Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

Como otimizar o desempenho do disco SSD – 10 ajustes simples

Nos últimos anos, apesar de aumentar a capacidade de armazenamento dos discos SSD ou, unidades de estado sólido, os preços continuam a baixar. A maioria dos novos computadores, tanto fixos como portáteis, já vêm com discos SSDs de tamanho considerável de 500GB ou mais. Todas essas novas unidades de armazenamento SSD substituíram os tradicionais HDDs que eram baseados em sistemas mecânicos compostos por “pratos”. No entanto, tanto os antigos discos HDD como os novos SSD precisam de ser otimizados para se conseguir obter o máximo rendimento. Infelizmente, a maioria dos utilizadores não está ciente das diferenças nos procedimentos regulares de configuração e manutenção que precisam os novos discos SSD.

Como otimizar o desempenho do disco SSD - 10 ajustes simples 1

O ideal é não deixar a saúde do seu disco SSD entregue ao acaso, para isso existem outras plataformas como a Bet22 que pode utilizar para tentar a sua sorte e que lhe podem trazer mais retorno. De facto, a tecnologia de um disco SSD, por si só, é muito mais rápida que um disco tradicional mecânico. No entanto, um disco SSD se for instalado e configurado corretamente terá uma velocidade e desempenho muito maiores, além de se tornar mais confiável e aumentar a sua vida útil. Os mais recentes sistemas operativos (Windows 7, 8, 10 e 11) já fazem um bom trabalho no que diz respeito as suas configurações SSD. Mas ainda existem algumas dicas que partilharemos consigo neste artigo. Basicamente, são pequenos ajustes que pode fazer e que lhe permitem aproveitar ao máximo o seu novo disco SSD que instalou no seu computador com Windows.

Isenção de responsabilidade: Neste artigo descrevermos algumas alterações no registo do Windows e outras configurações avançadas do sistema. O Informatico.pt não será responsável caso cometa algum erro que cause danos à instalação do seu sistema operativo Windows. Ou seja, proceda com cautela e por sua conta e risco. Se não se sentir à vontade para executar as configurações que indicamos, procure um profissional porque algumas delas podem causar problemas no seu computador, inviabilizando a sua utilização e eventualmente a perda dos seus dados.

 

1 – Alterar a BIOS para o modo AHCI

Antes de instalar o Windows num novo SSD, deve primeiro aceder à BIOS da placa-mãe (motherboard) do seu computador e ativar o modo AHCI (Advanced Host Controller Interface). Ou seja, deve substituir a opção IDE na área de configuração do controlador SATA pela opção AHCI, se tiver essa opção, claro. Também seria uma boa altura para atualizar para uma versão mais recente o firmware da sua BIOS antes de começar a instalação do Windows. Lembramos que os sistemas mais antigos não têm esta opção, mas a maioria das placas-mãe mais recentes já suportam a tecnologia AHCI. Se a sua BIOS já estiver configurado para utilizar o AHCI, não mexa em nada e deixe conforme está. De facto, normalmente o sistema IDE é a opção padrão que se utiliza ao instalar um disco HDD normal. Por isso, se trocou o disco por um SSD, é preciso alterar para a tecnologia AHCI. Logo que faça essa alteração, se o computador tiver mais que um disco SSD poderá fazer a troca a quente de um disco avariado ou com problemas sem ter de desligar o computador. Além disso, essa alteração proporcionará um melhoramento considerável no desempenho do seu equipamento que pode andar ente os 10 a 15 por cento relativamente ao modo IDE. Esta tecnologia AHCI é compatível com os sistemas operativos mais antigos, desde o Vista até aos mais recentes.

Alerta: Esta etapa deve ser sempre executada antes de instalar o sistema operativo. O computador não voltará a arrancar se instalar o sistema operativo no modo IDE e depois de instalado o alterar para o modo AHCI. Essa alteração irá obrigar a formatação e reinstalação do Windows para que o computador volte a arrancar corretamente.

No entanto, se ainda tiver um computador com o Windows 7, é possível alterar na BIOS do modo IDE para AHCI, sem ter de fazer uma nova instalação do sistema operativo. No entanto, isso irá exigir que faça algumas alterações ao “Regedit” do atual sistema operativo antes de aceder à BIOS e alternar para o modo ACHI. Mostramos-lhe a seguir como consegue fazer isso:

 

  1. Abra o menu Executar pressionando a tecla Windows + R.
  2. Digite Regedit e pressione Enter para entrar no navegador do registo.
  3. Primeiro, aceda ao registo HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\services\iaStorV e modifique o REG_DWORD Start de 3 para 0 clicando com o botão direito do rato e depois clicando em modificar.
  4. Agora aceda ao registo HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\services\msahci e siga o mesmo procedimento de modificação do valor inicial para 0.
  5. Depois que essas duas alterações forem feitas no “Regedit” do seu sistema operativo, deve reiniciar o computador, aceder à BIOS e alterar do modo IDE para o modo AHCI.

 

Como otimizar o desempenho do disco SSD - 10 ajustes simples 2

 

2 – Ativar a funcionalidade TRIM

Basicamente, o sistema TRIM permitir ao Windows dar indicações ao disco SSD sobre os blocos de dados que já não são necessários ou que já não estão a ser utilizados pelo sistema de ficheiros. Ou seja, o TRIM é um comando ATA para SSD que permite ao sistema operativo dar instruções a um disco SSD sobre os blocos de dados que precisam de ser apagados ou os blocos que estão prontos para serem reutilizados. É um comando compatível com os discos SSD que tenham a interface SATA.

Se o TRIM não estiver a funcionar, muito provavelmente irá notar uma queda significativa no desempenho do seu computador. O TRIM é um sistema compatível com os mais recentes sistemas operativos, sobretudo a partir do Windows 7.

 

Como funciona a função SSD TRIM?

Para conhecer a funcionalidade deste comando, primeiro temos de perceber como funciona um disco SSD. A unidade básica para a leitura e gravação de dados num disco SSD chama-se “page” e ao conjunto de 128 “pages” dá-se o nome de bloco de dados. Quando é dado um comando para apagar alguns dados, o disco SSD começa por limpar todo o bloco que contém a “page” necessária e depois copia os dados para outro bloco. Em seguida, restaura todas as outras “pages” do bloco, exceto a “page” que limpou.

O comando TRIM permite que o sistema operativo Windows dê instruções aos disco SSD sobre qual é exatamente a “page” de dados que deve limpar. Por isso é que o disco SSD não precisa de limpar um bloco inteiro de dados para depois ter de restaurar. Ele pode apagar apenas a “page” necessária para o sistema operativo. Assim, a gestão do espaço de armazenamento disponível pelo controlador do drive do disco SSD torna-se mais eficiente.

 

Quais as vantagens do sistema TRIM?

Existem algumas vantagens em ativar o sistema TRIM em discos Solid State Drive sobretudo no sistema operativo Windows. Com o sistema TRIM ativo, os discos SSD não precisam de limpar todo o bloco de dados. Em vez disso, só têm de limpar apenas a “page” necessária que já é suficiente. Ou seja, o TRIM além de aumentar significativamente a velocidade de gravação de dados, também aumenta a vida útil dos discos SSD.

 

Quais as desvantagens do sistema TRIM?

Reconhecemos que ativar o sistema TRIM tem as suas vantagens, no entanto, não há bela sem senão. Ao ativar o recurso TRIM no seu disco SSD fará com que os dados que forem apagados sejam completamente irrecuperáveis, quer por técnicas manuais ou automáticas. Como os seus dados são muitas vezes bastante valiosos e muitas vezes não conseguimos controlar os acidentes, a opção de recuperação de ficheiros deve ser algo que devemos ter ativa. Por isso, é que normalmente sugerimos a desativação do sistema TRIM nos discos SSD.

 

Porque desativar o sistema TRIM?

Se tiver a função TRIM desativada no seu disco SSD, poderá recuperar facilmente os dados perdidos com a ajuda de software específico para o efeito. Ou seja, com a função TRIM desativada é possível utilizar ferramentas que recuperam a maioria dos dados que são apagados dos discos SSD quer sejam internos ou externos. Por isso, se precisa de mais segurança para os seus dados e pode abdicar de um pouco de desempenho e de longevidade do seu disco SSD o melhor mesmo é desativar o sistema TRIM.

 

Como verificar se o sistema TRIM está a funcionar?

Como é um sistema tão importante para o bom desempenho tanto do sistema operativo como do disco SSD devemos verificar se realmente ele está em funcionamento. Se estiver a utilizar o sistema operativo Windows 7, 8, 10 e tiver um disco SSD ligado ao seu sistema, o mais provável é que o recurso TRIM já esteja ativado. Mesmo assim, se tiver dúvidas, existe uma forma de verificar se a função TRIM está realmente ativa ou não. Mostramos-lhe a seguir algumas das etapas que deve seguir para verificar se o sistema TRIM está instalado e funcionando corretamente:

 

  1. Digite a instrução cmd no sistema de pesquisa do Windows.
  2. Assim que aparecer o icon preto do programa cmd, clique com o botão do lado direito do seu rato em cima dele e escolha a opção Executar como Administrador .
  3. Depois de abrir o programa cmd, digite esta linha sem aspas e pressione Enter: “fsutil behavior query DisableDeleteNotify

 

Como otimizar o desempenho do disco SSD - 10 ajustes simples 3

 

Se o TRIM estiver a ser executado e a funcionar aparecerá uma mensagem a dizer: DisableDeleteNotify=0 se o TRIM tiver algum problema e não estiver a ser executado aparecerá uma mensagem a dizer: DisableDeleteNotify=1.

 

Como ativar e desativar o sistema TRIM?

Para conseguir ativar o TRIM terá de continuar a utilizar o programa cms em modo Administrador. Depois basta escrever ou copiar o seguinte comendo: fsutil behavior set disabledeletenotify 0 e pressionar a tecla Enter para que o sistema TRIM seja ativado. Aparecerá uma mensagem de notificação sobre a ativação com o seguinte texto: “NTFS DisableDeleteNotify = 0”.

Se, por outro lado, quiser desativar o sistema TRIM, execute como Administrador o seguinte comando: fsutil behavior set disabledeletenotify 1 na janela do programa cmd. Quando o sistema TRIM for desativado irá aparecer-lhe uma a seguinte mensagem: “NTFS DisableDeleteNotify = 1”.

 

3 – Desativar o sistema de desfragmentação

O Desfragmentador de disco nunca deve ser executado num disco SSD. Felizmente, a partir do Windows 7, a configuração padrão da Microsoft para os discos SSD desativa a ferramenta do agendamento da desfragmentação do disco porque basicamente não é uma tarefa necessária para esse tipo de discos. Tudo o irá conseguir se executar uma desfragmentação de um disco SSD é adicionar mais desgaste, aumentando o número de gravações e diminuindo assim a vida útil do seu dispositivo.

Se por alguma razão estranha ainda estiver a executar o Windows Vista e precisar de desativar a ferramenta de desfragmentação de discos. Ou então, se quiser apenas verificar se a desfragmentação não está a ser executada no seu Windows mais recente, execute os passos a seguir:

 

  1. Primeiro, digite dfrgui no sistema de pesquisa do Windows e abra o Desfragmentador de disco .
  2. Depois, selecione o seu disco SSD na lista de dispositivos e clique em Configurar Agenda.
  3. Desmarque Executar de acordo com uma programação se estiver marcado para desativar a execução automática do desfragmentador de disco.

 

Desativar o desfragmentador de disco

 

4 – Desativar o serviço de indexação

O serviço de indexação no Windows foi criado para tornar a função de pesquisa mais rápida. Basicamente, o sistema cria um índice com a localização dos ficheiros para depois facilitar a vida ao utilizador quando ele pesquisa por algum. Ou seja, o Windows não tem de percorrer todo o disco para conseguir encontrar o que o utilizador precisa, basta-lhe apenas consultar o índice dos ficheiros.

Na verdade, este serviço foi concebido para melhorar o desempenho da pesquisa de ficheiros nos tradicionais discos mecânicos HDD. No entanto, os rápidos tempos de resposta dos discos SSDs tornaram esse serviço completamente obsoleto e desnecessário.

Além disso, o sistema de indexação é outro serviço que faz várias pequenas gravações nas unidades de armazenamento sempre que um novo ficheiro é criado, alterado ou apagado. Por isso é recomendável desativar estes serviços se quiser evitar o desgaste desnecessário do SSD e prolongar a sua vida útil.

Mostramos-lhe a seguir alguns passos simples que pode utilizar para conseguir desativar estes serviços inúteis que o Windows tem ativos e que prejudicam o desempenho e a durabilidade do seu disco SSD.

 

  1. Clique em botão Iniciar e abra o seu Computador .
  2. Procure o disco SSD que quer desativar o serviço de indexação
  3. Clique com o botão do lado direito do rato em cima desse disco e escolha a opção Propriedades .
  4. Desative a caixa ao lado de Permitir que os ficheiros desta unidade tenham conteúdo indexado além das propriedades do ficheiro.
  5. Clique no botão OK e espere até o processo terminar (pode demorar alguns minutos, depende do tamanho do disco).

 

Como otimizar o desempenho do disco SSD - 10 ajustes simples 4

 

5 – Ativar a memória cache de gravação

A memória cache de gravação pode melhorar o desempenho tanto dos discos SSDs como dos antigos HDDs. Este sistema de memória cache de gravação em disco, por padrão, já fica ativado no Windows para todas as unidades internas. Quanto às unidades externas, este recurso pode ainda não estar ativado. Mostramos-lhe a seguir como pode ativar ou desativar a memória cache de gravação nos seus discos:

 

  1. Pressione as teclas Win + R para abrir a caixa de diálogo Executar.
  2. Digite o comando devmgmt.msc e pressione a tecla Enter para abrir o Gestor de Dispositivos .
  3. Procure pelas unidades de disco
  4. Clique com o botão do lado direito do rato no disco que quer ativar/desativar a memória cache de gravação e escolha a opção Propriedades
  5. No separador Políticas, marque a opção Ativar escrita em cache no dispositivo
  6. Certifique-se que a opção Desativar esvazimanento … escrita em cache no dispositivo está desmarcada.

 

Como otimizar o desempenho do disco SSD - 10 ajustes simples 5

 

Poque não ativar a limpeza da cache de gravação

Deve verificar sempre se a caixa de seleção da opção “Desativar esvaziamento… escrita em cache no dispositivo” não está ativa. Ter esta opção ativa coloca em risco o seu sistema de ficheiros e todos os dados importantes que tem guardados no seu disco em caso de interrupções externas, como falhas de energia. Ou seja, com esta opção ativada o computador pode deixar de funcionar e perder os seus ficheiros.

No entanto, se não está preocupado com a integridade dos seus dados e quer apenas melhorar ao máximo o desempenho do seu disco SSD, ativar esta opção pode realmente aumentar a velocidade do seu equipamento. Digo pode porque, ao que parece, isso varia de unidade para unidade e de sistema para sistema. Por exemplo, a Intel recomenda que não se desative essa opção.

Se não está preocupado com a segurança dos seus dados, recomendamos que compare o desempenho do seu SSD com esta opção ativada e desativada para determinar se realmente nota alguma melhoria.

De qualquer maneira, para evitar a perda de dados, recomendamos sempre que não ativem esta segunda opção, a menos que tenham uma fonte de alimentação separada como uma UPS. Mesmo assim, se a UPS descarregar por completo, o seu computador pode desligar-se abruptamente e perder os seus documentos.

 

Posso ativar a memória cache nos discos externos?

Para os discos externos recomendamos que ative a opção Remoção rápida para desativar a escrita em cache no dispositivo e no Windows para poder desligar o disco em segurança sem utilizar o ícone de notificação “Remover Hardware com Segurança”.

Se ativar a segunda opção de Melhor desempenho irá ativar a escrita na memória cache do Windows, mas terá de utilizar o ícone de notificação e Remover Hardware com Segurança para desligar o disco externos sem perder dados.

 

Como otimizar o desempenho do disco SSD - 10 ajustes simples 6

 

O que fazer antes de ativar a memória cache?

Apesar de a memória cache de gravação em disco melhorar o desempenho do seu sistema, a ativação dessa opção pode resultar na perda de dados resultado de algum problema de hardware ou falha repentina de energia. Por isso, no Informatico.pt recomendamos que antes de fazer qualquer alteração ao seu equipamento execute primeiro uma cópia de segurança dos seus dados. Ao fazer isso, conseguirá restaurar os seus ficheiros com apenas alguns passos.

 

6 – Atualizar os drivers e firmware

De facto, a maioria do software que vem com o hardware do nosso computador (SSDs incluídos) está normalmente desatualizado. Por isso, é um bom hábito consultar, de vez em quando, o site do fabricante para descarregar os drivers e atualizações de firmware mais recentes. Isso aplica-se a todos os componentes do computador, especialmente aos drivers do chipset da placa-mãe, porque isso pode ter um enorme impacto na velocidade e confiabilidade do nosso disco SSD.

Desde o lançamento do Windows 10 que vários fabricantes lançaram atualizações para os firmwares dos seus discos SSD. No entanto, a maioria dos utilizadores, sobretudo os que não estão tão à vontade com a tecnologia, não sabem disso. O firmware de um dispositivo, ao contrário das aplicações que temos no nosso smartphone, não é atualizado automaticamente, a menos que tenhamos as ferramentas certas instaladas no computador.

O firmware dos SSDs é essencial para que eles possam funcionar de maneira suave e eficiente. Às vezes, os fabricantes são alertados para os problemas dos seus discos depois de já terem sido vendidos aos seus clientes. Outras vezes, são as versões mais recentes do Windows que podem causar alguns problemas no funcionamento e no desempenho do seu disco.

De qualquer maneira, o melhor mesmo é manter-se atualizado com o último firmware disponível para o seu disco SSD, especialmente se for um dispositivo de alto desempenho em que confia 100%.

 

7 – Otimizar ou desativar o ficheiro de paginação

Este é mais um recurso que faz diversas gravações desnecessárias no seu disco SSD e que pode diminuir significativamente a sua vida útil. Na comunidade informática há um grande debate sobre se o facto de se utilizar ou não o ficheiro de paginação. A nossa recomendação é que o mantenha ativo. Basicamente, porque o ficheiro de paginação é necessário para que o sistema operativo consiga libertar melhor a memória e aceder mais facilmente ao kernel. A outra solução seria mover o ficheiro de paginação para um disco separado, se tiver mais algum disponível.

 

Como mover o ficheiro de paginação para outro disco

 

  1. Com o botão do lado direito do seu rato em cima do icon do seu Computador e escolha a opção Propriedades.
  2. Depois clique em Definições avançadas do sistema que aparece no painel do lado esquerdo da janela.
  3. Selecione o separador Avançadas e na secção Desempenho, clique no botão Definições.
  4. Depois escolha o separador Avançadas e clique no botão Alterar… que aparece na secção Memória Virtual .
  5. Desmarque a caixa ao lado de Gerir automaticamente o tamanho do ficheiro de paginação para todas as unidades .
  6. Clique no disco onde quer que o ficheiro de paginação seja guardado
  7. Escolha um Tamanho personalizado fixo ou então o mais recomendado um Tamanho gerido pelo sistema.
  8. Clique no botão Definir e finalmente no botão OK.

 

Como otimizar o desempenho do disco SSD - 10 ajustes simples 7

 

Também pode desativar completamente o ficheiro de paginação. Para isso, basta seguir os passos anteriores de 1 a 5 acima, e depois escolher a opção Sem ficheiro de paginação, clicando no botão Definir e depois no OK para confirmar a alteração.

 

8 – Desligar o sistema de restauro

Este, talvez seja daqueles ajustes, que muitos utilizadores com discos SSD optarão por não seguir, mas se calhar deveriam. Reconhecemos que quando acontecem problemas com o sistema operativo, sobretudo os irreversíveis, o Restauro do Sistema é uma excelente ferramenta (quando funciona). No entanto, se não tiver dados importantes no computador que precisem de estar protegidos, o melhor mesmo será desativar o sistema de Restauro do Sistema. Até porque, pode sempre fazer uma imagem do seu disco para um dispositivo externo sem estar a ocupar o espaço valioso do seu SSD. Ou seja, se desativar o sistema de Restauro, irá conseguir libertar alguns GB de espaço do seu SSD. Também irá reduzir as gravações e evitará os conflitos com o TRIM que podem influenciar negativamente o desempenho do seu disco SSD.

Mostramos-lhe a seguir os passos que deve seguir para conseguir desativar o sistema de Restauro do seu Windows e assim poupar espaço e melhorar o desempenho e longevidade do seu disco SSD:

 

  1. Clique com o botão do lado direito em cima do icon do seu Computador e escolha a opção Propriedades .
  2. Clique na opção Proteção do Sistema que aparece no painel esquerdo da janela que abriu.
  3. Clique no botão Configurar.
  4. Selecione a opção Desativar a proteção do sistema.
  5. Clique no botão OK para confirmar a alteração.

 

Como otimizar o desempenho do disco SSD - 10 ajustes simples 8

 

Se não quer desativar esta opção porque tem informação importante no computador que precisa de preservar, mas, ao mesmo tempo, não quer que o sistema de restauro seja guloso e lhe ocupe muito espaço do seu disco SSD pode fazer o seguinte. Limitar a quantidade máxima de GB de espaço disponível para ser utilizado pelo sistema de restauro. Assim, à medida que esse espaço vai sendo ocupado, o sistema operativo vai apagando os pontos de restauro mais antigos deixando apenas os mais recentes.

Se notar que já tem muito espaço do seu disco SSD ocupado com pontos de restauro pode utilizar o botão Eliminar para limpar o espaço ocupado pelo sistema de restauro. Ou seja, ao clicar nesse botão irá eliminar todos os pontos de restauro que estiverem guardados no seu disco.

Lembramos, mais uma vez que, alguns dos procedimentos que sugerimos neste artigo podem influenciar a segurança dos seus dados e o funcionamento do seu sistema de informação. Por isso voltamos a recomendar que, ates de executar qualquer alteração à configuração do seu sistema, que faça uma cópia de segurança dos seus dados ou uma imagem do seu disco rígido para outro dispositivo de armazenamento externo.

 

9 – Alterar as definições de energia

O sistema de poupança de energia do Windows pode ser útil para os computadores portáteis quando se precisa de mais algum tempo de bateria. Num computador fixo de secretária, o esquema de energia do Windows deve estar configurado no máximo desempenho. Só assim é que terá a certeza que nenhum dos componentes do seu computador terá o desempenho reduzido para velocidades mais baixas, quando o Windows quiser reduzir o consumo de energia. Também pode ativar a opção de limpeza da sua reciclagem para que seja executada no seu disco SSD quando o computador não estiver a ser utilizado. Isso pode ser ativado nas configurações avançadas de gestão de energia, entre outras coisas como nunca desligar o seu disco ou desativar a suspensão do computador.

Mostramos-lhe a seguir como pode melhorar o desempenho e longevidade do seu disco SSD alterando as configurações do sistema de gestão de energia do Windows do seu computador.

 

  1. Aceda ao Painel de Controlo do seu computador pesquisando no sistema de busac do Windows
  2. No painel de controlo procure pela Opções de Energia .
  3. Escolha o esquema de Alto desempenho, mas se não estiver visível, clique em Mostrar esquemas adicionais para aparecer a lista inteira.
  4. Depois clique em Alterar configurações do esquema ao lado do esquema de alto desempenho ou do que tiver ativo.
  5. Depois clique em Alterar definições avançadas de energia
  6. Vá até Disco rígido e altere a opção de Desligar o disco rígido após para Nunca (0 minutos).
  7. Navegue até a opção Suspender e altere de Suspender após para Nunca (0 minutos).
  8. Par confirmar as alterações clique no botão OK.

 

Como otimizar o desempenho do disco SSD - 10 ajustes simples 9

 

10 – Desativar a hibernação

Esta talvez seja uma configuração que depende da sua necessidade e preferência pessoal. Se realmente precisa de ativar o sistema de hibernação, quer seja para poupar energia ou por outros motivos, então deve deixar tudo tal como está. Mas se desativar a hibernação do seu computador irá libertar uma boa parte da preciosa capacidade de armazenamento do seu SSD. Basicamente porque o sistema de hibernação utiliza aproximadamente a mesma quantidade de espaço que a quantidade de RAM instalada no seu computador. Se tiver 16 GB de RAM e tiver a opção de hibernação ativa o seu disco irá ser ocupado por essa quantidade de espaço sempre que hibernar o seu computador. Em muito discos com menos espaço livre isso pode ser problemático.

Mostramos-lhe a seguir o processo de desativação do sistema de hibernação do seu computador que pode utilizar para poupar algum espaço e desgaste do seu disco SSD.

 

  1. Procure no sistema de busca do deu Windows por cmd.
  2. Clique com o botão do lado direito do rato em cima do ícone do prompt de comando e escolha a opção Executar como administrador.
  3. Na janela que surgir digite o comando powercfg -h off e pressione a tecla Enter.

 

Com este simples comando irá desativar o sistema de hibernação do seu computador e evitar que o seu disco SSD seja utilizado sem necessidade, sobretudo quando não usufrui desta funcionalidade.

YouTube video

Considerações Finais

Pode optar por não tentar todos os ajustes e otimizações ao seu disco SSD que sugeridos neste artigo. De facto, o mais importante mesmo é que, pelo menos, instale o Windows no seu disco SSD com o modo AHCI ativo. Também recomendamos que verifique se o TRIM está a funcionar corretamente e desative o agendamento do sistema de desfragmentação de disco. Essas simples tarefas irão garantir-lhe que o seu SSD funciona com o máximo de eficiência e assim conseguirá um melhor desempenho e uma vida útil mais longa.

 

Picture of António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

ARTIGOS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

NOTIFICAR-ME
Notificar-me sobre
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.