Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

Como aumentar a qualidade do conteúdo – 5 ferramentas obrigatórias

Escrever artigos longos para blogs nunca ajudará a chamar a atenção do seu público alvo, a menos que os torne interessantes para os leitores. Os novos bloguers cometem o erro de aumentar o tamanho do artigo sem se importarem se o conteúdo é relevante ou não para o tema do blog.

Basicamente concentram-se na quantidade de linhas e palavras do artigo, mesmo que isso possa comprometer a qualidade do conteúdo. Ou seja, desperdiçam todo o seu tempo e esforço para depois não conseguirem obter nenhum retorno.

Muitas vezes, as linhas que escrevem no seu artigo, não são interessantes para os seus leitores porque eles evitam perder tempo em blogs que não têm informações relevantes.

Ou seja, deve evitar estas situações e preocupar-se sempre que o seu conteúdo contenha informação relevante para o público porque é muito importante focar-se na qualidade e não na quantidade.

Para conseguir isso, pode socorrer-se de várias ferramentas que existem atualmente online e que o ajudam a melhorar a fluência do seu texto. Num dos capítulos seguintes deste artigo vamos mostra-lhe algumas formas de melhorar o conteúdo dos seus artigos.

Mas antes disso, tentaremos fazer uma breve análise sobre a qualidade do texto e por que ela é tão importante.

 

Por que é importante ter um conteúdo de qualidade?

Se em algum momento da sua vida, lhe derem uma oportunidade para apresentar as suas ideias sobre um determinado assunto, tentará elaborar os seus pontos de vista da melhor maneira possível para conseguir convencer o público.

Mas, se por alguma razão, começar a falar sobre o assunto apenas para passar o tempo e aquilo que disser for falso ou menos correto, certamente irá perder o seu tempo e fazer perder o tempo de quem o ouve.

O mesmo acontece no caso do conteúdo, onde os leitores esperam que dê o seu ponto de vista sobre um assunto específico e que o explique, por exemplo, com a ajuda de exemplos.

Se não o fizer e se apenas se preocupar em tentar aumentar o tamanho do seu artigo, independentemente da qualidade do texto, o provável é que isso seja uma perda de tempo e esforço.

A maioria das pessoas irá passar pelo seu blog e acabará por o ignorar, coisa que o Google está sempre atento. Portanto, precisa de ter certeza que cria um conteúdo que possa ser útil para o público alvo.

Isso não só aumentará o interesse dos seus leitores em relação a esse artigo, mas também melhorará as classificações da sua página nos motores de busca, acabando por trazer-lhe mais visitas.

 

Como melhorar a qualidade do conteúdo com ferramentas online?

De facto existem várias formas de conseguir melhorar o seu conteúdo online. Mas, se existem outras maneiras de melhorar a qualidade do texto, porque precisamos de utilizar as ferramentas online?

Na realidade, a resposta é bastante simples, precisamos dessas ferramentas porque nos tornam a vida mais fácil. É, sem dúvida, um método mais fácil e rápido de conseguir descobrir rapidamente os erros nas linhas e removê-los para aumentar a fluência do texto.

Além disso, se tiver que reescrever um único artigo várias vezes, além de demorar muito tempo, também pode cometer alguns erros graves. As ferramentas online podem ser bastante úteis porque ajudam a gerar artigos rapidamente sem alterarem o significado real do seu conteúdo.

Com estas ferramentas online, também pode verificar se existe plágio no seu conteúdo. Ou seja, consegue identificar e retirar as linhas marcadas como sendo copiadas do seu conteúdo em poucos segundos.

Estes fatores são importantes para a criação de um conteúdo de qualidade e tornam as ferramentas online tão importantes como outros métodos para a melhoria da classificação SEO do seu blog.

 

Quais as melhores ferramentas para melhorar o conteúdo?

Basicamente, existe uma lista de ferramentas on-line, que consegue encontrar pesquisando com o seu motor de busca, e que conseguem melhorar a qualidade do seu texto e tornando-o mais atraente para o seu público.

Todas essas ferramentas on-line têm um funcionamento diferente. No entanto, garantidamente, todas elas nos podem ajudar a aprimorar o nosso texto.

Neste artigo falaremos sobre as ferramentas online mais importantes que todos os autores de blogues deviam ter no seu dia a dia. São úteis em praticamente todas as situações em que precisam de criar conteúdo relevante.

Embora existam outras ferramentas que também são importantes para a criação de conteudo de qualidade, as que mostraremos neste artigo são as que no Informatico.pt consideramos como sendo as melhores. Quer seja para utilizar por um especialista em SEO ou por um autor novato que precisa de escrever um artigo.

Não querendo perder mais tempo, vamos então aprofundar e falar sobre a lista das ferramentas online que escolhemos para verificar e melhorar aquilo que cria e que quer publicar online.

 

1 – Ferramenta de paráfrase

 

Como aumentar a qualidade do conteúdo - 5 ferramentas

 

Se alguém lhe pedisse para reescrever 5 vezes um artigo sobre um determinado e cada um deles fosse diferente do outro, conseguiria fazê-lo? Talvez até conseguisse escrever um novo artigo com base no anterior, mas em algum momento iria ficar sem ideias e a misturar os conceitos no conteúdo dos novos artigos.

No entanto, existem ferramentas como o do portal www.parafrasearonline.com que pode utilizar para parafrasear online artigos que conseguem gerar novas versões do conteúdo que lhes inserir. Ou seja, a ferramenta consegue, a partir de um artigo original, criar artigos totalmente diferentes, mas mantendo sempre o mesmo sentido.

Basicamente, a ferramenta consegue preservar o real significado do conteúdo e evitar termos de fazer modificações às linhas do texto que possam atrapalhar a fluência da leitura do mesmo.

Além disso, esta ferramenta também consegue garantir que o conteúdo gerado está livre de plágio, porque gera sempre artigos 100% diferentes e únicos.

 

Como funciona a ferramenta?

Esta ferramenta online possui uma enorme biblioteca de sinónimos que lhe permite tornar o novo conteúdo 100% único em relação ao original.

A ferramenta para parafrasear textos online é muito simples e fácil de utilizar. Só precisa de fazer o upload do artigo que quer recriar para conseguir obter uma nova versão totalmente diferente, mas com o mesmo sentido.

Também pode copiar e colar o texto na caixa mais à esquerda e depois pressionar o botão para Parafrasear o conteúdo. A ferramenta irá rever todo o seu texto e reescrevê-lo para o tornar único em relação ao original.

O melhor desta ferramenta é o resultado obtidos mantêm o significado do texto original, mas claro com uma estrutura diferente. Além disso, pode ser utilizada para aumentar a qualidade do texto que já escreveu.

Depois da ferramenta terminar de reescrever o seu conteúdo, só precisa mesmo de clicar no botão de download para guardar no seu equipamento o ficheiro com o novo texto.

 

2 – Contador de palavras

 

Como aumentar a qualidade do conteúdo - 5 ferramentas

 

Como já referimos antes, não se deve preocupar apenas em aumentar o tamanho do artigo porque isso nunca o ajudará a conseguir melhores posições no sistema de classificação dos motores de busca. Portanto, terá de se concentrar mais na qualidade do texto e não tanto na quantidade de palavras.

A melhor maneira de controlar o tamanho do conteúdo é utilizando apenas as palavras necessários, eliminando todas as ideias que não são relevantes para o tema do artigo.

Para isso, pode utilizar, por exemplo, um contador de caracteres que o ajudará a contar não só as palavras como o número de caracteres e linhas do seu texto.

Além disso, com esta ferramenta pode verificar a densidade de palavras-chave e remover as que são utilizadas demasiadas vezes no conteúdo. Também pote utilizar alguns recursos adicionais, como alterar o estilo do texto, o tamanho, entre outras coisas.

 

Como funciona a ferramenta?

Para utilizar a ferramenta basta aceder ao site e inserir o seu texto no campo apropriado para a contagem de palavras e assim obter os resultados sobre a estrutura do mesmo.

Depois de fazer o upload do seu conteúdo, a ferramenta mostrará o número total de palavras e caracteres presentes no artigo. Além disso, mas aparecerá o número total de linhas que tem o seu texto.

Também é importante evitar que o texto seja encharcado de palavras-chave mantendo-o o mais natural possível para os seus leitores. Ou seja, com esta ferramenta também pode analisar a densidade de palavras-chave e remover aquelas que são utilizadas exageradamente, melhorando a experiência dos leitores ao consumirem o seu conteúdo.

 

3 – Verificador de Plágio

 

Como aumentar a qualidade do conteúdo - 5 ferramentas

 

Nunca deve utilizar nos seus artigos conteúdo que não seja 100% original ou então corre o risco de afetar gravemente a avaliação do seu site nos motores de busca. Por isso, é muito importante eliminar sempre as linhas plagiadas do seu conteúdo antes de o publicar online.

Para isso, pode utilizar, por exemplo, um detetor de plágio online como o do portal plagiarismdetector.net que o ajudará a detetar o texto copiado que possa existir no seu conteúdo.

De facto, é a melhor e mais rápida maneira que conseguir livrar-se das frases duplicadas e tornar todo o conteúdo do seu blog 100% exclusivo para os seus leitores.

Ou seja, esta ferramenta aumentará sem dúvida a autenticidade de tudo aquilo que escreve, tornando o seu blog cada vez mais interessante quer para os seus visitantes, quer para os motores de busca que o irão sugerir a cada vez mais utilizadores.

 

Como funciona a ferramenta?

Tal como acontece com as outras ferramentas online que descrevemos neste artigo, também o verificar de plágio permite ao utilizador inserir ou fazer o upload de um texto para o tornar livre de qualquer tipo de conteúdo duplicado.

Basicamente, a ferramenta on-line analisará cada linha do seu artigo para comparar o seu texto com milhares de bases de dados que existem online à procura de frases ou expressões iguais.

Depois de realizar esta analise, a ferramenta destaca o texto que considera duplicado para ajudar o utilizador a corrigir o plágio. Além disso, a ferramenta mostra a fonte que encontrou com um texto igual ao seu.

Depois, pode remover essas linhas do blog e torná-lo 100% exclusivo para os seus leitores. Basicamente, esta ferramenta não só ajuda a acelerar o processo de criação de conteúdo, como também aumenta a autenticidade do seu blog.

 

4 – Verificador gramatical

 

Como aumentar a qualidade do conteúdo - 5 ferramentas

 

Publicar um artigo cheio de erros ortográficos e gramaticais pode ter um impacto negativo na qualidade do conteúdo. Portanto, é muito importante eliminar esses erros, como, por exemplo, corrigindo a pontuação do conteúdo.

Para isso, pode recorrer a ferramentas online como a da plataforma languagetool.org que ajudam a verificar gramaticalmente o seu texto para corrigir os erros do conteúdo e torná-lo perfeito para uma leitura natural.

Deve adequar sempre o tipo de linguagem do seu texto ao tipo de público alvo que pretende atingir. Ou seja, uma linguagem mais formal se o artigo tiver um conteúdo mais académico e uma linguagem mais casual se o conteúdo do artigo for mais comum.

 

Como funciona a ferramenta?

Uma ferramenta online para verificação gramatical ajuda a detetar problemas de escrita no seu conteúdo, sugerindo algumas possíveis melhorias e correções ao seu texto.

Ou seja, depois de inserir o seu artigo nesta ferramenta online, ela irá começar automaticamente a procurar erros gramaticais nas linhas do texto que atrapalham o fluxo da sua leitura e compreensão.

Depois, pode eliminar esses erros do texto clicando apenas na frase com problemas gramaticais. Isso ajudará a melhorar não só a qualidade do texto como a forma como os motores de busca classificam o seu trabalho.

Mas o melhor de tudo é que esta ferramenta também sugere as alterações que considera necessárias para tornar a sua leitura mais atraente para os leitores.

 

5 – Resumo on-line

 

Como aumentar a qualidade do conteúdo - 5 ferramentas

Se precisar de extrair os principais tópicos de um artigo extenso com dezenas de páginas, pode ser muito difícil ter de ler todo para conseguir fazer um pequeno resumo do seu conteúdo.

Nesse caso, a melhor maneira de conseguir um resumo do seu texto é recorrendo à ajuda de uma ferramenta de resumo online como a da plataforma resoomer.com que irá retirar os tópicos mais importantes do seu texto e apresentá-los sobre a forma de marcadores.

Com esse resumo, os seus leitores conseguem entender mais facilmente o tema principal do seu artigo e evitam ter de ler todo o conteúdo, porque ficam logo esclarecidos ao ler o seu resumo inicial.

De facto, estas ferramentas online são extremamente úteis para quem escreve artigos porque de uma forma rápida conseguem criar um pequeno resumo dos artigos maiores do seu blog sem perder os pontos cruciais.

 

Como funciona a ferramenta?

Basicamente, uma ferramenta que gera resumo online utiliza a Inteligência Artificial IA que é uma tecnologia extremamente poderosa que consegue detetar o tema principal de um artigo. Depois apresenta o artigo de uma forma resumida para que os seus leitores consigam entender mais facilmente o tema principal do conteúdo a partir desses tópicos do resumo.

Para utilizar esta ferramenta online basta copiar o texto do seu artigo, colá-lo na caixa da plataforma e depois clicar no botão “Resumir”. A ferramenta irá percorrer todo o artigo e retirará as ideias que considerar mais importantes.

Finalmente, a ferramenta mostrará esses fatos mais importantes sob a forma de marcadores para que os leitores leiam e entendam mais facilmente a intenção do artigo.

Sim, é uma maneira incrível de conseguir criar um resumo do conteúdo de um texto em apenas alguns segundos, o que certamente irá aumentar o seu fluxo de trabalho sem prejudicar a qualidade do seu texto.

YouTube video

Conclusões

Lembre-se sempre que escrever o conteúdo de um artigo para convencer os seus leitores e não para os impressionar. Portanto, deve concentrar-se sempre na qualidade e não no tamanho daquilo que cria. Já alguém dizia que menos é mais…

Além disso, tenha em conta que deve eliminar sempre os erros ortográficos e gramaticais dos artigos do seu blog porque podem atrapalhar a fluência da leitura ou então distrair os leitores enquanto leem o artigo.

Por isso é que é tão importante utilizar ferramentas online que nos ajudam a descobrir e a corrigir os erros dos artigos e tornando-os atraentes e de fácil compreensão para o nosso público alvo.

Resumindo, as ferramentas que mostramos neste artigo podem ser bastante eficazes nesse sentido e podem ajudá-lo a melhorar a qualidade do seu conteúdo. Recomendamos que experimente estas ferramentas para aumentar o valor do seu conteúdo.

Se conhecer mais alguma ferramenta que ajudem a melhorar o conteúdo do nosso artigo, deixe por favor um comentário a seguir e teremos todo o gosto em atualizar este artigo com a sua sugestão.

 

Tabela de conteúdo

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

ARTIGOS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

×