Provavelmente está a perguntar-se porque deve utilizar uma VPS, quais são as vantagens e as desvantagens desse tipo de servidores privados virtuais. Para qualquer webmaster experiente, ou mesmo clientes com websites de elevado tráfego, já ouviram da empresa de alojamento alegar que está a consumir muitos recursos, que o seu website tem muito tráfego e que estaria na altura de fazer um upgrade para uma VPS.
Foto de panumas nikhomkhai no Pexels
O que é um VPS
Uma VPS (Virtual Private Server) não é mais que um servidor particionado, onde cada conta tem acesso aos recursos da própria máquina de forma independente. Daí o termo “virtual” pois permite que o webmaster faça a gestão de forma autónoma, efectuando alterações, instalações de programas e até “reboots”. Cada uma destas VPS comportam-se como um servidor dedicado. Por exemplo, se num dado servidor existirem 10 VPS, e não existirem benefícios especiais, cada uma irá usufruir de 10% da largura de banda total, do CPU, da memória RAM e do espaço em disco. Dá para ter uma ideia do potencial.
Apesar dos custos serem mais elevados que o chamado alojamento partilhado é uma opção interessante a ter em conta para requisitos mais exigentes. A VPS é uma solução intermédia entre alojamento partilhado e o alojamento dedicado. Com um alojamento do tipo VPS terá mais acesso à memória RAM, à utilização do CPU e largura de banda, entre outros recursos limitados no alojamento partilhado.
Porque utilizar um alojamento VPS
Uma VPS é também uma solução mais acessível comparada com o alojamento dedicado, sendo que o modelo é praticamente o mesmo.
Partilhará sempre o servidor com outras VPS embora este número seja bastante reduzido em oposição ao alojamento partilhado, que poderá chegar aos milhares de websites.
Nas VPS o problema de algo errado acontecer é diminuto (em relação ao alojamento partilhado) pois além do ambiente ser fechado e protegido das outras contas VPS, o número de “vizinhos” é igualmente reduzido.
Photo by Christina @ wocintechchat.com on Unsplash
Grande parte dos clientes VPS vêm do alojamento partilhado quando constataram, ou foram alertados, que estavam a consumir demasiados recursos do servidor e não têm orçamento para alojamentos web dedicados.
As VPS são uma excelente opção para quem precisa de mais recursos e não tem a experiência ou o conhecimento na gestão de um servidor dedicado.
Um dos cuidados que é necessário ter na aquisição de uma VPS é os recursos que estão efectivamente alocados. O que ocorre não raras vezes é que o fornecedor do serviço pode praticar o chamado “overselling”.
Esta prática consiste em “vender” mais serviços, normalmente espaço em disco e largura de banda, do que os realmente disponíveis.
Porquê ?
Porque muitos utilizadores não usufruem de todos recursos disponíveis na VPS e algumas companhias aproveitam para direccionar esses recursos para outras VPS. É boa prática efectuar uma pesquisa exaustiva antes de optar por uma VPS com preços demasiado baixos face à concorrência.
Vantagens de uma VPS:
- Processos próprios, utilizadores e ficheiros exclusivos
- Poderá instalar os seus próprios programas e/ou componentes
- Gestão da configuração do sistema e software
- Garantia de recursos do sistema (CPU, memória, disco, etc)
- Protecção e segurança reforçada
- Gestão dos servidores web, email, ftp, etc
- Executar e parar aplicações
- Capacidade de reiniciar o próprio servidor
Desvantagens de uma VPS:
- Mais caro que o alojamento partilhado
- A configuração do servidor exige mais experiência técnica.
- Não tem o controlo completo sobre o seu servidor.
- Seus recursos não estão alocados adequadamente.
Conclusão
Num ambiente de alojamento VPS, você pode entrar em um pacote dedicado sem pagar um preço tão alto, que é uma superioridade do VPS. No entanto, se os hosts manipularem o VPS de maneira incorreta, você poderá encontrar alguns problemas.
Como você pode ver, há muito o que pensar se o VPS é rígido para você e fazer uma escolha com base em sua pesquisa.