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10 dicas para fazer crescer o negócio no Instagram

Neste artigo mostraremos algumas maneiras simples de conseguir expandir os seus negócios no Instagram ganhando mais seguidores. De facto, as redes sociais são uma das ferramentas mais importantes que todo o tipo de empresas podem utilizar para conseguirem alcançar potenciais clientes. Ou seja, com as estratégias certas, como, por exemplo, a utilização de designs atraentes nas suas publicações, poderá utilizar o Instagram para conseguir criar novas ligações, aumentar o reconhecimento da sua marca e construir relações mais duradouras com os seus seguidores.

Com milhões de utilizadores ativos diariamente no Instagram, tornou-se numa ótima plataforma para mostrar os seus produtos e serviços e alcançar muitas pessoas. O Instagram permite que as organizações se possam envolver com os seus seguidores transformando-os em clientes fiéis.

Na verdade, a chave para o sucesso do Instagram é a sua capacidade de construir uma comunidade de seguidores instagram interessados naquilo que as empresas oferecem. Neste artigo, mostraremos dez maneiras de expandir os seus negócios no Instagram, ligando-se com os seus seguidores e criando uma comunidade envolvida com a sua organização e a sua marca.

 

1 – Envolva os seus seguidores

 

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O crescimento dos seus negócios no Instagram começa com a conquista de seguidores envolvidos com o seu conteúdo. De facto, esse envolvimento é fundamental para construir relações, aumentar a visibilidade e consequentemente o número de seguidores.

Listamos a seguir as dez principais dicas que pode seguir para começar a melhorar o seu negócio na rede social Instagram:

 

  • Publicar regularmente: os seus seguidores querem ver constantemente novos conteúdos seus, por isso, tente publicar pelo menos duas a três vezes por semana.
  • Utilizar hashtags relevantes: Aumente a sua visibilidade utilizando hashtags relacionadas com o seu público-alvo e o seu conteúdo.
  • Responder aos utilizadores: mostre aos seus seguidores que os ouve, respondendo de maneira rápida e amigável quando eles comentam as suas publicações ou enviam mensagens.
  • Criar concursos ou brindes: É mais uma coisa que pode fazer e que motiva os seus seguidores a envolverem-se mais com as suas publicações. Ou seja, cria entusiasmo sobre os seus produtos e serviços enquanto ganha novos seguidores.
  • Partilhar conteúdo dos utilizadores: publicar o conteúdo de outros utilizadores mostrará que aprecia o seu apoio e encoraja-os a continuarem a interagir consigo no futuro.
  • Mostrar os bastidores: recomendamos que dê uma visão interna do que realmente acontece no seu escritório ou nos eventos aonde vai. Parece uma coisa sem interesse, mas credite que isso irá ligar ainda mais os seus seguidores emocionalmente com a sua marca. Além disso, ajuda-os a sentirem-se mais ligados com tudo aquilo que faz.
  • Publicar histórias regularmente: as histórias oferecem uma oportunidade de partilhar atualizações oportunas e permitem que os espetadores se envolvam rapidamente sem terem de fazer like ou comentar a publicação.
  • Envolver-se nas publicações de terceiros: quando as outras contas publicarem conteúdo relevante, aproveite para fazer um like, comentar e até mesmo partilhar. Irá descobrir que isso é fundamental para conseguir construir relacionamentos que podem durar muito mais do que um único ciclo de publicações.
  • Utilizar os influenciadores: os influenciadores podem ser uma ótima maneira de alcançar novos públicos. Por isso é importantes tentar descobrir os melhores do seu nicho e entrar em contacto com eles.

 

2 – Publique conteúdo de qualidade regularmente

 

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Publicar conteúdo de qualidade regularmente pode ajudá-lo a ganhar mais seguidores no Instagram para a sua empresa. O conteúdo de qualidade deve incluir fotos profissionais, legendas atraentes e hashtags relevantes. A publicação regular ajudará a criar confiança junto dos seus seguidores e a melhorar o relacionamento que tem com eles. Basicamente porque as pessoas esperam que publique novos conteúdos com regularidade. Aliás, isso também pode aumentar o envolvimento com as suas publicações e aumentar a probabilidade de partilharem o seu conteúdo ou então marcarem os seus amigos.

Além de publicar regularmente conteúdo de qualidade, pode aumentar o envolvimento dos sue seguidores respondendo a comentários e fazendo perguntas ou stories. Isso irá incentivar as pessoas a envolverem-se ainda mais com as suas publicações, aumentando assim a sua visibilidade para os seus potenciais clientes. Pode até decidir realizar concursos ou questionários no Instagram, o que o ajudará a ganhar mais seguidores e obter informações valiosas sobre que tipo de conteúdo gera mais envolvimento.

 

3 – Utilize os anúncios do Instagram para alcançar mais pessoas

 

Se quer melhorar o seu alcance no Instagram, uma das melhores maneiras de o conseguir é utilizando o Instagram Ads. Os anúncios são uma ótima maneira de chegar aos utilizadores potencialmente interessados naquilo que oferece. Com anúncios direcionados e uma mensagem bem elaborada, pode segmentar clientes com a máxima precisão e assim obter resultados rapidamente.

Mostramos-lhe a seguir os três principais benefícios que pode encontrar ao utilizar o sistema de anúncios do Instagram Ads:

 

  • Alcançar mais pessoas: os anúncios permitem-lhe atingir mais pessoas do que conseguiria apenas com conteúdo orgânico. Isso ajuda a melhorar a sua visibilidade online e aumenta o alcance do seu negócio na plataforma desta rede social.
  • Melhor relação custo-benefício: O custo da publicação de anúncios no Instagram pode até ser bastante reduzido, sobretudo se o compararmos com outros métodos tradicionais de publicidade. Além disso, pode controlar quanto dinheiro gasta, garantindo assim que não ultrapassa o seu orçamento por causa dos custos com os anúncios.
  • Direcionar os esforços: os anúncios do Instagram permitem-nos segmentar utilizadores com base nos seus interesses e dados demográficos, garantindo assim uma maior precisam relativamente às pessoas certas que atinge com o seu conteúdo.

 

Utilizar o Instagram Ads é uma maneira eficaz de conseguir expandir os seus negócios e alcançar novos clientes na plataforma. Pode ver rapidamente os resultados das suas campanhas publicitárias através de um planeamento prévio e uma segmentação cuidadosa.

 

4 – Junte-se às melhores comunidades do Instagram

 

Participar em comunidades populares e envolventes do Instagram é uma ótima maneira de aumentar os seus seguidores e expandir os seus negócios. Isso permite-lhe interagir com pessoas de todo o mundo, construir relacionamentos e trocar ideias.

Listamos a seguir as principais vantagens que identificamos quando nos ligamos a novas comunidades e que nos parecem importantes para conseguir divulgar a sua marca e expandir o seu negócio:

 

  • Ligar-se a potenciais clientes
  • Saber mais sobre o seu sector
  • Aumentar a sua visibilidade online
  • Gerar novos leads e clientes
  • Alcançar influenciadores
  • Ligar-se a outras marcas do seu nicho
  • Inspirar-se em outros empreendedores
  • Envolver-se mais com os seus seguidores

 

Ao fazer parte de uma comunidade do Instagram, certifique-se de publicar conteúdo relevante para o tema dessa mesma comunidade. Utilize uma hashtag consistente para cada publicação, crie elementos visuais que sejam cativantes e inclua legendas atraentes para chamar a atenção das pessoas. Mas o mais importante mesmo, é envolver-se com os outros membros da comunidade comentando, fazendo likes em publicações e respondendo a perguntas. Isso ajudará a construir alguns relacionamentos com alguns seguidores dessa comunidade capazes de atraírem mais potenciais clientes.

 

5 – Crie uma rede de influenciadores e colaboradores

 

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A parceria com influenciadores é uma maneira eficaz de expandir os seus negócios no Instagram. Os influenciadores têm muitos seguidores e podem ajudá-lo a atrair mais seguidores, criar autoridade e aumentar o seu envolvimento.

Por isso, é importante conseguir encontrar influenciadores relevantes para o seu setor e o seu público-alvo. Entre em contacto com eles através de mensagens diretas ou e-mail e explique por que gostaria de colaborar com eles.

Podem existir situações em que pode até mesmo ter de oferecer incentivos como produtos ou serviços gratuitos, mas isso será sempre um bom investimento se eles realmente acreditarem na sua empresa e na sua missão. Procure garantir que a demografia do público desses influenciadores está alinhada com a sua para assim alcançar as pessoas certas que provavelmente se tornaram em seus clientes.

Além disso, também pode interagir com as empresas e organizações relacionadas com o seu setor, como associações comerciais, câmaras e comércio locais que o podem ajudar a promover os seus produtos ou serviços no Instagram. Ou seja, isso irá permitir-lhe aumentar o seu alcance além de utilizar apenas alguns influenciadores e pode efetivamente aumentar a sua visibilidade na internet.

 

6 – Utilize o Instagram Stories para se ligar aos seguidores

 

O Instagram Stories é uma grande oportunidade que os seus utilizadores têm em se ligarem com os seus seguidores de forma íntima e pessoal. Pode utilizar esta ferramenta para partilhar, por exemplo, conteúdo relacionado com os bastidores, atualizações sobre novos projetos, conselhos úteis ou então apenas para permitir que os seus seguidores o conheçam melhor.

As histórias do Instagram ou mais conhecidas Stories podem ser utilizadas pelos seus utilizadores para variadíssimas coisas, algumas delas ajudam a aumentar os seus seguidores e consequentemente a visibilidade e o sucesso da marca dos seus produtos e serviços. Listamos a seguir algumas das coisas que pode fazer nos Stories do Instagram e que nos parecem importantes para melhorar o seu negócio:

 

  • Entrar em contacto com os seus potenciais clientes com novidades ou atualizações de produtos e serviços.
  • Publicar sessões divertidas de perguntas e respostas e questionários para o seu público. Isso fará com que os seus seguidores se sintam apreciados e incluídos no desenvolvimento dos produtos e serviços que a sua empresa oferece.
  • Utilizar o recurso “deslizar para cima”, que permite vincular algum tipo de conteúdo externo diretamente da sua história. Basta digitar um endereço URL e convertê-lo automaticamente num link no qual os seguidores podem clicar a partir de uma publicação na sua história. Isso é especialmente útil para promover uma oferta, lançamento de um novo produto, serviço ou evento.
  • Oferecer brindes e promover competições onde os seus seguidores são incentivados a marcar os seus amigos nos comentários das suas publicações. Têm de o fazer para se poderem candidatar a ganhar alguma coisa. Na verdade, é uma boa forma de conseguir aumentar o envolvimento dos seus seguidores e construir melhores relacionamentos com os clientes. No entanto, lembre-se que os Stories são temporários, e por isso deve tentar publicar regularmente para manter as pessoas ligadas.

 

7 – Conheça o seu público e o que eles querem

 

Entender o seu público-alvo é fundamental para se conseguir ter sucesso no Instagram. Lembramos que os likes e os comentários dos seus seguidores são importante e contribuem para o crescimento do seu negócio. Para conseguir identificar esse público, deve fazer primeiro algumas perguntas importantes: Quem são os seus clientes ideais? O que querem esses clientes de si? Que tipo de conteúdo é que eles mais gostam?

Depois de conhecer bem o seu público-alvo, só terá de começar a criar os conteúdos que eles mais gostam. Concentre-se em publicar imagens e vídeos de alta qualidade que mostrem a personalidade e o estilo único da sua marca, para isso, utilize o fotojet.com para editar as imagens e publica-las. Também deve inserir legendas que invoquem emoções e promovam conversas com os seguidores. Lembre-se sempre que precisa de utilizar hashtags porque são uma ótima forma de conseguir atrair mais atenção para as suas publicações. Basta para isso escolher as mais adequadas e relacionadas com o seu produto, serviço, setor ou local.

Além disso, e não menos importante, deve ouvir sempre os seus seguidores. Envolva-se com eles respondendo os seus comentários, agradecendo os seus likes e se lhe fizerem uma pergunta direta resposta o mais pessoalmente possível. Acredite que esse tipo de envolvimento o ajudará a criar uma sensação de lealdade e confiança que acabará por resultar em mais vendas para sua empresa.

 

8 – Aproveite as relações que tem atualmente

 

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Provavelmente já preparou o terreno para construir relacionamentos com os seus clientes e o que pode fazer agora será utilizar algumas das suas relações pessoais que tem atualmente para conseguir atrair novos seguidores para o seu Instagram. Na verdade, ao aproveitar as ligações que já tem, isso será uma excelente forma de conseguir aumentar a sua presença na plataforma. Mostramos-lhe a seguir algumas ideias que pode utilizar para conseguir aproveitar essas ligações existente e que nos parecerem interessantes:

 

  • Convidar amigos e familiares: Os seus amigos e familiares podem ser os grandes defensores do seu negócio. Por isso, convide-os a seguirem-no online e a partilharem as suas publicações com os seus seguidores.
  • Promover Parcerias: Se tiver parceiros de negócios, diga-lhes que gostaria que eles partilhassem uma das suas publicações sobre os seus serviços ou produtos com os seus seguidores. Esta é uma excelente maneira de aumentar a visibilidade e atingir um público mais amplo.
  • Alavancar influenciadores: Os influenciadores podem ajudar a divulgar a sua empresa a muitos dos seus seguidores. Identifique quais são os principais influenciadores do seu mercado e envie-lhes um e-mail apresentando-se e explicando como acha que eles podiam promover o seu negócio.

 

9 – Analise os dados e melhore a estratégia do conteúdo

 

Analisar os insights ou os dados da sua conta do Instagram pode fornecer-lhe informações valiosas sobre o que está a funcionar e o que não funciona na sua estratégia de conteúdo. Ao explorar as análises do Instagram, pode entender melhor quais são as publicações que envolvem maios os seus seguidores e as que estão a conseguir alcançar um público maior. Depois, munido desses dados, pode desenvolver uma estratégia para atrair mais seguidores e aumentar o seu envolvimento nas suas publicações.

Comece por acompanhar regularmente o desempenho de cada uma das suas publicações. Verifique as métricas como os likes, comentários, partilhas e impressões para perceber o desempenho de cada publicação. Com base nesses dados, pode refinar a sua estratégia de conteúdo criando publicações que possam envolver melhor os seus seguidores.

Outra ótima ferramenta que também tem disponível é o Instagram Insights e que lhe permite obter informações detalhadas sobre os seus seguidores, como a localização, a faixa etária e o sexo. Essas informações podem e devem ser utilizadas para conseguir criar campanhas de marketing mais direcionadas, ou seja, personalizadas especificamente para esses dados demográficos.

Pode até parecer que esta a perder tempo a analisar esses dados da sua conta do Instagram, mas acredite que serão extremamente úteis pode conseguir criar uma estratégia de conteúdo mais eficaz. Irá certamente conseguir ganhar tempo porque não o desperdiçará com conteúdo de pouco valor e a informação que obtiver dessa analise ajudá-lo-á a expandir os seus negócios na plataforma.

 

10 – Aumente os seus seguidores com brindes

 

De facto, os brindes são uma ótima forma de conseguir chamar a atenção para sua marca e aumentar rapidamente os seus seguidores no Instagram. Pode criar seguidores mais rapidamente oferecendo brindes como uma recompensa atraente. As pessoas ficarão motivadas a seguir e até partilhar a sua página se souberem que têm a hipótese de ganhar alguma coisa.

No entanto, é importante, antes de oferecer seja o que for, planear bem primeiro o sorteio. Mostramos-lhe a seguir algumas dicas que pode seguir para conseguir criar um sorteio de sucesso:

 

  • Escolha uma recompensa atraente que se encaixe na sua página e na imagem da sua marca.
  • Forneça as instruções necessários para que os visitantes consigam perceber claramente como podem participar no seu sorteio.
  • Certifique-se de que as regras do sorteio sejam fáceis de entender e que sejam sempre justas para todos os participantes.
  • Promova o sorteio através de vários canais, como publicações orgânicas, histórias e anúncios.
  • Aumente a expectativa dando aos seguidores uma previsão do que está por vir.
  • Interaja com as pessoas que participaram do sorteio.

 

Ao criar um sorteio de um brinde, poderá criar um aumento significativo nas visitas à sua página. Isso resultará num maior envolvimento dos potenciais clientes e o aumento rápido do número de seguidores. No informatico.pt reconhecemos que esta é uma das maneiras mais eficazes de conseguir aumentar o reconhecimento da sua marca no Instagram.

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Conclusão

Concluindo, melhorar os seus negócios aumentando o número de seguidores Instagram não é uma tarefa fácil. Basicamente, requer muito esforço, dedicação e promoção de conteúdo de qualidade que crie interesse no seu público. Mas com as estratégias certas, o Instagram pode ser uma plataforma poderosa para conseguir divulgar a sua empresa, construir relacionamentos com os seus clientes ou potenciais clientes, aumentando as suas hipóteses de sucesso.

Por isso é importante que aproveite estas dez dicas que descrevemos neste artigo para conseguir ver o número dos seus seguidores do Instagram a crescer.

Se conhecer mais alguma estratégia que não viu descrita neste artigo e queira partilhar com a comunidade, deixe por favor um comentário a seguir e teremos todo o gosto em acrescentá-la ao nosso artigo.

 

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António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

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