveis. Com ele, conseguirá bloquear e até localizar o seu equipamento em caso de roubo.

Site: Kaspersky

 

9 – BitDefender

O BitDefender deixou de ser um simples antivírus e passou a proteger não só os seus dispositivos, como também a sua privacidade. O BitDefender oferece não só excelente proteção contra malware, mas também uma variedade de recursos de privacidade, como VPN, anti-tracker, monitor de microfone e proteção de webcam.

A sua maior qualidade é a sua capacidade de deteção e limpeza de ameaças. Além disso, também é reconhecido por não afetar o desempenho do seu equipamento. Está disponível tanto para computadores como para smartphones.

Site: BitDefender

 

10 – Avast

O software de segurança Avast é eficiente para todos os que utilizam muito o telemóvel para acederem à internet.

Tem um sistema de proteção contra links potencialmente infetados e é capaz de detetar ameaças até nas mensagens recebidas por SMS. Atualmente, tornou-se muito comum receber mensagens SMS com ligações para sites potencialmente perigosos que nos roubam os dados pessoais para fins ilícitos.

Com o Avast, também receberá uma avaliação sobre a segurança de uma rede wi-fi antes de ligar o seu equipamento a essa mesma rede.

Site: Avast

 

11 – Security Master

O principal público alvo do Security Master são os utilizadores dos smartphones.

Além de funcionar como um bom antivírus, também é capaz de bloquear determinadas aplicações e números de telemóvel. Basicamente, consegue livrar-nos daquelas ligações incómodas que atrapalham a nossa rotina.

Possui uma funcionalidade interessante que tira uma selfie se algum intruso tentar aceder ao seu telemóvel.

Site: Security Master

 

Descubra 13 dicas simples para aumentar a segurança online 5

Fonte: Pexels

 

Encriptar a Informação

Se trabalha com ficheiros confidenciais ou informações que lhe podem causar muitos problemas se forem roubadas, o ideal é encriptar todos os seus ficheiros. Basicamente, depois de encriptados ficam ilegíveis a qualquer pessoa que não tenha a password de desencriptação. É um procedimento muito útil quando tratamos de informação sensível e para o conseguir existem algumas soluções informáticas que pode utilizar. Mostramos a seguir alguns desses sistemas de segurança:

 

12 – VeraCrypt

O VeraCrypt é um sistema de segurança capaz de criar um disco virtual encriptado dentro de um ficheiro ou então se preferir pode encriptar todo o seu disco rígido.

Basicamente, se algum criminoso conseguir aceder ao seu equipamento, não irá conseguir ter acesso às suas informações porque estão encriptadas com uma Password.

Este sistema torna os seus dados pessoais muito mais protegidos das ameaças informáticas.

No entanto, isso só é possível utiliza-lo no computador.

Site: VeraCrypt

 

13 – Predator

Já pensou em bloquear o seu computador da mesma maneira que bloqueia o seu telemóvel com as suas impressões digitais ou um sistema de reconhecimento facial?

Sim, no computador pode fazê-lo com o sistema de segurança Predator que a única coisa que precisa é de uma vulgar pen-drive.

Basicamente, esta aplicação permite-nos transformar uma pen drive numa chave de bloqueio do nosso computador.

O computador só funcionará se, colocar a sua pen-drive (chave) numa das postas USB. Ou seja, se tiver a pen-drive no computador e liga normalmente se não tiver a pen-dive no computador ele não irá ligar.

Além disso, se tiver de se afastar do computador basta levar a sua chave de acesso (pen-drive) para o bloquear automaticamente e assim o manter protegido de olhares indiscretos.

O sistema, simplesmente bloqueia o rato e o teclado e ainda escurece o ecrã, impossibilitando a sua utilização por parte de qualquer pessoa.

Site: Predator

 

 

Outras dicas importantes para manter a segurança na internet

Por mais eficazes que sejam as aplicações, não serão capazes de nos proteger se a forma como utilizamos a internet for inadequada. Aliás, somos sempre os principais responsáveis por grande parte da nossa própria segurança, o que torna importante as dicas a seguir.

Atualmente, é fundamental verificar a veracidade de tudo o que recebemos, seja por aplicação de mensagens ou por e-mail. Se algum conhecido lhe enviar algum link que exija algum dado pessoal, pense duas vezes antes de clicar e escrever qualquer coisa. Lembre-se sempre que algum criminoso pode estar a utilizar as informações das pessoas que conhecemos para nos tentar enganar.

Alguns estudos indicam que Portugal é o segundo país com mais vítimas do phishing, prática que consiste na criação de páginas falsas para roubar dados.

Além disso, também deve ter cuidado com os conteúdos a que acede online. Os sites inseguros são muito perigosos para os nossos equipamentos e sobretudo para os nossos dados.

Evite sempre fazer download de softwares pirateados, isto porque, além de estar a cometer um crime, lembre-se que nada é de graça.

A maioria desses programas vem com alguma aplicação maliciosa escondida e nos telemóveis isso acontece ainda com mais frequência. Basicamente, nunca instale aplicações de fontes desconhecidas.

Antes de se registar num site ou instalar uma aplicação, dê pelo menos uma vista de olhos aos termos e condições que o site deve ter por obrigação legal. Muitas vezes, uma aplicação que parece muito simples recolhe dados pessoais extremamente sensíveis e desnecessários para o cumprimento da sua função.

Fique atento também aos locais onde acede à internet. O ideal é evitar redes wi-fi de lugares públicos. Mas, se isso não for possível, procure não realizar nenhuma transação financeira enquanto utiliza estas redes, dando preferência à rede móvel do seu telemóvel.

Todas as aplicações que utilizar para aumentar a sua segurança online, devem estar sempre atualizadas. Tenha em mente que os cibercriminosos são cada vez mais criativos e que os softwares precisam de se atualizar sempre para combater as últimas ameaças. O sistema operativo do seu telemóvel e do seu computador também deve estar sempre com a versão mais recente.

A prevenção também é importante. Por isso, mantenha todos os seus dados guardados em algum serviço de armazenamento na nuvem seguro e confiável. Dessa maneira, caso o pior aconteça e alguém encripte as suas informações, não ficará nas mãos dos piratas informáticos para ter os seus ficheiros e dados de volta.

Por fim, mas não menos importante, nunca perca de vista o seu equipamento. Atualmente, os softwares de espionagem tornaram-se muito populares. Se uma pessoa mal-intencionada apanha o seu telemóvel pode instalar uma aplicação para ter acesso a tudo o que faz ou tem no seu telemóvel. Ou seja, nunca confie o seu equipamento a pessoas em que não confia porque toda a sua vida virtual poderá ficar comprometida.

 

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

.

ARTIGOS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

Leave a Reply

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
.

×