Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

Computador liga mas não arranca – 7 ferramentas reparar o Windows

Provavelmente o seu computador liga, mas por alguma razão que desconhece não arranca. Se anda à procura de uma solução para conseguir resolver o problema fique a saber que pode reparar o seu computador com alguma das ferramentas que sugerimos neste artigo. São ferramentas de reparação do arranque do Windows que pode utilizar no seu disco para resolver a maioria dos problemas relacionados com o arranque do sistema operativo.

 

Computador liga mas não arranca - 7 ferramentas reparar o Windows 1

 

Não adianta entrar em desespero nem gritar, mesmo que a sua casa tenha painéis acústicos madeira, porque os seus vizinhos provavelmente não o vão conseguir ajudar. Respire fundo e relaxe porque, como dizia um sábio, para tudo há uma solução mesmo que em alguns casos ela seja difícil de encontrar. Continue a ler e vai ver que consegue resolver o problema sem ter de pedir ajuda a um informático.

Neste artigo criamos uma secção com algumas das melhores ferramentas premium para a reparação do sistema de arranque do Windows do seu computador. Também incluímos alguns programas gratuitos caso não possa gastar dinheiro numa ferramenta paga. O melhor é que alguns desses programas têm outros recursos muito úteis que poderão ser úteis para as tarefas de manutenção, reparação e recuperação do seu computador.

Reconhecemos que muitas vezes é difícil conseguir descobrir a origem do problema do computador não ligar. São precisas muitas horas para se conseguir identificar o que está a causar o problema no arranque do sistema operativo. Por isso é que estas ferramentas de diagnóstico e reparação se tornaram tão úteis tanto para os técnicos como para os utilizadores que preferem tentar resolver o problema sozinhos.

Mas afinal de contas porque é que os computadores com Windows ligam, mas não arrancam completamente? Infelizmente existem dezenas de motivos para isso acontecer e vamos mostrar-lhe a seguir alguns deles. Vale a pena lembrar que não nos podemos responsabilizar por qualquer tipo de problema que possa causar ao seu computador ou aos seus dados por utilizar alguma destas técnicas, ou ferramentas.

 

Porque é que o Windows deixou de arrancar?

De facto, pode haver vários motivos pelos quais o Windows deixa de arrancar completamente e fica parado em algum momento da sua inicialização. Listamos a seguir algumas das principais causas que normalmente são responsáveis por este problema e que o podem ajudar a perceber o que está a acontecer com o seu computador:

 

1 – Software ou drivers: alguma incompatibilidade ou conflito com software, ou drivers pode causar falhas no arranque do Windows. Isso pode acontecer depois da instalação de novos programas, drivers ou atualizações, ou então por causa de algum ficheiro que ficou corrompido ou desapareceu.

 

2 – Avaria no hardware: problemas com componentes e acessórios de hardware podem impedir o arranque do Windows. São normalmente problemas relacionados com as placas de memória RAM, o disco rígido, a placa-mãe, a placa de vídeo ou outro componente interno, ou externo que esteja ligado ao computador.

 

3 – Vírus ou malware: software malicioso pode interferir no processo de arranque e fazer com que o Windows deixe de funcionar. Os vírus, cavalos de troia ou outro tipo de malware podem danificar os ficheiros críticos do sistema operativo. Ou então alteram as configurações do sistema operativo fazendo com que o processo de inicialização do Windows acabe por falhar.

 

4 – Ficheiros corrompidos: alguns erros no sistema de ficheiros do sistema operativo podem impedir a correta inicialização do Windows. Isso pode acontecer, por exemplo, porque desligou incorretamente o computador. Ou então, porque falhou a energia e o computador desligou-se abruptamente. Ou então, porque o disco já está com problemas e os ficheiros de sistema ficaram corrompidos ou ilegíveis.

 

5 – Problema no bootloader: o bootloader é responsável por carregar o sistema operativo Windows durante o processo de arranque do computador. Problemas com este sistema de inicialização, como um ficheiro mal configurado ou ausente, podem fazer com que o computador deixe pura e simplesmente de conseguir ligar.

 

6 – Configuração do hardware: fazer alterações na configuração de hardware de um computador, como adicionar, remover ou trocar componentes de sítio (ex: placas memória RAM), pode originar problemas no arranque do computador. Sobretudo quando essas alterações de hardware não são compatíveis ou reconhecidas adequadamente pelo sistema operativo.

 

7 – Configuração da BIOS ou UEFI: configurações incorretas da BIOS ou UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) do computador podem impedir o arranque do sistema operativo Windows. Podem ser, por exemplo, problemas relacionados com a ordem do arranque dos discos que esteja mal configurada. Também pode ser algum hardware importante que esteja desativado ou então alguma configuração errada, ou incompatível com o sistema operativo.

 

8 – Super aquecimento: quando um computador aquece demasiado pode desligar-se automaticamente e depois, durante algum tempo, não volta a ligar para evitar que a temperatura cause mais problemas. De facto, o problema do super aquecimento é comum e deve-se sobretudo a falhas no sistema de arrefecimento. Pode ser a ventilação obstruída ou à qualidade da pasta térmica do processador que já não conseguem manter o computador numa temperatura suficientemente baixa para funcionar normalmente.

 

9 – Problemas com energia: problemas com a fonte de alimentação, como flutuações de tensão ou energia insuficiente, podem fazer com que o computador deixe de arrancar ou comece a ligar e depois se desligue. Além disso, os problemas de arranque também podem estar relacionados com os cabos de alimentação, as fichas de ligação ou os carregadores com defeitos, ou não funcionam corretamente. Estes problemas simples relacionados com a falta de energia impedem ou prejudicam o arranque correto do sistema operativo e do computador.

 

Resumindo: estas são apenas algumas das razões mais comuns pelas quais os computadores deixam de arrancar. A resolução de problemas relacionados com o arranque do computador normalmente envolve o diagnóstico e a aplicação de soluções apropriadas. São normalmente soluções que envolvem a reparação de ficheiros do sistema, atualização de drivers, verificação das ligações do hardware ou então a execução de procedimentos avançados de recuperação.

 

Computador liga mas não arranca - 7 ferramentas reparar o Windows 2

 

Como reparar o arranque do Windows sem ferramentas de terceiros?

Sim, é possível reparar o arranque do Windows recorrendo às ferramentas que já vêm incluídas no sistema operativo. No entanto, pela experiência que temos no Informatico.pt, infelizmente muitas dessas ferramentas não conseguem resolver alguns problemas de arranque dos computadores. Nesses casos só existem 2 caminhos ou reinstalamos o sistema operativo ou tentamos resolver o problema quer seja manualmente ou recorrendo a uma ferramenta específica.

Nesses casos, para evitar perdas de tempo, recomendamos que recorra a um software especializado na reparação do arranque do Windows, que seja capaz de conseguir resgatar o seu sistema e os seus dados. Reconhecemos que este tipo de ferramentas nem sempre conseguem resolver os problemas de arranque, sobretudo quando estão relacionados com outros fatores que não estão relacionados com o funcionamento do Windows como falhas de energia, hardware, etc… Existem também outros problemas causados ​​por malware que estas ferramentas não conseguem resolver e que devem ser corrigidos com programas antivírus que analisam o sistema de arranque do sistema operativo. Mesmo assim, em muitas situações, a limpeza de malware é insuficiente para se conseguir resolver o problema de arranque porque os ficheiros críticos do sistema ou mesmo a estrutura do disco rígido ficaram danificados.

 

Quais são as ferramentas de reparação do arranque do Windows?

De fato, o Windows já vem com uma ferramenta de reparação integrada que ajuda a resolver os problemas mais comuns relacionados com o arranque do computador. Mas, como já referimos no tópico anterior são sistemas que muitas vezes se revelam insuficientes.

As últimas versões do sistema operativo Windows têm muitas opções que podemos utilizar para a recuperação do arranque. São ferramentas como o “Modo de segurança”, a “última configuração válida” e o “sistema de reparação do arranque”. Em último caso pode até mesmo escolher a opção para reinstalar o sistema operativo ou reverter as configurações para as que vinham de fábrica.

O Windows vem com um recurso útil chamado “Ferramenta de reparação de Arranque do Windows” que é um utilitário que podemos utilizar para tentarmos reparar o computador. Ou seja, é uma ferramenta simples que podemos utilizar para tentarmos resolver problemas do computador relacionados com o arranque do Windows. Consegue ajudar quando o Windows não está a conseguir arrancar corretamente. O então quando temos outros problemas relacionados com a corrupção de alguns ficheiros necessários para o correto funcionamento do sistema de arranque do Windows.

 

Como reparar o Windows se ele não arranca?

O mais importante de tudo é que não desista. Lembre-se que se o Windows não iniciar corretamente, existem muitas soluções alternativas que poderá experimentar para conseguir resolver o problema. Mostramos-lhe algumas dessas correções que pode utilizar se o seu sistema operativo teima em não funcionar. São duas dicas simples que o podem ajudar a resolver o problema sem ter de utilizar soluções mais complexas e demoradas.

 

  • Fazer RESET ao CMOS – O sistema de arranque BIOS do seu computador pode ser limpo e redefinido para tentar resolver o problema de arranque. No entanto, devemos alterar para o facto de ser uma estratégia que é mais fácil de utilizar num computador fixo que num computador portátil. Para conseguir fazer o REST da BIOS basta retirar a pilha e juntar os polos do Socket onde estava a pinha durante cerca de 1 minuto. Nos computadores portáteis também pode desligar o computador do carregado, retirar a bateria (quando possível) e pressionar o botão de ligar durante cerca de 1 minuto. Depois de realizar o procedimento volte a colocar tudo conforme estava e tente ligar o computador.

 

  • Arrancar a partir duma PEN – Esta é uma solução alternativa que lhe permite aceder ao seu computador de forma a conseguir investigar e reparar os ficheiros de arranque que estejam danificados. Tanto pode recorrer à pen que utilizou para instalar o seu sistema operativo como, por exemplo, a uma qualquer distribuição Linux com opção de funcionamento sem ter de ser instalada. Se não tiver a Pen de instalação do sistema operativo recomendamos que aceda ao site da Microsoft para descarregar o sistema operativo para depois criar uma Pen bootável recorrendo, por exemplo, aos programa RUFUS. Depois de conseguir ter acesso ao seu computador deve procurar por ficheiros de arranque, que estejam danificados e pesquisar por virus e malware que estejam a impedir o arranque do seu computador.

 

Como reparar o arranque do Windows na linha de comandos?

Mostramos-lhe a segui outro método que pode utilizar para tentar reparar o arranque do seu computador. Basicamente consiste em utilizar a linha de comandos do sistema de reparação do Windows para executar um comando que pode resolver o problema. O processo é bastante simples porque tem poucos passos e a maioria deles são bastante intuitivos.

 

1 – Pressione, durante alguns segundos, o botão de ligar do seu computador para forçar o seu desligamento e repita esta operação algumas vezes até que o Windows arranque automaticamente no seu sistema de recuperação.

 

2 – Partindo do princípio que o seu Windows está em português de Portugal, escolha a opção “Resolver”.

 

Computador liga mas não arranca - 7 ferramentas reparar o Windows 3

 

3 – Em seguida clique em “Opções avançadas”.

 

Computador liga mas não arranca - 7 ferramentas reparar o Windows 4

 

3 – Depois escolha a opção “Prompt de Comando”.

 

Computador liga mas não arranca - 7 ferramentas reparar o Windows 5

 

4 – Assim que abrir a janela da linha de comandos, há vários comandos que pode tentar utilizar para conseguir resolver o problema do seu computador:

 

bootrec.exe /fixmbr

bootrec.exe /fixboot

bootrec.exe /rebuildbcd

 

Depois de terminar, reinicie o computador e confirme se estes comandos resolveram o problema e o Windows já arranca normalmente. Se ao executar estes comandos lhe aparecer uma mensagem de erro relacionada com uma falha de acesso ou se os comandos anteriores não funcionaram reinicie o processo e tente utilizar os comandos a seguir:

 

bootrec /rebuildbcd

bcdedit /export c:\bcdbackup

attrib c:\boot\bcd -h -r -s

ren c:\boot\bcd bcd.old

bootrec /rebuildbcd

 

Depois de executar estes comandos e o processo terminar com sucesso tente reiniciar o seu computador para testar se o Windows já arranca normalmente. Se não funcionar pode reiniciar o processo e tentar utilizar algumas das outras opções disponíveis do sistema de recuperação da Microsoft.

Algumas dessas ferramentas podem exigir-lhe uma PEN ou um CD com a instalação do sistema operativo, um ponto de restauro ou uma imagem de recuperação. Nestes dois últimos casos teria de ter executado previamente algumas tarefas como criar um ponto de restauro ou criar uma imagem do seu Windows antes de ele ter parado de funcionar.

Como pode constatar, existem muitos ajustes e procedimentos que pode tentar, apesar de alguns deles serem bastante trabalhosos, arriscados e demorados. Já para não mencionar que essas ferramentas nativas da Microsoft muitas vezes são completamente inúteis.

 

O que são ferramentas de reparação do arranque do Windows?

Uma ferramenta, ou software de reparação do arranque do Windows, é um programa simples que se dedica especificamente a resolver, com apenas alguns cliques, problemas do computador quando ele não liga normalmente. Basicamente, são ferramentas que vêm num pequeno pacote de instalação e que possuem uma interface muito fácil de utilizar.

 

Listamos a seguir algumas dessas melhores ferramentas que encontramos atualmente no mercado:

 

  • Tenorshare Windows Boot Genius – Fácil de utilizar mesmo sem conhecimentos técnicos
  • Minitool Partition Wizard – Conjunto completo de recursos e gestor de partições
  • Paragon Hard Disk Manager – Assistente robusto para corrigir problemas de arranque
  • Iolo System Mechanic Pro – Sistema de análise e correção de problemas de computador
  • AOMEI Partition Assistant – Sistema de ajuda com problemas relacionados com partições
  • Ultimate Boot CD – Ferramenta de reparação do arranque do Windows
  • Hiren’s Boot CD – Solução gratuita para a reparação do arranque dos computadores

 

Todos estes sistema e ferramentas além de serem bastante simples de utilizar, também possuem diversos recursos úteis para qualquer tipo de utilizador porque podem melhorar a saúde do seu computador. Mas o melhor de tudo é que algumas destas ferramentas são completamente gratuitas e podem ser utilizadas quer a nível domestico como empresarial.

 

Porque utilizar ferramentas de reparação do arranque do Windows

De facto, estas ferramentas de reparação do arranque do Windows podem ser um salva-vidas para os utilizadores que têm o azar de se defrontar com o problema do seu computador não ligar. Sim, reconhecemos que não há nada pior do que o nosso computador que utilizamos para trabalhar ou para nos divertirmos se recusar a arrancar.

Sempre que isso acontece deixamos de conseguir aceder aos nossos ficheiros ou enviar um e-mail m