Se acha que apenas um profissional pode iniciar uma estação de rádio na Internet, está errado. Qualquer um pode! Depois de ler este guia passo a passo, fica pronto a transmitir música online. Vamos explicar o processo de criação de uma rádio online. Isto desde o equipamento necessário, às questões legais e até mesmo como transformar a sua estação de rádio num negócio.
Coisas a considerar antes de iniciar uma estação de rádio da Internet
Passo 1: Decida o seu conceito
Antes de se apressar com alguma coisa, vale a pena dedicar um tempo para considerar que tipo de estação de rádio quer que seja sua. Isso significa pensar no tamanho da rádio, nos colaboradores e no conteúdo para garantir marcas consistentes em toda a sua programação. Se planeia trabalhar com outros colaboradores e DJs de rádio na estação, confirme sempre se eles estão a par de tudo de forma a garantir que todos estejam no mesmo barco.
Aqui estão algumas perguntas-chave a serem feitas:
- Minha estação de rádio só tocará música?
- Que tipo de música eu quero que a minha rádio toque?
- Haverá apresentadores ou DJs? Em caso afirmativo, quantas e quantas vezes haverá um programa de rádio?
- Que tipo de tópicos o programa de rádio cobrirá?
- O programa de rádio apresentará entrevistas e, em caso afirmativo, de que tipo?
Aproveite o tempo para ver o que outras estações de rádio on-line estão por aí para ter uma noção de qual lacuna a sua estação de rádio estará a preencher, ou qual necessidade ou audiência atenderá. Isso leva-nos diretamente para o próximo passo, que é:
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Passo 2: Dê um nome à sua rádio
Algumas das primeiras decisões que precisa tomar antes de iniciar uma estação de rádio na internet dizem respeito ao nome de sua estação e programação. Esse processo deve considerar quem é seu público-alvo e a mensagem que deseja transmitir, além de avaliar o que já existe por aí.
É importante verificar se o nome da sua estação ou qualquer outro elemento de sua marca não infringe as marcas registadas existentes. Normalmente, pode encontrar ferramentas on-line gratuitas para fazer isso colocando “[seu país] + marca registada” em um mecanismo de pesquisa. Uma ferramenta para verificar isso nos EUA pode ser encontrada neste site de marca registrada dos EUA , enquanto a ferramenta do Reino Unido pode ser encontrada na versão do Reino Unido.
Se está preso a ideias de nomes, também pode utilizar um gerador de nome de marca como o Looka .
Passo 3: Consulte as leis sobre direitos de autor
Na música, as leis sobre os direitos de autor no seu país são outro elemento crítico, muito importante que precisa de considerar para evitar qualquer problema legal. Se a sua programação não for musical (ex: talk shows), então isso pode não ser um problema. Mas se quiser transmitir música, precisa de comprar uma licença. O custo disso vai depender do país em que está a operar ou a transmitir. Utilizar música livre de royalties pode reduzir os seus custos, mas isso pode envolver a compra de uma licença única. Pode obter músicas gratuitas em muitos sítios, descubra neste artigo alguns deles.
O blog Broadcast Law tem muitas informações úteis e links importantes sobre as questões legais que envolvem a criação da sua própria estação de rádio online. Além disso, o copynot.org responde a algumas perguntas frequentes sobre os direitos de autor na música. No entanto, deve ter em conta que essas leis só se podem aplicar nos EUA. É importante lembrar que as leis que envolvem o licenciamento de música podem ser complexas e variam de acordo com o local em que está. Portanto, se tiver dúvidas, é melhor entrar em contato com um consultor jurídico especializado para o ajudar.
Passo 4: Arranje alguns equipamentos
Não precisa de um grande orçamento ou de um equipamento muito caro para poder criar a sua estação de rádio na Internet. Tudo o que precisa para começar é um microfone, um par de fones de ouvido e uma estação Airtime Pro registada. Por isso, uma configuração relativamente simples é tudo o que precisa. Basta um microfone condensador USB como o Rode Podcaster que requer pouco conhecimento técnico ou tempo de configuração. Ligue os seus fones de ouvido à ficha e estará pronto para ir para o ar. Para aqueles que querem ter uma configuração mais sofisticada, pode investir em equipamentos adicionais para adicionar mais funcionalidades ao seu ‘estúdio’. Pode comprar por exemplo uma interface de áudio como o Focusrite Scarlett
A sistema irá converter os sinais de áudio de microfones XLR Studio regulares para uma saída digital de alta qualidade. Qualquer combinação de microfones com a interface XLR mais comum que existe disponível irá funcionar. No entanto os microfones condensadores de diafragma grande (LDC’s) como o Rode Broadcaster são mais adequados para capturar vozes. Adicionar uma mesa de mistura à sua configuração irá permitir a gestão física de vários canais de entrada, em vez de depender de mixers de software. Qualquer mesa de mistura de áudio normal irá funcionar se combinada com uma interface de áudio XLR. As mesas digitais especializadas para “rádio” oferecem funcionalidades adicionais para emissoras. Ou seja, têm entradas de telefone dedicadas e efeitos a sonoros, mas também são mais caras. Quando se trata de software de transmissão, o Airtime Pro é uma boa solução
isto porque facilita sobretudo a automação da rádio online e do processo de streaming. Logo que o seu equipamento físico esteja configurado pode avançar para o processo seguinte. Encontra a seguir um guia passo a passo para poder iniciar rapidamente a sua estação de rádio.
Passo 5: Encontre notícias para partilhar
Se a sua estação de rádio on-line for orientada para notícias, então precisa de descobrir uma estratégia para planear os seus programas de notícias. Uma maneira de fazer isso é inscrever-se nos RSS de feeds dos principais blogs e sites de notícias que costuma acompanhar: Depois deve encontrar uma forma de reunir essas notícias num único lugar. Só assim é que terá todo o material que precisa no mesmo lugar ao preparar o seu programa.
Existem também algumas ferramentas on-line que o podem ajudar e que pode utilizar para organizar a sua informação.
- Feedly permite que se inscreva em diferentes notícias e feeds de blogs, além de ter um recurso para criar listas diferentes para organizar o conteúdo.
- Tweetdeck também é uma ferramenta útil para recolher conteúdo do Twitter, e permite adicionar diferentes termos de pesquisa e ver todo o conteúdo relacionado com esses termos de uma só vez.
- Alertas do Google funciona de maneira semelhante, permite que os utilizadores se inscrevam em alertas para termos de pesquisa específicos, embora sejam entregues por e-mail. Se está a transmitir um programa de desporto, pode, por exemplo, estar interessado em notícias sobre o temas de futebol. Tudo o que precisa fazer é configurar alertas para os termos “futebol” e por exemplo “Portugal”, e o Google irá enviar-lhe notícias sobre esse tópico diretamente para a sua caixa de correio. Também pode ajustar a frequência desses alertas para atender às suas necessidades.
Comece a utilizar o Airtime Pro
O Airtime Pro não é apenas um excelente software de transmissão de rádio pela Internet. De facto também é muito fácil de configurar. Primeiro, precisa de se inscrever e iniciar a sua avaliação gratuita de 7 dias (não é necessário cartão de crédito). Depois disso, deve receber um e-mail a avisar que a sua estação está pronta e a convida-lo para fazer login no domínio que escolher.
Assim que tiver feito login, pode começar a construir a sua estação de rádio on-line, programando conteúdo, adicionando e selecionando DJs e colaboradores.
Passo 1: Configurar o fuso horário e as funções de utilizador
Primeiro, precisa de ir às “configurações”, que pode encontrar no menu à esquerda. Na janela que aparecer, poderá configurar várias coisas, incluindo o nome e a descrição da sua estação de rádio on-line, bem como o fuso horário. De facto são coisas que deve fazer antes de começar a programar a sua estação.
Nesta fase, também precisa de inserir alguns detalhes sobre o seu próprio fuso horário, então clique em “Meu Perfil” que encontra por baixo de “Geral” no menu à esquerda. Depois, só precisa de clicar no último menu suspenso, selecionar o fuso horário correto e guardar. Mesmo que a sua estação esteja configurada para um fuso horário diferente, os utilizadores podem definir o seu próprio, o que permite que programem o conteúdo e os calendários de forma a corresponderem ao seu fuso horário local.
Passo 2: Adicionar outros DJs ou gestores de programa
Claro, pode não querer ou conseguir gerir a sua estação de rádio sozinho. Uma das melhores coisas do Airtime Pro é que ele permite adicionar outros DJs e gestores de Programa. De facto, não importa onde é que eles estejam, até podem estar espalhados pelo mundo. A diferença entre os dois é que os “DJs” podem fazer upload de conteúdo, mas apenas para os programas aos quais foram atribuídos. Um gestor de programas pode criar, excluir e editar programas, além de poder atribuir DJs. No entanto nunca terão acesso ao menu do sistema.
Assim, para adicionar um DJ ou Gestor de programas, volte a “configurações”, selecione “utilizadores” no menu para abrir a janela “Gestão de utilizadores”. Depois disso, clique no botão “Novo utilizador” e deve aparecer-lhe uma janela para preencher o nome do novo utilizador, senha e e-mail. Depois disso, escolha o tipo de utilizador e clique em “guardar”. Depois de fazer isso, esse utilizador poderá fazer o upload de músicas e agendar playlists e faixas para os programas que lhe atribuiu. Aliás, também pode encontrar mais informações sobre este processo no manual do Airtime Pro .
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Passo 3: Carregar o áudio
Depois de configurar os seus utilizadores, está na hora de começar com as coisas boas. Para começar a fazer o upload do áudio, clique no botão “Upload” no menu à esquerda. No ecrã que será mostrado, pode arrastar e soltar os ficheiros de áudio ou clicar para os procurar no seu computador.
também pode fazer o upload via protocolo de transferência de ficheiros (FTP). Se isto lhe parece mais confuso, pode pedir ajuda à nossa equipa de suporte no informatico.pt. Pode falar conosco através do chat em tempo real ou então enviar-nos um email.
Passo 4: Criar o primeiro programa de rádio
Agora que já fez o upload de algumas músicas, pode começar a programar seu primeiro programa. Para fazer isso basta ir ao “Calendário” no menu à esquerda. Recomendamos que para começar, utilize a visualização semanal, porque é mais fácil de perceber o seu tempo e ainda não tem nada em sua agenda. De facto, os agendamentos diários e mensais vão tornar-se mais úteis mais tarde, quando programar mais conteúdo.
Na página do calendário, ao clicar no dia em que deseja agendar o seu programa, irá aparecer uma janela do lado esquerdo com uma série de detalhes sobre o programa que deseja criar. Aqui, só precisa de dar um nome ao programa e, em seguida, selecionar um horário para que fique agendado. Depois que terminar de preencher os detalhes, basta clicar em “adicionar este programa”. O sistema de agendamento tem muitos recursos complexos, incluindo opções para repetição de programas e transmissão em directo. Pode encontrar mais detalhes sobre as funcionalidades que pode encontrar nesta seção do manual do Airtime Pro.
Passo 5: Criar playlists e utilizar smartblocks
Depois de configurar um programa, está na hora de começar a adicionar conteúdo. Uma maneira de fazer isso é criar uma lista de reprodução. No seu “Painel”, verá um botão “Playlist” no menu de navegação do lado direito. Se clicar nisso, uma nova playlist deverá aparecer no lado direito do ecrã. Aqui, poderá escolher um nome para a lista de reprodução, adicionar uma descrição e soltar e arrastar os ficheiros de áudio enviados do painel para a lista de reprodução. Quando estiver satisfeito, clique em “guardar”, e agora terá uma lista de reprodução que poderá utilizar e reutilizar para qualquer programa da sua preferência.
Os Smartblocks são outro recurso prático do Airtime Pro para criar os seus programas de rádio. Os Smartblocks utilizam o software de automação de rádio inteligente para gerar listas de reprodução com base nos critérios que definiu. Para criar um, vá até a Biblioteca e encontre o botão “construtor…” no lado direito. Clique nele e, em seguida, clique no botão “novo”. Em seguida aparecerá um menu suspenso. Depois, simplesmente escolha “novo bloco inteligente”. No ecrã que aparece, poderá escolher determinados critérios, como BPM, gênero e intervalo de datas, que determinarão quais as faixas que o smartblock irá criar.
Passo 6: Adicionar conteúdo ao seu programa
Para adicionar conteúdo ao programa que criou alguns passos atrás, clique em “Calendário” na parte superior do ecrã, onde deve ver o seu programa no horário programado. Quando clica no seu programa uma série de opções irão aparecer. Clique em “Adicionar/Remover Conteúdo”. Isso abrirá uma lista de faixas agendadas (se as programou) no lado direito do seu ecrã e a sua biblioteca de conteúdo à esquerda. Encontre a lista de reprodução que fez anteriormente pesquisando ou percorrendo a biblioteca e arrastando-a para o lado direito da sua lista de reprodução, também pode destacar e arrastar faixas individuais. Parabéns, o seu primeiro programa de rádio está pronto para começar!
Promover a estação de rádio
Antes que sua estação de rádio possa começar a ser transmitida para a comunidade, precisa de construir essa mesma comunidade. Amigos e familiares em sintonia podem ser uma aposta segura, mas aumentar o público dará algum trabalho. O Airtime Pro tem uma série de integrações úteis como o plugin do Facebook Player e do Soundcloud que podem. Além disso, existem algumas maneiras simples de trazer novos ouvintes para acrescentar aos que já tem. Descubra a seguir algumas dessas forma de angariar mais ouvintes para a sua rádio online.
Etapa 1: Configurar as contas das redes sociais
Uma coisa é montar sua própria estação de rádio na internet. A outra é fazer com que os ouvintes a sintonizam. É aqui que a redes sociais podem ser a sua maior amiga.
Primeiro, precisa de decidir quais os canais das redes sociais gostaria de utilizar para promover a sua estação de rádio. Se a sua equipa é pequena, ou até mesmo apenas uma pessoa, isso pode ajudar a ser seletivo, em vez de se espalhar por várias plataformas. Pense em qual grupo demográfico quer segmentar e pesquise um pouco sobre as plataformas das redes sociais que esses utilizadores utilizam com mais frequência. O relatório do Centro de Pesquisas Pew sobre a utilização das redes sociais em 2018 com base em dados demográficos pode ajudar e pode consultar aqui. No entanto é importante notar que são dados apenas dos utilizadores Americanos.
Depois de tomar uma decisão sobre que canais irá utilizar, convém também considerar utilizar uma conta num gestor de redes sociais como o Hootsuite ou o Buffer. Com essa ferramenta conseguirá agendar as publicações com antecedência. Faça também uma pesquisa sobre como aumentar o sucesso nessas plataformas, pois muitas vezes há hashtags ou tendências nas quais pode entrar em contato para alcançar o maior número de pessoas possível. Este artigo da Jacobs Media , por exemplo, oferece dicas sobre como utilizar a hashtag #FollowFriday do Twitter para aumentar o seu alcance na rede social.
Passo 2: Ligue-se aos influenciadores locais
Outro recurso valioso para conseguir promover a sua estação de rádio na Internet são os influenciadores online. Utilize as redes sociais para procurar por influenciadores no seu nicho, seja relacionado à música que toca ou ao foco do seu conteúdo, e depois ligue-se a eles.
Existem várias maneiras de alavancar os influenciadores para promover a sua nova emissora. Alguém pode estar a preparar uma entrevista para ligar a sua ideia ao influenciador. Isso tem o bônus de que o influenciador provavelmente partilhará a sua entrevista nos seus próprios canais de redes sociais, direcionando os seus seguidores para a sua página. Enquanto a entrevista está a ser transmitida, também pode twittar algumas citações interessantes e marcar a conta do Twitter do influenciador, maximizando as suas chances de ser partilhada com os seus fãs.
Quando estiver a planear a entrevista, certifique-se de ser criativo com os tópicos que vai discutir, e tente não se concentrar muito em seu próprio programa. Pode ter uma entrevista com o dono de um local de música local, por exemplo, onde poderia falar sobre a evolução da música na região e os próximos programas.
Ouvir a palavra “influenciador” muitas vezes traz à mente modelos do instagram com centenas de milhares de seguidores. Mas um “influenciador”, no que diz respeito à sua emissora, é qualquer pessoa no seu nicho que seja uma autoridade nesse nicho. Pode ser de bandas locais a bloguers ou personalidades da televisão local. Pense fora da caixa!
Etapa 3: Crie um site e configure uma Newsletter
Embora o Airtime Pro venha com uma página de rádio, pode e deve criar o seu próprio site para conseguir funcionalidades mais personalizadas. Como por exemplo partilhar notícias, ter um sistema de chat em tempo real e também ter um widget de inscrição numa newsletter para capturar os endereços de e-mail dos seus fãs de rádio. Uma maneira de fazer isso com um baixo custo é utilizar um provedor de serviços como o WordPress ou o Wix .
Serviços gratuitos como o Mailchimp permitem configurar uma newsletter para oferecer aos seus assinantes e assim mantê-los informados sobre as notícias e eventos da sua rádio. Listas de e-mail são uma ótima maneira de obter notícias sobre programas de rádio exclusivos, ofertas especiais e competições para os seus ouvintes mais leais.
Passo 4: Utilizar o Youtube
Depois de criar um estúdio de rádio, o YouTube pode ser outro ótimo caminho para a promoção. Se tem um convidado especial ou celebridade no estúdio para uma entrevista, esta é uma maneira particularmente boa de estimular os seus seguidores. Gravar um vídeo do programa e enviá-lo para o Youtube pode trazer novos ouvintes à sua estação. Se tiver o seu próprio site no WordPress ou no Wix, também poderá incorporar o vídeo na sua página para incentivar mais tráfego para o seu site e a sua rádio.
Etapa 5: Criar os seus próprios eventos na Rádio
De vez em quando, se conseguir, pode valer a pena organizar um evento para a sua estação de rádio. Pode, por exemplo, convidar bandas locais para tocar no evento e transmitir a coisa toda ao vivo para aqueles que não puderem comparecer pessoalmente. Pode encontrar um bom local para realizar o evento ou ser um pouco mais criativo. Pensar fora da caixa pode muitas vezes atrair mais buzz, por isso, se tiver espaço, pode, por exemplo, fazer algumas “sessões de sala de estar” na sua própria casa. Pode promover o seu evento (ou série de eventos, se o primeiro for bem-sucedido) na Eventbrite , no Facebook Local e em outras plataformas relacionadas para alcançar um público tão amplo quanto possível.
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Ganhar dinheiro com uma rádio online
Embora operar uma estação de rádio on-line seja um hobby satisfatório, à medida que o seu público cresce, pode querer procurar maneiras de rentabilizar a sua estação. Isso pode ajudar a contribuir para custos operacionais, novos equipamentos ou até mesmo para sí mesmo. Não estamos a prometer que a sua estação de rádio te vai deixar rico, mas aqui estão alguns pontos para começar a rentabilizar o seu trabalho.
Etapa 1: Utilize anúncios de rádio e banners
Existem várias maneiras de rentabilizar a sua estação de rádio na internet. Vale a pena ter em mente que alguns desses métodos podem consumir muito tempo, mas, assim que o público for grande o suficiente, o pagamento pode valer a pena.
Uma maneira de rentabilizar pode ser ligar-se a marcas locais e perguntar se elas estariam interessadas em anunciar na sua estação de rádio. Outro exemplo, se administra uma emissora de rádio religiosa que toca música gospel, pode tentar enviar uma mensagem por e-mail às empresas ou aos grupos que saiba que simpatizavam com uma mensagem a perguntar se estariam dispostos a promovê-los através da sua emissora. Também pode fazer anúncios durante a programação explicando que está à procura de patrocinadores para ajudar a manter a estação de rádio a funcionar.
Ao entrar em contato, prepare-se para partilhar com os promotores em potencial de forma sucinta qual a sua missão, visão, métricas e público-alvo. Ofereça-lhes diferentes opções de promoção, sejam anúncios em banners colocados na página inicial da sua estação de rádio ou durante o seu programa. Certifique-se de ter diferentes opções e preços em mente. Para calcular esse valor tente descobrir o quanto as outras estações de rádio locais similares estão a cobrar pelas suas promoções.
Etapa 2: Utilize o Google Adsense e outras redes de anúncios
Configurar uma conta no Google Adsense é outra maneira de rentabilizar a sua estação de rádio online. Com isso consegue apresentar anúncios no seu site ou blog, e pelos quais receberá um pagamento quando os seus leitores clicarem nos anúncios. De facto, o Google AdSense é uma das formas mais comuns de rentabilizar o seu site. No entanto, lembre-se que ainda pode demorar algum tempo até conseguir criar um grande público-alvo e conseguir gerar receita significativa com anúncios do Google. precisará se inscrever para uma conta do Google AdSense, após o qual receberá um código pessoal para adicionar ao seu site. poderá escolher como os seus anúncios serão mostrados, onde serão mostrados e até mesmo o tipo de anúncio que deseja aceitar (é possível excluir categorias de anúncios confidenciais relacionadas a tópicos sensíveis, como política, por exemplo ).
Etapa 3: Encontre parceiros afiliados para a Rádio
Se não está familiarizado com o conceito de marketing Afiliado, aqui fica um exemplo prático. Tem um programa de rádio que utiliza para falar de desporto como futebol e basquete. Com o marketing afiliado, pode fazer uma parceria com marcas de desporto, ganhando dinheiro sempre que um dos seus ouvintes clique num link que partilha no seu site e compra um produto ou serviço.
Se se inscrever para ser um parceiro afiliado de uma organização, eles provavelmente irão enviar-lhe um Link para poder partilhar com os seus ouvintes, o que os encaminhará para o seu serviço, seja um desconto de três dias num ginásio ou um bilhete com desconto para um jogo de futebol. A comissão é paga sempre que um dos seus ouvintes se inscreve no serviço. Se quiser saber mais sobre esta prática, consulte este guia sobre marketing afiliado do Neil Patel .
Faça um pequeno Brainstorm sobre as marcas que são mais relevantes para o seu programa de rádio. Tenha não só em atenção o seu tipo de conteúdo como também o perfil demográfico dos seus ouvintes. Depois de fazer uma lista de marcas, procure saber se eles oferecem programas de afiliados. Se o fizerem, inscreva-se para receber um link de afiliado ou um anúncio em forma de banner. Mas se tem dificuldades em conseguir fazer isso sozinho, existem algumas redes de afiliados que o podem ajudar a ligar-se com os parceiros adequados. São elas a AWin , a Webgains e o Tradedoubler. São apenas alguns dos caminhos que pode experimentar.
Deve pensar com algum cuidado como integrar esses anúncios na sua programação ou no seu site de uma forma orgânica. Irá certamente perder ouvintes se os continuar a bombardear com anúncios comerciais mal enquadrados.
Etapa 4: Venda a sua própria mercadoria na Rádio
Outra ótima maneira de ganhar algum dinheiro extra com sua estação é fazer uma mercadoria de marca. pode fazer T-shirts, canecas, bonés, canetas, cadernos e outras coisas porreiras com o logotipo da sua estação de rádio. Se os seus ouvintes gostarem da sua estação e tiver produtos porreiros para lhes dar, eles certamente estarão dispostos a utilizá-los.
Certifique-se de ter alguns projetos interessantes e tente pensar em algo que você mesmo usaria. Aliás, pode utilizar um site como Vistaprint, Promotique ou Zazzle para criar o seu próprio produto. Ou então utilizar um site como o spreadshop.com para conseguir criar a sua própria loja de produtos e vender por encomenda.
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Notas finais: Avalie o que funciona e o que não funciona
Logo que tenha a sua rádio online a funcionar na Internet, é sempre bom verificar regularmente quais os elementos que estão a funcionar melhor e quais o que não estão. Pode sempre utilizar as seguintes perguntas para avaliar o seu progresso. Se tiver esses recursos, anote os dados e as respostas numa folha de cálculo para acompanhar o seu crescimento.
- Quais os programas que são mais populares e por quê?
- Quais os fusos horários em que tem mais ouvintes? (é importante para fornecer conteúdo mais relevante e adaptado ao tipo de pessoas que o está a ouvir)
- Quais os canais das redes sociais que foram mais eficazes para trazer tráfego ao site da sua rádio?
- Quais dos seus canais de redes sociais está a ter a maior quantidade “likes” dos seus ouvintes?
- Quais os influenciadores, se houver, que estão a interagir com os seus programas de rádio e/ou as redes sociais?
- As suas listas de newsletters e canais de redes sociais estão a crescer em termos de ouvintes? Se não, porque é que isso acontece? Como pode alterar a sua estratégia para atrair mais ouvintes?
Claro que essas perguntas são apenas um começo, mas farão sobretudo com que pense estrategicamente sobre o trabalho que está a fazer. Com o tempo, começará a ter uma ideia mais clara do que funciona ou não e ajustará a sua estratégia de acordo com isso.
Acima de tudo, optar por manter o que realmente o apaixona é a parte mais importante quando quer ter a sua própria estação de rádio online. Sim, isso fará com que todo o trabalho de fundo seja canja. Boa sorte e esperamos ouvir as suas ondas do rádio muito em breve!