Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

Como juntar ficheiros PDF – Ferramenta ONLINE 100% Grátis

Um ficheiro ou documento portátil, normalmente conhecido como PDF, é um formato muito popular utilizado tento por particulares como por empresas. Se precisa de guardar, apresentar ou partilhar o seu trabalho de maneira profissional, o PDF é a escolha perfeita para utilizar nessas situações.

Normalmente, os documentos são criados e guardados no formato MS Word porque existem certas vantagens em criar documentos nesse formato editável. No entanto, já se deve per apercebido que temos por vezes alguns contratempos ao utilizarmos esse formato, especialmente quando precisamos de partilhar os documentos.

Isso acontece porque existem várias versões do Word, cada uma com os seus próprios recursos, layout e formato do ficheiro. Se abrir um documento criado no MS Word 2007 com a versão 2016, irá notar que algumas das configurações e estruturas do ficheiro ficaram desformatadas.

Pode evitar esse tipo de problema se guardar os ficheiros no formato PDF. Basicamente, o PDF é um formato universal que pode ser utilizado em todos os equipamentos e sistemas operativos sem se preocupar com qualquer problema relacionado com o formato ou estrutura do documento. Ou seja, o layout de um ficheiro no formato PDF permanece inalterado mesmo que o documento tenha sido criado há 20 anos.

 

Quais as vantagens em utilizar ficheiros PDF?

Já vimos que a utilização do formato PDF é útil quando pretendemos partilhar um documento ou manter o seu formato inalterado ao longo dos anos, mesmo que as versões das ferramentas vão evoluindo. Mostramos-lhe a seguir resumidamente uma lista das principais vantagens da utilização de ficheiros em formato PDF:

 

  1. Os ficheiros PDF mantêm sempre a sua integridade gráfica. O layout do documento permanece o mesmo, não importa onde estiver a ser visualizado.
  2. O formato PDF é multidimensional, o que é uma grande vantagem em relação a outros formatos.
  3. Os ficheiros PDF são mais fáceis de gerir. É um dos únicos formatos de documentos que se podem gerir facilmente em todos os equipamentos.
  4. PDF é um dos formatos de documentos mais seguros. Supostamente não se pode editar um ficheiro PDF depois de ser guardado. Além disso, também pode bloquear um documento PDF com uma senha.
  5. Mais importante ainda, o formato PDF é compacto, por isso, evita ter de se preocupar em otimizar o seu espaço de armazenamento.

 

Apesar destas vantagens, existem algumas limitações deste formato que podem incomodar alguns utilizadores comuns. Neste artigo, vamos falar em particular sobre um problema em particular relacionado com a necessidade de juntar os ficheiros em formato PDF.

 

Porque precisamos de juntar ficheiros PDF?

Normalmente, os documentos oficiais são guardados em formato PDF, sobretudo por causas dos benefícios que já descrevemos neste artigo.

Um problema comum, que alguns gestores de negócios enfrentam, é a organização dos ficheiros PDF. A utilização generalizada de PDFs aumentou o número de ficheiros em unidades de armazenamento. Isso dificultou o processo de gestão de dados e documentos.

Nos últimos anos, os gestores tentam evitar problemas relacionados com a má gestão de ficheiros, juntando os PDFs com conteúdo relacionado num único documento. Antigamente esse processo de agrupar documentos PDF era executado manualmente. Ou seja, os gestores ou os seus assistentes tinham que criar manualmente um novo documento com o conteúdo dos diferentes ficheiros.

Esse processo de juntar manualmente os ficheiros era extremamente demorado, e por isso a maioria das pessoas e das empresas evita fazê-lo porque o espaço que se ganha não compensa o tempo que se perde.

Se estiver a passar por uma situação semelhante e tiver muitos ficheiros no seu disco local ou na nuvem, precisa de uma solução que seja fácil de utilizar para juntar e gerir os seus documentos PDF.

Existem atualmente várias ferramentas online para juntar de PDF que o podem ajudar a agrupar vários ficheiros PDF num único documento. Explicamos a seguir o funcionamento de uma dessas ferramentas de fusão de PDFs. Mas antes parece-nos importante mostrarmos primeiro algumas das razões pelas quais deve utilizar estas ferramentas que juntam vários documentos PDF num só.

 

Como juntar ficheiros PDF - Ferramenta ONLINE 100% Grátis 1

 

Ajuda na organização de documentos

Um dos motivos mais comuns por trás da necessidade de agrupar PDFs é quando temos muitos ficheiros guardados em arquivo “morto”. Ou seja, os ficheiros ou documentos com informações importantes que já não utilizamos no dia a dia.

De facto, são ficheiros que normalmente consomem muito espaço e que o melhor é juntá-los por assunto para assim ficarem mais organizados e fáceis de encontrar.

Basicamente, ao juntar os documentos que temos arquivados conseguimos facilitar o acesso aos dados importantes porque ficam todos num único lugar sem termos de abrir ficheiro a ficheiro em sítios diferentes. Uma boa ferramenta online para a junção de PDFs consegue combinar vários ficheiros arquivados em apenas alguns segundos.

 

Facilita os projetos com vários utilizadores

Outro motivo muito comum para se juntarem várias páginas PDF num único ficheiro está relacionado com o trabalho em equipa de vários utilizadores num determinado projeto. Há casos em que, por exemplo, um grupo de estudantes ou de colaboradores de uma empresa têm de trabalhar em diferentes partes de um único projeto.

Quando o projeto for considerado como concluído, todos podem partilhar o seu trabalho e os documentos de cada utilizador podem ser compilados num único ficheiro de projeto. Com isso todos podem consultar o resultado do trabalho que realizaram em equipa sem terem de abrir os documentos de cada um dos colegas.

 

Permite assinar um conjunto de documentos

É muito comum ser necessário juntar ficheiros PDF para se assinarem digitalmente, sobretudo no setor jurídico. Um exemplo disso são os advogados e os Juízes que têm de assinar uma quantidade enorme de ficheiros que pertencem a clientes e a processos diferentes.

Em vez de terem de assinar individualmente cada um dos documentos relacionado com um determinado processo, podem facilmente juntar vários ficheiros relacionados num único documento e assiná-lo uma única vez. Parece um pormenor, mas é uma coisa que poupa imenso tempo, normalmente desperdiçado cm a assinatura de dezenas de páginas que não são tão importantes.

 

Ajuda a poupar espaço de armazenamento

Sabia que também deve juntar vários ficheiros PDF se o seu espaço de armazenamento estiver pouco espaço de armazenamento ou se os seus dados estiverem desorganizados? Sim, com a experiência que temos no Informatico.pt a lidar com dados de clientes, reconhecemos que é muito difícil conseguir-se gerir eficazmente centenas de ficheiros PDF que guardamos nos nossos equipamentos.

Por isso é que se torna importante juntarmos os ficheiros mais relevantes para conseguirmos poupar algum espaço no nosso equipamento. Lembramos que, quer sejam ficheiros pessoais ou de trabalho, irão exigir sempre mais e mais espaço do nosso equipamento. Por isso, tudo o que ajude a organizar e a poupar espaço é importante. Recomendamos, sempre que possível, juntar vários ficheiros PDF num único documento.

Utilizar uma boa ferramenta online para Juntar PDF não ajuda só a poupar espaço no seu equipamento, mas também a organizar os seus documentos com mais eficiência, facilitando a sua pesquisa e consulta no futuro.

 

Como juntar ficheiros PDF - Ferramenta ONLINE 100% Grátis 2

 

Aumenta a segurança dos documentos

Os documentos PDFs, sobretudo os pessoais, têm normalmente dados extremamente confidenciais e privados. Por isso é importante proteger esses ficheiros PDF com informações importantes utilizando sistemas de encriptação eficazes.

Mas é praticamente impossível para um utilizador conseguir proteger e lembrar-se da password de centenas de ficheiros PDF. Portanto, o melhor mesmo é organizar os PDFs com base numa qualquer relação entre eles e depois juntá-los com uma ferramenta online. Com isso irá facilmente conseguir aumentar a segurança dos seus ficheiros sem ter de contratar uma pessoa para tratar disso por si.

 

Facilita a partilhar de dados

Muitas das vezes em que precisa de partilhar vários ficheiros com outras pessoas, é muito útil juntá-los antes de os enviar. De facto, se juntar os ficheiros num único documento irá facilitar a partilha, sobretudo se os estiver a enviar por e-mail, drive ou até mesmo WhatsApp .

Provavelmente já passou por isso e já chegou à mesma conclusão que nós, de que não é fácil partilhar vários ficheiros em anexo separadamente. Muitas vezes, depara-se com o facto de existirem limitações relativamente ao número de ficheiros que podemos partilhar de uma só vez. É recorrente em formulários que temos de preencher online e que precisamos de inserir apenas um único documento. Portanto, o melhor mesmo é juntar os vários ficheiros que temos e enviá-los num unico ficheiro.

 

Permite a impressão rápida e inteligente

Por vezes temos necessidade de imprimir vários ficheiros PDF, o que pode ser realmente irritante. Abrir ficheiro a ficheiro e ter de repetidamente definir as instruções de impressão separadamente pode ser um processo demorado e muito chato.

Ou seja, é um processo desnecessário que nos consome muito tempo e energia. Imagine que tem 40 ficheiros em formato PDF que precisa de imprimir. Dependendo da complexidade do sistema de impressão irá seguramente demorar algumas horas para conseguir concluir a tarefa. Mas, se que imprimir todos da mesma forma, o ideal será junta-los num único ficheiro e mandá-lo imprimir uma única vez. Se combinar todas as 40 páginas conseguirá imprimir o documento em menos de dez minutos no máximo!

Este era um dos grandes motivos pela qual os utilizadores normalmente procuram por soluções para conseguirem juntar os seus ficheiros em PDFs. Em vez de o fazerem manualmente, conseguem agora juntar facilmente PDFs com as modernas ferramentas gratuitas que existem atualmente disponíveis online.

 

Como juntar ficheiros PDF com uma ferramenta 100% Grátis

Quer seja um utilizador avançado ou com pouca experiencia, o conceito de juntar online ficheiros PDF, pode ser algo novo que ainda não conhecia. Mas não se preocupe, se não sabe o que são essas ferramentas e como deve utilizá-las, vamos mostrar-lhe a seguir como o fazer de forma simples e eficaz.

Primeiro, deve saber que existem várias ferramentas online para poder juntar os seus ficheiros PDF, umas gratuitas e outras pagas. Normalmente são muito intuitivas e com uma interface simples e fácil de utilizar, não requerendo muito esforço do utilizador.

Além disso, tem enormes vantagens em utilizar ferramenta online para juntar ficheiro online, em vez de o fazer manualmente antes de os converter para PDF. Mas antes de falarmos nos beneficios destas ferramentas gratuitas online, vamos falar primeiro do funcionamento do processo de juntar ficheiros no formato PDF.

Para exemplificar o processo e como é uma das melhores ferramentas online vamos utilizar o serviço MergePDF muito fácil de utilizar. Mesmo um utilizador sem nenhuma experiência anterior pode facilmente entender como utilizar esta ferramenta sem despender muito esforço. De qualquer maneira, mostramos-lhe as etapas que tem de seguir para utilizar esta ferramenta:

 

  • Abra o site da ferramenta através do seu navegador que utiliza normalmente para aceder à ineternet (https://www.mergepdf.io/pt/juntar-pdf);
  • Encontrará várias opções para poder fazer o upload de ficheiros PDF da sua unidade local, do seu Google Drive, Dropbox e até mesmo através de um endereço URL;
  • Depois de inserir os ficheiros de entrada, deve ordenar as páginas conforme quer que elas sejam agrupadas arrastando os ficheiros para o início ou para o fim;
  • Depois de organizar os ficheiros, deve clicar no botão “Mesclar Arquivo”.

 

Como juntar ficheiros PDF - Ferramenta ONLINE 100% Grátis 3

 

Em menos de dez segundos, a ferramenta online irá juntar os seus ficheiros num único documento que depois pode descarregar ou converter para o formato que quiser. Provavelmente chegou à mesma conclusão que milhares de utilizadores por todo o mundo que se trata de uma ferramenta online muito útil e fácil de utilizar.

 

Porque devemos juntar ficheiros PDF online?

O principal objetivo de utilizarmos uma ferramenta deste tipo é conseguirmos rápida e gratuitamente juntar vários ficheiros PDF num único documento. Listamos a seguir alguns casos muito específicos em que este tipo de ferramentas é muito útil e está cada vez mais a ser utilizada.

 

  • São ferramentas que ajudam os professores ou formadores a juntarem facilmente vários ficheiros com tarefas ou trabalhos que prepararam para um determinado grupo de alunos ou de formandos.
  • São ferramentas que podem facilmente ajudar os escritores a juntarem e a organizarem os seus eBooks.
  • São ferramentas muito utilizadas em escritórios tanto por colaboradores como por equipas administrativas trabalhando em equipa para juntarem e organizarem melhor os seus ficheiros de trabalho diário ou que já tenham arquivado.
  • São ferramentas úteis para trabalhos de investigação, jornalismo e artigos porque os documentos podem ser unidos facilmente num único local.

 

Na realidade, existem muitos outros tipos de utilização para este tipo de ferramentas online de junção de ficheiros no formato PDF. Por ser bastante confiável, recomendamos normalmente a ferramenta que descrevemos no capítulo anterior. No entanto, reconhecemos que o que é bom para nós pode não ser o ideal para si. Por isso é que muitos utilizadores procuram online por este tipo de ferramentas até encontrarem a ideal para as suas necessidades.

 

Como juntar ficheiros PDF - Ferramenta ONLINE 100% Grátis 4

 

Quais as vantagens de juntar online ficheiros PDF?

Se eventualmente já utilizou um programa que teve de instalar no seu computador para juntar ficheiros PDF, provavelmente está a perguntar-se porque raio é que estas soluções online são melhores que o seu programa. Se for esse o seu caso vamos tentar mostrar-lhe a seguir algumas das principais vantagens de utilizar uma ferramenta online comparativamente com um programa que tenha instalado no seu equipamento. Para isso, reunimos alguns dos principais recursos que as ferramentas online possuem e que podem fazer a diferença quando está em dúvida se deve utilizar um software local ou uma ferramenta online.

 

São sistemas 100% gratuitos

O melhor destas ferramentas online, que utilizamos para juntar ficheiros PDFs, é que na maioria das vezes elas são completamente gratuitas. Se utilizava ou ainda utiliza programas instalados no seu equipamento para juntar manualmente PDFs então fique a saber que além de ser mais difícil também é mais caro porque normalmente esses programas são pagos.

No passado, algumas organizações costumavam pagar a um colaborador interno para ele juntar manualmente vários ficheiros. Isso atualmente deixou de ser necessário, porque existem enumeras ferramentas online que o conseguem fazer gratuitamente.

Ou seja, não precisa de se preocupar em ter de pagar um único cêntimo para conseguir criar uma conta numa dessas ferramentas online. Tudo o que precisa é de ter apenas um navegador e uma boa ligação à internet para conseguir facilmente juntar todos os ficheiros que quiser.

 

Não têm limites de utilização

Sim, estas ferramentas online normalmente não têm nenhum tipo de limitação na sua utilização. Ou seja, se tiver uma boa ligação à internet e um navegador, consegue juntar centenas de ficheiros num só sem grandes problemas.

Basicamente, não há restrições quanto ao número de ficheiros ou quando ao tempo maximo que pode utilizar a ferramenta. Estas ferramentas online estão sempre disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana e podem ser utilizadas em qualquer tipo de equipamento.

 

Compatíveis com qualquer equipamento

Outra característica destas ferramentas que juntam online ficheiros PDFs é que elas podem ser utilizadas em praticamente todo o tipo de equipamentos com acesso à Internet. Ou seja, não precisa de se preocupar em fazer nenhum download ou instalação de um programa porque estas ferramentas funcionam na nuvem. Os ficheiros são carregados através de uma página online para um servidor na cloud que depois faz o processamento e nos devolve um ficheiro único.

Basicamente pode utilizar este tipo de ferramentas em qualquer equipamento que precisar, desde que tenha um navegador e uma ligação boa à internet para poder fazer o upload e download dos ficheiros.

 

São sistemas privados e seguros

Normalmente pensa-se que este tipo de ferramentas são pouco seguras e que não se devem utilizar. As pessoas pensam que os seus dados ou ficheiros podem ser roubados por hackers que estão por detrás dessas plataformas digitais. Não podemos garantir que 100% de todas as plataformas online são completamente seguras, mas, na grande maioria dos casos, são perfeitamente fidedignas.

Normalmente a plataforma online limita-se a juntar os ficheiros que lhe enviou e a apagá-los logo que os descarrega e passa para outra página. Ou seja, depois de descarregar o seu documento que resultou da junção de vários ficheiros PDF, a ferramenta irá eliminar completamente todos os seus dados.

 

Permitem a organização de ficheiros

Uma característica importante destas ferramentas online para a junção de ficheiros PDF é que nos permitem organizar as páginas dos ficheiros conforme a nossa preferência. Ou seja, podemos colocar as páginas dos ficheiros na ordem em precisamos que realmente fiquem.

Além da possibilidade de juntar vários ficheiros PDF também existem ferramentas online para conseguirmos editar ficheiros PDF. Resumindo, estas ferramentas são muito úteis para quem precisa de juntar ficheiros de forma organizada, escolhendo a forma como as diferentes páginas se dispõem ao longo do documento final.

 

Protegem o formato dos ficheiros

Umas das melhores coisas dos ficheiros PDF é que conseguem manter o formato e o layout dos ficheiros originais. Estas ferramentas também o fazem no seu processo de junção. Ou seja, sempre que juntamos vários ficheiros PDF elas mantêm no ficheiro final exatamente o mesmo formato que tinham os ficheiros originais.

Basicamente, a estrutura dos ficheiros não é comprometida no processo de junção, o que é uma grande vantagem neste tipo de ferramentas online. Já não precisa se preocupar em perder a qualidade dos seus ficheiros PDFs ao utilizar estas ferramentas online.

 

São muito fáceis de utilizar

A grande maioria destas ferramentas são muito fáceis de utilizar. Consegue aceder à ferramenta amigável em qualquer equipamento que precisar, basta para isso ter o conhecimento básico da utilização de ferramentas da web.

Ou seja, não precisa de ser nenhum especialista em informática ou ter uma formação específica para conseguir utilizar este tipo de ferramentas. Consegue entender facilmente como as utilizar logo que visualiza a sua interface porque são bastante intuitivas.

YouTube video