Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

Acesso à Internet afeta motivação dos alunos – 10 razões

Existe um conflito entre os efeitos positivos e negativos da utilização da Internet. O mundo foi dividido em duas partes. Uma parte aceita o valor da internet para um aluno, e defende os seus diferentes aspetos positivos, como ajudar o aluno a tornar as suas capacidades de pesquisa ou aprendizagem mais fortes, obtendo todo o conhecimento necessário. Podemos considerar a ajuda que o aluno tem quando utiliza, por exemplo, uma Calculadora Integral online para realizar cálculos de integração instantaneamente.

 

Acesso à Internet afeta motivação dos alunos - 10 razões

 

Além disso, o facto de ter acesso à internet é um motivo para o aluno trabalhar mais eficazmente porque conseguirá ter um melhor desempenho. No entanto, existem outras pessoas com uma visão diferente, e que dizem que a internet limita a capacidade dos alunos de pensar ou explorar ideias inovadoras. Isso tornou-os tão ociosos porque conseguem fazer o seu trabalho clicando apenas num botão. Basicamente, defendem que os serviços da internet estão a enferrujar as habilidades criativas e imaginativas que motivam os alunos a utilizarem ideias abstratas ou fictícias, porque tornam o seu trabalho de pesquisa mais eficaz.

Neste artigo, falaremos sobre como a ligação à internet pode afetar a motivação dos alunos, discutindo alguns aspetos positivos ou negativos da rede global.

 

Quais os impactos positivos da Internet nos alunos?

De facto, a tecnologia está a crescer e a progredir rapidamente e com isso trouxe mudanças revolucionárias em todos os campos da nossa vida. O mesmo acontece com a internet, que até trouxe diferentes mudanças na forma como pensamos e agimos. Mas como todas as moedas, existem sempre dois lados, o negativo e o positivo. A internet trouxe diferentes mudanças positivas na aprendizagem, pesquisa e colaboração entre os alunos, mas também trouxe algumas coisas más.

A tecnologia alargou a utilização da Internet para todos e tornou-se bastante útil para os alunos poderem reunir informações ilimitadas para os seus trabalhos de pesquisa ou trabalhos de apresentação. Basicamente tornou-se numa ferramenta que ajuda a aumentar e a melhorar a sua capacidade de investigação.

Além disso, também melhorou a colaboração entre os alunos e aumentou a acessibilidade aos conteúdos online de aprendizagem. A Internet expandiu as perspetivas profissionais dos alunos e dá-lhes acesso a novas oportunidades educacionais. Um pequeno exemplo disso é a utilização gratuita de alguns serviços online com sistemas de calculadora. Ou seja, os alunos podem não só utilizar essas ferramentas de cálculo, como também outros tipos de serviços para conseguirem realizar os seus trabalhos ou apenas para estudar.

 

Melhor capacidade de investigação:

Houve um tempo em que a investigação era muito difícil sobretudo porque os recursos eram muito limitados e difíceis de aceder. Mas agora, com o passar do tempo, a nossa capacidade de pesquisa aumentou, sobretudo por causa da ajuda de tecnologias como a internet. Conseguimos obter todo o tipo de informações sobre cada tema que precisamos de pesquisar quer seja para preparar a uma apresentação, ou então concluir um qualquer trabalho de pesquisa.

 

Acesso à Internet afeta motivação dos alunos - 10 razões

 

Alguns estudos indicam que a tecnologia aumentou a inteligência dos alunos e que resultou numa maior criatividade, pensamento crítico, capacidade de pesquisa e de colaboração. O impacto que a utilização da Internet no desempenho académico dos estudantes produziu resultados que apontam para uma possível influência positiva no sucesso académico dos estudantes.

 

Melhor comunicação:

No passado, um grande dilema que os alunos enfrentavam era não se conseguirem aproximar dos melhores académicos ou então não conseguirem ter conversas sobre algum assunto académico com outros colegas de curso. Estes problemas impediam-nos de terem um excelente desempenho académico. Com o avanço da tecnologia, os alunos já se podem comunicar com os seus professores, especialistas e colegas de curso mesmo que estejam noutra parte do mundo.

 

Acesso à Internet afeta motivação dos alunos - 10 razões

Se quer aumentar a colaboração com os outros, partilhar ideias diferentes ou obter uma compreensão adequada de diferentes culturas, essa capacidade de comunicação é bastante útil para em todos os sentidos. Existem diferentes ferramentas on-line que a internet oferece que podemos utilizar para nos conseguirmos ligar a outras pessoas. Essas ferramentas são, por exemplo, os e-mails, videoconferência e mensagens instantâneas que criam uma forte ligação entre um aluno e professor. Utilizando essas ferramentas, os alunos podem a qualquer momento pedir facilmente a ajuda dos seus amigos ou professores, sem perderem tempo a marcarem encontros ou reuniões.

Resumindo, a comunicação eficaz através da Internet melhorou a educação e facilitou o acesso à informação o que promoveu a interação entre os alunos e os professores.

 

Formação online:

Se falarmos em formação online, houve uma época em que isso parecia ser uma coisa abstrata, mas agora com o surgimento de novas tecnologias, isso tornou-se numa realidade. A formação online dá-nos a capacidade de fazermos as pesquisas adequadas sobre qualquer tema que queiramos investigar ou estudar. Na verdade, no Informatico.pt consideramos que estas tecnologias são uma bênção sobretudo para todos os que são como nós e que querem manter-se sempre atualizados.

Segundo alguns estudos, o desempenho académico dos alunos aumentou pelo facto de terem utilizado a internet nos seus estudos. Por exemplo, ao visualizarem as aulas online de qualquer local, os alunos podem colaborar e interagir o que faz com que melhorem o seu desempenho escolar.

Além disso, em comparação com o ensino presencial, a formação online consome cerca de 90% menos energia e provoca menos emissões de CO2 por cada aluno online. Basicamente, os alunos só beneficiam com a formação online, porque é uma forma de estudar que lhes dá mais liberdade e acesso a mais recursos.

 

Progressão de carreira:

Nos dias que correm, é cada vez mais importante o desenvolvimento da carreira para os alunos que ainda não têm emprego e para os profissionais que já estão trabalhar no mercado. Um dos grandes impactos da Internet é que com ela pode procurar qualquer tipo de emprego ou então candidatar-se online a qualquer trabalho. Obter informações sobre diferentes carreiras ou setores agora é mais fácil com a ajuda da Internet. Esta facilidade que nos foi trazida pela tecnologia ajuda-nos a escolher uma carreira conforme o nosso grau de formação e o nosso tipo de personalidade.

Outra forma pela qual a Internet nos ajuda na progressão da carreira é através da formação online que indicamos no tópico anterior. A formação on-line permite que os alunos concluam os cursos e obtenham diplomas, o que é especialmente importante e útil para as pessoas que não podem frequentar as aulas presenciais tradicionais p