Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

Como proteger a Pen-Drive com password: 7 métodos grátis

Neste artigo irá aprender as melhores maneiras de proteger com password a sua Pen-Drive e manter os seus ficheiros seguros. Também lhe mostramos algumas soluções mais robustas, em que pode investir, e que são Pen-Drives encriptadas através de hardware e que servem para proteger os seus dados. Mas o mais comum é utilizar aplicações gratuitas que nos conseguem garantir um nível de proteção semelhante.

Neste artigo, mostraremos como poderá proteger com password uma Pen-Drive encriptando os seus ficheiros e pastas para que ninguém os consiga consultar sem a sua autorização. Aliás, não é possível proteger completamente uma Pen-Drive sem ser com um sistema de encriptação.

São tudo ferramentas úteis para conseguirmos proteger os nossos ficheiros e outros dados mais importantes. São informações críticas relacionadas, por exemplo, com a sua vida privada, ou então as credenciais de acesso às suas contas bancarias e passwords de sites como o ICE Casino online onde faz alguns investimentos e se diverte regularmente.

Como proteger a Pen-Drive com password: 7 métodos grátis 1

O que é a encriptação?

Encriptação é o processo de utilizar um algoritmo de encriptação para embaralhar os dados de tal forma que fiquem num formato ilegível. Se um utilizador tiver a password de encriptação correta, o seu equipamento conseguirá descodificar os dados para um formato que seja legível e utilizável. Sem a password correta, os dados são completamente inúteis.

Hoje em dia existem muitos tipos de encriptação, alguns são mais seguros do que outros. Como a encriptação se tornou numa ferramenta de segurança tão conhecida e importante, tanto o sistema operativo Windows como o Mac já incluem aplicações capazes de encriptar os dispositivos de armazenamento dos seus utilizadores.

 

Porque precisamos de proteger as Pen-Drives?

Se a sua Pen-Drive contém ficheiros muito importantes, é necessário tomar medidas de precaução para garantir que não sejam apagados ou corrompidos. Mas, e se esses ficheiros forem privados e contiverem informação sensível? Nesse caso é necessário conseguir protegê-los com uma password para evitar o acesso indesejado a esses dados. A proteção contra gravação de um Pen-Drive é uma medida de segurança importante quando se quer garantir que ninguém consegue fazer alterações aos seus ficheiros.

Chegamos a um ponto em que as Pen-Drives deixaram de ser utilizadas para guardar apenas alguns ficheiros para passarem a ser dispositivos portáteis capazes de guardar muitos dados. Basicamente porque é a forma ideal que os profissionais têm de trazer consigo os seus dados enquanto se deslocam de um lugar para o outro.

No entanto, há sempre o lado negro da tecnologia, e neste caso, prende-se outra vez com a segurança. Ou seja, antes de guardar qualquer tipo de informação valiosa na sua Pen-Drive, deve primeiro aprender como as consegue proteger. Será útil, por exemplo, se perder a Pen-drive ou se algum ladrão a roubar para conseguir aceder aos seus dados privados.

Resumindo, o principal motivo para ter de encriptar uma Pen-Drive é impedir que utilizadores não autorizados consultem os seus dados que guardou nesse dispositivo. Se perder ou lhe roubarem a sua Pen-Drive, o mais certo é que qualquer pessoa tente utilizá-la para aceder aos seus dados, com más intenções, ou apenas por curiosidade. A menos que tenha tido previamente o cuidado de a encriptar com uma password forte, nesse caso os dados serão completamente inúteis para a pessoas que ficou com a sua Pen-Drive.

De qualquer maneira, não importa o que tenha guardado na sua Pen-Drive, nunca será uma má ideia aumentar a sua privacidade recorrendo à encriptação. Noutros casos, a encriptação é mesmo obrigatória se a seu Pen-Drive tiver dados sensíveis como:

 

  • Credenciais de login
  • Informações pessoais
  • Documentos corporativos
  • Chaves de criptomoedas
  • Registos médicos

 

Quais as desvantagens de encriptar a Pen-Drive?

Apesar de ao encriptar a sua Pen-Drive estar a proteger os seus dados, o que é sempre melhor do que não ter nenhuma segurança, saiba que a encriptação também tem muitas desvantagens.

Se utilizar uma ferramenta de encriptação nativa do sistema operativo, só conseguirá desencriptar e aceder aos seus ficheiros no mesmo equipamento onde os protegeu. Se quiser utilizar os seus dados em qualquer sistema operativo, terá de criar partições na sua Pen-Drive, fazer cópias dos seus ficheiros e depois encriptar cada partição num formato compatível com o sistema operativo específico.

De facto, é uma enorme desvantagem só conseguirmos desencriptar os ficheiros com a mesma ferramenta que utilizamos para a encriptação. Apesar de podermos encriptar uma Pen-Drive e torná-la compatível com os sistemas operativos mais populares, se copiarmos os dados para um computador que não tem o mesmo programa de encriptação, não os conseguimos desencriptar. O que se faz normalmente é copiar o programa de encriptação para a Pen-Drive onde temos o dados, para depois podermos instalar no computador onde os queremos abrir.

Tanto o Windows como o Mac, têm ferramentas de encriptação gratuitas nativas, mas não estão instaladas por padrão. No entanto, não é difícil instalá-las, porque os ficheiros de configuração já estão guardados no equipamento. Ou seja, só precisa de encontrar o instalador e executá-lo para a aplicação ficar disponível para a poder começar a utilizar.

 

Como proteger a Pen-Drive com password: 7 métodos grátis 2

 

Devo encriptar a minha Pen-Drive?

Depois de conhecer todas as desvantagens que indicamos no capítulo anterior, provavelmente está a perguntar-se se deve ou não encriptar a sua Pen-Drive. A resposta depende sobretudo do valor e do tipo de informação que guarda na sua Pen-Drive. Ou seja, se guarda uma pasta com fotografias do seu cão ou trabalhos da faculdade que já fez há vários anos, são dificilmente dados que alguém mal-intencionado pode ter interesse.

No entanto, se guardar na PEN os seus ficheiros de trabalho, documentos jurídicos ou contratos importante que utiliza frequentemente em diferentes equipamentos, recomendamos enfaticamente que utilize um sistema de encriptação para proteger os seus dados. Só assim é poderá ficar minimamente descansado em caso de perder ou de lhe roubarem a Pen-Drive.

 

Como proteger os dados da minha Pen-Drive?

Existem vários métodos e ferramentas que pode utilizar para conseguir proteger os dados da sua pen-Drive. Alguns mais seguros e normalmente pagos e alguns mais limitados em termos de recursos que normalmente são gratuitos.

Ambas soluções são recomendadas porque será sempre melhor ter alguma segurança do que pura e simplesmente não ter nenhuma, deixando os seus dados disponíveis para qualquer um. Mostramos-lhe a seguir as principais ferramentas e métodos que pode utilizar para conseguir proteger a sua tão valiosa informação.

 

1 – Rohos Mini Drive: Criar uma partição encriptada

 

Como proteger a Pen-Drive com password: 7 métodos grátis 3

 

De facto, existem várias ferramentas gratuitas que pode utilizar para encriptar e proteger com password os seus dados. A maioria, no entanto, requer direitos de administrador para se conseguirem executar em qualquer computador. No entanto, o Rohos Mini Drive, funciona independentemente de ter ou não, no computador onde é utilizada, privilégios de administrador.

A versão gratuita desta ferramenta consegue criar uma partição de até 8GB na sua Pen-Drive que depois oculta e encripta protegendo-a com uma password. A ferramenta utiliza um sistema de encriptação automático “on-the-fly” com uma chave de segurança AES com um comprimento de 256 bits.

Graças ao facto de o Rohos Disk Browser ser um sistema portátil, ou seja, é instalado diretamente na Pen-Drive, sem precisar de drivers de encriptação instalados no equipamento local, consegue-se aceder os dados protegidos em qualquer lugar.

Para utilizar esta ferramenta basta clicar em “Encriptar Pen-Drive” no ecrã principal do Rohos Mini Drive, escolher a Pen-Drive onde quer colocar os seus dados protegidos, especificar a nova password de segurança e depois clicar no botão “Criar disco”.

Com isso irá criar na sua Pen-Drive uma partição encriptada e protegida por uma password. Em alternativa, também pode encriptar apenas uma pasta específica da sua Pen-Drive, o que irá criar uma espécie de “contêiner” encriptado.

Depois, pode abrir a partição ou “contêiner” protegido clicando no ícone Rohos Mini.exe na pasta raiz da sua Pen-Drive USB. Depois o programa irá pedir-lhe para inserir a password para que o disco Rohos seja montado como se tratasse de uma nova Pen-Drive. Depois de desencriptada e montada a partição ou “contêiner” protegido, já poderá aceder através do explorador aos seus ficheiros.

Para fechar com segurança a sua partição Rohos, clique com o botão direito do rato no ícone Rohos que lhe apareceu na área de notificação que está na barra de tarefas do Windows e escolha a opção “Desligar”.

 

Descarregar: Rohos Mini Drive

 

2 – VeraCrypt: Encriptar toda a Pen-Drive

 

Como proteger a Pen-Drive com password: 7 métodos grátis 4

 

A outra ferramenta que recomendamos é o VeraCrypt que é um sucessor do muito conhecido TrueCrypt. A semelhança do sistema anterior também esta aplicação é portátil e funciona diretamente na sua Pen-Drive sem ter de a instalar. No entanto, o VeraCrypt para poder funcionar precisa que o utilizador tenha privilégios de administrador do computador onde está a ser utilizada.

Também possui um sistema de encriptação on-the-fly com a tecnologia AES e com uma chave 256 bits. A versão gratuita é limitada a tamanhos de apenas 2 GB, o que nos parece insuficiente para algum tipo de informação que utilizamos atualmente.

Na verdade, o VeraCrypt possui um sistema de encriptação instantânea que utiliza vários algoritmos de encriptação como o AES de 256 bits, o Serpent e o TwoFish que podem ser combinados uns com os outros. Tal como a solução anterior chamada Rohos Mini Drive, também o VeraCrypt consegue criar discos virtuais encriptados que são montados como se fossem discos reais. Além disso, também consegue encriptar partições inteiras ou dispositivos de armazenamento.

Para utilizar esta ferramenta basta descarregá-la do site oficial e instalá-la na sua Pen-Drive. Assim que iniciar a aplicação portátil, ser-lhe-ão apresentadas todas as letras de Pen-Drive disponíveis no seu equipamento para poder escolher onde quer que seja criado o novo volume.

Depois de escolher o drive que quer utilizar, irá aparecer-lhe um assistente que o ajudará na criação do novo volume VeraCrypt. Para encriptar toda a Pen-Drive USB, escolha a opção “Encriptar uma partição/ Pen-Drive” e certifique-se que não é uma partição do sistema antes de clicar no botão “Avançar”.

Na etapa seguinte, pode escolher entre utilizar um volume VeraCrypt padrão ou então um volume que esteja oculto no sistema. Ao utilizar um volume oculto irá reduzir o risco de alguém tentar forçar a desencriptação dos seus dados utilizando, por exemplo, métodos de força bruta para descobrir a sua password. No entanto, alertamos para o facto de ter de formatar toda a Pen-Drive se quiser criar um volume “Hidden VeraCrypt”.

Depois de escolhermos o tipo de volume que queremos, aparece-nos uma janela para escolhermos o dispositivo, onde devemos selecionar a nossa Pen-Drive e confirme clicando no botão “OK” para podermos avançar. Voltamos a lembrar que se quiser encriptar toda a Pen-Drive, deve escolher a opção “Encriptar Partição Local” e clicar em Avançar.

Fazendo isto, o VeryCrypt antes de executar seja o que for irá avisá-lo que deve criar primeiro uma cópia de segurança dos seus dados para poder repor, caso alguma coisa corra mal durante o processo de encriptação.

Depois de ler e aceitar a mensagem anterior, escolha o tipo de encriptação e o algoritmo de Hash. Se não souber bem o que deve escolhe pode deixar tal como estão as configurações padrão. Em seguida, a ferramenta irá pedir-lhe para definir a sua password para conseguir proteger o seu novo volume.

Na janela seguinte terá de fazer uma coisa que até lhe pode parecer estranha, mas que na realidade é muito importante para o bom funcionamento da aplicação. O sistema irá pedir-lhe para movimentar aleatoriamente o seu rato de forma a aumentar a “força criptográfica” do algoritmo de encriptação. Depois, basta escolha o seu Wipe Mode, quantos mais melhor, e na janela final clicar em “Encriptar, para iniciar o processo de encriptação.

 

Descarregar: VeraCrypt Portable

 

3 – Toucan: Proteger os ficheiros da Pen-Drive

 

Como proteger a Pen-Drive com password: 7 métodos grátis 5

 

O Toucan é um pequeno utilitário que lhe permite sincronizar, fazer backup e proteger os seus dados através de um sistema de encriptação que tem integrado. Está dividido com 7 separadores, o que facilita o acesso à função de segurança que precisamos de utilizar.

O Toucan foi parcialmente construído utilizando o código-fonte do utilitário de encriptação em linha de comandos de código aberto chamado ccrypt. Basicamente, é uma ferramenta que utiliza o protocolo de encriptação AES com uma chave muito segura de 256 bits para proteger os seus dados ao mais alto nível de segurança.

A sua documentação indica que o que distingue das outras soluções é que não precisa de instalar nenhum driver no nosso sistema. Ou seja, consegue encriptar ficheiros sem ter de instalar o Tucan. Além disso, os ficheiros encriptados através desta ferramenta passarão a ter a extensão de ficheiro “.cpt”.

 

Descarregar: Toucan

 

4 – SecurStick: Criar zonas seguras na Pen-Drive

 

Como proteger a Pen-Drive com password: 7 métodos grátis 6

 

Esta é uma aplicação desenvolvida por uma revista de informática alemã. Não requer nenhuma instalação e funciona em sistemas operativos como o Windows, Linux e Mac sem que o utilizador tenha de ter privilégios de administrador.

Para utilizar esta ferramenta basta copiar e executar na sua Pen-Drive o ficheiro com extensão EXE para que ela seja encriptada. Ou seja, para configurar o SecurStick, deve descarregá-lo e descompactar o ficheiro ZIP copiando depois o ficheiro executável EXE para a sua Pen-Drive.

Depois, ao executar o ficheiro EXE irá aparecer-lhe uma janela de comando e abrirá uma nova janela do seu navegador. Basta depois escolher uma password e clicar no botão em alemão “Criar” para a ferramenta criar a zona segura na sua Pen-Drive.

Da próxima vez que executar o ficheiro EXE do SecurStick, irá aparecer-lhe uma janela de login e só terá de utilizar a password que definiu para conseguir aceder à sua área segura. Todos os ficheiros que copiar para essa zona segura ou SafeZone serão encriptados automaticamente.

Só tem de ter o cuidado de se lembrar que ao fechar a janela da aplicação também irá terminar a sessão na sua zona de segurança. Ou seja, só consegue movimentar e consultar ficheiros se mantiver a janela da aplicação aberta.

Se quiser remover completamente o SecurStick da sua Pen-Drive a forma mais facil de o conseguir fazer e formatando-a. De facto, reconhecemos que é uma ferramentas com várias limitações, no entanto, para aquilo que custa (grátis) não podemos exigir muito.

 

Descarregar: SecurStick

 

5 – BitLocker: Encriptar sem instalar programas

 

Como proteger a Pen-Drive com password: 7 métodos grátis 7

 

BitLocker é uma tecnologia criada pela Microsoft e que começou a ser utilizada no velhinho Windows Vista. É uma ferramenta que permite aos utilizadores encriptarem todo o conteúdo do seu disco rígido, tornando o acesso aos dados quando não se têm as credenciais, completamente impossível.

Para aumentar a segurança dos seus clientes/utilizadores, a Microsoft criou uma extensão para dispositivos de armazenamento portátil como as Pen-Drives. Basicamente é uma extensão do BitLocker que se chama BitLocker To Go e nos permite a encriptação de Pens USB. O processo de encriptação é muito simples e seguro.

Basta inserir a sua Pen-Drive na porta USB do seu computador e depois procurá-la no explorador do Windows. Em seguida, clique com o botão direito do seu rato em coma da Pen-Drive e escolha a opção “Ativar o BitLocker” que aparece no menu.

Depois só terá de escolher uma password que seja segura para o Windows encriptar a sua Pen-Drive. Se assim o entender, também pode utilizar o Windows Smart Card como forma de autenticação.

Tem de escolher onde quer guardar uma cópia da sua chave de recuperação gerada automaticamente e que lhe permitirá recuperar a sua Pen-Drive se alguma vez se esquecer da sua password. Se quiser guardar essa chave na sua conta da Microsoft, isso parece-nos uma boa opção.

Esta ferramenta permite-lhe escolher se quer encriptar apenas os dados atuais, que tem neste momento na Pen-drive, ou todos os dados que irá copiar para a Pen no futuro. Também pode optar por encriptar toda a Pen-Drive, incluindo os dados que já tinham sido apagados no passado, mas que ainda existam fragmentos que possam ser recuperados.

Recomendamos que escolha a opção para encriptar a Pen-Drive em modo de compatibilidade porque isso irá facilitar a sua utilização em diferentes versões do Windows. Finalmente basta clicar “Iniciar encriptação” e aguarde um pouco para o processo ser concluído com sucesso.

Depois de encriptada pode retirar a sua Pen-Drive do computador e utilizá-la em segurança. Infelizmente só a versão Pro, Enterprise e Education do Windows 10 e 11 é que incluem esta ferramenta de encriptação chamada BitLocker. Se tiver a versão Home, utilize uma das muitas ferramentas de encriptação gratuitas que indicamos neste artigo.

 

6 – Disk Utility: Encriptar Pen-Drive no Mac

 

Como proteger a Pen-Drive com password: 7 métodos grátis 8

 

Se estiver a utilizar um equipamento Mac, também não precisa de uma ferramenta de terceiros para conseguir encriptar a sua Pen-Drive USB.

Para proteger a sua Pen-Drive só tem de a formatar com o sistema de ficheiros HFS+ da Apple. Alertamos para o facto de que esse processo irá apagar TODOS os ficheiros que tem guardados na sua Pen-Drive. Ou seja, se tem informação que quer guardar, deve primeiro fazer uma cópia de segurança para outro local antes de formatar a Pen-Drive.

Depois de ter a certeza que tudo o que está na Pen-Drive pode ser apagado, aceda no seu Mac à aplicação Disk Utility, escolha a Pen-Drive e clique em “Apagar”. Na janela pop-up que irá aparecer especifique o formato do ficheiro que deve ser “Mac OS Extended (Journaled)” e clique no botão “Apagar” que aparece no canto inferior direito da janela para formatar a sua Pen-Drive.

Depois de concluir as etapas anteriores, a sua Pen-Drive estará pronta para ser encriptada. Para isso basta no “Finder” clicar com o botão do lado direito do rato na Pen-Drive e escolher a opção “encriptar” para adicionar uma password. O processo irá começar instantaneamente e pode demorar alguns minutos, dependendo do tamanho da sua Pen-Drive.

Depois de executar estas tarefas que nos parecem simples irá ter uma Pen-Drive encriptada e protegida com uma password que pode utilizar na maioria dos equipamentos Mac.

 

7 – Cryptsetup: Encriptar Pen-Drive no Linux

 

Como proteger a Pen-Drive com password: 7 métodos grátis 9

 

Também existe uma ferramenta que pode utilizar para encriptar Pen-Drives no sistema operativo Linux. Chama-se Cryptsetup e basicamente é uma aplicação gratuita utilizada para configurar volumes encriptados utilizando o protocolo de encriptação AES com chaves de 256 bits. Consegue encontrar esta ferramenta disponível no repositório padrão do Linux.

O maior problema desta solução é o mesmo que têm as 2 soluções anteriores. Ou seja, não deve utilizar esta ferramenta se precisa de utilizar os seus ficheiros encriptados sem ser no sistema operativo Linux. Além disso, para conseguir aceder à sua Pen-Drive encriptada também precisa de ter instalada a aplicação Cryptsetup no seu Linux.

Para conseguir encriptar a sua Pen-Drive no Linux, tem de instalar primeiro o utilitário de disco chamado ”Gnome” e a aplicação “Cryptsetup”, por exemplo, com o comando “sudo apt-get”. Aliás, se estiver a utilizar o Ubuntu, essas ferramentas já devem estar instaladas.

Depois de ter tudo pronto, só precisa de abrir os Discos no seu ambiente de trabalho e procurar a sua Pen-Drive. Com o botão do lado direito do seu rato escolhe a opção para formatar a totalmente a sua Pen-Drive ou apenas uma única partição com sistema de encriptação.

Irá aparecer-lhe uma janela para poder escolher a sua password. Lembramos que ao formatar a Pen-drive irá perder todos os dados que tem guardados, por isso, deve fazer antes uma cópia de segurança para outro local.

 

Descarregar: Cryptsetup

 

8 – Hardware: Soluções de encriptação

 

Como proteger a Pen-Drive com password: 7 métodos grátis 10

 

Além destas soluções de software também existem soluções baseadas em hardware utilizadas sobretudo por aqueles utilizadores que levam a encriptação mais a sério. Alguns dos dispositivos móveis têm botões físicos ou leitores de impressão digital que o utilizador tem de usar para conseguir desbloquear os seus dados. Outras soluções de harware encriptam a informação do dispositivo, mas depois requerem software para conseguirem desbloquear o acesso à mesma.

No entanto, esse tipo de dispositivos USB é normalmente mais caro e mais difícil de encontrar que as tradicionais Pen-Drive que compramos em qualquer loja de informática. Por vezes, a compra de equipamentos com recursos avançados de segurança, como encriptação de dados, pode ser um exagero para a maioria dos utilizadores.

Especialmente quando custam preços exorbitantes muito superiores ao real valor da informação que protegem. No entanto, não deixam de ser uma excelente escolha para se conseguirem proteger ficheiros que sejam altamente confidenciais.

 

Dispositivos: Kingston

 

Como proteger um ficheiro com uma password?

Como referimos logo no início deste artigo, não consegue proteger eficazmente com uma password todo o conteúdo da sua Pen-Drive sem ter de utilizar obrigatória mente um sistema de encriptação. No entanto, se precisa apenas de uma forma rápida de conseguir proteger alguns tipos de ficheiros como, por exemplo, documentos do MS Office, PDF, oo ficheiros compactados, existem algumas formas simples de o conseguir fazer.

Mostramos-lhe a seguir alguns dos métodos e das ferramentas gratuitas que pode utilizar para conseguir proteger os seus documentos com uma password sem ter de encriptar completamente o seu dispositivo móvel.

 

1 – MS Office: Guardar ficheiros com Password

 

Como proteger a Pen-Drive com password: 7 métodos grátis 11

 

A maioria das aplicações do MS Office como o Word e o Excel, permitem aos seus utilizadores guardarem os seus ficheiros em qualquer equipamento ou dispositivo móvel, protegendo-os com uma password.

Por exemplo, no Word, enquanto tiver o documento aberto, pode ir ao menu principal e escolher a opção “Ficheiro” e depois “Informações”. Aparecerá um botão que pode utilizar para conseguir proteger o seu documento encriptando-o com uma password.

Basta digitar a sua password e confirmar no botão “OK” para o seu documento fique seguro, livre de possíveis consultas não autorizadas. Recomendamos sempre que escolha uma password que seja segura, mas fácil de lembrar porque se a perder irá deixar de ter acesso aos seus documentos.

 

2 – PDFTK Buider: Proteger PDFs com Password

 

Como proteger a Pen-Drive com password: 7 métodos grátis 12

 

Para proteger ficheiros PDF com password e guardá-los na sua Pen-Drive USB pode utilizar, por exemplo, a ferramenta gratuita PDFTK Builder. Basta descarregar e abrir a aplicação, depois só tem de importar o documento, ou os vários documentos em PDF que quer proteger.

Em seguida clica da seta do lado direito da opção que diz “Document Protection” para escolher a Password e o nome do Utilizador que terão acesso ao documento. O clicar no botão “Build” irá aparecer-lhe uma janela a perguntar onde quer guardar o documento protegido com password.

Depois de ter escolhido a pasta de destino será gerado um novo ficheiro em PDF que, ao tentar abrir, irá aparecer-lhe uma janela a pedir a password para a desencriptação do documento.

O melhor de tudo é que esta ferramenta possui uma versão portátil que pode trazer consigo copiando-a para a sua Pen-Drive sem ter de instalar no seu computador.

 

Descarregar: PDFTK Builder

 

3 – 7-Zip: Proteger ficheiros compactados com password

 

Como proteger a Pen-Drive com password: 7 métodos grátis 13

 

Também consegue proteger os seus documentos e as pastas com as ferramentas de compactação como utilitários como o 7-Zip que existem praticamente para todo o tipo de sistemas operativos. Normalmente utilizam protocolos como o AES com chaves de 256 bits para conseguirem proteger os ficheiros compactados com passwords que impedem o acesso à informação de pessoas não autorizadas.

Para utilizar a aplicação7-Zip basta, se ainda não a tiver instalada, descarregá-la da internet e instalá-la no seu computador. Depois só tem de clicar com o botão do lado direito do seu rato no ficheiro ou pasta que quer proteger para levar na sua Pen-Drive. Irá aparecer-lhe um menu onde deve escolher a opção “7-Zip” e depois “Adicionar ao ficheiro”.

Na janela que abrir chamada “Add to Archive”, escolha o formato do ficheiro compactado e do lado direito da janela escolha uma password que seja minimamente segura. Finalmente basta clicar no botão “Aceitar” para iniciar o processo de compactação e encriptação do ficheiro ou da pasta que escolheu.

A aplicação no final do processo irá criar um ficheiro compactado com as suas pastas e documentos que sempre que alguém tente descompactar irá ter de inserir a password de encriptação, caso contrário o ficheiro é supostamente inútil.

 

Descarregar: 7-Zip

 

Que ferramentas de encriptação pagas existem?

Além das ferramentas gratuitas que indicamos neste artigo, existem outras aplicações que pode utilizar para encriptar a sua Pen-Drive, como a Lacie, a SecurStick ou o Cryptsetup. Tal como também já referimos, pode sempre comprar dispositivos USB encriptados por hardware, que permitem o acesso mais rápido à informação e são menos propensos a ataques, apesar de serem sempre soluções mais caras.

A solução paga que consideramos mais fácil de utilizar é uma aplicação que permite arrastar e largar os ficheiros e as pastas que se chama NordLocker. Possui um sistema de encriptação de ficheiros fácil de utilizar e compatível com qualquer tipo de dispositivo de armazenamento.

Estas aplicações pagas, à semelhança das soluções gratuitas, permitem-nos encriptar os nossos dados e guardá-los com segurança no nosso dispositivo USB externo. Além disso, esses dados também podem ser enviados aos nossos contactos com segurança pela Internet porque supostamente ninguém, além de nós, irá conseguir abrir o ficheiro encriptado.

A grande vantagem destas soluções pagas relativamente aos sistemas gratuitos está relacionada com algumas limitações que têm esses sistemas. Nomeadamente em termos de velocidade de encriptação e volume de dados que podem ser protegidos.

Além disso, não precisa de passar por um processo com várias etapas para conseguir encriptar os seus dados. Tudo o que precisa fazer é descarregar a aplicação, criar uma conta e colocar os seus ficheiros numa pasta. As aplicações pagas de encriptação de ficheiros realizam normalmente o resto por si.

YouTube video

 

Considerações finais

Ao ler este artigo ficou a saber como consegue encriptar uma Pen-Drive com uma password tanto no sistema operativo Windows, como Mac e Linux. Esperamos que este pequeno guia o tenha ajudado a proteger com password a sua Pen-Drive e claro os seus dados.

Está preocupado com a possível corrupção da sua Pen-Drive e a consequente perda de todos os seus ficheiros?Então recomendamos que considere fazer o mais rápido possível uma cópia de segurança dos seus documentos para um local diferente que pode ser, por exemplo, a nuvem.

A portabilidade das Pens permite-nos fazer cópias, guardar e partilhar facilmente os nossos dados. No entanto, existe sempre um risco associado à utilização de dispositivos móveis USB. Sobretudo relacionado com o facto de os nossos dados poderem cair mais facilmente nas mãos erradas ou de se perderem, serem apagados, ou corrompidos por engano.

Se o azar lhe bater à porta o melhor é os dados estarem encriptados e ter sempre uma cópia de segurança noutro local que depois possa recuperar. Também poderá tentar recuperar a informação recorrendo a alguma ferramentas ou alguma empresas especialistas que existem atualmente.

Se tal como nós no Informático levar a sério a sua segurança digital, também deve considerar proteger o seu tráfego de Internet utilizando uma VPN. Com o ProtonVPN ativado no seu computador ou telemóvel consegue encriptar a sua ligação com a Internet e ocultar o seu endereço IP com apenas um clique. Além disso, o ProtonVPN tem uma extensão para a maioria dos navegadores que existem atualmente. Ou seja, se é um utilizador mais avançado irá conseguir melhorar gratuitamente a sua segurança ao utilizar os protocolos VPN e os vários recursos que esta ferramenta oferece.

Finalmente, se conhece outro método ou ferramenta capaz de conseguir proteger os seus dados que transporta na sua Pen-Drive através de uma password, deixe-nos por favor um comentário. Teremos todo o gosto em acrescentar a sua sugestão à nossa lista.