A ascensão da internet e das redes sociais deu às pessoas acesso a um nível de informação sem precedentes. Isso também levou a um aumento na popularidade de plataformas de partilha de vídeos online como o YouTube, que se tornaram enormemente populares.
Para qualquer empreendimento comercial, é importante ter uma presença online. Além disso, os proprietários de empresas que precisam de aumentar o reconhecimento da marca e promover os seus produtos ou serviços, podem utilizar o YouTube para o conseguirem.
E embora o YouTube possa ser útil para qualquer tipo de negócio, existem algumas técnicas específicas de SEO que podem ser utilizadas para tornar os vídeos mais bem-sucedidos.
Para se destacar no YouTube, precisará de empregar algumas técnicas de otimização que serão bastante eficazes.
Descubra o nosso guia mais abaixo sobre a melhor forma de otimizar os seus vídeos e algumas das técnicas SEO mais importantes para tornar os seus vídeos mais úteis para os utilizadores consequentemente mais visíveis no YouTube.
O que são as técnicas SEO para o YouTube
Mas afinal de contas o que são essas técnicas de otimização SEO para o YouTube? Basicamente, SEO para YouTube é um conjunto de técnicas que pode utilizar para otimizar os seus vídeos na rede social. Servem para conseguir maior numero de visualizações. O YouTube coloca os melhores vídeos nas primeiras posições dos resultados das pesquisar.
A otimização SEO conta com uma série de práticas relacionadas com a produção, design de conteúdo, e até questões de programação mais técnicas. Quanto mais otimizado for o seu conteúdo, mais relevante ele será aos olhos do algoritmo.
O objetivo é facilitar a vida aos utilizadores de tal forma que consigam encontrar o melhor e mais relevante conteúdo quando estiverem a procurar por um tópico específico.
Tal como Google, também o YouTube possui um sistema de pesquisa usado pelos utilizadores para conseguirem encontrar os canais e os vídeos que precisam.
O YouTube utiliza as palavras-chave que os utilizadores digitam no seu sistema de pesquisa, para procurar por esses termos na sua base de dados e depois mostrar-lhes os melhores resultados.
Portanto, os títulos, as tags e as descrições dos vídeos como têm um peso enorme para os algoritmos do YouTube influenciam as escolhas dos utilizadores.
Além disso, os canais que recebem muitos comentários e muitos likes também têm uma classificação mais alta do que aqueles que não têm nenhum envolvimento.
Qual a importância das técnicas SEO para o YouTube?
De facto, investir em SEO para YouTube é uma das formas mais recomendadas para se conseguir construir riqueza digital na internet. Bascamente porque o YoutTube é um dos sites mais visitados atualmente, com bilhões de visualizações diárias dos mais diversos públicos.
Além disso, investir num canal do YouTube fortalece o marketing orgânico de uma empresa.
Por isso, é importante apreciar o impacto que o YouTube tem na sua marca. Além de ser gratuito, pode levar a resultados comerciais incríveis, especialmente quando quer competir com empresas concorrentes.
Para o tentarmos ajudar a compreender a importância da utilização das técnicas SEO na otimização dos seus vídeos do YouTube fizemos uma pequena lista com as principais vantagens. Tem tudo que precisa de saber para o ajudar nessa decisão de considerar as técnicas de SEO para os seus vídeos:
- Explorar novos nichos de mercado;
- Manter mais contacto com o seu público alvo;
- Destacar-se da concorrência;
- Obter mais inscritos, likes e comentários;
- Rentabilização dos vídeos;
- Ajudar o SEO do próprio site;
- Criação de uma reputação digital;
- Melhorar o marketing orgânico.
Como deu para perceber, basicamente todas as técnicas de SEO podem ajudar a que o seu canal no YouTube tenha um bom posicionamento.
Dito isso, fizemos uma lista com as principais técnicas e dicas, para poder utilizar e testar no seu canal.
Dessa forma, os vídeos terão maior alcance, além de conseguir gerar melhores resultados e mais receitas na plataforma.
Técnicas SEO para destacar um canal do YouTube
Vamos mostrar-lhe a seguir algumas das técnicas mais importantes que deve utilizar para se conseguir destacar nos resultados das pesquisas do YouTube. São dicas simples e faceis de conseguir implementar mas que na realidade têm um grande impacto no sucesso do seu canal na plataforma da rede social.
1 – Escolha as melhores palavras-chave
A escolha das palavras-chave é o primeiro passo para se conseguir uma boa otimização SEO no YouTube. Lembramos que, são utilizadas pela plataforma para identificar o assunto do vídeo e assim o associar às pesquisas do utilizador.
Para isso, essas palavras-chave devem aparecer no título, descrição e tags do vídeo. Portanto, é necessário escolher bem as palavras-chave que vai utilizar em cada vídeo que publica.
Para tentar ajudar pode, por exemplo, pesquisar no YouTube por algumas das palavras-chave mais populares relacionadas com o seu vídeo. Consegue fazer isso utilizando o recurso de preenchimento automático da barra de pesquisa do YouTube.
Outra boa tática é visitar os canais dos seus concorrentes no mesmo nicho que o seu e tentar descobrir que técnicas de SEO é que eles utilizam. Os termos mais populares tendem a atrair mais pessoas mas também a concorrência é maior. Como é natural, é mais difícil competir com os youtubers mais populares e as marcas maiores.
Na grande maioria das vezes a escolha mais acertada é optar pelas palavras-chave que são normalmente conhecidas como “cauda longa”. São palavras-chave que não têm muito tráfego, mas que têm pouca concorrência o que faz com que seja mais fácil conseguir um bom posicionamento.
Basicamente, as palavras-chave de cauda longa são aquelas que são mais “compridas”. Ou seja, têm normalmente três ou mais palavras e representam as pesquisas mais específicas. Isso é ótimo porque conseguem segmentar as pessoas por aquelas que realmente se podem interessar pelo seu conteúdo.
Independentemente disso, lembre-se que é sempre muito importante escolher as palavras-chave mais relevantes para o conteúdo do seu vídeo.
2 – Construa um título diferenciado
Os títulos dos vídeos são o primeiro contacto do utilizador com o seu conteúdo, por isso é importante ser envolvente e direto. Além disso, um bom título precisa de conseguir descrever o que o utilizador vai visualizar e assim incentivá-lo a clicar no seu vídeo.
Tal como a escolha das palavras-chave também deve construir um título que seja diferenciado e interessante para os seus possíveis seguidores. Lembre-se que o título de um vídeo é um dos fatores importantes para o YouTube conseguir classificar corretamente o seu conteúdo.
Não se esqueça do que falamos no capítulo anterior e de incluir as melhores palavra-chave no título do seu vídeo. O ideal será mesmo colocá-las no início do título para conseguir um melhor desempenho.
Contudo, as palavras-chave não são suficiente e precisa também de criar um título atraente. Caso contrário, os utilizadores não vão ficar interessados em clicar no seu vídeo.
3 – Coloque as tags corretas
As tags são um dos recursos do YouTube mais populares no que diz respeito às técnicas de SEO. Basicamente, as tags funcionam como palavras-chave secundárias que pode utilizar nos seus vídeos. Por outras palavras, são um complemento adicional às palavras-chave principais.
Com a utilização correta de tags, o seu conteúdo conseguirá mais visualizações e receberá mais recomendações de outros vídeos semelhantes. Mas não pense que as tags são a galinha dos ovos de ouro. O YouTube não reconhece muitas tags e, por isso, o melhor é escolher no máximo de 7 a 10 tags.
Para que o seu vídeo apareça como sugestão noutros vídeos relacionados de outros canais, recomendamos que abra esses vídeos, mais vistos, e utilize as mesmas tags que eles utilizam.
4 – Faça uma boa descrição
Os criadores de conteúdo nem sempre utilizam o espaço de descrição dos vídeos tanto quanto deveriam. Então, nunca deve deixar esta secção em branco, ou apenas adicionar um link para o seu site ou a sua rede social.
As descrições dos vídeos podem conter textos mais longos. Pode utilizar a descrição para explicar os tópicos abordados no vídeo. De facto a descrição dos vídeos é uma excelente estratégia de SEO do YouTube. Não se esqueça de inserir também na descrição a palavra-chave que escolheu para o seu conteúdo.
Outra coisa que queremos que saiba é que existe um limite de palavras para as descrições dos vídeos. Apesar de poder inserir cerca de 5.000 caracteres, apenas os 150 primeiros é que aparecem nos resultados da pesquisa.
Ou seja, deve utilizar sabiamente esses caracteres iniciais para conseguir ser objetivo sobre aquilo que contem o seu vídeo e o que realmente o torna tão interessante para o utilizador.
Mas não se fique apenas pelo resumo do conteúdo do vídeo, acrescente também uma breve descrição do seu canal e as suas redes sociais e sites através de hiperlinks apropriados.
Depois, crie na descrição, um pequeno índice com os tópicos principais do seu vídeo e em que minuto do vídeo é que esses tópicos são abordados. Ou seja, indique a cada minuto o que acontece no vídeo. Isso não só facilitar a vida a quem o vê como também deixa tudo mais organizado.
5 – Crie uma boa Thumbnail
Uma coisa muito importante nos vídeos de YouTube são as Thumbnails que também fazem parte das técnicas de SEO e garantem a visibilidade dos conteúdos. Todos já ouvimos dizer que uma imagem vale mais que mil palavras.
Basicamente uma Thumbnail é a imagem da capa de um vídeo do YouTube, ou seja, é uma versão em miniatura daquilo que estará disponível no vídeo.
De facto, é algo muito importante porque é a primeira impressão que um utilizador terá do seu vídeo quando pesquisa por um tópico sobre algum assunto no YouTube.
6 – Seja inovador e criativo
Uma das coisas mais importantes para qualquer indivíduo ou empresa alcançar o sucesso é conseguir fazer-se notar e diferenciar-se dos restantes concorrentes. Já alguém muito sábio me disse uma vez na vida que, mais importante que ser competente, é parecer competente.
Sim, tudo o que precisa é de um pouco de criatividade e algum esforço e irá conseguir exatamente o que precisa para será destacar-se da multidão no YouTube. Uma maneira de melhorar a aparência dos seus vídeos é carregá-los em formatos de alta qualidade.
Não precisa exagerar e ficar obcecado com a aparência porque depois irá descuidar-se do mais importante que, muitas vezes, é mesmo o conteúdo. No entanto, ter um formato de vídeo com qualidade, com uma edição visual nítida e um áudio perfeito, acredite que realmente fará a diferença.
Além disso, voltamos a lembrar que, tudo isto de nada adianta se os seus vídeos não tiverem títulos e descrições adequados. Só assim é que as pessoas conseguem perceber rápida e facilmente do que se trata o seu vídeo.
7 – Crie sempre conteúdo relevante
Umas das coisas que nos parece mais importante em todas as técnicas de SEO é a qualidade do conteúdo dos seus vídeos. Deve deixar os seus vídeos não só com uma boa aparência como também preocupar-se com a qualidade do conteúdo e certificar-se que é interessante e envolvente.
Para o conseguir tem de se esforçar em conseguir ideias que sejam únicas e interessantes para os espetadores. Reconhecemos que isso é um verdadeiro desafio, sobretudo com a quantidade de vídeos que já existem sobre os mais diversos temas.
Mas acredite, vale definitivamente a pena o tempo que investe no planeamento do seu conteúdo. Isto claro se quiser mesmo que os seus vídeos tenham uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa do YouTube.
Tenha em consideração que conseguir desenvolver uma forte presença online e sobretudo no YouTube requer muito esforço e dedicação. É através das redes sociais que muitas vezes as marcas conseguem atrair novos seguidores, que muitas vezes se tornam em clientes.
8 – Mantenha-se atento ao Analytics
Se calhar não sabia, mas, o YouTube tem a sua própria ferramenta de análise essencial para conseguirmos perceber o comportamento dos nossos espetadores e, assim trabalharmos para mantermos a sua atenção.
Basta para isso aceder à opção “Estatísticas” do YouTube Studio, e lá irá encontrar diversos dados para poder analisar, como o alcance das suas publicações, o tempo de exibição, a evolução das visitas, o tipo de público e muito mais.
Recomendamos por isso que aceda com frequência a esta ferramenta para consultar esses números e perceber como se comporta o seu público alvo. A partir daí, vai ver que lhe vão começar a surgir várias ideias para criar vídeos mais interessantes e envolventes para os seus seguidores.
9 – Seja regular nas publicações
Sabia que as pessoas que se inscrevem no seu canal o ajudam a crescer. As pessoas que se inscrevem no seu canal, não só gostam do seu conteúdo, como também esperam que faça publicações com alguma regularidade.
A sua capacidade em conseguir publicar regularmente conteúdo irá ditar o sucesso do seu canal e o número de inscritos porque isso melhorar o comprometimento dos seus seguidores com aquilo que publica online.
Ou seja, recomendamos que crie conteúdo com regularidade e que o publique no YouTube pelo menos uma vez por semana. Também pode ser uma boa ideia informar durante os seus vídeos o seu público da data e hora em que irá lançar o próximo conteúdo para se manterem atentos ao seu canal e ativem o “sininho” das notificações.
10 – Respeite os direitos de autor
Por último, mas não menos importante, tenha sempre atenção aos direitos de autor. Hoje em dia tudo é monitorizado automaticamente pelos algoritmos. Certamente que não quer ter uma surpresa no seu vídeo, sendo, por exemplo, banido da plataforma, ou até mesmo ter de pagar por violar um direito de um autor autoral sem sequer saber que o estava a fazer.
De facto, esta dica é essencial para todos os que querem publicar vídeos no YouTube e não querem depois ter problemas.
Respeite sempre os direitos de autor do vídeo ou da música que insere no seu conteúdo. Basta para isso procure por bibliotecas gratuitas de sons, imagens e vídeos que existem na internet para conseguir evitar frustrações no futuro.
Conclusões
Embora isto não seja uma garantia a 100% de que vai ter sucesso, a prática de implementação de técnicas SEO nas publicações do YouTube aumenta muito as hipóteses dos seus vídeos obterem melhores resultados no motor de pesquisa da plataforma.
Como pode comprovar neste artigo, apesar do SEO ser nome estranho e um pouco assustado, não é tão difícil assim de seguir aplicar as técnicas e dicas que o podem ajudar e muito a médio e longo prazo.
Com as dicas que mostramos aqui, terá tudo o que precisa para conseguir executar a sua estratégia de otimização, da melhor forma possível. No final vai cehgar a conclusão que conseguiu alcançar com os seus vídeos, mais pessoas que aquelas que tinha antes de o fazer.
No entanto, o YouTube é apenas um canal para entregar conteúdo ao seu público alvo e não se deve nunca limitar só a ele, porque perderá muitas oportunidades.
Por isso, esteja sempre atento às oportunidades que surgem diariamente online. Agarre-as rapidamente para conseguir apresentar antes da concorrência tudo o que tem para oferecer, ou até mesmo para vender.
Lembre-se que, além do conteúdo lúdico, o YouTube é uma plataforma que muitos utilizadores procuram para conhecer novos produtos e serviços. Por isso, se tem um negócio, crie conteúdo multimédia sobre os seus produtos e serviços e publique no YouTube.
Depois só tem de tentar destacar-se no YouTube utilizando, por exemplo, as dicas descritas neste artigo. Se seguir estas etapas simples, poderá criar vídeos de alta qualidade que irão atrair novos interessados e provavelmente novos seguidores e novos clientes para a sua empresa.