Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

💻 PEDIR DIAGNÓSTICO

Conheça o significado dos termos ware

Sabe qual é o significado dos principais termos e expressões informáticas que terminam em ware ?

Quando se fala de programas de computador, depara-mo-nos com certas nomenclaturas acabadas por exemplo em ware que nem sempre conhecemos o seu real significado.

 

people sitting down near table with assorted laptop computers Photo by Marvin Meyer on Unsplash

 

Um exemplo disto, são as famosas palavras terminadas em ware atreladas a programas ou serviços de vários tipos.

Mostraremos a seguir um pouco sobre o significado de alguma dessas nomenclaturas que terminam em ware .

Segue a lista abaixo de alguns programas e nomenclaturas ware mais conhecidas no mundo da informática.

 

Alguns exemplos de termos informáticos com WARE

 

Software

O mais importante de todos, que de um modo geral no idioma português é chamado de “Programa de Computador” onde é composto por uma sequência de instruções, que são interpretadas e executadas por um processador.

Podendo ser gratuito ou não, é a parte lógica do sistema onde o mesmo pode ser executado por qualquer dispositivo capaz de interpretar e executar as instruções de que é formado,Ex; Word, Excel, Winamp.

 

Hardware

É a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. Em aulas básicas de informática dá-se a sucinta explicação para diferenciar o Software do Hardware, algo como:

O Hardware nós Chutamos e o Software nós Xingamos“.

Melhor explicação que esta não existe! Ex; Placa Mãe, Processador, Disco Rígido (HDD) etc.

 

Middleware

Middle ware, é um software que faz a mediação entre soft ware e demais aplicações. É utilizado para mover ou transportar informações e dados entre programas de diferentes protocolos de comunicação, plataformas e dependências do sistema operacional.

O middleware foi concebido para facilitar o desenvolvimento de aplicações, tipicamente as distribuídas, facilitando a integração de sistemas legados ou desenvolvidos de forma não integrada automática. Ex; RemoteSync

 

Freeware

Freeware é um Software Gratuito para dispositivos ou computadores, cuja utilização não implica o pagamento de licenças.

Freeware na verdade é grátis mas não é considerado um Software Livre ou Free Software por não ter seu código fonte disponível para todos. Ex; Adobe Reader, Windows Live Messenger.

 

computer coding screengrab Photo by Markus Spiske on Unsplash

 

Shareware

Share ware é um Soft ware disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação. Alguns possuem limitações por tempo de uso ou limitações em recursos do próprio Software.

Os Sharewares geralmente possuem funcionalidades limitadas e após o fim do tempo de uso, o utilizador é requisitado a pagar para aceder as funcionalidades completas ou para poder continuar utilizando o programa. Ex;Spysweeper, Easy Free Web Cam.

 

Crippleware

Crippleware é uma variação do conceito Share ware . É uma versão totalmente gratuita de um software, mas com maiores limitações com relação a versão completa ou paga.

Um exemplo clássico de Crippleware é um editor de imagens que não salva, não exporta e não converte imagens, que  para utilizar esses e outros recursos essenciais do Software você necessita adquirir comprando uma licença de uso do mesmo.

 

Demoware

Demoware é um termo mais específico para Softwares jogáveis que normalmente chamamos de Games.

Nos jogos, um demo é lançado geralmente alguns meses antes do lançamento do produto completo, para criar expectativa entre os jogadores e dar uma amostra do que o jogo completo reserva.

Pode ser do tipo jogável e limitado ou apenas Demonstração. Ex; FIFA 12 DEMO, Call of Duty: Modern Warfare 3 DEMO.

 

Firmware

Firmware é um pequeno software como um conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico, onde é armazenado em um circuito integrado como um chip de memória de hardware ou memória Flash.

Muitos aparelhos extremamente simples possuem Firmwares, alguns como controle-remoto, Calculadora de mão e outros menos simples como Discos Rígidos (HDD), Drives Ópticos (CD/DVD/BD), Teclados, Cartões de memória, Consoles de Games, Celulares e etc.

 

Webware

Este não é relativamente parecido ou relacionado como um Software em si.

O termo Webware foi criado tendo em vista que a Web 2.0 e não se refere a mudanças estruturais na rede nem tem nenhuma relação com algum tipo de Software, mas sim com uma abordagem nova do uso da programação Web.

O seu conceito refere-se à segunda geração de serviços e aplicações da Internet, que permitem maior interação com o utilizador e inúmeras semelhanças com aplicações Desktop.

São estas aplicações que foram categorizadas como Webwares e alguns exemplos dela são: Blogs, Wikis e redes de relacionamento. Entre as tecnologias Webware estão Web Services, RSS Feed e AJAX.

 

black and white rectangular frame Photo by Tobias Tullius on Unsplash

 

Spyware

Traduzindo ao pé da letra, Spyware significa “aplicativo ou programa espião“.

O Spyware nada mais é do que um Software ou programa automático de computador, que recolhe informações sobre o utilizador, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento.

Os Spywares podem ser desenvolvidos por empresas comerciais, que desejam monitorar o hábito dos utilizadores para avaliar seus gostos e costumes e tentar vender este dados pela internet.

 

Ransomware

Os Ransomwares são softwares periculosamente maliciosos que, ao infectarem o computador do utilizador, criptografam completamente ou parte do conteúdo do disco rígido (HDD).

Os responsáveis pelo software exigem da vítima, um pagamento pelo “resgate” dos dados e informações contidas no disco. Os Ransonwares são ferramentas para crimes de extorsão e são extremamente ilegais em qualquer parte do mundo.

Exemplo de alguns Ransomwares conhecidos: Gpcode-B e PGPCoder.

 

Adware

Os adwares são conhecidos por trazerem na tela do utilizador algum tipo de propaganda. Similar ao Spyware e até mesmo sendo confundido com o mesmo, é na maioria dos casos desenvolvido por empresas comerciais.

É comum os adwares virem embutidos em diversos programas (freeware), com a autorização de seus autores.

Um exemplo clássico de um Adware em nosso PC é quando o computador está ocioso e aleatoriamente surgem algumas janelas Pop-Up do navegador mostrando Propagandas, Jogos de Cassinos, Conteúdos Eróticos ou até mesmo apresentação de Softwares Anti-Vírus desconhecidos e muito suspeitos.

Ex; O já falecido Kazaa e o ainda vivo MSN Plus que após uma instalação “Sem Atenção” trazem os famosos Adwares.

 

Malware

O nome malware vem do inglês, algo como “Malicious Software”. Além de ser o mais perigoso de todos, é um software destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma extremamente ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não).

Qualquer tipo de Vírus de Computador, worms, cavalos de troia, adwares e spywares ou todos estes em apenas um software, podem ser considerados como um malware.

Também pode ser considerado um malware quando uma aplicação legítima que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções errôneas que se enquadram na definição de um Malware.

 

Riskware

Riskware é um Software, que as possivelmente não teve a intenção de se tornar um malware, mas possui funções de segurança críticas ou defasadas.

Digamos que seria algo como um “Falso Positivo” onde algumas funções podem ser usadas para iniciar ou parar algum processo ou serviço do computador.

Um Riskware pode ser executado e mau utilizado por um malware e isto em certos casos, é alertado pelo Software Anti-vírus como potencialmente perigoso.

O Software Kaspersky anti-vírus, por exemplo, classifica o mIRC sendo como um Riskware, onde na verdade não era bem assim…

 

clown holding purple smoke bomb in ruined building Photo by Tom Roberts on Unsplash

Scareware

Scareware se enquadra em muitas classes de softwares mal intencionados, onde seu benefício é limitado ou na maioria dos casos é inexistente.

São softwares vendidos aos consumidores por meio de certas práticas antiéticas de marketing. A abordagem de venda utiliza engenharia social causando choque, medo, insegurança, ansiedade, ou a percepção de uma ameaça, sendo geralmente dirigida aos utilizadores leigos ou mais desavisados.

Algumas formas de spyware e ad ware também utilizam táticas de Scare ware.

Uma tática usada frequentemente por criminosos, envolve convencer os utilizadores de que um vírus infectou o seu computador, sugerindo então que baixem ou comprem programas antivírus falsos para removê-lo.

Geralmente o vírus é totalmente fictício e inexistente e o Software Scare Ware comprado pelo utilizador não possui nenhuma funcionalidade ou ele é o próprio malware.

 

Abandonware

Abandonware é um software onde seu desenvolvimento, distribuição e comercialização foi descontinuada ou até mesmo abandonada.

Esse motivo pode ser o fim do direito de exploração da propriedade intelectual, ou apenas o desinteresse dos programadores pelo software. Na maioria dos casos, o software poderia não ser financeiramente favorável para se obter lucros, tornando-se assim um Abandonware.

Os Abandonwares  não são grátis e muito menos de dominio público, mas como são Softwares que foram “Abandonados” por anos, onde realizar certos tipos de alterações ou violações não implicam necessariamente em levar um processo dos desenvolvedores, por ser algo praticamente esquecido pelo tempo. Ex; Games para MS-DOS.

 

Beerware

BeerWare é um modelo de licença não muito comum por aí comercialmente.

É muito similar ao Freeware e Shareware onde o utilizador final do software, é encorajado a pagar uma cerveja (beer, em inglês) para o desenvolvedor ou programador do software ou, alternativamente de modo mais amigável, beber uma cerveja em honra do autor ou até mesmo beber com o próprio autor ou programador.

Conheci muitos softwares de amigos na faculdade que tinham esta licença Beeware, que são atos de um legítimo.

 

person showing both hands with make a change note and coins Photo by Kat Yukawa on Unsplash

 

Careware

Careware que também pode ser chamado de charityware, helpware, charityware ou goodware, é uma forma de distribuição de Softwares para computadores onde não há benefícios para os autores, desenvolvedores e programadores.

O dinheiro recebido pela venda do Software Careware é totalmente repassada a instituições de caridade por parte do utilizador ou por seus desenvolvedores.

Em sua grande maioria, são distribuídos gratuitamente, deixando a critério do utilizador doar um valor monetário para caridade, que pode ou não estar indicada no próprio software.

Ex; O famoso editor Vim dos Sistemas Gnu/Linux que exibe uma mensagem do seu autor, Bram Moolenaar, onde é incentivado para que o utilizador faça uma doação para o International Child Care Fund, um centro que ajuda vítimas da AIDS.

 

Donationware

Também conhecido como Donateware é uma forma de distribuição de software ou serviço onde seu desenvolvedor pede uma doação em dinheiro ou outros bens para atender ao seus custos de desenvolvimento de software, hospedagem em servidores, testes do software, investimento em novas tecnologias e etc.

Cabe ao utilizador doar ou não ao programador/desenvolvedor, mesmo com o software funcionando corretamente e sem limitações. Hoje em dia existem muitos blogs pela internet que utilizam o modelo Donationware sem ao menos saber que ele realmente existe.

 

Nagware

Este possui outros nomes, como annoyware e begware. É uma modalidade de vinda do shareware onde o próprio software fica lembrando ou perturbando o utilizador para que ele registre sua cópia ou compre uma versão com uma licença legítima.

Na maioria dos casos, ao utilizar o Software Nagware é mostrada uma janela que o utilizador não consegue fechar, ou que fica aberta por um tempo determinado onde obriga ou “lembra” que o utilizador leia a mensagem do próprio software.

A intenção do Nagware é ser realmente muito chato e perturbador e irritante para que o utilizador se canse e compre ou registre o programa para não ser mais perturbado com as temidas janelas de espera que aparecem nas versões não pagas. A

lguns Softwares Nagware já são muito conhecidos pelos utilizadores, exemplos como Windows, WinRAR e WinZip. Lembrou? ;)

 

Postcardware

Postcardware ou apenas Cardware, que apesar de não ser muito conhecido é um estilo de distribuição de software quase similar ao shareware, mas é distribuído pelo autor na condição de que os utilizadores finais do software enviem ao autor/programador um cartão postal.

Semelhante ao Beerware como uma troca de favores e tem também uma variação, chamada de Emailware. Esta variação usa a mesma abordagem dos cartões postais, só que exige ao utilizador que envie ao autor um e-mail.

Provavelmente o modelo Postcardware/Emailware deve ser muito utilizado por colecionadores de cartões postais ou por pessoas com certos sintomas de carência e solidão.

 

Giftware

Este eu mesmo não conhecia, pesquisando mais sobre Giftware descobri que é uma licença para Softwares tipo um “Brinde” (ex; Sim, eu ganhei aquele brinde!) que você pode usar, modificar, redistribuir ou realizar qualquer outra coisa de uma maneira em que você goste e se sinta feliz, sem dar nada em troca.

A única exigência mas não obrigatória do Giftware é fornecer um relatório de bug útil e válido do software para que as devidas correções sejam implementadas nas futuras versões do respectivo software.

Ex; Allegro, uma biblioteca livre de código fonte aberto sob a licença de brindes para o desenvolvimento de video games.

 

Tupperware

Este é o mais famoso e conhecido de todos, eu o conheço antes mesmo do Windows 3.11 fazer sucesso pelo mundo. Se você não conhece o Tupperware não se sinta estranho, com certeza você já ouviu, pegou e até mesmo utilizou.

Por via das dúvidas, pergunte a uma fonte confiável, a sua Mãe por exemplo, ela deve conhecer muito bem o Tupperware! ;)

Brincadeiras a parte, já que eu “Falei de Tudo quanto é Ware” hoje, segue aqui uma explicação bacana do Tupperware(Obs; Eu também não sabia que ele era escrito desta forma!)

YouTube video

Resumindo…

Com tantas coisas ware no mundo da informática, fica difícil decorar tantos nomes parecidos e principalmente suas características. Use este artigo sobre ware como guia quando precisar.

 

ware cumprimentos para todos…

Tabela de Conteúdo

Picture of António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de Produtos
  • Dicas e Curiosidades
  • Ofertas e Sorteios
  • Novidades Importantes
  • Análise de Produtos
  • Ferramentas Grátis
  • etc…

ARTIGOS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

SUBSCREVA GRÁTIS

informatico.pt

Receber no Email as últimas Dicas, Ofertas e Promoções!