O Magalhães anda a fazer as delícias dos miúdos e dos graúdos. Enquanto há jogos, a festa é imensa. Só que costuma ser sol de pouca dura. A canalha sem experiência e grande parte das vezes sem que os pais que percebam patavina destas modernices, acabam por instalar tudo a torto e a direito, apagar coisas que não deviam…enfim, coisas que não lembra nem ao diabo.
O portátil Magalhães foi um computador portátil de baixo custo, montado em Portugal. Era baseado na segunda versão do portátil Classmate PC da Intel.
O nome provém do navegador português Fernão de Magalhães. A montagem deste computador em Portugal, sob o âmbito do programa e-escolinha, resultou de um protocolo, anunciado em 31 de Julho de 2008, entre o Governo da República Portuguesa e a Intel para a criação de um consórcio com capitais maioritariamente portugueses formado pelas empresas J.P. Sá Couto, Prológica e a Intel.
Hoje, mais uma vez, chegou-me um cliente com um magalhães “que estava lento e os jogos desapareceram”. Como todos os clientes são importantes e não queremos perder nenhum, aceitamos estes trabalhos de restauro de equipamentos mais clássicos. Por isso aproveitei e deixo-vos aqui um guia passo a passo, de forma a deixar o Windows 7 e o Caixa Mágica 14 como novos. Não precisa de ser nenhum profissional de informática nem conhecer nenhuns comandos secretos para conseguir fazer o restauro do magalhães.
Como restaurar o Magalhães
Para seguir este tutorial pressuponho que a integridade das partições esteja completa; ou seja não tenha sido apagadas / redimensionadas.
1 – Ligar o portátil Magalhães
Ligar o equipamento e esperar que o mesmo chegue ao menu que permite escolher o SO para arranque;
Premir a tecla ESC, seguido da tecla F1. Deverá ter aparecido um pequeno rectângulo preto no canto superior esquerdo;
Premir outra vez a tecla F1 e deverá aparecer um menu como este:
2 – Escolher “Restaurar”
Agora escolhe-se: “Restaurar o Sistema”;
No meu caso escolhi o Caixa Mágica;
Segundos depois aparece esta mensagem, a qual tem de confirmar:
3 – Restaurar a Caixa Mágica
Agora escolhe-se a 1a opção, para um restauro total da imagem de origem do Caixa Mágica 14
Depois escolher de novo a opção “Restaura integralmente o Caixa Mágica”:
4 – Confirmar o Restauro
Agora é só confirmar a mensagem a dizer que o restauro vai demorar cerca de 30 minutos;
E por fim esperar e desesperar:
5 – Restaurar o Windows do Magalhães
Se o sistema que pretender recuperar for o Windows 7, o processo é muito mais simples. É praticamente automático. E também demora o seu bocado, sendo que não tem uma interface amigável como tinha o caixa mágica. Contudo aplicações como o Office, “Eu Sei”, “ClickMat”, ficam todas disponíveis.