Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

Como escolher o melhor computador para Jogos – 12 dicas

Muitos dos utilizadores que querem começar a jogar por vezes perguntam-se sobre qual o computador que devem comprar. De facto, trata-se de uma questão muito específica que exige a pesquisa sobre de diversos componentes capazes de aumentar a potência da máquina. São essenciais para que os jogadores não se deparem com ecrãs de bloqueio, lentidão e outros problemas associados.

Por isso, criamos este pequeno guia que certamente o ajudará a montar ou a escolher o melhor computador para aquilo que quer jogar. Apesar de ser mais fácil comprar um computador já montado, alguns jogadores preferem construir o seu próprio computador “gaming” e personalizá-lo ao seu gosto.

 

1 – Qual a melhor placa gráfica para Jogos?

As placas gráficas são um componente importante em qualquer computador. Mesmo que o seu equipamento tenha um processador rápido, se quiser jogar, por exemplo, num casino online com dinheiro real sem uma boa placa gráfica o provável é começar a perder aquilo que investe. De facto, existem diversas opções, com preços variados, para todos os tipos de carteiras e de utilizadores.

Se é um jogador e quer ter um bom desempenho não precisa obrigatoriamente de comprar uma GeForce RTX 4090 por um preço bastante elevado. Tem sempre alternativas interessantes como a placa gráfica AMD Radeon RX 7900 XTX, ARC A770, ou até mesmo a Nvidia GeForce GT 710. Para a grande maioria dos jogos que existem atualmente, conseguem desempenhos aceitáveis sem grandes configurações gráficas.

 

Como escolher o melhor computador para Jogos - 12 dicas 1

 

2 – Qual o melhor processador para Jogos?

Para encontrar a melhor solução em termos de processador devemos procurar sempre o equilíbrio entre a qualidade e o orçamento de que dispomos. De facto, é sempre uma disputa acirrada, sobretudo porque há tanta oferta no mercado. As duas principais marcas são a AMD e a Intel que são as fabricantes dos melhores processadores que existem atualmente. No entanto, os processadores mais modernos são normalmente muito caros e por isso recomendamos algumas opções mais antigas porque são muito mais acessíveis.

Graças ao seu ótimo desempenho, o processador Rayzen 9 5900x, ganhou uma grande relevância por parte dos compradores porque possui algumas das características mais procuradas pelos jogadores. Existem também outra solução alternativas como o processador Ryzen 7 5800X da AMD e o processador Core i7 10700 K da INTEL que conseguiram sem dúvida atender às suas necessidades da maioria dos jogadores.

 

3 – Qual a melhor memória RAM para Jogos?

Quer seja para reestruturar uma antiga máquina ou construir uma nova, devemos escolher sempre uma boa memória RAM por que só assim é que as coisas irão correr como o planeado. Lembramos que a memória RAM faz toda a diferença no desempenho do computador, sobretudo quando é utilizado para jogos mais recentes. Apesar de 16 GB de memória RAM já ser uma quantidade que podemos considerar aceitável, se conseguir instalar 32 GB é o ideal para tirar o maior partido dos jogos mais recentes.

Neste momento, o tipo de memórias RAM mais comuns no mercado, são as DDR4 e as DDR5. No entanto, certifique-se primeiro que as características do seu processador e da sua placa-mãe são compatíveis com a memória que pretende comprar. À medida que os jogos se vão tornando cada vez mais exigentes em termos de hardware, os jogadores têm de substituir ou de adaptar as suas máquinas para conseguirem usufruir de todas as suas potencialidades.

 

4 – Qual o melhor disco para Jogos?

Como é do conhecimento geral, o disco interno de um computador é um componente fundamental. Não só porque é o responsável pelo armazenamento dos nossos dados como também dos programas e do próprio sistema operativo. No mercado existem dezenas de fabricantes, sendo os mais conhecidos a Samsung, a Toshiba, a Seagate e a Western Digital. Cada uma de essas marcas possui vários modelos de discos que variam sobretudo na sua capacidade de armazenamento e na velocidade de processamento de dados, escrita e leitura.

A tecnologia dos discos rígidos mais procurada pelos jogadores é a SSD porque tem características muito superiores aos tradicionais discos mecânicos. Também existem tecnologias alternativas, com melhor desempenho que os discos SSD, chamadas M.2 SATA e M.2 NVMe.

 

Como escolher o melhor computador para Jogos - 12 dicas 2

 

5 – Qual o melhor monitor para Jogos?

Um bom monitor normalmente costuma ser mais caro, mas, se pensar bem, vai ver que é um investimento que vale a pena. Basicamente, é um equipamento que funciona como se fosse a janela para conseguir usufruir dos seus jogos. Se está a preparar a sua máquina para conseguir jogar qualquer tipo de jogo com a máxima fluidez, deve também ter a melhor tecnologia relativamente ao monitor do seu computador. Ou seja, deve tentar combinar as características do seu computador com as características do seu monitor para conseguir tirar o máximo de partido dos seus jogos.

Damos como exemplo o monitor Dell Alienware AW3423DW que é uma excelente opção e possui uma qualidade de imagem única por causa da sua tecnologia display QD-OLED. O Acer Predator XB271HU, LG25UM58 e o BenQ ZOWIE XL2411P são outras e excelentes soluções, mas com um valor mais acessível.

 

6 – Qual o melhor sistema de Cooler para Jogos?

Umas das coisas que muitos desvalorizam é o sistema de refrigeração dos computadores. No entanto, as temperaturas elevadas, além de poderem danificar permanentemente o seu computador, também comprometem a sua experiência de jogo. Principalmente no verão, onde os dias são mais quentes, o super aquecimento pode ser um grande problema. Ou seja, se procura um bom computador para jogar, então tem de escolher um que tenha um bom sistema de refrigeração, por exemplo, com um cooler especial com arrefecimento liquido.

O Noctua NH – D15S é um potente sistema de refrigeração e pode ser utilizado numa vasta gama de processadores. Outras opções com bom desempenho são o Corsair iCUE H115i Elite Capellix de refrigeração líquida, o silencioso Be Quiet! Dark Rock Pro 4 e o barato Noctua NH-U12S.

 

7 – Qual a melhor caixa para um computador Gaming?

Provavelmente não sabia, mas organizar todos os componentes de um computador numa boa caixa pode favorecer consideravelmente o desempenho da sua máquina. As caixas dos computadores não servem só para protegermos os componentes, também são responsáveis pela ventilação dos mesmos de forma a assegurar que não perdem desempenho por aquecerem de mais. Existem algumas marcas de referência que constroem as suas caixas com a qualidade suficiente para garantirem aos seus utilizadores o máximo desempenho possível.

Um exemplo disso é a caixa Corsair iCue 5000T que é bastante sofisticada e que possui iluminação em RGB e vidro temperado. A caixa da Thermaltake View 71 também é bastante espaçosa e moderna, tal como a da Phanteks Evolv X. Finalmente, o Cooler Master Cosmos C700M está entre as alternativas mais indicadas para os jogadores que precisam de uma solução versátil.

 

8 – Qual a melhor ligação à internet para Jogos Online?

Não há uma velocidade específica necessária para a maioria dos jogos online, mas quanto mais rápida a sua internet for melhor. Na maiora dos jogos só precisa de assegurar que tem uma ligação à internet de banda larga. Ou seja, deve ter pelos menos uma velocidade de download média de 25 Mbps e uma velocidade de upload média de 3 Mbps para conseguir jogar sem problemas a maioria dos jogos online.

Apesar de uma ligação por fibra ser o ideal para conseguir jogar online, a internet por cabo ainda continua a ter o seu lugar, já para não falar nas redes sem fios e a mais recente tecnologia 5G. Na verdade, a tecnologia 4G E 4G LTE tem muito mais atrasos que as ligações com fios, apesar de também serem capazes de atingir a latência recomendada para a utilização co