Quer uma alternativa gratuita ao Teamviewer? Poder aceder ou receber apoio remotamente sem ter que gastar muito dinheiro?
Temos boas notícias, a sua procura acabou.
O AeroAdmin é uma aplicação gratuita para partilhar o ecrã e que está cheia de recursos que ajudam a prestar serviços de assistência técnica à distância.
O suporte técnico do Informatico.pt por vezes utiliza o software “AeroAdmin” para poder fornecer assistência remota rápida, simples e segura aos seus clientes.
A grande vantagem desta ferramenta é que é gratuita até para utilização comercial e não precisa ser instalado e não requer privilégios especiais do Windows.
Photo by Joseph Frank on Unsplash
Como pedir Assistência Técnica à Distância
Para configurar rapidamente uma ligação ao área de trabalho remoto e conseguir prestar ou receber assistência técnica à distância pela Internet com AeroAdmin no Windows deve fazer o seguinte:
- Clique aqui para ir ao site de download do AeroAdmin e depois clique no botão laranja “Baixar AeroAdmin”;
- Em seguida abra o programa que descarregou e se não souber para onde foi pressione simultaneamente as teclas “CTRL” e “F”;
- Depois envie o seu “ID” e o seu “PIN” ao Informatico.pt por email ou SMS;
- Irá aparecer-lhe uma mensagem a perguntar ” Allow to Access My Computer “, clique no botão Acept.
Acabou de estabelecer uma ligação encriptada e protegida por senha que irá permitir ao informático o acesso temporário ao seu computador para a resolução de problemas.
É tão simples como isto, ou seja não e necessário mais nenhuma instalação ou configuração.
Se executar a aplicação conforme o recomendado pelo Informatico.pt, ela será apagada automaticamente do seu computador quando a fechar.
No entanto, antes de utilizar a aplicação AeroAdmin, consulte primeiro as politicas de de privacidade e os termos e condições do Informatico.pt.
Se precisa de instruções mais detalhadas sobre a utilização do sistema de assistência à distância AeroAdmin pode consultar o site do programa aqui.
Vantagens do programa AeroAdmin
POUPANÇA DE TEMPO E DINHEIRO
O AeroAdmin foi criado com objetivo de tornar o processo da ligação remota mais simples e reduzir o número de passos até ao mínimo.
Não é preciso instalar e configurar o programa para obter o acesso ao computador remoto.
O programa está pronto para funcionar logo após a inicialização.
Com o AeroAdmin, a uma ligação remota é um procedimento tão simples como uma chamada telefónica, mesmo para os utilizadores com nível baixo dos conhecimentos da informática.
Além disso o AeroAdmin é uma solução gratuita que pode ser utilizada comercialmente, apesar de ter algumas limitações.
No entanto, pode adquirir a licença paga com as funções alargadas e por um preço bastante atractivo.
MULTIFUNÇÕES E SEGURANÇA
O AeroAdmin é um ficheiro exe executado de tamanho não muito grande que pode ser guardado num dispositivo USB ou descarregado do site e depois executado no computador.
O AeroAdmin ocupa apenas cerca de 2MB no disco rígido.
Apesar disso, o programa apresenta um conjunto completo de funções para a gestão remota dos computadores, administração de sistemas, apresentações através da Internet, monitorização de funcionários, controlo parental entre outras funcionalidades.
ALTO NÍVEL DE SEGURANÇA
Não se preocupe com os dados e ficheiros transferidos durante a sessão.
Todas as ligações que acontecem durante a sessão de assistência à distância com o AeroAdmin são completamente encriptadas.
Além disso, pode estar descansado que, o sistema de segurança, não permite a revelação dos seus dados confidenciais a ninguém.
Como funciona o programa de Assistência
Para descarregar e executar o programa AeroAdmin no Windows só tem de fazer o seguinte:
Abra qualquer navegador da Internet no seu computador com Windows, como o Internet Explorer, Chrome, Edge, Firefox ou Opera.
Depois clique Aqui e execute o ficheiro AeroAdmin.exe. Se guardar este ficheiro, pode testa-lo com o seu programa antivírus antes de o executar.
Se ao executar o programa, lhe aparecer um Alerta de segurança do Windows, marque a opção das “Redes privadas…” e depois clique no botão “Permitir acesso” conforme mostra a figura abaixo:
Depois de executar o ficheiro AeroAdmin.exe irá aparecer-lhe uma janela com o seu número “ID – IP“ no painel do lado esquerdo “Permitir controle remoto”.
Clique em Permitir e Desbloquear se lhe for pedido ao executar a aplicação.
A ecrã do programa AeroAdmin será semelhante ao exemplo a seguir, mas com diferentes números de ID – IP específicos para o seu computador:
Depois de lerem e concordarem com os nossos termos e condições e a nossa politica de privacidade, os clientes do Informatico.pt podem entrar em contato com o Suporte Técnico através dos contactos habituais para solicitarem Assistência Remota.
O cliente deve enviar ao Informatico o seu “ID ## ### ###” que aparece do lado esquerdo da janela do seu programa AeroAdmin.
Quando um Informatico inicia a ligação utilizando o ID # que lhe forneceu, irá aparece-lhe uma nova janela “AeroAdmin: Incoming Connetion Request ” semelhante à imagem de exemplo abaixo.
Na parte de cima da janela deixe todas as caixas de “direitos de acesso ” marcadas.
Depois marque “Permitir acesso ao meu computador“ e marque também a caixa “Guardar a minha escolha para este administrador.”
Ao fazê-lo irá permitir ao Informatico.pt o acesso ao seu computador para poder resolver os problemas conforme solicitou.
Para confirmar a ligação basta clicar no botão Aceitar.
A ligação foi estabelecida e o Informático já poderá ajuda-lo a resolver o seu problema informático à distância.
Se quiser, pode acompanhar tudo o que o Informático faz no seu computador.
Enquanto o Informático estiver ligado ao seu computador, irão aparecer-lhe os ícones do AeroAdmin Control na parte superior da ecrã, semelhantes aos seguintes:
Pode utiliza-los para várias coisas entre elas terminar a ligação.
Finalmente, o Informatico.pt recomenda que elimine o ficheiro do programa que descarregou para o seu comaputador depois de terminar a sessão de Assistência Técnica à Distância.
Como terminar a ligação à Distância
Na verdade, pode controlar e fechar uma ligação remota AeroAdmin a qualquer momento.
Para fechar temporariamente a ligação, clique no botão Parar no ecrã de ligação do AeroAdmin .
Isso deixará a aplicação aberta e pronta para iniciar outra ligação quando clicar no botão Iniciar e avisar o Informatico para se religar.
No entanto, também pode clicar em ligar no canto superior esquerdo da ecrã do AeroAdmin e selecionar “Fechar todas as ligações “.
Para encerrar completamente a sessão e fechar o AeroAdmin, clique no botão padrão do Windows X (Fechar) no canto superior direito do ecrã de ligação do AeroAdmin.
A menos que a ligação seja perdida antes que possamos fazer isso, o Informatico.pt normalmente encerrará o AeroAdmin e fechará a ligação de suporte assim que o serviço de assistência tenha sido concluído.
O AeroAdmin não está instalado, portanto não aparece na lista de programas do Windows.
Ele executa apenas uma aplicação de ligação pela Internet que é sempre temporária.
Ou seja, se apenas executou e não guardou o ficheiro da aplicação, ele será removido automaticamente do seu computador quando a aplicação for fechada.
Guardou o ficheiro da aplicação e acha que não vai precisar mais dos serviços de assistência técnica do Informatico.pt?
Então, depois de terminar a sessão deve eliminar o ficheiro AeroAdmin que descarregou antes do inicio da sessão de assistencia.
Ao eliminar o ficheiro da aplicação irá apagar completamente o programa do seu computador.
Responsabilidades e Garantias
Todos os serviços são fornecidos sob os termos e condições do Informatico.pt.
Os serviços de Assistência Técnica à distância são fornecidos apenas a pedido dos cleintes do Informatico.pt.
As soluções dos problemas podem depender da natureza do sistema do cliente e de outros parâmetros que não são do conhecimento do Informatico.pt antes da intervenção.
Ao solicitar assistência, o cliente concorda que as ações e as soluções descritas, sugeridas ou implementadas pela equipa do Informatico.pt.
Todos os serviços pretados pelo Informatico.pt são por conta e risco do cliente e são fornecidos som garantias de qualquer tipo.
Sob nenhuma circunstância, incluindo negligência, o Informatico.pt ou qualquer um de seus funcionários será responsável por quaisquer danos diretos, indiretos, incidentais, especiais, punitivos, consequenciais ou outros, perdas, custos ou responsabilidades que resultem ou estejam relacionados com a utilização dos serviços de suporte técnico fornecido.
Photo by Soheb Zaidi on Unsplash
Sistemas de segurança
O programa de assistência remota AeroAdmin utiliza um algoritmo de encriptação híbrido avançado (AES + RSA) para garantir a privacidade durante as sessões pela Internet.
O modo de encriptação está sempre ativado.
Quando a aplicação AeroAdmin está desligada ninguém consegue aceder ao seu computador sem o seu conhecimento e permissão.
Aviso de segurança :
Não aceite a ajuda de ninguém desconhecido nem permita que qualquer pessoa ou empresa não solicitada se ligue ao seu computador.
Como o AeroAdmin é gratuito e fácil de utilizar, pode ser mal utilizado por pessoas sem escrúpulos.
Lembre-se que nem a Microsoft nem o seu Provedor de Internet (ISP) irão oferecer-lhe serviços de assistência.
Mas se continua com dúvidas sobre a segurança do sistema confirme a seguir os seus principais recursos e características de segurança:
ENCRIPTAÇÃO AES + RSA
O AeroAdmin possui um sistema de encriptação de ponta a ponta com chaves criptográficas fortes com os padrões AES-256 e RSA-1024 fortes.
É uma tecnologia baseada nos mesmos padrões dos sistemas de segurança https / SSL utilizados nos mais recente sistemas de segurança mundiais.
Todos os pacotes enviados e recebidos durante a comunicação com o terminal remoto (incluindo sinais de teclado e rato, imagens e transferência de ficheiros) são totalmente encriptados.
Apenas os terminais que participam de uma sessão de acesso remoto têm as chaves e são capazes de desencriptar os pacotes.
As chaves de encriptação são dinâmicas e geradas para cada sessão de forma aleatória, não são armazenadas.
SISTEMA ANTI FORÇA BRUTA
Todos os IDs do programa AeroAdmin são gerados aleatoriamente.
Se alguém tentar utilizar a força bruta para tentar adivinhar o ID e a senha, o sistema anti-força bruta imediatamente entra em ação.
Os criminosos serão banidos com um tempo limite incremental progressivo.
AUTENTICAÇÃO DE 2 FATORES
A autenticação de dois fatores adiciona uma camada adicional de segurança ao processo de ligação a um computador remoto.
O sistema tem a opção de criar uma lista branca de operadores confiáveis e atribuir uma senha e direitos de acesso separados para cada um deles.
Essa abordagem garante que apenas dispositivos permitidos possam ter acesso por senha.
DESCENTRALIZAÇÃO
A política de segurança do AeroAdmin implica a descentralização de dados cruciais do utilizador.
Nenhuma senha (incluindo hashes de senha) ou quaisquer outros dados confidenciais do utilizador serão armazenados nos servidores AeroAdmin,
Ou seja, esses dados sensíveis são sempre armazenados localmente em cada computador do utilizador de forma encriptada.
Sistema de Ligação automática
Há uma opção de ligação automática opcional do programa AeroAdmin que o Informatico pode precisar de instalar temporariamente durante o serviço de assistência técnica.
É útil para que o Informático possa reiniciar remotamente o seu computador e depois dele arrancar se ligar novamente sem ter de lhe voltar a enviar os dados do programa.
Muitas vezes é necessário utilizar essa opção para limpar ficheiros temporários corrompidos ou para testar os efeitos da alteração das configurações de segurança, firewalls ou controlos de conta de utilizador do Windows.
Depois do Informatico concluído a resolução dos problemas e de ter executado todas as ações corretivas, irá remover o serviço de ligação automática opcional que instalou.
É um serviço que tem de ser removido dentro do AeroAdmin e que pode a qualquer momento confirmar se está ou não ativo.
Para removê-lo ou controlá-lo abra o programa AeroAdmin, clique em “ligação” no menu superior esquerdo e depois escolha a opção “Serviço”.
Se o serviço não estiver instalado, apenas irá aparecer a opção “Instalar”.
Se o serviço estiver instalado e ativo, pode clicar em “Remover” para removê-lo permanentemente, ou pode clicar em “Parar” para interromper temporariamente a sua execução.
Photo by ThisisEngineering RAEng on Unsplash
Conclusões sobre o programa AeroAdmin
O AeroAdmin oferece um sistema de assistência à distância com um mecanismo de segurança eficaz, protegendo os utilizadores contra o acesso não autorizado ao seu computador.
O AeroAdmin inclui uma série de características menos comuns, mas que não deixam de ser bastante úteis, tanto para quem presta serviços de assistência à distância como para quem precisa deles.
Por exemplo, é possível sincronizar a Área de Transferência entre computadores ligados para uma simples transferência de ficheiros.
Também pode tirar fotografias do ecrã remoto a qualquer altura, para por exemplo depois criar um relatório da intervenção, embora a gravação da sessão ainda não seja possível.
Por último, e não menos importante, o software permite reiniciar remotamente um computador, o que se torna importante quando atualizamos software ou sistemas operativos a partir de um local diferente.
Utilizamos esta ferramenta no Informatico.pt e recomendamos a todos os que trabalhem na mesma área.
Qualquer dúvida por favor não hesite em nos contactar ou então deixe um comentário que responderemos de imediato.