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Como obter mais visualizações no YouTube: 18 dicas que realmente funcionam

O YouTube é uma plataforma incrível para criadores de vídeos. Segundo a Forbes, o YouTube é a segundo aplicação de entretenimento mais popular depois do Netflix, com conteúdo de todos temas que existem na vida. A maioria das marcas e empresas já integraram o YouTube nas suas campanhas de marketing digital devido à sua crescente importância no marketing de vídeo.

Diariamente, os criadores carregam milhões de vídeos e é crucial manter-se relevante nesta plataforma para atingir o público-alvo. Então, conhecendo todas essas estatísticas, deve estar a perguntar-se em como conseguir mais visualizações no YouTube.

A maioria das pessoas luta para obter visualizações e envolvimento, especialmente quando começa a sua jornada no YouTube. Pode não ser fácil obter o máximo de visualizações na fase inicial, independentemente da excelente qualidade do conteúdo. Também não é fácil criar os próprios vídeos para publicar no Youtube mas para isso pode recorrer por exemplo ao FlexClip que é um criador de vídeo gratuito com recurso à Inteligência Artificial IA, muito simples, mas bastante poderoso, suportado por uma interface web, que pode utilizar para cria os seus vídeos em minutos.

Por isso deixamos a seguir algumas dicas sólidas sobre como obter mais visualizações no YouTube e ampliar o alcance do seu conteúdo:

 

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18 dicas simples para conseguir mais visualizações no YouTube

YouTube recebe biliões de visualizações, portanto, destacar-se em termos de conteúdo é crucial. Veja como conseguir mais visualizações para os seus vídeos do YouTube:

 

1. Comece com os fundamentos do canal

Como iniciante ou alguém que inicia a sua jornada no YouTube, é importante entender corretamente o mais básico. Antes de se focar na qualidade do conteúdo, marketing e atualização do equipamento, certifique-se de perceber bem os principais fundamentos do YouTube.

 

  • Nome do canal – O canal é a sua identidade como marca ou criador de conteúdo. Escolher o nome certo é importante para o YouTube. Escolha um nome único, mas fácil de se lembrar. Escolha sempre um nome que seja relevante para o conteúdo do seu canal.
  • Ícone do canal – Esta é a primeira imagem que as pessoas verão quando navegam pelo seu canal. Certifique-se de utilizar uma imagem visual atraente, criativa e impactante para o canal. Utilize um logótipo de marca ou a sua imagem como criador de conteúdo. Além disso, adicione uma imagem de capa atraente para criar um impacto maior.
  • Secção Sobre – Não menospreze a secção “sobre mim” por é ela que informa os espetadores e inscritos sobre o canal e o tipo de conteúdo que nele consegue encontrar. Otimize a secção “sobre mim” com palavras-chave para aumentar a sua visibilidade.

 

2. Escolha um nicho e abandone o conteúdo genérico

Há muito conteúdo genérico flutuando no YouTube, e o seu canal não deve ser mais um deles. Existem algumas estratégia eficazes para conseguir obter mais visualizações. Crie conteúdo em vídeos curtos e junte-se a um nicho de pessoas que também tem conteúdo informativo e divertido para conseguir atingir o público que consome esse tipo de informação.

Por exemplo, antes de gravar e enviar vídeos para o YouTube, é importante descobrir quem é o seu público e criar conteúdo para ele. Crie vídeos específicos que atendam sempre ao seu público.

Analise o público e invista tempo em conhecê-lo melhor. Mostramos a seguir algumas das coisas que se pode perguntar para tentar encontrar o seu público-alvo:

 

  • Qual é o objetivo ou propósito dos vídeos? O foco é obter novos clientes ou educar os existentes?
  • Qual o nível dos vídeos? Os vídeos são para iniciantes ou utilizadores avançados?
  • Que tipo de vídeos deseja criar? Estarão de acordo com o propósito e o interesse do seu público?

 

3. Otimização SEO do vídeo

Dominar os fundamentos do SEO do YouTube é fundamental para obter mais visualizações. Aqui estão alguns dos fundamentos da otimização de SEO para vídeos do YouTube:

O SEO de vídeo é um aspeto importante que ajuda a aumentar a visibilidade, o envolvimento dos seguidores e a conseguir obter mais visualizações orgânicas. O SEO do YouTube ajuda a otimizar os vídeos para mais pesquisas.

 

  • A pesquisa de palavras-chave para os vídeos é importante. Utilize ferramentas como o Planeador de palavras-chave do Google para procurar palavras-chave relevantes.
  • Utilize as palavras-chave nos metadados, título do vídeo, tags, legendas, texto de descrição do vídeo etc.
  • Melhore a retenção do público e o tempo de visualização.

 

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4. Personalize a miniatura

A miniatura é uma ferramenta bastante poderosa para aumentar o número de visualizações no YouTube. Personalize a miniatura com uma imagem ou texto relevante que dê uma visão geral do conteúdo.

À medida que os potenciais espetadores pesquisam no feed do YouTube ou no seu canal e decidem o que querem ver, a miniatura ajuda a chamar a atenção. Mostramos a seguir algumas coisas que deve considerar para conseguir criar uma miniatura eficaz:

 

  • Não crie uma miniatura “Clickbait”, porque isso reduz a credibilidade do seu canal do YouTube. Utilize sempre uma miniatura que seja clara e descreva com precisão o vídeo. Uma miniatura enganadora pode até ter mais cliques, mas diminui o tempo de visualização.
  • Utilize uma imagem atraente ou cores brilhantes com algum texto para criar a miniatura. Torne-a cativante e criativa para atrair a atenção das pessoas.
  • A resolução recomendada para a miniatura é 1280 x 720 pixels. Utilize sempre uma miniatura de boa resolução para ser clara e conseguir destacar-se da concorrência.

 

5. Utilize sempre metadados para uma melhor recomendação

Quer ser recomendado depois de alguém visualizar o seu vídeo popular? Sim, isso melhora a visibilidade do seu canal e ajuda a aumentar o número de visualizações.

O algoritmo do YouTube foi criado para tentar manter os espetadores envolvidos pelo maior tempo possível. Portanto, o YouTube recomenda vídeos um após o outro, mas que sejam relevantes com o último vídeo que viu. Adicionar metadados otimizados para SEO ajuda a fazer com que o seu vídeo seja recomendado após o utilizador ver um vídeo mais popular.

 

6. Crie estratégias para o conteúdo e mantenha a consistência

É importante manter a consistência com o aumento de visualizações no YouTube. No entanto, em nome da consistência, não faça upload de conteúdo medíocre que não serve para nada.

Para obter visualizações, a qualidade do conteúdo é significativa e pode criar conteúdo para educar ou entreter o seu público. A plataforma do YouTube é ótima para os criadores de vídeo e as marcas conseguirem equilibrar o entretenimento com a educação.

Listamos a seguir alguns dos tipos de vídeos mais vistos no YouTube:

 

  • “Como fazer”, tutoriais e vídeos “faça você mesmo” são os tipos de vídeos mais populares.
  • Os vídeos de unboxing e avaliação de produtos e serviços são muito visualizados especialmente pelo público mais jovem.
  • Vídeos educativos sobre diferentes tópicos estão muito procurados e bastante populares.
  • Vídeos de entretenimento são bastante “consumidos” pelos utilizadores do YouTube.
  • Um bom conteúdo de vlog também é muito popular no YouTube.
  • Pergunte ao público que tipos de vídeos eles querem ver. Isso ajudará a criar vídeos relevantes para o seu público.

 

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7. Edite os vídeos antes de fazer o upload

As gravações não editadas e brutas exigem muita edição para conseguirem unir o conteúdo de forma concisa. Um bom Youtube video editor é uma ferramenta obrigatória para conseguir editar os seus vídeos, cortar as partes indesejadas, alterar o grau da cor, ajustar o brilho, adicionar música, etc.

Mostramos a seguir outras vantagens da utilização de um editor de vídeo para melhorar o conteúdo que pretende publicar no seu canal do Youtube:

 

  • Ajuda a montar pequenos videoclipes de forma a criar um vídeo completo.
  • Ajuda a adicionar efeitos de transição, filtros, várias faixas de áudio, gráficos e vários outros elementos ao vídeo.
  • Ajuda a adicionar efeitos de transição como fades, spins, flips, dissolves, etc. Um vídeo bem editado tem boa clareza e interessa às pessoas.
  • Ajuda a alterar o movimento dos videoclipes. Adiciona um pouco de sentimento ou drama ao seu vídeo diminuindo a velocidade, ou aumentando a velocidade do vídeo.
  • Ajuda a adicionar legendas que permitem que público mais amplo entenda e se ligue ao seu conteúdo.

 

8. Utilize cartões e ecrãs finais para receber mais tráfego

Cartões e ecrãs finais são ferramentas que ajudam a direcionar tráfego intenso para os vídeos. Os cartões são uma área clicável e interativa que pode ser inserida a qualquer momento durante o vídeo.

Uma maneira eficaz de direcionar o tráfego para os seus vídeos é inserir um cartão clicável num vídeo vinculado a outro vídeo. Outra maneira eficaz é utilizar cartões como pop-ups.

Adicione um cartão pop-out a um vídeo e vincule-o a outro vídeo relevante que forneça informações relacionadas ao mesmo tópico. A utilização de cartões e pop-outs ajuda a incentivar e redirecionar os espetadores para o próximo vídeo.

A adição das ecrãs finais é um CTA, ou call to action no final do vídeo. Isso incentiva os espetadores a passar para a próxima etapa e redireciona-los para o link fornecido.

A utilização de ecrãs finais é uma ótima maneira de incentivar e pedir aos seus espetadores para se inscreverem no canal. Promova sempre outros vídeos através de ecrãs finais se quiser mais visualizações para os seus vídeos.

 

9. Transcreva e adicione legendas

As legendas são obrigatórias se deseja que os seus vídeos alcancem um grande público. Transcreva o vídeo e adicione as legendas para garantir que os espetadores não nativos entendem facilmente o conteúdo do vídeo.

É particularmente importante se estiver a fazer vídeos num idioma regional, e adicionar legendas em inglês aumenta a visão do público.

 

10. Crie uma lista de reprodução

Criar uma lista de reprodução é uma das melhores maneiras de atrair o público para verem os seus vídeos compulsivamente. A lista de reprodução dos vídeos é uma das melhores maneiras de incentivar a visualização de longo prazo no seu canal e leva o espetador diretamente de um vídeo para outro.

Ao criar uma lista de reprodução, certifique-se de reunir sequências de vídeos relevantes entre si. Por exemplo, uma lista de reprodução como “30 dias de ioga para perda de peso” com 30 vídeos do dia 1 ao dia 30 gera interesse e continuidade dos tempos das publicações.

 

11. Construa um bom relacionamento com o público

Quanto mais o público se ligar ao seu conteúdo, maior será o número de visualizações. Como criador de conteúdo ou marca do YouTube, é importante criar um relacionamento positivo com o público.

O envolvimento do público é diretamente proporcional à construção de relacionamentos e visualizações subsequentes. Envolva e comunique-se com o público para ajudar na construção de confiança e credibilidade e gere mais visualizações.

Aqui estão algumas ideias para criar um melhor envolvimento com o público:

 

  • Responda a todos os comentários– Isso faz com que o público se sinta visto e ouvido. Se houver feedback construtivo, responda adequadamente.
  • Inicie uma sessão do YouTube ao vivo para se ligar com os inscritos e espetadores. Comunique-se com o público através de perguntas e respostas.
  • Faça um concurso no YouTube e atraia o público com boas recompensas e presentes.

 

12. Seja esperto e criativo ao escrever o título

O título do vídeo fala muito sobre o conteúdo do mesmo. Não utilize um título que seja apenas um engodo para obter cliques, porque a falta de relevância fará com que os espetadores parem de visualizar os seus vídeos. Crie um título bom e otimizado para SEO para adicionar ao seu vídeo que forneça relevância ao conteúdo.

Além disso, títulos bem escritos chamam a atenção das pessoas, porque as obrigam a parar para visualizarem o vídeo, em vez de simplesmente avançarem para outro. Não utilize um título muito complicado.

Os títulos tal “Como fazer” ou aqueles que começam com números como “5 maneiras de melhorar a saúde intestinal” são, de acordo com o algoritmo do YouTube, mais relevantes e geram mais interesse. Lembre-se sempre que a relevância é uma coisa importante na otimização SEO.

 

13. Promova e partilhe o conteúdo de vídeo nas redes sociais

Biliões de pessoas utilizam as redes sociais. Partilhar o vídeo em vários canais de redes sociais, ajuda a obter mais visualizações. Promova o seu canal ou vídeo do YouTube para obter mais visualizações.

No entanto, certifique-se de não carregar todo o conteúdo em plataformas de redes sociais. Carregar o vídeo completo em plataformas como Instagram, Facebook, TikTok, etc., aumenta o envolvimento e o alcance dessas plataformas em vez do YouTube.

Publique um pequeno excerto ou promoção do vídeo e adicione um link para o vídeo completo para redirecionar o seu espetador para o YouTube.

 

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15. Ajuste os detalhes do canal

A aparência do canal desempenham um papel importante na maximização das visualizações do YouTube. A aparência da conta do YouTube é um aspeto importante para obter mais visualizações. A marca, a aparência e os detalhes gerais dos canais ajudam a gerar melhores visualizações.

Aqui estão algumas coisas que pode e deve ajustar nos detalhes do seu canal:

 

  • Crie uma identidade visual distinta e atraente para o canal. Utilize um bom nome para a marca, logótipo, banner, etc.
  • Adicione todos os links de redes sociais relevantes e links de sites.
  • Certifique-se sempre de manter as informações de contacto atualizadas.

 

16. Ativar a incorporação do vídeo

Ative a incorporação dos seus vídeos, porque isso torna o vídeo partilhável. Ou seja, permite que os sites e outros canais incorporem os seus vídeos, se quiserem, aumentando assim as suas visualizações.

Por exemplo, um autor de conteúdo pode interessar-se por um dos vídeos educativos que fez e incorporá-lo no seu artigo que atinge centenas de milhares de pessoas. Como resultado disso, muitos leitores dos artigos dele verão o vídeo no seu canal aumentando as suas visualizações.

Para ativar a incorporação, aceda ao estúdio do YouTube e clique em “conteúdo”. Selecione o vídeo e toque em “Editar”, “Escolher para incorporar” e clique para ativar a incorporação do vídeo.

 

17. Convide e peça mais espetadores

Embora os cartões do YouTube e os ecrãs finais sejam ferramentas populares para vincular outro vídeo e redirecionar o público, um pedido falado faz muita diferença.

Solicite sempre aos seus espetadores para se inscreverem no seu canal no início ou no fim dos seus vídeos. Os subscritores ajudam a aumentar o alcance orgânico dos seus vídeos do YouTube. Portanto, peça humildemente que as pessoas se inscrevam e cliquem no ícone do sino para receberem notificações. É aqui que pode ser criativo.

Quanto maior o número de inscritos, mais visualizações terá nos vídeos. É comum que um YouTuber peça aos espetadores para “deixar um Like e para se inscrever” ao sair do vídeo.

 

18. Colabore com outros YouTubers

Colaborar e criar conteúdo com outros YouTubers é divertido e uma ótima maneira de obter mais espetadores. À medida que dois criadores ou marcas se unem, o vídeo é assistido pelo público dos dois canais, aumentando as visualizações. No entanto, certifique-se de colaborar com pessoas ou marcas relevantes para o seu conteúdo.

YouTube video

Conclusões

já descobriu uma maneira de aumentar as visualizações do YouTube? Como principiante, é um desafio criar conteúdo de boa qualidade, permanecer consistente e gerar visualizações. Construir um público confiável no YouTube não precisa necessariamente de ser uma grande batalha.

As dicas de configuração e implementação que mostramos neste artigo são maneiras de melhorar o conteúdo do YouTube e obter mais visualizações. As dicas ajudaram muitos vídeos do YouTube a gerar bastantes visualizações e mais envolvimento. Pense sempre que agora chegou a sua vez.

 

Tabela de Conteúdo

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António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

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