Provavelmente já ouviu falar de software para assistência à distância como o Teamviewer, Anydesk ou o RemoteUtilities.
São programas que ajudam a prestar assistência à distância a computadores e outros dispositivos dos utilizadores internos e externos das empresas. Isto, a partir de um local remoto diferente da rede onde esses computadores estão ligados. O software utiliza a Internet para se conseguir ligar a computadores e dispositivos em qualquer local. Com isso consegue por exemplo executar tarefas administrativas e resolução de problemas. As soluções de assistência à distância devem conseguir fornecer aos informáticos e administradores de sistemas o controlo total dos dispositivos a que se ligam. Aliás, devem por exemplo permitir ligações sem que o utilizador do equipamento esteja presente. O objetivo do software de assistência à distância é facilitar o processo de resolução de problemas e de manutenção de dispositivos da empresa e do utilizador final.
1 – Tecnologia do software de Assistência à Distância
Hoje em dia a tecnologia Cloud traz muitas facilidades para quem tem um site ou administra uma infra-estrutura ou sistema de informação. Essa tecnologia é tão importante que até já existe um tipo de alojamento baseado nela. O nome dessa tecnologia utilizada em muitos dos sites que conhece atualmente é alojamento Cloud.
De facto, para lojas virtuais e outros tipos de sites que precisam de qualidade de tráfego, espaço em disco e velocidade de carregamento, o alojamento Cloud tem muitos benefícios.
Mas além desses benefícios, o alojamento cloud também permite maior flexibilidade para projetos de grande escala, já que os seus recursos podem ser ajustados conforme as necessidades do cliente.
Mas, estamos a desviar-nos um pouco do tema deste artigo. Além da Cloud Computing, que é basicamente a computação na nuvem, existe também uma tecnologia muito útil, conhecida como assistência à Distância ou apenas Acesso Remoto.
À semelhança do Cloud Computing também se utiliza a Internet para se utilizar um sistema que está à Distância. Ou seja, com esta tecnologia podemos aceder a um seu computador remotamente. Isto sem que haja necessidade de estarmos fisicamente junto ao equipamento que precisamos de controlar ou gerir.
Mas há diferenças entre a Assistência à Distância e a Computação na Nuvem. Na assistência à Distância existe uma partilha do ecrã e passamos a assumir o controle do teclado e do rato. Enquanto que na computação na nuvem utilizamos serviços que estão alojados em servidores por exemplo através de uma página web num browser.
Photo by Mimi Thian on Unsplash
2 – Como funciona o software de assistência à distância
O software de assistência à distância, permite controlar remotamente um computador através do outro. Por Assistência à Distância consegue-se controlar o rato e o teclado e utilizar o computador ao qual se está ligado.
O software de assistência à distância é realmente muito útil em muitas situações. Quer seja, ajudar o seu pai que vive a 800 km de distância, resolver um problema de computador, ou até administrar remotamente a partir do seu escritório em Lisboa dezenas de servidores que estão num data center em Singapura .
Normalmente, aceder à distância a um computador requer a instalação de um software no computador ao qual se quer ligar, e a que se chama de host. Feito isso, outro computador ou dispositivo com as credenciais corretas, chamado de cliente, pode ligar-se ao host e controlá-lo.
Não deixe os aspetos técnicos do software de desktop remoto assustá-lo. Os melhores programas gratuitos de assistência à distância listados abaixo exigem apenas alguns cliques para começar – nenhum conhecimento especial de informática é necessário.
Photo by Joseph Frank on Unsplash
3 – Vantagens do software de assistência à distância
- Poupa Tempo – Os administradores de sistemas já não precisam de ir fisicamente de secretaria em secretaria. Ou seja, não têm de ir ao local para prestar serviços de assistência técnica (ex: manutenção), ou resolver problemas informáticos.
- Menos Custos – Os custos em contratar equipas de assistência técnica, para cada um dos locais da empresa, podem aumentar muito rapidamente. Especialmente quando os diferentes locais exigem tipos de serviços de assistência técnica diferentes. O software de assistência à distância permite às empresas centralizarem as suas equipas de informáticos num único local. A partir daí podem facilmente atender a todos os utilizadores, evitando assim os custos em manter informáticos disponíveis em todos os locais.
- Maior Eficiência – Como os dispositivos podem ser acedidos à distância (remotamente), em qualquer momento, as tarefas administrativas e a resolução de problemas podem ser executadas na altura que mais convier ao utilizador. Ou então podem ser executadas apenas quando o utilizador estiver ausente. Ou seja, assim evita-se a interrupção no fluxo de trabalho diário dos utilizadores.
Photo by Mimi Thian on Unsplash
4 – Porque utilizar software de assistência à distância?
O software de assistência à distância foi desenvolvido especificamente para permitir que os informáticos, responsáveis TI, ou administradores de sistemas, possam executar as suas funções sem precisarem de ter acesso físico aos dispositivos. Isso é conseguido através de uma ligação pela Internet entre o equipamento do utilizador final e o equipamento do informático.
Além da resolução de problemas, o software de assistência à distância também permite ao informático ou o administrador de sistemas fazer diagnósticos, acompanhar o desempenho do equipamento e executar atualizações de software ou firmware à distância. De facto, isso permite uma manutenção preventiva dos equipamentos do utilizador final. Ou seja, o informático e o administrador de sistemas conseguem assegurar a integridade do equipamento sem envolver o utilizador final.
Os utilizadores finais, nem sempre conseguem descrever adequadamente os problemas da maneira tecnicamente mais correta. Além disso, os informáticos podem estar à procura de determinadas informações sobre um problema que o utilizador final pode não saber como encontrar. O software de assistência à distância ajuda a eliminar essa frustração, permitindo uma experiência de resolução de problemas colaborativa entre o informático e o utilizador final. Além disso, como o informático tem acesso ao próprio dispositivo, ele pode procurar as informações adicionais de que precisa. Ou seja, já não precisa de fazer uma descrição complicada ao utilizador final sobre aquilo que precisa de saber para resolver o problema.
Photo by Magnet.me on Unsplash
5 – Quem utiliza software de assistência à distância?
As equipas de assistência informática são as que mais utilizam este tipo de programas de assistência à distância. O software é desenvolvido sobretudo tendo em conta essas equipas para lhe facilitar as suas rotinas e tarefas do dia-a-dia. No entanto, os administradores de software e gestores de licencias também consideram estes programas úteis para as suas tarefas diárias. Isto porque o software de assistência à distância ajuda-os na programação e na execução de tarefas de manutenção de equipamentos. Independentemente da localização física do equipamento ou do próprio administrador.
Photo by Austin Distel on Unsplash
6 – Tipos de software de assistência à distância
Quem está a pensar comprar um programa de assistência à distância deve ter em conta que tipo utilização lhe vai dar e por isso que tipo de solução precisa.
Basicamente existem 3 tipos de software de assistência à distância, a pedido, autónoma ou híbrida (a pedido + autónoma).
Assistência a Pedido – estas soluções de software de assistência à distância exigem que o utilizador final esteja presente. Ou seja, durante o serviço de assistência técnica à distância o utilizador final deve estar junto do seu equipamento. Infelizmente, este requisito pode limitar o agendamento do serviço de assistência. Isto porque, o horário disponível deve coincidir com o cronograma do utilizador e do informático.
Assistência Autónoma – estas soluções de software de assistência à distância não exigem que o utilizador final esteja disponível. De facto, isso é o ideal para a execução por exemplo de tarefas de manutenção e outras tarefas administrativas. Aliás, é uma solução que beneficia os informáticos que precisam de executar investigações mais demoradas e detalhadas. Este tipo de tarefas irão certamente incomodar o utilizador final se tiver de se manter por perto durante todo o processo.
Assistência Híbrida – são as soluções de software de assistência à distância mais comuns atualmente no mercado. Por um lado, permitem executar tarefas de resolução de problemas pontuais a pedido dos utilizadores. Por outro lado, permitem aos informáticos realizarem as tarefas de manutenção necessários para manterem os equipamentos em funcionamento sem terem de incomodar os utilizadores.
No informatico.pt utilizamos um software de assistência técnica à distância Hibrido que utilizamos tanto para ajudar os clientes a resolver pequenos problemas pontuais como para garantir os serviços de manutenção dos sistemas de informação dos clientes empresariais. Neste últimos caso o software é utilizado sobretudo em períodos pós laborais de forma a não interferir o mínimo possível no processo laboral da organização.
No entanto o tipo de intervenção depende sobretudo das condições acordadas com o cliente.
7 – Recursos do software de assistência à distância
Acesso e Assistência Remota – Basicamente o software de assistência à distância, permite às equipas de informáticos terem acesso e controlo à distância dos equipamentos dos seus utilizadores finais. Ou seja, o software permite a visualização de uma única janela específica ou de todo o ambiente de trabalho.
Transferência de ficheiros – As tarefas de resolução de problemas e de manutenção, às vezes, envolvem a necessidade de enviar ficheiros do utilizador para o informático e do informático para o utilizador. O software de assistência à distância oferece aos utilizadores a capacidade de partilharem os seus ficheiros com os seus informáticos. Além disso também permite aos informáticos transferirem os ficheiros necessários para as suas tarefas de instalação, reparação ou manutenção para os equipamentos dos utilizadores.
Suporte a vários monitores – Em muitas empresas já se utilizam 2 ou 3 monitores num único posto de trabalho para ajudar a melhorar a produtividade. Por isso, o software de assistência à distância tem de ser capaz de mostrar aos informáticos os vários monitores do utilizador ao mesmo tempo.
Comunicação visual – Grande parte da frustração que surge com a utilização de software de assistência à distância prende-se com o facto de não ser possível ao informático indicar as coisas fisicamente. Ou seja, ele não pode apontar para uma parte do ecrã, e gesticular não ajuda… Mas algumas soluções de assistência à distância têm opções de comunicação visual, como chat em tempo real, anotações e ponteiros virtuais. Isto para que, mesmo que o utilizador e o informático não estejam na mesma sala, possam comunicar de maneira eficaz.
Dados encriptados – Quando as pessoas, utilizam um serviço de assistência à distância pela primeira vez, ficam com sentimento esquisito. Sentem que o informáticos está no seu dispositivo, com acesso total aos seus dados e a utilizar o seu equipamento quase que livremente. O instinto da maioria dos utilizadores é querer ter certeza de que os seus dados estão completamente seguros. O software de assistência à distância possui um sistema criptografia de dados para que a ligação seja segura e nenhum ficheiro vá parar a onde não deveria.
Photo by AbsolutVision on Unsplash
8 – Evolução do software de assistência à distância
Serviços de assistência autónomos – À medida que a Internet das coisas (IoT) cresce de forma explosiva, está a ficar cada vez mais inconveniente que os utilizadores estejam disponíveis para os informáticos conseguirem realizar tarefas administrativas e resolverem problemas. Os desenvolvedores de software de assistência à distância estão cada vez mais à procura de recursos para assistência autónoma. Devem ser sistemas mais maduros de forma a atenderem à crescente necessidade de assistência autónoma em termos de tempo e de utilizador.
Photo by Bermix Studio on Unsplash
9 – Problemas do software de assistência à distância
Ligação – Como o serviço de a assistência à distância precisa sempre de uma ligação à Internet, os problemas de ligação podem acabar por prejudicar a experiência do informático e eventualmente do utilizador. Por isso, se estiver a implementar uma solução de assistência à distância, certifique-se de que a ligação de rede com o utilizador final e os informáticos consiga ser mantida com a melhor qualidade possível.
Problemas com Hardware – E se o problema não for o software do equipamento, mas sim um problema físico com o hardware do próprio equipamento? Infelizmente, o software de assistência à distância não conseguirá ajudar. Como os serviços de assistência à distância não podem incluir o hardware, as empresas podem negociar o tempo de resposta e o preço desses serviços com a empresa prestadora.
Privacidade – Todos os sistemas utilizados para controlar remotamente o computador de outras pessoas têm um certo risco de privacidade. De facto, nas mãos erradas, podemos fazer com que se perca o controlo do equipamento. Isto significa basicamente que os dados do computador ficam totalmente ou até mesmo os dados de toda a rede. É importante ao implementar um software de assistência à distância que as empresas utilizarem sistemas de proteção para proteger os seus dispositivos internos.
Photo by Mimi Thian on Unsplash
10 – Perguntas frequentes sobre software de assistência à distância
Qual a diferença entre Software de Assistência à Distância e Ambiente de Trabalho Remoto?
Embora sejam bastante semelhantes, estes 2 tipos de sistemas não devem ser confundidos. O software de ambiente de trabalho remoto foi desenvolvido exclusivamente para dar acesso ao ambiente de trabalho de computadores através de uma ligação à Internet. Por outro lado, o software de assistência à distância, além disso também tem funcionalidades mais extensas concebidas para ajudar os utilizadores. Mas sobretudo para ajudar os informáticos a resolverem problemas e executarem serviços de manutenção à distância nos equipamentos.
O software de Assistência à Distância é um software de Help Desk ou Service Desk?
De facto, não é a mesma coisa mas o software de assistência à distância combina muito bem com o software de help desk e service desk. Para as equipas de informáticos o software de help desk e service desk permite o controlo de incidentes, contactos com o utilizador e até mesmo gestão de conhecimento. Depois, as soluções de assistência à distância ajudam o informático a fornecer o serviço de assistência necessário para ajudar o utilizador.
O software de Assistência à Distância é útil para a gestão das tecnologias de informação?
As soluções de assistência à distância normalmente são integradas em soluções de gestão de TI. Embora as soluções de assistência à distância possam funcionar como produtos independentes, juntá-las a soluções de gestão de TI aumenta o seu âmbito de utilização e ajuda as empresas a oferecer um melhor serviço.
Photo by Austin Distel on Unsplash
14 Ferramentas gratuitas de Assistência à Distância
Com os programas listados a seguir pode prestar serviços de assistência técnica à distância gratuitamente.
De facto existe um software chamado “Ambiente de Trabalho Remoto” ou RDP e que é uma ferramenta de assistência à distância integrada nos sistemas operativos Windows. Podemos classificá-lo como as ferramentas a seguir, mas achamos que existem outros programas de Assistência à Distância que fazem um trabalho melhor.
1 – Remote Utilities
Remote Utilities
O que gostamos
- Inclui muitas ferramentas de assistência à distância
- Ótimo para assistência à distância espontânea e desacompanhada
- Suporta o modo portátil
- Não requer alterações na porta do router
- Gratuito para utilização pessoal e comercial
- Permite ligar-se até 10 computadores gratuitamente
O que não gostamos
- Pode ficar confuso configurar o programa para a primeira utilização
- É executado apenas no Windows
Remote Utilities é um programa de assistência à distância gratuito com alguns recursos realmente excelentes. Ele funciona emparelhando dois computadores remotos com o que eles chamam de “ID da Internet”. Pode controlar um total de 10 PCs com o software de assistência à distância Remote Utilities.
Lado do Utilizador
Instale uma aplicação do Remote Utilities chamada Host num PC Windows para ter acesso permanente a esse equipamento. No entanto, também tem a opção de apenas executar o Agent, que fornece suporte espontâneo sem instalar nada – pode até mesmo ser iniciado a partir de uma PENDRIVE.
O computador Host recebe uma “ID da Internet” que deve partilhar com um Informático (Client) para que se possa ligar a esse computador através da Internet.
Lado do Informático
O programa Viewer é utilizado para ligar ao software host ou agente.
O Visualizador pode ser descarregado sozinho ou no ficheiro de combinação Visualizador + Host. Também pode descarregar uma versão portátil do Visualizador se preferir não instalar nada.
Pode ligar o Visualizador ao Host ou ao Agente, sem qualquer alteração no router, como o encaminhamento de porta, facilitando muito a configuração. O cliente só precisa digitar o número de identificação da Internet e a senha.
Há também aplicações clientes que podem ser descarregados gratuitamente para utilizadores de iOS e Android.
Também existem módulos diferentes que podem ser utilizados a partir do visualizador para que possa realmente aceder a um computador remotamente. Pode fazer isso, mesmo sem ver o ecrã, embora a visualização do ecrã seja, definitivamente, o recurso principal do Remote Utilities.
Aqui estão alguns dos módulos do Remote Utilities:
- Gestor de tarefas à distância;
- Transferência de ficheiros;
- Controlo de energia para reinicialização remota ou WOL;
- Terminal remoto (acesso à linha de comandos);
- Execução de ficheiros à distância;
- Gestor de informações do sistema;
- Chat em tempo real;
- Acesso ao registo do Windows;
- Visualização remota da webcam.
Além desses recursos, os Remote Utilities Remotos também suporta a impressão à distância e a visualização de vários monitores.
Infelizmente, a configuração dos Utilitários Remotos pode ser confusa no computador host, porque tem muitas opções diferentes.
O Remote Utilities pode ser instalado no Windows 10, 8, 7, Vista e XP, bem como no Windows Server 2012, 2008 e 2003.
Descarregar o Remote Utilities
2 – UltraVNC
UltraVNC
O que gostamos
- Suporta transferências de ficheiros
- Podemos configurar atalhos de teclado personalizados
- Podemos enviar mensagens de chat para o computador à distância
- Pode ligar-se a um computador à distância a partir de um browser, programa ou aplicação móvel
O que não gostamos
- É preciso alterar as configurações do router para que o programa funcione
- Não funciona bem para assistência à distância a pedido
- Não é possível imprimir remotamente
- Não é possível ligar o computador remotamente
- Página de download confusa
Outro programa de assistência à distância é o UltraVNC que funciona um pouco como o Remote Utilities, onde um servidor e visualizador é instalado em dois PCs, e o visualizador é utilizado para controlar o servidor.
Lado do Utilizador
Quando instala o UltraVNC, é-lhe perguntado se deseja instalar o servidor, o visualizador ou ambos. Instale o servidor no PC ao qual deseja ligar-se.
Pode instalar o UltraVNC Server como um serviço do sistema para que ele esteja sempre em execução. Esta é a opção ideal para que possa sempre fazer uma ligação com o software cliente.
Lado do Informático
Para estabelecer uma ligação com o UltraVNC Server, deve instalar a parte do Viewer durante a instalação.
Depois de configurar o encaminhamento de portas no router, pode aceder ao servidor UltraVNC de qualquer lugar. Basta para isso que tenha uma ligação à Internet e pode aceder por exemplo através de um equipamento móvel que suporte ligações VNC. Ou então de um PC com o software Visualizador instalado ou um navegador da Internet. Tudo o que precisa é do endereço IP do servidor para fazer a ligação.
O UltraVNC suporta transferências de ficheiros, chat por texto, partilha da área de transferência e pode até mesmo arrancar o computador e ligar-se ao servidor no modo de segurança.
A página de download é um pouco confusa. Primeiro selecione a versão mais recente do UltraVNC e, em seguida, escolha o ficheiro de configuração de 32 ou 64 bits que funcionará com a sua edição do Windows.
Os utilizadores do Windows 10, 8, 7, Vista, XP e Windows Server 2012, 2008 e 2003 podem instalar e utilizar o UltraVNC.
3 – Chrome Remote Desktop
Chrome Remote Desktop.
O que gostamos
- Pode aceder ao computador mesmo que o utilizador não tenha feito login
- Instala-se rapidamente
- Tem suporte para vários monitores
- Funciona bem para assistência à distância autónoma e a pedido
- Pode aceder à distância utilizando uma aplicação
- Funciona no Windows, macOS e Linux
O que não gostamos
- O computador host precisa de ter o navegador Chrome instalado
- Não é possível conversar com o utilizador que está à distância
- Não inclui uma ferramenta de transferência de ficheiros
- Não é permitida a impressão à distância
- Opções de atalho de teclado muito limitadas
O Chrome Remote Desktop é uma extensão do navegador da Web Google Chrome que permite configurar um computador para assistência à distância a partir de qualquer outro computador que tenha instalado o Google Chrome.
Lado do Utilizador
A maneira como isso funciona é bastante simples. Basta que instale a extensão no Google Chrome e, em seguida, conceda autorização para assistência à distância a um computador através de um PIN pessoal criado na altura.
No entanto é preciso que faça login na sua Conta do Google, como as suas informações de login do Gmail ou do YouTube.
Lado do Informático
Para ligar-se ao navegador host, faça login no Chrome Remote Desktop do Google Chrome. Deve utilizar sempre o navegador da Web Google Chrome e as mesmas credenciais do Google ou um código de acesso temporário gerado pelo computador host.
Depois de estar ligado, irá ver o nome do outro PC que pode simplesmente escolher para iniciar a ligação à distância.
Não há partilha de ficheiros ou funções de chat com suporte no Ambiente de Trabalho Remoto do Google Chrome. Apenas pode copiar e colar, como acontece com outros programas semelhantes. No entanto é muito fácil de configurar e permite ligar-se ao computador à distância de qualquer lugar utilizando apenas o seu navegador da Internet.
O que é mais importante é que pode ligar-se remotamente ao computador quando o utilizador não tem o Chrome aberto, ou até mesmo quando ele está completamente desligado da sua conta de utilizador.
Como o Chrome Remote Desktop é totalmente executado no navegador Google Chrome, pode funcionar com qualquer sistema operativo que utilize o Google Chrome, incluindo Windows, Mac, Linux e Chromebooks.
Descarregar o Chrome Remote Desktop
4 – AeroAdmin
AeroAdmin
O que gostamos
- Pode ser instalado como uma aplicação portátil
- Gratuito para utilização comercial e privada
- Funciona imediatamente; não são necessárias alterações no router
- Suporta transferências de ficheiros
- Pode fazer logoff e reiniciar remotamente o computador
- Utiliza ligações encriptadas
- Ideal para acesso espontâneo e sem supervisão
O que não gostamos
- Não suporta chat
- Os tempos de ligação são limitados na edição gratuita
- Não é possível imprimir à distância
O AeroAdmin é provavelmente o programa gratuito mais fácil de utilizar para assistência à distância. Quase não existem configurações, e tudo é rápido e simples, o que é perfeito para suporte espontâneo.
Lado do Utilizador
Basta abrir o programa portátil e partilhar o seu endereço IP ou o ID que aparece no ecrã com o seu informático. Só assim é que o computador cliente do Informático conseguirá ligar-se ao seu host.
Lado do Informático
O computador cliente só precisa de executar o mesmo programa AeroAdmin e depois inserir o ID ou o endereço IP que recebeu do utilizador. Pode escolher apenas visualização ou Assistência à Distância antes de se ligar. Depois basta clicar em ligar para estabelecer a ligação à distância.
Em seguida, quando o computador host confirmar a ligação, já pode começar a controlar o computador, partilhar o texto na área de transferência e transferir ficheiros.
De facto, é ótimo que o AeroAdmin seja absolutamente gratuito para utilização pessoal e comercial, mas é uma pena que não tenha incluído um sistema de chat em tempo real.
Outra observação que também temos de fazer é que, embora o AeroAdmin seja 100% gratuito, ele limita o número de horas que o pode utilizar por mês.
O AeroAdmin pode ser instalado em versões de 32 e 64 bits do Windows 10, 8, 7 e XP.
5 – Windows Remote Desktop
Windows Remote Desktop.
O que nós gostamos
- A experiência de assistência à distância mais natural e fácil de utilizar
- Não é necessário descarregar nenhum software
- Suporta transferências de ficheiros
O que não gostamos
- Funciona apenas no Windows
- Nem todas as versões do Windows podem ser acedidas à distância
- Nenhum recurso de chat embutido
- Requer alterações de encaminhamento de portas no router
Windows Remote Desktop é o software de assistência à distância integrado no sistema operativo Windows. Nenhum download adicional é necessário para conseguir utilizar o programa.
Lado do Utilizador
Para ativar as ligações ao nosso computador com o Windows Remote Desktop, temos de abrir as configurações em Propriedades do Sistema que pode encontrar no Painel de controlo. Depois basta permitir ligações à distância através de um utilizador específico do Windows no separador Remoto .
Aliás, não tem de configurar o seu router para encaminhamento de portas para que o outro computador se consiga ligar ao seu se estiverem os 2 na mesma rede.
Lado do Informático
O computador que quer ligar à máquina host deve simplesmente abrir o software de Windows Remote Desktop já instalado e digitar o endereço IP do host.
No Windows pode abrir o Windows Remote Desktop através da caixa de diálogo “Executar” (com o atalho Windows Key + R ) digite o comando mstsc para que ele apareça.
A maioria dos outros softwares desta lista tem recursos que o Windows Remote Desktop não tem. Mas, temos de reconhecer que este método de assistência à distância é a maneira mais natural e fácil de controlar o rato e o teclado de um PC que não está junto a nós.
Depois de ter tudo configurado, pode transferir ficheiros, imprimir numa impressora local, ouvir o som do computador remoto e transferir o conteúdo da área de transferência.
Disponibilidade de área de trabalho remota
O Windows Remote Desktop pode ser utilizado desde o Windows XP até ao Windows 10.
No entanto, embora todas as versões do Windows possam ligar-se a outros computadores, nem todas as versões do Windows podem funcionar como host. Ou seja, não conseguem aceitar solicitações de assistência à distância de outros computadores. Se estiver a utilizar uma versão do Home Premium ou inferior, o seu computador só pode funcionar como cliente e, por isso não pode ser acedido à distância. No entanto, pode utilizá-lo para aceder a outros computadores.
O sistema de assistência à distância da Microsoft só funciona nas versões Professional, Enterprise e Ultimate do Windows. Só nessas edições é que os informáticos podem aceder remotamente ao seu computador, conforme descrito acima.
Outra coisa importante que devemos lembrar é que o Remote Desktop irá desligar o utilizador que esteja com uma sessão aberta no computador que está a ser controlado à distância. De facto, isso é uma limitação muito grande da solução da Microsoft. Sobretudo, se tivermos em conta que todos os outros programas desta lista podem aceder remotamente a uma conta de utilizador enquanto o utilizador ainda está a utilizar ativamente o seu computador.
6 – AnyDesk
AnyDesk
O que gostamos
- Criar um nome (alias) para se lembrar das ligações à distância
- Suporta transferência de áudio e ficheiros
- Permite a gravação da assistência à distância
- Podemos melhorar a qualidade ou a velocidade
- Atualizações de software automaticas
- Funciona no Linux, Windows e macOS
- Há uma aplicação disponível para dispositivos móveis
O que não gostamos
- No início pode ser confuso de entender
- Limite de tempo de ligação ou endereços (tem versões pagas)
AnyDesk é um programa de assistência técnica à distância que pode utilizar por exemplo numa PenDrive ou então instalar normalmente no seu computador.
Lado do Utilizador
Abra o AnyDesk no computador ao qual deseja que o informático se ligue e anote o número de 9 dígitos ou o nome (alias) personalizado, se já tiver configurado um.
Quando o informático se ligar ao seu computador, será-lhe pedido para autorizar ou proibir a ligação. Além disso, também poderá controlar as permissões, como permitir o utilização do som, da área de transferência e a capacidade de bloquear o controlo do teclado e do rato do seu computador.
Lado do Informático
O informático, noutro computador, executa o AnyDesk e, em seguida, insere o ID ou o alias que o utilizador lhe deu, na seção Remote Desk do programa. Depois o informático pressiona o botão Ligar e espera que o utilizador pressione o botão Aceitar .
Se estiver configurado o acesso não assistido, o informático não irá precisar de aguardar que o utilizador aceite a ligação.
O AnyDesk tem funcionalidades como auto-atualização, modo de ecrã completo, selecção da relação qualidade e velocidade da ligação, transferência de ficheiros e som, sincronizar a área de transferência, gravar a sessão remota, executar atalhos de teclado, tirar screenshots do computador remoto e reiniciar o host computador.
AnyDesk funciona com os sistemas operativos Windows (do XP ao 10), macOS e Linux.
7 – RemotePC
RemotePC
O que gostamos
- Design muito simples e fácil de entender
- Suporta transferências de ficheiros
- Os utilizadores podem conversar uns com os outros durante a sessão
- Funciona no Windows e no MacOS
- As sessões podem ser gravadas num ficheiro de vídeo
- Tem uma aplicação que permite ligações a partir de dispositivo móveis
O que não gostamos
- Permite assistência à distância apenas para um computador de cada vez
O RemotePC, para o bem ou para o mal, é um programa de assistência à distância gratuito e muito simples. No entanto só temos permissão para uma ligação, a menos que atualize para uma versão paga e tudo será possível.
Lado do Utilizador
Descarregue e instale o RemotePC no Computador que será acediso à distância. Pode utilizar o software em computadores com o sistema operativo Windows e Mac.
Depois partilhe a ID de acesso e a chave com o informático para que ele possa aceder ao seu computador.
Como alternativa, pode criar uma conta com o RemotePC e, em seguida, fazer login no computador host para adicionar o computador à sua conta para mais tarde facilitar o acesso.
Lado do Informático
Existem duas maneiras de aceder ao host RemotePC de um computador diferente. O primeiro é através do programa RemotePC que se instala no computador do Informático. Depois digita a ID de acesso e a chave do computador host para ligar-se a ele e controlar o rato e o teclado ou apenas para transferir ficheiros.
A outra maneira de utilizar o RemotePC da perspectiva do informático é através da aplicação para iOS ou Android. Encontre o link de download abaixo para obter o RemotePC e instalar a aplicação no seu dispositivo móvel.
O informático pode receber o som do computador que está à distância, gravar o que está a fazer num ficheiro de vídeo, aceder a vários monitores, transferir ficheiros, fazer anotações, enviar atalhos de teclado e falar por chat com o utilizador. No entanto, alguns desses recursos não estarão disponíveis se os computadores do utilizador (host) e do informático (client) não estiverem a utilizar o mesmo sistema operativo.
O RemotePC permite-lhe ter apenas um computador de cada vez configurado na sua conta. Ou seja, não pode manter uma lista de computadores para assistência à distância como a maioria dos outros programas desta lista.
No entanto, o recurso de acesso à distância pode ser utilizado em quantos computadores desejar. O que não pode é guardar as informações de cada uma das ligações no seu computador.
O sistema suporta os seguintes sistemas operativos: Windows 10, 8, 7, Windows Server 2016, 2012, 2008 e Mac (10.9.5 Mavericks e mais recentes).
Lembre-se de que a versão gratuita do RemotePC permite-lhe acompanhar apenas um computador de cada vez. Ou seja, deve pagar esse computador da sua conta se quiser manter o ID de acesso para mais que um utilizador (host).
8 – Seecreen
Seecreen
O que gostamos
- O ficheiro portátil do programa é muito pequeno
- Óptima maneira de obter assistência à distância instantânea e a pedido
- Partilhar todo o ambiente de trabalho ou apenas uma janela de programa
- Suporta chat por voz e texto
- Suporta transferências de ficheiros
- Funciona no Windows, Linux e macOS
O que não gostamos
- Não suporta sincronização da área de transferência
- A gravação da assistência fica num formato de vídeo estranho
O Seecreen que antigamente se chamava Firnass é um programa extremamente pequeno (500 KB), mas poderoso. De facto, é absolutamente perfeito para serviços de assistência à distância instantânea ou a pedido do utilizador.
Lado do Utilizador
Abra o programa no computador que precisa de assistência à distância. Depois de criar uma conta e fazer login, pode adicionar outros utilizadores, acrescente o seu endereço de e-mail ou o seu nome de utilizador.
Ativar a opção “Autónomo” permite ao informático ter acesso ao seu computador sem que tenha que aceitar a ligação de cada vez que ele tem de fazer alguma intervenção (ex: manutenção).
Se não quiser adicionar o contato do Informático, pode sempre partilhar o ID e a senha com ele para que consiga ter acesso ao seu computador.
Lado do Informático
Para ligar-se ao computador do utilizador (host) com o Seecreen, o informático precisa de inserir o ID e a senha que ele lhe enviou.
Quando os dois computadores estiverem ligado um ao outro, poderá iniciar uma chamada de voz ou partilhar o seu ecrã, uma janela individual ou parte do ecrã com o outro utilizador. Uma vez iniciado o partilha de ecrã, pode gravar a sessão, transferir ficheiros e executar comandos à distância.
O partilha do ecrã deve ser iniciado no computador do Informático.
O Seecreen é um ficheiro JAR que utiliza o Java para ser executado. Todas as versões do Windows são suportadas, assim como os sistemas operativos Mac e Linux.
9 – LiteManager
LiteManager
O que gostamos
- Guarda informações de assistência até 30 computadores
- Várias maneiras de ligar-se à distância a um computador
- Pode abrir ficheiros remotos sem estar a controlar o ecrã
- Permite transferir ficheiros sem notificações ou alertas
- Suporta chat de texto
- Inclui muitas ferramentas úteis
- Suporta assistência à distância espontânea e portátil
- Funciona no Windows e no MacOS
O que não gostamos
- O programa não é atualizado com muita frequência
- A quantidade de opções pode tornar-se confusa
O LiteManager é outro programa de assistência à distância, e é muito semelhante ao Remote Utilities, que mostramos acima.
No entanto, ao contrário dos Remote Utilities, onde podemos controlar um total de apenas 10 PCs, o LiteManager suporta até 30. Além disso possui muitos recursos úteis.
Lado do Utilizador
O computador que precisa de assistência deve instalar o programa LiteManager Pro – Server.msi que é gratuito e que está no ficheiro ZIP descarregado.
Existem várias maneiras de garantir que uma ligação possa ser feita com o computador do utilizador (host). Ou seja, a ligação pode ser feita através do endereço IP, nome do computador ou um ID.
A maneira mais fácil de escolher isso é clicar com o botão direito do rato no programa do servidor na área de notificação da barra de tarefas e escolher ligar por ID. Depois deve apagar o conteúdo que já lá está e clicar em ligado para gerar um novo ID.
Lado do Informático
O outro programa, chamado Viewer, é instalado para que o informático (client) consiga ligar-se ao computador do utilizador (host). Ou seja, depois do utilizador ter a ID do seu computador, o informático pode inseri-la na opção ligar por ID no menu ligação para estabelecer uma ligação à distância.
Uma vez ligado, o informático pode fazer todo o tipo de coisa, como no software Remote Utilities. Ou seja, trabalhar com vários monitores, transferir ficheiros silenciosamente, assumir o controlo total ou apenas visualizar o ecrã do outro PC, executar um gestor de tarefas à distância, iniciar ficheiros e programas remotamente, capturar som, editar o registo, criar uma demonstração, bloquear o ecrã e o teclado da outra pessoa e falar por chat de texto.
Há também uma opção QuickSupport, que é um programa portátil de servidor e visualizador que torna a ligação muito mais rápida do que o método acima.
Eu testei o LiteManager no Windows 10, mas também deve funcionar bem no Windows 8, 7, Vista e XP. Este programa também está disponível para macOS.
10 – Zoho Assist
Zoho Assist
O que gostamos
- Gratuito para utilização comercial e pessoal
- Funciona no Windows, Mac e Linux
- Fácil de configurar
- O cliente não precisa de software
O que não gostamos
- Limitado em comparação com as versões pagas
O Zoho Assist é mais uma ferramenta de assistência à distância com uma versão gratuita para utilização pessoal e comercial. De facto, pode partilhar ecrãs e ficheiros e conversar remotamente com o outro utilizador através de um ID de sessão e senha exclusivos.
Lado do Utilizador
O utilizador (host) precisa apenas de selecionar a opção Partilhar ecrã no site do Zoho Assist. Depois, escolha a opção INICIAR AGORA para obter um ID de sessão e uma senha para depois dar ao Informático que vai prestar o serviço de assistência. Aliás, pode copiar o ID e a senha manualmente, partilhar um URL exclusivo com o informático ou apenas inserir o seu endereço de e-mail para o sistema enviar automaticamente as informações de ligação ao Informático.
Sim, o utilizado (host) precisa sempre de descarregar uma pequena ferramenta para que o informático possa aceder remotamente ao seu computador. Por isso utilize o botão Download para descarregar o ZA_Connect.exe para o seu computador e depois abra-o e instale-o.
Lado do Informático
Quando o computador do utilizador (host) estiver totalmente configurado e pronto para ser utilizado, o informático precisa apenas de aceder à página Participar e digitar a ID e a senha do computador do utilizador.
Ou, se o host partilhar as informações por email ou a URL, é claro, o informático poderá utilizar essas informações para se ligar ao host.
Por padrão, o informático não tem direitos de controlo total, mas apenas permissões de visualização. Para alterar isso, o informático precisa de ir a Session > Request control e aguardar que o utilizador clique em Yes.
Alguns dos outros recursos incluídos neste programa são o acesso não supervisionado, o partilha da área de transferência, o botão Swap Screen e uma ferramenta de anotação para que o informático e o utilizador possam desenhar no ecrã.
O plano gratuito Zoho Assist suporta apenas cinco computadores não supervisionados e uma sessão simultânea. Para mais recursos, pode subscrever a versão Standard, Professional ou Enterprise .
11 – Comodo Unite
Comodo Unite
O que gostamos
- Funciona através de uma VPN
- Não precisa de fazer alterações ao seu router
- Suporta chat em tempo real
- Tem uma interface única muito fácil de utilizar
O que não gostamos
- O software não foi atualizado desde 2011
Comodo Unite é outro programa de assistência à distância gratuito que cria uma ligação VPN segura entre vários computadores. Depois que essa ligação VPN é estabelecida, pode aceder à distância as aplicações e ficheiros do computador remoto.
Lado do Utilizador
Instale o programa “Comodo Unite” no computador que precisa de assistência e, em seguida, crie uma conta no Comodo Unite. A conta é para controlar os computadores que adiciona e para facilitar as ligações.
Lado do Informático
Para ligar-se a um computador de um utilizador através do Comodo Unite, basta para isso instalar o software e depois entrar com o mesmo nome de utilizador e senha. Aliás, pode nessa altura selecionar o computador a que deseja aceder e iniciar a sessão imediatamente através da VPN.
Os ficheiros só podem ser partilhados se iniciar um chat, portanto, não é tão fácil partilhar ficheiros no Comodo com é com os outros programas desta lista. No entanto, o chat é seguro dentro da VPN, o que não acontece num software semelhante.
Apenas o Windows 7, Vista e XP (versões de 32 e 64 bits) são oficialmente suportados, mas eu consegui fazer com que o Comodo Unite também funcionasse no Windows 10 e no Windows 8.
O Comodo Unite foi substituído pelo Comodo ONE, mas ainda está disponível para download e é mais apropriado para a maioria das pessoas.
12 – ShowMyPC
ShowMyPC
O que gostamos
- Design simples e direto
- Permite ligações através de um URL especial
- Software portátil ideal para assistência à distância espontânea
O que não gostamos
- Atalhos de teclado muito limitados
- Mostra opções premium que não pode utilizar na versão gratuita
ShowMyPC é um programa de assistência à distância portátil e gratuito idêntico ao UltraVNC, mas que utiliza uma senha para estabelecer as ligações em vez de um endereço IP.
Lado do Utilizador
Execute o software ShowMyPC em qualquer computador e, em seguida, escolha “Mostrar o meu PC” para obter um número de identificação exclusivo chamado “Senha de partilha”.
Esse ID é o número que deve partilhar com o Informático para que ele possa ligar-se ao seu computador e prestar o serviço de assistência técnica.
Lado do Informático
Abra o mesmo programa ShowMyPC noutro computador e insira o ID que o utilizador lhe forneceu para estabelecer a ligação. Aliás, o informático pode, em vez disso, digitar o número no site ShowMyPC (na caixa “Visualizar PC”) e executar uma versão Java do programa no seu navegador.
Há opções adicionais que infelizmente não estão disponíveis no UltraVNC, como a partilha da webcam num navegador da Internet e reuniões agendadas que permitem que alguém se ligue ao seu PC através de um link pessoal da Web que inicia uma versão Java do ShowMyPC.
Os Informáticos com o ShowMyPC podem enviar apenas um número limitado de atalhos de teclado para o computador dos utilizadores.
Escolha ShowMyPC Free na página de download para obter a versão gratuita. Funciona em todas as versões do Windows.
13 – DesktopNow
DesktopNow
O que gostamos
- Consegue aceder aos computadores através de um browser
- Pode evitar a configuração da porta do router, mas essa é uma opção
- Inclui um navegador de ficheiros remoto para transferências de ficheiros
O que não gostamos
- Não foi atualizado há muito tempo
- Acesso não assistido é difícil de conseguir
O DesktopNow é um programa gratuito de assistência à distância desenvolvido pela NCH Software. Depois de encaminhar (opcional) a porta no seu router e de registar uma conta gratuita, pode aceder ao seu Computador de qualquer lugar através de um browser.
Lado do Utilizador
O computador que vai ser utilizado à distância precisa de ter instalado o software DesktopNow.
Quando o programa é iniciado pela primeira vez, tem de inserir o seu e-mail e uma senha, para que possa utilizar as mesmas credenciais no lado do Informático para fazer a ligação.
No computador do utilizador pode-se aceder ao router e encaminhar a porta para si mesmo. Ou então escolher o acesso à nuvem durante a instalação para estabelecer uma ligação direta com o Informático. Assim, deixará de ser necessário um encaminhamento complicado de portas no router do utilizador.
Provavelmente, será melhor para a maioria dos utilizadores, o método de acesso direto na nuvem, já que evitam problemas com o encaminhamento de porta.
Lado do Informático
O Informático só precisa de aceder ao computador do utilizador através de um navegador da Internet. Se o router foi configurado para encaminhar o número da porta, o informático utilizará o endereço IP público do utilizador para se conseguir ligar. Se o utilizador escolheu o acesso à nuvem, o informático utiliza um link específico que o utilizador lhe enviou para estabelecer a ligação.
O DesktopNow tem um ótimo recurso de partilha de ficheiros que permite descarregar os seus ficheiros partilhados remotamente num navegador de ficheiros fácil de utilizar.
Não existe uma aplicação dedicada para ligar ao DesktopNow a partir de um dispositivo móvel, por isso, tentar visualizar e controlar um computador a partir de um telefone ou tablet pode ser difícil. No entanto, o site é otimizado para telemóveis, portanto, é fácil visualizar o seus ficheiros partilhados.
São suportados sistemas operativos como o Windows 10, 8, 7, Vista e XP, mesmo as versões de 64 bits.
14 – BeamYourScreen
BeamYourScreen
O que gostamos
- Várias pessoas podem ver a mesmo ecrã simultaneamente
- Os informáticos podem ligar-se a partir de um navegador da web
- Funciona através de um ID especial (sem alterações no router)
- Os ficheiros podem ser partilhados entre computadores
- Suporta chat em tempo real
- Pode ser utilizado portátil ou instalar como um programa normal
O que não gostamos
- Pode ser confuso saber que opções de download deve escolher
- Software desatualizado
Outro programa de assistência à distância gratuito e portátil é o BeamYourScreen. Este programa funciona como alguns dos outros nesta lista, onde o utilizador recebe um número de ID que deve partilhar com outro utilizador para que ele possa ligar-se o ecrã do utilizador.
Lado do Utilizador
Os hosts BeamYourScreen são chamados de organizadores, portanto, o programa chamado BeamYourScreen for Organizers (Portable) é o método preferencial que o computador host deve utilizar para aceitar ligações à distância. É rápido e fácil começar a partilhar o seu ecrã sem ter que instalar nada.
Há também uma versão que pode ser instalada chamada BeamYourScreen for Organizers (Instalação) .
Basta clicar no botão Iniciar sessão para abrir o seu computador para ligações. receberá um número de sessão que deverá partilhar com alguém antes que ele possa ligar-se ao host.
Lado do Informático
Os clientes também podem instalar a versão portátil ou instalável do BeamYourScreen. Ma também há um programa específico chamado “BeamYourScreen for Participants”, que é um pequeno ficheiro executável que pode utilizar sem ter de instalar o programa.
Basta digitar o número da sessão do Utilizadopr (host) no campo ID da sessão do programa para estabelecer a ligação.
Uma vez ligado, pode controlar o ecrã, partilhar texto e ficheiros da área de transferência e conversar por chat.
Algo bastante original sobre o BeamYourScreen é que pode partilhar o seu ID com várias pessoas para que por exemplo ter vários informáticos a tentar resolver o seu problema à distância. De facto, há um visualizador on-line para que os informáticos possam visualizar a outro ecrã sem precisar executar nenhum software.
O BeamYourScreen funciona com todas as versões do Windows, além do Windows Server 2008 e 2003, Mac e Linux.
Não existem outros programas gratuitos de assistência à distância?
De facto existem outras opções, como o TeamViewer, que é muito popular. Infelizmente, muitos utilizadores tiveram problemas com isso, porque o TeamViewe achou que estávam a utilizá-lo num ambiente empresarial, forçando-os a pagar para continuar a utilizar a ferramenta.
Além disso, o software gratuito da LogMeIn, o LogMeIn Free, já não está disponível. Este foi um dos mais populares serviços de assistência à distância que já existiu, por isso é realmente muito mau já não estar disponível.
Se conhece outra ferramenta que não listamos neste artigo por favor deixe uma mensagem e será colocado na lista.