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10 Coisas que devia saber sobre software de assistência à distância

Provavelmente já ouviu falar de software para assistência à distância como o Teamviewer, Anydesk ou o RemoteUtilities.

São programas que ajudam a prestar assistência à distância a computadores e outros dispositivos dos utilizadores internos e externos das empresas. Isto, a partir de um local remoto diferente da rede onde esses computadores estão ligados. O software utiliza a Internet para se conseguir ligar a computadores e dispositivos em qualquer local. Com isso consegue por exemplo executar tarefas administrativas e resolução de problemas. As soluções de assistência à distância devem conseguir fornecer aos informáticos e administradores de sistemas o controlo total dos dispositivos a que se ligam. Aliás, devem por exemplo permitir ligações sem que o utilizador do equipamento esteja presente. O objetivo do software de assistência à distância é facilitar o processo de resolução de problemas e de manutenção de dispositivos da empresa e do utilizador final.

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person typing on silver MacBook Photo by Burst on Unsplash

1 – Tecnologia do software de Assistência à Distância

Hoje em dia a tecnologia Cloud traz muitas facilidades para quem tem um site ou administra uma infra-estrutura ou sistema de informação. Essa tecnologia é tão importante que até já existe um tipo de alojamento baseado nela. O nome dessa tecnologia utilizada em muitos dos sites que conhece atualmente é alojamento Cloud.

De facto, para lojas virtuais e outros tipos de sites que precisam de qualidade de tráfego, espaço em disco e velocidade de carregamento, o alojamento Cloud tem muitos benefícios.

Mas além desses benefícios, o alojamento cloud também permite maior flexibilidade para projetos de grande escala, já que os seus recursos podem ser ajustados conforme as necessidades do cliente.

Mas, estamos a desviar-nos um pouco do tema deste artigo. Além da Cloud Computing, que é basicamente a computação na nuvem, existe também uma tecnologia muito útil, conhecida como assistência à Distância ou apenas Acesso Remoto.

À semelhança do Cloud Computing também se utiliza a Internet para se utilizar um sistema que está à Distância. Ou seja, com esta tecnologia podemos aceder a um seu computador remotamente. Isto sem que haja necessidade de estarmos fisicamente junto ao equipamento que precisamos de controlar ou gerir.

Mas há diferenças entre a Assistência à Distância e a Computação na Nuvem. Na assistência à Distância existe uma partilha do ecrã e passamos a assumir o controle do teclado e do rato. Enquanto que na computação na nuvem utilizamos serviços que estão alojados em servidores por exemplo através de uma página web num browser.

 

woman sitting on sofa while using MacBook Pro Photo by Mimi Thian on Unsplash

2 – Como funciona o software de assistência à distância

O software de assistência à distância, permite controlar remotamente um computador através do outro. Por Assistência à Distância consegue-se controlar o rato e o teclado e utilizar o computador ao qual se está ligado.

O software de assistência à distância é realmente muito útil em muitas situações. Quer seja, ajudar o seu pai que vive a 800 km de distância, resolver um problema de computador, ou até administrar remotamente a partir do seu escritório em Lisboa dezenas de servidores que estão num data center em Singapura .

Normalmente, aceder à distância a um computador requer a instalação de um software no computador ao qual se quer ligar, e a que se chama de host. Feito isso, outro computador ou dispositivo com as credenciais corretas, chamado de cliente, pode ligar-se ao host e controlá-lo.

Não deixe os aspetos técnicos do software de desktop remoto assustá-lo. Os melhores programas gratuitos de assistência à distância listados abaixo exigem apenas alguns cliques para começar – nenhum conhecimento especial de informática é necessário.

 

man sitting near table with laptop and smartphone near window Photo by Joseph Frank on Unsplash

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3 – Vantagens do software de assistência à distância

  • Poupa Tempo – Os administradores de sistemas já não precisam de ir fisicamente de secretaria em secretaria. Ou seja, não têm de ir ao local para prestar serviços de assistência técnica (ex: manutenção), ou resolver problemas informáticos.
  • Menos Custos – Os custos em contratar equipas de assistência técnica, para cada um dos locais da empresa, podem aumentar muito rapidamente. Especialmente quando os diferentes locais exigem tipos de serviços de assistência técnica diferentes. O software de assistência à distância permite às empresas centralizarem as suas equipas de informáticos num único local. A partir daí podem facilmente atender a todos os utilizadores, evitando assim os custos em manter informáticos disponíveis em todos os locais.
  • Maior Eficiência – Como os dispositivos podem ser acedidos ​​à distância (remotamente), em qualquer momento, as tarefas administrativas e a resolução de problemas podem ser executadas na altura que mais convier ao utilizador. Ou então podem ser executadas apenas quando o utilizador estiver ausente. Ou seja, assim evita-se a interrupção no fluxo de trabalho diário dos utilizadores.

two smiling women starring on silver MacBook inside well-lit room Photo by Mimi Thian on Unsplash

4 – Porque utilizar software de assistência à distância?

O software de assistência à distância foi desenvolvido especificamente para permitir que os informáticos, responsáveis TI, ou administradores de sistemas, possam executar as suas funções sem precisarem de ter acesso físico aos dispositivos. Isso é conseguido através de uma ligação pela Internet entre o equipamento do utilizador final e o equipamento do informático.

Além da resolução de problemas, o software de assistência à distância também permite ao informático ou o administrador de sistemas fazer diagnósticos, acompanhar o desempenho do equipamento e executar atualizações de software ou firmware à distância. De facto, isso permite uma manutenção preventiva dos equipamentos do utilizador final. Ou seja, o informático e o administrador de sistemas conseguem assegurar a integridade do equipamento sem envolver o utilizador final.

Os utilizadores finais, nem sempre conseguem descrever adequadamente os problemas da maneira tecnicamente mais correta. Além disso, os informáticos podem estar à procura de determinadas informações sobre um problema que o utilizador final pode não saber como encontrar. O software de assistência à distância ajuda a eliminar essa frustração, permitindo uma experiência de resolução de problemas colaborativa entre o informático e o utilizador final. Além disso, como o informático tem acesso ao próprio dispositivo, ele pode procurar as informações adicionais de que precisa. Ou seja, já não precisa de fazer uma descrição complicada ao utilizador final sobre aquilo que precisa de saber para resolver o problema.

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woman in black long sleeve shirt using macbook Photo by Magnet.me on Unsplash

5 – Quem utiliza software de assistência à distância?

As equipas de assistência informática são as que mais utilizam este tipo de programas de assistência à distância. O software é desenvolvido sobretudo tendo em conta essas equipas para lhe facilitar as suas rotinas e tarefas do dia-a-dia. No entanto, os administradores de software e gestores de licencias também consideram estes programas úteis para as suas tarefas diárias. Isto porque o software de assistência à distância ajuda-os na programação e na execução de tarefas de manutenção de equipamentos. Independentemente da localização física do equipamento ou do próprio administrador.

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person using phone and laptop