Sim, é verdade, já consegue abrir ficheiros do Linux no seu computador com Windows.
A última atualização do Windows 10 trouxe esse recurso já muito aguardado.
O Windows tem agora suporte para aceder, visualizar e até mesmo modificar facilmente ficheiros WSL (Windows Subsystem for Linux).
Quer através do seu gestor de ficheiros que através da linha de comandos.
Quem utiliza dual-boot, tem sempre um pequeno problema de não conseguir aceder às partições do Linux a partir do Windows.
O inverso é muito fácil, a maioria das distribuições já possuem o suporte nativo ou facilitam bastante a activação desde recurso.
Já o nosso “querido” Windows não disponibilizava tal suporte, nem facilitava o processo.
Photo by Safar Safarov on Unsplash
Alguns de nós tentamos utilizar soluções mais ou menos engenhosas para tentar contornar o problema porque a Microsoft parece que nunca se preocupou em resolver.
Alias, antigamente, conseguia-se encontrar os seus ficheiros Linux na pasta AppData, mas a Microsoft alertou os utilizadores para os problemas que isso poderia causar.
Ou seja, basicamente ao tentar modificar ficheiros nessa pasta poderia fazer com que as coisas deixassem de funcionar.
Agora, há uma maneira mais fácil e oficial de aceder a esses ficheiros. Basta utilizar as ferramentas do Windows e não haverá o risco de estragar nada!
Como utilizar ficheiros Linux no Windows?
O Craig Loewen da Microsoft explica a seguir como todo o processo funciona. Em vez de aceder diretamente aos ficheiros, o Windows executa em segundo plano um servidor Plan 9 como parte do software WSL.
O Windows 10 tem um serviço e drivers que funcionam como cliente de forma a acederem ao servidor Plan9.
Esse servidor traduz as suas operações com ficheiros e manipula os metadados do Linux, como permissões de ficheiros, garantindo assim que tudo funciona corretamente mesmo quando acede a um ficheiro Linux com o seu Windows.
De facto, o processo que acontece em segundo plano é um pouco complicado, mas não precisa de se preocupar com isso.
Pode facilmente abrir uma janela do Explorador de Ficheiros diretamente no diretório atual dentro de um ambiente shell do Linux.
Basta digitar o seguinte comando no shell Bash:
explorer.exe
Aliás, a partir daí, pode trabalhar com ficheiros normalmente.
Utilize o arrastar e soltar, copiar e colar ou até mesmo abri-los diretamente nas aplicações do Windows para os conseguir modificar.
Microsoft
Tenha atenção que a Microsoft no futuro pode alterar o funcionamento deste processo.
Mas, por enquanto, pode digitar o seguinte comando numa janela do Explorer para aceder aos seus ficheiros que estão numa distribuição do Linux:
\\wsl$\<running_distro_name>\
Por outras palavras, se estiver a executar o shell Bash do Ubuntu, digite:
\\wsl$\Ubuntu\
Claro que isso também funciona na linha de comandos.
No PowerShell ou no Prompt de Comando, o comando “cd \\wsl$\Debian\” deve ser o diretório raiz do sistema Debian que tem instalado.
Microsoft
Os utilizadores do Linux já há muito tempo que queriam esse recurso para o Windows Subsystem.
Em 2016, Rich Turner, da Microsoft, alertou as pessoas para não acederem aos seus ficheiros Linux no Explorador de ficheiros do Windows.
Conclusões
De facto, a última atualização do Windows 10 trouxe esse recurso já muito aguardado.
O Windows tem agora suporte para aceder, visualizar e até mesmo modificar facilmente ficheiros WSL (Windows Subsystem for Linux). Quer através do seu gestor de ficheiros quer através da linha de comandos.
Esperamos que isto lhe seja útil, especialmente se é como nós no informatico.pt um amante de tecnologia e que anda sempre a experimentar novos sistemas operativos da Microsoft ou novas distribuições do Linux.
Agora, há finalmente uma maneira oficial de trabalhar com esses ficheiros sem o risco de estragar alguma coisa.