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Como resolver erros ao aceder ao site das Finanças

Já não chegavam o erros do computador muitas vezes também nos deparamos com erros a aceder aos sites. Provavelmente já se deparou com erros ao aceder ao site das finanças como o erro plugin não suportado portal finanças. De facto é infelizmente um problema muito comum da finanças site não abre por causa de um qualquer erro.

 

erro portal finanças

 

Muitas vezes não se consegue por exemplo utilizar a aplicação de preenchimento e validação da declaração que pretende entregar (DA, IRC, IRS, IVA) no portal finanças.

A razão para não aparecer essa página de entrega no site das finanças poderá dever-se a uma das seguintes situações:

 

1. Não esperou tempo suficiente / houve problemas de comunicação.

 

De facto, a aplicação de preenchimento e validação da declaração poderá demorar algum tempo a carregar. Isso depende sobretudo do débito da ligação à internet que está a utilizar.

Ou seja, por exemplo para uma ligação à internet de 1Mbs, a página pode chegar a demorar até 10 segundos a carregar completamente.

 

2. Não aceitou as credenciais da DGITA.

 

De facto, após o carregamento da aplicação é-lhe solicitado para aceitar que a aplicação java seja executada no seu computador.

Este certificado existe para garantir que a aplicação que vai executar é realmente da instituição que aparece descrita no mesmo (neste caso da DGITA).

Portanto é uma forma  segura de correr aplicações nos computadores dos utilizadores. Aliás, é imprescindível que aceite executar a mesma escolhendo “SIM / ACEITO” para poder utilizar os serviços da DGITA.

 

3. O Browser utilizado não é a versão correcta.

 

Apesar da aplicação possa funcionar em versões anteriores de alguns browsers. Aconselhamos a actualizar o seu browser para a versão mais recente. Com isso garante o correcto funcionamento do site no seu computador.

De facto, a aplicação para entregar/corrigir uma declaração de modelo 3 utiliza a tecnologia Java. Infelizmente, da forma como está implementada causa alguns dificuldades às pessoas.

Portanto, grande parte dos problemas técnicos que as pessoas têm em carregar a aplicação de modelo 3 está relacionada com a má configuração do Java no seu computador. Ou seja, têm muitas vezes instalada uma versão desactualizada do sistema Java.

No entanto, não é intuito deste artigo abordar este tema. Contudo, garanta que utiliza um browser (programa de navegação da Internet) compatível com o Java. Além disso tenha sempre o software Java atualizado no seu sistema operativo.

Por exemplo no sistema operativo Windows poderá utilizar vários browsers. Um do mais conhecidos e que vem instalado por defeito com os Windows é Internet Explorer. Por outro lado nos  sistemas operativos  Mac pode por exemplo utilizar o browser Safari.

 

person using laptop Photo by John Schnobrich on Unsplash

 

4. O Browser utilizado não permite a execução de aplicações Java.

 

Muitas vezes ao tentarmos aceder ao portal finanças parece-nos a seguinte mensagem:

” o browser utilizado não permite a execução de aplicações java. para poder utilizar esta opção deverá efectuar a instalação da sun virtual machine (java plugin). “

Para tentar resolver este erro deve tentar utilizar outro browser (navegador da internet). Ou então, no final deste artigo pode encontrar um link para poder instalar a máquina virtual Java no seu computador. Deve apenas ter o cuidado de escolher os seu sistema operativo correctamente e a versão 32bits ou 64bits. Se por alguma razão tiver duvidas escolha a versão de 32bits porque também irá funcionar em sistemas de 64bits.

 

5. Tem o Java instalado mas não corre a aplicação de entrega.

 

Assim, para o correcto funcionamento do Java deverá seleccionar as seguintes opções:

 

Internet Explorer

No menu do Browser “Ferramentas / Tools” -> “Opções da Internet / Internet Options” -> “Avançadas / Advanced”
“Use Java2 v1.4.2 for applet”
“Java VM (ou Microsoft VM)” mas certifique-se que de facto a opção “Compilador JIT para Java” está desmarcada e que, no mesmo sítio, a opção “Consola para Java activada” está marcada.

 

6. Não consegue efectuar o Login nas Declarações Electrónicas.

 

De facto, para poder efectuar o Login e, consequentemente entrar numa sessão segura em que os dados enviados são cifrados, o seu browser tem de conseguir comunicar com o site das Declarações electrónicas, através de SSL.

Portanto é necessário que a configuração deste protocolo esteja correctamente assinalado, verificando as seguintes opções:

 

Internet Explorer

“Ferramentas / Tools” -> “Opções da Internet / Internet Options” -> “Avançadas / Advanced”
“Definições de HTTP 1.1”: Deverá estar marcada a opção “utilizar HTTP 1.1”
“Segurança”: deverão estar marcadas as seguintes opções:-   Activar “Assistente de perfis”
–   Avisar acerca de certificados inválidos de sites
–   Avisar se o envio de formulários estiver a ser redireccionado
–   Utilizar Fortezza
–   Utilizar PCT 1.0  (excepto no Internet Explorer 6.XX)
–   Utilizar SSL 2.0
–   Utilizar SSL 3.0
–   Utilizar TLS 1.0

Seguidamente deverá seleccionar o botão “Aplicar” e “OK”.

Depois de concluída a operação devera reiniciar o seu Browser.

 

7. Erros relacionados com a cache e os cookies do Browser

 

person using MacBook Pro Photo by Glenn Carstens-Peters on Unsplash

 

De facto, para corrigir os problemas com páginas é normalmente tão simples quanto limpar o cache e os cookies do seu browser.

Aliás, o cache do browser serve apenas para armazenar informações de forma a ajudar as páginas a serem carregadas mais rapidamente.

Além disso existem os Cookies que são pequenos ficheiros guardados no computador com informações específicas (como senhas e preferências específicas de sites).

 

Então, como posso limpar os cookies para corrigir o problema?

 

Por isso, se está com problemas informáticos e de facto não consegue entrar no site das Finanças. Não consegue manter-se ligado à página do site do portal das Finanças. Ou então aparecem mensagens de erro sobre os ficheiros cookies.

Recomendamos que faça apenas o seguinte. Tente limpar a cache do seu browser para ver se consegue corrigir o problema do seu computador.

De facto, isso também poderá ajudar a resolver problemas  com páginas que ficam bloqueadas ou que não consigam carregar totalmente.

Mostramos a seguir como pode no seu Browser conseguir facilmente limpar os ficheiros da cache e os cookies.

 

Firefox

Clique em Ferramentas three horizontal bars | selecione Histórico.
Clique em Limpar os dados de navegação mais recente.
– A janela “Limpar os dados de navegação mais recente” será exibida.
No menu suspenso “Limpar este período”, selecione Tudo.
Clique na seta para baixo Firefox down arrow ao lado de “Detalhes”. to “Details.

Selecione:
Cookies
Cache
Logins ativos

Clique em Limpar agora.
Reinicie seu navegador.

 

Chrome

Clique em Personalizar Chrome três linhas horizontais | selecione Histórico.
– A janela “Histórico” será exibida.
Clique em Limpar dados de navegação.
– A janela “Histórico” será exibida.
No menu suspenso “Eliminar os seguintes itens desde”, selecione o começo.

Selecione:
Cookies e outros dados de site e de plug-in
Imagens e ficheiros armazenados em cache

Clique em Limpar dados de navegação.
Reinicie o seu navegador.

 

Safari

Clique em Safari Safari ícone de configurações | selecione Limpar Histórico e Dados de Sites.
No menu “Limpar”, selecione seu período desejado.
Clique em Limpar Histórico.
Reinicie o seu navegador.

 

Internet Explorer

Clique em Ferramentas | selecione Opções da Internet.
Em “Histórico de navegação”, clique em Excluir.

Selecione:
Ficheiros temporários da Internet e ficheiros de sites
Cookies e dados de sites

Clique em Excluir.
Clique em OK.
Reinicie seu navegador.

 

8. Erro de plug-in não suportado ao aceder ao portal das finanças:

De facto, na entrega da Declaração Modelo 3 do IRS pode surgir um erro. Especialmente quando utiliza o browser Google Chrome para submissão da declaração pela Internet.

Por isso, caso não consiga visualizar o formulário de preenchimento, sendo-lhe apresentada a mensagem “Este plug-in não é suportado”, utilize outro browser com suporte para Java ou efetue os seguintes passos:

Instalar a ultima versão do Java clicando no link do final deste artigo. Poderá ser necessário desinstalar versões anteriores.

Copie para a barra de endereços do Chrome  o seguinte “chrome://flags/#enable-npapi” (sem aspas) e dê ENTER.

Clicar na opção Activar

Reiniciar o Chrome para as alterações surtirem efeito
Se for necessário deve autorizar a execução do POPUP (X no lado direito da barra de endereço)
Autorize também a execução do aplicativo java quando aparecer a janela.
Faça um refresh (actualize) a página.

Criamos o video a seguir que o ajudará neste processo.

Qualquer dúvida não hesite em nos contactar.

YouTube video

 

Os requisitos mínimos necessários para a entrega de Declaração de Rendimentos são:

 

  1. Navegador da internet: Internet Explorer 7.x ou superior, Mozilla Firefox 3.x ou superior, Google Chrome
  2. Java: JRE 1.6 ou superior
  3. Acrobat: Acrobat Reader 5.x ou superior
  4. É necessário também ter Javascript activado e aceitar cookies

 

A configuração recomendada é a seguinte:

 

  1. Navegador da internet: Internet Explorer 8.x, Mozilla Firefox 3.6, Google Chrome
  2. Java: JRE 6u24
  3. Acrobat: Adobe Reader 9.4
  4. É necessário também ter Javascript activado e aceitar cookies

 

Actualize aqui o seu software:

 

 

Actualize aqui o seu Browser:

 

 

Qualquer ajuda relacionada com o acesso ao Portal das Finanças não hesite em nos contactar.

Estamos aqui para ajudar.

Picture of António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

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