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Como apagar as passwords dos navegadores em 5 minutos

Criar passwords seguras parece ser um exercício extenuante, mas ter de se lembrar das longas combinações de caracteres para conseguir fazer login é ainda mais difícil. Portanto, não é de surpreender que alguns estudos recentes indiquem que mais de um terço dos utilizadores da Internet guardam os seus dados de login nos seus navegadores. É um hábito que além de ser muito conveniente, também nos poupa imenso tempo digitando as credenciais de login sempre que precisamos de nos autenticar na nossa rede social ou site da nossa conta bancária.

 

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No entanto, deixar que o seu navegador seja o responsável por guardar as suas passwords está longe de ser uma decisão acertada. Qualquer pessoa que tenha acesso ao seu equipamento pode facilmente consultar as suas credenciais e roubá-las para depois aceder às suas contas confidenciais. Guardar as suas passwords no navegador coloca-as em risco de serem publicadas online caso a segurança dos servidores do seu navegador seja comprometida.

Felizmente, não tem que se preocupar porque nem toda a esperança está perdida. Mostramos neste artigo como pode apagar facilmente todas as suas credenciais de login que tem guardadas do seu navegador e onde consegue manter as suas passwords em segurança mantendo as vantagens de as guardar no Browser.

 

1 – Vantagens e Desvantagens de guardar passwords no navegador

 

Os sistemas de gestão de passwords que encontramos nos navegadores são uma ótima ideia, no entanto, a sua segurança é que deixa muito a desejar, ou melhor, a falta dela. As grandes empresas querem que guarde as suas credenciais de login nos seus navegadores para conseguirem aumentar a sua dependência dos seus serviços. Ou seja, se guardar as suas passwords num determinado navegador irá tornar-se mais dependente da utilização desse browser, o que faz com que seja menos provável que mude para um concorrente.

Mas como tudo na vida, os gestores de passwords dos navegadores também têm os seus prós e contras. Apesar de normalmente as vantagens serem a primeira coisa que nos salta à vista. Se utilizarmos os nossos navegadores para gerirmos as nossas passwords conseguimos fazer login sem termos de estar sempre a digitar as nossas credenciais. Além disso, de certa forma impedimos que os programas maliciosos chamados keyloggers consigam recolher as nossas passwords, porque deixamos de ter de utilizar o teclado para escrevermos as passwords para acedermos às nossas contas. Ou seja, se descarregarmos acidentalmente um spyware keylogging, e utilizarmos na autenticação dos sites as credenciais que temos guardadas no browser já não nos arriscamos a revelar os dados de acesso.

Infelizmente as vantagens não conseguem superar as desvantagens da utilização dos sistemas de gestão de passwords dos navegadores. Isto porque, apesar de estar protegido contra os espiões do teclado, existem vários outros agentes mal-intencionados que estão à espera que guarde a suas credenciais de acesso no seu navegador para conseguirem roubar as suas passwords.

Ou seja, guardar passwords no seu navegador facilita o roubo de credenciais, porque esses sistemas não protegem a sua conta com nenhum sistema de encriptação. Isso também significa que qualquer pessoa que aceda ao seu computador ou telefone pode facilmente verificar e roubar os dados de login de todas as contas que tenha guardadas no browser que tem instalado no seu equipamento.

 

VANTAGENS DESVANTAGENS
Facilitam o login Tornam a suas contas vulneráveis
Oferecem proteção contra keyloggers Dão acesso a outras pessoas aos seus dados de acesso
Geram automaticamente passwords mais seguras Ao serem reinstalados perde as passwords guardadas
Sincronizam as suas passwords em todos os equipamentos Não possuem sistemas de segurança por encriptação

2 – O gestor de passwords do Google é seguro?

 

Não, infelizmente o gestor de passwords do Google não consegue proteger as suas passwords adequadamente. Devemos pensar nele apenas como um software que consegue fazer o seu trabalho. Infelizmente não podemos confiar nele em termos de gestão de passwords, porque lhe faltam recursos básicos de segurança.

O principal problema com o software de gestão de passwords do Google é a sua falta de proteção integrada e a sua dependência da segurança local do nosso equipamento. Isso significa que ele não possui um sistema de encriptação AES de pelo menos 256 bits ou PBKDF2, que normalmente os outros sistemas de gestão de passwords utilizam. Parece ser uma coisa estranha e contra-intuitiva, já que é um sistema que lida com informações altamente confidenciais.

Aliás, além da falta de sistema de encriptação, também não consegue proteger as suas passwords com um sistema de autenticação de dois fatores. Sem estes sistemas de segurança, tudo o que alguém mal-intencionado precisa de fazer para ter acesso a todas as suas credenciais é descobrir o utilizador e a password da sua conta do Google. O prior de tudo é que o mais provável é que também tenha guardado esses dados de acesso no seu navegador para facilitar o preenchimento sempre que acede, por exemplo, à sua conta de email.

Nesse caso os criminosos só precisam de ter acesso físico ou à distância ao seu computador para conseguirem descobrir todas as suas credenciais de todos os seus sites de redes sociais, sites de opostas online, serviços de email, bancos, portais, fóruns, blogs, sites do estado, escola, trabalho, etc…

 

3 – Como apagar as passwords guardadas no navegador?

 

Como já referimos, infelizmente, os navegadores não possuem nenhum sistema de encriptação para guardarem com segurança as suas passwords. Basicamente, isso significa que qualquer pessoa consegue visualizar as suas credenciais, basta para isso ter acesso ao seu equipamento. Como certamente compreende, isso é uma falha grave de segurança que coloca as suas contas em risco de serem expostas e de existirem acessos não autorizados.

A melhor maneira de se conseguir proteger é apagar as passwords guardadas nos seus navegadores e depois utilizar uma VPN para navegar em segurança na web. Pode parecer algo complicado, mas acredite que apagar as suas passwords demora menos de 5 minutos. Lembre-se que se guarda as passwords no navegador, normalmente um hacker demora muito menos a conseguir ter acesso a todos os dados das suas contas.

No informatico.pt recomendarmos a todos os nossos clientes que nunca guardem as suas passwods nos navegadores. Devem utilizar um gestor de passwords que tenha sistemas de encriptação e autenticação de 2 fatores para guardarem e gerirem as suas passwords em segurança. Podem, por exemplo, descarregar um dos gestores de passwords para tentarem manter os bisbilhoteiros fora das suas contas. Mesmo assim, não se esqueça de apagar as passwords que já tem guardadas nos seus browsers. Deve fazer isso tanto no seu computador como no seu telemóvel para as suas contas ficarem fora do alcance dos ciber criminosos.

Mostramos-lhe a seguir como consegue pagar facilmente as suas credenciais de acesso dos navegadores mais populares, tanto no seu computador como no seu telemóvel.

 

4 – Como apagar no computador as passwords dos navegadores?

 

Google Chrome

 

1 – Abra o Google Chrome.

2 – Clique nos 3 pontinhos no canto superior direito.

3 – Selecione “Configurações”.

 

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4 – Clique em “passwords” no separador “Preenchimento automático”. Irá aparecer uma lista de todas os dados de login guardados no Chrome.

 

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5 – Para apagar uma password individual, clique nos 3 pontinhos ao lado dela e cliquem em “apagar”.

 

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6 – Para apagar todas as passwords, volte para “Configurações”, selecione “Privacidade e segurança” e clique em “Limpar dados de navegação”.

7 – Abra o separador “Avançado” e marque “passwords e outros dados de login”.

8 – Clique no botão “Limpar dados” para confirmar.

 

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Para apagar todas as passwords guardadas no Chrome e impedir que o navegador continue a guardar as suas passwords, desative a opção que diz “Propor guardar palavras-passe”.

 

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Safari

 

1 – Clique em “Safari” na barra de menu do seu Mac e selecione “Preferências”.

2 – Aceda a separador “passwords”.

3 – Irá aparecer várias passwords guardadas. Selecione a password que deseja apagar e clique em “apagar”.

4 – Se deseja apagar todas as passwords, clique em “apagar tudo”.

 

Mozilla Firefox

 

1 – Abra o Mozilla Firefox.

2 – Clique na opção de menu no canto superior direito e clique em “Configurações”.

 

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3  – Selecione o separador “Privacidade e segurança”.

4 – Vá para “Credenciais e palavras-passe”.

 

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5 – Se quiser apagar todas as passwords, clique nos 3 pontos no canto superior direito e depois em “Remover todas as Credenciais”.

6 – Marque a caixa “Sim, apagar esses dados” e clique em “apagar tudo”.

 

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7 – Se deseja apagar apenas passwords de sites específicos, utilize a lista de passwords guardadas e selecione o site na lista à esquerda e clique em “Remover”.

 

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Microsoft Edge

 

1 – Abra o Microsoft Edge.

2 – Clique nos 3 pontinhos do lado direito da janela

3 – Clique em “Definições”.

 

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4 – Depois do lado esquerdo procure por “Privacidade, Pesquisa e Serviços”.

 

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5 – Em “Limpar dados de navegação”, clique em “Escolher o que pretende limpar”.

6 – No intervalo de tempo escolha “Tudo”.

7 – Selecione “Palavras-passe” e clique em “Limpar agora”.

 

Opera

 

1 – Abra o navegador Opera.

2 – Clique no logótipo do Opera no canto superior esquerdo.

 

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3 – Selecione “Configurações”

4 – Depois do lado esquerdo clique na opção “Privacidade e segurança”

5 – Role a página para o fundo e depois clique em “Avançadas”

 

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6 – Procure e clique em “Gestor de Palavras-passe”.

 

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7 – Na secção “Preenchimento automático” irão aparecer várias passwords guardadas no navegador

8 – Para apagar passwords específicas, clique na seta ao lado de cada uma delas

 

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9 – Depois clique no botão “Apagar”.

 

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10 – Para limpar todas as passwords, volte para “Privacidade e segurança” e clique em “Limpar dados de navegação”.

11 – Vá para a separador “Avançadas” e selecione “Palavras-passe e outros dados de início de sessão”.

 

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12 – Finalmente clique no botão “Limpar dados”.

Para conseguir verificar se o processo de limpeza foi bem-sucedido, basta tentar fazer login numa conta para a qual costuma utilizar o preenchimento automático. Se o seu navegador não tentar inserir automaticamente as suas credenciais, então é porque as removeu com sucesso das suas configurações.

 

5 – Como apagar no telemóvel as passwords dos navegadores

 

Google Chrome

 

1 – Abra a aplicação Google Chrome.

2 – Clique nos 3 pontinhos no canto superior direito e depois clique em “Configurações”.

 

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3 – Selecione “passwords” e abrirá uma lista com todas as passwords guardadas no seu telemóvel. Clique naquelas que deseja apagar das suas contas.

 

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4 – Clique no ícone do lixo no canto superior direito e digite o seu nome de utilizador e password do Gmail. Quando terminar, clique em “Concluír”.

 

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Safari

 

1 – Utilize o seu equipamento iOS e abra a aplicação “Configurações”.

2 – Clique em “passwords”.

3 – Clique em “Editar” e escolha quais são as credenciais que apagar. Quando estiver pronto, clique em “apagar”.

4 – Como alternativa, deslize o ecrã da direita para a esquerda e clique em “apagar”.

 

Mozilla Firefox

 

1 – Abra a aplicação Firefox.

2 – Clique nos pontos no canto superior direito e selecione “Configurações”.

 

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3 – Escolha a opção “Logins e passwords” no separador “Geral”.

 

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4 – Clique em “Logins guardados” e pode ser necessário inserir a password do seu equipamento antes que a nova janela seja aberta.

 

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5 – Escolha as passwords que precisa de apagar.

6 – Clique nos 3 pontos no canto superior direito e escolha “apagar”. Se estiver a utilizar os recursos de sincronização, ele apagará automaticamente todas as suas passwords guardadas em todas as contas do Firefox.

 

Microsoft Edge

 

1 – Abra a aplicação Microsoft Edge.

2 – Clique nos 3 pontinhos e selecione “Configurações”.

3 – Clique no ícone do seu perfil e vá em “passwords” e aparecerá uma lista de todos os dados de login guardados.

4 – Escolha as passwords que quer apagar. Clique em cada um para abrir os seus dados.

5 – No canto superior direito aparecerá um ícone do lixo. Clique nele para apagar a password.

6 – Repita para todas as passwords que deseja apagar da sua conta Edge.

 

Opera (iOS)

 

1 – Abra a aplicação Opera.

2 – Clique no botão vermelho “O” e clique em “Configurações”.

3 – Selecione “Limpar” e depois “Limpar passwords guardadas”.

4 – Confirme com “Sim” para apagar os seus dados de login guardados.

 

Opera (Android)

 

1 – Abra a aplicação Opera.

2 – Clique em “Menu” no canto inferior direito e clique no ícone da engrenagem para abrir as configurações do navegador.

3 – Procure pelo separador “Privacidade” e por baixo dele aparecerá a opção “Limpar dados de navegação”.

4 – Escolha a opção “Limpar passwords guardadas” e confirme com “OK”.

5 – Irá aparecer uma mensagem de confirmação automática que diz “Dados apagados”.

 

Se quiser verificar se realmente apagou os dados, aceda a um site para o qual tenha guardado no passado as suas credenciais de login. Se a limpeza for bem-sucedida, o seu navegador não tentará preencher automaticamente os seus dados.

 

6 – Como manter as passwords seguras em equipamentos públicos

 

Guardar as suas passwords nos seus equipamentos privados é uma coisa, fazer login nas suas contas online em equipamentos que não são seus é algo completamente diferente.

Quer seja num computador portátil de trabalho, num computador da biblioteca ou no telefone de um amigo, inserir as suas passwords nesses equipamentos de outras pessoas coloca as suas contas em perigo. Basicamente porque esses equipamentos podem guardar as suas informações de login, disponibilizando-as depois a outras pessoas que também os utilizam além de si.

Isso não significa que não pode fazer login nas suas contas online, mas sim que deve limitar ao máximo os equipamentos em que coloca as suas credenciais. Recomendamos sempre que nunca faça login em contas confidenciais, como contas bancárias, e-mail ou redes sociais, se está a utilizar um equipamento que não lhe pertença ou que possa ser utilizado por outras pessoas.

Lembramos que os ficheiros cookies guardam automaticamente os seus dados no navegador e podem revelar o seu e-mail na próxima vez que alguém abrir o mesmo site. Isso acontece mesmo que não deixe que o navegador do seu equipamento guarde o seu login.

Para aceder a contas menos vulneráveis, recomendamos que utilize sempre o modo anónimo do seu navegador. Isso impede que o equipamento guarde o seu histórico de navegação, cookies ou ficheiros temporários da Internet. Assim, quando fizer login, o seu e-mail e a sua password não estarão disponíveis para a próxima pessoa que utilizar o mesmo equipamento.

Se possível, aceda à internet através do navegador Tor porque é muito mais seguro que a maioria dos browsers. Na verdade, é um navegador que utiliza sistema de segurança espalhados por todo o mundo para conseguir mascarar a sua ligação à internet e assim proteger os seus dados. No entanto, nem todos os equipamentos de utilização pública permitem a sua instalação.

 

7 – Como proteger as passwords em todos os equipamentos

 

O que pode e deve fazer além de apagar todas as passwords que tem guardadas em todos os seus navegadores em todos os seus equipamentos fixos e móveis é utilizar um sistema de gestão de passwords que pode encontrar no nosso artigo. Com isso conseguirá usufruir das vantagens que os gestores de passwords oferecem e, ao mesmo tempo, manter os seus dados pessoais seguros.

Mas, além destas etapas, necessárias para manter a nossa segurança, também recomendamos que utilize um sistema VPN. Basicamente, uma VPN é um sistema de segurança que envia o seu tráfego através de um túnel encriptado desde o momento em que sai do seu equipamento até chegar ao seu destino final. Ao fazer isso, ele altera o seu endereço IP, mascara a sua localização real e impede que alguém consiga bisbilhotar o que faz na internet.

Aliás, qualquer site ou pessoa mal intencionada pode capturar as suas atividades online e causar-lhe grandes transtornos. Assim, deve adquirir um bom serviço VPN porque é essencial para a sua privacidade. Ou seja, se utilizar uma VPN, não importa o quanto alguém tente, não irá conseguir descobrir a sua navegação e os dados de login que utiliza porque a ligação à internet estará encriptada. Por isso, mesmo que não tenha um software de gestão de passwords, a VPN garante que as suas passwords não são capturadas pelos criminosos enquanto navega na internet.

Se tem dúvidas quanto ao serviço que deve subscrever, criamos um artigo que o pode ajudar a escolher a melhor VPN para se conseguir manter anónimo na internet e proteger os seus dados pessoais.

 

8 – Perguntas frequentes sobre gestão de Passwords

 

Onde estão guardadas as minhas passwords?

 

Normalmente, pode encontrar todas as suas passwords guardadas nas configurações do navegador ou do seu equipamento. Se aceder às “Configurações”, procure por algum separador relacionado com a privacidade ou com os dados guardados. A partir daí, é muito simples, basta escolher uma opção que diga qualquer coisa sobre passwords ou login e irá ver uma lista com todas as credenciais de acesso que estão guardadas no seu browser ou equipamento.

Se precisar de ajuda ou dicas sobre a forma de melhorar a sua privacidade, entre em contacto com a nossa equipa de suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Eles ficarão felizes em poder ajudar com qualquer dúvida que possa ter!

 

Os navegadores podem guardar as minhas passwords?

 

Sim, todos os navegadores têm a opção de guardar as suas passwords. No entanto, no Informatico.pt não recomendamos que guarde as suas passwords no Browser porque irá colocar as suas contas em risco de segurança.

Em vez disso, utilize um gestor de passwords de terceiros que lhe permitem inserir automaticamente as suas credenciais de login sem ter de tentar adivinhar os seus dados do Facebook. Mas o melhor de tudo é que estes sistemas conseguem protegem os seus dados porque utilizam algoritmos de encriptação seguros, para que ninguém consiga roubar as suas credenciais.

 

É seguro guardar as passwords no navegador?

 

Não, porque os navegadores não conseguem proteger as suas passwords das violações de dados.

Sugerimos que dê já uma vista de olhos ao seu navegador. Provavelmente está aberto e autenticado em algum site, porque não é comum sair do navegador sempre que desliga o equipamento. Aliás, é mais conveniente e fácil para o utilizador manter as coisas abertas e ligadas. No entanto, se o seu equipamento for roubado ou perdido, qualquer pessoa poderá verificar instantaneamente todas as passwords que tem guardadas.

Além disso, a segurança das suas passwords pode ficar comprometida se descarregar acidentalmente spyware ou outro tipo de malware. São ataques que permitem aos criminosos navegarem pelos seus dados de login sem qualquer problema, muitas vezes se que se aperceba disso.

 

Qual é a melhor maneira de guardar as passwords?

 

No Informatico.pt consideramos que a melhor maneira de se conseguir guardar as credenciais de acesso é utilizando um programa ou sistema de gestão de passwords. Para isso podemos recorrer a software de alta qualidade, como o StickyPassword, Dashlane, RememBear, LastPass , bitwarden , Keeper Password Manager e o ZOHO Vault. Todos estes serviços utilizam sistema de encriptação seguros que mantém os seus dados de login permanentemente protegidos. Também pode ativar a autenticação de dois fatores para impedir os acessos não autorizados.

Além disso, muitos destes gestores de passwords oferecem plugins e extensões que pode instalar no seu navegador. Basicamente, permitem facilitar o processo de gestão das nossas passwords. Ou seja, podemos utilizar o serviço no navegador como se estivéssemos a utilizar o próprio gestor de passwords do browser.

 

Como apagar as passwords guardadas pelos meus navegadores?

É muito fácil porque basta seguir as instruções que indicamos neste artigo para conseguir apagar as passwords e ficar mais descansado. Normalmente, precisa de aceder às configurações do navegador e apagar os seus dados de login na secção de privacidade ou segurança. Equipamentos como sistemas operativos iOS e macOS permitem que o utilizador apague as passwords do Safari diretamente nas configurações do equipamento, tornando este processo ainda mais fácil.

Para verificar se funcionou, tente fazer login na sua conta habitual, como, por exemplo, nas suas redes sociais ou no seu e-mail. Se o seu navegador não se oferecer para preencher automaticamente as suas credenciais é porque as suas passwords foram realmente apagadas.

 

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Considerações Finais

Atualmente, a maioria dos navegadores mostra-nos uma janela pop-up “guardar password” sempre que nos inscrevemos num site. Portanto, se clicarmos em “guardar” quando essa mensagem aparece, o navegador irá guardar automaticamente as nossas credenciais de acesso e já não precisamos de voltar a digitá-las da próxima vez que tentarmos aceder ao mesmo site.

Essa funcionalidade é chamada de preenchimento automático e permite que os navegadores preencham automaticamente formulários e campos de login com informações que variam desde passwords e nomes de utilizadores até dados relacionados com pagamentos e números de cartões de crédito. Definitivamente, reconhecemos que muito prático, mas também é um pesadelo para a segurança cibernética. Infelizmente muita coisa pode correr mal e se optar por permitir que o seu navegador guarde as suas credenciais e dados pessoais.

Para dar um exemplo óbvio, imagine que partilhar o seu equipamento com outras pessoas. Se guardar as suas passwords e nomes de utilizador provadas no navegador do seu computador de trabalho, o provável é que venha a ter problemas. Mesmo se confiar a 100% nos seus colegas de trabalho ou familiares e que eles nunca iriam violar a sua privacidade, não há necessidade de correr tanto risco em troca de algum tipo de conforto.

Além disso, como vimos neste artigo, a maioria dos navegadores não possui recursos integrados de encriptação e autenticação com dois fatores. Isso significa que tudo o que um criminoso precisa de fazer é ter acesso físico ou virtual ao seu equipamento. Se guardar as suas credenciais no navegador, os atacantes não precisam de transpor nenhum sistema de segurança como inserir um código de verificação, scanear de rosto ou impressão digital.

As extensões dos sistemas de gestão de passwords que podemos instalar nos nossos navegadores são ótimas para se conseguirmos manter-nos em segurança e, ao mesmo tempo, usufruir das comodidades que eles oferecem.

 

Tabela de Conteúdo

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António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

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