Provavelmente o seu computador liga, mas por alguma razão que desconhece não arranca. Se anda à procura de uma solução para conseguir resolver o problema fique a saber que pode reparar o seu computador com alguma das ferramentas que sugerimos neste artigo. São ferramentas de reparação do arranque do Windows que pode utilizar no seu disco para resolver a maioria dos problemas relacionados com o arranque do sistema operativo.
Não adianta entrar em desespero nem gritar, mesmo que a sua casa tenha painéis acústicos madeira, porque os seus vizinhos provavelmente não o vão conseguir ajudar. Respire fundo e relaxe porque, como dizia um sábio, para tudo há uma solução mesmo que em alguns casos ela seja difícil de encontrar. Continue a ler e vai ver que consegue resolver o problema sem ter de pedir ajuda a um informático.
Neste artigo criamos uma secção com algumas das melhores ferramentas premium para a reparação do sistema de arranque do Windows do seu computador. Também incluímos alguns programas gratuitos caso não possa gastar dinheiro numa ferramenta paga. O melhor é que alguns desses programas têm outros recursos muito úteis que poderão ser úteis para as tarefas de manutenção, reparação e recuperação do seu computador.
Reconhecemos que muitas vezes é difícil conseguir descobrir a origem do problema do computador não ligar. São precisas muitas horas para se conseguir identificar o que está a causar o problema no arranque do sistema operativo. Por isso é que estas ferramentas de diagnóstico e reparação se tornaram tão úteis tanto para os técnicos como para os utilizadores que preferem tentar resolver o problema sozinhos.
Mas afinal de contas porque é que os computadores com Windows ligam, mas não arrancam completamente? Infelizmente existem dezenas de motivos para isso acontecer e vamos mostrar-lhe a seguir alguns deles. Vale a pena lembrar que não nos podemos responsabilizar por qualquer tipo de problema que possa causar ao seu computador ou aos seus dados por utilizar alguma destas técnicas, ou ferramentas.
Porque é que o Windows deixou de arrancar?
De facto, pode haver vários motivos pelos quais o Windows deixa de arrancar completamente e fica parado em algum momento da sua inicialização. Listamos a seguir algumas das principais causas que normalmente são responsáveis por este problema e que o podem ajudar a perceber o que está a acontecer com o seu computador:
1 – Software ou drivers: alguma incompatibilidade ou conflito com software, ou drivers pode causar falhas no arranque do Windows. Isso pode acontecer depois da instalação de novos programas, drivers ou atualizações, ou então por causa de algum ficheiro que ficou corrompido ou desapareceu.
2 – Avaria no hardware: problemas com componentes e acessórios de hardware podem impedir o arranque do Windows. São normalmente problemas relacionados com as placas de memória RAM, o disco rígido, a placa-mãe, a placa de vídeo ou outro componente interno, ou externo que esteja ligado ao computador.
3 – Vírus ou malware: software malicioso pode interferir no processo de arranque e fazer com que o Windows deixe de funcionar. Os vírus, cavalos de troia ou outro tipo de malware podem danificar os ficheiros críticos do sistema operativo. Ou então alteram as configurações do sistema operativo fazendo com que o processo de inicialização do Windows acabe por falhar.
4 – Ficheiros corrompidos: alguns erros no sistema de ficheiros do sistema operativo podem impedir a correta inicialização do Windows. Isso pode acontecer, por exemplo, porque desligou incorretamente o computador. Ou então, porque falhou a energia e o computador desligou-se abruptamente. Ou então, porque o disco já está com problemas e os ficheiros de sistema ficaram corrompidos ou ilegíveis.
5 – Problema no bootloader: o bootloader é responsável por carregar o sistema operativo Windows durante o processo de arranque do computador. Problemas com este sistema de inicialização, como um ficheiro mal configurado ou ausente, podem fazer com que o computador deixe pura e simplesmente de conseguir ligar.
6 – Configuração do hardware: fazer alterações na configuração de hardware de um computador, como adicionar, remover ou trocar componentes de sítio (ex: placas memória RAM), pode originar problemas no arranque do computador. Sobretudo quando essas alterações de hardware não são compatíveis ou reconhecidas adequadamente pelo sistema operativo.
7 – Configuração da BIOS ou UEFI: configurações incorretas da BIOS ou UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) do computador podem impedir o arranque do sistema operativo Windows. Podem ser, por exemplo, problemas relacionados com a ordem do arranque dos discos que esteja mal configurada. Também pode ser algum hardware importante que esteja desativado ou então alguma configuração errada, ou incompatível com o sistema operativo.
8 – Super aquecimento: quando um computador aquece demasiado pode desligar-se automaticamente e depois, durante algum tempo, não volta a ligar para evitar que a temperatura cause mais problemas. De facto, o problema do super aquecimento é comum e deve-se sobretudo a falhas no sistema de arrefecimento. Pode ser a ventilação obstruída ou à qualidade da pasta térmica do processador que já não conseguem manter o computador numa temperatura suficientemente baixa para funcionar normalmente.
9 – Problemas com energia: problemas com a fonte de alimentação, como flutuações de tensão ou energia insuficiente, podem fazer com que o computador deixe de arrancar ou comece a ligar e depois se desligue. Além disso, os problemas de arranque também podem estar relacionados com os cabos de alimentação, as fichas de ligação ou os carregadores com defeitos, ou não funcionam corretamente. Estes problemas simples relacionados com a falta de energia impedem ou prejudicam o arranque correto do sistema operativo e do computador.
Resumindo: estas são apenas algumas das razões mais comuns pelas quais os computadores deixam de arrancar. A resolução de problemas relacionados com o arranque do computador normalmente envolve o diagnóstico e a aplicação de soluções apropriadas. São normalmente soluções que envolvem a reparação de ficheiros do sistema, atualização de drivers, verificação das ligações do hardware ou então a execução de procedimentos avançados de recuperação.
Como reparar o arranque do Windows sem ferramentas de terceiros?
Sim, é possível reparar o arranque do Windows recorrendo às ferramentas que já vêm incluídas no sistema operativo. No entanto, pela experiência que temos no Informatico.pt, infelizmente muitas dessas ferramentas não conseguem resolver alguns problemas de arranque dos computadores. Nesses casos só existem 2 caminhos ou reinstalamos o sistema operativo ou tentamos resolver o problema quer seja manualmente ou recorrendo a uma ferramenta específica.
Nesses casos, para evitar perdas de tempo, recomendamos que recorra a um software especializado na reparação do arranque do Windows, que seja capaz de conseguir resgatar o seu sistema e os seus dados. Reconhecemos que este tipo de ferramentas nem sempre conseguem resolver os problemas de arranque, sobretudo quando estão relacionados com outros fatores que não estão relacionados com o funcionamento do Windows como falhas de energia, hardware, etc… Existem também outros problemas causados por malware que estas ferramentas não conseguem resolver e que devem ser corrigidos com programas antivírus que analisam o sistema de arranque do sistema operativo. Mesmo assim, em muitas situações, a limpeza de malware é insuficiente para se conseguir resolver o problema de arranque porque os ficheiros críticos do sistema ou mesmo a estrutura do disco rígido ficaram danificados.
Quais são as ferramentas de reparação do arranque do Windows?
De fato, o Windows já vem com uma ferramenta de reparação integrada que ajuda a resolver os problemas mais comuns relacionados com o arranque do computador. Mas, como já referimos no tópico anterior são sistemas que muitas vezes se revelam insuficientes.
As últimas versões do sistema operativo Windows têm muitas opções que podemos utilizar para a recuperação do arranque. São ferramentas como o “Modo de segurança”, a “última configuração válida” e o “sistema de reparação do arranque”. Em último caso pode até mesmo escolher a opção para reinstalar o sistema operativo ou reverter as configurações para as que vinham de fábrica.
O Windows vem com um recurso útil chamado “Ferramenta de reparação de Arranque do Windows” que é um utilitário que podemos utilizar para tentarmos reparar o computador. Ou seja, é uma ferramenta simples que podemos utilizar para tentarmos resolver problemas do computador relacionados com o arranque do Windows. Consegue ajudar quando o Windows não está a conseguir arrancar corretamente. O então quando temos outros problemas relacionados com a corrupção de alguns ficheiros necessários para o correto funcionamento do sistema de arranque do Windows.
Como reparar o Windows se ele não arranca?
O mais importante de tudo é que não desista. Lembre-se que se o Windows não iniciar corretamente, existem muitas soluções alternativas que poderá experimentar para conseguir resolver o problema. Mostramos-lhe algumas dessas correções que pode utilizar se o seu sistema operativo teima em não funcionar. São duas dicas simples que o podem ajudar a resolver o problema sem ter de utilizar soluções mais complexas e demoradas.
- Fazer RESET ao CMOS – O sistema de arranque BIOS do seu computador pode ser limpo e redefinido para tentar resolver o problema de arranque. No entanto, devemos alterar para o facto de ser uma estratégia que é mais fácil de utilizar num computador fixo que num computador portátil. Para conseguir fazer o REST da BIOS basta retirar a pilha e juntar os polos do Socket onde estava a pinha durante cerca de 1 minuto. Nos computadores portáteis também pode desligar o computador do carregado, retirar a bateria (quando possível) e pressionar o botão de ligar durante cerca de 1 minuto. Depois de realizar o procedimento volte a colocar tudo conforme estava e tente ligar o computador.
- Arrancar a partir duma PEN – Esta é uma solução alternativa que lhe permite aceder ao seu computador de forma a conseguir investigar e reparar os ficheiros de arranque que estejam danificados. Tanto pode recorrer à pen que utilizou para instalar o seu sistema operativo como, por exemplo, a uma qualquer distribuição Linux com opção de funcionamento sem ter de ser instalada. Se não tiver a Pen de instalação do sistema operativo recomendamos que aceda ao site da Microsoft para descarregar o sistema operativo para depois criar uma Pen bootável recorrendo, por exemplo, aos programa RUFUS. Depois de conseguir ter acesso ao seu computador deve procurar por ficheiros de arranque, que estejam danificados e pesquisar por virus e malware que estejam a impedir o arranque do seu computador.
Como reparar o arranque do Windows na linha de comandos?
Mostramos-lhe a segui outro método que pode utilizar para tentar reparar o arranque do seu computador. Basicamente consiste em utilizar a linha de comandos do sistema de reparação do Windows para executar um comando que pode resolver o problema. O processo é bastante simples porque tem poucos passos e a maioria deles são bastante intuitivos.
1 – Pressione, durante alguns segundos, o botão de ligar do seu computador para forçar o seu desligamento e repita esta operação algumas vezes até que o Windows arranque automaticamente no seu sistema de recuperação.
2 – Partindo do princípio que o seu Windows está em português de Portugal, escolha a opção “Resolver”.
3 – Em seguida clique em “Opções avançadas”.
3 – Depois escolha a opção “Prompt de Comando”.
4 – Assim que abrir a janela da linha de comandos, há vários comandos que pode tentar utilizar para conseguir resolver o problema do seu computador:
bootrec.exe /fixmbr
bootrec.exe /fixboot
bootrec.exe /rebuildbcd
Depois de terminar, reinicie o computador e confirme se estes comandos resolveram o problema e o Windows já arranca normalmente. Se ao executar estes comandos lhe aparecer uma mensagem de erro relacionada com uma falha de acesso ou se os comandos anteriores não funcionaram reinicie o processo e tente utilizar os comandos a seguir:
bootrec /rebuildbcd
bcdedit /export c:\bcdbackup
attrib c:\boot\bcd -h -r -s
ren c:\boot\bcd bcd.old
bootrec /rebuildbcd
Depois de executar estes comandos e o processo terminar com sucesso tente reiniciar o seu computador para testar se o Windows já arranca normalmente. Se não funcionar pode reiniciar o processo e tentar utilizar algumas das outras opções disponíveis do sistema de recuperação da Microsoft.
Algumas dessas ferramentas podem exigir-lhe uma PEN ou um CD com a instalação do sistema operativo, um ponto de restauro ou uma imagem de recuperação. Nestes dois últimos casos teria de ter executado previamente algumas tarefas como criar um ponto de restauro ou criar uma imagem do seu Windows antes de ele ter parado de funcionar.
Como pode constatar, existem muitos ajustes e procedimentos que pode tentar, apesar de alguns deles serem bastante trabalhosos, arriscados e demorados. Já para não mencionar que essas ferramentas nativas da Microsoft muitas vezes são completamente inúteis.
O que são ferramentas de reparação do arranque do Windows?
Uma ferramenta, ou software de reparação do arranque do Windows, é um programa simples que se dedica especificamente a resolver, com apenas alguns cliques, problemas do computador quando ele não liga normalmente. Basicamente, são ferramentas que vêm num pequeno pacote de instalação e que possuem uma interface muito fácil de utilizar.
Listamos a seguir algumas dessas melhores ferramentas que encontramos atualmente no mercado:
- Tenorshare Windows Boot Genius – Fácil de utilizar mesmo sem conhecimentos técnicos
- Minitool Partition Wizard – Conjunto completo de recursos e gestor de partições
- Paragon Hard Disk Manager – Assistente robusto para corrigir problemas de arranque
- Iolo System Mechanic Pro – Sistema de análise e correção de problemas de computador
- AOMEI Partition Assistant – Sistema de ajuda com problemas relacionados com partições
- Ultimate Boot CD – Ferramenta de reparação do arranque do Windows
- Hiren’s Boot CD – Solução gratuita para a reparação do arranque dos computadores
Todos estes sistema e ferramentas além de serem bastante simples de utilizar, também possuem diversos recursos úteis para qualquer tipo de utilizador porque podem melhorar a saúde do seu computador. Mas o melhor de tudo é que algumas destas ferramentas são completamente gratuitas e podem ser utilizadas quer a nível domestico como empresarial.
Porque utilizar ferramentas de reparação do arranque do Windows
De facto, estas ferramentas de reparação do arranque do Windows podem ser um salva-vidas para os utilizadores que têm o azar de se defrontar com o problema do seu computador não ligar. Sim, reconhecemos que não há nada pior do que o nosso computador que utilizamos para trabalhar ou para nos divertirmos se recusar a arrancar.
Sempre que isso acontece deixamos de conseguir aceder aos nossos ficheiros ou enviar um e-mail muito importante porque o computador não arranca. Felizmente, existem algumas maneiras baratas de conseguir reparar esse problema sem ter de pedir ajudar a um técnico informático.
Infelizmente, os problemas de arranque do Windows são mais comuns do que aquilo que possa pensar. Como já vimos, estes problemas podem causados por imensas coisas. Desde um único byte, que está corrompido no seu disco rígido, até um driver de arranque com erros, ou então uma chave do registo do Windows que por alguma razão desapareceu.
Os problemas de arranque do Windows acontecem porque infelizmente o sistema MBR (Master Boot Record) não é infalível. Ou seja, é um sistema importante que pode ser corrompido ou simplesmente desaparecer do disco do seu computador. Isso resulta em erros e falhas no arranque do Windows quando liga o seu computador.
Felizmente, existem algumas ferramentas que o Windows traz internamente e que podem ser utilizadas para conseguir reparar o Windows do seu computador. No entanto, este tipo de ferramentas muitas vezes não conseguem resolver o problema e dai ser importante existirem soluções alternativas para se conseguir que o computador volte a funcionar sem termos de o formatar.
Qual a melhor ferramenta de reparação do arranque do Windows?
Como existe uma variada de ferramentas de recuperação e reparação do sistema de arranque do Windows escolhemos algumas daquelas que nos pareceram melhores e mais simples de utilizar. Mostramos uma breve descrição sobre o seu funcionamento, os seus principais recursos e o seu preço para poder decidir qual é que melhor se adequa aquilo que pretende fazer.
1 – Tenorshare Windows Boot Genius
O Windows Boot Genius é uma ferramenta profissional para a reparação do sistema de arranque do Windows que pode corrigir problemas com a inicialização do computador, recuperar dados perdidos e restaurar partições com problemas.
Além disso, graças a esta ferramenta, já não precisa de se preocupar com os problemas de BSOD ou ecrã preto ao tentar iniciar o seu computador. Basicamente porque com esta ferramenta conseguirá ter acesso ao seu sistema e repará-lo com um CD, DVD ou Pen USB de arranque.
Além disso, o Windows Boot Genius permite criar um CD ou Pen USB de arranque utilizando um ficheiro do tipo “.iso”. Possui uma ampla gama de ferramentas relacionadas como a reparação dos ficheiros de arranque, setores danificados do disco e um útil editor do registo do Windows.
Possui um sistema que pode utilizar para conseguir reverter o seu sistema operativo para o seu estado original. Também permite redefinir facilmente as passwords locais e de domínio do seu Windows realizando um backup ou restaurando todos os elementos do seu sistema, incluindo as configurações e partições do disco.
Para utilizar esta ferramenta, basta colocar o CD de arranque na unidade de CD/DVD, ou então ligar a Pen USB e reiniciar o computador para começar o processo de recuperação do sistema. Para conseguir criar um CD/DVD ou uma Pen USB de arranque, basta executar a ferramenta, inserir no computador o dispositivo que escolheu e clique em Gravar.
Depois de concluída a configuração, bastas colocar o dispositivo de recuperação no computador que pretende reparar. Depois de o ligar deve procurar o ícone do Windows Boot Genius no ecrã do ambiente WinPE. Ao clicar nesse icon irá aparecer-lhe o modo de resgate do Windows que pode utilizar para recuperar ficheiros de arranque no modo Boot File Recovery ou procurar o código do modo MBR Recovery .
Resumindo, o Windows Boot Genius não requer nenhum tipo de experiência. Ou seja, pode utilizá-lo com segurança para criar um disco de emergência e corrigir o seu sistema operativo Windows quando ele deixar de inicializar corretamente.
Alguns outros recursos úteis:
- Recuperar dados perdidos ou apagados
- Recuperar chaves do Windows, Microsoft Office, etc.
- Limpar dados para que sejam irrecuperáveis
- Interface de utilizador otimizada para fácil utilização
Preço: site
2 – Minitool Partition Wizard
O MiniTool Partition Wizard é um ótimo gestor de partições que pode descarregar e utilizar tanto para fins pessoais como comerciais. A aplicação vem com uma interface fácil de utilizar e possui um assistente que o ajuda a concluir todas as tarefas relacionadas com a gestão de partições bastando executar apenas algumas etapas.
O MiniTool Partition Wizard é uma ferramenta completa que lhe permite ter um controlo total de forma a criar, formatar, excluir, copiar e organizar as partições do seu disco rígido e assim garantir que funciona na sua máxima capacidade e com o seu melhor desempenho em termos de dispositivo de armazenamento.
Com o Minitool terá acesso a um sistema para analisar o disco e verificar quais são os ficheiros que ocupa muito espaço e assim saber exatamente como pode limpar a partição do disco do seu computador.
É uma aplicação do Windows incrivelmente intuitiva, que vem com um assistente muito simples, que o ajuda a executar rapidamente várias operações relacionadas com discos, partições e volumes.
Além disso, pode utilizar vários recursos de personalização para conseguir definir quais são as partições que estão ativas ou inativas, mostrar rótulos, alterar letras de unidade, alterar IDs do tipo de partição, alterar números de série, etc.
Esta ferramenta também oferece uma solução para os utilizadores mais preocupados com a segurança dos seus dados confidenciais. Com o MiniTool, pode mostrar ou ocultar partições com apenas alguns cliques, garantindo que ninguém aceda as suas informações sem o seu conhecimento.
Os principais recursos do MiniTool Partition Wizard incluem:
- Copiar disco do sistema ou não
- Migrar o Windows para outro disco
- Limpar o disco
- Referenciar o disco
- Converter partições de FAT para NTFS
Preço: site
3 – Paragon Hard Disk Manager
Uma das ferramentas do Paragon Hard Disk Manager é o Paragon Rescue Kit que é uma solução de software utilizada para a reparação do sistema de arranque do Windows e possui excelentes recursos de compatibilidade e usabilidade.
É uma ferramenta que também funciona com versões mais antigas do Windows como, por exemplo, o Windows XP. De facto, este programa possui uma ampla gama de recursos, funciona de forma rápida e segura e possui uma interface bastante amigável.
Além disso, este software permite a reparação dos problemas relacionados com as letras da unidade que faltam no registo do sistema. Basta escolher a instalação do Windows no seu computador para conseguir corrigir problemas de boot.ini, restaurar ficheiros BCD das partições, corrigir o registo de arranque ou então alterar os números de série, ou IDs das partições.
Com esta ferramenta também consegue reparar facilmente o código executável MBR, reordenar as partições primárias para atender às suas necessidades e criar, mostrar e guardar um relatório de correção do sistema de arranque, que pode ser muito útil para poder executar uma qualquer solução de back-end ao seu sistema.
Estas funcionalidades são apresentadas numa interface de fácil compreensão que lhe permite ter acesso rápido a qualquer ferramenta aumentando assim a sua eficiência. Além disso, o software cria automaticamente um registo log para cada alteração que realizar de forma a garantir que nenhuma informação seja perdida depois de execução uma tarefa.
Mesmo assim, para melhorar e garantir ainda mais a segurança do seu sistema, o Paragon Hard Disk Manager permite criar backups dos setores do seu sistema de forma eficiente para depois os poder recuperar se for necessário com apenas alguns cliques do rato.
O recurso de recuperação também pode ser otimizado para ter realizado num disco inteiro ou tentão em partições separadas mesmo quando se trata de ficheiros específicos.
Tal como todas as outras soluções de software para a reparação do arranque do Windows que apresentamos neste artigo, a ferramenta da Paragon também consegue criar um dispositivo de recuperação do sistema utilizando um CD, DVD ou uma Pen USB.
Finalmente, o seu sistema Assistente de Correção de arranque está entre os melhores e mais poderosos recursos que existem atualmente no mercado.
Alguns outros recursos úteis:
- Construir dispositivo de recuperação robusto
- Backup setor a setor para guardar informações em disco
- Backup para armazenamento local ou externo
- Backup para partilha e discos virtuais (VHD, pVHD, VMDK, VHDX)
- Assistente de transferência de ficheiros
- Desfazer eliminações do assistente de partição
- Assistente de configuração de rede
Preço: Site
4 – Lolo System Mechanic Pro
Este software da Iolo, System Mechanic Pro, possui um sistema que analisa a saúde geral do computador além de muitas outras funcionalidades. Basicamente é uma boa solução para quem quer ter uma boa proteção do seu computador através dos sistemas de inteligência Artificial.
Relativamente aos problemas relacionados com o arranque do computador, esta ferramenta consegue detetá-los e corrigi-los automaticamente. Ou seja, esta ferramenta oferece vários serviços que ajudam qualquer computador a funcionar corretamente. Consegue aumentar a disponibilidade e o desempenho do CPU e RAM, elimina bloatware e a atividade de navegação confidencial.
Esta ferramenta consegue organizar o seu sistema enquanto deteta e remove ameaças de malware utilizando a tecnologia IA, além de possuir um conjunto completo de ferramentas de recuperação. Com ela pode reparar cerca de 30.000 tipos diferentes de problemas, substituindo os ficheiros danificados pelos corretos que tem guardados na base de dados da IOLO Labs.
Já para não falar que, relativamente às funcionalidades do System Mechanic, possui serviços como limpeza avançada de ficheiros perigosos, eliminação de bloatware no arranque do Windows e otimização da velocidade do serviço de internet. Resumindo, é um software robusto que apoiará perfeitamente o seu sistema no combate a problemas operacionais a qualquer momento.
Alguns outros recursos úteis:
- Apagar bloatware lento do sistema
- Proteger a segurança e a privacidade dos dados
- Limpar mais de 5 tipos de ficheiros inúteis
- Acelerar consideravelmente o tempo de arranque
Preço: Site
5 – AOMEI Partition Assistant
AOMEI Partition Assistant é uma ferramenta extremamente prática que resolve qualquer problema relacionado com as partições do Windows. Ou seja, é uma solução adequada a qualquer pessoa que precise de fazer alterações no disco rígido ou na partição, libertar espaço de armazenamento ou executar qualquer outra tarefa relacionada com a gestão das partições do disco.
Além disso, este gestor de partições mantém-nos completamente seguros porque antes de fazer qualquer alteração importante num computador verifica se isso pode causar problemas no arranque do Windows. Assim, com esta ferramenta gratuita de gestão de partições, pode alterar os rótulos das partições, juntar partições, mover, clonar entre outras funcionalidades.
Por outro lado, com esta ferramenta pode clonar o seu disco, testar a superfície do disco ou apagar completamente os dados confidenciais do seu disco. Além disso, traz diferentes assistentes que ajudam os mais principiantes com os seus computadores como, por exemplo, os assistentes de clonagem de disco.
Alguns outros recursos úteis:
- Testar a superfície do disco e verificar a partição
- Converter o sistema de ficheiros entre FAT32 e NTFS
- Alocar espaço livre
- Dividir as partições
- Ocultar ou mostrar partições
- Altera a letra da unidade ou os rótulos do disco
- Criar, formatar ou juntar partições
- Limpar parcialmente os discos
- Assistente de cópia de disco
Preço: Site
6 – Ultimate Boot CD
Ultimate Boot CD é uma ferramenta leve que podemos utilizar para reparar o arranque do Windows e que nos pode ajudar a resolver problemas e a resgatar o seu computador quando deixa de funcionar. Em primeiro lugar, ele cria um ficheiro ISO de arranque que pode gravar num CD, DVD ou numa pen drive USB e que possui algumas ótimas ferramentas de diagnóstico.
Além disso, como as unidades de disquete já são coisa do passado, o Ultimate Boot CD consegue executar diagnósticos a partir de unidades de CD-ROM ou USB com uma velocidade muito alta.
Envolto numa interface semelhante à BIOS, o utilitário de software de reparação de arranque do Windows funciona criando uma instância virtual do sistema operativo. Além disso, também possui um script que pode utilizar para aceder aos seus recursos a partir de uma unidade amovível.
Desenvolvido ao longo de 15 anos, o Ultimate Boot CD é uma coleção de ferramentas de arranque com os melhores utilitários freeware para várias tarefas de resgate do seu computador.
O melhor de tudo é que pode utilizar esta ferramenta facilmente no seu equipamento USB sem a necessidade de ter de fazer a sua instalação.
Alguns outros recursos úteis:
- Clonar ou copiar unidades com problemas
- Verificar individualmente os componentes de hardware
- Atualizar a BIOS para versões mais recentes
- Descobrir o que está errado com o seu hardware
- Vários utilitários CPUID, ASTRA, G4u e HDClone
- Gestor de dados vitais de Q&D
Site: Download
7 – Hiren’s Boot CD
O Hiren’s Boot CD é uma solução muito popular que utilizada para o resgate dos sistemas, e que funciona especialmente em computadores com Windows. Ou seja, possui todas as ferramentas necessárias para conseguir voltar a tornar o seu computador operacional.Além disso, esta solução de reparação do arranque do Windows possui um ambiente de pré-instalação com algumas ferramentas extra.
De facto é uma excelente maneira de conseguir lidar com os problemas de arranque do Windows porque oferece uma plataforma visual semelhante à do Windows executada em paralelo com a instalação danificada do Windows.
O CD de arranque do Hiren é feito para computadores mais modernos, que suportam a tecnologia de arranque UEFI e para funcionar normalmente precisa que o computador tenha no mínimo 2 Gb de memória RAM.
Basicamente, consegue resolver muitos problemas do computador com as ferramentas úteis que encontra no BootCD do sistema Hiren’s. Além disso, é uma ferramenta totalmente gratuita e pode ser utilizada em qualquer tipo de ambiente, domestico ou empresarial.
Além disso, não precisa de realizar nenhuma instalação, porque o ambiente de pré-instalação BootCD do Hiren configura os drivers da placa gráfica, som, wireless e placa Ethernet de acordo com a sua configuração de hardware específica. Apesar de precisar de privilégios de Administrador para conseguir executar alguma tarefas.
Um dos seus recursos mais valiosos é suportar o sistema de arranque UEFI a partir de dispositivos USB e DVD. O CD de arranque do Hiren possui uma ferramenta portátil chamada ISO2USB que foi desenvolvida especificamente para realizar esse processo com mais eficiência.
Alguns outros recursos úteis:
- Boot BCD-MBR: BootIce, EasyBCD
- Desfragmentação: Defraggler v2.22
- Diagnóstico: GSmart Control, HDDSCAN
- Recuperação de dados
- Clonagem: Acronis TrueImage, Macrium Reflect PE
- Segurança: Formatação de baixo nível
- Antivírus: ESET Online Scanner
- Sistema: Speccy v1.32, Ccleaner v5.4, Windows PowerShell
- Rede: TeamViewer, Chrome, PENetwork
Site: Download
Considerações Finais:
De facto, reconhecemos que alguns dos problemas do computador são difíceis de resolver, especialmente quando se trata de ficheiros do sistema Windows que desapareceram ou que estão corrompidos.
Nessa altura é necessário procurar soluções eficazes para corrigir o problema do arranque do Windows. Neste artigo, analisamos os melhores programas de reparação do arranque do Windows. Ou seja, sugerimos algumas das melhores soluções de software que existem atualmente para a reparação desse tipo de problemas.
No entanto, mesmo que ainda não tenha nenhum problema com a sequência de inicialização do seu sistema operativo, descarregar, instalar e utilizar alguns dos programas desta lista continua a ser uma boa ideia. Recomendamos sempre que só tente utilizar ferramentas de reparação que sejam 100% seguras para evitar a instalação de malware no seu computador.
O melhor mesmo, será preparar-se já para o pior cenário e criar um clone ou disco de emergência para guardar o seu sistema operativo Windows em caso de desastre. Além de criar uma cópia do seu sistema operativo mantenha sempre uma política regular de execução de cópias de segurança dos seus documentos mais valiosos.
Finalmente, gostaríamos de conhecer a sua opinião sobre as nossas escolhas de software e, se tiver outras recomendações ou ferramentas de reparação do arranque do Windows que queira sugerir, sinta-se à vontade para partilhá-las connosco através da secção de comentários abaixo. Teremos todo o gosto em atualizar este nosso artigo com as suas sugestões ou recomendações.