Descubra neste artigo os 12 melhores gestores de passwords que o ajudam a manter-se seguro online sem ter de se lembrar de todas as suas senhas de acesso.
De facto, ao utilizar um dos gestores de passwords que mostraremos a seguir, facilitará a sua vida e melhorará a sua segurança online. Isso acontece porque já não precisará de se lembrar de dezenas de passwords longas e complexas. Além disso, deixa de ter de utilizar passwords menos seguras que comprometem muitas vezes a segurança dos seus dados. Basicamente, só terá de se lembrar de uma única password mestre para conseguir desbloquear todas as suas contas online.
Alguns dos sistemas de gestão de passwords também podem gerar passwords fortes e complexas de maneira rápida e fácil para não ter de as criar sozinho. A maioria deles consegue preencher automaticamente os formulários de login, os seus números de cartão de crédito ou outros dados pessoais.
Ou seja, se tiver um bom gestor de passwords instalado nos seus equipamentos, tanto as suas passwords como os seus outros dados confidenciais serão encriptados e guardados com segurança nos servidores do sistema de gestão. Ao mesmo tempo, a autenticação multifator dificulta o acesso não autorizado à sua conta, especialmente se alguém conseguir descobrir a sua password mestre.
Alertamos para um pormenor relacionado com a segurança destes gestores de passwords. Nenhum deles permite que o utilizador recupere a sua password mestra caso se esqueça da mesma. Por isso o melhor mesmo é tomar nota dessa password num local que tenha a certeza que é seguro. No entanto, alguns deles permitem a recuperação do acesso à sua conta quando se esquece da password mestre, recorrendo a outros sistemas de autenticação.
Estes gestores de passwords possuem aplicações que os utilizadores podem instalar nos seus sistemas operativos como Windows, Mac, Android e iOS. Alguns deles também suportam o sistema Linux e o Chrome OS. Com estas aplicações pode sincronizar as suas passwords num número ilimitado de equipamentos, apesar de em alguns casos ter que pagar por esse recurso. Os gestores de passwords gratuitos normalmente limitam a sincronização de passwords para apenas um ou dois equipamentos.
Se está a perguntar-se porque deve utilizar um gestor de passwords autónomo quando a maioria dos navegadores modernos já conseguem guardar as suas passwords é porque desconhece o risco desse comportamento. Lembramos que não é difícil roubar as passwords que guarda no seu navegador da internet, aliás existem vários malwares online que o conseguem fazer facilmente sem que muitas vezes se aperceba que foi roubado.
Apesar do software Keychain da Apple ser bastante seguro e já existir disponível uma versão para o Windows, é um sistema básico e que não funciona por exemplo, em equipamentos Android. Por outro lado, os gestores de passwords autónomos são muito mais seguros, oferecem muitos recursos e funcionam em todos os principais navegadores e equipamentos.
Apesar dos melhores esforços da Microsoft, o login sem password ainda está longe de ser uma realidade para a maioria dos serviços e equipamentos. As passwords estarão connosco por muitos anos. Por isso, os utilizadores devem guardar, de forma segura, as suas credenciais de acesso recorrendo a sistemas de gestão de passwords.
Guardar passwords na Nuvem ou localmente
Em termos de segurança existe uma vantagem em sincronizar as suas passwords localmente, já que assim nenhum dos seus dados precisa de passar pela Internet. Por isso, se quer manter o controlo total dos seus dados, estão esse é o caminho que deve seguir.
A desvantagem é que é muito difícil conseguir sincronizar as nossas passwords em todos os equipamentos. Alguns serviços permitem-nos fazer isso numa rede local como o seu próprio servidor por exemplo através de uma ligação Wi-Fi. Também pode colocar o cofre das passwords numa pen-drive e levá-lo consigo de um computador para o outro.
Mas não haja dúvida, os sistemas mais convenientes são mesmo os gestores de passwords que guardam as nossas credenciais de acesso na nuvem. Basicamente, são serviços que mantêm cópias encriptadas do nosso cofre de passwords nos seus próprios servidores. Conseguem garantir que todos os seus equipamentos estão sincronizados entre si em tempo real. Além disso, são sistemas que encriptam as comunicações entre os nossos equipamentos e os seus servidores.
O risco, embora pequeno, é de que um dos servidores na nuvem possa ser invadido e a suas passwords roubadas por criminosos. Lembramos que o LastPass já teve alguns problemas de segurança documentados, todos corrigidos rapidamente, aparentemente sem perderem nenhuma password.
Normalmente, os gestores de passwords fazem o seu trabalho corretamente, e guardam as nossas passwords de forma encriptada. Além disso, guardar a nossa password mestra apenas como um “hash” que foi gerado por um processo matemático irreversível.
Mas, quer guarde localmente ou sincronize as suas passwords na nuvem irá colocar todos os seus ovos numa única cesta, a menos que utilize mais de um dispositivo de armazenamento ou mais que um gestor de passwords.
No entanto, para a maioria das pessoas, os benefícios em termos de segurança com a utilização de um gestor de passwords superam em muito as vantagens da utilização de um sistema de armazenamento local.
Mas se não quer correr o risco de colocar as suas passwords num servidor na internet, alguns serviços permitem guardar as suas credenciais de acesso apenas em equipamentos locais.Um deles é o 1Password que tem a opção de guardar e sincronizar o seu “cofre de passwords e outras informações confidenciais apenas localmente nos equipamentos a que tem acesso.
Outro fornecedor com esta funcionalidade é o KeePass que faz a sincronização local por padrão, mas tem de configurar o seu Dropbox, iCloud ou outra conta para sincronizar online, o que não é muito difícil.
Na solução da Enpass, a opção de sincronizar os dados na nuvem é predefinida por padrão no entanto também tem a possibilidade de utilizar um recurso que utiliza o Wifi para conseguir fazer a sincronização localmente. Por último, o Bitwarden sincroniza as passwords por padrão nos seus próprios servidores, mas disponibiliza algumas instruções para alterar essa funcionalidade para outros servidores que tenha controlo.
Os melhores gestores de passwords que pode comprar
Listamos a seguir os gestores de passwords que nos pareceram como sendo os melhores que existem atualmente no mercado. Se conhece mais algum que não nesta lista deixe por favor um comentário para que o possamos acrescentar.
1 – LastPass
O LastPass ainda é a escolha de muitos utilizadores relativamente a gestores de passwords, sobretudo por causa da sua facilidade de utilização, o seu suporte para todas as principais plataformas e a sua ampla gama de recursos. Isto, mesmo quando a sua versão gratuita que antes era excelente, agora tenha diminuído bastante os seus recursos.
Sim, a versão gratuita do LastPass deixou de sincronizar as suas passwords com todos os seus equipamentos fixos e móveis Ou seja, sincroniza apenas entre os nossos computadores ou entre os nossos equipamentos móveis, não o faz com ambos. No entanto, a versão gratuita ainda possui quase tantos recursos quanto a versão paga, como por exemplo a utilização ilimitada de passwords, o gerador de passwords, e o armazenamento seguro.
A versão paga possui a sincronização ilimitada entre todos os equipamentos, suporte para chaves físicas de autenticação de dois fatores, 1 GB de armazenamento de ficheiros online, monitorização das suas contas na “dark web” e acesso ap suporte técnico premium.
Não é preciso instalar uma aplicação no seu computador para conseguir utilizar o LastPass. Em vez disso, o software pode funcionar apenas com as extensões do seu navegador com uma interface Web e todos os recursos.
Existem aplicações que pode instalar nos sistemas operativos Windows e Mac mas com alguns limites. Apenas funcionam na rede local LastPass Pocket no sistema Windows porque no Linux já foi descontinuada.
Características:
- Plataformas: Windows, Mac, iOS, Android, Linux, Chrome OS
- Limitações da versão gratuita: sincroniza apenas entre o mesmo ‘tipo’ de equipamento
- Autenticação de dois fatores: Sim
- Plug-ins do navegador: Chrome, Firefox, Safari, Edge, Opera
- Preenchimento de formulários: Sim
- Desbloqueio do PIN da aplicação móvel: Sim
- Login biométrico: Face ID, Touch ID no iOS e macOS, a maioria dos leitores de impressão digital Android e Windows
Preços:
Vantagens:
- Extensões de navegador completas
- Extensas opções de autenticação de dois fatores
- Design simples e consistente
Desvantagens:
- Versão gratuita mais limitada
- Muitos recursos exclusivos bloqueados
No geral, podemos considerá-lo como um dos melhores gestores de passwords
2 – 1Password
O 1Password é outra solução online que antigamente era apenas para sistemas Mac mas que agora já tem uma versão para os seus utilizadores do sistema operativo Windows. Aliás, a sua aplicação para Windows atingiu a paridade de recursos relativamente à aplicação que já existia para Mac. Além disso, no início de 2021 surgiu a primeira aplicação para Linux do 1Password. Infelizmente, as aplicações móveis para Android e iOS não são tão versáteis quanto as para equipamentos “fixos”. No entanto, são fáceis de utilizar e suportam o preenchimento automático de formulários.
À semelhança da solução anterior também esta possui excelentes extensões para podermos utilizar nos nossos navegadores de internet como o Brave, Chrome, Edge, Firefox e Safari. O sistema funciona diretamente com os navegadores e suporta por exemplo logins biométricos.
O recurso mais impressionante do 1Password é o seu modo de viagem que apaga os dados confidenciais dos seus equipamentos, recuperando-os mais tarde, para que os fiscais das fronteiras não lhes consigam aceder. O 1Password também possui ótimas funcionalidades de preenchimento de formulários e autenticação com dois fatores.
Muito recentemente, o 1Password começou a disponibilizar um serviço que chamamos de e-mail “mascarado” que tem como objectivo melhorar a privacidade através de um acordo com um provedor de e-mail chamado Fastmail. O problema é que para o poder utilizar tem mesmo de subscrever os dois serviços.
Além disso esta solução também tem um serviço seguro de partilha de dados que chamou de Psst! e que permite aos utilizadores do 1Password enviarem um weblink temporário a qualquer pessoa para partilhar informações, como por exemplo uma password que guardou. Sim, o destinatário não precisa de ter uma conta no 1Password para conseguir receber o link que lhe enviou.
O 1Password pede aos novos utilizadores que se inscrevem com uma assinatura anual na nuvem um valor de cerca de 36€/ano. Infelizmente a versão mais antiga desta aplicação para utilizadores Mac que sincronizava equipamentos localmente, foi descontinuada, assim como a versão gratuita do 1Password.
Podemos dizer que o1Password merece a menção de “Altamente Recomendado” no que diz respeito aos melhores gestores de passwords que existem atualmente no mercado.
Características:
- Plataformas: Windows, Mac, iOS, Android. Linux, Chrome OS, Darwin, FreeBSD, OpenBSD
- Limitações da versão gratuita: já não tem uma versão gratuita
- Autenticação de dois fatores: Sim
- Plug-ins do navegador: Chrome, Firefox, Safari, Edge, Brave
- Preenchimento do formulário: Sim
- Desbloqueio do PIN da aplicação móvel: Sim
- Login biométrico: Face ID, Pixel Face Unlock, Touch ID no iOS e macOS, Windows Hello, a maioria dos leitores de impressão digital Android e Linux
Preços:
Vantagens:
- O modo de viagem protege-nos dos olhares indiscretos
- Ferramentas organizacionais completas
- Encriptação com chave secreta
Desvantagens:
- aplicações móveis muito básicas
- Não há uma versão gratuita
Talvez seja a melhor solução para os utilizadores Mac mas também é uma excelente solução para todos os outros sistemas operativos.
3 – Keeper
O Keeper é outra solução rápida e cheia de recursos capaz de guardar ficheiros e documentos de qualquer tipo e talvez de ser o sistema com a melhor segurança de todos os gestores de passwords.
Possui uma interface de utilizador consistente e amigável, não importa qual a plataforma que esteja a utilizar. Muito recentemente, adicionou 20 modelos para poder utilizar no preenchimento de documentos pessoais, como passaportes e cartas de condução. A versão gratuita do Keeper tem todas as funcionalidades com exceção da sincronização entre equipamentos.
Por cerca de 25€ por ano, o Keeper também monitoriza a Internet em busca de utilizações não autorizadas dos seus dados pessoais e oferece aos utilizadores 10 GB de armazenamento seguro na nuvem. Ou então, se assim o entender, pode adicionar esses serviços individualmente por 20€ e 10€ por ano, respetivamente. Se precisar, este sistema também tem um serviço de mensagens seguro e gratuito.
Características:
- Plataformas: Windows, Mac, iOS, Android, Linux, Chrome OS
- Limitações da versão gratuita: sincroniza apenas um equipamento
- Autenticação de dois fatores: Sim
- Plug-ins do navegador: Chrome, Firefox, IE, Safari, Edge, Opera
- Preenchimento do formulário: Sim
- Desbloqueio do PIN da aplicação móvel: Não
- Login biométrico: Face ID, Pixel Face Unlock, Touch ID no iOS e macOS, Windows Hello, a maioria dos leitores de impressão digital Android
Preços:
Vantagens:
- O modo offline funciona sem internet
- Segurança e sistema de verificação muito fortes
- aplicações, extensões de navegador e interface web, sólida e prática
Desvantagens:
- necessário instalar uma aplicação para biometria
- Serviço pode ter algumas falhas
Consideramos este gestor de passwords uma otima solução para qualquer tipo de utilizador que precisa da máxima segurança para os seus dados.
4 – Dashlane
O Dashlane, em termos de recursos, é semelhante aos outros sistemas como o LastPass, 1Password e o Keeper. Possui um suporte à plataforma e um software para instalação muito bom. O seu recurso mais interessante continua a ser o sistema de alteração massiva de passwords que lhe permite redefinir centenas de passwords de uma só vez.
O gestor de passwords é muito fácil de utilizar e excelente para conseguir preencher as suas informações pessoais nos formulários online. Possui um sistema que pesquisa a caixa de entrada do seu e-mail para tentar encontrar as contas online que eventualmente se possa ter esquecido.
A principal desvantagem do Dashlane é o seu preço ser tão alto. O seu plano Premium custa cerca de 60€ por ano, ou então acabará por pagar 78€ por ano se optar pela subscrição mensal. O plano gratuito do Dashlane é limitado a 50 conjuntos de credenciais e não permite a sincronização entre equipamentos.
O plano “Essentials” que custa cerca de 36€ por ano ou 4€ por mês tenta diminuir a diferença entre os dois planos, o gratuito e o mais caro. No entanto, este plano está limitado a apenas dois equipamentos. Neste aspeto esta solução fica atrás das outras porque elas têm planos ilimitados como o LastPass, o Keeper e o 1Password e mesmo assim custam aproximadamente o mesmo.
Mas há um lado positivo, o plano “Dashlane Premium” possui um sistema de monitorização da “dark web” e um serviço VPN ilimitado que é uma cortesia do Hotspot Shield. Se quiser comprar esta VPN individualmente terá de pagar cerca de 96€ por ano, por isso vale a pena aproveitar a pechincha do Dashlane.
Ou seja, se pensarmos bem, o preço de 60€ por ano do “Dashlane Premium” vale a pena sobretudo quando precisamos dos seus serviços extra. O Dashlane tinha um plano “Premium Plus” que vinha com uma proteção contra o roubo de identidade mas que entretanto foi descontinuado.
Características:
- Plataformas: Windows, Mac, iOS, Android, Linux, Chrome OS
- Limitações da versão gratuita: sincroniza apenas um equipamento e só pode guardar até 50 passwords
- Autenticação de dois fatores: Sim
- Plug-ins do navegador: Chrome, Firefox, IE, Safari, Edge
- Preenchimento do formulário: Sim
- Desbloqueio do PIN da aplicação móvel: Sim
- Login biométrico: Face ID, Pixel Face Unlock, Touch ID no iOS e macOS, alguns leitores de impressão digital Android e Windows
Preços:
Vantagens:
- Interface intuitiva em todas as plataformas
- Serviço VPN ilimitado
- Sistema de alteração em massa de passwords
Desvantagens:
- Caro para um gestor de passwords
Reconhecemos que esta solução, apesar do preço, tem a melhor interface em termos de aplicação para computador que testamos nestes gestores de passwords.
5 – Bitward
Lançado em 2016, o Bitwarden tornou-se num dos melhores gestores de passwords, sobretudo por causa dos seus preços baixos, design atraente e do seu plano gratuito bastante completo. Principalmente agora que o LastPass piorou o seu serviço gratuito, o Bitwarden é a melhor opção para quem precisa de sincronizar as suas credenciais de acesso em todos os seus equipamentos sem ter de pagar um cêntimo.
Além disso, a versão paga do Bitwarden que custa cerca de 10€ por ano, tem a maioria dos recursos que encontraria com no LastPass, Keeper ou 1Password, no entanto, poder ser pouco intuitiva de utilizar. Os geeks da privacidade vão adorar o Bitwarden porque têm a possibilidade de configurar o seu próprio servidor para sincronizarem as suas passwords.
Outros recursos importantes são, um serviço inovador de partilha segura de informações chamado de “Send”, uma versão “portátil” do Windows que pode instalar numa Pen ou disco externo e extensões para oito tipos de navegadores diferentes. As únicas grandes desvantagens do Bitwarden é que tem uma aplicação para computador um pouco limitada e o fato de que as aplicações móveis não conseguem preencher automaticamente os números de cartão de crédito ou outras informações que não sejam relacionadas com o login.
Características:
- Plataformas: Windows, Mac, iOS, Android, Linux
- Limitações da versão gratuita: Limites na partilha de ficheiros e 2FA
- Autenticação de dois fatores: Sim
- Plug-ins do navegador: Chrome, Safari, Firefox, Opera, Brave, Microsoft Edge, Vivaldi, Tor
- Preenchimento do formulário: Sim
- Desbloqueio do PIN da aplicação móvel: Sim
- Login biométrico: Face ID, Touch ID no iOS e macOS, impressão digital e desbloqueio facial no Android, Windows Hello
Preços:
Vantagens:
- Versão gratuita totalmente ilimitada
- Preço premium barato
- Código aberto e muito seguro
Desvantagens:
- Não há muitos alertas
- Nem todos os recursos são intuitivos
Sem dúvida alguma, está é a solução com o melhor plano gratuito entre os principais sistemas de gestão de passwords.
6 – NordPass
O NordPass foi desenvolvido pelos responsáveis pela segurança da NordVPN e possui praticamente todas as funcionalidades básicas de um bom gestor de passwords, mesmo o seu plano gratuito. Além disso, possui um design simples e consistente, fácil de entender e utilizar, e permite a autenticação biométrica e aplicações para computador.
Uma coisa que achamos um pouco estranha durante a configuração foi que tivemos primeiro de criar uma conta na Nord e depois uma conta na NordPass apesar de ter sido um processo muito rápido. Outra coisa estranha é que no plano Premium só permite estar ligado em apenas seis equipamentos em simultâneo, o que não irá incomodar a maioria dos utilizadores.
A maior desvantagem é que o NordPass Premium custa cerca de 60€ por ano para cada utilizador, quase o dobro do que os gestores de passwords mais conhecidos cobram atualmente. Sobretudo porque o NordPass ainda não tem disponível alguns dos recursos extras que as outras marcas oferecem. Mas é uma questão de ficar atento às promoções regulares que o NordPass faz e que podem reduzir o valor do plano Premium para apenas 18€ por ano.
Características:
- Plataformas: Windows, Mac, iOS, Android, Linux, Chrome OS (apenas cofre na web)
- Limitações da versão gratuita: pode fazer login em apenas um equipamento de cada vez
- Autenticação de dois fatores: Sim
- Plug-ins do navegador: Chrome, Safari, Firefox, Edge, Brave, Opera
- Preenchimento do formulário: Sim
- Desbloqueio do PIN da aplicação móvel: Não
- Login biométrico: Face ID, Touch ID, Windows Hello, leitores de impressão digital Android
Preços:
- Plano Premium – 4,50€/mês
Vantagens:
- Plano gratuito completo
- Design limpo e consistente
Desvantagens:
- A configuração requer a criação de duas contas
- Caro, a menos que consiga uma promoção
De facto, é uma solução recomendável que possui todos os recursos essenciais mas vendida por um preço um pouco alto se a compararmos com outras soluções do mercado com os mesmo ou mais recursos.
7 – RoboForm
O RoboForm existe desde 1999, mas a sua interface web e as suas aplicações móveis foram reformuladas muito recentemente e tornaram-se modernas e responsivas. A aplicação para computador ainda parece um pouco desajeitada, mas mantém a sua excelente capacidade de preenchimento de formulários.
O RoboForm possui alguns recursos, como a partilha de passwords, a autenticação de dois fatores, um gerador de passwords. Mais recentemente, foram adicionados alertas sobre a exposição das nossas credenciais, violações de dados e um gerador de código 2FA para o site. A quantidade de recursos é um pouco limitada se a compararmos com alguns dos outros gestores de passwords, mas não deixa de ser uma solução capaz de gerir as nossas passwords.
O seu plano gratuito funciona bem e inclui a maioria dos recursos dos planos pagos do RoboForm. No entanto, tal como algumas das outras soluções também não sincroniza os dados com vários equipamentos. Tem um preço de tabela de cerca de 24€ por ano, sendo que a versão Premium do RoboForm é mais barata do que a maioria dos outros gestores de passwords. Isso faz dela a solução perfeita para quem procura o básico mas por um preço acessível.
Características:
- Plataformas: Windows, Mac, iOS, Android, Linux, Chrome OS
- Limitações da versão gratuita: sincroniza apenas um equipamento e não tem 2FA
- Autenticação de dois fatores: Sim
- Plug-ins do navegador: Chrome, Firefox, IE, Safari, Edge, Opera
- Preenchimento do formulário: Sim
- Desbloqueio do PIN da aplicação móvel: Sim
- Login biométrico: Face ID, Touch ID no iOS e macOS, Windows Hello, Pixel Face Unlock, a maioria dos leitores de impressão digital Android
Preços:
Vantagens:
- Preenchimento de formulário robusto
- Relativamente barato
- Interface web e aplicações móveis atraentes
Desvantagens:
- Aplicações para computador pouco intuitivas
- Os recursos não correspondem aos dos principais rivais
Podemos considerar esta solução como um pouco básica mas muito confiável e relativamente barata.
8 – Blur
O Blur é um serviço de proteção de privacidade com um gestor de passwords integrado. Funciona bem como um gestor de passwords para computador suportado pelo navegador, apesar de ser um pouco mais caro que o LastPass, Keeper ou 1Password. Infelizmente, as suas aplicações móveis estão desatualizados e são um pouco difíceis de conseguir utilizar.
Basicamente, no que o Blur se destaca é em conseguir manter os seus dados privados. Permite gerar números de cartão de crédito de utilização única, muito útil para quem costuma fazer compras on-line. Além disso, permite a utilização de endereços de e-mail diferentes que pode utilizar em cada serviço on-line que se inscrever. Chega ao cúmulo de poder utilizar um segundo número de telefone se não quiser revelar o seu número verdadeiro.
Conseguira todas essas funcionalidades por um preço de cerca de 39€ por ano, subscrevendo o plano premium básico do Blur. Apenas terá de pagar uma pequena taxa por cada número de cartão de crédito que gerar para utilização única. Essas taxas não existem se optar pelo plano premium ilimitado que custa cerca de 99€ por ano.
Cada plano pago pode ser testado gratuitamente durante 30 dias sem limitações. O plano gratuito é bastante básico, com apenas alguns recursos de privacidade e sem a sincronização entre vários equipamentos.
De facto, se precisa apenas de um bom gestor de passwords, então existem opções melhores e mais baratas. Mas se a privacidade on-line é sua principal preocupação, definitivamente vale a pena considerar o Blur.
Características:
- Plataformas: Windows, Mac, Linux (por navegadores); Android, iOS
- Limitações da versão gratuita: equipamento único e poucos recursos de privacidade
- Autenticação de dois fatores: Sim
- Plug-ins do navegador: Chrome, Firefox, Internet Explorer, Opera, Safari
- Preenchimento do formulário: Sim
- Desbloqueio do PIN da aplicação móvel: Não
- Login biométrico: Face ID, Touch ID no iOS, a maioria dos leitores de impressão digital Android
Preços:
Vantagens:
- Recursos exclusivos de proteção de privacidade
- Bom sistema de preenchimento automático
Desvantagens:
- Importação de passwords pouco funcional
- Má experiência na utilização da aplicação móvel
- Caro para um gestor de passwords
Sim, está será a solução recomendada sobretudo para quem precisa de proteger a sua privacidade mas ao mesmo tempo quer ter um gestor de passwords integrado.
9 – KeePass
Podemos dizer que, além de ser gratuito, o KeePass é o gestor de passwords mais poderoso e personalizável do mercado. O seu principal problema é que temos de juntar várias peças para o conseguirmos utilizar.
A aplicação principal para computador do KeePass foi desenvolvida para Windows mas, com alguns ajustes também funciona em Mac e Linux. A sincronização entre equipamentos é possível se utilizar o Dropbox, OneDrive ou outras contas online semelhantes. Também consegue partilhar os seus ficheiros confidenciais na sua rede local doméstica.
Com esta solução pode escolher entre várias aplicações para Android, iOS, Chrome OS e outras plataformas, tal como diferentes extensões para os seus navegadores favoritos. Na realidade existem atualmente mais de 100 plug-ins e extensões que funcionam com o sistema KeePass.
Reconhecemos que a curva de aprendizagem do KeePass é um pouco acentuada o que pode fazer que os utilizadores mais “básicos” prefiram optar por soluções mais fáceis de configurar e de utilizar. Mas, se é um informático como nós, tem uma mente técnica, ou gosta de um bom desafio, então recomendamos que experimente o KeePass.
Características:
- Plataformas: Windows, Mac, Linux; Portas não oficiais do Android, iOS, Chrome OS
- Limitações da versão gratuita: Nenhuma, é tudo grátis
- Autenticação de dois fatores: através de plug-ins
- Plug-ins do navegador: extensões para Chrome, Firefox, Internet Explorer, Opera, Safari
- Preenchimento do formulário: Sim
- Desbloqueio do PIN da aplicação móvel: depende da aplicação de terceiros
- Login biométrico: via plug-ins
Preços:
- Versão Completa – Grátis
Vantagens:
- Totalmente gratuito e de código aberto
- Dá-lhe o controlo total dos seus dados
- Funciona em quase tudo
Desvantagens:
- Muito pouco intuitivo
- Aplicações Android e iOS de terceiros
Sim, esta é uma excelente ferramenta de gestão de passwords mas reconhecemos que só é adequada aos utilizadores com algum conhecimento técnico porque requer algumas habilidades e tempo de habituação.
10 – Enpass
O Enpass é mais um sistema de gestão de passwords com aplicações para computador gratuitas e ilimitados para Windows, Mac e Linux. Apesar de as suas aplicações móveis também serem gratuitas para Android e iOS estão limitadas a 25 passwords.
Se quiser utilizar esta solução em todos os seus equipamentos, terá de a subscrever por cerca de 16€ para 6 meses ou então pagar cerca de 24€ para a utilizar por um ano. Também pode optar por uma compra vitalícia, ou seja só terá de pagar cerca de 56€ e poderá utilizar este gestor de passwords para o resto da vida.
O Enpass funciona bem com o básico, mas terá que sincronizar os seus próprios equipamentos. A maneira mais fácil é através do Dropbox, OneDrive ou outro serviço semelhante baseado na nuvem. Isto porque o Enpass não tem nenhum sistema de sincronização com a sua própria nuvem. Aliás, se pensarmos bem, isso até pode ser considerado como uma vantagem em termos de segurança.
Mas tem outra opção que é sincronizar os seus dados localmente, o Enpass facilita esse processo através de um mini-servidor de ficheiros que tem na sua aplicação para computador. Depois, os outros equipamentos na mesma rede Wi-Fi local, já conseguem sincronizar-se com esse mini-servidor local. De facto, pode ser uma coisa útil para aqueles utilizadores com medo de carregarem os seus dados online.
A interface do ambiente de trabalho do Enpass é um pouco esquisita mas não deixa de ser funcional e as aplicações móveis são bastante elegantes. Todos os sistemas de autenticação desta solução funcionam até certo ponto com a biometria. Basicamente e no geral, o Enpass faz parte da nossa lista de melhores gestores de passwords, mas pelas razões que já indicamos não é a nossa principal escolha.
Características:
- Plataformas: Windows, Mac, iOS, Android, Linux, Chrome OS
- Limitações da versão gratuita: 25 passwords no telemóvel sem biometria no computador
- Autenticação de dois fatores: Não
- Plug-ins do navegador: Chrome, Firefox, Safari, Edge, Opera, Vivaldi
- Preenchimento do formulário: Sim
- Desbloqueio do PIN da aplicação móvel: Sim
- Login biométrico: Touch ID no iOS e macOS, Windows Hello, na maioria dos leitores de impressão digital Android
Preços:
Vantagens:
- Versão para computador gratuita
- Fácil de manter os seus dados offline
Desvantagens:
- Recursos limitados e opções de sincronização
- Sem autenticação de dois fatores
Apesar de não ser uma das nossas soluções preferidas reconhecemos que, pelo preço que custa, é um gestor de passwords que deve considerar.
11 – Zoho Vault
O Zoho Vault faz parte de um pacote empresarial de ferramentas pagas, no entanto, a empresa tornou o seu gestor de passwords gratuito para utilização pessoal. Os planos de grupo que podem ser utilizados por famílias começam em cerca de 12€ por utilizador, por ano.
Com o Zoho Vault não terá alguns recursos como o preenchimento de formulários de dados pessoais ou um atualizador em massa de passwords mas terá todas a outras funcionalidades essenciais que funcionam sem problemas.
O Zoho Vault sincroniza as passwords nos seus próprios servidores e não tem limites de quantos computadores ou equipamentos móveis o utilizador pode ter.
A única desvantagem que encontramos nos nossos testes foi que o Zoho Vault, por vezes, tem algumas falhas na autenticação das contas do Google, mas ao que parece, entretanto o apoio técnico do Zoho parece que já corrigiu essa anomalia.
Características:
- Plataformas: Windows, Mac, iOS, Android, Linux, Windows Phone
- Limitações da versão gratuita: Não tem partilha
- Autenticação de dois fatores: Sim
- Plug-ins do navegador: Chrome, Firefox, Safari
- Preenchimento do formulário: Não
- Desbloqueio do PIN da aplicação móvel: Sim
- Login biométrico: Touch ID no iOS, na maioria dos leitores de impressão digital do Android
Preços:
Vantagens:
- Versão gratuita completa
- Plano familiar barato
Desvantagens:
- Sem preenchimento de formulário
- Aplicações móveis básicas
- Autenticação de contas do Google com falhas
A melhor qualidade desta solução de gestão de passwords é que é totalmente gratuita para utilização pessoal. Se precisar de fazer o upgrade para utilização profissional também não é das soluções mais caras.
12 – True Key
Em meados de 2015, o True Key foi um dos gestores de passwords mais impressionantes e futuristas, com uma interface atraente e amigável e autenticação biométricas e multifator bastante inovadora.
O problema é que o True Key pouco foi atualizado desde então, e os outros gestores de passwords pura e simplesmente o ignoraram. Até mesmo o seu preço de subscrição se manteve próximo dos cerca de 20€ por ano, desde essa altura.
Os recursos que o True Key possui, como as anotações e a manutenção dos registos de identificação, funcionam bem, apesar de as suas aplicações para computadores com Mac e Windows tenham sido substituídas por extensões de navegador. Em relação às aplicações móveis parece-nos que conseguem fazer um bom trabalho.
Infelizmente, o plano gratuito é quase inútil, porque permite apenas guardar 15 passwords, e os criadores do True Key insistem em não acrescentar a funcionalidade de preenchimento automático de formulários.
O True Key é normalmente fornecido com o software antivírus da McAfee e, se o conseguiu dessa forma vale a pena optar por esta solução. Caso contrario, parece-nos que de entre as opções disponíveis no mercado está talvez não seja a melhor escolha.
Características:
- Plataformas: Windows, Mac (com extensões de navegador), Android, iOS
- Limitações da versão gratuita: apenas um equipamento único e no máximo 15 passwords
- Autenticação de dois fatores: Sim
- Plug-ins do navegador: Chrome, Edge, Firefox
- Preenchimento do formulário: Não
- Desbloqueio do PIN da aplicação móvel: Não
- Login biométrico: Face ID, Touch ID no iOS, Windows Hello, a maioria dos leitores de impressão digital Android
Preços:
- Plano Premium – 20€/ano
Vantagens:
- Barato
- Autenticação multifator
Desvantagens:
- Não é atualizado há anos
- Recursos limitados
- Versão gratuita inútil
Sim, esta é uma daquelas soluções que quando foi posta no mercado todos os utilizadores consideraram interessante e promissora mas com o passar do tempo não passou disso mesmo. Os seus criadores não melhoraram as suas funcionalidades e deixou de ser uma opção viável para quem procura um gestor de passwords.
Como escolher o melhor gestor de passwords
A maioria destes gestores de passwords tem quase todos as mesmas funcionalidades que consideramos essenciais. O mesmo não acontece quanto falamos dos seus recursos extras.
Por exemplo, alguns deles como o Dashlane, o 1Password e o Keeper, alertam-nos para as últimas violações de dados, muitas vezes cobrando-nos um valor extra. Muitos, oferecem-se para guardar os nossos dados pessoais, como os números de cartão de crédito e outras informações que utilizamos com frequência para depois poderem preencher-nos automaticamente os formulários on-line. De facto, é uma funcionalidade que acaba por dor dar um segurança extra. É sempre melhor que permitir que um site de vendas online guarde as informações do nosso cartão de crédito.
No passado, o LastPass já ofereceu um nível de serviço gratuito, excelente e ilimitado, mas agora esse premio foi atribuído a solução da Bitwarden, que além disso também possui um plano Premium que custa cerca de 10€ e que possui a maioria das funcionalidades dos gestores de passwords mais completos.
Normalmente as aplicações para Mac e iOS do 1Password são atualizadas com mais regularidade do que as aplicações para Android e Windows. Por isso, pode ser a melhor escolha se utilizar exclusivamente equipamentos Apple, apesar dos outros gestores de passwords também funcionarem bem em todas as outras plataformas.
No entanto, no Informatico.pt parece-nos que a maior decisão que tem de tomar é se quer que a suas passwords sejam guardadas localmente nos seus próprios computadores e equipamentos móveis ou na nuvem nos servidores dos provedores destes serviços. Como já falamos no início deste artigo, há vantagens e desvantagens em adotar cada uma das opções.
Quais são os melhores gestores de passwords?
Testamos cerca de uma dúzia de gestores de passwords focando-nos sobretudo na experiência do utilizador, no sistema de suporte da plataforma e na segurança e desempenho geral. No Informatico.pt acreditamos que o LastPass é de facto o melhor gestor de passwords, sobretudo devido à sua facilidade de utilização, desempenho e segurança.
Até muito recentemente, o LastPass tinha a melhor relação qualidade/preço relativamente às outras soluções, sem limitar a sincronização de passwords apenas por alguns equipamentos. Infelizmente, há relativamente pouco tempo, o LastPass reduziu os seus recursos gratuitos e a versão LastPass Free já não permite a sincronização num número ilimitado de equipamentos. Agora, só conseguimos sincronizar as nossas passwords nos nossos computadores r equipamentos móveis.
A versão paga do LastPass possui um sistema de sincronização ilimitado, encriptando e guardando as nossas credenciais de acesso online com um sistema de autenticação avançada multifator. Além disso, faz regularmente uma pesquisa na “darkweb” pelos dados de acesso das suas contas e possui um sistema de acesso de emergência para os seus amigos e entes queridos. Esta versão custa cerca de 36€ por ano para utilizadores particulares e existe a versão familiar que pode ser utilizada por até seis pessoas e custa cerca de 48€ por ano.
Em alternativa, pode optar pelo 1Password que também custa cerca de 36€ por ano que é uma boa solução com características muito semelhantes ao LastPass. Na realidade é um dos sistemas favoritos dos utilizadores de Mac e iPhone. O 1Pasword melhorou significativamente a experiências do utilizador no Windows e Android tendo agora uma aplicação para Linux.
Infelizmente o 1Password não possui uma versão gratuita mas na realidade é um sistema que vale a pena subscrever, especialmente se viaja muito. A sua versão exclusiva para quem viaja consegue apagar temporariamente as passwords guardadas e outras informações valiosas de forma a proteger-nos dos bisbilhoteiros.
O Keeper é outro dos sistemas que mais gostamos, mas infelizmente a sua versão gratuita não nos permite sincronizar as passwords entre os nossos equipamentos. A versão premium é relativamente barata, custa cerca de 35€ por ano e é muito parecida com o LastPass e o 1Password. À semelhança dos anteriores, também o Keeper se dedica a manter a privacidade e a segurança dos seus utilizadores.
Em alternativa, o Dashlane possui uma excelente interface de utilizador e consegue alterar dezenas de passwords de uma só vez. No entanto, a sua versão gratuita é muito limitada, e a sua versão paga anualmente custa cerca de 36€ e sincroniza apenas dois equipamentos. Se quer uma solução mais completa tem de optar pela versão premium que custa cerca de 60€ por ano. A menos que precise de utilizar o sistema VPN integrado, provavelmente estará a pagar demasiado pelo plano premium do Dashlane.
Finalmente, o que nos parece ser o melhor gestor de passwords gratuito é o Bitwarden, porque permite sincronizar todas as nossas passwords entre equipamentos gratuitamente. No entanto, a atualização para a versão premium custa cerca de 10€ por ano e oferece espaço de armazenamento na nuvem seguro, além de outras opções de autenticação multifator e de partilha.